Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 17 de Março

ABERTURA DA EMISSORA

AMANAJÉ, O MENSAGEIRO DO FUTURO

AMANAJÉ, O MENSAGEIRO DO FUTURO 06

Voluntários vão até o Povo Kalapalo, na Aldeia Aiha, no Parque indígena do Xingu - MT e fazem uma oficina, desenvolvem um curso de áudio visual. Ensinam os índios como se faz um filme e eles produzem um documentário sobre uma festa da tribo: A Festa Takuara. E explicam a tradição, como ela é feita e a sua importância.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 25 - TERAPIA PRÂNICA - 3

NO PROGRAMA VIVER NATURAL CONTINUAREMOS A NOSSA CONVERSA COM O MESTRE EM TERAPIA PRÂNICA, DOUTOR GLENN MENDOZA, QUE TAMBÉM É MÉDICO DO HOSPITAL GOOD SAMARITAN, EM NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. NO PROGRAMA ANTERIOR, FALAMOS SOBRE A TERAPIA PRÂNICA E SUA CORRESPONDÊNCIA COM O QUINTO NÍVEL DE CURA E TRATAMENTO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, TAMBÉM CONHECIDO COMO CHI-KUNG MÉDICO. DE ACORDO COM O GRÃO MESTRE CHOA KOK SUI, A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA É DIVIDIDA EM CINCO NÍVEIS. O PRIMEIRO É A MASSAGEM. O SEGUNDO É A MASSAGEM COM A UTILIZAÇÃO DE ERVAS E CHÁS MEDICINAIS. O TERCEIRO É A ACUPUNTURA. O QUARTO É A ACUPUNTURA COM PROJEÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DAS AGULHAS. E O QUINTO NÍVEL É O CHI KUNG MÉDICO. O CHI KUNG MÉDICO É DIVIDIDO EM INTERNO E EXTERNO. NO CHI KUNG MÉDICO INTERNO, O TERAPEUTA UTILIZA A PRÓPRIA ENERGIA PARA CURAR O PACIENTE. UM BOM MESTRE EM CHI KUNG MÉDICO INTERNO CONSEGUE TRATAR NO MÁXIMO DOIS OU TRÊS PACIENTES POR DIA, SEM FICAR COMPLETAMENTE EXAUSTO APÓS O TRATAMENTO. NO CHI KUNG MÉDICO EXTERNO, TAMBÉM CONHECIDO COMO TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA UTILIZA A ENERGIA DO SOL, DO AR E DO SOLO PARA CURAR O PACIENTE. NO CHI KUNG MÉDICO EXTERNO, OU TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA PODE FAZER VÁRIOS TRATAMENTOS DURANTE O DIA, SEM EXAURIR SUA ENERGIA, MAS SE SENTINDO AINDA MAIS ENERGIZADO. COMO FOI MENCIONADO NO PROGRAMA ANTERIOR PELO DOUTOR GLENN MENDOZA, EXISTEM VÁRIOS NÍVEIS DENTRO DA TERAPIA PRÂNICA. NO PRIMEIRO NÍVEL, O BÁSICO, O TERAPEUTA APRENDE A ANATOMIA ENERGÉTICA DO CORPO HUMANO, APRENDE A SENTIR A ENERGIA, E, EM ALGUNS CASOS, APRENDE A VER A ENERGIA DE UMA PESSOA. NO SEGUNDO NÍVEL, O AVANÇADO, O TERAPEUTA UTILIZA PRANAS COLORIDOS PARA O TRATAMENTO DE CASOS MAIS GRAVES E NUM PERÍODO MENOR DE TEMPO. NO TERCEIRO NÍVEL DE TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA APRENDE A TRATAR PROBLEMAS EMOCIONAIS TAIS COMO DEPRESSÃO, VÍCIOS, FOBIAS, TRAUMAS, E ASSIM POR DIANTE. O DOUTOR GLENN MENDOZA VAI NOS EXPLICAR O QUARTO NÍVEL DE TERAPIA PRÂNICA, TAMBÉM CHAMADO DE TERAPIA PRÂNICA COM CRISTAIS. É IMPORTANTE LEMBRARMOS QUE, APESAR DE HAVER CENTENAS DE MILHARES DE TERAPEUTAS PRÂNICOS FORMADOS NO MUNDO INTEIRO, HÁ APENAS 8 MESTRES E UM GRÃO MESTRE, O CRIADOR DA TÉCNICA, GRÃO MESTRE CHOA KOK SUI. PARA SE TORNAR UM MESTRE NA TERAPIA PRÂNICA, É NECESSÁRIO SE DEDICAR INTEGRALMENTE AO ESTUDO E PRÁTICA DA TÉCNICA, ALÉM DE FORMAR MILHARES DE ALUNOS DE TERAPIA PRÂNICA E CURAR MILHARES DE CASOS UTILIZANDO AS TÉCNICAS DA TERAPIA PRÂNICA. NA ÚLTIMA PARTE, VAMOS MOSTRAR UMA RÁPIDA ENTREVISTA COM O DOUTOR EUGENIUS ANG, PHD PELA PRESTIGIADA UNIVERSIDADE DE YALE, NOS ESTADOS UNIDOS. O DOUTOR EUGENIUS, TAMBÉM CONHECIDO COMO DOUTOR GEAN ANG, VAI NOS EXPLICAR COMO A MEDICINA TRADICIONAL E A CIÊNCIA ESTÃO ACEITANDO E VENDO AS TERAPIAS COM ENERGIA.
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 14 AVALIAÇÕES CURRICULARES - 19/09/2018

