Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 17 de Maio

ABERTURA DA EMISSORA

SUPER TINGA E ABELHA GIRL

08 - ALO # HERÓI OU VILÃO

Mega Som começa a namorar com um dos meninos da Tv Super Tinga e pretende fazer um show para arrecadar fundos para a TV comunitária e quando parece que tudo está indo bem, Alo # decide fugir da prisão da OCC (organização de combate ao Crime) e decide se vingar da Abelha Girl.
12
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 07

No programa 7, vamos conhecer o atleta de BMX Orlean Silva. Vamos conhecer o sistema XTR da Shimano com o especialista Rubens Matsubara e Marcos Ribeiro, gerente da Dorel Sports. As ciclistas Patricia Abibe e Andrea Amorim falam sobre o canal no Youtube: Bike Friends Forever. O Dir. de Comunicação Luiz Felipe Marques fala sobre a bike share: Yellow. Saber um pouco da experiência do Daniel Ribeiro, Ventura Alonso, Rogério Pires e Ricardo Roldão no Mongolia Bike Challenge.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

CÂNCER DE PULMÃO

O Câncer de Pulmão é um dos tipos mais agressivos de câncer e é o que mais mata. Mas, felizmente, cada vez mais surgem novos tratamentos que curam ou que garantem a qualidade de vida aos pacientes. Nesse educativo vamos conhecer mais sobre o Câncer de Pulmão, a importância do diagnóstico precoce, os tratamentos e como preveni-lo.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

ESPECIAL - ONTEM E HOJE (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de jovens no programa. Convidados deste Viola: João Vitor e Isaac, José Mauro e Polyana, Otávio augusto e Gabriel, Fábio Fernandes, Zé Henrique e Gabriel, Jéssica Santos e Jeniffer, Lucas e Elivelton, Bruna Viola, Lucyana Villar, Lucas Reis e Thácio, Mayck e Lyan.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 406

Rolando Boldrin declama: "ODE Á TERRA" Rolando Boldrin “ MINHA TERRA” Waldemar Henrique BLOCO 02___________________________ PAPETE (Bacabal - MA) Músicos Acompanhantes: Edmilson Capelupi (violão de 7 cordas) Milton Mori (bandolim / cavaquinho) “CATIRINA” (Josias Sobrinho) BLOCO 03___________________________ PAPETE (Bacabal - MA) Músicos Acompanhantes: Edmilson Capelupi (violão de 7 cordas) Milton Mori (bandolim / cavaquinho) “BELA MOCIDADE” (Donato Alves / Francisco Naiva) BLOCO 04___________________________ PAPETE (Bacabal - MA) Músicos Acompanhantes: Edmilson Capelupi (violão de 7 cordas) Milton Mori (bandolim / cavaquinho) “BELEZA DE GADO” (Aurélio de Guimarães) BLOCO 05___________________________ GAVETA HISTÓRICA DO SR.BRASIL - 2006 Reapresentação da participação de Saulo Laranjeira no 1º Programa de Aniversário do Sr.Brasil.
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 50

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: UM PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO A AGRICULTURA FAMILIAR POSSIBILITA QUE PRODUTORES VENDAM ALIMENTOS SEM BUROCRACIA A ÓRGÃOS PÚBLICOS. PRODUTOS DOADOS A ESCOLAS PÚBLICAS SÃO USADOS NA MERENDA DE MILHÕES DE ALUNOS. E UM PROJETO DESENVOLVIDO EM SÃO PAULO, PREMIADO NO EXTERIOR, OFERECE CONHECIMENTO AO AGRICULTOR PARA MELHORAR PRODUÇÃO E AUMENTAR A RENDA.
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

