Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sexta-Feira, 22 de Novembro

ABERTURA DA EMISSORA

INGLÊS COM MÚSICA III

PRICE TAG ( JESSIE J.) SÁBADO

A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 36 COMPETÊNCIAS BNCC - 19/10/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS, QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS A PARTIR DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.// SEGUNDO O DOCUMENTO, O COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA É A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA, DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA.// NOSSA CONVIDADA É MARIA INÊS FINI - PRESIDENTE DO INEP.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 161 - INVEJOSO EU?

ATURÁ DE EFEITOS ESPECIAIS DA ORIBA DESAPARECE DEPOIS QUE ELA FEZ O MAIOR SUCESSO CONTANDO HISTÓRIAS NO PAIOL. TODOS DESCONFIAM QUE JÚLIO QUE ESTÁ COM INVEJA DO TALENTO DE ORIBA.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG III

TEMA: O VOVÔ NO PARQUINHO/ AS GALINHAS DA VOVÓ PIG/ CORRIDA DIVERTIDA

O Vovô no Parquinho VOVÔ PIG LEVA PEPPA E GEORGE AO PARQUINHO, MAS NÃO ENTENDE AS REGRAS DAS CRIANÇAS. As Galinhas da Vovó Pig VOVÓ PIG MOSTRA A PEPPA E GEORGE SUAS GALINHAS, ENQUANTO ALGUÉM ANDA COMENDO O ALFACE DO VOVÔ PIG. Corrida Divertida PAPAI PIG SE ESFORÇA PARA CORRER UMA CORRIDA A FIM DE ARRECADAR DINHEIRO PARA CONSERTAR O TELHADO DA ESCOLA, MAS ACHA BEM MAIS FÁCIL CORRER QUANDO UMA VESPA COMEÇA A PERSEGUI-LO.
Conheça o Programa
livre
CARLOS II

O PASSADO DE PORCO BOLO

EPISÓDIO ESPECIAL REVELANDO UM POUCO DO PASSADO MISTERIOSO DE PORCO BOLO E UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O VILÃO.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

UMA AMIGA LISTRADINHA

Bubu e Bonie estão colhendo amoras e têm a ideia de convidar Biel para brincar. Biel diz não às investidas das irmãs, que decidem investigar o porquê da recusa. Bubu e Bonie seguem Biel escondidas, quando ouvem ele conversando com a lagartinha listradinha. As duas vão à caça da lagarta no esconderijo de Biel e não encontram nenhuma lagartinha listradinha, mas descobrem uma “casinha” de borboleta. Biel as surpreende em seu esconderijo, explicando que estava realizando um experimento científico: a sua amiga lagartinha era um ovinho, e depois fez uma “casinha” e foi dormir. De repente, a casinha começa a se mexer e, de dentro, sai uma borboleta, que explica o processo da metamorfose. Papai Coruja assobia e o trio voa para casa com as borboletas, onde ele fala sobre o quão legal é podermos dividir o que descobrimos e aprendemos. Mamãe encerra a noite cantando a canção “Transformação”.
Conheça o Programa
livre
MOLANG

MOLANG - 27 O SIDECAR / O PRESENTE

O Sidecar Molang e Piu Piu encontram a última peça de um quebra-cabeça que autoriza um de seus amigos a ganhar um magnífico sidecar. Agora, eles só têm que encontrar seu amigo e dar a ele. Mas onde ele está se escondendo? O presente Molang e Piu Piu têm um presente de aniversário para um de seus amigos. Eles querem enviá-lo para ele, mas o carteiro já chegou e se foi. Agora, eles devem conduzir uma perseguição em alta velocidade para alcançá-lo, mas onde esta perseguição de alta velocidade vai acabar?
Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 18

A mais extravagante de todas: A prima chique de Blaine, Olivia, faz uma visita ao castelo e questiona a habilidade de Nella de ser tanto uma princesa, quanto uma amazona. Prática leva à perfeição: Quando Nella perde um torneio de cavaleiros, ela está disposta a praticar para melhorar suas habilidades.
Conheça o Programa
livre
RUSTY RIVETS II

RUSTY RIVETS II - 06 - A FÓRMULA 500 / RUSTY E O GELO

Frankie Fritz desafia Rusty e Ruby para uma corrida em torno de Sparkton Hills. Como prêmio os carros de cada competidor estão valendo como aposta. Rusty e Ruby tentam evitar que a feira de arte da escola seja congelada por Frankie Fritz e sua nova invenção, o Frankford.
Conheça o Programa
livre
SHIMMER E SHINE III

