Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 23 de Maio

ABERTURA DA EMISSORA

Cultura Cidadania

VIA LEGAL 842

O Via Legal desta semana fala sobre reconhecimento tardio de paternidade. O limite de idade para o pagamento de pensão é de 21 anos. Mas, e se o pai reconhecer o filho depois dessa idade? Foi o que aconteceu com uma jovem no Rio de Janeiro; e o pior, como o pai dela morreu, ela entrou com pedido de pensão por morte no INSS, que negou administrativamente. Para a Justiça Federal, a função da lei é proteger os dependentes numa situação de desamparo, por isso ela tem direito à pensão. O atestado médico é um direito do trabalhador que fica doente e precisa se afastar do emprego para cuidar da saúde. Mas tem gente que usa esse documento para se dar bem, como um policial rodoviário federal de Pernambuco que era estudante de Medicina. Ele foi condenado pela Justiça Federal por apresentar atestados médicos falsificados várias vezes. O roubo a caixas eletrônicos com uso de explosivos se espalhou pelo Brasil a partir do ano 2000. Para tentar conter a ação ousada dos criminosos desde o ano passado, as penas para este tipo de crime ficaram mais duras. Uma quadrilha que roubou uma agência da Caixa Econômica e danificou o patrimônio público com explosivos foi condenada a mais de 19 anos de prisão no interior de São Paulo. A chance para melhorar de vida. Uma parceria de órgãos públicos, entre eles a Justiça Federal, está fazendo a diferença na vida de adolescentes que vivem em abrigos no Rio Grande do Sul. São rapazes e garotas que deixaram ou foram retirados de suas famílias e, agora, ganham a oportunidade de estudar, ter um emprego e caminhar com as próprias pernas. Cuidado ao fazer o seguro. O Ministério Público Federal denunciou uma associação em Minas Gerais por operar como seguradora sem autorização. Para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região ficou comprovado o crime contra o sistema financeiro. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
Cultura Cidadania

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 24 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO - 04/10/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS E A RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL.// NOSSO CONVIDADO É OLAVO NOGUEIRA - DIRETOR DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO.//
Conheça o Programa
livre
Cultura Cidadania

CONEXÃO ELEITORAL - 82

O Conexão Eleitoral está de cara nova. E além da vinheta e do pacote gráfico, também tem um novo estilo. Mais descontraído e ainda mais perto do eleitor. O programa será comandado pela jornalista Daniela Ramalho. Nesta primeira edição de 2020, vamos mostrar como foi a abertura do ano no Judiciário Eleitoral e as alterações legislativas para as eleições municipais de outubro. Você vai ver também como funciona a janela partidária e conhecer uma exposição sobre a Diplomação dos presidentes da República.
Conheça o Programa
livre
Especial Cultura Meio Ambiente

HORTA COMUNITÁRIA (BRASIL)

Pedro vive no Brasil - e ele nunca andou pelas favelas. Enquanto investiga como um aplicativo pode ajudar as famosas favelas do Rio de Janeiro, nosso designer de software descobre um mundo secreto de fazendas urbanas e jardins... exatamente o que ele precisa para o seu 'Aplicativo para a Vida'.
Conheça o Programa
livre
Sésamo

SÉSAMO - 19

BLOCO 1 ABERTURA (BUMBA MEU BOI)-01:00:38:00 - 01:02:32:17 Grover chega do Maranhão trazendo na mala ilustres convidados: uma caboclinha de pena e o Boi Bumbá; ao som da toada, eles “rolam” o boi, dançam a valer. SUPER GROVER 2.0 (RODAS)-01:02:32:18 - 01:08:33:13 Pinguins estão praticando sua dança, no ártico. Eles usam a roda do carro do Super Grover para mover o iceberg que está no caminho deles. CELEBRIDADE (CHICO CESAR – FESTA JUNINA)-01:08:33:14 - 01:09:55:08 Abby se apronta para ir a Festa Junina na paraíba com Chico César, que avisa que a festa é só em junho. Eles resolvem fazer uma festinha entre eles, cantando e dançando uma música típica de São João. QUADRO EXTRA (ESQUADRÃO LIMPEZA -EP.13)-1:09:55:09 - 01:12:35:01 Elmo, Lily e Mae estão andando no jardim, mas muitos resíduos estão espalhados. Eles decidem recolher tudo e ver o que podem reaproveitar. Elmo e Lily participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, escolhem o que podem reaproveitar para fazerem coisas criativas. Vencem o desafio e todos brincam no jardim. BLOCO 2 HISTÓRIA CENTRAL (SERENATA – HC 122)-01:12:54:13 - 01:14:21:16 Grover e seus amigos bichos fazem uma serenata para as crianças de casa. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (OS SAPATOS DA FADA AÇUCARADA)-01:14:21:16 - 01:23:22:05 As fadas da Escola de fadas estão dançando em sua sala de aula, praticando para o recital que acontecerá em breve. Blogg está coreografando os passos enquanto Abby, Peck e Niblet o seguem. Gonnigan, porém, está convencido de que não sabe dançar e não quer se apresentar no recital. ENCERRAMENTO (CLUBE DO REMELEXO)-01:23:22:06 - 01:26:37:04 Elmo, Bel e as crianças fazem o Clube do remelexo, dançando os vários ritmos brasileiros: maracatu, pernambucano; coco de roda; choro carioca e lundu marajoara.
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