41 - PINACOTECA DE SP

UMA VIAGEM NO TEMPO ATÉ A SÃO PAULO DO INÍCIO DO SÉCULO XX, QUE CRESCIA EM TORNO DA ESTAÇÃO DA LUZ E ERA REDESENHADA COM A CHEGADA DE IMIGRANTES, EM BUSCA DE UMA PROFISSÃO E UMA NOVA VIDA. ESTE É O GRANDE IMPACTO AO ENTRARMOS NO PRÉDIO QUE HÁ QUASE 120 ANOS ABRIGAVA O LICEU DE ARTES E OFÍCIOS. MAIS TARDE, O EDIFÍCIO PASSOU A RECEBER A COLEÇÃO DESTE QUE É O MUSEU MAIS ANTIGO DA CIDADE. PINTURAS QUE MOSTRAM UM POUCO DO BRASIL E DO MUNDO, MAS PRINCIPALMENTE DAS ORIGENS E DA BELEZA DO POVO PAULISTA. ARTISTAS COMO ALMEIDA JÚNIOR, BENEDITO CALIXTO, ELISEU VISCONTI, HENRIQUE BERNARDELLI E ANITA MALFATTI LEVAM O VISITANTE AOS PRAZERES E DESCOBERTAS DE UM DOS MELHORES TOURS DE ARTE DO BRASIL.
Conheça o Programa
livre
Concertos Matinais

CONCERTOS MATINAIS 72

Conheça o Programa
livre
Superhands

SUPERHANDS - 07 - DINOSSAURO

Ovo de Dinossauro Ouvimos um barulho no topo de uma montanha! É um ovo de dinossauro. Vamos aprender com SuperHands a fazer um e se divertir na pré história! Dinossauro de Balão Que tal criar um dinossauro só com papel, cola e bexigas? Nesse novo episódio de SuperHands você vai aprender a criar um amigo pré histórico para assustar todo mundo! Vale até usar bexiga com gás hélio e fazer um daqueles dinossauros voadores! Está pronto? Então, mãos a obra! Bracelete de Super-Herói SuperHands está pronto para salvar o dia com seus novos apetrechos de super herói! Ele vai te ensinar a fazer a sua própria versão também! É super rápido e fácil. Você vai estar pronto para lutar contra o crime rapidinho! Vamos lá!
Conheça o Programa
livre
O Diário de Mika

O OUTONO

Mika está preocupada com as árvores pois todas estão ficando "carecas"! Com a ajuda de Puquê, Mika vai descobrir por que isso está acontecendo.
Conheça o Programa
livre
As Microaventuras de Tito e Muda

A CASA DE DOCE DA PUDIM

Enquanto Pudim e seus amigos constroem uma casa de doces, Tito revela que não gosta de doces. Mas depois que seus amigos ficarem presos debaixo da casa, Tito os ajuda comendo parte dos doces da casa.
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

ZOE ZEBRA, A FILHA DO CARTEIRO/A CASA DA REBECCA/PEPPA NÃO ESTÁ MUITO BEM

ZOE ZEBRA, A FILHA DO CARTEIRO Sr. Zebra, o carteiro, está entregando as correspondências e hoje sua filha Zoe está ajudando. Zoe tem uma carta muito especial para Peppa e George: um convite para sua festa de aniversário. Mamãe Pig ajuda Peppa e George a escrever uma resposta. Eles postam sua carta na caixa de correio e , em seguida, Peppa e George ajudam o Sr. Zebra a entregar a carta. A festa de aniversário é muito divertida, especialmente quando percebem que Zoe convidou todos os amigos de Peppa e George. A CASA DA REBECCA Peppa e George vão para a casa de Rebecca Coelho hoje. A casa de Rebecca é um pouco diferente da casa de Peppa, é dentro de uma colina. Em vez de escadas e corredores existem túneis. Peppa e George amam a casa e pedem para Rebecca ensiná-los a serem coelhos. Todo mundo fica surpreso quando George descobre que ele gosta de cenouras! PEPPA NÃO ESTÁ MUITO BEM Peppa tem manchas vermelhas por todo o rosto e não está se sentindo muito bem. Doutor Urso faz uma visita e diz que Peppa vai ficar bem, mas ela deve ficar na cama por um tempo. Como a erupção de Peppa não é contagiosa seus amigos estão autorizados a visitá-la. Peppa gosta de ser o centro das atenções .
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG - 37 A FANFARRA / AS ESTRELAS CADENTES