13 - BRILHANTE BAGUNÇA / O CRISTAL QUEBRADO

As meninas visitam a Gênia do Glitter para aprender a magia de glitter, mas algo está atrapalhando Shimmer em suas magias. As meninas visitam a Princesa Gem, que as levam para debaixo d'água para ajuda-lá a reunir cristais no lindo recife de coral.
Conheça o Programa
livre
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II - 13

As seis amigas encenam uma peça que ilustra como Unicórnios, Pégasos e Pôneis da Terra puseram de lado suas diferenças e fundaram Equestria.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 10 - A VISITA REAL

Sunny e seus amigos visitam o palácio para um baile real de boas-vindas ao Príncipe Dudley, primo egoísta das Princesas. Dudley logo se encontra em uma situação difícil, precisando de Sunny para resgatá-lo, e descobre que mesmo os príncipes precisam de ajuda às vezes.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA III

FESTIVAL DA GELEIA/ OS FILHOTES SALVAM UM PORCO NO WINDSURFING

O FESTIVAL DA GELÉIA É o festival anual de geleia, mas todas as frutas foram levadas pelas formigas. Cabe aos filhotes atraírem as formigas e salvarem o dia. FILHOTES SALVAM UM PORCO NO WINDSURFING Zuma e os filhotes precisam resgatar o porco Cornelius depois que ele entra em perigo após praticar windsurfing com uma prançha emprestada
Conheça o Programa
livre
PJ MASKS - HERÓIS DE PIJAMA

LAGARTIXO TAMANHO GIGANTE

QUANDO UM ACIDENTE TRANSFORMAR O LAGARTIXO EM UM LAGARTIXO GIGANTE, ELE CRIA UMA ENORME BAGUNÇA PELA CIDADE.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XII

XII - 06 - COMPETIÇÃO RANCOROSA/ DIESEL BRILHANTE

Bloco 1 - Competição Rancorosa (Brasil) Raul, a locomotiva brasileira a vapor, é super competitiva! Ele transforma todas as tarefas chatas em um jogo. Isso pode ser divertido porque os jogos são ótimos! Mas também pode levar a problemas quando o jogo passa a ser sobre ganhar a qualquer custo ... Bloco 2 - Diesel Brilhante (Sodor) Quando algumas locomotivas acham que a vida seria mais fácil sem o Diesel, ele decide ensinar-lhes uma lição escondendo-se. Mas o plano dele sai pela culatra quando nenhuma das locomotivas vai procurá-lo! Diesel é pintado com tinta que brilha no escuro e prega uma peça nas outras locomotivas, mas Nia e Paxton o surpreendem de volta!
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

15 - A GRANDE COROA ANIMAL

QUANDO A COROA ANIMAL É PERDIDA NO FUNDO DO OCEANO, BLAZE SE TRANSFORMA EM UM TUBARÃO SUPER-RÁPIDO. ELE TERÁ QUE NADAR RÁPIDO – OU ESMAGADOR PODERÁ CHEGAR À COROA PRIMEIRO.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 09

Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Ananá, um abacaxi que vai dar sua primeira festa de aniversário e está apreensiva porque não sabe dançar a hula mesmo morando no Havaí. Vivi vai ensinar a Ananá uma nova e surpreendente coreografia.
Conheça o Programa
livre
O SHOW DA LUNA II

BEM-VINDA, NEVE!

Os finais de semana de neve são os mais divertidos para a dupla de irmãos Luna e Júpiter. Tanta coisa legal pra fazer e para brincar. Criar bonecos de neve malucos é o que Luna mais gosta e é durante essa brincadeira que surge uma pergunta: afinal, o que é neve? Depois de um experimento divertido e curioso o trio entra em um faz de conta ainda mais divertido e como cristais de neve descobrem o que é e como nasce a neve.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 9

Acaba a energia elétrica na oficina. Nada de videogame ou desenhos animados! Senninha e Neco terão de usar a imaginação para brincar. Acabam se divertindo muito!
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - MOLIBA MAKASI

