Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 28 de Abril

ABERTURA DA EMISSORA

AMANAJÉ, O MENSAGEIRO DO FUTURO

AMANAJÉ, O MENSAGEIRO DO FUTURO 12

Voluntários vão até o Povo Garani Kaiowá, nas Aldeias Jacuapirú e Bororó, em Dourados - MT e fazem uma oficina, desenvolvendo um curso de áudio visual. Ensinam os índios como fazer um filme. Eles produzem um documentário e falam da cultura, como era com os mais antigos e como está agora, porque os jovens não se interessam mais pelos costumes e não há mais o respeito que existia antes. Hoje existem drogas e bebida alcoólica, não existe mais dança. Falam que a igreja está destruindo a população, indo contra as tradições, dizem que tudo o que os curandeiros usam é coisa do demônio. E ainda, que a plantação de soja está acabando com os bichos e os matos por causa dos venenos.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 05 - ACUPUNTURA NO ESPORTE

O NOSSO TEMA DESTE PROGRAMA É ACUPUNTURA NO ESPORTE. A ACUPUNTURA É UMA TÉCNICA MILENAR, ORIGINÁRIA DA MEDICINA TRADICIONAL ORIENTAL, DE TRATAMENTO QUE CONSISTE NO ESTÍMULO DE PONTOS DETERMINADOS DA SUPERFÍCIE DA PELE. ELA PASSOU A SER UMA DAS TERAPIAS MAIS PROCURADAS PARA O TRATAMENTO E ALÍVIO DAS DORES. ESSA TÉCNICA JÁ É RECOMENDADA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E NO BRASIL, EM 1995, FOI RECONHECIDA PELO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA E É UTILIZADA INCLUSIVE NO TRATAMENTO DE LESÕES ESPORTIVAS. PARA FALAR SOBRE A ACUPUNTURA NO ESPORTE RECEBEMOS O NOSSO CONSULTOR RICARDO CNEIO ALVES E O MÉDICO ACUPUNTURISTA DOUTOR RICARDO GALOTTI, DO ESPORTE CLUBE CORINTHIANS PAULISTA.
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 20 EDUCAÇÃO INTEGRAL - 26/09/2018

HOJE NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL./ UM NOVO CONCEITO QUE NÃO TEM A VER COM TEMPO, MAS SIM COM UMA APRENDIZAGEM QUE ABRAÇA TODAS AS NECESSIDADES DO ALUNO, DA PESSOA E DO CIDADÃO./ NOSSA CONVIDADA É SIMONE ANDRÉ - GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE./ ATÉ LÁ.//
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 04

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS DE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
14
SAUDE BRASIL

DESCARTE DE EMBALAGENS - SAÚDE NO CAMPO

O Brasil é o 3º maior produtor agrícola do mundo. Além de produzir diversos produtos, cada vez mais o agronegócio brasileiro se preocupa com a sustentabilidade no campo. Para se chegar a agricultura sustentável, todos os envolvidos na produção no campo devem estar conscientes de sua importância e, seu papel na preservação do meio ambiente e no descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

ENCONTROS: HUMOR (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de humoristas no programa. Os convidados são: Ranchinho II e Banda Sertaneja, Nhá Barbina e Moraes Sarmento, Canário e Passarinho, Nhô Moraes, Paixão e Paxá, Bambuzinho e Juninho, Ary Toledo,Zé Mulato e Cassiano, Craveiro e Cravinho.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 531

Conheça o Programa
livre
CULTURA, O MUSICAL

CULTURA, O MUSICAL - 3ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 13 - BANDOLIM

Com o tema Bandolim, este programa presta uma homenagem a Jacob do Bandolim e Luperce Miranda, com interpretações de grandes sucessos destes dois compositores.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM11 - TEMPORADA 2 - ROBERTO SION

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 12

Multidão de três Trinket fica com ciúmes quando Nella passa tempo com Minatori no shopping. Mais do que os olhos podem ver Nella e Trinket estão realizando balé quando um cíclope míope com apenas um olho cai no recital.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

A CASA NA ÁRVORE/BOLHAS/JOGANDO BOLA

A CASA NA ÁRVORE Vovô Pig tem uma grande surpresa para Peppa e George. Ele construiu uma casa na árvore em seu jardim, com cortinas na janela. Peppa ama estar na casa da árvore e convida todos a entrar. Mas antes de entrarem eles devem tirar suas botas enlameadas e dizer a senha secreta que é "Barrigão do Papai". Todo mundo acha que isso é muito engraçado, exceto papai Pig. BOLHAS Peppa e George estão brincando com bolhas. George está se divertindo fazendo bolhas e Peppa está se divertindo estourando. Quando a mistura para fazer bolha acaba, Papai Pig mostra -lhes como fazer bolhas realmente grandes com uma velha raquete de tênis e água com sabão. Em seguida, ele faz uma grande poça lamacenta borbulhante para todos pularem. JOGANDO BOLA Peppa e George brincam no jardim com sua bola de borracha. Suzy Ovelha traz duas raquetes de tênis e usa a bola de borracha para jogar uma partida de tênis com Peppa. George se sente um pouco deixado de fora até que lhe é dada a tarefa de ser " boleiro ". Todos os outros amigos aparecem para jogar. Mas existem apenas duas raquetes de tênis. Peppa e seus amigos usam a bola de borracha para jogar futebol.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

ESTRADA DAS PEGADAS

Bubu, Biel e Bonie estão brincando de pega-pega pela floresta, quando Bonie cai dentro de um estranho buraco. O trio descobre que é uma trilha de pegadas e faz uma aposta para tentar descobrir qual animal teria deixado essas marcas, decidindo segui-las para encontrar a resposta. Biel surge com a ideia de marcar a pegada numa folha, assim podem carregá-la pela floresta. Na busca, descobrem que a pegada não é do esquilo nem do quati, muito menos da raposinha. Ao se reunirem com o Papai e a Mamãe Coruja, a folha voa e acaba ficando grudada na patinha de um urso que estava dormindo em cima da árvore, revelando que ele era o dono das pegadas. O Papai explica que os animais também caminham por baixo da terra e pergunta qual era o prêmio da aposta. As corujinhas se dão conta de que não haviam escolhido o prêmio, mas concluem que o prêmio foi conhecer mais sobre os animais da floresta. Ao final, a Mamãe canta a canção “Pegadas”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 22 - COOPERAÇÃO

HISTORIA CENTRAL: FLORES DE PRESENTE PARA A AVÓ DITO E FEITO: COMENDO LEGUMES
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O ANEL DA DISCÓRDIA

Cascão vai até o mercadinho do bairro pois ele decidiu comprar um anel de brinquedo para a sua namorada Cascuda. Para a sua surpresa, ele encontra a sua antiga babá trabalhando lá, mas para o seu azar, o seu amigo Cebolinha também resolve aparecer, e ao saber das intenções do Cascão começa a tirar um sarro do amigo. Para complicar a situação, a Mônica também vai até a lojinha e é aí que a bagunça começa de vez!
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 06

No Marrocos, as cores estão fugindo e não querem mais pintar. Vivi, Mochilão e Lanterninha precisam ajudar Colores, uma cobra pintora muito metódica, a capturar as cores fujonas, que estão deixando o mundo muito sem graça.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES DESTROÇOS

Para conseguir consertar o seu carrinho e participar da competição, Otto e Lobi começam a vender limonada para juntar dinheiro. A limonada faz muito sucesso na cidade, mas Franco fica com inveja do sucesso e decide atrapalhar os planos dos amigos.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

KDVC

Chegando a um novo planeta, onde não se ouve nada além de milhares de teclas sendo digitadas, nosso grupo terá que achar uma forma para que seus habitantes voltem a se comunicar pessoalmente através da fala, capacidade já esquecida neste planeta desde o tempo que foi implantado um sistema de comunicação por mensagens de texto. O que eles vão precisar é de um som emitido na língua original dos Katchengas (habitantes do planeta) para destravar um mecanismo ativado por voz na nave, que perdeu sua configuração original e tinha sido acidentalmente instalado no idioma Katchengueles.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

ARREPIOS À MEIA-NOITE

RUFUS USA UM APLICATIVO PARA DESCOBRIR SE EXISTEM FANTASMAS NA VIZINHANÇA. OLÍVIA, ESPECIALISTA EM ASSUNTOS PARANORMAIS, É CHAMADA PARA RESOLVER AS ESTRANHAS APARIÇÕES QUE OCORREM NA CASA.
Conheça o Programa
livre
O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II

O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II - 08

NESTE EPISÓDIO, VAMOS EXPLORAR O QUÃO INTELIGENTE NOSSOS FILHOTES SÃO. DESCOBRIREMOS O QUE ESTÁ ACONTECENDO DENTRO DE SUAS CABEÇAS E REVELAREMOS SUA EXCELENTE CAPACIDADE DE ABSORVER NOVAS INFORMAÇÕES DO MUNDO AO SEU REDOR. VEREMOS COMO A CORAL SE DEDICA AO SEU TREINAMENTO, COMO OS CELIANS TERRIERS APRENDEM RAPIDAMENTE NOVAS HABILIDADES A MEDIDA QUE CRESCEM E O DOG SHOW DO ACE TESTA SUA ROTINA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1280 - ESPECIAL AMIGOS DO PLANETA TERRA

O REPÓRTER ECO DE HOJE COMEMORA OS 50 ANOS DA TV CULTURA COM UM PROGRAMA ESPECIAL SOBRE OS AMIGOS DA TERRA. SÃO PESSOAS QUE SE DEDICAM AO CONHECIMENTO E PRESERVAÇÃO DA DIVERSIDADE DE CULTURAS E DE FORMAS DE VIDA. VEJA OS DESTAQUES: O LÍDER INDÍGENA AILTON KRENAK DIVULGA OS SABERES DOS POVOS DA FLORESTA. A BIÓLOGA FERNANDA ABRA GANHOU PRÊMIO INTERNACIONAL PELO TRABALHO QUE FAZ PARA EVITAR OS ATROPELAMENTOS DE ANIMAIS SILVESTRES NAS ESTRADAS BRASILEIRAS. E A HISTÓRIA DE NIÈDE GUIDON. A ARQUEÓLOGA LUTOU PELA CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA, NO PIAUÍ /O LUGAR ABRIGA PINTURAS RUPESTRES E VESTÍGIOS DA PRESENÇA HUMANA NA AMÉRICA DO SUL HÁ MAIS DE 100 MIL ANOS.
Conheça o Programa
n
OS ANIMAIS DESAJUSTADOS DA NATUREZA

livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 316 - DINOS, A HORA FINAL

A MAGIA DA CIÊNCIA. DESCOBERTA RECENTE PERMITE UMA VOLTA NO TEMPO DE 66 MILHÕES DE ANOS. MAIS PRECISAMENTE PARA O DIA EM QUE UM GIGANTESCO ASTERÓIDE SE CHOCOU COM A TERRA PROVOCANDO UMA ONDA DE DESTRUIÇÃO QUE LEVOU AO DESAPARECIMENTO DE VÁRIAS ESPÉCIES DE ANIMAIS, INCLUINDO OS DINOSSAUROS. OS FÓSSEIS FORAM ENCONTRADOS A 3 MIL QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA DO LOCAL DA COLISÃO, ONDE HOJE FICA A PENÍNSULA DE YUCATAN, NO MÉXICO. A ANÁLISE DO MATERIAL PERMITIU AOS CIENTISTAS RECONSTITUIR, EM BOA PARTE, O QUE OCORREU NAQUELE PASSADO DISTANTE E ENTENDER MELHOR O FENÔMENO QUE ALTEROU DE FORMA SIGNIFICATIVA A VIDA NA TERRA. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA É UMA VIAGEM NO TEMPO.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 363 - 28/04/2019