A fanfarra Molang e Piu Piu querem fazer parte de uma banda de fanfarra. Infelizmente, nem um único instrumento combina com Piu Piu - até que Molang encontra outro jeito de fazer música! As estrelas cadentes Piu Piu e Molang compram um telescópio para ver estrelas cadentes. Olhando através dele durante o dia, eles vêem algo que os faz correr para ajudar um de seus amigos, que parece estar em apuros ...
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS IX - O NOVO AMIGO DE TOBY/ HENRY PEGA EXPRESSO

"O NOVO AMIGO DE TOBY" Philip quer ser o amigo do Toby porque pensa que Toby é um boxcab como ele, mas Toby não está tão interessado em fazer o mesmo que Philip, que persistente, aposta uma corrida com Toby. "HENRY PEGA O EXPRESS" Quando Henry recebe o trabalho de puxar o expresso no lugar de Gordon. Os passageiros começam a dizer que Henry conduz o expresso com mais delicadeza que Gordon. Enquanto isso, Gordon puxa o Troublesome Trucks muito mal humorado.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

07 - A FADINHA FLORIDA

HAVERÁ UM SHOW DE TALENTOS NA ESCOLA E CHOCOLINY NÃO SABE O QUE APRESENTAR. ELA SE LEMBRA DE UM PRESENTE ESPECIAL QUE SEU TIO SHOW LHE DERA: UMA PEDRA QUE REALIZA UM DESEJO. COM ELA, CHOCOLYNE ACREDITA CONSEGUIR ALGUM TALENTO LEGAL PARA APRESENTAR. ENTRETANTO, A ATRAPALHADA FADINHA FLORIDA APARECE, SAINDO DE SEU ARMÁRIO, DIZENDO QUE ESTÁ PERDIDA. AO PERCEBER QUE CHOCOLINY ESTÁ CHATEADA, DECIDE AJUDÁ-LA A ENCONTRAR UM TALENTO PARA O SHOW DA ESCOLA. A FADINHA LHE ENSINA A DANÇA DAS FADAS E, DEPOIS DE UMAS TRAPALHADAS, CONSEGUE AJUDAR CHOCOLINY NA APRESENTAÇÃO, ONDE É MUITO APLAUDIDA. COMO RETRIBUIÇÃO, CHOCOLYNE DÁ A PEDRA DO DESEJO À FADINHA FLORIDA QUE, FINALMENTE CONSEGUE CHEGAR A SEU DESTINO, O REINO DA ROSALANDIA.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

08 - UM OBJETO MUITO ESPECIAL

HAVERÁ UM EVENTO NA ESCOLA DAS CRIANÇAS EM QUE ELAS MOSTRARÃO OS OBJETOS MAIS ESPECIAIS QUE ELES TEM EM CASA. AS CRIANÇAS DECIDEM LEVAR UM PRESENTE DADO POR TIO SHOW - O "IMPRIMETUDO" UMA MÁQUINA QUE É CAPAZ DE IMPRIMIR TUDO QUE SE DESENHA COM A CANETA ESPECIAL. NO DIA DO EVENTO, AS CRIANÇAS ACABAM PERDENDO A CANETA NO CAMINHO E BEIJINHO , QUE PASSAVA POR LÁ, A ENCONTRA E A PEGA PARA SI. BEIJINHO DESCOBRE QUE CHOCOMARK E SEUS AMIGOS ESTÃO DESESPERADOS EM BUSCA DA CANETA QUE PEGARA MAS FICA EM DÚVIDA SE DEVE DEVOLVÊ-LA , POIS GOSTARA MUITO DELA. NO ENTANTO, APÓS VER QUE OS IRMÃOS ERAM MUITO LEGAIS, ELA RESOLVE DEVOLVÊ-LA. COMO RETRIBUIÇÃO, OS IRMÃOS DESENHAM UMA CANETA IGUAL A DELES E A PRESENTEIAM A BEIJINHO, QUE FICA ENCANTADA.
Conheça o Programa
livre
Sunny Day