QUINTAL DA CULTURA VI PGM MOLIBA MAKASI (HQ 13) Ludovico e Ofélia passam pelo mesmo drama: estão atrasados para fazer as tarefas da escola, que são para o dia seguinte! Até que a canção “Moliba Makasi” traz a solução para os dois, que dão conta de fazer tudo e ainda terminam se divertindo.
Conheça o Programa
livre
TORDESILHAS - SÉRIE I

A MALDIÇÃO DO ANEL

A Maldição Do Anel Os Bandeiras enfrentam mil aventuras ao procurar um misterioso tesouro que seria um anel com poderes mágicos, mas, aos poucos, Amberê percebe que as aventuras estão se repetindo e, na verdade, o bando está preso em um loop temporal.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A COZINHA JÁ NÃO É UM LUGAR SEGURO

Barulhos estranhos fazem a Mônica e Magali acreditarem que a pia da cozinha está assombrada.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A MÁQUINA DE LAVAR ASSOMBRADA

Quando o Cascão vai dormir na casa do Cebolinha, a noite chuvosa o deixa apavorado. E quando vão para a cama, tudo piora com o barulho molhado que vem da lavanderia. É apenas a máquina de lavar roupa. Ou será que não? Tem alguma coisa estranha aqui..
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO

JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO - 22/11/2019

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 18

BLOCO 1 ABERTURA (ELMO FAZ SOZINHO)-01:00:39:02 - 01:02:27:17 É um grande dia para Elmo; ele vai sair com seu pai e vai se arrumar sozinho. CLIPE (EXPLORAÇÃO CIENTÍFICA)-01:02:27:17 - 01:04:24:21 AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO(LOST ELEPHANT)-01:04:24:22 - 01:09:22:08 Ênio e Beto estão em um safari no leste da África quando eles encontram um bebê elefante perdido. Eles devem fingir ser elefantes para que o bebê os siga, e então seguir as pegadas de elefante para ajudar o bebê a voltar à sua manada. HISTÓRIA CENTRAL (PRIMA DO COME-COME)-01:09:22:09 - 01:12:31:20 Come-come está cuidando de sua priminha bebê, que não para de chorar; Elmo o ajuda a cuidar da neném e ela finalmente se acalma. BLOCO 2 CELEBRIDADE (JAIR OLIVEIRA E TANIA KHALILL– HORA DE DORMIR)-01:12:51:00 - 01:14:15:09 Tania e Jair estão tentando fazer Elmo dormir, contam histórias para ele, mas Elmo está tão contente com a presença dos dois que não consegue pegar no sono. Tania e Jari resolvem cantar uma cantiga de ninar, mas quem pega no sono são eles. QUADRO EXTRA (PSA DOAR É LEGAL)-01:14:15:10 - 01:16:49:10 Elmo, Lily e o pai de Elmo estão vendo as roupas do Elmo que podem ser doadas Elmo e Lily participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, escolhem quais objetos podem ser doados. MUNDO DE ELMO (BEBÊS)-01:16:49:11 - 01:23:54:12 Elmo e seus amigos descobrem o que os bebês fazem. ENCERRAMENTO (TUMITINHAS)-01:23:54:13 - 01:26:33:16 Elmo, Bel e as crianças se juntam para brincar de ciranda; Abby chega apressada, não pra brincar, mas pra conhecer alguém que ela sempre ouviu falar, muito conhecido nas cantigas de roda.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

UMA AMIGA LISTRADINHA

Bubu e Bonie estão colhendo amoras e têm a ideia de convidar Biel para brincar. Biel diz não às investidas das irmãs, que decidem investigar o porquê da recusa. Bubu e Bonie seguem Biel escondidas, quando ouvem ele conversando com a lagartinha listradinha. As duas vão à caça da lagarta no esconderijo de Biel e não encontram nenhuma lagartinha listradinha, mas descobrem uma “casinha” de borboleta. Biel as surpreende em seu esconderijo, explicando que estava realizando um experimento científico: a sua amiga lagartinha era um ovinho, e depois fez uma “casinha” e foi dormir. De repente, a casinha começa a se mexer e, de dentro, sai uma borboleta, que explica o processo da metamorfose. Papai Coruja assobia e o trio voa para casa com as borboletas, onde ele fala sobre o quão legal é podermos dividir o que descobrimos e aprendemos. Mamãe encerra a noite cantando a canção “Transformação”.
Conheça o Programa
livre
TRANSFORMERS RESCUE BOTS III

