Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 22 de Março

ABERTURA DA EMISSORA

Especial Cultura Meio Ambiente

MICRO MACRO 10

PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE CULTIVOS ILICITOS (COLOM- BIA), KAMAYOO (PERU) E ABRACO VERDE (BRASIL).
Conheça o Programa
livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 17

EP 17 - Neste programa vamos conhecer Eduardo, que trabalha em um banco e apresenta a primeira linha de crédito específica para quem quer comprar bikes elétricas. A Aliança Bike mostra uma pesquisa sobre a tendência no mercado de bicicletas elétricas no Brasil. Um bate papo com a atleta de Mountain Bike, Babi Jechow, que conta sobre suas experiências e sua vida em relação à bicicleta. E para fechar o programa, Juli Hirata, bióloga e ciclista, conta sobre o Projeto Extremos das Américas.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO 2019

Cuidar da saúde exige diversas atitudes no nosso dia a dia. Dentre essas atitudes, existe uma grande aliada para a nossa saúde na prevenção de diversas doenças: as vacinas, uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa, para uma doença particular. Neste educativo vamos conhecer o que são as vacinas e a importância da vacinação para a garantia e promoção da saúde.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

GRANDES COMPOSITORES: PARDINHO (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Pardinho, com a participação da dupla Carreiro e Pardinho Filho que fala da influência do músico na carreira deles. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Pardinho e Pardal, Tião carreiro, Camargo, Ramiro Viola e Pardine, Brasil e Sabiá, Simone Sperança, Dudu da Viola, Rei Gaspar e Majestade.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 568

Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 47

PESQUISAS IDENTIFICAM INIMIGOS NATURAIS NO AMBIENTE PARA DEFENDER AS LAVOURAS DE PRAGAS E INSETOS. UM LABORATÓRIO NA ESALQ/USP, EM PIRACICABA, DESENVOLVE ESTUDOS DE REFERÊNCIA NA ÁREA PARA AJUDAR O AGRICULTOR. UM PROJETO CRIADO POR UM GRUPO DE MULHERES NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SE TRANSFORMOU EM EXEMPLO PARA O PAÍS: A PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS COM QUALIDADE DE EXCELÊNCIA.
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

33 - MUSEU DA PORSCHE

UMA FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS QUE ESCREVEU BOA PARTE DO QUE O MUNDO ENTENDE HOJE COMO “BOM GOSTO”. A PORSCHE, FUNDADA POR UM ENGENHEIRO AUSTRÍACO E COM QUASE UM SÉCULO DE ATIVIDADE, TORNOU-SE UM DOS MELHORES EXEMPLOS DE SUCESSO EM DESIGN. É A BELEZA ENCONTRANDO A FUNCIONALIDADE E MARCANDO ÉPOCA. PARA CONTAR ESSA TRAJETÓRIA, DESDE OS PRIMEIROS DESENHOS ATÉ OS MODELOS MAIS RECENTES – E QUE PODEM CUSTAR MAIS DE 400 MIL DÓLARES – UM MUSEU. EM STUTTGART, NA ALEMANHA, UM PRÉDIO QUE É UM MARCO DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA ABRIGA UMA COLEÇÃO QUE FAZ VIBRAR OS APAIXONADOS POR CARROS E DESIGN. MAIS UMA ATRAÇÃO NA SÉRIE MUNDO MUSEU.
Conheça o Programa
livre
Concertos Matinais

JOÃO CARLOS MARTINS/ DAVI CAMPOLONGO(PIANO)/ NATHALIA OLIVEIRA(VIOLINO)

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo João Carlos Martins, regente Nathalia Oliveira, violino Davi Campolongo, piano 1a. parte: Johann Sebastian Bach Concerto para violino nº 1 em lá menor, BWV 1041 Allegro Johann Sebastian Bach Concerto para piano nº 1 em ré menor, BWV 1052 Allegro bis: Johann Sebastian Bach Prelúdio em dó menor, BWV 999 Johann Sebastian Bach Ária da 4ª Corda 2a. parte: Johann Sebastian Bach Concerto de Brandemburgo nº 3 em Sol Maior, BWV 1048 I. Allegro moderato II. Adagio III. Allegro Johann Sebastian Bach Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior, BWV 1068 I. Ouverture II. Air III. Gavotte I / II IV. Bourrée V. Gigue Gravação realizada em agosto de 2018 no Theatro Municipal de São Paulo
Conheça o Programa
livre
MINHA FAMÍLIA É...

