Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 21 de Abril

ABERTURA DA EMISSORA

AMANAJÉ, O MENSAGEIRO DO FUTURO

AMANAJÉ, O MENSAGEIRO DO FUTURO 11

Voluntários vão até o Povo Terena, na Aldeia Cachoeirinha, em Miranda - MT e fazem uma oficina, desenvolvendo um curso de áudio visual. Ensinam os índios como fazer um filme. Eles produzem um documentário apresentando o modo desse povo ser índio apesar de todas as mudanças e transformações que estão acontecendo. Eles não querem deixar acabar a cultura porque já perderam muito dos antepassados e agora querem preservar o pilar da etnia que é: a dança do bate pau, a cerâmica e a culinária e principalmente a pajelança Hocoti.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 04 - PRÁTICA DO LIEN CH'I

Prof. Ricardo Cneio Alves prof. de terapia prânica. -Dr. Jou Eel Jia - médico e prof. medicina chinesa.
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 19 FORMAÇÃO DE ALUNOS 28/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO, A APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS GERAIS E OS REFLEXOS DESSA FORMAÇÃO NA VIDA PROFISSIONAL DOS ALUNOS.// NOSSO CONVIDADO É FERNANDO BOTELHO - PROFESSOR DE ECONOMIA DA USP E COLABORADOR DO MOVIMENTO "TODOS PELA EDUCAÇÃO"./ ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 03

Nesse primeiro bloco fomos viajar de bike, pela América do Sul, este é o Projeto Giramérica idealizado pela cicloturista Carol Emboava. Ela partiu de Curitiba (PR) em agosto de 2013, pedalou para o sul até a primeira fronteira, passou pelo Uruguai, entrou na Argentina e conheceu pessoas e lugares da Patagônia ao sul do país. Em seu roteiro ainda passou pelo Chile, Bolívia e Peru. Ela vai contar muitas histórias dessa aventura. Depois o nosso especialista Mário Canna vai falar sobre capacete. Como é importante para sua segurança. Já no segundo bloco fomos saber mais sobre o mercado de bike share e São Paulo. Conversamos com: Luciana Nicola, Superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú, Eduardo Musa, CEO da Yellow e José Police Neto, vereador de São Paulo. No último bloco vamos conversar com Andy Singer, mais humor, menos motor. Com traços únicos e sarcasmo, o trabalho do cartunista Andy Singer questiona, a obra inspira os que querem enfrentar corporações, engarrafamentos e cidades voltadas inteiramente para carros. Um papo e tanto!
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

DEPENDÊNCIA QUÍMICA DO ÁLCOOL

O consumo de álcool está presente na história da humanidade. Mas nos últimos tempos, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas tornou-se um sério problema de saúde, trazendo graves consequências. Portanto, iremos abordar a dependência química relacionada ao álcool, o alcoolismo. Conhecendo suas principais consequências a saúde e a sociedade.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: PARAÍSO (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Paraíso, com a participação da dupla Mococa e Paraíso para falar sobre suas composições. Participaram do programa os músicos: Zé do cedro e João do Pinho, João Mulato e Douradinho, Goiano e Paranaense, Craveiro e Cravinho, Pardinho, Liu e Léu, Otávio Augsto e Gabriel, Cezar e Paulinho, Lourenço e Lourival, Duo Glacial.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 530

Conheça o Programa
livre
CULTURA, O MUSICAL

CULTURA, O MUSICAL - 2ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 12 - OUTROS SOTAQUES

Com o tema Outros Sotaques, este programa destaca composições de Zé Menezes, Moacir Santos e Esmeraldino Salles, entre outros.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM07 - TEMPORADA 2 - MARCELO RAMOS

Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

A FESTA DO TRAVESSEIRO/O LAGO DOS BARQUINHOS/PATINAÇÃO NO GELO

A FESTA DO TRAVESSEIRO Peppa está indo para uma festa do travesseiro na casa de Zoe Zebra. Suzy Ovelha, Rebecca Coelho , Candy Gato e Emily Elefante estão todas chegando à festa também. As meninas estão muito animadas. Elas brincam e se divertem. Tocam músicas em um piano e se revezam para contar uma história. Por fim, elas se sentem muito sonolentas. Todas eles aconchegam-se em seus sacos de dormir e adormecem. O LAGO DOS BARQUINHOS Hoje Peppa e sua família estão brincando no lago com seus barcos de brinquedo. Os amigos de Peppa e George chegam com seus barcos de brinquedo. Todo mundo tem um barco para brincar com exceção de Rebecca Coelho. Papai Pig faz para Rebecca um barco de papel muito especial feito de jornal. O barco de papel de Rebecca é tão bom que todo mundo quer um. PATINAÇÃO NO GELO Peppa e George vão patinar no gelo hoje. Eles nunca patinaram no gelo antes e Peppa cai toda hora. Papai Pig diz para ela para não se preocupar, todo mundo cai quando patina pela primeira vez. Mamãe Pig ensina a Peppa e logo ela se diverte muito. Peppa começa a ensinar George como patinar, mas ele é um patinador nato. Peppa e George amam patinação no gelo.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

UMA AMIGA LISTRADINHA

Bubu e Bonie estão colhendo amoras e têm a ideia de convidar Biel para brincar. Biel diz não às investidas das irmãs, que decidem investigar o porquê da recusa. Bubu e Bonie seguem Biel escondidas, quando ouvem ele conversando com a lagartinha listradinha. As duas vão à caça da lagarta no esconderijo de Biel e não encontram nenhuma lagartinha listradinha, mas descobrem uma “casinha” de borboleta. Biel as surpreende em seu esconderijo, explicando que estava realizando um experimento científico: a sua amiga lagartinha era um ovinho, e depois fez uma “casinha” e foi dormir. De repente, a casinha começa a se mexer e, de dentro, sai uma borboleta, que explica o processo da metamorfose. Papai Coruja assobia e o trio voa para casa com as borboletas, onde ele fala sobre o quão legal é podermos dividir o que descobrimos e aprendemos. Mamãe encerra a noite cantando a canção “Transformação”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 128 - OS AVÓS E A CHARADA DOS OVOS

É DIA DE PÁSCOA, MAS AO LEVANTAR-SE, JÚLIO NÃO ENCONTRA OS OVOS DE CHOCOLATE. É QUE SUA AVÓ RESOLVEU FAZER MISTÉRIO, CONVIDANDO JÚLIO E SEUS AMIGOS A DESVENDAREM ALGUMAS PISTAS, QUE ELA ELABOROU, PARA DESCOBRIREM OS OVOS DE PÁSCOA.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

MUITA CONFUSÃO PRA UM SÓ MONICÃO!

Mônica tenta ajudar a mãe com as tarefas de casa, mas o Monicão bagunça tudo.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

MUITO SILÊNCIO, POR FAVOR!/ UM SHOW DE PERSEGUIÇÃO

Muito silêncio, por favor!:Para que um artista possa criar uma obra prima, ele necessita de um lugar quieto e de muita inspiração. Era só isso que a Marina estava procurando. Mau sabia ela que com a turminha por perto, sossego é a última coisa que ela vai encontrar. Um show de perseguição: Não perca o Cebolinha dando um show e usando todas as suas habilidades para escapar da fúria da Mônica, que não vai sossegar enquanto não por as suas mãos nele.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 04

No Monte Evereste, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem o Lindo Homem das Neves, um ex-monstro que se tornou guia de escalada. Lindo promete ajudá-los a chegar ao topo da montanha, de onde poderão ver o caminho para Viravento. Porém, ele esconde um segredo que pode arruinar os planos da turma.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