TRANSFORMERS RESCUE BOTS III - 25 - HOJE E PRA SEMPRE

Os Recue Bots fazem um último sacrifício para salvar Griffin Rock.
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

15 - A GRANDE COROA ANIMAL

QUANDO A COROA ANIMAL É PERDIDA NO FUNDO DO OCEANO, BLAZE SE TRANSFORMA EM UM TUBARÃO SUPER-RÁPIDO. ELE TERÁ QUE NADAR RÁPIDO – OU ESMAGADOR PODERÁ CHEGAR À COROA PRIMEIRO.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XII

XII - 06 - COMPETIÇÃO RANCOROSA/ DIESEL BRILHANTE

Bloco 1 - Competição Rancorosa (Brasil) Raul, a locomotiva brasileira a vapor, é super competitiva! Ele transforma todas as tarefas chatas em um jogo. Isso pode ser divertido porque os jogos são ótimos! Mas também pode levar a problemas quando o jogo passa a ser sobre ganhar a qualquer custo ... Bloco 2 - Diesel Brilhante (Sodor) Quando algumas locomotivas acham que a vida seria mais fácil sem o Diesel, ele decide ensinar-lhes uma lição escondendo-se. Mas o plano dele sai pela culatra quando nenhuma das locomotivas vai procurá-lo! Diesel é pintado com tinta que brilha no escuro e prega uma peça nas outras locomotivas, mas Nia e Paxton o surpreendem de volta!
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA III

FESTIVAL DA GELEIA/ OS FILHOTES SALVAM UM PORCO NO WINDSURFING

O FESTIVAL DA GELÉIA É o festival anual de geleia, mas todas as frutas foram levadas pelas formigas. Cabe aos filhotes atraírem as formigas e salvarem o dia. FILHOTES SALVAM UM PORCO NO WINDSURFING Zuma e os filhotes precisam resgatar o porco Cornelius depois que ele entra em perigo após praticar windsurfing com uma prançha emprestada
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 10 - A VISITA REAL

Sunny e seus amigos visitam o palácio para um baile real de boas-vindas ao Príncipe Dudley, primo egoísta das Princesas. Dudley logo se encontra em uma situação difícil, precisando de Sunny para resgatá-lo, e descobre que mesmo os príncipes precisam de ajuda às vezes.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 9

Acaba a energia elétrica na oficina. Nada de videogame ou desenhos animados! Senninha e Neco terão de usar a imaginação para brincar. Acabam se divertindo muito!
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - MOLIBA MAKASI

QUINTAL DA CULTURA VI PGM MOLIBA MAKASI (HQ 13) Ludovico e Ofélia passam pelo mesmo drama: estão atrasados para fazer as tarefas da escola, que são para o dia seguinte! Até que a canção “Moliba Makasi” traz a solução para os dois, que dão conta de fazer tudo e ainda terminam se divertindo.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A COZINHA JÁ NÃO É UM LUGAR SEGURO

Barulhos estranhos fazem a Mônica e Magali acreditarem que a pia da cozinha está assombrada.
Conheça o Programa
livre
WORLD OF WINX - II

WORLD OF WINX - II - 12 - VELHOS AMIGOS E NOVOS INIMIGOS

As alianças mudaram: A Rainha perde seus poderes do mal por causa de seu amor pelo Matt. Depois de brigas e desentendimentos, as Winx, Tigrinha e o Xamã se unem contra Jim, pois acham que ele tem planos obscuros.
livre
VALENTINS II

10 - NÃO ABRA A PORTA PARA ESTRANHOS

Em noite de tempestade, os Valentins recebem um visitante inesperado. No dia seguinte, Betina conversa com a mãe no capacete e é encorajada a consertá-lo, mas as coisas não saem como o esperado.
Conheça o Programa
livre
EU SOU FRANKY II

49 - FRANKY GANHA PALADAR

Sabrina fica sabendo que Kassandra tem certeza que Sofia está mais perto do que nunca e percebe que é hora de viajar ao laboratório para sair da carcaça robótica e voltar a ser quem é. Antes de sua volta, decide dar um presente à Franky e instala um chip que a faz sentir sabores, e agora a androide se transforma em fanática em sorvetes.
Conheça o Programa
livre
PAPO DE MÃE II

