Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Segunda-Feira, 20 de Janeiro

ABERTURA DA EMISSORA

INGLÊS COM MÚSICA II

PUT YOUR RECORDS ON - (CORINNE BAILEY RAE)

A SEGUNDA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA VOLTA AO AR AGORA COM VERSÕES DIÁRIAS.O PROGRAMA SERÁ EXIBIDO A PARTIR DO DIA 25 DE ABRILÀS SEIS DA TARDE. O PROGRAMA CONTINUA TAMBÉM AOS SÁBADOS AO MEIO-DIA. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - SERÁ APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV, CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA, E O CENTRO PAULA SOUZA O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA (FATECS) DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA ESTÁ A CARGO DA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E DA PROFESSORA MARISA LEITE DE BARROS, APRESENTADORA, PROFESSORA E CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA ESTARÁ ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS. SERGINHO CARVALHO (BAIXO), ADRIANO TRINDADE (BATERISTA) E DO AGENOR DE LORENZI (TECLADOS). A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA É REALIZADA NO TEATRO FRANCO ZAMPARI - ESPAÇO UNIVESP.
Conheça o Programa
livre
CONEXÃO ELEITORAL

CONEXÃO ELEITORAL - 66

O Conexão Eleitoral desta semana vai mostrar o lançamento do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. No dia do evento, 34 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, assinaram termo de adesão à iniciativa. Para ilustrar ainda mais o programa, entrevistamos o Juiz Auxiliar da Presidência do TSE, Ricardo Fioreze. Veja como é o julgamento das prestações de contas de candidatos e partidos políticos pela Justiça Eleitoral. Todos que disputam um pleito precisam apresentar comprovantes dos valores arrecadados e gastos nas campanhas. Destaque também para o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O sistema trouxe mais agilidade e segurança às ações que tramitam na Justiça Eleitoral.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 04 - FOGO: MULA SEM CABECA NAO EXISTE

HISTORIA CENTRAL: MULA SEM CABECA DITO E FEITO: CONTAR ATE DEZ MUSICAL: BAIAO BALAIO
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

A ESCOLINHA/A PEÇA DA ESCOLA/EMILY ELEFANTE

A ESCOLINHA George se junta a Peppa na escolinha, mas ela não quer que George vá com ela. Quando George chega ele é um hit instantâneo com todos os amigos de Peppa. Eles pensam que ele é brilhante! Peppa fica muito orgulhosa de seu irmão mais novo, que ela também pensa que ele é brilhante demais! Ele é seu brilhante irmão mais novo. A PEÇA DA ESCOLA A escolinha de Peppa é monta uma peça. Peppa vai ser a Chapeuzinho Vermelho. Mamãe e Papai Pig ajudam a praticar suas falas. Os amigos de Peppa também pratica suas falas em casa. Na noite da estreia, Peppa e seus amigos atuam lindamente. Os pais e Madame Gazella ficam muito orgulhosos de seus pequeninos EMILY ELEFANTE Peppa e seus amigos estão na escolinha hoje. Madame Gazella introduz uma nova aluna, Emily Elefante. Todo mundo quer ser amigo de Emily, porque ela é muito boa em blocos de construção e pode fazer um barulho muito alto com sua tromba. Peppa e Emily descobrem que têm algo em comum: adoram pular em poças de lama.
Conheça o Programa
livre
CARLOS I

CARLOS VS ICEFLY

JUANITO TERÁ DESEJO DE COMER SORVETE! CARLOS SE CERTIFICARÁ QUE JUANITO FIQUE À SALVO DAS MÃOS DE ICEFLY.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS II

FILHOTE DE URSO

A caçulinha Bonie escuta o Papai e a Mamãe Coruja comentarem que estão felizes com a chegada de um novo filhote, e sua primeira reação é de ciúmes, pois vai deixar de ser a pequenina da família. Depois de um pouquinho de confusão, descobre que seus pais se referiam, na verdade, à Mamãe Urso Polar. E não é que o filhote de urso polar também fica com ciúmes dos irmãozinhos gêmeos que acabam de nascer... Muitas lições são ensinadas sobre novos espaços e novos amores na família!
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

GALINHA PINTADINHA MINI - O ABOMINÁVEL GALO DAS NEVES - 11

O Abominável Galo das Neves / Ovo Surpresa (Morango) / Borboleto Guloso / Forma da Forma (Triângulo) / Pintura Mágica (Meu Galinho) O Abominável Galo das Neves A Galinha Pintadinha e sua família vão esquiar na neve. Apesar de se atrapalharem com suas roupas, eles vão se divertir muito e o Galo dará um super salto. Borboleto Guloso A Borboletinha e a Madrinha estão usando mágica para fazer um delicioso bolo. O que elas não esperavam é que o Borboleto faria uma mágica para o bolo desaparecer.
Conheça o Programa
livre
MOLANG

MOLANG - 12 UMA NOITE AGITADA / O CARRO

Uma noite agitada Junto com seus amigos, Molang e Piu Piu organizam uma noite de filme de monstros. Depois que seus amigos se vão, Molang e Piu Piu vão para a cama, mas logo ouvem ruídos estranhos vindos da sala de estar.O que pode ser? Monstros O carro Molang e Piu Piu têm um carro novo, um magnífico conversível amarelo. É a oportunidade perfeita para encontrar seus amigos para um piquenique no campo. No caminho, eles percebem que o piquenique deles foi levado pelo vento! Eles param para comprar comida, mas quando o Piu Piu sai da mercearia, o carro vai embora, e Molang também! O que aconteceu?
Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 07

Empate no festival brilhante: A disputa contra Clod, no Campeonato do Festival Brilhante, traz à tona o lado competitivo de Trinket. Dia brilhante dos amigos: Nella organiza um dia no Parque Aquático Ondas Brilhantes para seus amigos, mas então, uma névoa rosa misteriosa invade o reino
Conheça o Programa
livre
TOP WINGS

TOP WINGS - 06

O fã número um da Equipe Top Wing, Timmy Tartaruga acaba de perder a lancheira novinha que sua mãe lhe deu, deixando-a cair no rio! É hora dos Cadetes entrarem em ação e o desafio deles será salvar não só a lancheira, mas o próprio Timmy. Tomara que eles consigam! / Os Cadetes da Top Wing vão entrar em uma incrível e acirrada disputa pelo Troféu da Corrida de Revezamento. Mas, para a surpresa de Brody, ele se vê obrigado a escolher entre ganhar a corrida ou resgatar um competidor da mesma modalidade que se mete em uma encrenca.
livre
DORA, A AVENTUREIRA  III

DORA, A AVENTUREIRA III - 26 (A FLORESTA DA AVENTURA)

Dora, Botas e Grandma visitam um parque de diversões numa floresta mágica: a floresta da aventura, para que eles possam andar na montanha russa de pedra.
Conheça o Programa
livre
O DIÁRIO DE MIKA

UMA MORADIA NA LUA

EP11 - UMA MORDIDA NA LUA - Mika entra curiosa em seu quarto e conta a seus amigos que não entende quem mordeu a Lua. Mika e Abelhuda vão investigar e descobrem a existência das fases da Lua.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 12 - O CÃOZINHO PERFEITO

Doodle entra no Concurso do Pet Perfeito. Com a ajuda de Sunny, Rox e Blair, ele supera obstáculos, incluindo Lacey e KC. Na prova final Doodle deve decidir entre vencer a competição ou ajudar uma amiga em necessidade.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA

OS FILHOTES NA NEVE / OS FILHOTES E O MONSTRO DA NEVE

- Os filhotes na neve Nada é mais divertido para os filhotes do que um passeio até a montanha do Jake para praticar snowboard. Mas quando o Alex se coloca em perigo enquanto aprende a esquiar, cabe ao Ryder e a Patrulha Canina fazerem o resgate. - Os filhotes e o monstro da neve Os filhotes encontram umas pegadas estranhas na neve da montanha do Jake. Todos pensam que se trata de um monstro da neve e isso afasta os esquiadores. Quando finalmente o Ryder e a patrulha canina encontram o “monstro”, eles têm uma surpresa engraçada.
Conheça o Programa
livre
PJ MASKS - HERÓIS DE PIJAMA II

13 - PJ ROBÔ

Lagartixo faz um novo amigo, o mini robô.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XI

THOMAS XI-11-DESCULPA IMPOSSÍVEL/A RODA D'ÁGUA

Bloco 1: Philip está farto das outras locomotivas ficarem jogando ele por aí, especialmente James, que continua dando a Philip trabalhos que ele não quer, dizendo que eles são trabalhos para locomotivas menores, como Philip. Quando Philip e James ficam frente a frente em uma ponte em um único trilho, nenhuma das locomotivas quer voltar para deixar a outra passar. Logo, há uma grande fila de locomotivas atrás deles. Com a ameaça de colapso da ponte, Philip decide que às vezes a locomotiva menor pode realmente ser a locomotiva maior! Bloco 2: Thomas acha que recebeu uma carga muito boba até que Hong-Mei explica que é uma roda d'água muito importante, feita de bambu. Logo Thomas descobre muitas outras coisas feitas de bambu, e se esquece de entregar sua roda d'água! A fim de compensar o tempo perdido, Thomas decide tomar um atalho, através de uma ponte baixa, onde ele acaba derrubando a roda d'água de seu vagão. Thomas corre atrás dela enquanto atravessa o interior chinês, tentando recuperá-la, mas a roda parece sempre estar um salto à frente dele...
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

15 - A GRANDE COROA ANIMAL

QUANDO A COROA ANIMAL É PERDIDA NO FUNDO DO OCEANO, BLAZE SE TRANSFORMA EM UM TUBARÃO SUPER-RÁPIDO. ELE TERÁ QUE NADAR RÁPIDO – OU ESMAGADOR PODERÁ CHEGAR À COROA PRIMEIRO.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 24

Em uma aventura submarina no Mar Vermelho, Vivi Mochilão e Lanterninha conhecem Roxo e Amarelo, dois cavalos-marinhos que disputam a propriedade de um castelo de areia. Como não conseguem se entender, os amigos contam com Vivi e sua turma para saber a quem o castelo realmente pertence.
Conheça o Programa
livre
O SHOW DA LUNA II

OLHA O TATU-BOLA!

Em um divertido piquenique, com Tom, Igor e Alice, Luna encontra um tatu-bolinha! Mas quando eles tentam pegá-lo para ver de pertinho, tomam um susto... o tatu-bolinha vira uma bolinha. Por que os tatu-bolinhas se enrolam assim? Será que eles querem brincar? O que está acontecendo aqui? No jardim, eles encontram mais tatu-bolinhas para observar, mas para saber mais sobre eles, Luna, Júpiter e Cláudio decidem fazer de conta que são tatu-bolinhas também.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 11

Senninha foi passar a férias num sítio, onde se alimenta de frutas e legumes que ele mesmo ajudou a plantar e a colher. Gosta tanto da experiência de uma alimentação mais saudável que monta uma horta em sua própria oficina na mini pista.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ADEUS PULGAS

QUINTAL DA CULTURA VI PGM ADEUS PULGAS (Roteiro HQ 86) Ludovico recebe uma notícia que pode separá-lo de suas amadas pulgas amestradas.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

CILADA

COM O AUXÍLIO DE BORIS, RUFUS TENTA APROXIMAR LEOPOLDO DO SEU PRIMO NINO. DE REPENTE DESCOBREM O VERDADEIRO MOTIVO DA VINDA DE NINO, QUE PRECISA DE AJUDA PARA NEUTRALIZAR OS EFEITOS COLATERAIS DE UM EXPERIMENTO CIENTÍFICO.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O CORPO FALA

Orelha ardendo é sinal de que estão falando mal de você. Morder o dedo mindinho faz o fofoqueiro morder a língua. Se o pé está formigando, o tempo vai esfriar. A Magali sabe tudo das mais estranhas crendices do corpo humano!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O DIA EM QUE DERROTEI A MÔNICA

O Cebolinha estava em apuros fugindo da Monica quando entrou numa caverna escura para escapar. Mau sabia ele que encontraria algo que sempre sonhou: Um jeito para derrotar a Mônica de uma vez por todas. Será que desta vez o seu plano vai realmente ser infalível? Não perca pois desta vez a Mônica pode perder o trono.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO

JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO - 20/01/2020

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 16

BLOCO 1 ABERTURA (PATOS SELVAGENS)-01:00:39:01 - 01:02:18:12 Grover e Elmo estão prontos para tirar fotos dos patos selvagens que vão passar voando pela Vila. Grover diz que é especialista em patos, porém, vê uma arara e corre tirar para uma selfie com ela, enquanto Elmo fotografa os patos que passam no céu fazendo “quá, quá´. AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO (RAIDERS OF THE LOST DUCKIES)-01:02:18:13 - 01:07:18:15 Ênio e Beto estão procurando a Caverna do Pato onde o Velho Pato Sábio reside. Dizem que o Velho Pato Sábio é capaz de responder qualquer pergunta, e o Pato de Borracha tem uma muito importante para fazer a ele. Encontrar a caverna não foi um problema, mas passar por todos os obstáculos, sim! SUPER GROVER 2.0 (WE CAN CROSS THAT BRIGDE)- 01:07:18:16 - 01:13:18:20 Uma pata quer se juntar a seus amigos do outro lado do riacho, mas não quer molhar seus sapatos; ela usa a engenharia para construir uma ponte. BLOCO 02 HISTÓRIA CENTRAL (OVELHA)PATO-01:13:38:05 - 01:16:23:24 Um tucano vai pedir ajuda para Elmo. Sua amiga ovelha bateu a cabeça e está achando que é um pato. Elmo mostra a diferença entre patos e ovelhas para tentar ajudá-la. CELEBRIDADE (SONS COM GREGÓRIO)-01:16:23:25 - 01:17:49:02 Grover e Gregório Duvivier estão brincando de imitar sons de pássaros. MIGALHAS PICTURES (CARIBBEAN)-01:17:49:02 - 01:22:43:21 Um pirata em busca de um tesouro de biscoitos deve passar por uma série de provas para atravessar a caverna onde o tesouro está escondido. ENCERRAMENTO (O RETORNO DOS PATOS)-01:22:43:22 - 01:24:09:05 Elmo e Grover querem fotografar os patos que vão voltar para casa e passar pela Vila; Grover mais uma vez se confunde, achando que um tucano que pousa ali é um pato solitário; Elmo fotografa os patos; em seguida coloca bico de pato e brinca com Grover, que faz o mesmo e tira selfie dos dois.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS II

FILHOTE DE URSO

A caçulinha Bonie escuta o Papai e a Mamãe Coruja comentarem que estão felizes com a chegada de um novo filhote, e sua primeira reação é de ciúmes, pois vai deixar de ser a pequenina da família. Depois de um pouquinho de confusão, descobre que seus pais se referiam, na verdade, à Mamãe Urso Polar. E não é que o filhote de urso polar também fica com ciúmes dos irmãozinhos gêmeos que acabam de nascer... Muitas lições são ensinadas sobre novos espaços e novos amores na família!
Conheça o Programa
livre
DORA, A AVENTUREIRA  III

DORA, A AVENTUREIRA III - 26 (A FLORESTA DA AVENTURA)

Dora, Botas e Grandma visitam um parque de diversões numa floresta mágica: a floresta da aventura, para que eles possam andar na montanha russa de pedra.
Conheça o Programa
livre
TOP WINGS

TOP WINGS - 06

O fã número um da Equipe Top Wing, Timmy Tartaruga acaba de perder a lancheira novinha que sua mãe lhe deu, deixando-a cair no rio! É hora dos Cadetes entrarem em ação e o desafio deles será salvar não só a lancheira, mas o próprio Timmy. Tomara que eles consigam! / Os Cadetes da Top Wing vão entrar em uma incrível e acirrada disputa pelo Troféu da Corrida de Revezamento. Mas, para a surpresa de Brody, ele se vê obrigado a escolher entre ganhar a corrida ou resgatar um competidor da mesma modalidade que se mete em uma encrenca.
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

15 - A GRANDE COROA ANIMAL

QUANDO A COROA ANIMAL É PERDIDA NO FUNDO DO OCEANO, BLAZE SE TRANSFORMA EM UM TUBARÃO SUPER-RÁPIDO. ELE TERÁ QUE NADAR RÁPIDO – OU ESMAGADOR PODERÁ CHEGAR À COROA PRIMEIRO.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XI

THOMAS XI-11-DESCULPA IMPOSSÍVEL/A RODA D'ÁGUA

Bloco 1: Philip está farto das outras locomotivas ficarem jogando ele por aí, especialmente James, que continua dando a Philip trabalhos que ele não quer, dizendo que eles são trabalhos para locomotivas menores, como Philip. Quando Philip e James ficam frente a frente em uma ponte em um único trilho, nenhuma das locomotivas quer voltar para deixar a outra passar. Logo, há uma grande fila de locomotivas atrás deles. Com a ameaça de colapso da ponte, Philip decide que às vezes a locomotiva menor pode realmente ser a locomotiva maior! Bloco 2: Thomas acha que recebeu uma carga muito boba até que Hong-Mei explica que é uma roda d'água muito importante, feita de bambu. Logo Thomas descobre muitas outras coisas feitas de bambu, e se esquece de entregar sua roda d'água! A fim de compensar o tempo perdido, Thomas decide tomar um atalho, através de uma ponte baixa, onde ele acaba derrubando a roda d'água de seu vagão. Thomas corre atrás dela enquanto atravessa o interior chinês, tentando recuperá-la, mas a roda parece sempre estar um salto à frente dele...
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA

OS FILHOTES NA NEVE / OS FILHOTES E O MONSTRO DA NEVE

- Os filhotes na neve Nada é mais divertido para os filhotes do que um passeio até a montanha do Jake para praticar snowboard. Mas quando o Alex se coloca em perigo enquanto aprende a esquiar, cabe ao Ryder e a Patrulha Canina fazerem o resgate. - Os filhotes e o monstro da neve Os filhotes encontram umas pegadas estranhas na neve da montanha do Jake. Todos pensam que se trata de um monstro da neve e isso afasta os esquiadores. Quando finalmente o Ryder e a patrulha canina encontram o “monstro”, eles têm uma surpresa engraçada.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 11

Senninha foi passar a férias num sítio, onde se alimenta de frutas e legumes que ele mesmo ajudou a plantar e a colher. Gosta tanto da experiência de uma alimentação mais saudável que monta uma horta em sua própria oficina na mini pista.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ADEUS PULGAS

QUINTAL DA CULTURA VI PGM ADEUS PULGAS (Roteiro HQ 86) Ludovico recebe uma notícia que pode separá-lo de suas amadas pulgas amestradas.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O CORPO FALA

Orelha ardendo é sinal de que estão falando mal de você. Morder o dedo mindinho faz o fofoqueiro morder a língua. Se o pé está formigando, o tempo vai esfriar. A Magali sabe tudo das mais estranhas crendices do corpo humano!
Conheça o Programa
livre
WORLD OF WINX - II

WORLD OF WINX - II - 1 - O ESPÍRITO DO MUNDO DOS SONHOS

Durante um dos shows de sua turnê mundial, as seis Winx conhecem Venomya, uma crítica musical que tenta de tudo para colocá-las para baixo. As seis fadas são, então, contatadas pelo Espírito do Mundo dos Sonhos, que dá às seis garotas seu novo poder, Onyrix e as chama para ajudar seu mundo, a Terra do Nunca. Lá, as Winx salvam Smee e Jim (Capitão Gancho) das Criaturas das Sombras da Rainha má e descobrem que ela, na verdade, é Sininho, a fada que tornou-se má depois de ser abandonada por Peter Pan. As Winx procuram Wendy Darling, agora diretora de um orfanato em Londres, que dá às seis fadas a última carta recebida de Peter. Enquanto isso, a Rainha percebe que para derrotar as Winx, ela precisa atacar sua líder e, por isso ela cria Vertigo, a nêmesis de Bloom.
livre
VALENTINS I

25 - O ANTÍDOTO

Betina prepara o antídoto para transformar os ratinhos em seus pais novamente. Equanto isso, Randolfo adultera a invenção de Artur. Com o experimento pronto, os irmãos Valentins devem tentar aplicá-lo em um dos ratinhos, enquanto o outro pode estar correndo perigo.
Conheça o Programa
livre
EU SOU FRANKY II

90 - FRANKY, LOLI E TAMARA: SUPER DETETIVES

Franky começa uma investigação exaustiva para tentar descobrir quem quer separá-la de seus amigos. Ela, Loli e Tamara fazem uma equipe para chegar ao objetivo. Em 2034, Franky quer conhecer o criador de Luz, para que possa assinar o acordo de paz entre humanos e androides, e assim poder viver tranquila com seu amor Christian e provar que não há nada demais entre estas relações.
Conheça o Programa
livre
PAPO DE MÃE II

QUESTÕES POSTURAIS DA GESTANTE

A gravidez é uma maravilha, mas pode vir acompanhada de muitas dores no corpo, principalmente nas costas. A nossa convidada é dentista e tem o agravante da postura da profissão. Ela sente dores na lombar, mas não faz exercícios. O médico explicou os principais problemas posturais da grávida e o que eles podem provocar, como dores na coluna, crises no ciático. Na reportagem especial, pilates para grávidas. Uma mãe faz pilates com o bebê no colo e a outra faz grávida. Uma especialista dá dicas de exercícios para grávidas.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2020 - 20/01/2020

Conheça o Programa
n
FUTURANDO

FUTURANDO - 167

Esta edição do Futurando mostra que a demanda por casas de madeira vem crescendo em Berlim e que até mesmo prédios de apartamento de 10 andares feitos na maior parte de madeira já estão sendo construídos na Alemanha. O programa explica se essas construções são resistentes, seguras contra incêndios e se têm a mesma durabilidade de uma casa de alvenaria. Para a construção de prédios de madeira é necessária a matéria-prima. E as florestas alemãs estão morrendo. As mudanças climáticas, que provocam altas temperaturas e chuvas mais escassas a cada ano, deixam as árvores debilitadas e suscetíveis a infestações de besouros. Mesmo aparentando estarem saudáveis, com folhas verdes, muitas delas já estão condenadas. A situação é ainda pior quando uma floresta é formada inteiramente por abetos, onde uma infestação pode se propagar rapidamente. E a ação do homem, de forma mais direta do que nas mudanças climáticas, preocupa ativistas ambientais nas Maldivas - um conjunto de ilhas no Oceano Índico que impressiona pela beleza. Este paraíso está ameaçado. Novos aeroportos e ilhas artificiais estão sendo criados para atrair mais turistas. E o meio ambiente está sendo deixado de lado, assim como a população local. A reportagem do Futurando visitou o país e mostra um lado das Maldivas que fica bem longe dos olhos dos turistas. Além de prejudicar o meio ambiente, colocando em risco várias espécies, o homem também captura animais de seus habitats naturais para vender no comércio ilegal. As tartarugas são grandes vítimas e, em todo o mundo, várias espécies correm risco de extinção. Um centro de proteção no Camboja acolhe animais ameaçados e os protege do ser humano, que costuma capturar tartarugas para comer, usar na medicina tradicional ou oferecer em templos. A esperança é que, no futuro, elas possam ser soltas na natureza.
Conheça o Programa
livre
CARTAO VERDE

CARTÃO VERDE - ESPECIAL PAULO NUNES - 26/01/2017

PROGRAMA ESPECIAL COM PAULO NUNES. UM JOGADOR DE ESTILO MARCANTE. QUEM O VIU EM CAMPO ENETNDE O QUE ESTOU FALANDO, ERA DO TIPO QUE SABIA COMO POUCOS TEMPERAR O JOGO COM IRREVERÊNCIA, UM MESTRE EM APIMENTAR RIVALIDADES. ATACANTE, GOIANO DE PONTALINA, QUE EM UM PRIMEIRO MOMENTO ALIMENTOU A ARTILHARIA DE MUITOS COMPANHEIROS, MAS QUE MAIS TARDE TRATOU DE FAZER ELE MESMO OS GOLS. CAMPEONISSÍMO PELO GRÊMIO, COM QUEM VENCEU A LIBERTADORES, FEITO QUE REPETIU DEPOIS VESTINDO A CAMISA DO PALMEIRAS, CLUBES PELOS QUAIS CONQUISTOU AINDA TÍTULOS NACIONAIS, COISA QUE FEZ TAMBÉM QUANDO DEFENDEU O FLAMENGO. ENFIM , PRA FECHAR ESSA APRESENTAÇÃO, DIGO QUE SE TRATA DE UMA LENDA DENTRO E FORA DE CAMPO.
Conheça o Programa
10
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 20/01/2020

Conheça o Programa
n
RODA VIVA

SÉRGIO MORO (2020)

Conheça o Programa
n
CAMPUS EM AÇÃO 2019

SEJA BEM-VINDO! (ECA USP) + AMOR DE CUPIDO (MELIES) + LESHY (MELIES) + REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA ROOSEVELT (ANHEMBI MORUMBI)

Neste programa, Aline Jones e Eduardo Guimarães apresentam os vídeos "Seja bem-vindo" produzido por alunos do curso superior do audiovisual da ECA USP, "Amor e Cupido" produzido por alunos do curso Voyage da Faculdade Melies, "Leshy", produzido por alunos de Produção Audiovisual da faculdade Melies e "Revitalização da Praça Roosevelt" produzido por alunos de Radio, TV e Internet da Anhembi Morumbi. Sobre "Seja bem-vindo": João, um bebê de seis meses, não quer comer sua papinha em um almoço de Dia das Mães, enquanto toda a sua família se digladia para alimentar o bebê. Ano de produção: 2017 Sobre "Amor e Cupido": Um Cupido apaixonado e um tanto quanto atrapalhado tenta conquistar seu primeiro amor. Ano de produção: 2015 Sobre "Leshy": Leshy é o protetor da floresta, ele pune quem está ameaçando a natureza ou quem invade seu domínio, mesmo que seja um inocente. Curta produzido como projeto final na faculdade Melies, foi feio em real-time(engine de games) e renderizado totalmente em Unity 3D. Ano de produção: 2018 Sobre "Revitalização da Praça Roosevelt": Breve documentário acerca da participação e influência de diversos grupos sociais que integram a famosa Praça Roosevelt, em São Paulo, no processo de revitalização do espaço e suas consequências para a população ao redor. Ano de produção: 2018
Conheça o Programa
livre
TERRITÓRIOS CULTURAIS

PGM 27 - MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA E RESTAURO PINACOTECA

As obras de restauração e recuperação do Museu da Língua Portuguesa seguem a todo o vapor. No programa de hoje, Tuti e Felipe invadem essas obras e mostram, em primeira mão, como vai ficar o Museu da Língua Portuguesa após sua restauração. E como a conversa é restauro, os apresentadores atravessam a rua em frente ao Museu da Língua e vão conferir de perto um dos lugares mais secretos e reservados da Pinacoteca do Estado, o setor de conservação e restauro.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

AGNALDO TIMÓTEO

O artista começou a cantar em programas de calouros em Caratinga, mas, indo para o Rio de Janeiro atrás de oportunidades, trabalhou como motorista da cantora Ângela Maria. Mas, com perseverança, se impôs como intérprete conhecido nacionalmente pela bela voz e apaixonadas interpretações. O primeiro sucesso foi Meu Grito, de Roberto Carlos, seguido de muitos outros, sempre do gênero românticos, como Ave-Maria, Mamãe e Os Verdes Campos De Minha Terra. O Trajetórias de hoje homenageia a história do cantor Agnaldo Timóteo. Entrevistadores: Vilmar Bittencourt, Teca Lima e Sérgio Souza
livre
MOSAICOS

A ARTE DE SIVUCA

Conheça o Programa
livre
CONTOS DA MEIA NOITE

DOIS CORPOS QUE CAEM - JOAO SILVERIO TREVISAN

No alto do edifício Itália, dois amigos resolvem suicidar-se ao mesmo tempo.No pulo para o abismo enquanto não se estatelam no solo, insólito diálogo.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 20/01/2020

Conheça o Programa
n
SAUDE BRASIL

OSTEOPOROSE 2015

Apesar dos benefícios da longevidade estamos convivendo também com novos problemas sociais e doenças que não faziam parte de nossas vidas. Dentre as doenças a OSTEOPOROSE, uma doença óssea, tem merecido cada vez mais atenção por parte da área da saúde. Neste educativo vamos entender a OSTEOPOROSE suas conseqüências e como prevenir esta doença que se não tratada pode incapacitar e até levar a morte. A osteoporose continua sendo a mais freqüente das doenças ósseo-metabólicas, ela se caracteriza por alterações na micro arquitetura óssea e essas alterações acabam resultando na diminuição da qualidade e da quantidade do osso. Isso faz com que os ossos fiquem mais suscetíveis a fraturas, geralmente fraturas de pequeno impacto, de pequena energia, como, por exemplo, uma queda da própria altura. Essas fraturas elas são muito importantes, porque elas, na realidade, acabam diminuindo tanto a qualidade de vida quanto a sobrevida. Um grupo hoje em dia que nós temos que estar muito atentos para a osteoporose são os pacientes que fazem cirurgia bariátrica, cirurgias de emagrecimento, por quê? Porque essas cirurgias, qualquer que seja a técnica, algumas técnicas isso acontece mais, outras acontecem menos, mas acabam interferindo decisivamente na absorção de cálcio e vitamina D, então esses pacientes invariavelmente têm que ser suplementados numa quantidade muito maior do que a população normal. Apesar dos grupos de risco a mulher continua sendo o principal alvo da doença principalmente no período da pós menopausa.
Conheça o Programa
livre
CABARET LITERÁRIO

GONCALVES DIAS AINDA UMA VEZ ADEUS

UM GRUPO DE ATORES SE REUNE NO CABARET LITERÁRIO PARA PLANEJAR UMA PEÇA E COMEÇAM A FALAR SOBRE GONÇALVES DIAS. DECLAMAM POEMAS E CONTAM A VIDA DO POETA.
Conheça o Programa
livre
SUPER FAMÍLIA