QUEM RI POR ÚLTIMO

Franco tem um aplicativo de celular que conta piadas engraçadas, Otto fica com inveja e está disposto a ser o mais engraçado da turma. Ele começa a ler um livro de piadas, mas este livro mágico sai do controle. Quando o livro conta a Piada mais Engraçada de todas e todos os seus amigos não param de rir, Otto e Lobi precisam tomar uma atitude
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ESQUECERAM DE MUSCO

Finalmente nossos astronautas cumpriram todas as condições da missão para voltar a Terra, mas antes resolvem dar uma passada na estação espacial para fazer umas comprinhas e isso vai causar um grande impacto no resultado final da missão.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

A FASE FINAL

RUFUS ESTÁ VICIADO NUM JOGO DE CELULAR CHAMADO O SAMURAI DE GELO. PARA CURAR O AMIGO, BORIS CONTRATA OS SERVIÇOS DE DR. HIPO QUE, SEM PERCEBER, APLICA UMA TERAPIA CAPAZ DE MATERIALIZAR O SAMURAI DE GELO NO QUINTAL DA CASA DO ENZO.
Conheça o Programa
livre
TÁ CERTO? - II

TÁ CERTO? - 76

Warley recebe Bob, Geisinha e Heterônima que fazem muita trapalhada junto com Tosco e os Ursiversitários enquanto tentam acertar as respostas do game.
Conheça o Programa
livre
O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II

O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II - 07

DESCOBRIREMOS COMO NOSSOS FILHOTES DESENVOLVEM SEUS SENTIDOS EXTRAORDINÁRIOS. VAMOS ACOMPANHAR MARSHAL, O DÁLMATA, QUE PASSARA POR UM TESTE DE AUDIÇÃO CRUCIAL, MILES, O GOLDENDOODLE, DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE SUA VISÃO, PASSANDO DE QUASE INÚTIL PARA UM RAIO LASER E VAMOS CONHECER O SUPER-HERÓI BOLT, QUE USA SEU SUPER OLFATO PARA REALIZAR SEU TRABALHO ESPECIAL.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1279 - ESPECIAL ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

O REPÓRTER ECO DE HOJE COMEMORA OS 50 ANOS DA TV CULTURA COM UM PROGRAMA ESPECIAL SOBRE ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. VEJA AS REPORTAGENS DE DESTAQUE. OS CIENTISTAS CRIAM A DIETA PLANETÁRIA QUE GARANTE ALIMENTO SAUDÁVEL PARA A POPULAÇÃO , SEM CAUSAR DANOS À NATUREZA. UMA PESQUISA RECENTE MOSTRA QUE A REDUÇÃO DRÁSTICA DE ESPÉCIES DE INSETOS PODERÁ GERAR IMPACTO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. E, ESPECIALISTAS ALERTAM PARA O PERIGO DO USO EXCESSIVO DE AGROTÓXICOS NA AGRICULTURA BRASILEIRA.
Conheça o Programa
n
ANIMAIS SUPER PEQUENOS

livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 266 - RELÓGIO BIOLÓGICO

MANTER O CÉREBRO MAIS ALERTA, APRENDER MAIS RÁPIDO, TORNAR-SE MAIS PRODUTIVO E ATÉ FAZER COM QUE OS MEDICAMENTOS TENHAM MAIOR EFEITO. SIM, TUDO ISSO É POSSÍVEL COM UM RECURSO MUITO SIMPLES. BASTA CONHECER MAIS O SEU PRÓPRIO CORPO. OU MELHOR, SEGUIR O SEU RELÓGIO BIOLÓGICO. NÃO É DE HOJE QUE A CIÊNCIA TEM CONHECIMENTO DESSE MECANISMO CRIADO PELA NATUREZA PARA OTIMIZAR O FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO. A QUESTÃO É QUE MUITA GENTE INSISTE EM IGNORAR A ORDEM NATURAL DO ORGANISMO E ISSO ACABA CRIANDO UMA SÉRIE DE PROBLEMAS QUE PODEM RESULTAR EM DOENÇAS. PARA AQUELES QUE RESOLVEM AGIR DE ACORDO COM O QUE MANDAM OS PONTEIROS, OS RESULTADOS COSTUMAM SURPREENDER. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA VOCÊ TAMBÉM VAI VER QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE PODEM TURBINAR O CÉREBRO E O APRENDIZADO.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 362 - 21/04/2019