MINHA FAMÍLIA É... - 13 - JOSÉ - QUEM CASA QUER CASA

O José tem 10 anos e é filho da Veridiana. Quando o José nasceu, a Veridiana morava na casa dos pais, o Alcides e a Rosa, que são os avós do José. Eles ficaram morando lá por um bom tempo. Um dia a Veridiana conheceu o Gilvan e eles se casaram, mas o José continuou morando com os avós. O Alcides e a Rosa são mais que os avós do José, são praticamente pai e mãe! A Veridiana e o Gilvan moram pertinho da casa dos avós do José, e estão sempre por perto. Todos se dão muito bem, e eles vivem em Pato Branco, uma cidade no Paraná.
livre
AFINAL QUEM É DEUS?

AFINAL, QUEM É DEUS? - 13 - AFINAL, QUEM É DEUS?

Afinal, quem é Deus? No último episódio da série reunimos todas as religiões para tentar descobrir se existe mesmo uma única resposta para essa pergunta difícil.
livre
Peppa Pig

PEPPA PIG IV - 29 A PRIMAVERA, O HELICÓPTERO DA DONA COELHA E O BEBÊ ALEXANDRE

EP 7 - Vovô Pig organiza uma caça aos ovos de chocolate para Peppa e suas amigas. EP 8 - Miss Rabbit leva Peppa e sua família para um passeio em seu helicóptero de resgate! EP 9 - Os primos de Peppa vêm visitá-la, mas o bebê Alexander é jovem demais para falar, até Peppa lhe ensinar sua primeira palavra.
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG - 21 OS BOMBEIROS / A CHAVE

Os bombeiros Molang e Piu Piu são convidados para uma festa a fantasia. Ambos se vestem como bombeiros ... longe de imaginar que iriam parar no circo. As chaves Finalmente, Molang e Piu Piu chegam à praia onde eles colocam todas as suas coisas. Seus amigos, que chegaram cedo, sugerem um jogo. Oh não! Eles deixaram as raquetes na van! Eles têm que andar todo o caminho de volta para pegá-los. Mas Molang e Piu Piu percebem que têm um problema muito mais sério: onde estão as chaves da van?
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

XII - 10 - MUITO ALTO, THOMAS!/ FORA DE LUGAR

Bloco 1 - Muito Alto, Thomas! (Itália) Thomas quer muito ser capaz de cantar ópera como seus amigos Lorenzo e Beppe, mas cantar ópera é difícil e tudo o que Thomas parece fazer é gritar bem alto! Lorenzo e Beppe se encarregam de ensinar Thomas, mas Thomas continua gritando. Eles avisam para ter cuidado ou poderá estragar a voz, mas Thomas está determinado a aprender, então continua praticando seus gritos, cada vez mais alto, até que ele não só estraga a voz, mas a perde completamente! Para piorar as coisas, Mia passa a ele uma mensagem muito importante para dar a Stefano, mas como Thomas vai passar a mensagem se ele não puder falar? Através de uma divertida combinação de assobio e mímica, Thomas consegue transmitir a mensagem, mas descobre que cantar ópera não é para ele - é melhor deixar algumas coisas para os especialistas. Bloco 2 - Fora de Lugar (Sodor) Um dia, ao nivelar o local para o novo estacionamento do Hospital Wellsworth, Brenda descobre que alguém havia despejado um grande monte de pedras no canteiro de obras limpo dela. Ela acha que Monty e Max são responsáveis e então e tira o monte. Mal sabia ela que as pedras eram para preencher as fundações para a extensão do hospital que Jack e Alfie acabaram de desenterrar. Eles se perguntam o que aconteceu com o monte de pedras quando chegam para coletá-la. A senhorita Jenny pede a Nia que traga mais pedras da pedreira. Essa carga também desaparece, não muito depois de Jack descarregá-la. Para onde poderia ter ido? Todos logo encontram a resposta.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

11 - TRABALHO EM EQUIPE

AS CRIANÇAS DA ESCOLA VÃO PARA UM ACAMPAMENTO DE FÉRIAS. LÁ ELES DISPUTARÃO VÁRIOS JOGOS DE COMPETIÇÃO. PARA ISSO ELES RESOLVEM SE DIVIDIR EM DUAS EQUIPES: MENINOS CONTRA MENINAS. NO AUGE DAS COMPETIÇÕES, AS CRIANÇAS PERCEBEM QUE TEM UM PROBLEMA E QUE A ÚNICA ALTERNATIVA PARA RESOLVÊ-LO É SE UNIREM. DESSA FORMA ELES SUPERAM O PROBLEMA E PERMANECEM UNIDOS O RESTO DO PERÍODO DO ACAMPAMENTO.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