SUNNY DAY I - 02 - SUNNY E AS PRINCESAS

As garotas recebem a visita das Princesas Reais, porém a mais nova, Annabella, quer ter um dia cheio de diversão e poder fazer coisas comuns na cidade. Sunny e suas amigas se encarregam de mostrar a pequena princesa como é bom se divertir. Após um dia cheio de aventuras, Annabella mostra a sua irmã, Dominica, a importância de tentar coisas novas.
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

OPERAÇÃO RESGATE!

O trio de corujinhas avista um pássaro na boca de um crocodilo e decide salvá-lo. Bubu e Biel começam a argumentar sobre o animal ser um jacaré ou um crocodilo. Bubu e Bonie vão em busca de ajuda, e pedem a colaboração do macaco, que chama outros macacos e sugere chamar também a girafa. As ararinhas-azuis e o jabuti também são convocados. Bonie bola um plano de resgate com a ajuda de todos os animais, fazendo uma ponte até o crocodilo e cutucando seu nariz com uma pena para ele espirrar. O crocodilo espirra e o pássaro voa para longe, que reclama de terem interrompido o seu jantar. O crocodilo entra em cena, explicando as diferenças entre um crocodilo e um jacaré. O pássaro-palito volta para a boca do crocodilo e os irmãos entendem que, na verdade, o pássaro e o crocodilo são amigos e estão se ajudando. O Papai Coruja assobia e, de volta ao ninho, explica para os seus filhotes o que é a protocooperação. A Mamãe diz que a intenção de ajudar o pássaro-palito foi boa, mas alerta para o perigo de passar uma informação adiante sem saber se é realmente verdade. O episódio encerra com a Mamãe cantando a música “Répteis!”.
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICÓ III - 126 - SEIS POR MEIA DÚZIA

JÚLIO DÁ SEIS BOLINHAS DE GUDE PARA LILICA, MEIA DÚZIA PARA ORIBA E MEIA DÚZIA PARA ALÍPIO. LILICA ACHA QUE GANHOU MENOS BOLINHAS DO QUE OS OUTROS E POR ISSO FICA BRAVA COM JÚLIO E SE RECUSA A JOGAR BOLINHA DE GUDE COM ELES.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - A BIBLIOTECA DE TRÊS ANDARES - 07

A Biblioteca de 3 Andares / Ovo Surpresa (Livro) / O Jogo do Amor / Forma da Forma (Círculo) / Pintura Mágica (Marcha Soldado) A Biblioteca de Três Andares Num dia de chuva, a família vai para a biblioteca. As 3 galinhas são bibliotecárias, cada uma cuida de um dos 3 andares. Eles se interessam por gêneros diferentes de livros mas, ao final, a família toda lê reunida. O Jogo do Amor Para entregar flores a sua amada, o sapinho precisa atravessar uma rua movimentada e um rio cheio de toras, como num antigo videogame.
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

24 - PORTO DE OH

O PODER DE MATILDE DE HOJE FAZ COM QUE ELA INTERPRETE LIVREMENTE OS CONTOS CLÁSSICOS DA LITERATURA. DURANTE UM PIQUENIQUE NOTURNO COM BARBACRESPA, CARLOS E MORTIMER, ELA CONTA A HISTÓRIA DO PORTO DE OH: UM TORNADO ATINGE PORTO PAPEL E LEVA SEUS HABITANTES PARA O REINO DE OH. CHEGANDO NESTA NOVA TERRA, O MENINO PIRULITO PERCEBE QUE PERDEU O SEU PIRULITO E SAI EM BUSCA DELE. NO CAMINHO, ENCONTRA UM MENINO-ESPANTALHO QUE PERDEU O CÉREBRO, UMA MENINA-LEOA QUE PERDEU SEU SOTAQUE E UM MENINO DE LATA QUE PERDEU SEU DISCO DE VINIL 1ª DIÇÃO DE ELECTROPOLKAS. JUNTOS, ELES SEGUEM CAMINHO ATÉ O PALÁCIO DO MÁGICO DE OH PARA ENCONTRAREM O QUE PERDERAM DE MAIS PRECIOSO.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

DIRIGIR, RODAR E DESLIZAR

Ao brincarem de carrinho no quarto de Júpiter, o trio se depara com algo bastante curioso – seus carrinhos deslizam mais, ou menos, dependendo da superfície. Mas por quê? O que está acontecendo aqui? Luna, Júpiter e Cláudio vão se transformar em pequenos carrinhos e correr para achar respostas.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 16

Neste episódio, Mochilão se perde durante um passeio e deixa Vivi desesperada. Com medo de perdê-lo para sempre, Vivi e Lanterninha procuram por todos os lugares e contam com a ajuda de diversos animais das ilhas.
Conheça o Programa
livre
Bobolândia Monstrolândia

CINEMA EM CASA

Otto, Witchelly e Lobiberto estão assistindo ao filme Star Wars, mas Lobi destrói o DVD e eles levarão uma multa da Dona Glenda, por conta disso. Otto então tem a ideia de regravar o filme e entregar, para que Dona Glenda não perceba, já que ele sabe de cabeça todas as cenas. Quando a cidade muda de Monstolândia para Bobolândia, Otto não sabe mais como é o filme e precisa pedir ajuda a Franco - que torna-se um diretor controlador.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

PROCURA-SE

A fazenda recebe uma visita inesperada de um fugitivo da prisão próxima que se refugia no celeiro. Depois de pouco tempo com Shaun e sua turma, a prisão não parece ser uma opção tão ruim...
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

SUJEITO ARROGANTE

O ídolo do Rock'n’ Roll fica encalhado na fazenda quando sua limusine quebra. Logo revelado como um sujeito arrogante e mimado, Shaun decide mostrar-lhe uma lição da "Escola de Rock".
Conheça o Programa
livre
Boris e Rufus

UM CACHORRO DE VERDADE

RUFUS SE INSCREVE NUM CONCURSO PARA CACHORROS, POIS QUER PROVAR QUE É UM CACHORRO DE VERDADE. ALGUMAS HORAS ANTES DO CONCURSO, BORIS DESCOBRE QUE UMA BOMBA PODE ACABAR COM A FESTA.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

TURMA DA MÔNICA CONTRA O CAPITÃO FEIO

Montanhas de lixo sujam no bairro! O vilão mais encardido de todos os tempos tem um novo e misterioso poder. Ele pretende poluir ainda mais o mundo. A turminha precisa acabar com esse plano sujo. Sujo mesmo!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

UM DIA MUITO ESPECIAL

Cebolinha e cascão estão jogando bolinha de gude, quando a Mônica aparece e pede para eles descobrirem que dia é hoje, eles falam várias alternativas, mas nenhuma é a correta. Ela diz ser o dia da poesia, e pede para eles fazerem uma comemoração. Eles preparam uma festa com bexigas e bolo. A Mônica aparece e briga com eles, porque não era esse tipo de comemoração que ela falou, mas sim declamar uma poesia cada um. Eles declamam e depois brigam. Franjinha aparece e diz que a data está errada. Cebolinha e Cascão vão embora bravos. A Mônica fica com cara de tacho e bate no Franjinha e vai embora. Franjinha fica todo arrebentado e ai aparece os convidados para a festa do cebolinha.
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

03 - YOUTUBER

CLARICE, NA VOLTA DA ESCOLA, NÃO CONSEGUE CONVERSAR COM DANTE PORQUE SÓ FICA NO CELULAR. DENTRO DA CASA, BINA QUER VIRAR YOUTUBER E TAMBÉM NÃO DÁ ATENÇÃO PRO LINO. NO ENTANTO, ALGO PODE MUDAR TUDO ISSO
Conheça o Programa
livre
Planeta Terra