O BRASIL INTEIRO TÁ DISCUTINDO AS MUDANÇAS NA LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA .... E NÓS TAMBEM. TEM MAIS ANÁLISES SOBRE O IMPACTO DAS NOVAS MEDIDAS. O NOVO DISCO DE ODAIR JOSÉ... E ELE CONTINUA ROCK IN ROLL! TEBAS, UM HOMEM NEGRO QUE, NA SÃO PAULO ESCRAVOCRATA DO SÉCULO 18, SE TORNA UM DOS IMPORTANTES ARQUITETOS DA CIDADE. OS VINGADORES, ULTIMATO! UMA SUPER ESTREIA QUE CAUSA SUPER ANSIEDADE DOS FÃS. CUNHA JUNIOR FOI PRA PORTA DO CINEMA.
Conheça o Programa
livre
VITRINE BRASIL

VITRINE BRASIL - 01

A PARTIR DE HOJE VOCÊ VAI VER O BRASIL PASSAR POR AQUI. A REDE CULTURA, COM DEZESSETE EMISSORAS ESPALHADAS POR TODO O PAÍS, TE LEVA NUMA VIAGEM ONDE O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR É GENTE. NOSSA PRIMEIRA VIAGEM NOS LEVA AO NORDESTE DO BRASIL. UM DOS ESTADOS ONDE A CULTURA DE AGORA NÃO CANSA DE BEBER NA FONTE DA PRÓPRIA HISTÓRIA. SEJA BEM-VINDO, O VITRINE BRASIL ESTÁ NO AR. VAMOS A CARUARU NA MAIOR FEIRA LIVRE DO MUNDO E TAMBÉM A CASA MUSEU DE MESTRE VITALINO. O FREVO PERMEIA TODA A HISTÓRIA CULTURAL DE PERNAMBUCO.O RITMO E A DANÇA SÃO TÃO IMPORTANTES QUE TÊM ESCOLA E MUSEU DEDICADOS AO FREVO. ANDRÉ VASCO CONVERSA COM A MAIS ANTIGA PASSISTA DE FREVO DO RECIFE.E CONHECE O NOVO GRANDE NOME DO RITMO QUE ACELERA AS PERNAS E O CORAÇÃO.
Conheça o Programa
livre
GENIUS I - EINSTEIN

GENIUS I - EINSTEIN - 01

A medida que o antissemitismo atinge a febre em 1930 na Alemanha, uma terrível tragédia recai sobre um amigo íntimo do famoso físico Albert Einstein. Posteriormente, Einstein luta com a decisão de buscar refúgio na América com sua segunda esposa, Elsa, ou permanecer em solidariedade com os colegas acadêmicos judeus. Depois de testemunhar pessoas que ele pensava serem amigos começarem a abraçar a causa nazista, ele decide partir para a América para sempre; no entanto, a América pode exigir um pouco de garantia de que o Einstein não é uma ameaça. Essa batalha com a autoridade evoca memórias dos anos mais jovens de Albert como um estudante obstinado. Ele argumenta com o pai se deve manter a cabeça baixa e se tornar um engenheiro, ou escolher uma carreira mais impraticável, mas em última análise mais gratificante: estudar e ensinar física para que um dia possa descobrir os segredos do universo. As tensões aumentam quando a empresa falida de seu pai obriga a família a se mudar da Alemanha para a Itália sans Albert, que deve ficar para trás com a grande família Winteler na Suíça, a fim de continuar seus estudos. Felizmente, o patriarca, Jost Winteler, é tomado com a mente arguta e o espírito rebelde de Albert, assim como sua linda filha, uma inteligente jovem professora chamada Marie. Embora Albert ache a escola suíça menos rigorosa e mais adequada à sua personalidade, ele aspira a estudar na Politécnica de Zurique, aclamada por seu pedigree científico. Apesar das notas altas nas ciências, Albert falha no exame de admissão, mas sob a tutela de Marie, ele passa nos exames de admissão em sua segunda tentativa. Infelizmente para Marie, é também na Politécnica de Zurique, onde Albert finalmente encontra sua alma gêmea intelectual: a única aluna, Mileva Maric.
Conheça o Programa
16
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

