Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 17 de Novembro

ABERTURA DA EMISSORA

A ESTEPE ORIENTAL DA MONGÓLIA

livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 16

EP 16 - Neste programa vamos conhecer o primeiro portal brasileiro focado em mobilidade urbana sustentável. Mario Canna, dá dicas de manutenção para as bikes, desta vez fala sobre regulagem. Projeto Pedalando Sem Idade, mostra uma grande iniciativa do organizador Aldo Nakamura, que trabalha em prol das pessoas com idade avançada e pessoas de pouca mobilidade.No final do programa, uma entrevista com o ciclista Vinícius Martins, que conta sobre o evento Inca Divide, que ocorre no Peru.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

SARAMPO

Depois de ter sido eliminado das Américas em 2016, segundo a Organização Mundial da Saúde, o sarampo voltou a ser uma grande preocupação no Brasil. Inúmeros novos casos estão surgindo a cada dia no país, onde estamos vivendo um novo surto da doença. Neste educativo, vamos conhecer mais sobre o sarampo, entender por que a doença voltou, como fazer para tratá-la e o mais importante: como preveni-lo.
Conheça o Programa
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

INEZITA INTERIORANA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as apresentações de Inezita Barroso nas cidades do interior de São Paulo nos anos de 1988 e 1989.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 560

Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 29

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: O CACAU PRODUZIDO NA CIDADE DE LINHARES, NORTE DO ESPÍRITO SANTO, CONSIDERADO O MELHOR DO BRASIL, ESTÁ ENTRE OS 18 DO RANKING MUNDIAL PELA ALTÍSSIMA QUALIDADE. A RASTREABILIDADE AGRÍCOLA AJUDA NO CONTROLE DE QUALIDADE DO PRODUTO, DO CAMPO AO CONSUMIDOR FINAL. O SISTEMA GARANTE TRANSPARÊNCIA NO PROCESSO, IDENTIFICA FALHAS E DESPERDÍCIOS, ASSEGURA A BOA PROCEDÊNCIA DO PRODUTO E REDUZ CUSTOS.
Conheça o Programa
livre
MUNDO MUSEU  I

16 - MUSEU DO BROOKLYN

A VIDA CULTURAL DE NOVA YORK VAI MUITO ALÉM DE MANHATTAN, EMBORA O RESTO DA CIDADE SEJA BEM MENOS CONHECIDO PELOS TURISTAS ESTRANGEIROS. MUITOS QUE VÃO À “CIDADE QUE NUNCA DORME” NEM SABEM QUE O MUSEU DO BROOKLYN, A APENAS 20 MINUTOS DE METRÔ DO CENTRO TURÍSTICO DE MANHATTAN, TEM MUITOS TESOUROS EM SUA COLEÇÃO. O PRÉDIO É MONUMENTAL E O INTERIOR, CLARO, MAIS AINDA. GRANDES PINTORES AMERICANOS E INTERNACIONAIS, ARTE AFRICANA, ARTE DAS ILHAS DO OCEANO PACÍFICO, JARDIM DE ESCULTURAS E, PRINCIPALMENTE, UMA DAS MELHORES COLEÇÕES EGÍPCIAS DO MUNDO, INCLUINDO O CHAMADO “PAPIRO DO BROOKLYN”, UM DOS MAIS ANTIGOS TEXTOS SOBRE MEDICINA DA HUMANIDADE, PRODUZIDO POR VOLTA DO ANO 450 ANTES DE CRISTO.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2019 - 4ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 03 - SOPROS

Com o tema Sopros, este programa destaca obras de compositores como K-Ximbinho, Paulo Moura, Abel Ferreira e Severino Araújo, entre outros
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM06 - TEMPORADA 1 - FRANCO DA ROCHA

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 18

A mais extravagante de todas: A prima chique de Blaine, Olivia, faz uma visita ao castelo e questiona a habilidade de Nella de ser tanto uma princesa, quanto uma amazona. Prática leva à perfeição: Quando Nella perde um torneio de cavaleiros, ela está disposta a praticar para melhorar suas habilidades.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

