Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

A tecnologia já foi motivadora de uma série de mudanças na sociedade. Seja no ramo da comunicação, do transporte ou dos relacionamentos interpessoais, o mundo já não é o mesmo de antes da criação de computadores e celulares. Mas, uma nova ciência promete promover mudanças ainda mais profundas e rápidas: a computação quântica.

Na Holanda, uma equipe de cientistas já é pioneira nos estudos de computação unida à física quântica. O objetivo é construir uma rede impenetrável para hackers e invasores virtuais. A formação da conhecida como rede de Delft vai utilizar de cabos de fibra ótica, pelos quais vão transitar pares de fótons, fazendo com que a informação contida fique sob proteção total.

Além do crescimento das tecnologias e da internet, a vida das pessoas também poderá ser impactada pela ciência. Para o pró-reitor da FIAP, Wagner Sanchez, o poder computacional que temos atualmente não corresponde mais às necessidades da humanidade e uma computação mais rápida será benéfica para o desdobramento de diversos novos avanços. “A computação quântica vem justamente para nos dar esse superpoder de responder, trazer soluções que a gente não entende. Talvez a gente não entenda a cura do Alzheimer porque eu não consigo processar todas as variáveis, todas as informações armazenadas”, explica. Entre exemplos das mudanças previstas por Sanchez com o advento da computação quântica estão a maior capacidade das máquinas de prever enchentes, incêndios ou encontrar cura para vírus.

Mas, afinal, o que é a computação quântica?

Resumidamente, é um sistema que utiliza propriedades das partículas subatômicas e no qual elétrons e fótons podem estar em dois estados de forma simultânea, em um fenômeno que recebe o nome de superposição. Por esse motivo, o computador quântico é capaz de fazer contas e processar informações de maneira muito mais rápida e eficaz, principalmente quando comparado ao sistema binário, utilizado nos computadores atuais.

A tecnologia do futuro e a computação quântica foram tema do Matéria de Capa do último domingo. Confira!