MEU FILHO É UM TALENTO

Tem gente que parece que já nasce com um dom. Ainda crianças, revelam algum talento, que pode ser na música, nas artes ou em outra área. Para este papo nossos convidados são o produtor musical, Marcelo Casa Nossa e a Gleiciane Caetano de Souza, mãe do Ruan, de 13 anos e do Renan, de 4. O Renanzinho Batuqueiro já é famoso, tem milhares de seguidores nas redes sociais! Neste Papo de Mãe sobre filhos que são talentosos teremos a apresentação do Renanzinho com os músicos profissionais Rodrigo FR e Gurebah.
Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

PEDRO ALTERIO + BRUNO PIAZZA - MÚSICA DOS DOIS

Despretensiosos e descontraídos, os jovens músicos, contam como foi intuitiva sua parceria. Nos surpreendendo com a maturidade de suas interpretações, cheias de boas referências.
Conheça o Programa
livre
PADRE BROWN V

PADRE BROWN V - O HOMEM PENITENTE

EP 15 - O HOMEM PENITENTE - Flambeau está preso sob suspeita de assassinato. Quando o padre Brown o visita, ele nega ter matado seu companheiro Flynn e pede ao padre para ouvir sua confissão caso ele seja condenado. A esposa da vítima, Peggy, conta ao Padre Brown que ela testemunhou Flambeau arrastando o corpo de Flynn e jogando-o no rio. Durante julgamento, Padre Brown fica chocado ao ouvir Flambeau se declarar culpado e depois ser sentenciado à morte por enforcamento. No entanto, ele percebe que o Flambeau não é a vítima em tudo isso, ele é o arquiteto. Mas e se o seu plano sair pela culatra?
Conheça o Programa
14
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - 22/11/2019

Conheça o Programa
n
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 22/11/2019

Conheça o Programa
n
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1308

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A VIDA DO ARTISTA PLÁSTICO QUE LUTOU PELA CONSERVAÇÃO DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO. CONHEÇA TAMBÉM A DESCOBERTA DO PRIMEIRO ORGANISMO TERRESTRE DA AMÉRICA LATINA QUE EMITE LUZ AZUL. E AINDA,RELATÓRIO CIENTÍFICO ALERTA PARA O RISCO DE UMA GRAVE ESCASSEZ DE ÁGUA NO BRASIL. O DOCUMENTO MOSTRA QUE É PRECISO USAR DE FORMA EFICIENTE OS RECURSOS HÍDRICOS DO PAÍS. UMA LARVA DE INSETO LUMINOSA PODERÁ CONTRIBUIR PARA A DETECTAÇÃO DE CÉLULAS COM CÂNCER. E A HISTÓRIA DE FRANS KRAJCBERG EM DEFESA DA AMAZÔNIA É CONTADO NO FILME DE REGINA JEHÁ.
Conheça o Programa
n
PERSONA EM FOCO

GRANDE OTELO - IN MEMORIAN

Conheça o Programa
14
ENSAIO

RACIONAIS

Conheça o Programa
livre
VISCERAL BRASIL - AS VEIAS ABERTAS DA MÚSICA II

VISCERAL BRASIL - 11 - ENCANTAMENTO DA TERRA

Encantamento da terra – com João do Pife João do Pife, personalidade ímpar de Caruaru - Pernambuco, um contador de histórias e causos que enaltece a simplicidade de um instrumento que, feito de uma taboca, se reinventou na sonoridade encantadora, que remete a ancestralidade que tem na terra a raiz.
livre
AMAZÔNIA LEGAL

11 - MADEIRA

MATA ADENTRO, RAMOM MORATO SEGUE EM BUSCA DE UM ARRANJO PRODUTIVO ABUNDANTE EM MATÉRIA-PRIMA E COM GRANDE POTENCIAL DE GERAÇÃO DE RENDA PARA O HOMEM DA FLORESTA. O ARRANJO PRODUTIVO DA MADEIRA, REALIZADO VIA MANEJO FLORESTAL, É APONTADO POR MUITOS COMO UMA ALTERNATIVA CONSCIENTE E VIÁVEL PARA TORNAR A CADEIA DA MADEIRA COMPETITIVA FRENTE À PRODUÇÃO DE MADEIRA ILEGAL E BARRAR O DESMATAMENTO NA REGIÃO. NA COMUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO RIO NEGRO TUMBIRAS, O DOCUMENTARISTA CONHECE O PROJETO MANEJAR PARA CONSERVAR. O MAIOR DESAFIO DO PROJETO É TRANSFORMAR O EXPLORADOR TRADICIONAL DE MADEIRA EM MANEJADOR DE FLORESTA. NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA, HÁ 300KM DA CAPITAL, RAMOM CONHECE UM EMPREENDIMENTO MADEIREIRO QUE PROVA QUE É POSSÍVEL EXPLORAR MADEIRA DE FORMA MANEJADA EM LARGA ESCALA DE FORMA SUSTENTÁVEL. JÁ NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU, JOVENS DA CAMERATA DE UKULELE UTILIZAM MADEIRA RECICLADA NA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS. INICIATIVAS COM O USO RACIONAL DA MADEIRA NO CAMPO COMUNITÁRIO, EMPRESARIAL E SOCIAL REVELAM TODO O POTENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE UM GRANDE ARRANJO PRODUTIVO MADEIREIRO.
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 22/11/2019