QUE FRIO

É inverno na floresta de Los Arboles e o trio de corujinhas está na Pedrona. De repente, surge uma corujinha-das-neves. Bubu fica com ciúmes, pois acha que o Biel e a Bonie só querem brincar com a nova amiga. A corujinha-das-neves explica que se perdeu de sua família e pede ajuda para reencontrá-la. Na praia, Bubu começa a brincar com a nova corujinha e, aos poucos, vão se tornando amigas, A corujinha-das-neves explica que, no inverno, as corujas criam novas camadas de penas para não sentirem frio. De volta ao ninho, as corujinhas descobrem que a Mamãe Coruja-das-neves também está lá. O Papai Coruja fala sobre o frio e o inverno, e a Bubu conta como ficou triste quando a corujinhas-das-neves chegou, mas que depois percebeu que ter amigos é muito bom! A Mamãe Coruja concorda, complementando que sempre tem espaço para mais amigos em nossa vida, e canta a linda canção “Outono e Inverno”.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

GALINHA PINTADINHA MINI - AU AU PIU PIU - 02

Au Au, Piu Piu / Ovo Surpresa (Guarda-chuva) / A Magia do Espelho / Pescaria de Cores (Vermelho) / Hora da Música (Pimpom) Au Au Piu Piu O Pintinho Amarelinho vai conhecer um cachorrinho e na confusão eles acabam trocando de personalidade. A Magia do Espelho A Madrinha deixa um espelho mágico com a Borboletinha e o Borboleto, e eles acabam em um mundo onde tudo existe em dobro e não sabem como sair. Ainda bem que a Madrinha aparece para ajudá-los.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 154 - O BARQUINHO VAI...

CHOVE MUITO LÁ FORA. NINGUÉM SABE DO QUE BRINCAR.RESOLVER BRINCAR DE DOBRADURAS E LOLA ENSINA.JÚLIO ACABOU DE LER UMA LINDA HISTÓRIA EM SEU QUARTO, QUER COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS MAS A CHUVA NÃO DEIXA.LOLA ENSINA LILICA E CACO A FAZER UM BARQUINHO, MAS A CHUVA O LEVA.A CHUVA PÁRA, JÚLIO ENCONTRA O BARQUINHO, LEMBRA DA HISTÓRIA QUE LEU E FICA TODO EMOCIONADO.NO PAIOL, CONTA A HISTÓRIA QUE LEU E RESOLVEM FAZER UMA PEÇA TEATRAL.FAZEM A HISTÓRIA DO SOLDADINHO DE CHUMBO, MISTURANDO OS BICHOS COM ORIGAMIS.APLAUSOS GERAL E TODOS QUEREM APRENDER MAIS ORIGAMIS.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

PINTANDO/DONA PERNAS FINAS/ARRUMANDO O QUARTO

PINTANDO Hoje Peppa e George estão pintando. Eles amam pintar e Papai Pig adora pintura também. Papai mostra a Peppa e George como misturar tintas e os três pintam uma imagem bonita de uma árvore de cereja no jardim. Tudo está indo muito bem, até que os patos andam por cima da pintura e todo o quadro... DONA PERNAS FINAS George encontra uma aranha muito simpática no banheiro. Peppa não gosta muito de aranhas e dá um grito alto. Peppa fica muito assustada até que ela percebe que a pequena aranha não quer machucá-la e a batiza de Dona Pernas Finas. Papai Pig não é tão corajoso quanto Peppa e George. ARRUMANDO O QUARTO Peppa e George tem que arrumar seu quarto. Papai Pig ajuda George e Mamãe Pig ajuda Peppa. Depois de uma correria de limpeza, o quarto é arrumado e mamãe diz que eles podem voltar ao seu jogo. O quarto não fica arrumado por muito tempo: a boneca de Peppa e dinossauro de George estão em baixo de todos os brinquedos!
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 12

Em Chengdu, na China, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Chan, um urso panda apaixonado, que anda com a cabeça nas nuvens de tanto pensar na Panda Lee. Enquanto Vivi e sua turma procuram distraí-lo dessa paixão, não percebem que um terrível dragão está prestes a atacar.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

F.O.F.O.C.A.