O INÍCIO DA VIDA

Nas primeiras semanas de vida, o mundo é um lugar assustador. O perigo espreita em cada esquina. Vale a pena estar alerta. Seja predador ou presa. Qualquer dia pode ser o seu último. Pois até os maiores animais são vulneráveis a ataques. Para cada espécie na Terra, a infância sobrevivente apresenta alguns dos maiores desafios de todos. Este filme explora as estratégias que diferentes animais na África usam para ajudá-los a superar os perigos que enfrentam quando estão mais vulneráveis. Se ele está começando a lidar com seu próprio corpo em questão de minutos, ou dando início a um surto de crescimento; todos os animais devem crescer rapidamente e aprender rapidamente. Alguns têm o apoio de uma família, outros devem ir sozinhos desde o primeiro dia. Nos confins da África, passar pela primeira fase da vida não é uma conquista mínima.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1322

O REPÓRTER ECO ESTREIA NOVA TEMPORADA COM NOVOS DESAFIOS E PROPOSTAS DE SOLUÇÃO. EM PLENA PANDEMIA DA COVID 19 , O BRASIL ENFRENTA GRAVES RETROCESSOS NA ÁREA SOCIOAMBIENTAL. VOCÊ ACOMPANHA A SITUAÇÃO PREOCUPANTE DOS POVOS INDÍGENAS E DE BIOMAS IMPORTANTES COMO A AMAZÔNIA E A MATA ATLÂNTICA. ENQUANTO AS NOTICIAS DESTACAM O AVANÇO DO NOVO CORONAVÍRUS NAS CIDADES. FLORESTAS, SEUS HABITANTES E CAVERNAS PRECIOSAS DO PAÍS CORREM RISCO DE DESAPARECER DO MAPA.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 358 - DO POLO AO POLO

DO ÁRTICO À ANTÁRTICA. DURANTE UM ANO, DOIS NAVIOS DO GREENPEACE, O ESPERANZA E O ARCTIC SUNRISE, PERCORRERAM O OCEANO ATLÂNTICO DE UM POLO A OUTRO PARA LANÇAR A CAMPANHA "PROTEJA OS OCEANOS". DAS GELEIRAS DO ÁRTICO, QUE ESTÃO DERRETENDO, PASSANDO PELA CIDADE PERDIDA DO ATLÂNTICO NORTE, PELAS ÁREAS COSTEIRAS DA AMAZÔNIA, OS ABISMOS DAS MONTANHAS MARÍTIMAS DA COSTA AFRICANA E ATÉ O EXTREMO SUL. A EXPEDIÇÃO É UM ALERTA PARA A NECESSIDADE DE SE GARANTIR A SAÚDE DOS OCEANOS, QUE SIGNIFICA A SAÚDE DO PLANETA E DE TODOS QUE VIVEM AQUI. SÃO MUITOS OS PREDADORES DOS MARES. O LIXO PLÁSTICO, A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E A PESCA PREDATÓRIA, ESTÃO ENTRE OS MAIORES VILÕES E É PRECISO ALERTAR GOVERNOS E POPULAÇÕES PARA O RISCO QUE ISSO TUDO REPRESENTA. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA TRAZ UM RELATO SOBRE A EXPEDIÇÃO DO GREENPEACE. EMBARQUE NESSA VIAGEM COM A GENTE.
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

