Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 19 de Maio

ABERTURA DA EMISSORA

A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

LAURA VISITA ISADORA

LAURA VISITA ISADORA, UMA GAROTA COM DEFICIÊNCIA VISUAL.
livre
A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

ISADORA VISITA JOÃO PEDRO

ISADORA VISITA JOÃO PEDRO, UM GAROTO QUE ANDA DE CAVALO E CULTIVA PLANTAS E FRUTAS.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 08 - MEDICINA AYURVÉDICA

HOJE, VAMOS VOLTAR A FALAR SOBRE NATUROLOGIA, ABORDANDO ESPECIFICAMENTE A MEDICINA AYURVÉDICA.
Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 03

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: AGRICULTORES INVESTEM NO CULTIVO DO GIRASSOL PARA DIVERSIFICAR CULTURAS, MELHORAR QUALIDADE DO SOLO E PRODUZIR ÓLEO E BIODISEL./ A CRIAÇÃO DE PEIXES NO LAGO DA BARRAGEM DE ITAIPU GERA TRABALHO, RENDA, E GARANTE O SUSTENTO DE FAMÍLIAS RIBEIRINHAS.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 07

No programa 7, vamos conhecer o atleta de BMX Orlean Silva. Vamos conhecer o sistema XTR da Shimano com o especialista Rubens Matsubara e Marcos Ribeiro, gerente da Dorel Sports. As ciclistas Patricia Abibe e Andrea Amorim falam sobre o canal no Youtube: Bike Friends Forever. O Dir. de Comunicação Luiz Felipe Marques fala sobre a bike share: Yellow. Saber um pouco da experiência do Daniel Ribeiro, Ventura Alonso, Rogério Pires e Ricardo Roldão no Mongolia Bike Challenge.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

DOR DE CABEÇA

Dor de Cabeça ou Cefaléia (nome cientifico que se dá para a dor de cabeça), um mal que aflige milhões de pessoas no mundo todo. São vários tipos de dores de cabeça que existem, sendo as dores de cabeça primária: cefaleia tensional e a enxaqueca/migrânea as mais frequentes. A dor de cabeça pode acometer qualquer um de nós, homens, mulheres, idosos e crianças e sua incidência é grande na população principalmente em mulheres. Estima-se que 15% da população brasileira sofra de enxaqueca. O impacto da dor de cabeça nas vidas das pessoas é grande. Ela é responsável por queda de produtividade e por altos índices de falta ao trabalho e também do convívio social
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: RAUL TORRES (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira do compositor Raul Torres, o violeiro Neymar Dias é o entrevistado. Participam deste programa os seguintes artistas: João Pacífico e Adauto Torres, Trio Esmeralda, Inezita Barroso, Carreiro e Praiano, Cezar e Paulinho, AS Galvão, Neymar Dias, Toninho Ferragutti, Craveiro e Cravinho, Mayck e Lyan.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 534

Conheça o Programa
livre
CULTURA, O MUSICAL

CULTURA, O MUSICAL - 6ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 03 - SOPROS

Com o tema Sopros, este programa destaca obras de compositores como K-Ximbinho, Paulo Moura, Abel Ferreira e Severino Araújo, entre outros
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM03 - TEMPORADA 1 - VOLTA AO MUNDO

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 18

A mais extravagante de todas: A prima chique de Blaine, Olivia, faz uma visita ao castelo e questiona a habilidade de Nella de ser tanto uma princesa, quanto uma amazona. Prática leva à perfeição: Quando Nella perde um torneio de cavaleiros, ela está disposta a praticar para melhorar suas habilidades.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

MAMÃE TRABALHANDO/O EXAME DE VISTA/O TRENZINHO DO VOVÔ

MAMÃE TRABALHANDO Mamãe Pig está muito ocupada trabalhando em seu computador. Peppa quer ajudar e começa uma confusão no computador e ele começa a falhar, mas, por sorte, Papai Pig logo arruma. Papai, Peppa e George estão mais interessados ¿¿em jogar do que deixar Mamãe Pig continuar com seu trabalho. O EXAME DE VISTA Pedro, amigo de Peppa, usa óculos. Peppa acha que ela pode precisar de óculos também, então pede para Mamãe Pig levá-la ao oculista para fazer um exame de vista. Peppa fica um pouco desapontada ao descobrir que ela tem a visão perfeita - mas isso não impede de experimentar alguns óculos de sol! O TRENZINHO DO VOVÔ Vovô Pig construiu um pequeno trem chamado "Gertrude". Vovô leva Peppa e George para um passeio em " Gertrude " e ao longo do caminho, eles encontram os seus amigos. Há muito espaço no trem para todos, então eles sobem a bordo. Peppa e George acham que "Gertrude" é o melhor de trem de todo o mundo!
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

