Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Terça-Feira, 31 de Março

Inglês com Música

HEY,SOUL SISTER (TRAIN)

A SEGUNDA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA VOLTA AO AR AGORA COM VERSÕES DIÁRIAS.O PROGRAMA SERÁ EXIBIDO A PARTIR DO DIA 25 DE ABRILÀS SEIS DA TARDE. O PROGRAMA CONTINUA TAMBÉM AOS SÁBADOS AO MEIO-DIA. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - SERÁ APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV, CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA, E O CENTRO PAULA SOUZA O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA (FATECS) DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA ESTÁ A CARGO DA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E DA PROFESSORA MARISA LEITE DE BARROS, APRESENTADORA, PROFESSORA E CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA ESTARÁ ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS. SERGINHO CARVALHO (BAIXO), ADRIANO TRINDADE (BATERISTA) E DO AGENOR DE LORENZI (TECLADOS). A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA É REALIZADA NO TEATRO FRANCO ZAMPARI - ESPAÇO UNIVESP.
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ

AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ - 23

As Aventuras de Richard no Paraná seguem no Norte Pioneiro e chegam em Ribeirão Claro. Confira o tradicional café da região e os vários esportes, como o rapel, arco e flecha e o quadriciclo.
livre
Cocoricó

COCORICO III - 73 - O SACI ESTEVE AQUI?

Festa Junina: Júlio está preparando uma festa de São João e as coisas começam a sumir. Oriba acha que é obra do saci. No final, as coisas aparecem.
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

A ESCOLINHA/A PEÇA DA ESCOLA/EMILY ELEFANTE

A ESCOLINHA George se junta a Peppa na escolinha, mas ela não quer que George vá com ela. Quando George chega ele é um hit instantâneo com todos os amigos de Peppa. Eles pensam que ele é brilhante! Peppa fica muito orgulhosa de seu irmão mais novo, que ela também pensa que ele é brilhante demais! Ele é seu brilhante irmão mais novo. A PEÇA DA ESCOLA A escolinha de Peppa é monta uma peça. Peppa vai ser a Chapeuzinho Vermelho. Mamãe e Papai Pig ajudam a praticar suas falas. Os amigos de Peppa também pratica suas falas em casa. Na noite da estreia, Peppa e seus amigos atuam lindamente. Os pais e Madame Gazella ficam muito orgulhosos de seus pequeninos EMILY ELEFANTE Peppa e seus amigos estão na escolinha hoje. Madame Gazella introduz uma nova aluna, Emily Elefante. Todo mundo quer ser amigo de Emily, porque ela é muito boa em blocos de construção e pode fazer um barulho muito alto com sua tromba. Peppa e Emily descobrem que têm algo em comum: adoram pular em poças de lama.
Conheça o Programa
livre
Carlos

O PASSADO DE MAYONEGGER

EPISÓDIO ESPECIAL REVELANDO UM POUCO DO PASSADO MISTERIOSO DE MAYONEGGER E UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O VILÃO.
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

CADÊ?

Bubu, Biel e Bonie estão decidindo qual será a brincadeira do dia, quando, de repente, Bonie desliza sozinha pelo galho. Após uma breve investigação, as corujinhas descobrem que era um lagarto disfarçado. Surge a dúvida: será que os animais brincam de esconde-esconde? O trio parte à procura desses bichinhos escondidos pela floresta. Biel questiona: será que esses animais são tímidos? Bubu afirma que não, eles estão é brincando de esconde-esconde. A resposta dessa questão vale uma aposta de mil amoras! Nessa busca, surgem camuflados um sapo no meio das folhas, uma mariposa no tronco, um bicho-pau no meio dos gravetos e uma raposinha, que afirma se esconder, mas não por brincadeira. Em casa, o Papai Coruja explica o que é a camuflagem e a Mamãe Coruja canta a música “Esconde-esconde”.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - HORA DE DORMIR - 10

Hora de Dormir / Ovo Surpresa (Cadeira) / Serenata do Barulho / Pescaria de Cores (Amarelo) / Hora da Música (Galinha Pintadinha 1) Hora de Dormir Em uma noite calma, o Galo e a Galinha Pintadinha tentam colocar o agitado Pintinho para dormir. Serenata do Barulho Os sapinhos estão competindo pela atenção da Sapinha, mas com suas serenatas eles acabaram fazendo um grande barulho.
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG - 11 OS COWBOYS / O LENÇO

Os cowboys Molang e Piu Piu encontram seus amigos em um rancho. Molang e Piu Piu vão se vestir, mas a roupa incrível de Molang brilha tanto que seu brilho assusta todas as vacas. Enquanto seus amigos correm por todo o campo para arrebanhar o gado, Molang e Piu Piu tentam domar um cavalo para ajudar seus amigos. O lenço Molang e Piu Piu se encontram com o amigo para fazer uma viagem de bicicleta. Nesta ocasião, Molang dá a Piu Piu um lindo lenço. Mas assim que eles pegam a estrada, ao lenço de Piu Piu voa para longe. Molang e Piu Piu então começam a persegui-lo. Ao sabor do vento, o lenço os leva ao Grand Canyon.
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 08

É para isso que serve os melhores amigos: É o dia do grande desfile, e Trinket se recusa a admitir que está doente. Melancia fujona: Willow está convencido a entrar em um concurso de jardinagem – e acidentalmente cria uma melancia fujona.
Conheça o Programa
livre
TOP WINGS

TOP WINGS - 17

O Capitão Dilly dá uma baita festança em seu navio, mas o barulho é tanto que os habitantes da Ilha Big Swirl não estão conseguindo dormir. Ao se afastar um pouco da ilha para não incomodar ninguém, nosso amigo crocodilo e toda a tripulação acabam se perdendo no mar, no meio da noite. É hora do cadete Brody enfrentar seu medo de escuro e partir para o resgate. Vroom! / Os cadetes terão uma oportunidade para mostrar seu espírito de equipe. Eles precisam aprender a trabalhar juntos, se quiserem ganhar a Insígnia de Copiloto. Mas quem diria que trabalhar em dupla pudesse ser tão difícil? Por essa, eles não esperavam! Será que eles vão conseguir de primeira?
livre
Dora, a Aventureira

DORA, A AVENTUREIRA III - 37 (VAMOS À ESCOLA DE MÚSICA!)

Dora, Emma e Kate ajudam Gus o Ônibus a levar os instrumentos para as crianças na Escola de Música.
Conheça o Programa
livre
O Diário de Mika

SUCO QUE NÃO TEM GOSTO

EP10 - SUCO QUE NÃO TEM GOSTO - Mika entra brava em seu quarto e conta a seus amigos que não gosta de tomar água porque é um suco que não tem gosto. Lilá e Mika descobrem a importância da água.
Conheça o Programa
livre
Sunny Day

SUNNY DAY I - 05 - JUNTANDO A BANDA

Sunny e sua turma formam um grupo de rock para se apresentar no Show de talentos de Friendly Falls. Quando Lacey sabota sua banda, Sunny tem que fazer alguns truques de mágica para salvar o show.
Conheça o Programa
livre
Patrulha Canina

05 - OS FILHOTES SALVAM UMA FESTA DO PIJAMA \ OS FILHOTES SALVAM A FESTA JUNINA

OS ANIMAIS DO FAZENDEIRO AL DESAPARECERAM DURANTE A FESTA DO PIJAMA. CORNELIUS ESCAPOU DO PASSEIO DE PORCO DA FESTA JUNINA E AS PRENDAS DESAPARECERAM MISTERIOSAMENTE.
Conheça o Programa
livre
PJ Masks

LAGARTIXO E A PEDRA DE TODO O PODER

OS PJ MASKS TÊM QUE IMPEDIR QUE NINJA NOTURNO DESTRUA A CIDADE COM A PEDRA DE TODO O PODER. SE ELE QUEBRAR A PEDRA, ELE PROVARÁ QUE É O MAIOR HEROI DE TODOS OS TEMPOS.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XI-01-A LOCOMOTIVA NÚMERO UM/PARA TODO O SEMPRE

Bloco 1: Quando Thomas vai para a China, ele conhece outra locomotiva a vapor azul chamada Hong-Mei. Ela é a locomotiva número um na ferrovia chinesa - e ela desafia Thomas para uma corrida! Thomas perde - mas isso não o impede de tentar vencer Hong-Mei em uma segunda corrida! Os vagões de Thomas o encorajam a pegar um atalho por uma passagem na montanha. É uma subida íngreme e muito alta! Quando Thomas bate numa pedra e descarrila, se sente sozinho e com medo – lá em cima na montanha. Mas, então, Hong-Mei aparece e ela coloca Thomas de volta nos trilhos! Ela tinha pego a ferrovia da montanha também! Thomas e Hong-Mei são muito parecidos e logo percebem que ficam mais felizes. Bloco 2:Gordon não gosta que as coisas mudem. Ele ainda está triste por Edward ter saído dos galpões, quando ele descobre que o Henry está saindo também e fica muito chateado com o fato. Em protesto contra a decisão de Sir Topham Hatt, ele decide mudar tudo também, engatando vagões nas locomotivas pequenas, puxando o expresso e até mesmo se enchendo de combustível diesel. Sir Topham Hatt o manda de volta para o barracão e Gordon insiste que vai ficar feliz em ficar lá para todo o sempre. Sua nova amiga, Nia, vem vê-lo e ajuda Gordon a ver a situação com outros olhos.
Conheça o Programa
livre
Blaze and the Monster Machines

BOMBEIRO BLAZE

O alarme de incêndio toca na cidade e isto significa uma emergência. Blaze e sua turma estão prontos para ajudar.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 23

Ao passar por Camberra, Vivi, reencontra Beto, seu amigo imaginário do passado. Contente com o reencontro, Beto garante saber como chegar em Viravento. Mas os caminhos escolhidos por ele são tão complicados que Mochilão começa a desconfiar de que Beto esteja mentindo.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

ECO ECO ECO

Quando Luna, Júpiter e Cláudio passam pelo túnel do parque, eles descobrem uma coisa incrível: dentro do túnel as vozes deles ecoam! Mas o que é o eco e por que ele só acontece em alguns lugares? Para descobrir o que está acontecendo aqui, os três vão fazer de conta que são exploradores de cavernas e descobrir como o som se propaga e o que faz o eco acontecer.
Conheça o Programa
livre
Zupt! com o Senninha

ZUPT! COM O SENNINHA - 10

Senninha se apaixona pela leitura. Tudo o que ele faz tem a companhia de um livro. Monta um biblioteca na oficina para ele e seus amigos.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM 15 - CONT.HISTORIAS 2020 - CHAVEIROEIRO - CINDERELA BAIANA

Era uma vez ... Duas comadres do interior da Bahia, uma era muito pobre e a outra muito rica, elas tinham filhas e cada uma se chamava Maria. E não é que um dia uma tragédia aconteceu com a mãe da Mariazinha ? E Mariazinha foi morar com a comadre rica. Como será que essa história continua? Não perca esse emocionante conto “Cinderela Baiana” do grupo Chaveiroeiro com Mafuane Oliveira, o músico Rafael Galante e as ilustrações do artista Alexandre Silva.
Conheça o Programa
livre
JC1

JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO - 31/03/2020

Conheça o Programa
livre
Sésamo

SÉSAMO - 25

BLOCO 1 ABERTURA (A MAGIA DAS CORES) 01:00:39,17 - 01:02:19,04 Bel está chateada, pois vai pintar e esqueceu de trazer sua tinta verde para colorir a grama e as árvores. Abby aparece com uma solução mágica: com o pincel ela mistura o amarelo com o azul e faz o verde. Bel fica feliz e os dois continuam se divertindo com a mistura de cores. CELEBRIDADE (TIAGUINHO – MÃO DE ARTISTA) 01:02:20,12 - 01:03:13,28 Thiaguinho posa para Grover fazer uma pintura sua, mas, quando o monstro termina, o cantor tem uma surpresa . HISTÓRIA CENTRAL (O DILEMA DO BISCOITO – HC 110) 01:03:14,22 - 01:06:08,11 BEL está pintando uma pilha de biscoitos. Come-come entra em cena, sem BEL perceber e fica no dilema, se come ou não os biscoitos sem pedir a permissão dela. Ele acaba se controlando , e é surpreendido quando BEL dá os biscoitos para ele e depois o quadro. MUNDO DE ELMO (DESENHO) 01;06:09,05 - 01:13:11,03 Elmo e seus amigos mostram o que gostam de desenhar. BLOCO 02 ESCOLA DE FADAS DA ABBY (NIBLET’S WAND) 01:13:30,15 - 01:22:30,21 Niblet foge com a varinha do Blogg; as fadas o perseguem em uma pintura; quando eles acham que ele foi embora para sempre, eles percebem o quanto eles o amam, então ele retorna. ENCERRAMENTO (O DESENHO DO GROVER) 01:22:30,24 - 01:25:07,08 Grover está pintando com seus amigos. Quando todos terminam, cada um mostra o que pintou. Grover é o último a mostrar e ele desenhou o leite (uma tela em branco).
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

CADÊ?

Bubu, Biel e Bonie estão decidindo qual será a brincadeira do dia, quando, de repente, Bonie desliza sozinha pelo galho. Após uma breve investigação, as corujinhas descobrem que era um lagarto disfarçado. Surge a dúvida: será que os animais brincam de esconde-esconde? O trio parte à procura desses bichinhos escondidos pela floresta. Biel questiona: será que esses animais são tímidos? Bubu afirma que não, eles estão é brincando de esconde-esconde. A resposta dessa questão vale uma aposta de mil amoras! Nessa busca, surgem camuflados um sapo no meio das folhas, uma mariposa no tronco, um bicho-pau no meio dos gravetos e uma raposinha, que afirma se esconder, mas não por brincadeira. Em casa, o Papai Coruja explica o que é a camuflagem e a Mamãe Coruja canta a música “Esconde-esconde”.
Conheça o Programa
livre
Dora, a Aventureira

DORA, A AVENTUREIRA III - 37 (VAMOS À ESCOLA DE MÚSICA!)

Dora, Emma e Kate ajudam Gus o Ônibus a levar os instrumentos para as crianças na Escola de Música.
Conheça o Programa
livre
TOP WINGS

TOP WINGS - 17

O Capitão Dilly dá uma baita festança em seu navio, mas o barulho é tanto que os habitantes da Ilha Big Swirl não estão conseguindo dormir. Ao se afastar um pouco da ilha para não incomodar ninguém, nosso amigo crocodilo e toda a tripulação acabam se perdendo no mar, no meio da noite. É hora do cadete Brody enfrentar seu medo de escuro e partir para o resgate. Vroom! / Os cadetes terão uma oportunidade para mostrar seu espírito de equipe. Eles precisam aprender a trabalhar juntos, se quiserem ganhar a Insígnia de Copiloto. Mas quem diria que trabalhar em dupla pudesse ser tão difícil? Por essa, eles não esperavam! Será que eles vão conseguir de primeira?
livre
Blaze and the Monster Machines

BOMBEIRO BLAZE

O alarme de incêndio toca na cidade e isto significa uma emergência. Blaze e sua turma estão prontos para ajudar.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XI-01-A LOCOMOTIVA NÚMERO UM/PARA TODO O SEMPRE

Bloco 1: Quando Thomas vai para a China, ele conhece outra locomotiva a vapor azul chamada Hong-Mei. Ela é a locomotiva número um na ferrovia chinesa - e ela desafia Thomas para uma corrida! Thomas perde - mas isso não o impede de tentar vencer Hong-Mei em uma segunda corrida! Os vagões de Thomas o encorajam a pegar um atalho por uma passagem na montanha. É uma subida íngreme e muito alta! Quando Thomas bate numa pedra e descarrila, se sente sozinho e com medo – lá em cima na montanha. Mas, então, Hong-Mei aparece e ela coloca Thomas de volta nos trilhos! Ela tinha pego a ferrovia da montanha também! Thomas e Hong-Mei são muito parecidos e logo percebem que ficam mais felizes. Bloco 2:Gordon não gosta que as coisas mudem. Ele ainda está triste por Edward ter saído dos galpões, quando ele descobre que o Henry está saindo também e fica muito chateado com o fato. Em protesto contra a decisão de Sir Topham Hatt, ele decide mudar tudo também, engatando vagões nas locomotivas pequenas, puxando o expresso e até mesmo se enchendo de combustível diesel. Sir Topham Hatt o manda de volta para o barracão e Gordon insiste que vai ficar feliz em ficar lá para todo o sempre. Sua nova amiga, Nia, vem vê-lo e ajuda Gordon a ver a situação com outros olhos.
Conheça o Programa
livre
Patrulha Canina

