Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 16 de Junho

ABERTURA DA EMISSORA

A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

GHABRIEL VISITA JOÃO

GHABRIEL, UM GAROTO QUE PARTICIPA DA BATERIA DE UMA ESCOLA DE SAMBA, VISITA JOÃO QUE É ESTUDANTE DE ROBÓTICA.
livre
A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

JOÃO VISITA BELLA

JOÃO, UM GAROTO DE 13 ANOS DO MUNDO DA ROBÓTICA, VISITA BELLA QUE VIVE EM UM TEMPLO BUDISTA.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 12 - TAI CHI CHUAN

O PROGRAMA FALA SOBRE TAI CHI. TAI CHI SIGNIFICA ENERGIA SUPREMA, É A FUSÃO DO YIN E YANG; E CHUAN SIGNIFICA AGILIDADE, FLEXIBILIDADE E PUNHO. YIN É A ENERGIA PASSIVA, POPULARMENTE CHAMADA DE FEMININA, E YANG É A ENERGIA ATIVA, TAMBÉM CONHECIDA COMO MASCULINA. O BALANÇO ENTRE O YIN E O YANG TRAZ O EQUILÍBRIO.
Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 07

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: EM PLENO SERTÃO NORDESTINO A IRRIGAÇÃO DÁ VIDA A ÁREAS CASTIGADAS PELA SECA E TRANSFORMA A REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO NA MAIOR EXPORTADORA DE FRUTAS DO BRASIL./ UMA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA VIROU PARAÍSO DE EMPREENDEDORES QUE INVESTEM EM INOVAÇÕES NO AGRONEGÓCIO.// A REGIÃO GANHOU APELIDO DE VALE DO SILÍCIO BRASILEIRO POR CAUSA DA ALTA TECNOLOGIA./
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 11

EP 11 – Murilo Fisher conta sua história profissional como ciclista. Mario Canna traz detalhes sobre a bicicleta Monton. Rodrigo explica como desenvolveu o novo sistema para transporte de bicicleta nos ônibus de viagem. Bruno Paim conta sua trajetória profissional no ciclismo. André Maior explica como é a produção de bicicletas no Brasil.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

O mundo está envelhecendo! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050. Isso representará um quinto da população mundial! No Brasil já são trinta milhões de idosos e, segundo dados do Ministério da Saúde, já somos considerados a quinta maior população idosa do mundo. Além dos fenômenos inerentes ao processo de envelhecimento, a pessoa idosa também está susceptível ao fenômeno da violência. Trata-se de um problema com consequências devastadoras para os idosos, pois acarreta baixa qualidade de vida, estresse psicológico, falta de segurança, lesões e traumas, bem como o aumento da morbidade e mortalidade!
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: PARDINHO (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Pardinho, com a participação da dupla Carreiro e Pardinho Filho que fala da influência do músico na carreira deles. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Pardinho e Pardal, Tião carreiro, Camargo, Ramiro Viola e Pardine, Brasil e Sabiá, Simone Sperança, Dudu da Viola, Rei Gaspar e Majestade.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 538

Conheça o Programa
livre
XVIII FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS JORDÃO (1987)

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE S.P. - MEDAGLIA - RAVEL/GERSHWIN

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 07 - CAVAQUINHO

Com o tema Cavaquinho, este programa presta uma homenagem a Waldir Azevedo, Luciana Rabello e Jonas Pereira de Almeida, entre outros compositores.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM07 - TEMPORADA 1 - JAZZ & DIVAS: UMA HOMENAGEM À ELZA SOARES

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 26

FIM DO SURF Um gigante egoísta pega toda a água do reino só para si. UMA JORNADA GIGANTE Quando Nella e seus amigos ficam sem limões para sua barraca de limões, eles embarcam em uma jornada de proporções épicas.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

O PLANETA VIOLETA - 09

O Planeta Violeta / Ovo Surpresa (Ioiô) / As Luzes do Palco / AEIOU (Letra I) / Pintura Mágica (Cão Amigo) O Planeta Violeta A Galinha Pintadinha e sua família vão se aventurar no espaço sideral! Conhecerão o nosso Sistema Solar e até novos planetas, mas o que eles não esperavam era encontrar novos amigos tão parecidos. As Luzes do Palco As Naftalinas se preparam para fazer um show e mostrar seus instrumentos.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

NÃO É A MAMÃE!