ORIENTE E OCIDENTE, PROXIMIDADES E DISTÂNCIAS

MóDULO OCIDENTE E ORIENTE EM DiáLOGO CF 37: Ocidente e Oriente na Filosofia com Antonio Florentino Neto e Oswaldo Giacoia Jr – filósofos A partir de 1800, movimentos comerciais e diplomáticos, aproximaram Ocidente do Oriente e os países orientais se apropriaram do legado técnico-científico produzido pelo Ocidente. Mas será que isso significa uma ocidentalização do Oriente? Mas seria possível entender o Oriente a partir do olhar da filosofia ocidental ou isto seria reduzi-lo ao nosso jeito de ser e ver o mundo?
Conheça o Programa
14
INSPIRA.MOV BRASIL II

LORELAY FOX

1.LORELAY FOX - Quando inaugurou seu canal no YouTube, Lorelay Fox, a drag queen criada pelo publicitário Danilo Dabague, não imaginava a repercussão que seus vídeos sobre preconceito e aceitação teriam. Neste programa, Lorelay/Danilo conta sua trajetória de menino do interior a celebridade da web – e a responsabilidade que assumiu de combater a homofobia com bom humor e muito glamour.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

TEMPORADA I - 01 - BOLA DE NEVE

Um grupo de jovens carentes de espiritualidade não encontravam espaço nas igrejas tradicionais. Assim, surgiu a Bola de Neve Church. Em meio a um altar que é uma prancha de surf, muita música e animação, dezenas de milhares de jovens descobriram em Jesus a principal razão de suas vidas.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

JERRY ADRIANI (2019)

livre
FIGURAS DA DANÇA 2017

ARACY EVANS

Aracy Evans é uma grande personalidade da dança do Brasil. Reconhecida como a professora das professoras, recebeu em Londres o título de Maitre de Ballet pela Royal Academy of Dance e é membro da Royal Academy of Dance desde 1972. Durante 40 anos foi professora da Escola Municipal de Bailado de São Paulo, sendo responsável pela formação de várias gerações de bailarinos, professores, coreógrafos e educadores. Dançou no Ballet do IV Centenário, no grupo de dança Teatro de Revista e fez muitos programas de televisão. Exigente e carismática, Aracy Evans é uma mestra no ensino da arte da dança no nosso país.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

BIA FERREIRA

No palco do Manos e Minas, Bia Ferreira, canta músicas do seu álbum 'Um chamado'. Representando a cena dos slams, diretamente da Paraíba, Emmanuel Moreira . Matérias: - No quadro 'Erick Apresenta', nosso Dj foi trocar uma ideia com Zero Freitas,o maior colecionador de vinis do mundo. - Sthefanie Ribeirto, dá a letra com seu livro de cabeceira.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 266 - RELÓGIO BIOLÓGICO

MANTER O CÉREBRO MAIS ALERTA, APRENDER MAIS RÁPIDO, TORNAR-SE MAIS PRODUTIVO E ATÉ FAZER COM QUE OS MEDICAMENTOS TENHAM MAIOR EFEITO. SIM, TUDO ISSO É POSSÍVEL COM UM RECURSO MUITO SIMPLES. BASTA CONHECER MAIS O SEU PRÓPRIO CORPO. OU MELHOR, SEGUIR O SEU RELÓGIO BIOLÓGICO. NÃO É DE HOJE QUE A CIÊNCIA TEM CONHECIMENTO DESSE MECANISMO CRIADO PELA NATUREZA PARA OTIMIZAR O FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO. A QUESTÃO É QUE MUITA GENTE INSISTE EM IGNORAR A ORDEM NATURAL DO ORGANISMO E ISSO ACABA CRIANDO UMA SÉRIE DE PROBLEMAS QUE PODEM RESULTAR EM DOENÇAS. PARA AQUELES QUE RESOLVEM AGIR DE ACORDO COM O QUE MANDAM OS PONTEIROS, OS RESULTADOS COSTUMAM SURPREENDER. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA VOCÊ TAMBÉM VAI VER QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE PODEM TURBINAR O CÉREBRO E O APRENDIZADO.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1280 - ESPECIAL AMIGOS DO PLANETA TERRA