05 - OS FILHOTES SALVAM UMA FESTA DO PIJAMA \ OS FILHOTES SALVAM A FESTA JUNINA

OS ANIMAIS DO FAZENDEIRO AL DESAPARECERAM DURANTE A FESTA DO PIJAMA. CORNELIUS ESCAPOU DO PASSEIO DE PORCO DA FESTA JUNINA E AS PRENDAS DESAPARECERAM MISTERIOSAMENTE.
Conheça o Programa
livre
Zupt! com o Senninha

ZUPT! COM O SENNINHA - 10

Senninha se apaixona pela leitura. Tudo o que ele faz tem a companhia de um livro. Monta um biblioteca na oficina para ele e seus amigos.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM 15 - CONT.HISTORIAS 2020 - CHAVEIROEIRO - CINDERELA BAIANA

Era uma vez ... Duas comadres do interior da Bahia, uma era muito pobre e a outra muito rica, elas tinham filhas e cada uma se chamava Maria. E não é que um dia uma tragédia aconteceu com a mãe da Mariazinha ? E Mariazinha foi morar com a comadre rica. Como será que essa história continua? Não perca esse emocionante conto “Cinderela Baiana” do grupo Chaveiroeiro com Mafuane Oliveira, o músico Rafael Galante e as ilustrações do artista Alexandre Silva.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

O CORPO FALA

Orelha ardendo é sinal de que estão falando mal de você. Morder o dedo mindinho faz o fofoqueiro morder a língua. Se o pé está formigando, o tempo vai esfriar. A Magali sabe tudo das mais estranhas crendices do corpo humano!
Conheça o Programa
livre
WORLD OF WINX - I

WORLD OF WINX - I - 13 - A DERROTA DA RAINHA

As Winx estão prestes a viajar para o Mundo dos Sonhos e encontrar a Bloom para uma batalha final contra a Rainha! Os jovens talentos que ela sequestrou estão sendo mantidos prisioneiros em uma enorme árvore mágica. Enquanto as Winx vencem e levam todos os meninos e meninas de volta para a Terra, Jim é deixado para trás no Mundo dos Sonhos. Ele decide usar a oportunidade para reunir sua velha tripulação – a tripulação de seu navio, o Capitão Gancho!
livre
Valentins

23 - O SUMIÇO

Theo conta sobre o sequestro de Lila para Betina e João, que ficam desesperados. De repente, o telefone toca: é o sequestrador, que pede, como resgate, o invento secreto de Artur Valentim. Sem saber exatamente do que se trata a invenção escondida do pai, os irmãos se põem a revirar a casa.
Conheça o Programa
livre
CLUB 57

UMA PROMESSA QUEBRADA

DIANA TEM QUE SE ESCONDER PARA O PÚBLICO NÃO VER DOIS RÚBENS. JJ ESCUTA QUANDO AUREK INSISTE PARA EVA NÃO CANTAR. JJ QUER SABER DESDE QUANDO ELES SÃO TÃO AMIGOS. DEPOIS DE VER A VERÔ SE DESTACAR, MERCEDES SOBE NO PALCO PARA CANTAR.
livre
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL - 02 - NÃO TENHA MEDO DO SEU MEDO

Irmão do Jorel acorda de um pesadelo com a estranha sensação de estar sendo observado por patos.
Conheça o Programa
livre
PÉ NA RUA II

278 - A GENTE SE SENTE BEM COM O NOSSO CORPO?

