Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Mesmo com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, o universo continua sendo palco para um dos maiores enigmas de todos: há ou não vida fora da Terra? A resposta para essa questão pode ajudar a esclarecer muitas outras e é por isso que cientistas do mundo todo tentam monitorar o universo no qual vivemos e entender a sua dimensão.

De acordo com o astrônomo do Centro Universitário da FEI Cássio Leandro Barbosa, há uma grande possibilidade de que não estejamos sozinhos. “Tudo leva a crer que existe vida fora da Terra, nós não temos nenhuma condição especial na Terra para que a vida tenha se desenvolvido. As condições que nós temos aqui se verificam várias vezes no universo conhecido, nos sistemas mais próximos. Então, nada leva a crer que nós tenhamos uma condição especial, estejamos em uma posição especial para que a vida tenha ocorrido. Então, se isso pode se repetir na galáxia, deve ter vida muito parecida com a que aconteceu na Terra”, explicou.

Diante disso, um grupo de astrônomos norte-americanos tenta localizar sinais de outras civilizações por meio de um projeto do Observatório de Longo Alcance do Novo México e do Instituto SETI. Os dados são captados em tempo real por uma rede de 28 radiotelescópios gigantes que fazem a varredura completa dos céus, inclusive de áreas além da Via Láctea, a nossa galáxia.

Os astrônomos não miram só em pontos aleatórios, mas também em pontos específicos como os chamados “Primos da Terra”, ou seja, planetas que têm condições parecidas com as do nosso planeta e que são propícios à presença de água. A Zona de Trânsito da Terra também é outro alvo de análise dos cientistas, já que abriga, pelo menos, 20 aglomerados de grandes estrelas que orbitam o Sol.

O objetivo é analisar todas as informações coletadas com a ajuda de supercomputadores capazes de identificar qualquer sinal vindo de tecnologias avançadas e distribuir entre cientistas de universidades e institutos dos Estados Unidos.

A busca pelos extraterrestres foi assunto no Matéria de Capa deste domingo. Assista à íntegra: