Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 21 de Março

ABERTURA DA EMISSORA

Cultura Cidadania

VIA LEGAL 832

- Março dá início ao prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda. E pessoas com deficiência visual são isentas. Não importa se são cegas de um olho ou dos dois olhos. Mesmo assim, uma mulher precisou entrar na Justiça para conseguir a isenção. O laudo da perícia médica demorou dois anos para sair, e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região entendeu que ela tem direito à isenção desde a data da sua aposentadoria. - A nova lei federal, que permite aos estudantes faltarem na escola por motivos religiosos, entra em vigor este mês. Mas as instituições de ensino terão dois anos para se adaptar. Antes da lei, o único caminho era recorrer à Justiça, como fez uma estudante adventista, que cursava biomedicina e estava para se formar, na grande São Paulo. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região assegurou à estudante frequentar as aulas em horário alternativo. - Já no Rio de Janeiro, uma adventista tentou transferir para outro dia a participação dela na cerimônia de formatura do curso de oficiais da Marinha. A solenidade estava marcada para um sábado. Mas, por considerar que a vida militar tem regras e rotinas próprias, a Justiça negou o pedido. - O Via Legal fala ainda do risco de manter um animal doente em casa. A dona de um cachorro com Leishmaniose visceral foi notificada pela Prefeitura de Porto Alegre sobre o recolhido do animal para tratamento. Mas ela queria cuidar do bicho em casa e entrou com processo. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região entendeu que cabe ao município definir as formas de prevenção da doença. - O perigo de descartar materiais tóxicos no meio ambiente. Um hospital militar de Pernambuco foi multado porque jogava resíduos de radiografias no esgoto. A União tentou anular a multa nos tribunais, mas não conseguiu. O Tribunal Regional Federal da 5ª região manteve a multa. Para a Justiça, o argumento de que a máquina estava em teste não isenta a responsabilidade pela infração ambiental. - O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
Cultura Cidadania

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 15 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR II - 21/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS VER COMO ESTÃO SENDO MONTADOS OS NOVOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE TODO O BRASIL A PARTIR DAS MUDANÇAS DETERMINADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.// NOSSA CONVIDADA PARA COMENTAR ESSE ASSUNTO É GHISLEINE TRIGO - MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//
Conheça o Programa
livre
Cultura Cidadania

CONEXÃO ELEITORAL - 86

Você vai ver no Conexão Eleitoral desta semana que os vereadores tem até o dia três de abril para mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato. É a chamada janela partidária. Para ilustrar o assunto, entrevistamos o Secretário Judiciário do TSE, Fernando Alencastro. Veja também que o SPCA do TSE permite que qualquer cidadão consulte a movimentação financeira dos partidos políticos. E ainda: os benefícios da Usina Fotovoltaica do TSE.
Conheça o Programa
livre
VISCERAL BRASIL - AS VEIAS ABERTAS DA MÚSICA II

VISCERAL BRASIL - 13 - SAGRADO VISCERAL

Sagrado Visceral - com o carimbó de São Benedito – Os quentes da madrugada Todos os anos, para celebrar São Benedito, a população de Santarém Novo no Pará prepara uma festa de Carimbó onde todos os dançantes, obrigatoriamente, precisam se vestir de terno, gravata, saia rodada e blusa de manga comprida. Assim é há muitos anos.
livre
Sésamo

SÉSAMO - 17

BLOCO 1 ABERTURA (ENTREGA DELICIOSA)-01:00:39:00 - 01:02:20:14 Come-Come encontra uma pilha de biscoitos e come metade dela. Um entregador chega e fica chateado quando vê que sua entrega foi devorada. Come-Come pede desculpas e se propõe a achar uma solução para o problema. Os dois acabam descobrindo que a entrega pertence ao próprio Come-Come que termina de devorar tudo. AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO (AMAZING FROG)-01:02:20:15 - 01:07:20:29 Ênio e Beto estão em uma feira, onde Ênio está treinando Froggy para a grande competição de salto. Mas Froggy não é uma atleta muito atenta. Ela não para de se distrair com as coisas. Ênio e Beto têm de descobrir como fazer com que ela se concentre, para que consiga ganhar a competição. HISTÓRIA CENTRAL (ADORO GANHAR – HC 116)- 01:07:20:30 - 01:09:42:01 Grover está feliz, dançando e comemorando, dizendo que “adora ganhar”. Elmo chega e pergunta para Grover como foi o campeonato de futebol. Grover diz que perdeu todos os jogos. Elmo pergunta por que Grover está tão feliz. Grover diz que ganhou vários novos amigos. Alguns deles aparecem na vila, no final. MIGALHAS PICTURES (BISCOITÊ KID)-01:09:42:02 - 01:14:38:02 Biscoitê Kid tem dificuldade no karatê, até ele aprender a se manter concentrado (com todo o seu corpo) e, assim, conquistar o cinto de biscoitos branco e preto. BLOCO 2 CELEBRIDADE (EMICIDA RESPEITO)- 01:14:57:10 - 01:15:59:26 Emicida pergunta para o Elmo se ele sabe como nós podemos demonstrar respeito pelas pessoas. Ele pensa e começa a dar vários exemplos enquanto o Emicida tenta falar. Emicida interrompe o Elmo para dizer que ouvir quando os outros querem falar também é uma demonstração de respeito. QUADRO EXTRA (FEIRA ECONÔMICA -EP.25)- 01:15:59:27 - 01:18:27:06 Elmo, Lily e Mae estão na feira, e Elmo tem as suas moedinhas para comprar as frutas de que mais gosta. Ele vê frutas em duas barracas; Mae diz que há preços diferentes e que ele deve escolher as que custam menos. Elmo e Lily participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, e escolhem as frutas mais baratas; Elmo guarda as moedas que economizou em um cofrinho. MUNDO DE ELMO (ESCOLA)-01:18:27:07 - 01:24:56:09 Elmo e seus amigos descobrem o que se faz na escola. ENCERRAMENTO (BEL NÃO SENTE FRIO)- 01:24:56:10 - 01:26:21:02 Elmo está todo agasalhado porque está frio. Bel chega para brincar, mas diz que não quis colocar uma blusa, pois nem está tão frio. Ela então percebe que está frio, pensa melhor e volta em casa para colocar uma blusa. Quando volta, ela está estufada de tantas blusas que colocou. Elmo chuta uma bola, mas ela nem consegue defender. Ela então conclui que se tivesse pensado melhor, não teria vestido tantas blusas.
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

MENSAGEM PARA O PANCHO

PANCHO ACABA NO HOSPITAL COM UM PÉ QUEBRADO DEPOIS DE ANDAR E MEXER NO CELULAR AO MESMO TEMPO. ELE FICA MUITO TRISTE AO SABER QUE NINGUÉM PODE VISITÁ-LO, MAS SEUS AMIGOS TÊM UMA SURPRESA ESPECIAL PARA ELE.
livre
Cocoricó

COCORICO III - 63 - JÁ PRA CAMA

Júlio não gosta da idéia de ter hora para dormir. No paiol, Lilica também quer brincar até mais tarde. Um dia, os dois têm a chance de brincar até a hora que querem. No dia seguinte, ficam exaustos e entendem que precisam descansar bastante durante a noite para aguentar a correria do dia.
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG - 20 O ROBÔ / O HOTEL

O robô Molang e Piu Piu compram um robô doméstico que pode replicar tudo o que vê. Graças a ele, todas as tarefas são feitas em pouco tempo e a casa está brilhando. É a ocasião perfeita para dar uma festa para todos os seus amigos. O robô cuida de tudo, mas aos poucos o robô começa a ter alguns probleminhas. O hotel Por uma noite, Molang e Piu Piu substituem os funcionários de um hotel. Eles lidam perfeitamente com a situação ... até o primeiro check-in dos clientes.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

XII - 09 - O SOLO DE LORENZO/ PROBLEMA PROFUNDO

Conheça o Programa
livre
Porto Papel

07 - TELETRANSPORTILDE

MATILDE RESOLVE FAZER UM PIQUENIQUE NO BOSQUE COM SEUS AMIGOS, MAS SEUS PLANOS VÃO POR ÁGUA ABAIXO QUANDO CHEFE HAROLDO CONVOCA AS CRIANÇAS PARA UMA PALESTRA SOBRE PROFISSÕES. MATILDE E CARLOS ACOMPANHAM O POLICIAL EM UM DIA DE TRABALHO, MAS TODAS AS VEZES QUE MATILDE SENTE FOME ELA SE TELETRANSPORTA PARA O BOSQUE DA CIDADE. CHEFE HAROLDO FICA DESCONFIADO DO COMPORTAMENTO DE MATILDE E PODE DESCOBRIR A VERDADE SOBRE SEUS PODERES.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 20

Nas Ilhas Maurício, os irmãos Lolo e Tutu, duas flores de lótus, moram em duas casas ao mesmo tempo e sofrem por terem que ir toda hora de uma casa para a outra. Vendo a dificuldade dos irmãos, Vivi, Mochilão e Lanterninha bolam planos super-surpreendentes, como uma incrível bolha aquática que flutua no mar para tentar reduzir a distância entre as casas.
Conheça o Programa
livre
DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS

EP. 12 - YELLOW P - SISTEMA SOUND SYSTEM E DUB

Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 12 – Yellow P – Sistema Sound System e dub Yellow P está ajudando DJ Cão com um projeto de sound system para o movimento de cultura do reggae da escola. O convidado fala sobre sua história e de sua relação com o reggae. Explica que o dub é uma técnica de mixagem desse ritmo com ênfase no baixo e na bateria. Yellow P conta as lendas de como teria surgido essa versão somente instrumental, citando as experimentações dos técnicos de som. Eles filosofam sobre as mensagens edificantes que o reggae traz e Yellow P logo coloca um disco com esse ritmo para tocar, fazendo DJ Cão viajar. Os dois se despedem com a promessa de se encontrarem na festa da escola. Perfil: Fabio Murakami, ou Yellow P, desde pequeno escutava reggae através das fitas K7 de seu irmão. Quando a tia namorava o baixista de um cantor jamaicano, começou a frequentar os bastidores dos shows, sempre curtindo e observando. Ainda jovem, começou a discotecar com CDs. Yellow P é pioneiro da cultura sound system em São Paulo. Inspirado nos sistemas de som clássicos na Jamaica, ele fundou o Dubversão Sistema de Som em 2001, promovendo festas de eletrônico e reggae, ritmo que pesquisa há mais de 19 anos. Mantém em São Paulo a pioneira e resistente noite JAVA, dedicada exclusivamente ao ritmo jamaicano e suas versões instrumentais (dub). Yellow P e seu sistema dividiram dancehalls e produções com artistas como Aisha, Adrian Sherwood e U Roy. Em seu trabalho como produtor, já remixou Nação Zumbi, Curumim, Céu e Victor Rice. É por conta de todo esse conhecimento que DJ Cão vai atrás de Yellow P, pedindo ajuda para o sound system do movimento de cultura do reggae que ele e seus amigos pretendem promover na escola.
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 47

PESQUISAS IDENTIFICAM INIMIGOS NATURAIS NO AMBIENTE PARA DEFENDER AS LAVOURAS DE PRAGAS E INSETOS. UM LABORATÓRIO NA ESALQ/USP, EM PIRACICABA, DESENVOLVE ESTUDOS DE REFERÊNCIA NA ÁREA PARA AJUDAR O AGRICULTOR. UM PROJETO CRIADO POR UM GRUPO DE MULHERES NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SE TRANSFORMOU EM EXEMPLO PARA O PAÍS: A PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS COM QUALIDADE DE EXCELÊNCIA.
Conheça o Programa
livre
Mackenzie em Movimento

MACKENZIE EM MOVIMENTO - 86

Você faz algum tipo de planejamento financeiro? Tem o costume de acompanhar seus gastos, seus ganhos e fazer planos de como utilizar o dinheiro? Infelizmente, muita gente não consegue controlar as finanças. E o pior: acaba se endividando! No Mackenzie em Movimento desta semana você vai conhecer um projeto que está tentando mudar essa história. E já tem ajudado muita gente a realizar os sonhos. Depois você vai ver como arquitetos formados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie tem contribuído para enriquecer a paisagem urbana da capital paulista.
Conheça o Programa
livre
Campus em Ação

TOCOS: FUTUROS INCERTOS (ESPM)

Neste programa, Aline Jones e Eduardo Guimarães apresentam o vídeo "Tocos: Futuros Incertos", produzido por alunos do curso de Jornalismo da ESPM - Sul. Sobre "Tocos: Futuros Incertos": A Vila dos Tocos, localizada no município de São Leopoldo/RS, é uma ocupação que abriga mais de 250 famílias, que vivem em condições críticas, longe dos direitos básicos, em meio ao lixo e ao tráfico de drogas. No começo de 2017, as famílias receberam ordem de despejo. Porém, como o número de moradores é grande (maior que os 250 cadastrados), foi determinado um prazo de seis meses para a saída, que expira em outubro de 2017. A área ocupada pertence ao SEMAE, Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo, e à família Steigleder. Ambos entraram com um processo alegando que as famílias estavam perturbando a ordem. A prefeitura, porém, alega que não tem destino para as famílias. Agora, os moradores da vila entraram com um processo de compra do terreno, a fim de poder morar justamente no local, e ganhar mais tempo para pensarem acerca do futuro. Ano de produção: 2017
Conheça o Programa
livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 16

EP 16 - Neste programa vamos conhecer o primeiro portal brasileiro focado em mobilidade urbana sustentável. Mario Canna, dá dicas de manutenção para as bikes, desta vez fala sobre regulagem. Projeto Pedalando Sem Idade, mostra uma grande iniciativa do organizador Aldo Nakamura, que trabalha em prol das pessoas com idade avançada e pessoas de pouca mobilidade.No final do programa, uma entrevista com o ciclista Vinícius Martins, que conta sobre o evento Inca Divide, que ocorre no Peru.
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

06 - ROUBO DO CAJADO

DANTE E CLARICE DISCUTEM SOBRE O QUE É MAIS IMPORTANTE: MAGIA OU TECNOLOGIA? DENTRO DA CASA, LINO ENCONTRA O CAJADO DE DON BIGODON, O QUAL É CAPAZ DE CONGELAR QUALQUER COISA. ELE, ENTÃO, DECIDE BRINCAR COM ZILU.
Conheça o Programa
livre
O PANTANAL E OUTROS BICHOS

O PANTANAL E OUTROS BICHOS - 08 - O SUMIÇO

Em volta da mesa com as guloseimas de Tio Berê, a família comenta os últimos acontecimentos e João Pedro deixa escapar que o Curupira e a Mãe do Morro andam provando daquela comida. Todos riem muito, mas a propósito da presença dos entes lendários, o avô Ramiro conta uma aventura acontecida quando do sumiço de um bezerro. (Flash bach) Ramiro e Luiz no meio do descampado à procura do bezerro, começam a acontecer coisas estranhas e Ramiro vê, no lamaçal da lagoa, rastros muito estranhos, parecidos com o fundo de uma garrafa (Volta do flash back). Enquanto conversam sobre esses mistérios, ali perto, Curupira dá uma bronca danada na Mãe do Morro que se apresenta viciada na comida do Tio Berê. Após o almoço, as crianças vão ao encontro do Curupira...
livre
LUPITA NO PLANETA DE GENTE GRANDE

LUPITA NO PLANETA DE GENTE GRANDE - 08 - AS FLORES DO JARDIM

Enquanto Mama molha as plantas do jardim, Lupita e Totó brincam e aprendem sobre as plantas e flores com o descobridor de coisas de Lupita. Durante a brincadeira, Totó acaba trombando com um girassol e ele não consegue mais ficar em pé e nem voltado para o sol. Lupita decide usar um graveto para dar sustentação ao girassol, mas ele só se recupera mesmo, depois que ela usa seus novos conhecimentos e o rega com bastante água.
livre
Superhands

SUPERHANDS - 25 - MISTO IV

Dragão Rauuu! Abram alas! Eu sou um dragão que cospe fogo e vim aqui visitar meu amigão, SuperHands! Isso mesmo! SuperHands convidou seu melhor amigo Dragão para esse episódio. Coloque sua armadura e pegue sua espada porque esse episódio está pegando fogo! SuperHands não poderia estar mais animado para ensinar vocês a fazer esse dragão de brinquedo que parece estar cuspindo fogo. Mas não precisa se preocupar, não tem nada de fogo de verdade nessa história, só um montão de diversão! Balão de Festa Junina Eita, sô! Vem com a gente montar uma decoração super especial para a sua festa junina nesse novo episódio de SuperHands! Pegue papel e tesoura e coloque as mãos na massa para fazer um lindo balãozinho! Mas não esqueça, balão é só para decoração e não para acender, hein? Microfone Solte a voz com SuperHands! Vamos aprender a fazer um microfone muito divertido? Vai ser show!
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

PEPPA PIG IV - 28 SOL, MAR E NEVE, O COMPUTADOR DO VOVÔ PIG E HOSPITAL

EP 4 - Peppa e seus amigos e familiares estão ansiosos para uma viagem para o litoral, onde eles podem fazer castelos de areia, mas quando eles chegam na praia há muita neve! EP 5 - Mamãe Pig dá a vovó e vovô o seu velho computador para trabalhar e brincar. EP 6 - Peppa e suas amigas do playgroup vão com Madame Gazelle visitar Pedro Pony, que está no hospital.
Conheça o Programa
livre
O Diário de Mika

ESTRELA VAGALUME

EP24 - ESTRELA VAGALUME - Mika entra no quarto animada. Ela conta para os amigos que estava na fazenda do Vovô quando viu uma estrela sair do céu, voar bem pertinho dela e sumir de vista. Agora, juntamente com Blablá, Mika vai procurar encontrar a estrelinha novamente.
Conheça o Programa
livre
As Microaventuras de Tito e Muda

FAZENDO ARTE

Os amigos de Mini-Mini fazem retratos uns dos outros, mas apenas a pintura de Muda agrada as pessoas da vila.
Conheça o Programa
livre
YOGA COM HISTÓRIAS

PGM 10 - O MENINO GANESHA

livre
Chocolix

12 - O TESOURO DE BARBA CHOCO - PARTE 1

A AVÓ DE CARAMELO CONTA PARA ELA E SEUS AMIGOS CHOCOLYNE, CHOCOMARK E MAX, A LENDA DO PIRATA BARBA CHOCO, QUE ENTERRARA UM VALIOSO TESOURO EM ALGUM CANTO DO REINO DA CHOCOLÂNDIA , COLOCANDO VÁRIAS ARMADILHAS PARA QUE NINGUÉM FOSSE CAPAZ DE ENCONTRÁ-LO. APÓS OUVIREM A HISTÓRIA, AS CRIANÇAS SE EMPOLGAM COM A IDEIA DE PROCURAR O TESOURO. DURANTE A BUSCA, ELAS ACABAM ESCORREGANDO EM UM PROFUNDO BURACO ONDE FINALMENTE SE DEPARAM COM O TESOURO, MAS NÃO CONSEGUEM SAIR. PREOCUPADOS COM A DEMORA DE SEUS FILHOS OS PAIS DAS CRIANÇAS SAEM À PROCURA DELAS. DOCE COOKIE , USANDO SEU FARO, ENCONTRA AS CRIANÇAS E É ELEITA A HEROÍNA DA HISTÓRIA. PARTE DO TESOURO ENCONTRADO É USADA PARA CONSTRUIR UMA BIBLIOTECA INFANTIL E UMA RODA GIGANTE NA PRAÇA DE CHOCOLÂNDIA.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