O DE OLHO NA EDUCAÇÃO FALA SOBRE AS PROVAS COMO ENEM, IDEB, SAEB. TODAS ESSAS AVALIAÇÕES TÊM COMO OBJETIVO MEDIR O QUANTO OS ALUNOS CONSEGUIRAM APRENDER EM CADA ETAPA DO NOSSO SISTEMA DE ENSINO. ASSIM, O GOVERNO PODE TRAÇAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, EM ALGUNS CASOS, AS PROVAS TAMBÉM REPRESENTAM UM PASSAPORTE PARA OS MELHORES ESTUDANTES. HOJE COM MARIA INÊS FINI - PRESIDENTE DO INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, QUE É LIGADO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 14

EP 14 - Dra. Patricía Campos, Ana Polegatch e Giba Ambrogi falam sobre os efeitos da nutrição no ciclismo. Reportagem com o Min. De Mobilidade e Serviços Público de Bruxelas: Pascal Smet. Filipe Chiminazzo, Viviane Abdalla, Paulo Nigro e Paula Saboia falam sobre a Vélo 48. Francisco Martins fala sobre o projeto: Daemon Cycling. Beto Ambrósio conta como foi pedalar do Brasil ao México.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

ARBOVIROSES

As arboviroses são doenças transmitidas por artrópodes e infelizmente estão fazendo parte do nosso dia a dia. As arboviroses acometem e vitimam milhões de pessoas em todo o mundo sendo consideradas um sério problema de saúde pública. Existem vários tipos de arboviroses, mas as mais incidentes em nosso meio são: • DENGUE • CHIKUNGUYA • ZIKA • FEBRE AMARELA O principal transmissor das arboviroses é o mosquito Aedes Aegypti. Um sintoma comum das arboviroses é a febre, mas com características diferentes, por isso, é importante o diagnóstico médico. O tratamento sempre deve ser recomendado e acompanhado pelo médico.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES ENCONTROS - 01 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias neste programa selecionamos os encontros que ocorreram no Viola. Os encontros foram: Nonô Basílo e Jeca Mineiro; Craveiro e Cravinho e João Pacífico; Liu e Léu, Taviano e Tavares, Zé do Cedro e João Pinho; Adauto Santos, Inezita Barroso, Almir Sater, Vieira e Vieirinha, As Galvão, Nonô e Naná, Abel e Caim, Tonico e Tinoco, Zé do Rancho e Zé do Pinho, Tião Carreiro e Pardinho, Nhô Morais, Zé Fortuna e Pitangueira, Maurício e Mauri, Moraes Sarmento; Reanto Teixeira e Pena Branca e Xavantinho; Pedro Bento e Zé da Estrada, Otávio augusto e Gabriel; Agnaldo Timóteo; Cezar e paulinho, Belmonte e Amaraí; Cesar Menoti e Fabiano, Leo Canhoto e Robertinho; Moacyr Franco e Marciano; Irmãs Barbosa, Wilsinho, Mococa e Paraíso; Raul Gil; Lima Duarte
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 525

ROLANDO BOLDRIN RECEBE MARIANA BALTAR, CLÁUDIO NUCCI, E MÁRCIA SIQUEIRA
Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 07 - CAVAQUINHO

Com o tema Cavaquinho, este programa presta uma homenagem a Waldir Azevedo, Luciana Rabello e Jonas Pereira de Almeida, entre outros compositores.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - 4ª SEMIFINAL

Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM02 - TEMPORADA 2 - TRIO CORRENTE

Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

HORA DE DORMIR/O SÓTÃO DA VOVÓ E DO VOVÔ/O ANIVERSÁRIO DO PAPAI PIG

HORA DE DORMIR É quase hora de dormir, mas Peppa e George querem brincar um pouquinho mais. Em seguida, eles são chamados para o banho, depois escovar os dentes e ir para a cama. Papai Pig pode contar uma história. Logo eles dormem. Mamãe e Papai Pig finalmente sentam para assistir televisão, mas foi um longo dia e eles estão com muito sono também. O SÓTÃO DA VOVÓ E DO VOVÔ Peppa e George estão ajudando a Vovó e Vovô Pig a arrumar seu sótão. Ele está muito cheio, e decidir o que manter e o que jogar fora é muito difícil, já que eles querem manter tudo. No meio da bagunça Peppa encontra uma vitrola antiga, juntamente com algumas gravações antigas engraçadas. O toca-discos ainda funciona e todo mundo tem uma dança divertida. O ANIVERSÁRIO DO PAPAI PIG Hoje é o aniversário do papai Pig. Mas papai Pig ainda tem que ir trabalhar. Ele promete a Peppa e George que volta para casa assim que puder. Enquanto o papai está fora Mamãe Pig , Peppa e George fazem um bolo de aniversário de chocolate e prepararam uma "surpresa de aniversário especial ".
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

OPERAÇÃO RESGATE!

O trio de corujinhas avista um pássaro na boca de um crocodilo e decide salvá-lo. Bubu e Biel começam a argumentar sobre o animal ser um jacaré ou um crocodilo. Bubu e Bonie vão em busca de ajuda, e pedem a colaboração do macaco, que chama outros macacos e sugere chamar também a girafa. As ararinhas-azuis e o jabuti também são convocados. Bonie bola um plano de resgate com a ajuda de todos os animais, fazendo uma ponte até o crocodilo e cutucando seu nariz com uma pena para ele espirrar. O crocodilo espirra e o pássaro voa para longe, que reclama de terem interrompido o seu jantar. O crocodilo entra em cena, explicando as diferenças entre um crocodilo e um jacaré. O pássaro-palito volta para a boca do crocodilo e os irmãos entendem que, na verdade, o pássaro e o crocodilo são amigos e estão se ajudando. O Papai Coruja assobia e, de volta ao ninho, explica para os seus filhotes o que é a protocooperação. A Mamãe diz que a intenção de ajudar o pássaro-palito foi boa, mas alerta para o perigo de passar uma informação adiante sem saber se é realmente verdade. O episódio encerra com a Mamãe cantando a música “Répteis!”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 12 - USAR A ROUPA ADEQUADA AO CLIMA

HISTORIA CENTRAL: LILICA QUER USAR PONCHO NO CALOR PORCO ASTOLFO: ROUPA NOVA DITO E FEITO: ROUPA DE FRIO MUSICAL: PELO, PENA, PANO
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

ISSO NÃO VAI FAZER BEM PRA MINHA IMAGEM

Cebolinha está no banho, mas o chuveiro enguiça. Como terminar de tirar o xampu do cabelo? E quando o Cascão e a Mônica aparecem para “ajudar”, começa uma grande bagunça para evitar que o bairro inteiro veja o Cebolinha peladão!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

MÁQUINA DO TEMPO DE NOVO?

