Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sexta-Feira, 17 de Maio

ABERTURA DA EMISSORA

NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

INGLÊS 19 (MOD.2 - MÉDIO)

Nesta teleaula 19 você conhecerá um jeito diferente de se referir, em Inglês, a coisas que vão acontecer no futuro próximo. Aprenderá a utilizar a estrutura do "present continuous" para fazer frases que têm sentido de futuro e verá como é fácil reconhecer a diferença entre estas frases e as que o usam no presente. Na sessão "Let’s travel together", você conhecerá a cidade de Orlando, que fica no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
Conheça o Programa
livre
NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

GEOGRAFIA 10 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

Nesta teleaula você vai ver como o desenvolvimento dos meios de comunicação reduziu a distância entre os lugares e contribuiu para formarmos uma consciência nacional. Vai ver como os problemas do país afetam a todos e qual a nossa relação com a comunidade mundial e com os problemas que ameaçam toda a humanidade.
Conheça o Programa
livre
NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

INGLÊS 20 (MOD.2 - MÉDIO)

Nesta teleaula 20 você verá como fazer planos para o futuro, estudando uma história em quadrinhos escrita em inglês. Você recordará a estrutura "going to" e aprenderá que, na linguagem falada, essa estrutura pode ser substituída pela palavra "gonna". Além disso, relembrará como usar o "present continuous" com o sentido de futuro. Na sessão "Let’s travel together", você conhecerá a cidade de Dallas, onde foi assassinado o presidente americano John Fitzgerald Kennedy.
Conheça o Programa
livre
CIÊNCIA PARA CRIANÇAS

CIÊNCIA PARA CRIANÇAS - CHOQUE

AS CRIANÇAS VISITAM O MUSEU CATAVENTO DE SÃO PAULO PARA APRENDEREM MAIS SOBRE CHOQUES.
livre
INGLÊS COM MÚSICA III

HAPPY XMAS (JOHN LENNON) SEXTA

A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 09 CRECHES - 13/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE AS CRECHES.UM DIREITO DAS CRIANÇAS./ UMA NECESSIDADE DE MÃES E PAIS QUE PRECISAM TRABALHAR./ SÓ QUE HOJE, POR FALTA DE VAGAS, UM TERÇO DAS CRIANÇAS MAIS POBRES DO BRASIL ESTÃO FORA DESSA ETAPA IMPORTANTE DA INFÂNCIA./ VAMOS CONVERSAR SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DESSA SITUAÇÃO COM BEATRIZ CARDOSO - DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA USP E PRESIDENTE DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO.
Conheça o Programa
livre
PJ MASKS - HERÓIS DE PIJAMA

FALE, LAGARTIXO!

ROMEO ROUBA A VOZ DE LAGARTIXO, MAS LAGARTIXO NÃO TEM CERTEZA SE QUER QUE SUA VOZ VOLTE, AFINAL, SE ELE TIVER SUA VOZ DE VOLTA, ELE TERÁ QUE RECITAR UM POEMA PARA TODOS DA SALA.
Conheça o Programa
livre
CARLOS I

CARLOS VS MUSTARD WEST

NESTE EPISÓDIO, JUANITO IRÁ QUERER COMER UMA SALADA COM MUITA, MAS MUITA MOSTARDA MESMO. CARLOS TERÁ QUE GANHAR UM DUELO COMO OS CLÁSSICOS DO VELHO OESTE PARA FAZER JUANITO ENXERGAR QUE NÃO PRECISA DE MOSTARDA PARA COMER SALADA.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

FAZENDO COMPRAS/SEGREDOS/O ANIVERSÁRIO DA MAMÃE PIG

FAZENDO COMPRAS Mamãe Pig , Papai Pig , Peppa e George vão ao supermercado. George se senta no carrinho enquanto Peppa encontra as coisas na lista de compras da Mamãe. Logo eles têm tudo que precisam, e também algo que não estava na lista: um delicioso bolo de chocolate. SEGREDOS Mamãe Pig faz uma caixa especial para Peppa colocar coisas secretas. Peppa ama segredos. George fica triste, pois Peppa não quer lhe dizer o que há na caixa. Quando George recebe a sua própria caixa de segredo e Peppa não sabe o que está lá dentro, ela resolve que não gosta de segredos tanto quanto ela gostava antes. O ANIVERSÁRIO DA MAMÃE PIG É o aniversário da Mamãe Pig. Peppa , George e Papai Pig estão animados como mamãe. Eles se divertem preparando surpresas de aniversário para ela. Quando a Mamãe Pig vê seu bolo e abre seu presente fica absolutamente encantada .
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

DING DONG!