Após escutar um som curioso, Bubu, Biel e Bonie investigam dentro de um tronco de árvore no chão. Bonie surge com um filhote no colo, mas que bicho é esse? Observando suas características, veem que ele tem uma “tromba”. Então, vão atrás da Mamãe Elefanta, que diz que aquele filhote não é seu. Analisando de perto, ela vê que o filhote não tem tromba, mas sim um nariz, e que sua cauda é igual a de um sagui. Assim, as corujinhas vão atrás da Mamãe Sagui, que também diz que aquele filhote não é seu, sugerindo que ele é um filhote de urso. Ao se encontrarem com a Mamãe Ursa, ela também afirma que aquele filhote não é dela. Os irmãos decidem levar o filhote de volta para onde o encontraram, e então aparece a Mamãe Quati com os seus outros filhotes, vindo buscar aquele que estava perdido. De volta ao ninho, o Papai e a Mamãe Coruja falam sobre os animais diurnos e noturnos, e explicam que no final deu tudo certo, mas que eles não deveriam ter tirado o filhotinho do lugar onde ele estava. E recomendam que quando o trio tiver dúvida do que fazer, pode sempre perguntar para o Papai ou a Mamãe. Ao final, Mamãe Coruja canta a canção “Bom Dia! Boa Noite!”.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A MÁQUINA DE LAVAR ASSOMBRADA

Quando o Cascão vai dormir na casa do Cebolinha, a noite chuvosa o deixa apavorado. E quando vão para a cama, tudo piora com o barulho molhado que vem da lavanderia. É apenas a máquina de lavar roupa. Ou será que não? Tem alguma coisa estranha aqui..
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 20

Nas Ilhas Maurício, os irmãos Lolo e Tutu, duas flores de lótus, moram em duas casas ao mesmo tempo e sofrem por terem que ir toda hora de uma casa para a outra. Vendo a dificuldade dos irmãos, Vivi, Mochilão e Lanterninha bolam planos super-surpreendentes, como uma incrível bolha aquática que flutua no mar para tentar reduzir a distância entre as casas.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

PIOLHOS NÃO VEEM, CORAÇÃO NÃO SENTE

Otto pega piolho e sua mãe, Dona Carmila, ameaça raspar seu cabelo. Os piolhos então sugerem ajudar Otto em suas tarefas como: arrumar o quarto e estudar para a prova de matemática e em troca de mante-los em sua cabeça. Só que eles estão apenas enganando e planejam sugar todo o sangue da mãe de otto.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

VERÃO ETERNO

Dois sóis e um verão interminável. É isso que compõe o clima deste planeta chamado Duplossole. Nossos protagonistas vão ter que recolher energia solar, ininterruptamente, por 30 horas para poder assar um pernil ao molho de laranjas no mega forno da espaçonave. O problema é que um eclipse duplo está para acontecer, coisa rara, mas que pode acabar com os planos dos nossos amigos de continuar a missão, e acabar com boa parte da vida no planeta, pois seus habitantes tem uma resistência muito pequena ao frio e não possuem casacos.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

O FINLANDÊS MASCARADO

QUANDO BORIS E RUFUS DESTROEM UM ANTIGO POSTER DE ROCK, ELES PROCURAM UMA LOJA DE DISCOS PARA REMEDIAR O PROBLEMA. SÓ NÃO SABIAM QUE ESTAVAM ENTRANDO EM UMA PERIGOSA DISPUTA DE AIR-GUITAR.
Conheça o Programa
livre
MISSÃO PET