No primeiro bloco, Gabi e João saem às ruas para descobrir se pessoas se sente bem com seu corpo; no quadro Dica: o livro GO, no quadro Beco: Gabi e João leem e-mails dos telespectadores. No segundo bloco, Gabi e João leem e-mails dos telespectadores, no quadro Qual é a sua?, Paula Vilhena apresenta a profissão de arte finalista, Gabi e João continuam tentando descobrir se pessoas se sentem bem com o seu corpo.
livre
Papo de Mãe

SEXO NA GRAVIDEZ E NO PÓS-PARTO

Como fica a relação do casal durante a gestação e após o parto? Há muitas dúvidas sobre sexo e sobre a libido. Nossa mãe convidada contou que ela e o marido têm uma boa parceria, ela está grávida de gêmeos. E contou também como foi o período pós-parto do primeiro filho. A especialista explicou o que pode e o que não pode, o que acontece com o desejo por causa dos hormônios. E a convidada Lelah falou mais de como o casal mantém “a chama acesa”.
Conheça o Programa
14
Desafiando a Ciência

DESAFIANDO A CIÊNCIA - VII - 06

"""Neste episódio, a equipe olha para a Grã-Bretanha sob pressão. Com a população do Reino Unido chegando a 63 milhões, o que cientistas e engenheiros estão fazendo para reduzir a pressão sobre nossa infra-estrutura envelhecida? Maggie se dirige 50 metros abaixo do rio Tâmisa para ver como o maior projeto de engenharia hídrica do Reino Unido tem como objetivo impedir que o esgoto não tratado flua para o Tâmisa toda vez que uma forte chuva domina os esgotos de Londres; Liz explora as possibilidades da agricultura urbana subterrânea e também descobre como os engenheiros nos protegem de odores como aterros sanitários; enquanto Jem investiga uma nova ideia que poderia ajudar a resolver o problema dos cemitérios superlotados "". "
Conheça o Programa
livre
Planeta Terra

PANTANAIS

De manguezais emaranhados e rios furiosos, a poços escuros e vastas planícies de inundação, as vias navegáveis da Austrália são complexas, competitivas e mortais. Os leitos dos rios são campos de batalha onde os viciosos prosperam. As ervas pantanosas são becos de onde a astúcia ataca. Uma rede de crimes organizados serpenteia pelos pântanos mortais da Austrália.
Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 31/03/2020

Conheça o Programa
n
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 38 - TABATA AMARAL

Conheça o Programa
n
Café Filosófico

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E SEUS LEGADOS

CF35: independência do brasil e seus legados palestrante: joão paulo pimenta - historiador Em sete de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, Dom Pedro II proclama a independência do Brasil. O famoso grito de “Independência ou Morte” ecoa até os nossos dias. O mundo de hoje, globalizado, se mostra extremamente plural – mas, ao mesmo tempo, repleto de demonstrações de nacionalismo, preconceito e xenofobia. Como entender tamanhas contradições? Será que temos a percepção do que somos como brasileiros? Qual é a ideia que temos de nação e do uso de seus símbolos na construção de uma identidade nacional? Para responder a essas perguntas, é preciso ir à raiz da formação do país — e compreender os legados da Independência, pois para entender o presente temos que conhecer o passado - e só assim podemos projetar o futuro.
Conheça o Programa
14
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 379

Conheça o Programa
14
Padre Brown

PADRE BROWN IV - O HOMEM DESAPARECIDO

EPISÓDIO 7 – A RESSURREIÇÃO Milly, de treze anos, mal consegue conter sua raiva quando o padre Brown casou com sua mãe Meg com o irmão de seu pai, Geoffrey. No entanto, ela está exultante quando a cerimônia é interrompida pelo retorno de seu supostamente falecido pai piloto da RAF, Ned depois de oito anos. Sua história de trabalhar como espião não engana ninguém além de Milly e seu pai Arthur parece desejar que seu filho tenha realmente sido morto em batalha durante a guerra. Quando ele ouve que Ned está prestes a explicar por que ele realmente desapareceu, Arthur limpa sua arma com uma intenção ameaçadora. Na manhã seguinte, Meg grita quando encontra Ned em sua cama com um tiro no templo, a arma de Arthur na mão. O inspetor Mallory acha que é suicídio, mas o padre Brown aponta que não há queimaduras de pó na mão, isso foi assassinato.
Conheça o Programa
14
CONTOS DA MEIA NOITE