13 - O TESOURO DE BARBA CHOCO - PARTE 2

A AVÓ DE CARAMELO CONTA PARA ELA E SEUS AMIGOS CHOCOLYNE, CHOCOMARK E MAX, A LENDA DO PIRATA BARBA CHOCO, QUE ENTERRARA UM VALIOSO TESOURO EM ALGUM CANTO DO REINO DA CHOCOLÂNDIA , COLOCANDO VÁRIAS ARMADILHAS PARA QUE NINGUÉM FOSSE CAPAZ DE ENCONTRÁ-LO. APÓS OUVIREM A HISTÓRIA, AS CRIANÇAS SE EMPOLGAM COM A IDEIA DE PROCURAR O TESOURO. DURANTE A BUSCA, ELAS ACABAM ESCORREGANDO EM UM PROFUNDO BURACO ONDE FINALMENTE SE DEPARAM COM O TESOURO, MAS NÃO CONSEGUEM SAIR. PREOCUPADOS COM A DEMORA DE SEUS FILHOS OS PAIS DAS CRIANÇAS SAEM À PROCURA DELAS. DOCE COOKIE , USANDO SEU FARO, ENCONTRA AS CRIANÇAS E É ELEITA A HEROÍNA DA HISTÓRIA. PARTE DO TESOURO ENCONTRADO É USADA PARA CONSTRUIR UMA BIBLIOTECA INFANTIL E UMA RODA GIGANTE NA PRAÇA DE CHOCOLÂNDIA.
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 13

DRAGÕES MARINHOS SÓ QUEREM SE DIVERTIR Dragões marinhos ameaçam estragar o Dia de Praia de Castelo Seguro. AMIZADE DE DRAGÃO Durante uma caça ao tesouro, Smelgly faz dupla com Olivia, que tira vantagem de sua nova amizade.
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

UMA AMIGA LISTRADINHA

Bubu e Bonie estão colhendo amoras e têm a ideia de convidar Biel para brincar. Biel diz não às investidas das irmãs, que decidem investigar o porquê da recusa. Bubu e Bonie seguem Biel escondidas, quando ouvem ele conversando com a lagartinha listradinha. As duas vão à caça da lagarta no esconderijo de Biel e não encontram nenhuma lagartinha listradinha, mas descobrem uma “casinha” de borboleta. Biel as surpreende em seu esconderijo, explicando que estava realizando um experimento científico: a sua amiga lagartinha era um ovinho, e depois fez uma “casinha” e foi dormir. De repente, a casinha começa a se mexer e, de dentro, sai uma borboleta, que explica o processo da metamorfose. Papai Coruja assobia e o trio voa para casa com as borboletas, onde ele fala sobre o quão legal é podermos dividir o que descobrimos e aprendemos. Mamãe encerra a noite cantando a canção “Transformação”.
Conheça o Programa
livre
JOGOS DE INVENTAR

JOGOS DE INVENTAR - 11 - A BANDA DO BURRO

As crianças estão sentadas no tapete. Miro está com um fantoche de burro na mão. Shay anuncia que hoje vão contar a história do Burro mais inteligente do Mundo. Quique e Juju formam a plateia. Os demais vão se apresentar com seus fantoches. Guile é o cachorro. Dodó é a vaquinha. Nina é o gato. Migui é o carneiro. As crianças manipulam os fantoches sem se esconderem. Todos entram na brincadeira. O burro vai convidando os bichos, um a um, para entrarem em sua banda. Ao final de conversas e negociações, o Cachorro vai tocar flauta, a vaca, chocalho e o gato, violão. O burro fala da beleza da melodia do sopro, da alegria da percussão e da harmonia das cordas. O carneiro, que inicialmente fica triste por não saber nenhum instrumento, acaba integrado ao grupo, com suas habilidades de dançarino. O Carneiro convida Quique e Juju para dançarem. As crianças brincam com a canção, primeiro utilizando os fantoches e depois, vestidas como os bichos da história em um cenário de fazenda, no mundo da imaginação. Ao final da música, as crianças estão com suas roupas cotidianas e guardam os fantoches, muito felizes. Para encerrar o último episódio, Quique diz o poema abaixo.
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - HORA DE DORMIR - 10

Hora de Dormir / Ovo Surpresa (Cadeira) / Serenata do Barulho / Pescaria de Cores (Amarelo) / Hora da Música (Galinha Pintadinha 1) Hora de Dormir Em uma noite calma, o Galo e a Galinha Pintadinha tentam colocar o agitado Pintinho para dormir. Serenata do Barulho Os sapinhos estão competindo pela atenção da Sapinha, mas com suas serenatas eles acabaram fazendo um grande barulho.
Conheça o Programa
livre
ÁRVORE DOS ARAÚJOS

ÁRVORE DOS ARAÚJOS - 24 – O CASO DO DOIS TESOUROS

As crianças decodificam cartas criptografadas e descobrem que Paulo Péricles foi traído por Teodoro. Tuca tem certeza de que Teo não roubou o tesouro. Eles entram na casa de Paulo Péricles em busca de provas para inocentar o tio. No processo, Kiko resgata seu ioiô, Nara encontra um mapa e Tuca acha o resto da foto rasgada de Teo com o nome "Gabriela" escrito no verso. Luiza e Heitor planejam um bailinho para aproximar Gil e Odete antes da bodas de casamento. Quando Heitor se mostra um desastre tocando a viola, Miguel toma seu lugar. Todos dançam, inclusive Gil e Odete. Mas ele pisa no pé dela e os dois discutem, dizendo que agora têm ritmos diferentes. Kiko vê a viola onde encontraram o livro pirata. Os tios comentam terem encontrado a viola com cordas e afinada - Teodoro esteve por ali! No forte pirata, Tuca decodifica outras cartas e Flora descobre que o tesouro que Teodoro levou era o amor de Gabriela.
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ENERGIA SUPERPODEROSA