DOMINGO NO METRÓPOLIS TEM FAFÁ DE BELÉM REIVENTADA. ELA LANÇOU O DISCO "HUMANA", BEM DIFERENTE DE SEUS TRABALHOS ANTIGOS. TEATRO: A NOVA MONTAGEM DE "O MISTÉRIO DE IRMA VAP" COM MATEUS SOLANO E LUIS MIRANDA ROUBANDO GARGALHADAS DA PLATEIA. UMA EXPOSIÇÃO NO SESC POMPEIA APRESENTA A OBRA DO COREÓGRAFO E DANÇARINO AMERICANO WILLIAM FORSYTHE. E NO INSTITUTO MOREIRA SALLES, UM MOSTRA DO FOTÓGRAFO QUE DOCUMENTOU O BRASIL NA ÉPOCA DO IMPÉRIO: MARC FERREZ. TEM TAMBÉM UMA REPORTAGEM SOBRE A ONDA DOS PODCASTS. UM FILME SOBRE MULHERES NO SKATE E MÚSICA! PARA TODOS OS GOSTOS: A PAIXÃO SEGUNDO SÃO MATEUS, DE BACH E O PROJETO DOS MÚSICOS ROGÉRIO FLAUSINO E WILSON SIDERAL CANTANDO CAZUZA, AQUI NO ESTÚDIO.
Conheça o Programa
n
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 135 - ESPECIAL CURIOSIDADES GASTRONÔMICAS (PODE SER REPRISADO)

Veja nesta edição: - Sons da cozinha se transformam em espetáculo musical: no espetáculo francês "A tentação da Lula" o elenco é formado por músicos, atores e um chef de cozinha. - Quando gastronomia e artes plásticas se encontram: no projeto Gastronomia Experimental receitas da alta gastronomia não são servidas em pratos e talheres comuns, e sim em obras de arte. - A comida do futuro cada vez mais verde e de aparência sintética: organização austro-germânica publica anualmente um estudo sobre tendências na gastronomia. - Disgusting Food Museum, o "Museu de Comidas Nojentas", exibe mais de 80 produtos de várias partes do mundo. Entre eles, sopa de morcego e suco de olho de cordeiro. - Restaurante “einsunternull” se apresenta como parte de uma nova tendência na capital alemã: um movimento que preza pela criatividade e mente aberta. O lema do restaurante é resgatar produtos locais, trabalhar com a simplicidade e de forma artesanal. - O Ano Novo fora de época dos franceses: anualmente, milhares de pessoas, todas vestidas de banco, se reúnem com suas cestas de piquenique para uma refeição coletiva a céu aberto no chamado "Dîner en Blanc".
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

DA FICÇÃO FUTURISTA AO REALISMO CIENTÍFICO

Série Emblemas literários do presente CF 31: Da ficção futurista ao realismo científico A ficção científica é o gênero da literatura que antecipa o futuro ultra tecnológico da humanidade. Muito do que as obras de ficção científica do passado projetaram agora são realidade. O que era uma mera possibilidade fantasiosa, já acontece nas nossas vidas - ou acontecerá muito em breve. O gênero da ficção científica, do romance futurista, passou então a ser um realismo científico do presente? É o que debatem neste programa o crítico literário Manuel da Costa Pinto e o escritor Nelson de Oliveira, pseudônimo Luiz Brás.
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

LOUISE CARDOSO

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM08 - TEMPORADA 2 - JOÃO ALEXANDRINO AKA JAS

Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 134

Neste Futurando vamos mostrar uma alternativa aos pigmentos usados atualmente na indústria têxtil. Em Toulouse, na França, cientistas estão desenvolvendo corantes sustentáveis produzidos por bactérias. Hoje, os pigmentos usados para tingir tecidos ainda são à base de petroquímicos. Vamos mostrar também um museu na Holanda dedicado à moda sustentável. O ‘Fashion for Good' se aliou a grandes empresas do setor têxtil para chamar a atenção do público para alguns pontos críticos dessa indústria milionária. Você sabe o quanto uma simples camiseta custa para o meio ambiente? Isso você também vai ver nesta edição do Futurando. O programa fala ainda sobre como um projeto para criar jardins urbanos está ajudando refugiados em Quito, no Equador. O projeto AGRUPA, além de integrar refugiados da Venezuela, incentiva a presença de mais verde na cidade. O Futurando também mostra como a permacultura está transformando a vida de uma comunidade na Índia. A permacultura é uma forma de manejo da terra em harmonia com todos os organismos presentes no ecossistema. Um casal começou a praticar o plantio sustentável e a ideia tem se espalhado pelos vizinhos. O benefício é de todos e da natureza.
Conheça o Programa
livre
CANTEIRO DE OBRAS

CANTEIRO DE OBRAS (2010)

Registrar sua trajetória e potencializar a reflexão sobre os processos de criação e de produção em dança no país é o objetivo de Canteiro de Obras, um cuidadoso documentário da São Paulo Companhia de Dança, em parceria com a TV Cultura e Orosboros Produtora. As produções, os projetos educativos e de memória, as apresentações e os depoimentos de pessoas envolvidas com as ações da Companhia foram registrados ao longo do ano pelos diretores do projeto Inês Bogéa e Iracity Cardoso. “Por meio do documentário os espectadores passam a conhecer os bastidores da produção da Companhia, as formas de trabalho, de atuação, os processos e os resultados das nossas produções. E aquilo que conhecemos intimamente pode ser apreciado de outra forma. Os espectadores também podem partilhar conosco parte das dificuldades e dos prazeres de se trabalhar para e com a dança”, fala Inês Bogéa, que assina ao lado de Iracity Cardoso, a concepção do projeto. A série Canteiro de Obras não é comercializada. Ela é distribuída para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública. Se alguma instituição se interessar, ela pode entrar em contato com a companhia pelo e-mail educativo@saopaulocompanhiadedanca.art.br São Paulo Companhia de Dança A São Paulo Companhia de Dança, que tem como diretoras Iracity Cardoso e Inês Bogéa, foi criada em janeiro de 2008 pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e instituída como equipamento cultural dessa Secretaria por meio do Decreto SP nº. 54.669, de 11 de agosto de 2009. É uma companhia de repertório, isto é, seu repertório artístico abarca desde coreografias de referência da dança - do século XIX ao XXI - até criações inéditas feitas por diferentes artistas especificamente para o seu corpo de dança. A Companhia procura tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos, de formação de platéias e de programas de registro e memória. Nesse sentido, desenvolve projetos de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões, com vistas ao público acesso à cultura, à formação dos estudantes e ao aperfeiçoamento dos profissionais da dança. Para tanto, a Companhia atua em três vertentes: difusão da dança – produção e circulação de espetáculos –, ações educativas e de formação de plateias, e atividades sistemáticas de registro e memória da dança.
12
MANOS E MINAS III

BIA FERREIRA

No palco do Manos e Minas, Bia Ferreira, canta músicas do seu álbum 'Um chamado'. Representando a cena dos slams, diretamente da Paraíba, Emmanuel Moreira . Matérias: - No quadro 'Erick Apresenta', nosso Dj foi trocar uma ideia com Zero Freitas,o maior colecionador de vinis do mundo. - Sthefanie Ribeirto, dá a letra com seu livro de cabeceira.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 315 - AS MENTIRAS NA POLÍTICA