As corujinhas estão se preparando para um luau. Papai e Mamãe Coruja estão organizando o ninho e preparando algumas coisas para levar para o luau. O trio, já cansado de esperar, tem a ideia de ir atrás do coelhinho para convidá-lo. Ele explica que não pode, porque está cuidando dos seus irmãos, mas diz para chamarem a raposinha, que também explica não poder porque está ajudando o papai a arrumar a toca. Então, o trio avista formiguinhas e vai atrás delas. Nesta busca, o trio se encontra com um tamanduá-bandeira, que conta um pouco mais sobre as formigas e mostra o formigueiro. Bubu, Biel e Bonie veem o formigueiro através de um buraco, enquanto o tamanduá explica tudo, dizendo que elas são insetos sociais que se ajudam, detalhando a função de cada formiga. Bubu vê que todos os animais estavam se ajudando. Então, de volta ao ninho, as corujinhas ajudam o Papai e a Mamãe Coruja e aprendem que quando todos colaboram, tudo fica mais fácil e rápido. Ao final de toda a arrumação, as corujinhas estão sonolentas e cansadas, e o luau acaba ficando para outro dia. As corujinhas dormem escutando a Mamãe cantar a música “Ô de casa”.
Conheça o Programa
livre
MOLANG

MOLANG - 44 A SELEÇÃO / A PARTIDA DE FUTEBOL

A seleção Em Mollywood, Molang e Piu Piu estão em uma sessão de elenco, fazendo testes para um filme. Mas quando todas as suas tentativas terminam em contratempos, eles decidem se tornar estrelas publicitárias! A partida de futebol Molang joga em um jogo de futebol enquanto Piu Piu o anima nas arquibancadas. Depois de um chute da equipe adversária, o goleiro cai e se choca. Quem vai substituí-lo? Piu Piu é o único disponível, mas ele pode estar com muito medo de participar!
Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 08

É para isso que serve os melhores amigos: É o dia do grande desfile, e Trinket se recusa a admitir que está doente. Melancia fujona: Willow está convencido a entrar em um concurso de jardinagem – e acidentalmente cria uma melancia fujona.
Conheça o Programa
livre
SHIMMER E SHINE II

O NOVO QUARTO/ BOOM ZAHRA MÃE

O NOVO QUARTO - LEAH CUIDA DOS BICHINHOS ENQUANTO SHIMMER E SHINE CONSTROEM QUARTOS DIVERTIDOS BOOM ZAHRA MÃE - QUANDO UM BEBÊ PÁSSARO ESCOLHE ZETA PARA SER SUA MÃE, AS MENINAS DEVEM AJUDÁ-LA A DEVOLVÊ-LO AO SEU NINHO.
Conheça o Programa
livre
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II - 19

Depois de ter sido intimidada muitas vezes, a Fluttershy recebe algum treinamento em assertividade do guru de autoajuda Iron Will. A ex-capacho logo se transforma em uma tirana.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 15 - UM DIA NA PRAIA

Os SurfBros, uma dupla musical, se perdem no caminho para o show na praia. Sunny e Doodle têm que usar algumas habilidades voando alto em um balão e truques de estilo para encontrá-los e salvar o show.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA IV

13 - PATRULHA MARÍTIMA: OS FILHOTES SALVAM UM BEBÊ POLVO

UM BEBÊ POLVO SE SEPARA DE SUA MÃE. A PATRULHA MARÍTIMA PRECISA SALVAR O DIA!
Conheça o Programa
livre
PJ MASKS - HERÓIS DE PIJAMA

FALE, LAGARTIXO!

ROMEO ROUBA A VOZ DE LAGARTIXO, MAS LAGARTIXO NÃO TEM CERTEZA SE QUER QUE SUA VOZ VOLTE, AFINAL, SE ELE TIVER SUA VOZ DE VOLTA, ELE TERÁ QUE RECITAR UM POEMA PARA TODOS DA SALA.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS IX

THOMAS IX - O NOVO AMIGO DE TOBY/ HENRY PEGA EXPRESSO

"O NOVO AMIGO DE TOBY" Philip quer ser o amigo do Toby porque pensa que Toby é um boxcab como ele, mas Toby não está tão interessado em fazer o mesmo que Philip, que persistente, aposta uma corrida com Toby. "HENRY PEGA O EXPRESS" Quando Henry recebe o trabalho de puxar o expresso no lugar de Gordon. Os passageiros começam a dizer que Henry conduz o expresso com mais delicadeza que Gordon. Enquanto isso, Gordon puxa o Troublesome Trucks muito mal humorado.
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES II

A RODA DOS DESEJOS

Blaze vai até a Velocidadelândia e se transforma em um carro de corrida para conseguir passar por todos os desafios em uma antiga pista e chegar ao seu objetivo, alcançar a Roda dos Desejos.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 4

Senninha e Neco tentam construir o carro perfeito para as corridas. Após muitas tentativas, chegam num protótipo que é movido à energia solar.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ESCOLA DE BRUXARIA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM ESCOLA DE BRUXARIA (Roteiro HQ 83) Bruxoteia conta para o seu Querido Diário a história do dia em que criou uma Escola de Bruxaria!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

BRINCADEIRAS MODERNAS

O Cebolinha encontra o seu amigo Cascão passeando de carro novo e fica louco para dar uma voltinha nele, mas dessa vez o seu parceiro está a fim de brincar sozinho. Quando a Mônica aparece e faz o Cascão brincar com ela a força, o Cebolinha fica morrendo de ciumes e tenta de tudo para estragar a brincadeira. Será que ele vai se dar bem?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

CINEMA EM CASA

O pai da Mônica compra um aparelho novo de DVD e de repente aumenta o numero de visitas de supresa à sua casa, e o mais estranho, todos trazem um filme para assistir no novo aparelho. Como a nossa amiguinha não é nem um pouco boba, ela começa a botar ordem na bagunça, e ai sobra pra todo mundo!
Conheça o Programa
livre
TERRAS DAS MONÇÕES

POVOS DAS MONÇÕES

Variações nas monções permitiram que grandes civilizações prosperassem e outras se perdessem. Enquanto a demanda humana por recursos aumenta a pressão nessa região sensível, o que o futuro reserva para as terras mágicas das monções?
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO

JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO - 17/05/2019

Conheça o Programa
livre
MOMENTO PAPO DE MÃE  II

BRINQUEDOS ANTIGOS

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 13

BLOCO 1 ABERTURA (A MOCHILA DO GROVER)-01:00:39:00 - 01:02:18:24 Grover está na rua, conferindo a mochila que vai levar para viajar, com itens que podem ajudá-lo a encarar todas as condições meteorológicas. CLIPE ( QUE O ELMO QUER? – METLIFE)- 01:02:18:25 - 01:04:55:19 AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO(RAINCLOUD)-01:04:55:20 - 01:09:57:05 Ênio e Beto são fazendeiros que não conseguem cultivar nada porque não chove. Quando Ênio pede para uma nuvenzinha solitária no céu ajuda-los, o problema deles é resolvido! Mas agora eles têm um novo problema: evitar que a nuvenzinha os siga por toda parte – principalmente dentro de casa! HISTÓRIA CENTRAL (JORNAL DA SESAMO)-01:09:57:06 - 01:13:13:25 Bel e Come-come estão brincando de telejornal. Bel é a âncora e Come-Come vai falando o que pode se esperar de cada estação do ano, sempre tentando enfiar biscoitos na história. BLOCO 2 CELEBRIDADE (BELA GIL E A CHUVA)-01:13:33:00 - 01:14:27:17 Elmo queria estar brincando lá fora, mas a chuva não deixa. Bela Gil explica para ele por que a chuva é legal. QUADRO EXTRA (ESTÁ CHOVENDO, E AGORA? -EP.14)-01:14:27:17 - 01:17:02:21 Mae, Elmo e Come-come estão saindo para pescar, mas uma tempestade cai, adiando o passeio; eles têm que esperar. Elmo e Come-come participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, identificando as atividades que podem fazer enquanto esperam a chuva passar. Eles vencem o desafio, o sol aparece e todos se divertem na pescaria. MUNDO DE ELMO (CLIMA)-01:17:02:22 - 01:23:57:07 Elmo e seus amigos descobrem como o clima funciona. ENCERRAMENTO (TIO DA BEL)-01:23:57:08 - 01:25:36:28 Bel está falando com seu tio pela internet. Elmo chega para ver, reclamando do calor e percebe que o tio de Bel está com casaco. Ele acha estranho, e o tio de Bel explica que diferentes lugares, têm temperaturas diferentes.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