O Franjinha aparece com mais uma máquina do tempo. Grande oportunidade para o cascão aprontar, relembrando todas as máquinas fracassadas anteriores, e fazendo viagens no tempo de faz-de-conta para caçoar do Franjinha
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 20

Nas Ilhas Maurício, os irmãos Lolo e Tutu, duas flores de lótus, moram em duas casas ao mesmo tempo e sofrem por terem que ir toda hora de uma casa para a outra. Vendo a dificuldade dos irmãos, Vivi, Mochilão e Lanterninha bolam planos super-surpreendentes, como uma incrível bolha aquática que flutua no mar para tentar reduzir a distância entre as casas.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

O X NÃO MARCA O LUGAR

Otto e Lobi encontram um mapa do tesouro. Eles saem em busca do X, junto com Witchelly, o que eles não esperavam era que teriam que lutar com ratazanas
Conheça o Programa
livre
TEATRO RA-TIM-BUM

ESPECIAL TATIANA BELINKY (HD) *** EXIBIR SOMENTE VERSÃO 1 ***

Esse especial é uma homenagem aos 90 anos da escritora Tatiana Belinky. A história é narrada por um marcador de livros que caminha por uma biblioteca e conta algumas passagens da vida de Tatiana ainda menina representadas por atores convidados. Tem a participação especial de Tatiana Belinky que caracterizada de bruxa joga no caldeirão coisas boas: poemas dela interpretados pelo Núcleo Caboclinhas; contadores de histórias: Ana Luisa Lacombe, Kelly Orasi ( Dez Sacizinhos), Regina Machado (Kanniferstan), João Acaiabe ( O samurai e a cerejeira); leituras dos poemas Limeriques com as participações dos bonecos do Cocoricó Júlio e Caco, Antonio Abujamra, Manuel da Costa Pinto, Felipe Reis e Monica Nassif. É uma verdadeira viagem para o mundo dessa fantástica escritora e suas histórias de rir, chorar, ter medo, ter raiva e se emocionar.
livre
O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II

ADOLESCENTES TERRÍVEIS II

Neste episódio, vamos dar uma espiada em Balou e ver como ele está aprendendo a lidar com seu imenso tamanho. Acompanharemos também Henry, um adolescente preguiçoso que está no acampamento de verão. Vamos descobrir se Big Ron consegue se manter em forma com uma rotina de exercícios ao ar livre. Conheceremos novos rostos e acompanharemos seus medos e desafios, enquanto nossos filhotes embarcam em uma série de aventuras adolescentes.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1274

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA UMA VISITA AO PARQUE ECOLÓGICO IMIGRANTES- UM PRESENTE DA COMUNIDADE JAPONESA PARA O BRASIL.CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO QUE RECUPERA ÁREAS DESMATADAS DA AMAZÔNIA COM ESPÉCIES NATIVAS ALIADAS DA PRODUÇÃO DO CACAU. E AINDA , O VEGANISMO GANHA CADA VEZ MAIS ADEPTOS NO PAÍS. A REGRA PRINCIPAL DESTE MODO DE VIDA É NÃO CONSUMIR QUALQUER PRODUTO DE ORIGEM ANIMAL. O CULTIVO DO FRUTO NATIVO DE GRANDE VALOR ECONÔMICO É A ESTRELA DA INICIATIVA PIONEIRA PARA REFLORESTAR LOCAIS DEGRADADOS. E UM PARQUE DEDICADO AO ESTUDO, PRESERVAÇÃO E CONTEMPLAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA.
Conheça o Programa
n
A VIDA NA TERRA EM 24 HORAS

A VIDA NA TERRA EM 24 HORAS - PARTE 1

A sobrevivência das espécies selvagens depende de muita habilidade. Nesta série veremos como se especializaram em cada minuto do dia e da noite. Neste episódio, o dia.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 311 - ENGENHARIA DAS NUVENS