QUINTAL DA CULTURA VI- PGM ENERGIA SUPERPODEROSA (HQ 103) Cavaleiro Ludovico perde os seus superpoderes. E agora? Como ele impedirá que a vilã Minhomente domine o mundo? Personagens: CAVALEIRO LUDOVICO; SABIOSÓLIO; MINHOMENTE; FANTÁSTICA OFÉLIA; CAPITÃO OSÓRIO Roteiro: Elton Mattos
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM 01 - CONT.HISTORIAS 2020 - MUSIKIDS E CIA ARLECRIM

QUINTAL VI - PGM 01 - CONT.HISTORIAS 2020 - MUSIKIDS E CIA ARLECRIM Musikids e Cia Arlecrim cantam e contam: 1) A estrela de Laura 2) Narayana e seu destino
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - OS IRMÃOS CONSTRUTORES

QUINTAL DA CULTURA VI PGM OS IRMÃOS CONSTRUTORES (Roteiro HQ 115) Os irmãos construtores são especialistas em projetar casas fantásticas. Eles já construiram casas de boneca, de passarinho e até castelos (de areia)! Mas hoje terão um desafio diferente: construir a casa perfeita para um cliente muito exigente... Participação: ARQUITETO (LUDOVICO); ARQUITETA (DOROTEIA); LAURINDO (OSÓRIO) OBJETIVO EDUCACIONAL: Trabalhar a criatividade. Roteiro de Radhi Meron
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM 03 - CONT.HISTORIAS 2020 - CONTOS ENCONTADOS E MALAEBAÚ

QUINTAL DA CULTURA - PGM 03 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - CONTOS ENCONTADOS E MALAEBAÚ Contos Encontados e Malaebaú contam e cantam histórias. 01- JAPIM CANTAVA BONITO 02- A MENINA NUVEM.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - O VESTIDO DA RAINHA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM O VESTIDO DA RAINHA (Roteiro HQ 107) Ludovico não sabe como sair de uma enrascada: ele queimou o vestido novo da rainha com o ferro de passar e precisa entregá-lo pessoalmente pra ela! Participação: LAVADEIRO LUDOVICO; RAINHA DOROTEIA; DONA OFÉLIA.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DUAS PRINCESAS E UM PESTINHA

A nossa querida Mônica está se sentindo sozinha, pois parece que quase todas as suas amigas têm uma atividade pra fazer. Mas graças a Marina, que percebe a tristeza de sua amiguinha, elas começam a brincar e embarcam numa aventura com princesas, príncipes e castelos. O que elas não contavam é que o Cebolinha ia chegar de surpresa para acabar com tudo. Será que elas coseguiram dar um basta no nosso querido amigo carequinha?
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

FELIZ DIA DO FAZENDEIRO

Bitzer quer servir o fazendeiro em estilo de restaurante, oferecendo uma torta deliciosa como prato principal. Mas quando a torta desaparece, Bitzer comete o erro de aceitar Shaun e a ajuda das ovelhas na cozinha ...
Conheça o Programa
livre
DIÁRIO DE LULI

DIÁRIO DE LULI - 08 - LULI E LINA - PARTE 2

A professora quer saber a escolha de Luli, mas ela responde que ainda está pesquisando. Breno também está desconfortável. A apresentação dos dois fica para a próxima aula. Avó de Luli leva ela para um piquenique. Família de Breno apresenta para ele sua árvore genealógica. Luli descobre que a bisavó inventou o brigadeiro. Breno apresenta sua árvore para a classe. Chega a vez de Luli, ela escolhe a avó como tema e tira dez.
livre
Tá Certo?

TÁ CERTO? - III - 108 - COM CONVIDADOS HUMANOS

Warley, Tosco e o time do programa, formado por Bob, Edmilson Som e Fafá, recebem um time de fisiculturistas convidados para o jogo.
Conheça o Programa
livre
Valentins

09 - INJEÇÃO, NÃO!