A FILOSOFIA PARA UM NOVO TEMPO

Neste Café Filosófico o psicanalista Jorge Forbes conversa com o filósofo francês Luc Ferry sobre as transformações que estamos vivendo no mundo contemporâneo, onde nossas referencias tradicionais de família, casamento, trabalho não são mais as de antes, onde a liberdade que conquistamos veio acompanhada de insegurança e desorientação. Ajudar a superar os medos que nos imobilizam, que nos impedem de viver bem e atingir a serenidade. Vencer os medos para nos tornarmos sábios: este é o novo papel da filosofia, segundo Luc Ferry. Para o filósofo, nos dias de hoje, no ocidente, não nos sacrificamos mais por um ideal nacionalista, religioso ou revolucionário. Luc Ferry acredita que estamos vivendo o surgimento de um novo humanismo, em que consideramos sagrado o amor às pessoas que amamos, o que ele chama a sacralização do humano.
Conheça o Programa
14
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 173 - ESPECIAL DANÇA CONTEMPORÂNEA (PODE SER REPRISADO)

O que move a dança contemporânea? Para responder a essa pergunta, a nossa equipe embarcou em uma viagem por diversos países – começando pela Alemanha, onde desde 2006 é realizado o Tanzkongress, Congresso de Dança.
Conheça o Programa
livre
Jazz Sinfônica Brasil

JAZZ SINFÔNICA & DIOGO NOGUEIRA

Conheça o Programa
livre
Persona em Foco

EDSON CELULARI

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 44 - PROVOCA EM CASA: MARCELO GLEISER

Marcelo Tas entrevista, remotamente, o físico e astrônomo Marcelo Gleiser no #Provoca. Na edição. que faz parte do especial #Provoca Em Casa, o autor de best-sellers como A Dança do Universo e O Fim da Terra e do Céu, fala sobre os abismos entre ciência e política e da importância do investimento nos estudos científicos para um país.
Conheça o Programa
10
O OLHAR QUE VEM DE DENTRO

O OLHAR QUE VEM DE DENTRO - 02 - THALISSON LUIZ, DO NAGÔ DE PERNAMBUCO

“Eu sou de Xangô, Ogum e Oxum”, assim se define Thalisson Luiz, do Nagô de Pernambuco. Thalisson faz parte de uma religião de matriz africana, isso o coloca na linha de frente de preconceitos relacionados a sua religião, tendo que deixar duas escolas por sofrer bullying e agressão física. Thalisson mostra a diversidade, a crença e a história dos Orixás.
12
Opinião

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - RACISMO

13 DE MAIO. 132 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRATURA. POR QUE TEMOS POUCO A COMEMORAR? A COVID-19 TRAZ A TONA UM PROBLEMA QUE SE ARRASTA DESDE 1888: A DESIGUALDADE SOCIAL TEM NOME, SOBRENOME E COR DA PELE. A DOENCA É MAIS LETAL ENTRE OS NEGROS.
Conheça o Programa
10
Brasil Toca Choro

BRASIL TOCA - CHORO - 01 - PIXINGUINHA

Este programa homenageia o compositor e instrumentista Pixinguinha
Conheça o Programa
livre
Figuras da Dança

JOSÉ POSSI NETO - ESPECIAL

Diretor de teatro, iluminador, cenógrafo e figurinista, José Possi Neto tem seu trabalho marcado pelo trânsito entre as artes e pela presença do artista em cena, sempre enfatizando a linguagem corporal. Um exemplo disso é o espetáculo Master Class, texto de Terrence MacNally, onde dirigiu a atriz Christiane Torloni que interpretava a cantora lírica Maria Callas. Respeitado no meio artístico, é um dos profissionais mais requisitados da área. Dirige importantes espetáculos de dança, shows, peças de teatro e musicais. Paulistano, concluiu sua formação em dramaturgia e crítica na Escola de Comunicação e Artes da USP, em 1970. Foi diretor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde dirigiu montagens experimentais. Iniciou seu trabalho na dança em 1980, dirigindo Marilena Ansaldi num espetáculo inspirado na personagem Geni, da música de Chico Buarque. A partir daí, dedicou-se a espetáculos de dança-teatro em realizações inquietantes como Um Sopro de Vida, de 1979, e Picasso e Eu, em 1982, também com Marilena Ansaldi; Tratar com Murdock, coreografia de Victor Navarro, em 1981; e A Dama das Camélias, com o Balé da Cidade de São Paulo – grupo que dirigiu em 1983, entre outros. Ganhou o prêmio APCA de Melhor Diretor de Dança por Um Sopro de Vida (1979). Atualmente dirige diversos espetáculos da Studio 3 Cia. de Dança, entre eles Paixão e Fúria – Callas o Mito, que rendeu à Marilena Ansaldi o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura em 2014, Orpheus (2015) e Martha Graham Memórias (2010), entre outros.
Conheça o Programa
14
Sala de Cinema