01 - OS CHOCOLIX CHEGAM À CHOCOLÂNDIA

A FAMÍLIA CHOCOLIX ACABA DE SE MUDAR DO REINO DE CHOCOLINDO PARA O REINO DA CHOCOLÂNDIA. OS PAIS ESTÃO FELIZES COM A MUDANÇA, MAS SEUS FILHOS, CHOCOMARK E CHOCOLINY, SE SENTEM INSEGUROS. CHOCOMARK, POR CONTA DOS CRISPIES QUE TEM NO ROSTO, TEME SER EXCLUÍDO PELOS NOVOS COLEGAS DE CLASSE. NO ENTANTO, AS DIFERENÇAS SÃO SUPERADAS E TODOS APRENDEM A CONVIVER UNS COM OS OUTROS EM UM AMBIENTE ACOLHEDOR.
Conheça o Programa
livre
Sunny Day

SUNNY DAY I - 14 - A CAÇADA DA ABÓBORA

A roupa de abóbora de Blair é roubada por Lacey antes do concurso de fantasia. Sunny, Rox e Doodle ajudam Blair a procurar o traje. Mas as coisas dão errado, o que leva Sunny a criar uma nova fantasia para sua amiga.
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

O ESCORREGADOR COLORIDO

Bubu, Biel e Bonie brincam nos escorregadores de folhas e começa a chover. Enquanto o trio espera a chuva passar, abrigados debaixo de algumas folhas, Bubu vê uma nova oportunidade de brincadeira: um circuito de poças d’água. Quando Biel está pulando sobre as poças, a chuva para e o sol volta. Assim, as corujinhas brincam novamente de escorregar, mas Biel acaba caindo em uma poça d’água e, ainda atordoado, vê um escorregador super colorido no céu. Eles vão atrás desse escorregador, mas ele sempre some. Decidem voar para encontrá-lo, e percebem que ele é feito de gotinhas de água. Papai Coruja assobia e, chegando no ninho, o trio descobre que o escorregador era, na verdade, um lindo arco-íris de sete cores. Mamãe Coruja canta a música “Chu-chu-chuva!”, enquanto chove fora do ninho.
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICO III - 64 - O JOGO DA IMITAÇÃO

Júlio propõe um jogo de imitar animais. A coisa vai bem, até que Dito e Feito resolvem assustar todo mundo, pois Dito é excelente imitador. Todos acham que tem um leão na fazenda. O mistério é resolvido por Júlio e todos voltam ao jogo.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - O ABOMINÁVEL GALO DAS NEVES - 11

O Abominável Galo das Neves / Ovo Surpresa (Morango) / Borboleto Guloso / Forma da Forma (Triângulo) / Pintura Mágica (Meu Galinho) O Abominável Galo das Neves A Galinha Pintadinha e sua família vão esquiar na neve. Apesar de se atrapalharem com suas roupas, eles vão se divertir muito e o Galo dará um super salto. Borboleto Guloso A Borboletinha e a Madrinha estão usando mágica para fazer um delicioso bolo. O que elas não esperavam é que o Borboleto faria uma mágica para o bolo desaparecer.
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

08 - O DIA NACIONAL DO QUEIJO

MATILDE ACORDA COM A NOTÍCIA DE QUE É DIA NACIONAL DO QUEIJO – UMA TRADIÇÃO PORTOPAPELINA COMEMORADA HÁ ANOS. MAS SEU PODER DO DIA PODE ESTRAGAR A COMEMORAÇÃO DA CIDADE TODA, JÁ QUE TODAS AS VEZES QUE MATILDE FALA A PALAVRA “QUEIJO” ELA COLOCA FOGO EM ALGUMA COISA.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

TECENDO TEIAS

Luna, Júpiter e Cláudio estão jogando futebol com Tom, Alice e Igor quando eles descobrem uma teia de aranha no quintal! Intrigados, eles se perguntam: como as aranhas tecem suas teias? Onde elas conseguem as linhas? Depois de fazer uma pequena experiência, que não responde a sua pergunta, eles decidem fazer de conta que são pequenas aranhas e descobrem como são feitas as teias.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 01