PEDRO MARQUES, O LOBISOMEN INTELIGENTE - MARIO NEME

14
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 31/03/2020

Conheça o Programa
n
Saúde Brasil

INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

O infarto agudo do miocárdio é uma perigosa doença cardiovascular que atinge milhares de pessoas anualmente. O infarto ocorre quando o coração deixa de receber fluxo sanguíneo devido à obstrução das artérias, geralmente causada pelo acúmulo de gorduras. Colesterol elevado, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade, sedentarismo e herança genética são os principais fatores de risco que podem levar à doença cardiovascular, além de estresse e idade avançada. O infarto é uma doença em que nem sempre os sintomas são percebidos, por isso deve-se dar importância quando houver dores no peito, nas costas e nos braços, falta de ar e náuseas. O diagnóstico poderá ser feito por um médico através de exames. O infarto do miocárdio tem tratamento, mas isso não impede que o indivíduo volte a ter novos casos. Portanto, é importante cuidar da saúde controlando os fatores de risco e recebendo sempre orientações médicas.
Conheça o Programa
livre
Brasil Toca Choro

BRASIL TOCA - CHORO - 08 - SAMBA CHORADO

Com o tema Samba Chorado, este programa destaca composições de Paulinho da Viola e Cristovão Bastos, entre outros.
Conheça o Programa
livre
Viver Natural