Franco leva para a aula de biologia uma F.O.F.O.C.A, uma espécie de fungo que aumenta de tamanho e contamina todos quando fazem fofoca perto dela. A cidade está um caos e Otto precisa arrumar essa confusão
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

BORG

Musco, Pudim e Ulisses chegam a um planeta onde tudo é certinho, regrado e organizado e todos os habitantes se parecem com lhamas. Musco é confundido com um fora da lei e é preso em seu lugar. Além de coletar algumas pedras krongongs para realimentar o radar sonante da nave para continuar viagem, Pudim e Ulisses terão que encontrar o verdadeiro mal feitor e livrar seu querido amigo Musco da punição através do sacolejamento.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

GAME OVER

DURANTE UMA BRINCADEIRA, RUFUS SE ESCONDE NO MISTERIOSO PORÃO DA CASA DE JENNIFER. BORIS E LEOPOLDO RESOLVEM PROCURAR O FURÃO, MAS MAL SABIAM QUE SERIA NECESSÁRIO ENFRENTAR A FÚRIA DE MONSTRO, O FLIPERAMA QUE NUNCA MORRE.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PETECA

Dudu decide fazer uma visita surpresa para o Cebolinha para brincar de peteca. O único problema é que ao chegar lá, ele encontra o Cebolinha tomando banho e não tem paciência em esperar. O que pode dar errado no banheiro do Cebolinha? TUDO!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PLANO HIPNÓTICO

Desta vez o Cebolinha resolve estudar hipnotismo e com isso se diverte colocando em prática seus “poderes”! Mas o objetivo maior é pegar certo coelhinho “encaldido”, portanto, olhe beeeem pra telinha e muito cuidado pra não ser hipnotizado também, viu?
Conheça o Programa
livre
CASAKADABRA

13 - EPISÓDIO FINAL

LINO SABE QUE ESTE É O ÚLTIMO EPISÓDIO E DECIDE RELEMBRAR TODAS AS COISAS BOAS E DIVERTIDAS QUE ACONTECERAM NESSA TEMPORADA, POIS MEMÓRIA E IMAGINAÇÃO CAMINHAM JUNTAS. NO ENTANTO, ELE TEM UMA IDEIA E DECIDE COLOCÁ-LA EM PRÁTICA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1308

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A VIDA DO ARTISTA PLÁSTICO QUE LUTOU PELA CONSERVAÇÃO DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO. CONHEÇA TAMBÉM A DESCOBERTA DO PRIMEIRO ORGANISMO TERRESTRE DA AMÉRICA LATINA QUE EMITE LUZ AZUL. E AINDA,RELATÓRIO CIENTÍFICO ALERTA PARA O RISCO DE UMA GRAVE ESCASSEZ DE ÁGUA NO BRASIL. O DOCUMENTO MOSTRA QUE É PRECISO USAR DE FORMA EFICIENTE OS RECURSOS HÍDRICOS DO PAÍS. UMA LARVA DE INSETO LUMINOSA PODERÁ CONTRIBUIR PARA A DETECTAÇÃO DE CÉLULAS COM CÂNCER. E A HISTÓRIA DE FRANS KRAJCBERG EM DEFESA DA AMAZÔNIA É CONTADO NO FILME DE REGINA JEHÁ.
Conheça o Programa
n
SOBREVIVENTES SELVAGENS

ARQUITETOS ANIMAIS

O Vale de Luangwa, na Zâmbia, é um vasto deserto. Pode parecer eterno e permanente, mas na realidade está em constante fluxo, influenciado pela miríade de animais que o chamam de lar. Os animais não vivem apenas em um determinado ambiente, eles ajudam a moldá-lo. Eles são engenheiros e arquitetos. Tudo no vale deixa sua marca. É um ecossistema complexo, projetado pelos animais que vivem nele e é graças a eles que o Luangwa hospeda a diversidade rica e vibrante da vida que vemos hoje.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 318 - LEONARDO DA VINCI