TERIAM OS CIENTISTAS DESCOBERTO O CAMINHO PARA REVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL E NEUTRALIZAR AS AMEAÇAS AO PLANETA? SERÁ QUE A SOLUÇÃO ESTÁ NA GEOENGENHARIA? HÁ QUEM ACREDITE QUE SIM E MAIS: UMA INTERVENÇÃO EM GRANDE ESCALA NO CLIMA DA TERRA PODERIA NÃO APENAS REDUZIR AS TEMPERATURAS, MAS ATÉ CONTROLAR FURACÕES E OUTROS FENÔMENOS CLIMÁTICOS. VOLUME DE ÁGUA POTÁVEL NOS ICEBERGS QUE SE SOLTAM DA ANTÁRTICA, A CADA ANO, É MAIOR DO QUE O TOTAL CONSUMIDO EM TODO O PLANETA. É POSSÍVEL UTILIZAR ESSA ÁGUA? E MAIS: CHINA PLANEJA LUA ARTIFICIAL, COM CAPACIDADE DE ILUMINAÇÃO OITO VEZES MAIOR DO QUE O SATÉLITE NATURAL DA TERRA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 357 - 17/03/2019

DOMINGO NO METRÓPOLIS VAMOS MERGULHAR NO UNIVERSO DA PINTORA MODERNISTA DJANIRA. CINEMAS DE RUA TENTAM SOBREVIVER EM SÃO PAULO. E MAIS O JOVEM E A INTERNET: FORUNS SECRETOS DE DISCUSSÃO INCENTIVAM A VIOLÊNCIA? O JOVEM E A POLÍTICA: DOCUMENTÁRIO MOSTRA OS BASTIDORES DA ELEIÇÃO DE UM GRÊMIO ESCOLAR. TEM TAMBÉM AS FOTOGRAFIAS IMPACTANTES DE PEDRO MOTTA QUE QUESTIONAM A RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E A NATUREZA. E A BANDA FRANCISCO EL HOMBRE LANÇA DISCO NOVO NO NOSSO ESTÚDIO.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 130 - ESPECIAL MULHERES (PODE SER REPRISADO)

O Camarote.21 desta semana é uma homenagem a ELAS. Conheça a história de três mulheres que se destacam na cena artística internacional: Tem a alemã Sasha Waltz, uma das coreógrafas mais conceituadas da Alemanha. A iraniana Shirin Neshat - que por meio da arte luta contra a opressão das mulheres islâmicas em sua terra natal. E ela, a rainha da performance, Marina Abramovic, uma das artistas mais radicais do nosso tempo, consagrada por desafiar os limites do próprio corpo e transformar até a dor física em arte.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

FÉ LÍQUIDA

série: Afinal, isso é tudo? Fé, razão e fama na busca da transcendência no mundo líquido Curador: Leandro Karnal CF 32: Fé Liquida com Leandro Karnal - historiador Como a fé se manifesta em tempos de vida digital? Outros tempos declararam a morte de Deus e depositaram a fé na ciência. Hoje, a tecnologia cria um novo espaço para o sagrado: a fé do século 21 é professada, compartilhada e curtida nas redes sociais, à maneira de cada um. Não é mais Deus quem cria o homem. Somos nós quem criamos Deus, à imagem e semelhança de cada um de nós. Um Deus customizado. Foram só as nossas demonstrações religiosas que migraram para as redes sociais? Ou elas transformam a nossa forma de viver a fé?
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

HERSON CAPRI

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM03 - TEMPORADA 2 - AGORA É ROCK!

Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 124

Veja os destaques desta edição: Esta semana no Futurando vamos mostrar o software que produz um avatar do usuário a partir de uma selfie. O que se espera é que as pessoas se conectem no mundo virtual de uma maneira mais humana e próxima da realidade. O chamado Didimo poderia até auxiliar na educação de crianças. Quer saber como? Não perca o programa. Com a tecnologia tão em alta, uma profissão cada vez mais almejada é a de designer de videogames. Por que não contar a história de refugiados com jogos? Foi a ideia de um especialista da área que fugiu da guerra na Síria. Abdullah Karam quer tornar compreensível a situação dos conterrâneos que tiveram que deixar o país de origem. Ainda na onda high-tech, já pensou em não ter que carregar chaves de casa ou cartões para acesso ao transporte público? Esses objetos podem ser substituídos por um microchip implantado na mão. É realidade na Suécia, onde existem até festas em que as pessoas se encontram para inserir chips. O Futurando também discute a importância das áreas verdes nas cidades. Metrópoles no mundo todo sempre tiveram um forte apelo porque oferecem assistência médica, oportunidades educacionais e de emprego. Sem contar infraestrutura e cultura. O problema é que tanta gente reunida numa selva de pedra só tem feito aumentar as emissões de gases de efeito estufa. A capital do Vietnã, Hanoi, está tentando diminuir os índices de poluição provocados pelo excesso de carros e motocicletas nas ruas. A Alemanha presta consultoria para que a cidade consiga melhorar a qualidade do ar. A contaminação chegou a níveis tão preocupantes que para respirar sem máscaras só mesmo aos finais de semana. A solução encontrada por Londres para combater a poluição foi definir um pedágio para evitar que muitos carros entrem no centro da cidade. Veículos mais antigos e que, portanto, poluem mais, também pagam mais caro. Os detalhes de como esse sistema funciona estão no Futurando.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2010

DÉCIO OTERO

Décio Otero, uma das figuras mais conhecidas da dança nacional, foi um dos grandes responsáveis pela guinada da dança brasileira no início da década de 1970 ao fundar o Ballet Stagium. Com a companhia percorreu o Brasil com coreografias que retratassem as situações do país. Dessa preocupação nasceram mais de 50 trabalhos ao longo dos quase 40 anos do grupo. Otero também atuou como diretor artístico e organizador de projetos socioeducativos em instituições e escolas. Sua direção no Stagium já formou diversos profissionais, de bailarinos à iluminadores de espaço cênico.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

EDI ROCK (2018)

Neste programa o Manos e Minas recebe Edi Rock . Representando a cena dos slams, Kuma França e Evanilson. Matérias: - Nosso videorreporter Rodney Suguita foi conferir o festival Sons da Rua. - No quadro Discoteca Básica, Rubia RPW apresenta os seus 5 discos prediletos.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 310 - GIGANTES TECNO

RESPONDA RÁPIDO: QUAL É A IDEIA BÁSICA QUE DEU ORIGEM ÀS REDES COMO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E WHATSAPP? AINDA ESTÁ PENSANDO? O PRINCÍPIO BÁSICO É O DESEJO DAS PESSOAS DE VEREM, DE SEREM VISTAS, DE SE COMUNICAR E TAMBÉM DE INFLUENCIAR OS OUTROS. EM NENHUM OUTRO MOMENTO DA HISTÓRIA HOUVE UMA MUDANÇA TÃO SIGNIFICATIVA NA SOCIEDADE E EM TÃO POUCO TEMPO QUANTO ESTA PROVOCADA PELAS REDES SOCIAIS. A CIÊNCIA E A FILOSOFIA LEVARAM SÉCULOS PARA PROMOVER ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES NA MANEIRA DE PENSAR OU DE AGIR DAS PESSOAS. JÁ AS REDES SOCIAIS, AO MESMO TEMPO EM QUE CONQUISTARAM ESSE ENORME PODER, COMEÇAM A SER QUESTIONADAS. HÁ QUEM ENTENDA QUE ELAS ACABARAM COM A PRIVACIDADE, QUE VICIAM E ATÉ QUE PREJUDICAM O RACIOCÍNIO DAS PESSOAS. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, DEDICADA A ANALISAR O PODER DO UNIVERSO DIGITAL.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1274

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA UMA VISITA AO PARQUE ECOLÓGICO IMIGRANTES- UM PRESENTE DA COMUNIDADE JAPONESA PARA O BRASIL.CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO QUE RECUPERA ÁREAS DESMATADAS DA AMAZÔNIA COM ESPÉCIES NATIVAS ALIADAS DA PRODUÇÃO DO CACAU. E AINDA , O VEGANISMO GANHA CADA VEZ MAIS ADEPTOS NO PAÍS. A REGRA PRINCIPAL DESTE MODO DE VIDA É NÃO CONSUMIR QUALQUER PRODUTO DE ORIGEM ANIMAL. O CULTIVO DO FRUTO NATIVO DE GRANDE VALOR ECONÔMICO É A ESTRELA DA INICIATIVA PIONEIRA PARA REFLORESTAR LOCAIS DEGRADADOS. E UM PARQUE DEDICADO AO ESTUDO, PRESERVAÇÃO E CONTEMPLAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA.
Conheça o Programa
n
JORNADA (TST)

