Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Na próxima terça-feira (24/12), véspera de Natal, o programa Metrópolis, que está em novo horário, às 19h15, leva ao ar um especial com Fernanda Montenegro. A atriz acaba de completar 90 anos, lançou uma biografia pela editora Companhia das Letras e, nos últimos meses, foi uma figura presente no debate sobre as artes no Brasil.

Na entrevista à apresentadora Adriana Couto, a atriz fala, entre outros inúmeros assuntos, sobre a origem italiana de sua família e que sobreviveu a uma imigração violenta. Conta sobre sua vocação de atriz e como sua geração de atores batalhou para montar os grupos teatrais. Na origem do Teatro dos Sete, por exemplo, Fernanda e seus colegas fizeram uma espécie de crowdfunding, sem ainda existir esse termo. O público comprou ingressos antecipados para que o grupo montasse quatro espetáculos.

Quando questionada sobre o que o teatro pode fazer pelo povo, ela respondeu: “Minha filha, o teatro só pode fazer pelo povo quando, vamos dizer, o posicionamento cultural do país entender o processo das artes”.

Apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr., o Metrópolis agora é exibido, às 19h15, de segunda a sexta-feira, e aos domingos, às 22h, na TV Cultura. E pode ser acompanhado também no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.