Betina, João, Lila e Theo ficam assustados com a possibilidade de tomar injeção e precisam despistar o misterioso médico de qualquer jeito. Mais tarde, Betina confidencia a Theo que está percebendo que os ratinhos estão a ajudando, enquanto Lila recebe uma visita de outro mundo.
Conheça o Programa
livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 378

Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 35 - CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Tatuí, no interior de São Paulo, é conhecida como a cidade mais musical do Estado. Hoje, Territórios Culturais invade Tatuí e Felipe e Tuti vão conhecer o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, um dos mais respeitados da América Latina. Lá nossa dupla conhece não só as diversas opções de especialização em diferentes campos da arte como também o trabalho de construção de instrumentos musicais, representado pelo ofício da luteria.
Conheça o Programa
livre
MINIDocs

ANNA TRÉA (PART. FABIANA COZZA/ TÁSSIA REIS/ SWAMI JR./ ERIC DE OLIVEIRA)

Conheça o Programa
livre
Padre Brown

PADRE BROWN - TEMPORADA III - A CORUJA DE MINERVA

Episódio 15 - A Coruja de Minerva Um fugitivo se refugia em St. Mary e pede ajuda. Padre Brown fica atordoado ao perceber que o homem no confessionário é o inspetor Sullivan...procurado por assassinato.
Conheça o Programa
14
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 21/03/2020

Conheça o Programa
n
ELIS 75, TRANSVERSAL DO TEMPO

10
Cultura Mundo

A ARTE DA ESPANHA - 01 OS MUROS DO SUL

No primeiro capítulo desta série, sobre a Arte na Espanha, vamos saber como, no final do século VIII, Córdoba foi transformada pelos árabes invasores, na mais brilhante, rica e movimentada cidade da Europa. Crítico e historiador de arte, Andrew Graham-Dixon, viaja do sul para norte da Espanha para contar a história de alguns dos mais importantes ícones da arte vital. Em uma exploração da Espanha moura, ele conta sobre os muçulmanos, sobre a política da época e explica toda a influência cultural viajando de Córdoba para Granada. Mostra edifícios como a Grande Mesquita de Córdoba, o Alcazar de Sevilha e o Alhambra em Granada. Ele também conta como os mouros introduziram novos alimentos - incluindo frutas cítricas, café e especiarias - na Espanha. No primeiro capítulo desta série, sobre a Arte da Espanha, vamos saber como, no final do século VIII, Córdoba foi transformada pelos árabes invasores, na mais brilhante, rica e movimentada cidade da Europa. Veremos como, durante os século IX e X, o Islã convivia neste sul da Espanha com judeus e cristãos. Além de terem promovido um renascimento cultural e artístico nessa região, com uma Biblioteca com 400.000 exemplares. Os árabes reintroduziram no Ocidente a filosofia grega, desenvolveram o pensamento lógico, e nos legaram o sistema numérico.
Conheça o Programa
livre
MINIDocs

ANNA TRÉA (PART. FABIANA COZZA/ TÁSSIA REIS/ SWAMI JR./ ERIC DE OLIVEIRA)

Conheça o Programa
livre
Roda Viva

CIRO GOMES (2020)

O BRASIL E O MUNDO VIVEM DIAS DE INCERTEZA, APREENSÃO, CONFINAMENTO E MUDANÇAS BRUSCAS E RÁPIDAS NO NOSSO MODO DE VIDA/. A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS ALTERA RELAÇÕES PESSOAIS E DE TRABALHO, ISOLA CIDADES E PAÍSES, COLOCA O MUNDO SOB RISCO DE RECESSÃO E EMBARALHA AS CARTAS DA POLíTICA GLOBAL/. ESTE RODA VIVA ACONTECE SOB O SIGNO DESSE INEDITISMO. A COMEÇAR PELO FATO DE QUE NOSSO ENTREVISTADO NÃO ESTÁ AQUI, NO CENTRO DA RODA, MAS CONECTADO VIA SATÉLITE, POIS APRESENTOU SINTOMAS DE GRIPE E, POR PRUDÊNCIA, AVISOU NOSSA PRODUÇÃO/ ATENDENDO ÀS RECOMENDAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E DAS AUTORIDADES BRASILEIRAS, E CUMPRINDO NOSSO COMPROMISSO JORNALÍSTICO DE INFORMAR, FAREMOS NOSSO PRIMEIRO RODA VIVA REMOTO. O ENTREVISTADO DISPENSA APRESENTAÇÕES. É UM DOS POLÍTICOS MAIS CONTROVERSOS DO BRASIL. CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA POR TRÊS VEZES, A ÚLTIMA DELAS EM 2018, TEM PROCURADO LIDERAR UMA OPOSIÇÃO A JAIR BOLSONARO DESCOLADA DO LULOPETISMO/. FAZ ISSO AO SEU ESTILO, COM IMPROPÉRIOS E GESTOS EXTREMADOS SEUS E DE SEUS ALIADOS, COMO O IRMÃO QUE FOI BALEADO AO TENTAR CONTER O MOTIM DE POLICIAIS MILITARES NO CEARÁ INVADINDO UM QUARTEL COM UMA RETROESCAVADEIRA/. NO CENTRO VIRTUAL DO RODA VIVA, O EX-GOVERNADOR, EX-MINISTRO E EX-DEPUTADO CIRO GOMES. PARA ENTREVISTAR CIRO GOMES, NÓS CONVIDAMOS: EDUARDO KATTAH, EDITOR-COORDENADOR DE POLÍTICA DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO THAÍS OYAMA, COMENTARISTA DA RÁDIO JOVEM PAN E AUTORA DO LIVRO "TORMENTA", SOBRE O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO BOLSONARO PEDRO DIAS LEITE, EDITOR-CHEFE DA REVISTA ÉPOCA FABIO ZANINI, REPÓRTER ESPECIAL DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO E SERGIO LAMUCCI, EDITOR DE BRASIL DO JORNAL VALOR ECONÔMICO CONTAMOS AINDA COM OS DESENHOS EM TEMPO REAL, MESMO PELAS TELAS, DO NOSSO PAULO CARUSO./
Conheça o Programa
livre
Futurando