MISSÃO PET - 01 - NICK E PEDRITO

ALEXANDRE TEM A MISSÃO DE TRATAR UM CACHORRO SUPER AGRESSIVO E COM ALGUNS PROBLEMAS DE SAÚDE, CHAMADO NICK, DA FAMÍLIA DE ROSANA E ROBERTO. A SEGUNDA MISSÃO DE ALEXANDRE É RESOLVER OS PROBLEMAS DE CARLOS, UM CASEIRO QUE TEM UM PERU CIUMENTO E BRAVO, E UM GALO QUE O ATACA CONSTANTEMENTE.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1286

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A HISTÓRIA DO CIDADÃO QUE CULTIVA O VERDE NA MAIOR CIDADE BRASILEIRA. TEM TAMBÉM UMA VISITA DE ÍNDIOS DO XINGU A ALUNOS DE UMA ESCOLA. E AINDA , A ONU ALERTA : A HUMANIDADE ESTÁ COLOCANDO EM RISCO A BIODIVERSIDADE MUNDIAL. DOCUMENTO LANÇADO RECENTEMENTE REVELA QUE 1 MILHÃO DE ESPÉCIES DE ANIMAIS E PLANTAS PODEM DESAPARECER DA FACE DA TERRA. REPRESENTANTES DA ETNIA KAMAYURÁ CONVERSAM COM AS CRIANÇAS SOBRE O MODO DE PENSAR E AGIR DOS POVOS INDIGENAS EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA. . E, HÉLIO DA SILVA COMEMORA O PLANTIO DE MAIS DE 26 MIL ÁRVORES NA CIDADE DE SÃO PAULO/ AGORA QUER CHEGAR A MARCA DE 50 MIL MUDAS SEMEADAS.
Conheça o Programa
n
OS MELHORES DANÇARINOS DA NATUREZA

OS MELHORES DANÇARINOS DA NATUREZA - 1 - A DANÇA DO AMOR

Steve Backshall, especialista em vida selvagem e recente estrela de Strictly, explora os movimentos que os animais fazem em busca do romance. De solicitar aquele primeiro olhar amoroso para ver a concorrência e, claro, o ato final de sedução. O colorido elenco de aspirantes a amantes inclui belas aves do paraíso desfilando suas coisas para Tom Jones, Ed Sheeran e Michael Jackson, lêmures de cauda anelada flertando escandalosamente para Rizzle Kicks acenando com suas caudas listradas marcantes para as garotas, e a minúscula banana marrom sapo usando artes marciais para ver a concorrência, tudo em tempo para a década de 1970 hit Kung Fu Fighting.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 317 - MISTÉRIOS DO UNIVERSO

OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO. O FATO DE QUE OS CIENTISTAS CONSEGUIRAM REGISTRAR A PRIMEIRA IMAGEM DE UM BURACO NEGRO, LOCALIZADO NUMA GALÁXIA MUITO DISTANTE DA TERRA, DESPERTOU IMEDIATAMENTE UMA SÉRIE DE QUESTÕES. ENTRE ELAS, O QUE SÃO E COMO SE FORMAM OS BURACOS NEGROS? ESSE FOTOGRAFADO RECENTEMENTE É 6 BILHÕES E MEIO MAIOR DO QUE O SOL. EM ALGUM MOMENTO, UM DELES PODE SE APROXIMAR DA TERRA E ENGOLIR NOSSO PLANETA COM SUA IMPRESSIONANTE FORÇA GRAVITACIONAL? CADA NOVA CONQUISTA DA CIÊNCIA TRAZ DE VOLTA ANTIGAS QUESTÕES. POR EXEMPLO: OS CIENTISTAS SABEM QUE A GALÁXIA ONDE ESTÁ LOCALIZADO ESSE BURACO NEGRO FICA A 55 MILHÕES DE ANOS-LUZ DA TERRA. SERÁ QUE UM DIA VÃO DESCOBRIR OS LIMITES DO UNIVERSO? E SERÁ QUE É POSSÍVEL SABER QUANTAS ESTRELAS EXISTEM NOS CÉUS? TAREFA DIFÍCIL, MAS TEM GENTE TRABALHANDO NISSO. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA ESTÁ REPLETA DE SURPRESAS.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 370 - 16/06/2019