22 - PERDIDOS NA SELVA

Sandra e Vanessa levam Janaína, Juliana, Pedrinho, Mavi, Lucas e Chiquinho para um passeio de fim de semana no campo. Os meninos se perdem dentro da mata e contam com uma ajuda muito especial para encontrar a saída.
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 16

Sinopse PGM 16 (no ar: 09/04/2009) Convidados: Lygia Fagundes Telles e Marcelino Freire Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Lygia: Você é autora de romances e contos fundamentais na prosa brasileira, mas nos últimos anos vem publicando livros de crônicas e contos que partem de lembranças e fatos autobiográficos, como Invenção e Memória e Conspiração de Nuvens. Para abordar esse assunto, eu queria chamar uma pergunta feita para você pela escritora Ivana Arruda Leite. Vamos ouvir a pergunta. • Ivana Arruda Leite para Lygia (escrita autobiográfica) Lygia, minha estrela guia, minha meta na vida, como escritora e como mulher. Eu to escrevendo um romance atualmente bastante autobiográfico mas de coisas que aconteceram há muito tempo atrás. E to conseguindo ate me divertir muito com coisas tristézimas e duríssimas de serem vividas, na época. Me diz é sempre assim, a gente só consegue escrever depois que a ferida cicatriza?? • Marcelino: Como você trabalha sua experiência pessoal na ficção? A atenção que dá a aos excluídos, retirantes, empregadas domésticas, é um a questão de compromisso ético ou tem que ver com experiência pessoal? • Lygia: Seus principais romances – Ciranda de Pedra e As Meninas – parecem descrever a saída de um mundo doméstico, protegido pelo jardim da casa paterna, para aos perigos das ruas, para uma exposição ao sexo e às drogas. São romances geracionais? PERGUNTAS BLOCO 2 • Pergunta Fábio Lucas para Marcelino Freire (mini-conto) Marcelino, esta se tornandomoda na literatura brasielira a pratica do miniconto e ele é algo muito sumario. O conto tem uma tradição primeiro folhetinesca, baseado em aventuras e tinha um efeito final que era explosivo. Depois, qdo a ficção a consciência do narrador portanto aos conflitos internos, íntimos, formou-se outro tipo de ficção da qual por exemplo faz parte a Lygia Fagundes Telles. Eu acho que o mini conto acabou se restringindo a jogos de palavras. Eu temo que esse gênero não consiga florescer doq eu já fez. Eu gostaria que vc comentasse esse tema para nos. O Mini conto. • Lygia: Seria correto dizer que seus romances são mais realistas, enquanto boa parte dos contos deriva para o fantástico ou para o alegórico (como “A Caçada”, em que a personagem penetra numa velha tapeçaria, ou “Seminário dos Ratos”, em que os roedores invadem uma cúpula de burocratas)? • Lygia: Como foi sua experiência de escrever o roteiro Capitu com Paulo Emilio Salles Gomes? Como vc lidou com a questão da traição da personagem de Dom Casmurro? PERGUNTAS BLOCO 3 • Pergunta Fábio Lucas para Lygia Fagundes Telles [inveja e ciúme] Lygia, Vc foi uma das primeiras escritoras brasileiras a usar o fluxo da consciência da mulher na ficção. Tematicamente, vc sempre explorou os desencontros da alma. E desses desencontros vc explorou tematicamente, principalmente o ciúme e a inveja. Eu gostaria que vc falasse dessa opção por essa temática. Perguntas de platéia PERGUNTAS BLOCO 4 Pergunta Ivana p/ Marcelino [pessimismo x alegria] Marcelino querido, se eu não te conhecesse e lesse os seus contos eu diria que se trata de uma pessoa muito seria, negativista, pessimista, revoltada com a vida. Um cara irado, nervoso. E eu tenho a felicidade de partilhar amizade com você e sei que não é nada disso. Um cara cheio de esperança , de alegria, que nos anima a todos, cheio de sonhos. Como vc faz e resolve esse descompasso?? • Lygia: Qual a diferença entre ser escritor debaixo de uma ditadura militar (como no caso de As Meninas, escrito no pior momento da repressão) e durante a democracia? Vc se considera uma escritora engajada? • Marcelino: A temática da violência, tão presente nos autores da chamada Geração 90, não contrasta com a euforia midiática dessa geração?
Conheça o Programa
livre