CONCURSO DE DESENHO

CHIP CONVIDA LOLA, ELMO, PANCHO E ABELARDO PARA PARTICIPAR DE UM CONCURSO QUE VAI ESCOLHER O NOVO MASCOTE DO CAFÉ CHIC.
livre
Cocoricó

COCORICÓ III - 134 - AVÓ DE MIL E UMA UTILIDADES

JÚLIO FICA MUITO ABALADO QUANDO A PROFESSORA SAI DE LICENÇA PARA CASAR. NÃO QUER IR À ESCOLA, FAZ O MAIOR DRAMA, E TEM UMA SURPRESA QUANDO DESCOBRE QUE A PROFESSORA SUBSTITUTA É A AVÓ.
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG - 38 O TREM FANTASMA / O GOLFE

O trem fantasma Molang e Piu Piu estão em um trem fantasma (um passeio escuro no parque de diversões), mas eles estão tão assustados que eles destroem o passeio enquanto tentam fugir. Para se redimir, eles oferecem para reparar o passeio. Mas em suas mãos, o trem fantasma é transformado em um palácio de maravilhas ... O golfe Molang e Piu Piu tropeçam em um campo de golfe. Eles desejam dirigir os carrinhos de golfe elétricos, mas são estritamente reservados para os golfistas! Não se preocupe: nossos dois amigos terão apenas que jogar golfe!
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

XII - 13 - TIME DE VAPOR AO RESGATE (ESPECIAL)

Um dia de muito movimento nas Docas de Vicarstown e todas as locomotivas estão ocupadas em outros afazeres. Salti e Porter sofrem acidente e Perci vai às Docas para fazer o trabalho deles. Os navios não param de checar e as encomendas vão acumulando no porto. São tantas caixas e containers que Perci. As caixas empilhadas acabam caindo sobre Perci e a confusão está feita nas Docas. Thomas pede ajuda para as locomotivas que acabaram de fazer o trabalho para irem ajudar o Perdi e a Carly. Assim, o Time de Vapor entra em ação.
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

25 - O FIM DO VERÃO - PARTE I

DEPOIS DE SER PERSEGUIDA POR UMA DÚZIA DE OVOS PODRES, MATILDE REVELA PARA CARLOS QUE NÃO AGUENTA MAIS SEUS PODERES E QUE DESEJARIA NUNCA TÊ-LOS TIDO. QUANDO O COCO MÁGICO ESCUTA ISSO, ELE APARECE PARA A MENINA E REALIZA SEU DESEJO. MATILDE CONSEGUE VOLTAR PARA O PRIMEIRO DIA DE SUAS FÉRIAS, MAS SEUS AMIGOS NÃO A RECONHECEM E RESOLVEM IR PASSAR AS FÉRIAS EM BAÍA CARTÃO, UMA CIDADE MUITO MAIS ANIMADA QUE PORTO PAPEL, ONDE NÃO HÁ NADA PARA SE FAZER. AGORA, MATILDE TERÁ UM VERÃO INTEIRO PELA FRENTE DE NOVO, MAS DE UMA MANEIRA BEM DIFERENTE DA QUE ELA GOSTARIA.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 17

Em Amsterdã, cidade das bicicletas, Mochilão vai usar todo o seu conhecimento para ensinar Vivi e Vincent, uma bicicletinha muito divertida, a finalmente pedalar sem as rodinhas de segurança. O problema é que nenhuma das técnicas de Mochilão parece funcionar, deixando os amigos em apuros e sem perceber que a melhor solução é a mais simples.
Conheça o Programa
livre
DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS

EP. 08 - EDGARD PICCOLI - VÍDEO CLIPE

Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 08 – Edgard Piccoli – Vídeo clipe DJ Cão com o celular está fazendo divulgação para a loja quando Edgard Piccoli entra e, sem querer, atrapalha a gravação. Edgard admira a iniciativa do garoto de divulgar a Caninus Records na Internet e conta como era feita a promoção de músicas no passado: os artistas levavam seus discos para serem tocados nas rádios. Outra forma de divulgação bastante popular são os videoclipes. Sobre isso, Edgard conta que trabalhou por 14 anos como VJ na MTV. Com DJ Cão curioso para aprender mais, eles assistem a alguns videoclipes no computador e Edgard vai explicando as evoluções pelas quais eles passaram e mostra desde vídeos históricos, como o “Thriller” de Michael Jackson, até produções mais simples como a de MC Mirim. DJ Cão viaja na história de fazer um videoclipe. Perfil: Formado em Publicidade e Propaganda, Edgard Piccoli é locutor, repórter, roteirista e diretor. Foi como VJ que trabalhou na MTV por 14 anos e depois apresentou no Multishow os programas “Circo do Edgard”, “Edgard no Ar” e “Experimente”. Ao longo da carreira, realizou importantes entrevistas nacionais e internacionais, entre elas: Caetano Veloso, Milton Nascimento, Mariah Carey e Beyoncé. Hoje é âncora do programa de rádio “Jovem Pan Morning Show” e mantém no Youtube o canal “Sala de Som”. Edgard já apresentou músicas e artistas para todo o Brasil e agora vai ajudar DJ Cão na divulgação da Caninus Records, além de recordar alguns clipes que marcaram época.
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 51