AS PÉROLAS DOS BASTIDORES DA MÚSICA NA SÉRIE "HISTÓRIA SECRETA DO POP BRASILEIRO". BIG LITTLE LIES, A SÉRIE QUE TEM MERYL STREEP COMO PROTAGONISTA CHEGA À TERCEIRA TEMPORADA. UM PESQUISADOR QUE RODA O BRASIL PRA DESCOBRIR NOSSOS ARTISTAS ANÔNIMOS. O TEMPO EM QUE VIVEMOS NAS PÁGINAS DO NOVO LIVRO DE LUIZ RUFFATO. MÃE CORAGEM, UMA HISTÓRIA DA GUERRA DOS TRINTA ANOS NA EUROPA GANHA NOVA MONTAGEM. E AQUI NO ESTÚDIO, A BOSSA DE VINÍCIUS DE MORAES POR MART´NÁLIA.
Conheça o Programa
n
VITRINE BRASIL

VITRINE BRASIL - 08

O VITRINE BRASIL DE HOJE DESEMBARCA NO PARQUE ESTADUAL CAVERNA DO DIABO, NA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA, EXTREMO SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO. //NUMA ÁREA DE MATA ATLÂNTICA QUE ABRIGA A MAIOR CAVERNA DO ESTADO, A CAVERNA DO DIABO. // O PROGRAMA ENTRA NO CLIMA DAS FESTAS JUNINAS DIRETO DE SERGIPE.//NO MUNICÍPIO DE ESTÂNCIA, A ABERTURA OFICIAL DOS FESTEJOS ATRAIU GENTE DE TODOS OS CANTOS PRA VER O TRADICIONAL BARCO DE FOGO QUE ILUMINA O CÉU DA CIDADE //EM PRUDENTÓPOLIS, INTERIOR DO PARANÁ A ROTA DAS CACHOEIRAS COMEÇA NA SAÍDA DA CIDADE. //O PASSEIO POR UMA PAISAGEM SIMPLES E BUCÓLICA NOS LEVA A QUEDAS D´ÁGUA DE ATÉ 120 METROS // O VITRINE BRASIL ESTÁ NO AR DIRETO DE UM CENÁRIO DE TIRAR O FÔLEGO. //ANDRÉ VASCO DESVENDOU OS MISTÉRIOS DA CAVERNA DO DIABO,// CAMINHOU POR TRILHAS ENTRE FORMAÇÕES ROCHOSAS // E CONHECEU UM MONITOR AMBIENTAL, ANTIGO CAÇADOR E PALMITEIRO QUE HOJE É OBSERVADOR DE AVES.// O MÊS MAIS AGUARDADO PELOS NORDESTINOS, CHEGOU! NA CIDADE DE ESTÂNCIA, EM SERGIPE, A FOGUEIRA GIGANTE, OS DOCES E BANDEIROLAS, ANIMAM AS FESTAS JUNINAS.
Conheça o Programa
livre
GENIUS I - EINSTEIN

GENIUS I - EINSTEIN - 08

Tentando fugir para os Estados Unidos em resposta à ascensão dos nazistas, Einstein descobre que seu visto, assim como o de sua nova esposa, Elsa, foi bloqueado para entrada pelo Departamento de Estado dos EUA. A política de Einstein deu aos americanos motivos para acreditar que ele é um comunista secreto. Preso em Berlim poucos dias antes de seu navio embarcar para a América do Norte, Einstein deve convencer o cônsul dos EUA na Alemanha de que não é uma ameaça para o país. Mas o cônsul Raymond Geist não está convencido, dado o arquivo de evidências circunstanciais contra o famoso cientista que o colocou no radar do diretor do Bureau of Investigation, J. Edgar Hoover. Travando trechos sobre as recentes transgressões de Einstein, Geist e Albert discutem a verdadeira natureza de sua amizade com o líder sionista Chaim Weizmann e uma recente turnê judaica de angariação de fundos da América. A investigação muda quando Geist tenta usar o caso de Einstein com um ex-secretário para pressioná-lo a confessar suas atividades comunistas. Desesperado para impressionar Geist as estacas enfrentadas pelos judeus forçados a permanecer na Alemanha nazista, Einstein descreve em profundidade as realidades brutais da vida dos judeus alemães. Ele relata o assassinato anti-semita de Walther Rathenau, o espancamento de judeus na rua por camisas marrons e as ameaças de morte dirigidas contra Albert e sua família. A Alemanha está mudando rapidamente. Suas vidas estão em jogo e nas mãos de Geist. Mas com Hoover, aparentemente aquele que puxa as cordas dos bastidores, Einstein pode ser forçado a tomar medidas drásticas para escapar da Europa e de Hitler.
Conheça o Programa
16
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