HOUVE UM TEMPO EM QUE GOVERNANTES FLAGRADOS EM MENTIRAS CAÍAM EM DESGRAÇA, PERDIAM O APOIO POPULAR E RUMAVAM PARA O ESQUECIMENTO. MAS ISSO É COISA DO PASSADO. ALGUNS DOS PODEROSOS DO MOMENTO MENTEM O TEMPO TODO E NÃO APENAS SE MANTEM NO PODER COMO GARANTEM ALTOS ÍNDICES DE POPULARIDADE E CHANCES DE REELEIÇÃO. O JORNAL WASHINGTON POST FEZ UM LEVANTAMENTO SOBRE AS MENTIRAS QUE DONALD TRUMP CONTOU, EM DOIS ANOS DE MANDATO, E CHEGOU A NÚMEROS ASSUSTADORES. SÃO DEZENAS OU CENTENAS, A MAIORIA SOBRE OS MESMOS ASSUNTOS. MAS TRUMP, NÃO É O ÚNICO. FAZEM PARTE DESSE TIME SEU COLEGA VLADIMIR PUTIN, O VENEZUELANO NICOLÁS MADURO, O TURCO RECEP ERDOGAN E MUITOS OUTROS. A PERGUNTA QUE FICA É A SEGUINTE: PORQUE UMA BOA PARTE DA POPULAÇÃO, NESSES PAÍSES, CONTINUA APOIANDO FIGURAS COMO ESSAS? NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1279 - ESPECIAL ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

O REPÓRTER ECO DE HOJE COMEMORA OS 50 ANOS DA TV CULTURA COM UM PROGRAMA ESPECIAL SOBRE ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. VEJA AS REPORTAGENS DE DESTAQUE. OS CIENTISTAS CRIAM A DIETA PLANETÁRIA QUE GARANTE ALIMENTO SAUDÁVEL PARA A POPULAÇÃO , SEM CAUSAR DANOS À NATUREZA. UMA PESQUISA RECENTE MOSTRA QUE A REDUÇÃO DRÁSTICA DE ESPÉCIES DE INSETOS PODERÁ GERAR IMPACTO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. E, ESPECIALISTAS ALERTAM PARA O PERIGO DO USO EXCESSIVO DE AGROTÓXICOS NA AGRICULTURA BRASILEIRA.
Conheça o Programa
n
DOC TV II

TOCANTINS - RIO AFOGADO (TO)

O documentário trata de ecologia e desenvolvimento discutidos a partir do projeto de construção de hidrelétricas ao longo do Rio Tocantins, abordando várias questões relacionadas aos impactos ambientais e sócio-econômicos resultantes dessas obras, e faz diante disso, um questionamento em relação ao destino do rio.Com 04 hidrelétricas já em operação, 01 em fase final de construção e mais 07 a serem construídas até 2.020, inevitavelmente o rio Tocantins será transformado em uma escadaria de lagos, separados por alguns quilômetros de rio. Do leito original sobrarão aproximadamente 20% de rio apenas.O documentário aborda três situações distintas para compor seu discurso: uma hidrelétrica que está em funcionamento há 10 anos, Serra da Mesa (GO); uma em fase de construção, Peixe-Angical (TO); e uma em processo de licenciamento ambiental, a de Estreito (MA).Na primeira situação, é abordada as consequências do barramento do rio: degradação do meio ambiente, doenças, contaminação das águas por algas tóxicas e mercúrio, e injustiças no processo de indenização. Na segunda, a luta dos atingidos por indenizações justas. E na terceira, a angústia dos futuros atingidos quanto aos impactos ambientais, indenizações e sobre o futuro deles.
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 8

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é o poeta e linguista Carlos Vogt e o poeta e tradutor Nelson Ascher.
Conheça o Programa
livre