PARATODOS

PARATODOS mergulha no cotidiano de alguns dos principais atletas paralímpicos brasileiros para investigar os bastidores do esporte de alta performance e discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. No universo paralímpico, se superar não é uma opção ou gesto de heroísmo, é somente o ponto de partida. “Se você olhar para o que uma pessoa pode fazer em vez do que ela não consegue fazer, a perspectiva muda e perde-se a visão de coitadinho”. (Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro)
Conheça o Programa
10
INVESTIGADORES DA HISTÓRIA

08 - CRIOULO / LUIS JOSE DA CUNHA

DEDICADO, SÉRIO E INTELIGENTE. ASSIM LUIZ JOSÉ DA CUNHA ERA VISTO DENTRO DO PARTIDO COMUNISTA, ONDE COMEÇOU A MILITÂNCIA AINDA COMO ESTUDANTE SECUNDARISTA, E PELO QUAL ESTUDOU FORMAÇÃO TEÓRICA E POLÍTICA MARXISTA EM MOSCOU, NA RÚSSIA. FOI UM DOS PRIMEIROS A SE JUNTAR A CARLOS MARIGHELA NA FORMAÇÃO DA ALN - AÇÃO LIBERTADORA NACIONAL. PERSEGUIDO, VIVEU NA CLANDESTINIDADE, PARTICIPOU DE VÁRIAS AÇÕES CONTRA A DITADURA MILITAR, ATÉ SER MORTO, SEGUNDO FONTES OFICIAIS, NO DIA 13 DE JULHO DE 1973, APÓS TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA EM SÃO PAULO.
14
DOC TV III

SANTA DICA DE GUERRA E FÉ (GO)

No dia 13 de abril de 2005 comemorou-se o centenário da Santa Dica. O documentário propõe a busca pela história, pouco conhecida, dessa líder religiosa e política, uma mulher à frente do seu tempo. Ela foi a única expressão, em Goiás, de movimento messiânico, ocorrido em várias regiões do Brasil. Foi, também, a única mulher a enfrentar publicamente e com força política o coronelismo goiano. O diretor mostra, utilizando a linguagem do cinema direto, a polêmica e a influência que a figura dessa mulher ainda causa, após 35 anos de sua morte.A equipe foi subdividida em dois grupos para as gravações, passando por várias cidades - Jaraguá, Goianésia, Pirenópolis, Vila Propício e alguns distritos de cidades goianas. Foram utilizadas duas câmeras digitais, uma com ênfase no entrevistado e a outra, direcionada para a dinâmica dos acontecimentos em torno do momento registrado. A história da Dica é marcada por um sincretismo religioso latente e muitas curas. Num terreiro de umbanda, em Aparecida de Goiânia, o “padrinho” de santo Willian Sérgio, nascido pelas mãos da “madrinha” Dica, construiu uma templo especial para as entidades espirituais que se manifestavam na Santa.Surpreendentemente, a equipe encontrou no terreiro um evangélico, da Assembléia de Deus, batizado há cinco anos, com uma foto de Santa Dica no bolso. Ele estava lá para reverenciá-la.Na casa onde Dica atendia pessoas com enfermidades, funciona, atualmente, um centro para reuniões de assistência espiritual, dirigido por Divina Soares, que se auto-intitula sucessora de Santa Dica, e, também, possui dons especiais. Isso causa polêmica na cidade e entre os familiares da milagreira.
Conheça o Programa
10
TRAJETÓRIAS

CIDA MOREYRA

livre