A DEMOCRACIA E A TIRANIA DA MAIORIA

Artes Visuais na Semana de 22 Ana Paula Cavalcanti Simioni – cientista social Aqui no Brasil, no Movimento Modernista, algumas mulheres tiveram importância central, entre elas, as pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. Diferente do que acontecia no resto do mundo, já na década de 20, precocemente a arte brasileira deu oportunidade para essas mulheres, mas só tardiamente deu a elas o devido reconhecimento. Os críticos não entendiam obras que iam além do que deveria produzir uma mulher daquela época e elas mesmas se sentiram pressionadas para reproduzir clichês do que era ser mulher. Uma mulher nunca era vista apenas como artista, sua obra estaria sempre relacionada a sua condição de esposa, de mãe e de musa.
Conheça o Programa
14
INSPIRA.MOV BRASIL II

BIA GRANJA

8. BIA GRANJA - Fundadora do YouPix, Bia Granja ficou fascinada ao descobrir os inúmeros meios de conexão que as novas tecnologias digitais permitem realizar. Neste programa, ela conta a trajetória de tentativa e erro que a levou a se tornar uma especialista em cultura da Internet.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

TEMPORADA I - 08 - IGREJA CATÓLICA ORTODOXA

Na imponente Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo, o recém-ordenado padre Pedro conta como será sua trajetória a partir de agora. Os cantos bizantinos marcam a celebração da Novena de São Miguel, realizada na Igreja Ucraniana de Curitiba. Em Brasília, Antônio auxilia o padre durante a liturgia da Igreja Ortodoxa Grega. Ele avalia a importância da complexa ritualística ortodoxa. No Rio de Janeiro, Rudá e Camila foram batizados na Igreja Ortodoxa Russa e passaram a se chamar Romam e Cássia.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

MARIA ALCINA

livre
FIGURAS DA DANÇA 2014

MARA BORBA

Mara Borba é uma artista sensível. Como bailarina usa a dramaticidade para dar corpo às interpretações e tem sua carreira marcada por seu trabalho como coreógrafa. Nos anos 80 foi bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, onde também coreografou. Na década de 90 dançou no Deutscher Nationaltheater, em Weimar, Alemanha. Voltou ao Brasil em 2002, e passou a se dedicar à criação de trabalhos de dança associados a terapias corporais. Mudou-se para Florianópolis, em 2006, onde continua sua carreira com intervenções artísticas, trabalhos de cunho social e de composição musical. Mara possui um olhar múltiplo para a arte.
Conheça o Programa
14
MANOS E MINAS III

LUEDJI LUNA

No palco do Manos e Minas, Luedji Luna. Luedji é cantora e compositora baiana radicada em São Paulo há 4 anos. Uma das grandes revelações da MPB a artista mistura samba, ritmos afro-brasileiros e jazz criando uma sonoridade inspirada para letras que tratam de ancestralidade, temas sociais e cotidianos. Ela acaba de lançar o EP “Mundo”, com cinco remixes, numa parceria com o DJ Nyack, que está no nosso palco, e a gente vai trocar uma ideia sobre esse trabalho, projetos e muito mais. Representando a cena dos slams, diretamente do Rio de Janeiro, Dudu Neves. Matérias: - No quadro 'Discoteca Básica' os vinis essenciais do DJ PG. - Nosso videorreporter Rodney Suguita foi conferir o projeto “O Giro da Periferia”, um webdocumentário que trata sobre o tema e começa pelo Grajaú, na Zona Sul de São Paulo.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 283 - ANTÁRTICA