QUE FRIO

É inverno na floresta de Los Arboles e o trio de corujinhas está na Pedrona. De repente, surge uma corujinha-das-neves. Bubu fica com ciúmes, pois acha que o Biel e a Bonie só querem brincar com a nova amiga. A corujinha-das-neves explica que se perdeu de sua família e pede ajuda para reencontrá-la. Na praia, Bubu começa a brincar com a nova corujinha e, aos poucos, vão se tornando amigas, A corujinha-das-neves explica que, no inverno, as corujas criam novas camadas de penas para não sentirem frio. De volta ao ninho, as corujinhas descobrem que a Mamãe Coruja-das-neves também está lá. O Papai Coruja fala sobre o frio e o inverno, e a Bubu conta como ficou triste quando a corujinhas-das-neves chegou, mas que depois percebeu que ter amigos é muito bom! A Mamãe Coruja concorda, complementando que sempre tem espaço para mais amigos em nossa vida, e canta a linda canção “Outono e Inverno”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 28 - NÃO DESPERDIÇAR ALIMENTO

HISTÓRIA CENTRAL: FRUTAS QUE FALAM / DESPERDÍCIO. MUSICAL: MONSTRO DA PALHA DITO E FEITO: COMEM OS BOLINHOS SEM PEDIR.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

COR DE ROSA

Agora, nosso amigo Cebolinha resolveu estudar a “psicologia das cores” e descobre que a Mônica é “folte” porque usa a cor vermelha no vestido. Será? O problema é se ela descobrir que isso faz parte de outro plano infalível. Aí, sim, a coisa pode ficar preta pra ele. Confira
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

CUIDADO COM O APAGÃO

O nosso querido Cascão adora tecnologia, e está sempre fazendo diversas coisas ao mesmo tempo. Mas como a maioria das crianças, o resto da turma também está sempre plugada, e é aí que as coisas complicam. O que será que eles vão aprontar dessa vez?
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 12

Em Chengdu, na China, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Chan, um urso panda apaixonado, que anda com a cabeça nas nuvens de tanto pensar na Panda Lee. Enquanto Vivi e sua turma procuram distraí-lo dessa paixão, não percebem que um terrível dragão está prestes a atacar.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

TERMOS E CONDIÇÕES

Otto não lê os termos e condições ao fazer o download de um jogo e acaba perdendo vários objetos e ele precisa agora descobrir quem fez o contrato para ele conseguir se livrar.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

BORG

Musco, Pudim e Ulisses chegam a um planeta onde tudo é certinho, regrado e organizado e todos os habitantes se parecem com lhamas. Musco é confundido com um fora da lei e é preso em seu lugar. Além de coletar algumas pedras krongongs para realimentar o radar sonante da nave para continuar viagem, Pudim e Ulisses terão que encontrar o verdadeiro mal feitor e livrar seu querido amigo Musco da punição através do sacolejamento.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

A INVENÇÃO

RUFUS INVENTA UMA POÇÃO CAPAZ DE FAZER CRESCER PENAS. LEOPOLDO APRESENTA A ELE AGUINALDO, UMA ÁGUIA CARECA MUITO INTERESSADA NO PRODUTO, MAS COM INTENÇÕES SINISTRAS.
Conheça o Programa
livre
A VIDA SECRETA DOS GATOS

livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1282

HOJE NO REPÓRTER ECO , VOCÊ ACOMPANHA AS AVENTURAS DE UMA FOTÓGRAFA E AMBIENTALISTA POR MARES E OCEANOS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE. CONHEÇA TAMBÉM A PESQUISA QUE INDICA A POSSIBILIDADE DE EXISTIR VIDA EM OUTROS PLANETAS DA NOSSA GALÁXIA. E AINDA, O AQUÍFERO GRANDE AMAZÔNIA- O MAIOR RESERVATÓRIO DE ÁGUA DOCE DO MUNDO. O AQUÍFERO TEM UM VOLUME ESTIMADO DE ÁGUA TRÊS VEZES E MEIA MAIOR QUE O GUARANI. ASTRÔNOMOS BRASILEIROS DESCOBREM QUE PLANETAS ROCHOSOS COMO A TERRA, QUE ORBITAM ESTRELAS DA VIA LÁCTEA PODEM ABRIGAR ALGUMA FORMA DE VIDA. E BÁRBARA VEIGA RELATA EM LIVRO AS EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS QUE FEZ POR VÁRIOS PAÍSES PARA AJUDAR A PROTEGER A NATUREZA.
Conheça o Programa
n
VIDA NO AR

VIDA NO AR - 3

Com a ajuda de algumas criaturas surpreendentes de todo o mundo, esta série se propõe a descobrir como os animais voam para o ar, desafiando a força que todos os animais transportados pelo ar devem conquistar, a gravidade. Este episódio apresenta uma criatura que cria sons do ar com a exibição de cortejo mais rápida do mundo e possivelmente a ave mais agressiva do mundo. Em uma selva sul-americana, há 'caça e evasão' voando durante a noite, enquanto morcegos e mariposas lutam pela vantagem em uma das corridas de armas mais antigas do mundo. Além disso, uma câmera filma um bando gigante para desvendar os segredos que impedem que meio milhão de aves colidam no mesmo espaço aéreo.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 319 - ESTRESSE DIGITAL

VOCÊ TEM ENFRENTADO PROBLEMAS DE INSÔNIA, UMA CERTA PERDA DE MEMÓRIA, DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO E, PARA OS MAIS JOVENS, BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR? VEJA BEM, VOCÊ PODE ESTAR SOFRENDO DE STRESS DIGITAL E NÃO SERÁ SURPRESA SE ISTO VIER A SER CONSIDERADO COMO O MAL DO SÉCULO 21. NEUROCIENTISTAS, PSICÓLOGOS E OUTROS ESTUDIOSOS JÁ DETECTARAM INÚMEROS PROBLEMAS CAUSADOS PELO EXCESSO DE EXPOSIÇÃO ÀS MÍDIAS DIGITAIS. O PROBLEMA CHEGOU A TAL PONTO QUE ATÉ AS EMPRESAS DO SETOR ESTUDAM MEDIDAS PARA AJUDAR OS INTERNAUTAS A REDUZIR O TEMPO DE NAVEGAÇÃO. A QUESTÃO É QUE O NÚMERO DE USUÁRIOS QUE NÃO CONSEGUE SE DESLIGAR É CADA VEZ MAIOR. DAÍ A CONCLUSÃO DE ALGUNS ESPECIALISTAS DE QUE O MUNDO DIGITAL ESTÁ AFETANDO O BEM-ESTAR DAS PESSOAS E É PRECISO TOMAR CUIDADO COM ISSO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 366 - 19/05/2019

NO METRÓPOLIS DE HOJE, INTERNET PRA REFLETIR. FILOSOFIA, RELIGIÃO, HISTÓRIA...YOUTUBERS TEM CONTEÚDO SIM SENHOR! UM SERIADO QUE RESGATA A TRAGÉDIA DA USINA NUCLEAR DE CHERNOBYL. BRASIL EM CANNES. KLÉBER MENDONÇA FILHO E COMPANHIA APRESENTAM O FILME "BACURAU" NO FESTIVAL FRANCÊS. PATRIMÔNIO PÚBLICO DESTRUÍDO É TRANSFORMADO EM NOVA OBRA DE ARTE. 50 ANOS DE TV CULTURA. A FESTA QUE REUNIU GENTE QUE FEZ E FAZ HISTÓRIA NA TELEVISÃO. E AQUI NO ESTÚDIO A BANDA O TERNO APRESENTA O NOVO ÁLBUM.
Conheça o Programa
livre
VITRINE BRASIL

VITRINE BRASIL - 04

OLÁ, O VITRINE BRASIL CHEGA AO PARANÁ E DESEMBARCA EM FOZ DO IGUAÇU, CIDADE QUE FAZ FRONTEIRA COM O PARAGUAI E ARGENTINA. FOZ DO IGUAÇU INVESTE PESADO EM PRESERVAÇÃO E PESQUISA PARA RECUPERAR E MANTER A NATUREZA. DENTRO DA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, ENERGIA LIMPA É A PALAVRA DE ORDEM. TODOS OS CARROS QUE CIRCULAM POR LÁ SÃO ELÉTRICOS OU MOVIDOS À LIXO. QUANDO O ASSUNTO É FAUNA, NO PARQUE DAS CATARATAS DO IGUAÇU, É ATÉ POSSÍVEL CRUZAR COM UMA FAMÍLIA DE ONÇA PINTADA.
Conheça o Programa
livre
GENIUS I - EINSTEIN

GENIUS I - EINSTEIN - 04

Enquanto trabalhava em um emprego diário no escritório de patentes de Berna, Einstein queima a vela em ambas as extremidades com seu parceiro de pesquisa sua nova esposa Mileva, alimentando quatro trabalhos altamente aclamados no que historicamente será considerado seu "Ano Milagroso". E a exploração científica é demais para o jovem casal, Albert convida sua mãe para ajudar o bebê recém-nascido Hans e sua casa desleixada. Mileva está reticente em aceitar a ajuda de uma mulher que ela suspeita abrigar profundo ressentimento por ela. No entanto, à primeira vista, a mãe de Albert parece ter apenas os melhores interesses de Mileva no coração. Logo fica claro, no entanto, que ela não deseja satisfazer as ambições de Mileva de buscar ciência com Albert, mas deseja transformá-la na esposa devotada que Albert afirma que não precisa. Albert deve eventualmente escolher um lado entre sua mãe e sua esposa quando seus pontos de vista contrastantes sobre o papel de Mileva em sua casa finalmente chegarem ao fim. Se as suas vidas fossem mais parecidas com as de Pierre e Marie Curie, cuja descoberta do rádio se desenrolava ao lado dos problemas de Einsteins, talvez Albert e Mileva pudessem ter uma parceria mais frutífera. Os Curie eram iguais em casamento e pesquisa. Do jeito que está, as longas horas de trabalho de Albert longe de Mileva o aproximam de seu amigo e colega Besso, que possui a capacidade matemática de ajudar a completar uma de suas complicadas teorias. Este quarto trabalho é a peça final do quebra-cabeça que permite a Albert chamar a atenção do notável físico teórico Max Planck, da Academia Prussiana. Quando o assistente de Planck chega para resgatar Albert de seu trabalho penoso, Albert aproveita a oportunidade para apresentá-lo a um novo trabalho que propõe sua mais famosa equação: E = mc2.
Conheça o Programa
16
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

BUDISMO E MODERNIDADE NO JAPÃO

Budismo e Modernidade no Japão Com Joaquim Shaku Shoshin Monteiro - monge budista O Japão, um país de história milenar, repleta de tradições e valores consolidados é também um país que mergulhou fundo na modernização e no desenvolvimento tecnológico. A criação das universidades modernas e o estudo da filosofia ocidental também provocaram uma revolução intelectual no Japão. E um dos expoentes dessa revolução é a chamada Escola de Kyoto que assimila e combina ideias da filosofia ocidental com a tradição Zen Budista. Mas o budismo é uma religião, uma filosofia ou as duas coisas? A tensão entre modernidade e herança cultural histórica marca a experiência japonesa.
Conheça o Programa
14
INSPIRA.MOV BRASIL II

ALEXANDRE ORION

4. ALEXANDRE ORION - O artista multimídia Alexandre Orion se alimenta da cultura urbana para criar seus trabalhos e, ao mesmo tempo, propõe com eles um comentário à realidade que o cerca e uma interação com a cidade e seus habitantes. Neste programa, ele descreve como concebeu e colocou em prática algumas das obras que o tornaram conhecido, e fala sobre como vê o papel do artista na sociedade.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

TEMPORADA I - 04 - ISLAMISMO

Um sheik recém-chegado a São Paulo e seu colega de Foz do Iguaçu explicam os preceitos do islamismo. Em Manaus, um praticante visita a primeira mesquita da cidade, enquanto, em Curitiba, um casal recém convertido fala sobre o processo de adaptação aos novos hábitos da vida islâmica.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