Conheça o Programa
n
SAUDE BRASIL

URTICÁRIA CRÔNICA ESPONTÂNEA

Você já ouviu falar em Urticária? É uma doença mais comum do que imaginamos. Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida. Neste educativo vamos conhecer mais sobre as Urticárias e suas características. Falaremos principalmente sobre a Urticária Crônica Espontânea, o tipo que mais afeta a qualidade de vida dos pacientes. Saiba que Urticária Crônica Espontânea tem tratamento, por isso, procure ajuda médica e não conviva com esse problema!
Conheça o Programa
livre
REPERTÓRIO POPULAR

REPERTÓRIO POPULAR - SHOW DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Reedição de show gravado em 1998, no Teatro Sesc Pompéia, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Apresentaram-se no palco de Sandra de Sá, Hyldon, Thaide e DJ Hum e Cláudio Zolli.
Conheça o Programa
livre
A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

10
NOSSA LÍNGUA 2010

DIALETO CAIPIRA

BLOCO 1 Felipe e Tininha citam trecho da canção “Viola Quebrada”, de Mário de Andrade, que retrata o modo de falar e de ser do homem do campo. O Povo Fala responde a enquete: “você conhece a origem do termo “caipira”?” O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “caipira”. Felipe Reis entrevista o professor de língua portuguesa Manoel Mouri Santiago, coordenador do Projeto Caipira, da USP, que fala sobre as variantes do português brasileiro e dos registros da linguagem do falar “caipira”. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a conjugação dos verbos “ver”, “mandar”, “fazer” e “deixar” quando vêm seguidos de outros verbos no infinitivo pedem o uso dos pronomes oblíquos no padrão culto da língua. BLOCO 2 Trecho da canção “Viola Quebrada”, de Mário de Andrade, na interpretação de Inezita Barroso para ilustrar o tema. Felipe Reis entrevista o professor de língua portuguesa Maurício Soares Filho que fala sobre a linguagem usada por Mário de Andrade, em “Viola Quebrada”. Tininha fala que não é só na música que a cultura caipira se manifesta. Ela também aparece no cinema. Trechos do filme “Jeca Tatu”, de Milton Amaral, para ilustrar o tema. O quadro “Curiosidades” traz o significado da expressão “jeca-tatu”. Tininha Mello entrevista o professor Maurício Soares Filho que fala sobre a relação do personagem Jeca Tatu com a língua portuguesa. Trecho do filme “Marvada Carne”, de André Klotzel, para ilustrar o tema. BLOCO 3 Tininha Mello entrevista o cantor, compositor e pesquisador Paulo Freire que fala sobre a importância da música caipira para a cultura brasileira. Fala também das suas composições e seu romance Jurupari que tem como tema central a figura do violeiro e as histórias do sertão mineiro. O Jornal Nossa Língua traz como notícia principal um trecho da crônica “O almoço do muchirão”, de Cornélio Pires. Esse trecho é dramatizado pelos atores Felipe Reis, Tininha Mello com a participação do produtor Mauro Muraro. O repórter Felipe Reis conversa com as pessoas na rua pra saber se já participaram de algum “muchirão”. O âncora Gelson Babosa recebe no estúdio o professor de língua portuguesa Henrique Santos Braga que fala sobre o trecho da crônica apresentada, de Cornélio Pires. Felipe Reis e Tininha Mello encerram o programa ao som de Chico Mineiro, de Tonico e Francisco Ribeiro, na interpretação de Tonico e Tinoco.
Conheça o Programa
livre