A QUEM PERTENCE A ANTÁRTICA? POR ENQUANTO, ELA NÃO TEM DONO E SUA OCUPAÇÃO É REGULAMENTADA POR UM TRATADO ASSINADO EM 1959. O NÚMERO DE PAÍSES SIGNATÁRIOS DO TRATADO ORIGINAL AUMENTOU DE 12 PARA 53 E OBSERVA-SE UM CRESCENTE INTERESSE PELOS IMENSOS RECURSOS NATURAIS QUE EXISTEM POR LÁ, INCLUINDO PETRÓLEO, GÁS E MINERAIS VALIOSOS. ESTADOS UNIDOS, CHINA E RÚSSIA SÃO OS PAÍSES QUE MAIS INVESTEM EM PESQUISAS NA ANTÁRTICA. POR ENQUANTO, O TRATADO EM VIGOR PROIBE A EXPLORAÇÃO COMERCIAL NA ÁREA. MAS, QUEM GARANTE QUE NÃO ACONTECERÁ O MESMO QUE SE OBSERVA NO ÁRTICO, ONDE A EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA E A ABERTURA DE ROTAS DE NAVEGAÇÃO MUDAM A PAISAGEM DO POLO NORTE. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA É DEDICADA AO ÚNICO CONTINENTE DO PLANETA AINDA PRESERVADO.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1286

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A HISTÓRIA DO CIDADÃO QUE CULTIVA O VERDE NA MAIOR CIDADE BRASILEIRA. TEM TAMBÉM UMA VISITA DE ÍNDIOS DO XINGU A ALUNOS DE UMA ESCOLA. E AINDA , A ONU ALERTA : A HUMANIDADE ESTÁ COLOCANDO EM RISCO A BIODIVERSIDADE MUNDIAL. DOCUMENTO LANÇADO RECENTEMENTE REVELA QUE 1 MILHÃO DE ESPÉCIES DE ANIMAIS E PLANTAS PODEM DESAPARECER DA FACE DA TERRA. REPRESENTANTES DA ETNIA KAMAYURÁ CONVERSAM COM AS CRIANÇAS SOBRE O MODO DE PENSAR E AGIR DOS POVOS INDIGENAS EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA. . E, HÉLIO DA SILVA COMEMORA O PLANTIO DE MAIS DE 26 MIL ÁRVORES NA CIDADE DE SÃO PAULO/ AGORA QUER CHEGAR A MARCA DE 50 MIL MUDAS SEMEADAS.
Conheça o Programa
n
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 13 ENSINO PARTICULAR - 18/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE O CRESCIMENTO DO ENSINO PARTICULAR NO BRASIL./ POR QUE, MESMO EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA, VÁRIAS FAMÍLIAS APERTAM O ORÇAMENTO PARA CONSEGUIR PAGAR UMA ESCOLA PRIVADA PARA OS FILHOS?// PARA COMENTAR O ASSUNTO, NOSSO CONVIDADO É MAURO DE SALLES AGUIAR.
Conheça o Programa
livre
DOC TV II

HERMÓGENES - DEUS ME LIVRE DE SER NORMAL (RN)

Violência, depressão, angústia, ansiedade, medo, solidão, hipocondria, dependências químicas, estresse, cardiopatias, egoísmo, psicose, neurose, diabete, hipertensão, paranóia, câncer, AIDS. Esse é quadro patológico da humanidade. Reconhecer a raiz mestre de tanta dor e sofrimento, administrar o estresse, treinar o corpo, a mente e o espírito para a superação dessa ausência de Vida é o que o mestre de yoga, escritor e poeta Professor Hermógenes - ao longo de meio século de estudos e experiências – vem ensinando, libertando assim indivíduos do caos, do suicídio, das doenças, da alienação, da prisão material e da morte.Hermógenes - Deus me Livre de ser Normal é o título do documentário sobre a vida e o poder terapêutico e transformador da obra deste escritor. Acomodar em 55 minutos os oitenta e quatro anos de uma vida dinâmica e devotada à prática do bem, é a principal virtude do filme, roteirizado e dirigido pelo fotógrafo Marcelo Buainain.
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 16