NA CARTA QUE ESCREVEU AO GOVERNADOR DE MILÃO, LUDOVICO SFORZA, EM 1492, PEDINDO UM EMPREGO, ELE DIZIA SER CAPAZ DE CONSTRUIR EQUIPAMENTOS MILITARES, PONTES, CANHÕES, BLINDADOS E EMBARCAÇÕES PARA A GUERRA. TAMBÉM SE CONSIDERAVA PREPARADO PARA DESENVOLVER PROJETOS DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E ATÉ PARA O DESVIO DE CURSOS D'ÁGUA. MENCIONAVA AINDA VÁRIAS OUTRAS HABILIDADES, NA TENTATIVA DE IMPRESSIONAR SEU FUTURO PATRONO. SOMENTE NO DÉCIMO-PRIMEIRO PARÁGRAFO DA LONGA CARTA, O HOMEM QUE FICARIA CONHECIDO POR PINTAR ALGUNS DOS QUADROS MAIS FAMOSOS DA HISTÓRIA, MENCIONAVA EM APENAS DUAS LINHAS QUE TAMBÉM SABIA PINTAR. ASSIM ERA LEONARDO DA VINCI, UM DOS MAIORES GÊNIOS DA HISTÓRIA, QUE DEIXOU, ALÉM DE UM INCOMPARÁVEL LEGADO PARA AS ARTES, O EXEMPLO DE UM ESPÍRITO INQUIETO, FASCINADO PELOS MISTÉRIOS DA CIÊNCIA E DO PRÓPRIO HOMEM. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
POR QUE ODIAMOS?

POR QUE ODIAMOS? - 05 - CRIMES CONTRA A HUMANIDADE

O que nos leva a participar dos piores extremos: genocídio e crimes contra a humanidade? A advogada criminal internacional, Patricia Viseur Sellers, investiga o papel dos autores, de líderes a seguidores, bem como aqueles que resistem ao poder do ódio.
12
SUPERLIGA BRASILEIRA DE VOLEIBOL

MASC. - SESI-SP X PACAEMBU/RIBEIRÃO PRETO (17/11)

12
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

CORPO, AMOR E SEXO: A ÚNICA CERTEZA É A DÚVIDA

Série: Adolescência em cartaz Palestrantes/curadoria: Diana Corso e Mario Corso – psicanalistas (CF 20,21 22) Os autores de Adolescência em cartaz: psicanálise e filmes para entendê-la recorrem ao cinema para lançar um olhar psicanalítico sobre a adolescência. Época de colocar a família em cheque, de amizades e amores intensos, de uma relação de fascínio e horror com o espelho, tempo de bravatas, riscos e de inquietudes para seus adultos. Esta série apresenta dá ênfase ao que tira o sono dos mais velhos. CF21 – Corpo, amor e sexo: a única certeza é a dúvida Na adolescência temos que administrar expectativas e heranças culturais, um processo que é bem complexo. A construção da identidade de gênero, por exemplo, sintetiza as enormes expectativas colocadas sobre as crianças e aos jovens, que têm que provar-se à altura, mesmo na época pela qual nos sentimos menos atraentes e resolvidos. Na maior parte das vezes, a descoberta de um desejo diferente do caminho heterossexual, gera muito medo e sofrimento por conta da agressividade e dos preconceitos que ainda existem.
Conheça o Programa
14
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 392 - 17/11/2019

NO METRÓPOLIS DE DOMINGO TEM UMA MULHER COBIÇADA PELA BELEZA E FORTUNA NA OPERETA A VIUVA ALEGRE. E A CANTORIA POR AQUI NÃO PARA. UMA EXPOSIÇÃO QUE É UM MERGULHO DO MUNDO DOS MUSICAIS NO CINEMA. NOVAS OBRAS, INSTALAÇÕES E ATIVIDADES.... INHOTIM QUER RECONQUISTAR SEU PUBLICO DEPOIS DA TRAGÉDIA DE BRUMADINHO MAIS QUE MALUCO BELEZA.... E AS HISTÓRIAS QUE ESTÃO NA BIOGRAFIA DO E RAUL SEIXAS.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