CAÇULINHA

livre
FIGURAS DA DANÇA 2015

NORA ESTEVES

Nora Esteves nasceu em Porto Alegre e começou a dançar aos oito anos, no Rio de Janeiro, com Tatiana Leskova. Na sequência, cursou a Escola de Danças Clássicas Maria Olenewa. Aos 14, foi aprovada no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde, aos 17 anos, tornou-se primeira-bailarina. Ao longo de sua carreira, dançou em renomadas companhias como o Joffrey Ballet, em Nova York, Thêatre Populaire de Reims, Les Ballets de Marseille, Ballet Thêatre Contemporain e Ballet Thêatre Français, todos na França. Também trabalhou com diversos coreógrafos como Jérome Robbins, Gerald Arpino, Robert Joffrey, Willian Dollar, Oscar Arraiz, George Skibine e outros. Sua carreira é marcada pelo forte laço com o Brasil e com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde até hoje ministra aulas. Atualmente, também exerce função pedagógica no Centro de Movimento e na Companhia de Dança Deborah Colker.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

BRISA FLOW

No palco do Manos e Minas, Brisa Flow. Representando a cena dos slams, Meg. Matérias: -
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 318 - LEONARDO DA VINCI

NA CARTA QUE ESCREVEU AO GOVERNADOR DE MILÃO, LUDOVICO SFORZA, EM 1492, PEDINDO UM EMPREGO, ELE DIZIA SER CAPAZ DE CONSTRUIR EQUIPAMENTOS MILITARES, PONTES, CANHÕES, BLINDADOS E EMBARCAÇÕES PARA A GUERRA. TAMBÉM SE CONSIDERAVA PREPARADO PARA DESENVOLVER PROJETOS DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E ATÉ PARA O DESVIO DE CURSOS D'ÁGUA. MENCIONAVA AINDA VÁRIAS OUTRAS HABILIDADES, NA TENTATIVA DE IMPRESSIONAR SEU FUTURO PATRONO. SOMENTE NO DÉCIMO-PRIMEIRO PARÁGRAFO DA LONGA CARTA, O HOMEM QUE FICARIA CONHECIDO POR PINTAR ALGUNS DOS QUADROS MAIS FAMOSOS DA HISTÓRIA, MENCIONAVA EM APENAS DUAS LINHAS QUE TAMBÉM SABIA PINTAR. ASSIM ERA LEONARDO DA VINCI, UM DOS MAIORES GÊNIOS DA HISTÓRIA, QUE DEIXOU, ALÉM DE UM INCOMPARÁVEL LEGADO PARA AS ARTES, O EXEMPLO DE UM ESPÍRITO INQUIETO, FASCINADO PELOS MISTÉRIOS DA CIÊNCIA E DO PRÓPRIO HOMEM. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1282

HOJE NO REPÓRTER ECO , VOCÊ ACOMPANHA AS AVENTURAS DE UMA FOTÓGRAFA E AMBIENTALISTA POR MARES E OCEANOS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE. CONHEÇA TAMBÉM A PESQUISA QUE INDICA A POSSIBILIDADE DE EXISTIR VIDA EM OUTROS PLANETAS DA NOSSA GALÁXIA. E AINDA, O AQUÍFERO GRANDE AMAZÔNIA- O MAIOR RESERVATÓRIO DE ÁGUA DOCE DO MUNDO. O AQUÍFERO TEM UM VOLUME ESTIMADO DE ÁGUA TRÊS VEZES E MEIA MAIOR QUE O GUARANI. ASTRÔNOMOS BRASILEIROS DESCOBREM QUE PLANETAS ROCHOSOS COMO A TERRA, QUE ORBITAM ESTRELAS DA VIA LÁCTEA PODEM ABRIGAR ALGUMA FORMA DE VIDA. E BÁRBARA VEIGA RELATA EM LIVRO AS EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS QUE FEZ POR VÁRIOS PAÍSES PARA AJUDAR A PROTEGER A NATUREZA.
Conheça o Programa
n
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 09 CRECHES - 13/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE AS CRECHES.UM DIREITO DAS CRIANÇAS./ UMA NECESSIDADE DE MÃES E PAIS QUE PRECISAM TRABALHAR./ SÓ QUE HOJE, POR FALTA DE VAGAS, UM TERÇO DAS CRIANÇAS MAIS POBRES DO BRASIL ESTÃO FORA DESSA ETAPA IMPORTANTE DA INFÂNCIA./ VAMOS CONVERSAR SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DESSA SITUAÇÃO COM BEATRIZ CARDOSO - DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA USP E PRESIDENTE DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO.
Conheça o Programa
livre
DOC TV II