JORNADA (TST) - 08

Casal produz cogumelos em estufa para feiras e restaurantes de todo o DF. Cerca de 150 quilos do alimento são produzidos por semana na fazenda visitada pela reportagem do Jornada. Donos de estabelecimentos comerciais de Brasília registraram aumento de até 100% no consumo do produto. A cerca de 100 quilômetros de Brasília, numa fazenda entre Luziânia e Cristalina, em Goiás, um casal apaixonado por cogumelos se dedica à produção do alimento há cinco anos. A reportagem especial do Jornada visitou Gilberto Cosac, biólogo, e Sanântana Vivêncio para saber como é feito o processo de cultivo, além de conhecer os tipos de cogumelos e todos os benefícios que sua ingestão pode trazer para as pessoas. Conheça ainda como os cogumelos têm sido preparados nos estabelecimentos comerciais da Capital Federal. A reportagem esteve em alguns restaurantes para mostrar as opções de pratos que usam o alimento em sua composição. Veja a opinião dos clientes e saiba por que o consumo de cogumelos aumentou consideravelmente em Brasília. Direto de Salvador, reportagem mostra a história de um empregado incapacitado para o trabalho, que deverá ser indenizado pela empresa por ter ficado sem receber o benefício previdenciário. No quadro “Tá Explicado”, saiba as diferenças entre empregados públicos e servidores públicos. No quadro “Meu Trabalho é uma Arte”, apresentamos uma artista plástica que utiliza pedras, vidros e cerâmicas para produzir os mais diversos mosaicos.
livre
DOC TV II

NENÊ MACAGGI - RORAIMA ENTRELINHAS (RR)

Aos primeiros anos de 1940, Nenê Macaggi era nomeada Delegada Especial dos Índios no então Território do Rio Branco, cargo que foi ocupado no antigo SPI (Serviço de Proteção ao Índio). Sob sua tutela ficaram os Macuxi, Macu, Wapixana, Sapará etc. Matriculada como garimpeira viveu durante quatro anos empunhando a bateia e a peneira, queimando o azougue incrustado no ouro. Hoje, Boa Vista capital do Estado de Roraima proporciona uma visão única e talvez a maior concentração de índios do Brasil. Por mais que a migração indígena tenha começado no final do século XIX, quase todos os dias chegam indígenas à Boa Vista na esperança de uma vida melhor. Indígenas que segundo Jaber Xaud, amigo de Nenê, ela havia conhecido bem: “Dormiu em muitas malocas (a maior delas, do tuxaua Axi, na base do Monte Roraima), comeu de sua damorida (caldo de pimenta) e bebeu do seu pajuaru e caxiri. Assistiu ao ritual de morte e ao batimento de folhas dos pajés, Dançou com os Tuxauas nos caxiris, fez amizade com os pajés, teve intimidade com os usos e costumes dos selvagens e por ele lutou”. Uma mulher que solitariamente desbravou as serras e lavrados desse Estado sem perder a feminilidade, porém com o pulso firme mostrando na década de quarenta o que a mulher poderia realizar. A diretora do Documentário Elena Fioretti é Diretora do Museu Integrado de Roraima, Vice Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Membro da Câmara de Patrimônio Histórico Artístico e Museológico e Pesquisadora em Multiculturalismo e Interculturalismo na Região Norte; mostra por meio desse documentário as relações atemporais entre Índios e não Índios (garimpeiros e fazendeiros), deixando a poeira do tempo de lado e expurgando as estórias que envolviam e envolvem as diferentes culturas existentes no então Rio Branco, hoje Roraima.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 4

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 25/02, às 20h, temos como convidadas a escritora Ruth Rocha e a romancista e dramaturga Maria Adelaide Amaral.
Conheça o Programa
livre