DING DONG!

As corujinhas estão se preparando para um luau. Papai e Mamãe Coruja estão organizando o ninho e preparando algumas coisas para levar para o luau. O trio, já cansado de esperar, tem a ideia de ir atrás do coelhinho para convidá-lo. Ele explica que não pode, porque está cuidando dos seus irmãos, mas diz para chamarem a raposinha, que também explica não poder porque está ajudando o papai a arrumar a toca. Então, o trio avista formiguinhas e vai atrás delas. Nesta busca, o trio se encontra com um tamanduá-bandeira, que conta um pouco mais sobre as formigas e mostra o formigueiro. Bubu, Biel e Bonie veem o formigueiro através de um buraco, enquanto o tamanduá explica tudo, dizendo que elas são insetos sociais que se ajudam, detalhando a função de cada formiga. Bubu vê que todos os animais estavam se ajudando. Então, de volta ao ninho, as corujinhas ajudam o Papai e a Mamãe Coruja e aprendem que quando todos colaboram, tudo fica mais fácil e rápido. Ao final de toda a arrumação, as corujinhas estão sonolentas e cansadas, e o luau acaba ficando para outro dia. As corujinhas dormem escutando a Mamãe cantar a música “Ô de casa”.
Conheça o Programa
livre
TRANSFORMERS RESCUE BOTS II

TRANSFORMERS RESCUE BOTS II - 19 - MUDANÇAS

Doutor Morocco descobre um segredo devastador que ameaça a missão dos Rescue Bots, mas Optimus Prime leva Heatwave para adquirir uma nova e surpreendente habilidade.
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES II

A RODA DOS DESEJOS

Blaze vai até a Velocidadelândia e se transforma em um carro de corrida para conseguir passar por todos os desafios em uma antiga pista e chegar ao seu objetivo, alcançar a Roda dos Desejos.
Conheça o Programa
livre
RUSTY RIVETS II

RUSTY RIVETS II - 13 - RUSTY E O PROBLEMA DO VÍRUS / JORNADA AO CENTRO DE SPARKTON HILLS

- Os bots pegam um vírus e acabam ficando com espirros agressivos. As crianças precisam achar a cura para acabar com essa bagunça! - Quando Bytes acidentalmente abre um túnel dentro de uma mina, cabe a Rusty, Ruby e o Robôssauro acharem um jeito de tirar ele de lá.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS IX

THOMAS IX - O NOVO AMIGO DE TOBY/ HENRY PEGA EXPRESSO

"O NOVO AMIGO DE TOBY" Philip quer ser o amigo do Toby porque pensa que Toby é um boxcab como ele, mas Toby não está tão interessado em fazer o mesmo que Philip, que persistente, aposta uma corrida com Toby. "HENRY PEGA O EXPRESS" Quando Henry recebe o trabalho de puxar o expresso no lugar de Gordon. Os passageiros começam a dizer que Henry conduz o expresso com mais delicadeza que Gordon. Enquanto isso, Gordon puxa o Troublesome Trucks muito mal humorado.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA IV

13 - PATRULHA MARÍTIMA: OS FILHOTES SALVAM UM BEBÊ POLVO

UM BEBÊ POLVO SE SEPARA DE SUA MÃE. A PATRULHA MARÍTIMA PRECISA SALVAR O DIA!
Conheça o Programa
livre
SHIMMER E SHINE II