CAPIVARA (PI)

Produzido e dirigido pela jornalista Karina Matos, CAPIVARA é o primeiro documentário do Piauí financiado pelo Ministério da Cultura em parceria com a TV Antares e com apoio do Banco do Nordeste, através do projeto DOCTV II. Mas do que contar a história de descobertas e pesquisas nos mais de 800 sítios arqueológicos da Região de São Raimundo Nonato a maior concentração do mundo, o filme mostra a história dessas descobertas a partir do ponto de vista dos próprios personagens envolvidos. A narração é realizada por pesquisadores e famílias envolvidas nessas descobertas arqueológicas que põem em dúvida a teoria de chegada do homem às Américas. Dividido em três partes, CAPIVARA envolve pelos depoimentos de pessoas que até então nunca tinham sido ouvidas. Na primeira parte, a arqueóloga Niède Guidon fala de como chegou ao nordeste do Brasil, quem é este mulher que trocou a vida na França pelo interior de um dos Estados mais pobres do país? E a importância das descobertas no semi-árido do Piauí. Ao 72 anos Niède é vista na região como a “mulher que manda”, temida e respeitada, a arqueóloga luta contra os caçadores da região, briga pela desocupação das áreas onde estão os sítios arqueológicos e responde a processos por cárcere privado. Em alguns instantes chega a cantar para um filhote de onça que teve a mãe morta por caçadores.
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 13

Convidados: Márcia Tiburi e Ignácio de Loyola Brandão Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Como disse na apresentação, vocês dois escrevem uma prosa difícil, exigente – mas ambos mantêm trabalho de aproximação do grande público (Marcia na TV e em livros de filosofia p/ não-especialistas; Loyola como cronista). A literatura está fadada a viver num gueto? Nelson de Oliveira p/ Loyola [por que a literatura é tão desprezada pelos editores e pelos leitores europeus e norte-americanos?] • Ser best seller é uma degradação da literatura? [Paulo Coelho] O valor da literatura consiste em não ter um valor de troca? • Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer? PERGUNTAS BLOCO 2 Nelson p/ Márcia: [a principal função da literatura contemporânea é questionar o leitor?] • Fazer a mesma pergunta para Loyola. • Loyola: Vc escreveu um livro – O Anônimo célebre – que ironiza a sociedade do espetáculo. Ao mesmo tempo vc trabalha na Vogue, uma revista de moda. Como vc transita nesses dois mundos (literatura e moda)? • Marcia: trabalhar na TV (Saia Justa) significa participar da sociedade do espetáculo? [lembrar do livro de Marcia sobre Adorno, maior crítico da indústria cultural] • Loyola: em tempos de politicamente correto, há tabus para o escritor? PERGUNTAS BLOCO 3 Veronica Stigger p/ Márcia: [de que forma filosofia, literatura e artes plásticas interagem na sua produção?] • Loyola: vc trabalha com vários gêneros (romance, conto, carta, teatro, crônica). Vc visa públicos diferentes em cada um desses gêneros? • Marcia: Existe transgressão hoje? Transgressão ainda é um valor literário? • Loyola: Seu livro Zero foi censurado pelo regime militar. Existe hoje outro tipo de censura? Censura da crítica, da academia? • Marcia: existe uma ética na literatura? Ela é diferente da ética do filósofo? PERGUNTAS BLOCO 4 Veronica p/ Loyola [qual é o livro que você jamais vai ler?] • Repetir pergunta para Marcia Tiburi. [Lembrar dos panfletos anti-semitas de Céline] • Loyola: vc é conhecido por ser um dos escritores mais identificados com a cidade de São Paulo, mas hoje fala-se mais de literatura da periferia do que literatura urbana. A vivência urbana se deslocou? Ou essa literatura faz parte de um processo de industrialização da miséria? • Marcia: como a tecnologia, a técnica, modifica a subjetividade? Existem personagens características da vida pós-moderna? • Loyola: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal?
Conheça o Programa
livre