Nas Savanas do Quênia, Vivi, Mochilão e Lanterninha tentam fazer amizade com um rinoceronte tímido e desconfiado. E para ganhar o novo amigo, Vivi tem um plano que acha infalível. Mas, ao colocar a grande ideia em prática, as coisas não saem bem como Vivi imaginou. E antes de tudo dar errado, é Mochilão que encontra uma saída.
Conheça o Programa
livre
Bobolândia Monstrolândia

O CRAQUE DA ESCOLA

Otto, sem querer, consegue fazer o truque especial durante o jogo de bobobol - truque este que vale muitos pontos. Ele é convidado a competir no time, mas a turma da 7ª série não fica feliz com o talento de Otto e desafia ele e sua turma. Só que Otto não esperava que no meio da partida a cidade mudasse para Monstrolândia - e agora ele tem que descobrir como é o truque ai também.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

DEVOLVER AO REMETENTE

O fazendeiro recebe um presente misterioso de seu primo. Não impressionado com o presente, ele tenta jogá-lo fora apenas para continuar reaparecendo. Ele se convence de que tem poderes mágicos.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

ENTREGAS PERIGOSAS

Toda vez que o carteiro faz uma visita ao fazendeiro, os instintos caninos de Bitzer levam a espantar o carteiro. O fazendeiro não gosta nem um pouco disso. Shaun, querendo ajudar, decide fazer o papel de terapeuta de Bitzer, que passa por um intenso tratamento...
Conheça o Programa
livre
Futurando

FUTURANDO - 175

Os elevadores magnéticos podem mudar a forma como edifícios são planejados. Essa tecnologia cria oportunidades completamente novas. Será possível conectar vários prédios horizontalmente e os passageiros poderão até mesmo ser transportados em círculos. A pesquisa deste sistema já tem 20 anos. O elevador fica em um suporte que desliza sobre dois trilhos guias. Confira os detalhes neste Futurando. E soluções como essas serão cada vez mais importantes com o crescimento das cidades. Hoje já existem 33 megacidades espalhadas pelo globo. Elas têm mais de 10 milhões de habitantes, prometem empregos bem remunerados, assistência médica de ponta, escolas, universidades. Mas também têm problemas sérios com moradia, transporte e eliminação de lixo e esgoto. Como lidar com o aumento explosivo das áreas urbanas? O Futurando apresenta algumas respostas. A poluição sonora também é um dos inconvenientes das megacidades. Não dá para negligenciar. O som nos afeta inconscientemente, desencadeia emoções, e pode até induzir nosso comportamento. Pensando nisso, lojas começaram a usar música para aumentar as vendas. Será que funciona? Nesta edição, o Futurando esclarece algumas dúvidas sobre um gás tão polêmico: o CO2. O que é o dióxido de carbono, de onde vem e quais são os maiores emissores? Saiba mais sobre esse gás que, se por um lado é um dos vilões das mudanças climáticas, por outro lado é indispensável para a vida na Terra. E para combater o excesso de CO2, jovens estão se mobilizando em todas as partes do mundo. Entre os movimentos mais famosos está o "Plant for the Planet”. Criado há três anos por um menino de 13 anos, o projeto motivou o plantio de 14 bilhões de árvores. O trabalho foi realizado por 88 mil crianças em todos os continentes, exceto na Antártica. Felix Finkbeiner, o iniciador do "Plant for the Planet”, falou com a nossa equipe sobre a esperança nas novas gerações. Ações como essas são fundamentais para conter o aquecimento global, que poderá ser o responsável pelo desaparecimento de regiões costeiras. Entre elas está um ecossistema singular, às margens do Mar Frísio, no norte da Alemanha. Esta região considerada Patrimônio Mundial é lar de milhares de espécies de animais, insetos e plantas. Como isso pode ser evitado? Não deixe ao Futurando!
Conheça o Programa
livre
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 172 (PODE SER REPRISADO ATÉ 31/08/2020)

- Com apenas 7 anos de idade, Mikail Akar já se tornou o novo queridinho do mundo da arte. Os quadros do jovem talento impressionam pela semelhança com obras de nomes como Jackson Pollock, Gerhard Richter e Jean Michel-Basquiat. - Já parou para pensar de onde saíram as tintas e os pigmentos usados pelos grandes nomes da arte? O holandês Paul Balk estuda a origem dos pigmentos e tem histórias bem curiosas sobre como as tintas eram fabricadas séculos atrás. - Um perfil de Iris Apfel, uma das mulheres mais estilosas do planeta. Aos 98 anos de idade, ela acaba de assinar um contrato com uma agência de modelos e vira o culto à juventude de cabeça para baixo. - Confira uma conversa com a escritora Margaret Atwood, autora do best-seller "O Conto da Aia" e inspiração para meninas e mulheres mundo afora. - Conheça a cidade croata de Rijeka, uma das Capitais Europeias da Cultura de 2020.
Conheça o Programa
livre
Planeta Terra