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: BORRA DE CAFÉ VIRA ADUBO ORGÂNICO, FERTILIZA O SOLO E DÁ VIDA AS PLANTAÇÕES. O RESÍDUO, QUE COSTUMA SER JOGADO NO LIXO, É RICO EM NUTRIENTES E ESTÁ SE TRANSFORMANDO EM FONTE DE RENDA. UM PROJETO COLETA SEMENTES DA MATA NATIVA PARA REFLORESTAMENTO. A IDEIA ATENDE UMA DEMANDA DO CÓDIGO FLORESTAL QUE PREVÊ COMPENSAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS DESMATADAS.
Conheça o Programa
livre
Mackenzie em Movimento

MACKENZIE EM MOVIMENTO - 44

Sabia que você tem mais de 10 trilhões de micro-organismos vivendo dentro do seu aparelho digestivo? Quer saber o que eles fazem aí dentro de você? Então não perca a primeira matéria do programa, porque vamos mostrar como algumas bactérias são essenciais para a sua saúde. Depois tem uma matéria que mostra arquitetos buscando soluções para diminuir o déficit habitacional em nosso país. Você sabia que algumas dessas soluções estão nascendo em universidades? Assista ao programa para saber mais sobre o assunto.
Conheça o Programa
livre
Campus em Ação

TERRITÓRIO POLÍTICO - A FORÇA DA AÇÃO COLETIVA (METODISTA) + ANE (SÃO JUDAS TADEU)

Neste programa, Aline Jones e Eduardo Guimarães apresentam os vídeos "Território Político - A Força da Ação Coletiva", produzido por alunos do curso de jornalismo da Metodista de SP e "Ane", vídeo realizado por alunos do curso de Design da Universidade São Judas Tadeu. Sobre "Território Político - A Força da Ação Coletiva": Quatro coletivos comunitários localizados na cidade de São Paulo promovem ações de mudanças e melhorias do espaço em que vivem. Suprindo as necessidades da comunidade e preenchendo a lacuna que o Estado deixa no território. Exemplificando a participação cidadã na política por meio dessas ações, o documentário tem como propósito mostrar que a política não se restringe apenas às eleições, aproximando o assunto para o cotidiano das pessoas. Ano de produção: 2018 Sobre "Ane": Em sua casa, Hugo que sofre de ansiedade, prepara-se para encontrar com sua amiga Ane, no restaurante os amigos que estavam conversando, são surpreendidos com a chegada de Paulo, namorado de Ane. Incomodado com a chegada de Paulo, Hugo deixa o lugar correndo e sobre em prédio. Quando ele está prestes a se jogar, Ane toca seu ombro fazendo com que Hugo retorne à realidade, pois tudo aquilo havia acontecido apenas em sua mente. Ano de produção: 2018
Conheça o Programa
livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 07

No programa 7, vamos conhecer o atleta de BMX Orlean Silva. Vamos conhecer o sistema XTR da Shimano com o especialista Rubens Matsubara e Marcos Ribeiro, gerente da Dorel Sports. As ciclistas Patricia Abibe e Andrea Amorim falam sobre o canal no Youtube: Bike Friends Forever. O Dir. de Comunicação Luiz Felipe Marques fala sobre a bike share: Yellow. Saber um pouco da experiência do Daniel Ribeiro, Ventura Alonso, Rogério Pires e Ricardo Roldão no Mongolia Bike Challenge.
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

02 - MEDITAÇÃO

CLARICE ESTÁ COM CIÚMES E TRISTE. DENTRO DA CASA, A BRUXA ZILÚ TAMBÉM ESTÁ TODA CABISBAIXA E LINO TENTA AJUDÁ-LA ENSINANDO A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO. PORÉM ELE SÓ FAZ TRAPALHADAS E ACABA PIORANDO A SITUAÇÃO.
Conheça o Programa
livre
O PANTANAL E OUTROS BICHOS

O PANTANAL E OUTROS BICHOS - 17 - ZUMBI?