O NOVO QUARTO/ BOOM ZAHRA MÃE

O NOVO QUARTO - LEAH CUIDA DOS BICHINHOS ENQUANTO SHIMMER E SHINE CONSTROEM QUARTOS DIVERTIDOS BOOM ZAHRA MÃE - QUANDO UM BEBÊ PÁSSARO ESCOLHE ZETA PARA SER SUA MÃE, AS MENINAS DEVEM AJUDÁ-LA A DEVOLVÊ-LO AO SEU NINHO.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 15 - UM DIA NA PRAIA

Os SurfBros, uma dupla musical, se perdem no caminho para o show na praia. Sunny e Doodle têm que usar algumas habilidades voando alto em um balão e truques de estilo para encontrá-los e salvar o show.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 04

No Monte Evereste, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem o Lindo Homem das Neves, um ex-monstro que se tornou guia de escalada. Lindo promete ajudá-los a chegar ao topo da montanha, de onde poderão ver o caminho para Viravento. Porém, ele esconde um segredo que pode arruinar os planos da turma.
Conheça o Programa
livre
O SHOW DA LUNA I

POR QUE AS ESTRELAS PISCAM?

LUNA OBSERVA AS ESTRELAS A NOITE E SE ENCANTA COM SEUS DIVERSOS MISTÉRIOS. UMA PERGUNTA EM PARTICULAR CHAMA SUA ATENÇÃO: POR QUE AS ESTRELAS PISCAM? JUNTOS, LUNA, CLÁUDIO E JÚPITER, DECIDEM PROCURAR A RESPOSTA NUMA AVENTURA INTERESTELAR. NO ESPAÇO SIDERAL LUNA DESCOBRE COISAS QUE NEM IMAGINAVA!
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 4

Senninha e Neco tentam construir o carro perfeito para as corridas. Após muitas tentativas, chegam num protótipo que é movido à energia solar.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ESCOLA DE BRUXARIA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM ESCOLA DE BRUXARIA (Roteiro HQ 83) Bruxoteia conta para o seu Querido Diário a história do dia em que criou uma Escola de Bruxaria!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

BRINCADEIRAS MODERNAS

O Cebolinha encontra o seu amigo Cascão passeando de carro novo e fica louco para dar uma voltinha nele, mas dessa vez o seu parceiro está a fim de brincar sozinho. Quando a Mônica aparece e faz o Cascão brincar com ela a força, o Cebolinha fica morrendo de ciumes e tenta de tudo para estragar a brincadeira. Será que ele vai se dar bem?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

CINEMA EM CASA

O pai da Mônica compra um aparelho novo de DVD e de repente aumenta o numero de visitas de supresa à sua casa, e o mais estranho, todos trazem um filme para assistir no novo aparelho. Como a nossa amiguinha não é nem um pouco boba, ela começa a botar ordem na bagunça, e ai sobra pra todo mundo!
Conheça o Programa
livre
WINX CLUB VII

WINX CLUB VII - 9 - O GATO ENCANTADO

Infelizmente a peça teatral em que as Winx estão participando provoca uma confusão na aldeia medieval. Isso porque Brafilius usa sua magia para assustar todo mundo e depois deixa que as Winx levem a culpa. Os guardas querem mandar as fadas para a cadeia, mas Orlando, o menestrel que sabe como atrair o pluma gato, ajuda as Winx a escaparem sem levantar qualquer suspeita. Tocando seu alaúde, Orlando atrai para si Critty, e também Brafilius, que quer pegar o animal. Graças ao poder Butterflix de Musa, o animal é salvo e cria uma ligação mágica com a Fada da Música.
Conheça o Programa
livre
VALENTINS I

05 - A BONECA

Lila está feliz com a boneca que ganhou de presente, enquanto Theo está assustado. Ao ver que a irmã está obedecendo as ordens do brinquedo, Betina, João e Theo desconfiam: será que alguém está vigiando a casa dos Valentins?
Conheça o Programa
livre
EU SOU FRANKY II

74 - FRANKY E O VÍRUS DA MENTIRA

Luz entra outra vez ao sistema de Franky e lhe instala o virus da mentira, complicando sua reconciliação com Christian e ocasionando muitos problemas no colégio. Sofia acha muito estranho que Luz minta tanto, e começa a perceber que pode estar ocultando alguma missão.
Conheça o Programa
livre
TORDESILHAS - SÉRIE I