TUBARÃO - 01

O primeiro programa mostra como os tubarões são os grandes predadores do oceano, vivendo em todos os oceanos e caçando em todos os sentidos. Os tubarões blacktip caçam em enormes grupos e rebanho de peixe em iscas, wobbegongs tasselled são caçadores de emboscada, os tubarões da Groenlândia vivem sob o gelo ártico, e tubarões de recife de pontas brancas são os mestres da caça à noite. O final mostra o grande branco em sua busca por focas ao largo da costa da África do Sul.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1319

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA OS JARDINS DE CHUVA, UM NOVO ESTUDO SOBRE O FUTURO DA AMAZÔNIA E AS DOENÇAS CAUSADAS PELAS ALTERAÇÕES DO MEIO AMBIENTE. O MÉDICO INFECTOLOGISTA MARCOS BOULOS ALERTA QUE A DESTRUIÇÃO DE ÁREAS NATURAIS PODE DISSEMINAR DOENÇAS COMO A PROVOCADA PELO NOVO CORONA VÍRUS. A NASA ALERTA QUE A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO, ESTÁ CADA VEZ MAIS SECA. E NO DIA MUNDIAL DE ÁGUA, VOCÊ ACOMPANHA O PROJETO DOS CANTEIROS DE PLANTAS CRIADOS EM CALÇADAS E RUAS QUE CONTRIBUEM PARA RETER A ÁGUA PLUVIAL EM GRANDES CIDADES.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 351 - EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO BRASIL

CF34: colonização e formação do brasil palestrante: fernando novais, historiador Depois de trezentos anos como colônia, o Brasil passou a ser uma nação soberana. O que levou o Brasil a se libertar de Portugal? Quase dois séculos depois que se deu esta separação política, ainda temos muito a entender deste momento que foi um divisor de águas em nossa história. Compreender a Independência revela muito da nação que nos tornamos, da identidade que assumimos e dos conflitos e contradições que até hoje repercutem em nossa sociedade. Não apenas rever o contexto em que se deu a Independência e as transformações que dela decorreram, mas rever também as visões sobre o país, criadas por grandes intérpretes de nossa historiografia, é o que propõe o historiador Fernando Novais neste Café Filosófico.
Conheça o Programa
14
Metrópolis

METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 410 - 22/03/2020

NO METRÓPOLIS DE DOMINGO OS EFEITOS DO CORONAVÍRUS NA CULTURA. COMO FICAM AS GRANDES PRODUÇÕES MUSICAIS? E OS ARTISTAS INDEPENDENTES? JÁ TEM UMA PESQUISA PRA MOSTRAR O TAMANHO DO PREJUÍZO. E CLARO, MUITA GENTE SE MEXENDO PRA COLOCAR O TRABALHO NO AR. A PARTIR DE AGORA, O PALCO É A INTERNET.
Conheça o Programa
livre
Jazz Sinfônica Brasil

JAZZ SINFÔNICA & FRANCIS HIME

Conheça o Programa
livre
Brasil Toca Choro

BRASIL TOCA - CHORO - 06 - MAESTROS ARRANJADORES

Com o tema Maestros Arranjadores, este programa destaca composições de nomes como Radamés Gnatalli, Laércio de Freitas e Heitor Villa-Lobos.
Conheça o Programa
livre
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 36 - JOÃO MARCELLO BÔSCOLI

No especial de aniversário da cantora Elis REgina, Marcelo Tas recebe o produtor musical João Marcello Bôscoli. Filho de Elis, João Marcello relembra os momentos especiais que viveu ao lado da mãe.
Conheça o Programa
10
Retratos de Fé

RETRATOS DE FÉ - 20 - SUMMIT LIGHTHOUSE - TEMP II

Líderes e praticantes da Summit Lighthouse explicam a origem da tradição e sua relação com os “seres de luz” e a “Grande Fraternidade Branca”. Eles também falam como a tradição engloba outras religiões como Judaísmo, Budismo, Cristianismo, Hinduísmo, Confucionismo, Islamismo, Taoísmo e Zoroastrismo.
Conheça o Programa
livre
Opinião