Durante o passeio a cavalo, João Pedro percebe que está sendo seguido pelo Curupira e pela Mãe do Morro. Com a desculpa de "fazer uma necessidade", se separa do grupo de cavaleiros e vai ter uma conversa com eles. Curupira diz que estão ali para protegê-los, caso aconteça algum imprevisto. Da varanda, os que ficaram na casa, comentam sobre a mudança de comportamento das crianças, desde que chegaram na fazenda. Os "smartphones" de Isis e João, jazem abandonados sobre a mesa da sala. O passeio continua até o fim da tarde em meio as belas paisagens pantaneiras. No dia seguinte, Curupira os convida para experimentar o mel que ele conseguiu com umas abelhas amigas. Trepados numa árvore no meio da mata, eles saboreiam os favos enquanto Currupira conta a importância que têm as abelhas na preservação da vida e que sem elas, os humanos se transformariam em zumbis. E por falar em Zumbis, o Currupira aproveita para pedir a Isis e João que o ajude a mandar o Lobisomem de volta para o lugar de onde veio, pois só está ali causando confusão. E eles tramam um plano...
livre
LUPITA NO PLANETA DE GENTE GRANDE

LUPITA NO PLANETA DE GENTE GRANDE - 04 - A HORA DO BANHO

Lupita encontra Bobo sujo no corredor e decide levá-lo até o banheiro. Lá, ela usa o seu descobridor de coisas para saber o que são e para que serve todas aquelas peças, mas percebe que mexer com água é coisa de adulto. Ela chama Mama que aparece para dar banho em Bobo e nela também. Os dois se divertem no banho e quando saem totalmente limpos, encontram Chip, que está sujo. Eles o abraçam e todos acabam sujos de novo.
livre
Superhands

SUPERHANDS - 08 - INSTRUMENTOS MUSICAIS II

Violão de Caixa de Sapato Nesse episódio novinho de SuperHands, você vai aprender a fazer um violão usando apenas uma caixa e outras coisas que você encontra pela casa! Você não vai conseguir parar de tocar e vai querer até formar sua própria banda! Não é demais? Maracas de Garrafa de Plástico Vamos chacoalhar com SuperHands no ritmo das maracas feitas com garrafinhas de plástico e rolos de papelão. Ninguém vai ficar parado! E o ritmo quem vai ditar é a criançada! Vai ser muito legal! Todos prontos? Castanhola Clack Clack Clack, SuperHands tem um novo brinquedo que vai ser demais! São as castanholas! Você deve estar se perguntando o que são castanholas e eu te respondo! Castanholas são instrumentos musicais que emitem um som quando você aperta elas. Não parece divertido? Depois que vocie terminar, você pode até formar a sua própria banda com o SuperHands. Venha se divertir conosco e aprenda a fazer essa novo e divertido brinquedo!
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

CASAS E CASTELOS/O ANIVERSÁRIO DO GEORGE/ A BRIGA

CASAS E CASTELOS Peppa e George estão brincando em sua casa na árvore. Os amigos de Peppa vêm para brincar, mas Peppa decide que apenas as meninas podem entrar na casa da árvore. Então, Vovô Pig constrói para os meninos o seu prórprio castelo. As meninas querem ficar na sua casa na árvore e os meninos querem ficar no seu castelo. Mas quando começa a chover e o jardim está coberto de poças de lama eles mudam de ideia e saem correndo para brincarem juntos. Afinal, todo mundo adora saltar para cima e para baixo em poças de lama! O ANIVERSÁRIO DO GEORGE Hoje é o aniversário de George e Mamãe e Papai Pig Pig tem um dia especial planejado. George ganha um novo dinossauro e a família vai ao museu para ver vários dinossauros de diferentes, incluindo um dinossauro robô! O dia especial termina com um grande bolo e todos os amigos de Peppa e George se divertindo juntos. A BRIGA Peppa e Suzy Carneiro são melhores amigas. Mas um dia elas têm uma briga, durante um jogo de cartas e decidem que elas não são mais melhores amigas. O tempo passa e elas realmente sentem falta uma da outra, mas elas ainda se recusam a fazer as pazes. Quando elas finalmente dizem desculpa uma a outra, elas percebem que serão sempre as melhores amigas.
Conheça o Programa
livre
O Diário de Mika

BOLINHA DE OVELHA

Mika viu sua avó tricotando com novelos de lã. Ela se pergunta como aquela lã pode vir das ovelhas. Com a ajuda de Puquê, Mika vai descobrir como é feita a lã.
Conheça o Programa
livre
As Microaventuras de Tito e Muda

BEM-VINDA, MIMOSA!