VIVER NATURAL 21 - KRIYA YOGA - PARTE 1

NO VIVER NATURAL NOSSO ASSUNTO É A KRIYA YOGA. VOCÊ SABE O QUE É KRIYA YOGA? A KRIYA YOGA É UM CONJUNTO DE MEDITAÇÕES MUITO AVANÇADAS, QUE, DE ACORDO COM OS SEUS PRATICANTES, AJUDAM A ACELERAR O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL E A OBTER ILUMINAÇÃO. ILUMINAÇÃO É UM ESTADO DE PROFUNDA PAZ INTERIOR, ALEGRIA E FELICIDADE. CONHECIDA TAMBÉM COMO A CIÊNCIA ESPIRITUAL PARA AUTO-REALIZAÇÃO, A KRIYA YOGA FOI DIFUNDIDA NO OCIDENTE POR PARAMAHANSA YOGANANDA. NASCIDO EM 5 DE JANEIRO DE 1893, COMO MUKUNDA LAL GHOSH, EM UTTAR PRADESH, NA ÍNDIA, AINDA JOVEM, PARAMAHANSA YOGANANDA VIVEU EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS EXTRAORDINÁRIAS. DURANTE SUA JUVENTUDE, ELE PROCUROU VÁRIOS SÁBIOS E SANTOS HINDUS ESPERANDO ENCONTRAR UM MESTRE PARA SUA BUSCA ESPIRITUAL. SUA HISTÓRIA FICOU IMORTALIZADA EM SEU LIVRO A AUTOBIOGRAFIA DE UM YOGI. COM 17 ANOS DE IDADE, YOGANANDA ENCONTROU SEU GURU, O SWAMI SRI YUKSTESWAR GIRI, COM QUEM CONVIVEU DURANTE VÁRIOS ANOS DE SUA JUVENTUDE. A LINHAGEM DO GURU DE YOGANANDA FOI RESPONSÁVEL POR PROVÊ-LO COM UMA DISCIPLINA CENTRAL DE SEUS ENSINAMENTOS, A KRIYA YOGA. SRI YUKTESWAR FOI DISCÍPULO DE LAHIRI MAHASAYA, QUE POR SUA VEZ FOI DISCÍPULO DO MÍTICO GURU MAHAVATAR BABAJI, QUE REVIVEU A KRIYA YOGA E ATRAVÉS DE SEUS DISCÍPULOS, INCLUINDO YOGANANDA, COMEÇOU A DIFUNDÍ-LA. EM 1920, YOGANANDA FOI AOS ESTADOS UNIDOS COMO DELEGADO DA ÍNDIA PARA O CONGRESSO INTERNACIONAL DE RELIGIOSOS LIBERAIS, REALIZADO EM BOSTON. NESSE MESMO ANO, ELE FUNDOU A SELF REALIZATION FELLOWSHIP, COM A FINALIDADE DE DISSEMINAR POR TODO O MUNDO OS ENSINAMENTOS E PRÁTICAS ANCESTRAIS DA ÍNDIA, ESPECIALMENTE A KRIYA YOGA. EM 1925, ESTABELECEU, EM LOS ANGELES, A SEDE INTERNACIONAL DA SELF-REALIZATION FELLOWSHIP, QUE SE TORNOU O CORAÇÃO ADMINISTRATIVO E ESPIRITUAL DE SEU CRESCENTE TRABALHO. ESTE TRABALHO AINDA É REALIZADO POR VÁRIAS ORGANIZAÇÕES. A SELF REALIZATION FELLOWSHIP, FUNDADA POR YOGANANDA, POSSUI VÁRIOS CENTROS DE MEDITAÇÃO E TEMPLOS ESPALHADOS PELO MUNDO. ATUALMENTE, É PRESIDIDA POR SRI DAYA MATA, UMA DISCÍPULA DIRETA DE YOGANANDA. NO BRASIL, RECENTEMENTE FOI FUNDANDO O PRIMEIRO RETIRO OFICIAL DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP, NA CIDADE DE NAVEGANTES, EM SANTA CATARINA. DOIS MONGES DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP, SANTOSHANANDA E ABRÃO BRAMACHARIA VIERAM AO BRASIL INAUGURÁ-LO. O VIVER NATURAL FOI ATÉ SANTA CATARINA ENTREVISTAR O MONGE SANTOSHANANDA, QUE NOS FALOU SOBRE A KRIYA YOGA, SOBRE SEU AMADO GURU, PARAMAHANSA YOGANANDA E SEUS ENSINAMENTOS. SANTOSHANANDA NOS EXPLICOU QUE A KRIYA YOGA É UMA TÉCNICA CIENTÍFICA DE MEDITAÇÃO, E ATRAVÉS DE SUA CONSTANTE PRÁTICA, AJUDA A LIBERAR A ALMA, FAZENDO COM QUE O PRATICANTE ATINGA UM ESTADO SUPERIOR DE CONSCIÊNCIA, CHAMADO DE ILUMINAÇÃO. O MONGE SANTOSHANANDA TAMBÉM MENCIONOU QUE ATRAVÉS DA PRÁTICA DA KRIYA YOGA, O STRESS E A TENSÃO DE UMA PESSOA SÃO ALIVIADOS, HAVENDO TAMBÉM A MELHORA DA CIRCULAÇÃO DO SANGUE, ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS. POR SER UMA TÉCNICA MUITO PODEROSA, A KRIYA YOGA REQUER UM PERÍODO DE PREPARAÇÃO DE UM ANO ANTES QUE O ASPIRANTE APRENDA E COMECE A PRATICAR A TÉCNICA DIARIAMENTE. SANTOSHANANDA NOS DISSE QUE A KRIYA YOGA DIRECIONA A MENTE E, CONSEQUENTEMENTE, A ENERGIA PARA PONTOS ESPECÍFICOS DA ESPINHA, DENOMINADOS CHAKRAS. ISSO FAZ COM QUE AS ENERGIAS NEGATIVAS QUE FICAM EM NOSSO CORPO SEJAM LITERALMENTE QUEIMADAS, MELHORANDO A VIDA DO PRATICANTE EM TODOS OS ASPECTOS.
Conheça o Programa
livre
Educação Brasileira

FERNANDA MARIA MACAHIBA MASSAGARDI (02/04/2014)

DE QUE MANEIRA O PROFESSOR PODE UTILIZAR A LITERATURA INFANTIL COMO ALIADA NO ENSINO DE VÁRIOS CONTEÚDOS NA SALA DE AULA? E COMO, ALÉM DE ENSINAR O CURRÍCULO PROPOSTO, ELE TAMBÉM PODE AUXILIAR AS CRIANÇAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO, PROPORCIONANDO A FORMAÇÃO DE UM SUJEITO CRÍTICO? TUDO ISSO COM HISTÓRIAS INFANTIS! PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO, CONVERSAMOS COM A PESQUISADORA DA UNICAMP FERNANDA MARIA MACAHIBA MASSAGARDI, QUE É DOUTORA EM EDUCAÇÃO, E COM O PROFESSOR JOÃO FRANCISCO DUARTE JÚNIOR, DO INSTITUO DE ARTES DA UNICAMP.
Conheça o Programa
livre