RETRATOS DE FÉ - 03 - TAOISMO - TEMP II

O futuro sacerdote André Lacroce fala das práticas milenares do Taoísmo. Já o líder taoista Wagner Canalonga, disserta sobre os três grandes pilares da tradição: “o pensamento filosófico, as artes da sabedoria e a visão religiosa.” Praticantes explicam como as práticas taoistas os levaram a compreender melhor o mundo e descobrir a importância da amorosidade, da simplicidade e da humildade para suas vidas.
Conheça o Programa
livre
#PROVOCAÇÕES

#PROVOCAÇÕES - 27 - IBERÊ THENÓRIO

O programa #Provocações, comandado por Marcelo Tas, recebe o youtuber Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, que conta, atualmente, com mais de 12 milhões de inscritos e é considerado pelo Guiness Book o maior canal de ciência e tecnologia em língua portuguesa do mundo.
Conheça o Programa
10
PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - DIREITO CRIANÇA

HÁ 30 ANOS, O MUNDO INAUGUROU UMA NOVA FORMA DE OLHAR E TRATAR MENINAS E MENINOS. A CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA É O INSTRUMENTO DE DIREITOS HUMANOS MAIS ACEITO NA HISTÓRIA.AS CRIANÇAS TEM VOZ, E ELA PRECISA SER OUVIDA!
Conheça o Programa
10
FIGURAS DA DANÇA 2010

SÔNIA MOTA

A bailarina, coreógrafa e diretora Sônia Mota foi uma das figuras mais atuantes da dança paulista na década de 1970. Depois de quatro anos o The Royal Ballet of Flanders, voltou ao Brasil e participou da renovação do Corpo de Baile Municipal e do Grupo Andança e do Teatro Galpão. Em 1989, inicia um longo período na Alemanha, onde, além de atuação como bailarina, coreografa e professora, desenvolve sua metodologia chamada de Arte da Presença, a qual utiliza o corpo e as limitações do aluno para que ele encontre suas possibilidades de movimento. Atualmente é diretora da Companhia Palácio das Artes, de Belo Horizonte.
Conheça o Programa
livre
SALA DE CINEMA

CRIOULA REINADO: ENCONTRO DE RAÍZES

“Crioula Reinado: Encontro de Raízes” é um documentário realizado através de um encontro precioso entre povos de matriz africana. A expedição, em forma de intercâmbio, foi aos quilombos Santa Rosa dos Pretos (MA), Mato da Tição (MG) e aos povos reinadeiros de Oliveira (MG). Durante dezesseis dias, dezoito participantes foram viver, respirar o cotidiano de pessoas que lutam para manter viva sua ancestralidade, para se manter vivos enquanto participantes ativos da construção cultural, histórica e territorial desse país. Nos deparamos com outro tempo, outro fazer, linguagem, sabores, relação com identidade, luta e resistência em um caldeirão de mistura inebriante. O longa metragem retrata as afirmações identitária destes povos, durantes os festejos tradicionais de suas culturas populares. Através do registro do tambor de crioula, tambor de mina, caixeiras do Divino, a Festa do Congo do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, do toque de kandombe, das cozinhas de Santo, dos rituais dos mastros e bandeiras, o filme aproxima o espectador do reconhecimento tão necessário da cultura ancestral e da afrocentricidade.
Conheça o Programa
livre
PAMPA HYPERTROPICAL

livre
DOC TV II

PASSAGEM (RS)

A Rodoviária é um lugar tão freqüentado que passa desapercebido até para os seus transeuntes. De uma maneira singular o documentário PASSAGEM do diretor Jaime Lerner contempla essa reflexão com um olhar diferente: uma composição de cores, sons e ritmos quase poéticos, o que contribui para a experimentação da linguagem, não pela experimentação em si, mas pelo que ela tem a ver com o conteúdo e o tema. O documentário é um filme sobre um centro de confluências que abriga um pequeno microcosmo de nossa sociedade. Um filme de chegadas e partidas, de histórias que não se revelam, apenas são sugeridas. São muitos rostos e olhares de quem estão de passagem, em busca de seu destino.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

DÓRIS MONTEIRO

livre