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - PESQUISA BRASIL

48 HORAS. FOI O TEMPO QUE CIENTISTAS BRASILEIROS LEVARAM PARA SEQUENCIAR O GENOMA DO CORONAVÍRUS. NO RESTO DO MUNDO, OS PESQUISADORES ESTÃO LEVANDO ATÉ 15 DIAS. O NOSSO TRABALHO - EM VELOCIDADE RECORDE - SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS AO INVESTIMENTO EM CIÊNCIA. INVESTIMENTO PÚBLICO.
Conheça o Programa
livre
Persona em Foco

CÁSSIA KIS

Conheça o Programa
14
Figuras da Dança

JANICE VIEIRA

Coreografa, bailarina, professora de danca e acordeonista, Janice Vieira nasceu em Lutecia (SP), e construiu sua trajetoria de 60 anos de carreira permeada pela música, a danca, e o teatro. Aos nove anos, comecou a estudar acordeon na cidade de Itapetininga (SP). Posteriormente, aos treze anos, mudou-se para Sorocaba e deu início aos estudos em balé clássico com Zelia Gentil. Em 1958, tornou-se aluna de Maria Olenewa, período em que criou sua escola de danca; o Studio de Danca Janice Vieira. A partir do encontro com Maria Duschenes, na decada de 60, passou a inserir aulas de danca moderna na metodologia de sua escola. No final da década de 60, Janice cria o Grupo de Danca Expressiva Folclorica, em Sorocaba, influenciada pela movimentacão da capoeira. No início dos anos 70, cria o Grupo Pro-Posicão Balé-Teatro, pioneiro na incorporacão do conceito de danca-teatro no Brasil. Entre os principais trabalhos do grupo, destacam-se Boiacão (1976), Silencio dos Pássaros (1978) e Sacrário (1978). Cria em parceria com a filha Andréia Nhhur, o solo Swan (2006), e as obras O cisne, minha mãe e eu (2008), LinhaGens (2009), além da obra Vis-a-Vis (2012).
Conheça o Programa
14
Sala de Cinema

CILDO

Cildo Meireles é um dos principais artistas plásticos brasileiros em atividade, tendo conquistado em 2008 o prestigiado Premio Velázques de Las Artes Plásticas. Conduzido pelas palavras carismáticas do próprio Cildo, o filme percorre diversas de suas obras, aproximando-se aos poucos de seu pensamento e universo criativo. De 2005 a 2008; do ateliê onde trabalha às grandes exposições internacionais; de Inhotim, em Minas Gerais, à Tate Modern, em Londres; das Inserções em Circuitos Ideológicos ao Desvio para o Vermelho, o filme passeia por suas obras e ideias, em uma trajetória ao mesmo tempo reflexiva e profundamente sensorial.
Conheça o Programa
10
TRAVESSIA

livre
DOC TV III

CIDADÃO JACARÉ (CE)

Em 1941, os pescadores Jacaré, Tatá, Manuel Preto e Jerônimo viajam, por 61 dias, de Fortaleza ao Rio de Janeiro, numa jangada. Na capital da República, levam ao ditador Getúlio Vargas reivindicações trabalhistas. Em 1942, o cineasta Orson Welles vem roda ao Brasil rodar episódios de seu longa It’s all true. Um deles, aborda o carnaval carioca; o outro, a aventura daqueles heróis cearenses. Mas, nas filmagens, Jacaré morre em acidente . Ele presidia a colônia de pescadores da Praia de Iracema e, na época, fizera denúncias sobre escândalos do mundo da pesca. O documentário não é a biografia de um homem. Antes, é o retrato de Manuel Olímpio Meira, o Jacaré, como cidadão. Já adulto, ele se alfabetizou para melhor cumprir sua missão, tornando-se um líder. Carismático, impressionou Welles, ao passo que causava certa desconfiança nas autoridades.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

ÂNGELA MARIA

Angela Maria começou sua carreira no rádio escondida dos pais que não aceitavam que se tornasse cantora. O sucesso veio rápido e foi eleita a “Rainha do Rádio’ em 1954. Dos anos 50 até meados da década de 60 não houve outra cantora que ultrapassasse sua bela voz e foi referência para outras divas da MPB como Elis Regina e Clara. O Trajetórias de hoje homenageia Angela Maria Entrevistadores: Vilmar Bittencourt, Julio Medaglia e José Roberto Walker
livre