OS HOMENS DE I-TÚ

Os Homens de I-Tú À procura de uma pepita de ouro gigante, os Bandeiras encontram a tribo de I-tú, composto só pro ciclopes gigantes. Capitão rouba a pepita de ouro da tribo, mas a pedra era o dente do cacique, que se irrita e captura os Bandeiras.
Conheça o Programa
livre
TORDESILHAS - SÉRIE I

BANDEIRÁCULA

Bandeirácula À procura de um velho castelo na mata, onde supostamente estaria escondido um tesouro, os Bandeiras são atacados por um velho vampiro e levados para um o castelo. Apenas Gervásio e Capitão escapam da criatura e bolam um plano para libertar seus amigos.
Conheça o Programa
livre
TERRITÓRIOS CULTURAIS

PGM 10 - CONDEPHAAT - BENS TOMBADOS NO INTERIOR

O Condephaat, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo completa 50 anos. Hoje o nosso programa viaja para o interior de São Paulo, nas cidades de Jundiaí e Paranapiacaba. Lá, nossos apresentadores mostram que os patrimônios históricos fazem parte da construção e memória dessas e de muitas cidades do Estado.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 17/05/2019

Conheça o Programa
n
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - 17/05/2019

Conheça o Programa
n
ESCALA MUSICAL

ESCALA MUSICAL - 03

Conheça o Programa
n
MANOS E MINAS III

BRISA FLOW

No palco do Manos e Minas, Brisa Flow. Representando a cena dos slams, Meg. Matérias: -
Conheça o Programa
livre
PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - PORTUGAL

BOA NOITE./ PORTUGAL É UM DOS PRINCIPAIS DESTINOS PARA BRASILEIROS QUE DEIXARAM O PAÍS./ ENTRE QUEM MONTOU UM NEGÓCIO, FOI ATRÁS DE TRABALHO OU SIMPLESMENTE RESOLVEU VIVER LÁ, EXISTEM HOJE MAIS DE OITENTA E CINCO MIL CONTERRÂNEOS MORANDO LEGALMENTE EM TERRAS LUSITANAS./ AO MESMO TEMPO, PORTUGAL NUNCA BARROU TANTOS BRASILEIROS./ NO ANO PASSADO FORAM MANDADAS DE VOLTA PARA O BRASIL QUASE TRÊS MIL PESSOAS./ / [C PARA FALAR SOBRE AS IDAS -- E AS VINDAS -- DE BRASILEIROS PARA PORTUGAL, RECEBEMOS PAULO NASCIMENTO, CÔNSUL-GERAL DE PORTUGAL EM SÃO PAULO./ E A EMPRESÁRIA CRISTINA PIRES DO RIO, CONSULTORA DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS INTERNACIONAIS./ OS TEMAS QUE REALMENTE IMPORTAM E A OPINIÃO DE QUEM INFLUENCIA E DECIDE./ AGORA NO OPINIÃO NACIONAL./ /
Conheça o Programa
livre
CONTRACAPA

CONTRACAPA - 11

Com a ajuda de Rui e Inácio, Andressa consegue um novo furo de reportagem, e os jornalistas ficam mais próximos de desmascarar todo o esquema. Em segredo, Rui descobre revelações surpreendentes sobre o passado da própria Gazeta Brasileira.
Conheça o Programa
14
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 17/05/2019