Mimosa, a lagarta chega em Mini-Mini causando diversas confusões. Depois de se transformar em mariposa e mudar seu nome para Mimimu, a ex-lagarta vai embora da vila.
Conheça o Programa
livre
YOGA COM HISTÓRIAS

PGM 6 - CAMPEONATO DE PUM

Era uma vez... É assim que as histórias começam, mas com o João e a Rosa é diferente. Eles contam histórias ensinando Yoga para criançada de uma maneira descontraída e deliciosa. “Yoga com Histórias" - um programa para toda família. Ep.06 Respeito História: Campeonato de pum Livro: O Rei que perdeu o pé e outras aulas lúdicas Editora Yoga com Histórias ALunos da formação Yoga com Histórias 2014
livre
Chocolix

09 - O PRESENTE DE CARAMELO

CARAMELO GANHA UM CACHORRINHO MUITO FOFO A QUEM DÁ O NOME DE FOFÍSSIMO. ELA PEDE PARA OS IRMÃOS CHOCOLIX CUIDAREM DELE POR UM FINAL DE SEMANA, POIS TERÁ QUE VIAJAR. TODOS SE ENCANTAM COM A IDEIA, EXCETO DOCE COOKIE QUE FICA COM MUITO CIÚME. EM UM MOMENTO DE RAIVA, DOCE COOKIE DÁ UM JEITO DE SE LIVRAR DO MASCOTINHO, DEIXANDO A TODOS PREOCUPADOS. A FAMÍLIA CHOCOLIX SAI A SUA PROCURA E DOCE COOKIE, ARREPENDIDA, OS LEVA AO ENCONTRO DE FOFÍSSIMO. POR FIM, DOCE COOKIE E FOFÍSSIMO VIRAM MELHORES AMIGOS.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

10 - UM TIO QUE É SHOW

TIO SHOW APARECE NA CASA DA FAMÍLIA CHOCOLIX, QUE JÁ ESTAVA COM SAUDADES DE SUAS ACHOCOLATADAS AVENTURAS. NO ENTANTO ELE DIZ ESTAR SÓ DE PASSAGEM, POIS PRECISA IR AJUDAR SEU AMIGO REI DA SONHOLÂNDIA QUE ESTÁ COM UM GRAVE PROBLEMA: AS CRIANÇAS DO SEU REINO ESTÃO TENDO PESADELOS TODAS AS NOITES POR CONTA DE UM FEITIÇO QUE A BRUXA AZEDA COLOCOU NELES. CHOCOLYNE LEMBRA QUE SE AINDA TIVESSE A PEDRA DO DESEJO QUE TIO SHOW LHE DERA, PODERIAM RESOLVER O PROBLEMA. PORÉM ELA CONTA QUE DERA A PEDRA PARA SUA AMIGA FADINHA FLORIDA. ENTÃO, TIO SHOW TEM A IDEIA DE PEDIREM AJUDA PARA A FADA FLORIDA, QUE ENCARA SUA PRIMEIRA MISSÃO: JOGAR A POÇÃO-ANTÍDOTO,PREPARADA PELA FADA MESTRE, SOBRE AS CASAS DAS CRIANÇAS.
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 22

A BUSCA POR INSÍGNIAS DO SIR BLAINE: Enquanto acampa com os mochileiros da cavalaria, Blaine percorre distâncias extremas para ganhar sua primeira insígnia. TRINKET E OS CÁLICES ESPECIAIS: Nella finalmente reúne dois grupos de dragões desentendidos, mas Trinket acidentalmente retoma suas rivalidades.
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

GIRA! GIRA!

O trio de corujinhas está coletando cores na floresta junto com a ararinha-azul, que sugere uma visita ao Campo dos Girassóis. Bubu vai com ela. A ararinha decide que primeiro quer comer coquinhos e depois tomar banho de cachoeira, enquanto Biel e Bonie vão à praia. Bonie encontra uma flor de hibisco e quer dar de presente para Bubu, então Biel e Bonie decidem ir até o Campo dos Girassóis encontrar a irmã. Mas Bubu está no rio e a ararinha diz para elas irem até a caverna que fica atrás da cachoeira. Como não encontram Bubu no Campo dos Girassóis, os irmãos a procuram pela floresta. Finalmente a encontram, momentos antes de Bubu passar pela cachoeira para ir à caverna. Biel explica para Bubu que ela não precisa fazer tudo que a ararinha faz se ela não quiser, e o trio, então, volta ao Campo dos Girassóis. Lá, uma calopsita explica que o girassol se move acompanhando o sol e, depois, no ninho, Papai Coruja explica que isso se chama heliotropismo. A Mamãe Coruja reforça a mensagem de que não se deve fazer algo só porque o outro fez, cantando depois a canção “Gira-gira girassol!”.
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICÓ III - 135 - LOBISOMEM

É NOITE. AS CRIANÇAS BRINCAM DE HERÓIS, MAS UIVOS E SONS ASSUSTAM AS CRIANÇAS.ELAS VÊEM TALVEZ, UM VULTO QUE PARECE SER UM LOBISOMEM.OS “HERÓIS” RESOLVEM ENTRAR EM AÇÃO PARA PRENDEREM O LOBISOMEM.DITO E FEITO SE DISFARÇAM DE LOBISOMEM.O VULTO DE LOBISOMEM VOLTA A PASSAR.JÚLIO LÊ A LENDA DO LOBISOMEM AOS OUTROS QUE FICAM MORRENDO DE MEDO.TODOS ESTÃO PREPARADOS PARA PEGAREM O LOBISOMEM. ELE VEM. ELAS PEGAM DITO E FEITO E OS PRENDEM.LOGO DESCOBREM QUE PEGARAM O LOBISOMEM ERRADO.O LOBISOMEM APARECE E OS PEGA DE SURPRESA. É LOLA, QUE ANDA ESCONDIDA COM UM CASACO FEITO DE LÃS DE CARNEIRO.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - MULTICOLORIDO - 08