O REPÓRTER ECO DE HOJE COMEMORA OS 50 ANOS DA TV CULTURA COM UM PROGRAMA ESPECIAL SOBRE OS AMIGOS DA TERRA. SÃO PESSOAS QUE SE DEDICAM AO CONHECIMENTO E PRESERVAÇÃO DA DIVERSIDADE DE CULTURAS E DE FORMAS DE VIDA. VEJA OS DESTAQUES: O LÍDER INDÍGENA AILTON KRENAK DIVULGA OS SABERES DOS POVOS DA FLORESTA. A BIÓLOGA FERNANDA ABRA GANHOU PRÊMIO INTERNACIONAL PELO TRABALHO QUE FAZ PARA EVITAR OS ATROPELAMENTOS DE ANIMAIS SILVESTRES NAS ESTRADAS BRASILEIRAS. E A HISTÓRIA DE NIÈDE GUIDON. A ARQUEÓLOGA LUTOU PELA CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA, NO PIAUÍ /O LUGAR ABRIGA PINTURAS RUPESTRES E VESTÍGIOS DA PRESENÇA HUMANA NA AMÉRICA DO SUL HÁ MAIS DE 100 MIL ANOS.
Conheça o Programa
n
JORNADA (TST)

JORNADA (TST) - 15

Autistas ingressam no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz. Pessoas com diagnóstico leve do transtorno têm grandes possibilidades de apresentarem bom desempenho no mercado de trabalho. A reportagem especial do Jornada mostra a história de Cayan, que conseguiu o primeiro emprego em uma distribuidora de material hospitalar. A reportagem mostra também o relato do bancário Jorge Luiz Venâncio. Ele descobriu o autismo aos 30 anos e conta como recebeu o diagnóstico e quais as dificuldades no ambiente de trabalho. Confira também os motivos que levam os autistas a obter um bom desempenho em suas profissões. O psiquiatra Thiago Blanco apresenta os vários níveis de autismo e as formas de se conviver harmonicamente com o transtorno. Veja isso e muito mais no Jornada. Acesse o canal oficial do TST no Youtube. A endometriose é o assunto do quadro “Saúde e Segurança no Trabalho”. A enfermidade ainda não tem cura e pode causar infertilidade nas mulheres. A reportagem mostra como uma assessora parlamentar descobriu que tinha a doença após anos sentindo cólicas e muita fraqueza. Saiba como a endometriose se desenvolve, as formas de diagnóstico e de tratamento. O Seminário de Aprendizagem 2018 movimentou a cidade de Curitiba, no Paraná. O evento foi viabilizado por meio de parceria entre TRT da 9ª região, Federação das Indústrias e Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu). Além da experiência de alguns aprendizes no mercado de trabalho, a reportagem mostra tudo o que foi debatido por juristas, desembargadores e gestores privados, com o intuito de dar efetividade à inclusão educacional e profissional de adolescentes. O quadro “Trabalha Brasil” mostra a rotina de um profissional que se dedica à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Alexis Pier aprendeu a Libras para se comunicar com o irmão surdo e, atualmente, atua como intérprete na Universidade de Brasília (UnB), estando em contato com alunos e professores surdos da instituição.
livre
DOC TV II

EPOPÉIA EUCLIDEACREANA (AC)

Durante o lançamento do DOC TV II no Acre, a VT Publicidade sugeriu ao futuro roteirista Rodrigo Neves que se inscrevesse na Oficina de Roteiros realizada pelo cineasta Maurice Capovilla em Rio Branco, uma vez que sua própria carreira, de Procurador do Estado, já lhe garantia um preparo literário. O próximo passo seria a escolha do tema a ser roteirizado. Após debates sobre os diversos aspectos histórico-culturais que caracterizam o Acre, um acontecimento mostrou-se excelente para ser desenvolvido, principalmente pelo seu lado poético na descrição da amazônia, o “deserto verde”. Isso porque, em 1905, Euclydes da Cunha, já então eleito para a Academia Brasileira de Letras e autor de “Os Sertões”, foi convidado pelo Barão do Rio Branco para chefiar uma Missão Oficial do Ministério das Relações Exteriores para Reconhecimento do Alto Purus, em uma jornada de um ano, da qual resultou algumas das mais belas páginas já escritas sobre a história do Acre e seu povo.
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 10

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é são os escritores Affonso Romano de Sant'Anna e Fernando Bonassi. No ar dia 11 de agosto, às 20:30hs.
Conheça o Programa
livre