Conheça o Programa
n
CULTURA LIVRE

CULTURA LIVRE 346

Conheça o Programa
n
ENSAIO

HERMETO PASCOAL

Conhecido como "o bruxo" ou "o mago", Hermeto Pascoal é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade no gênero. Poliinstrumentista, é famoso por sua capacidade de extrair música boa de qualquer objeto, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas. Hermeto nasceu em Arapiraca, no interior de Alagoas, e desde pequeno aprendeu a tocar flauta e sanfona. Aos 11 anos de idade já se apresentava em forrós e feiras na companhia do irmão. Durante o programa, o artista lembra de sua infância e da ida para Recife a fim de tentar a vida artística. No início da carreira, conta que acompanhou diversos músicos e que sempre os observava muito. O músico fala sobre as diversas advertências que tomava por tocar de improviso: “Tudo o que eu toco é improvisado e, por isso, levei muitas broncas por trocar os acordes”. E continua: “Eu toco Asa Branca assim (mostra um novo arranjo da música de Luiz Gonzaga), mas na verdade ela é assim” (toca a versão original). Hermeto relembra ainda o renomado grupo Quarteto Novo e os integrantes da banda, composto pelos músicos Heraldo do Monte, Théo de Barros e Airto Moreira. O grupo surgiu como proposta de inovação musical, por misturar elementos legítimos nordestinos, como as levadas de baião e xaxado, e harmonias jazzísticas e contemporâneas. Hermeto diz também que considera o melhor período do grupo quando o cantor e compositor Edu Lobo fazia parte da trupe. O programa tem também a participação de Aline Morena, que é esposa de Pascoal.
Conheça o Programa
livre
MICRO MACRO

MICRO MACRO 03

NESTE PROGRAMA, VEREMOS OS PROJETOS DE ANDRE GONCALVES(RS), PROBIOMA (BOLIVIA) E LOGROS (URUGUAI)
Conheça o Programa
livre
NOSSA LÍNGUA 2010

AS COLÔNIAS

BLOCO 1 Felipe e Tininha introduzem o tema do programa falando sobre o Brasil ter deixado de ser colônia de Portugal a partir de 1822 e que, mesmo assim, continuou a receber colonos, imigrantes de várias partes do mundo que estabeleceram colônias no país. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “colônia” e os seus significados. O Povo Fala responde a enquete: -“você conhece algum estrangeiro que vive no Brasil? De qual país?/ Você se lembra de algum tropeço linguístico dele, alguma pronúncia “engraçada”? Felipe e Tininha, num restaurante, discutem sobre a origem do macarrão. O quadro “Curiosidades” traz as informações sobre as hipóteses da origem do macarrão – textos de civilizações antigas relatam que os assírios e babilônios já comiam um produto cozido à base de cereais e água por volta de dois e quinhentos anos antes de Cristo. Outra história diz ainda que o macarrão teria sido levado à Itália pelo veneziano Marco Pólo, quando ele voltou de uma viagem à China, em 1925.. São muitas histórias... O Jornal Nossa Língua traz a notícia que a globalização tem aumentado a procura por cursos de língua estrangeira. Mais recentemente, por conta das relações econômicas entre Brasil e China, o mandarim tem sido muito procurado pelos brasileiros. Felipe Reis entrevista a professora Shan Shan Fei, que dá curso de mandarim na FAAP. Ela explica quais as principais dificuldades em aprender o idioma. Felipe e professor Eduardo Calbucci conversam com dinamarquês Mad’s que fala das dificuldades de aprendizado da língua portuguesa. BLOCO 2 Felipe e Tininha falam sobre a concentração da colônia italiana nos bairros do Brás, Bexiga e Barra Funda, em São Paulo. Dramatização de um trecho do conto Brás, Bexiga e Barra Funda, do escritor Antônio de Alcântara Machado. Felipe Reis entrevista o professor de literatura Frederico Barbosa que fala sobre a obra de Alcântara Machado e destaca os principais pontos de sua obra. O quadro CSI traz para a investigação a concordância verbal: A frase dita pela concorrente à Miss INL, Gilda, gera uma dúvida levantada pelo detetive Bento Montenegro e quase anula a candidatura da personagem. A frase que gerou a polêmica foi: “A maioria dos eleitores não compareceu às urnas.” BLOCO 3 O Conselheiro Brás explicou que a frase dita por Gilda estava correta pois, no caso, o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito que é “maioria”. Outra possibilidade seria Gilda dizer: “A maioria dos eleitores não compareceram às urnas”. Quando a palavra “maioria” vem seguida de um especificador no plural, admite-se a concordância no plural. O quadro Curiosidades traz a origem do macarrão. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz o uso da palavra “privilégio” e não “previlégio”. Felipe e Tininha encerram o programa ao som de “Capital do Tempo”, na interpretação de Elza Soares.
Conheça o Programa
livre