FUTURANDO - 175

Os elevadores magnéticos podem mudar a forma como edifícios são planejados. Essa tecnologia cria oportunidades completamente novas. Será possível conectar vários prédios horizontalmente e os passageiros poderão até mesmo ser transportados em círculos. A pesquisa deste sistema já tem 20 anos. O elevador fica em um suporte que desliza sobre dois trilhos guias. Confira os detalhes neste Futurando. E soluções como essas serão cada vez mais importantes com o crescimento das cidades. Hoje já existem 33 megacidades espalhadas pelo globo. Elas têm mais de 10 milhões de habitantes, prometem empregos bem remunerados, assistência médica de ponta, escolas, universidades. Mas também têm problemas sérios com moradia, transporte e eliminação de lixo e esgoto. Como lidar com o aumento explosivo das áreas urbanas? O Futurando apresenta algumas respostas. A poluição sonora também é um dos inconvenientes das megacidades. Não dá para negligenciar. O som nos afeta inconscientemente, desencadeia emoções, e pode até induzir nosso comportamento. Pensando nisso, lojas começaram a usar música para aumentar as vendas. Será que funciona? Nesta edição, o Futurando esclarece algumas dúvidas sobre um gás tão polêmico: o CO2. O que é o dióxido de carbono, de onde vem e quais são os maiores emissores? Saiba mais sobre esse gás que, se por um lado é um dos vilões das mudanças climáticas, por outro lado é indispensável para a vida na Terra. E para combater o excesso de CO2, jovens estão se mobilizando em todas as partes do mundo. Entre os movimentos mais famosos está o "Plant for the Planet”. Criado há três anos por um menino de 13 anos, o projeto motivou o plantio de 14 bilhões de árvores. O trabalho foi realizado por 88 mil crianças em todos os continentes, exceto na Antártica. Felix Finkbeiner, o iniciador do "Plant for the Planet”, falou com a nossa equipe sobre a esperança nas novas gerações. Ações como essas são fundamentais para conter o aquecimento global, que poderá ser o responsável pelo desaparecimento de regiões costeiras. Entre elas está um ecossistema singular, às margens do Mar Frísio, no norte da Alemanha. Esta região considerada Patrimônio Mundial é lar de milhares de espécies de animais, insetos e plantas. Como isso pode ser evitado? Não deixe ao Futurando!
Conheça o Programa
livre
Vox Populi

NEY LATORRACA

OS ASSUNTOS ABORDADOS FORAM:"RABO DE SAIA";BUSCA DO SUCESSO;PONTOS EM COMUM COM SEU PERSONAGEM "SEU QUEQUE";DIALETOS E SOTAQUES REGIONAIS;DIFICULDADES FINANCEIRAS; FOTONOVELAS;BAILES DE DEBUTANTES;POSAR NU PARA REVISTAS;DIREITOS AUTORAIS SOBRE PROGRAMAS EXPORTADOS;INFLUENCIAS DE PERSONAGENS NA PERSONALIDADE DO ATOR;ESCOLA DE ARTE DRAMATICA;MINIS-SERIE;TEATRO BRASILEIRO;POLEMICA COM SANDRA BREA EM ENTREVISTA;CAPA DE REVISTA;RELACOES FAMILIARES;SONHOS;ETC.
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL - PROFISSAO E ESTILO DE VIDA

A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL. SÃO CINCO PROGRAMAS, EXIBIDOS SEMPRE ÀS SEGUNDAS, EM QUE O PROFESSOR AIRTON EMBACHER ANALISA OS SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS DE ESCOLHA, CARREIRA E PROFISSÃO E TAMBÉM AS MUDANÇAS NO MERCADO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. CADA EPISÓDIO DA SÉRIE INCLUI A APRESENTAÇÃO DE NOVAS PROFISSÕES QUE SÃO OBJETO DE SOLICITAÇÃO CRESCENTE NO MERCADO DE TRABALHO. O EPISÓDIO DE ESTRÉIA É A ERA DO CONHECIMENTO. NAS PRÓXIMAS SEMANAS, OS TEMAS SÃO: PERFIS E COMPETÊNCIAS; O PROCESSO DE ESCOLHA; PROFISSÃO E ESTILO DE VIDA E PERGUNTAS E RESPOSTAS. ESTE PROGRAMA, PROFISSÃO E ESTILO DE VIDA, INCLUI OS CURSOS DESIGN DE EMBALAGENS, COM MANUEL MULLER, PRESIDENTE DO COMITÊ DE DESIGN ABRA (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGEM) E PLANEJAMENTO DE GAMES, COM ARAKEN LEÃO DA SILVA, PROFESSOR DOS CURSOS DE DESIGN DE EMBALAGENS E PLANEJAMENTO DE GAMES DA UNIV ANHEMBI-MORUMBI.
livre