Multicolorido / Ovo Surpresa (Lápis de Cor) / Caderno de Magias / Baú Biruta (Elefante) / Hora da Música (Pombinha Branca) Multicolorido Em um dia cinzento e sem graça, a Galinha Pintadinha e o Galo Carijó tentam animar o Pintinho mostrando novas cores. Caderno de Magias A Borboletinha e o Borboleto tentam criar uma mágica para a Escola de Magia. Após tentarem copiar do caderno da Madrinha, eles conseguem fazer suas próprias mágicas funcionarem.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - O PLANETA VIOLETA - 09

O Planeta Violeta / Ovo Surpresa (Ioiô) / As Luzes do Palco / AEIOU (Letra I) / Pintura Mágica (Cão Amigo) O Planeta Violeta A Galinha Pintadinha e sua família vão se aventurar no espaço sideral! Conhecerão o nosso Sistema Solar e até novos planetas, mas o que eles não esperavam era encontrar novos amigos tão parecidos. As Luzes do Palco As Naftalinas se preparam para fazer um show e mostrar seus instrumentos.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - RADIO DORO

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM RADIO DORÔ (HQ 114) Doroteia encontra um gravador na sua caixa de brinquedos e tem uma super ideia: fazer um programa de rádio sobre os sons do quintal. Objetivo educacional: Falar sobre sons, estimular a criatividade. Personagens: Ofélia, Ludovico, Doroteia, Osório e Minhoquias. Roteiro: Radhi Meron
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM 22 - CONT.HISTORIAS 2020 - PATRICIA TORRES E KALINDE BRAGA

Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM -DOIS MÁGICOS

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM DOIS MÁGICOS (HQ 126) Osório e Ofélia decidem se inscrever em uma competição de magica. Agora sobrou pro Ludovico se dividir entre os dois amigos. Personagens: Ludovico, Osório e Ofélia. Roteiro: Radhi Meron
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM 23 - CONT.HISTORIAS 2020 - KÁTIA PECAND E LETICIA CHIOCHETTA

Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - FESTA DO PIJAMA

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM FESTA DO PIJAMA (HQ 106) Doroteia e Ofélia resolvem fazer uma festa do pijama no quintal, empolgadas organizam tudo, fazem convites, montam barraca. Mas como sempre, Doroteia esquece algo... Personagens: OFÉLIA, DOROTEIA, MINHOQUIAS Roteiro: Radhi Meron
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

A RUA DO CEBOLINHA

O bairro do Limoeiro ganhou uma nova rua, será uma homenagem ou mais um plano do Cebolinha?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

ABDUZIDOS?

Mônica e o Bidu são capturados por etês que falam “elado”. Só pode ser outro plano do Cebolinha e... espera! Os homens do espaço pegaram ele também?! E agora, como escapar do disco voador?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

ALGUÉM PARA CUIDAR DE MIM!

O Cebolinha promete que vai tomar conta da sua irmãzinha, a Maria Cebolinha. Só que ele não contava com um irrecusável jogo de futebol bem na hora que ele está com ela. Será que ele vai conseguir tomar conta da irmã e jogar ao mesmo tempo? Nunca duvide do nosso querido Cebolinha.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

DESMANCHA PRAZERES

Shaun convence Bitzer a participar de seu jogo de Cricket, mas Bitzer está mais preocupado com as condições do campo do que com o jogo. Os animaizinhos que moram debaixo da terra, infelizes com o jogo que acontece acima, resolvem agir e logo tudo se transforma em guerra total.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

UM DIA DAAAAQUELES

O rebanho não reconhece Shaun quando ele perde uma das suas características mais marcantes. Seu velho amigo Bitzer o ajuda a rastrear o que foi perdido, mas não antes de Shaun se tornar muito apegado a uma das galinhas...
Conheça o Programa
livre
DIÁRIO DE LULI

DIÁRIO DE LULI - 17 - O DIA DAS PROFISSÕES - PARTE 1

Em casa, Luli conta o que aprendeu na escola, enquanto Rodrigo prepara uma comida estranha e a mãe trabalha. Ela se queixa que Diana está sempre muito ocupada. A diretora anuncia a semana das profissões. Os alunos devem levar alguém da família. Fiorella desafia Luli a levar Diana. Ela tenta convencer a mãe. Em sala, a mãe da Fiorella fala sobre moda. Luli implora pra mãe ir na semana das profissões e ela aceita. Luli percebe que não sabe o que a mãe faz. Diana convida Luli a passar um dia com ela no trabalho.
livre
Tá Certo?