Sinopse PGM 16 (no ar: 09/04/2009) Convidados: Lygia Fagundes Telles e Marcelino Freire Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Lygia: Você é autora de romances e contos fundamentais na prosa brasileira, mas nos últimos anos vem publicando livros de crônicas e contos que partem de lembranças e fatos autobiográficos, como Invenção e Memória e Conspiração de Nuvens. Para abordar esse assunto, eu queria chamar uma pergunta feita para você pela escritora Ivana Arruda Leite. Vamos ouvir a pergunta. • Ivana Arruda Leite para Lygia (escrita autobiográfica) Lygia, minha estrela guia, minha meta na vida, como escritora e como mulher. Eu to escrevendo um romance atualmente bastante autobiográfico mas de coisas que aconteceram há muito tempo atrás. E to conseguindo ate me divertir muito com coisas tristézimas e duríssimas de serem vividas, na época. Me diz é sempre assim, a gente só consegue escrever depois que a ferida cicatriza?? • Marcelino: Como você trabalha sua experiência pessoal na ficção? A atenção que dá a aos excluídos, retirantes, empregadas domésticas, é um a questão de compromisso ético ou tem que ver com experiência pessoal? • Lygia: Seus principais romances – Ciranda de Pedra e As Meninas – parecem descrever a saída de um mundo doméstico, protegido pelo jardim da casa paterna, para aos perigos das ruas, para uma exposição ao sexo e às drogas. São romances geracionais? PERGUNTAS BLOCO 2 • Pergunta Fábio Lucas para Marcelino Freire (mini-conto) Marcelino, esta se tornandomoda na literatura brasielira a pratica do miniconto e ele é algo muito sumario. O conto tem uma tradição primeiro folhetinesca, baseado em aventuras e tinha um efeito final que era explosivo. Depois, qdo a ficção a consciência do narrador portanto aos conflitos internos, íntimos, formou-se outro tipo de ficção da qual por exemplo faz parte a Lygia Fagundes Telles. Eu acho que o mini conto acabou se restringindo a jogos de palavras. Eu temo que esse gênero não consiga florescer doq eu já fez. Eu gostaria que vc comentasse esse tema para nos. O Mini conto. • Lygia: Seria correto dizer que seus romances são mais realistas, enquanto boa parte dos contos deriva para o fantástico ou para o alegórico (como “A Caçada”, em que a personagem penetra numa velha tapeçaria, ou “Seminário dos Ratos”, em que os roedores invadem uma cúpula de burocratas)? • Lygia: Como foi sua experiência de escrever o roteiro Capitu com Paulo Emilio Salles Gomes? Como vc lidou com a questão da traição da personagem de Dom Casmurro? PERGUNTAS BLOCO 3 • Pergunta Fábio Lucas para Lygia Fagundes Telles [inveja e ciúme] Lygia, Vc foi uma das primeiras escritoras brasileiras a usar o fluxo da consciência da mulher na ficção. Tematicamente, vc sempre explorou os desencontros da alma. E desses desencontros vc explorou tematicamente, principalmente o ciúme e a inveja. Eu gostaria que vc falasse dessa opção por essa temática. Perguntas de platéia PERGUNTAS BLOCO 4 Pergunta Ivana p/ Marcelino [pessimismo x alegria] Marcelino querido, se eu não te conhecesse e lesse os seus contos eu diria que se trata de uma pessoa muito seria, negativista, pessimista, revoltada com a vida. Um cara irado, nervoso. E eu tenho a felicidade de partilhar amizade com você e sei que não é nada disso. Um cara cheio de esperança , de alegria, que nos anima a todos, cheio de sonhos. Como vc faz e resolve esse descompasso?? • Lygia: Qual a diferença entre ser escritor debaixo de uma ditadura militar (como no caso de As Meninas, escrito no pior momento da repressão) e durante a democracia? Vc se considera uma escritora engajada? • Marcelino: A temática da violência, tão presente nos autores da chamada Geração 90, não contrasta com a euforia midiática dessa geração?
Conheça o Programa
livre