TÁ CERTO? - III - 117 - COM CONVIDADOS HUMANOS

Warley e Tosco recebem um time de jogadores de basquete que participam do game com o time do programa, formado por Bob, Edwirges e Dudu.
Conheça o Programa
livre
Valentins

18 - A GOVERNANTA

Os Valentins precisam lidar com a estranha governanta Conceição Castanheira. Cheia de regras, ela obriga as crianças a tomarem um fortificante que os deixa sonolentos. No dia seguinte, já desconfiadas, descobrem que seus ratinhos podem estar correndo perigo.
Conheça o Programa
livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 357

Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 9 - BIBLIOTECA PARQUE VILLA LOBOS E PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA

Um parque onde a acessibilidade e a inclusão foi o ponto de partida. Essa pode ser a melhor definição do Parque Villa Lobos, um dos mais frequentados pela população de São Paulo e que, diariamente, oferece inúmeras opções culturais. Entre elas, a BVL, Biblioteca Villa Lobos, uma das finalistas do Prêmio “Biblioteca Pública do Ano”, concedido durante o congresso mundial da “IFLA”, Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecária. Neste programa, Felipe e Tuti mostram porque o Parque Villa Lobos e sua biblioteca dão um show de acessibilidade e qualidade.
Conheça o Programa
livre
SUPER IDEIAS

VIDA E MORTE

SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 6: VIDA E MORTE As invenções têm o poder de salvar vidas e colher a morte. Examinamos quatro criações pioneiras que mudaram a vida como a conhecemos. O dispositivo foi testado pela primeira vez em um presidente moribundo, uma pequena caixa que mantém milhões de corações batendo, uma arma que cospe chumbo quente e uma inovação técnica com infinitas possibilidades.
livre
Futurando

FUTURANDO - 178

Confira nesta edição do Futurando: - Por que as bactérias estão cada vez mais resistentes aos antibióticos? Elas se multiplicam através da divisão celular, mas, às vezes, ocorre um erro nesse processo, dando origem a patógenos mutantes. Sem as bactérias normais, eliminadas pelos antibióticos existentes, esses patógenos não têm concorrência e conseguem se reproduzir livremente. - O Futurando explica também como é possível evitar o aumento da resistência a antibióticos, muitas vezes provocado pelo uso indiscriminado desse tipo de medicamento. Em 15 anos, o consumo de antibióticos cresceu 65%. Algumas das novas condutas adotadas por médicos incluem evitar antibióticos de amplo espectro e receitar medicamentos pelo menor tempo possível. O Futurando mostra os resultados dessa forma de terapia. - Com os patógenos cada vez mais resistentes, é importante buscar novos medicamentos. Uma pesquisadora estuda se micro-organismos encontrados em manguezais da Indonésia podem ser fonte de substâncias para a elaboração de novos antibióticos. - Há alguma alternativa quando um paciente não reage mais a antibióticos? No leste europeu, o uso de bacteriófagos já está bastante disseminado, mas ainda é proibido na União Europeia. Trata-se de um tipo de vírus que se acopla a uma célula bacteriana e a elimina. O Futurando explica como funciona o tratamento. - Há meses o Sars-Cov-2, o novo coronavírus, não sai das manchetes. Em todo o mundo, há cerca de 3 mil tipos de vírus classificados - e milhões ainda desconhecidos. Esses germes microscópios não são considerados criaturas independentes. Precisam de células hospedeiras para se replicar. O Futurando explica esse processo. - Confira também uma entrevista com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, que explica o trabalho da fundação em parceria com a OMS na busca por medicamento contra a covid-19 e fala sobre a necessidade de coordenação política para lidar com a pandemia.
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

41 - PINACOTECA DE SP

UMA VIAGEM NO TEMPO ATÉ A SÃO PAULO DO INÍCIO DO SÉCULO XX, QUE CRESCIA EM TORNO DA ESTAÇÃO DA LUZ E ERA REDESENHADA COM A CHEGADA DE IMIGRANTES, EM BUSCA DE UMA PROFISSÃO E UMA NOVA VIDA. ESTE É O GRANDE IMPACTO AO ENTRARMOS NO PRÉDIO QUE HÁ QUASE 120 ANOS ABRIGAVA O LICEU DE ARTES E OFÍCIOS. MAIS TARDE, O EDIFÍCIO PASSOU A RECEBER A COLEÇÃO DESTE QUE É O MUSEU MAIS ANTIGO DA CIDADE. PINTURAS QUE MOSTRAM UM POUCO DO BRASIL E DO MUNDO, MAS PRINCIPALMENTE DAS ORIGENS E DA BELEZA DO POVO PAULISTA. ARTISTAS COMO ALMEIDA JÚNIOR, BENEDITO CALIXTO, ELISEU VISCONTI, HENRIQUE BERNARDELLI E ANITA MALFATTI LEVAM O VISITANTE AOS PRAZERES E DESCOBERTAS DE UM DOS MELHORES TOURS DE ARTE DO BRASIL.
Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 23/05/2020

Conheça o Programa
n
A CIDADE INVISÍVEL DE ROMA

livre
Roda Viva

FELIPE NETO (2020)

AFINAL, O QUE É PRECISO PARA OCUPAR O CENTRO DESTA QUE É A RODA MAIS TRADICIONAL DE ENTREVISTAS DA TV BRASILEIRA? O NOSSO CONVIDADO DESTA NOITE DEU NÓ NA CABEÇA DE MUITA GENTE. PEÇO EMPRESTADO UM TRECHO DE REPORTAGEM DO MATHEUS PICHONELLI NO UOL DE HOJE, QUE CLASSIFICOU NOSSA ENTREVISTA DESTA NOITE COMO HISTÓRICA: "VOCÊ QUE ME LÊ NO PASSADO, O MUNDO MUDOU. SÓ VOCÊ NÃO REPAROU". SIM, QUEM MEDE A RELEVÂNCIA DO ENTREVISTADO PELA IDADE OU PELA SISUDEZ PODE TER ESTRANHADO. MAS QUEM NAVEGOU PELA INTERNET NA ÚLTIMA DÉCADA, TEM FILHOS OU SOBRINHOS E ACOMPANHA POLÍTICA SABE MUITO BEM QUEM ELE É E POR QUE ESTÁ AQUI. DONO DE UM CANAL NO YOUTUBE COM 38 MILHÕES DE INSCRITOS E DE UM PERFIL NO TWITTER COM MAIS DE 11 MILHÕES DE SEGUIDORES, ELE ALCANÇA MAIS PESSOAS EM SUAS PUBLICAÇÕES QUE O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO. E ISSO TALVEZ EXPLIQUE O REBULIÇO DE SUA PRESENÇA AQUI, PARA USAR UMA PALAVRA QUE ELE DESENTERROU E POPULARIZOU. COM VOCÊS, VIA SATÉLITE E NO CENTRO DO RODA VIVA, SIM, O INFLUENCIADOR DIGITAL E EMPRESÁRIO FELIPE NETO. PARA ENTREVISTAR O FELIPE NETO NESTA NOITE NÓS CONVIDAMOS: RACHEL SHERAZADE, ÂNCORA DO SBT BRASIL MARILIZ PEREIRA JORGE, COLUNISTA DA FOLHA DE S.PAULO E DO CANAL MY NEWS TICÁ ALMEIDA, HEAD DE COMUNICAÇÃO DO TWITTER BRASIL CAROL PIRES, COLABORADORA DO NEW YORK TIMES NO BRASIL E COLUNISTA DA REVISTA ÉPOCA E EDGARD PICCOLI, APRESENTADOR DA REVISTA MORNING SHOW, DA JOVEM PAN
Conheça o Programa
livre
Clássicos

ORQUESTRA SINFÔNICA ESTATAL RUSSA/TERJE MIKKELSEN/PHILIPP KOPACHEVSKY

Conheça o Programa
livre
MINIDocs

DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

Conheça o Programa
livre
Vox Populi

SILKI

SILK (FAQUIR)//AOS VINTE ANOS REALIZOU SUA PRIMEIRA FACANHA:FICOU DOZE DIAS ENTERRADO VIVO EM FLORIANOPOLIS,DEPOIS DISSO FOI COLOCADO ALGEMADO E COM OS PES ATADOS DENTRO DE UMA CAIXA METALICA E FOI JOGADO NO RIO GUAIBA:FILIADO AO SINDICATO DE ILUSIONISMO E TRABALHOS CIENTIFICOS DE PARIS,POR QUATRO VEZES BATEU O RECORD MUNDIAL DE RESISTENCIA FISICA A FOME.EM MAIO DE 1980,JA COM CINQUENTA E OITO ANOS(58)CONSEGUIU BATER SEU PROPRIO RECORD DE JEJUM-FICOU 115 DIAS SEM COMER ACOMPANHADO DE COBRAS E DEITADO EM CAMA DE PREGOS
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A CONSTRUCAO DO ROMANCE - O TEMPO NARRATIVO

No terceiro episódio da série "A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE", o professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas e escritor amazonense Milton Hatoum explora os labirintos do tempo na construção narrativa deste difícil gênero literário que elegeu como seu na publicação da sua primeira obra "Viagem a um certo Oriente", de 1989, e na seguinte "Dois Irmãos", publicado 12 anos depois, em 2000. Ganhou, com cada um de seus livros, o Prêmio Jabuti, categoria romance, da Câmara Brasileira do Livro. Durante o programa, Hatoum - que é também poeta bissexto (publicou poemas na revista Babel em 1979) e ensaísta (é dele o prefácio para o livro "O Oriente é uma Invenção do Ocidente", do inglês Eduard Said - analisa questões relacionadas às semelhanças e diferenças entre gêneros literários através da obra de vários autores e assim como as influências da cultura árabe e da cidade de Manaus no seu processo criativo e o trabalho com as palavras.
livre