Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Quinta-Feira, 16 de Janeiro

ABERTURA DA EMISSORA

INGLÊS COM MÚSICA II

I DO (COLBIE CAILLAT)

A SEGUNDA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA VOLTA AO AR AGORA COM VERSÕES DIÁRIAS.O PROGRAMA SERÁ EXIBIDO A PARTIR DO DIA 25 DE ABRILÀS SEIS DA TARDE. O PROGRAMA CONTINUA TAMBÉM AOS SÁBADOS AO MEIO-DIA. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - SERÁ APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV, CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA, E O CENTRO PAULA SOUZA O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA (FATECS) DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA ESTÁ A CARGO DA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E DA PROFESSORA MARISA LEITE DE BARROS, APRESENTADORA, PROFESSORA E CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA ESTARÁ ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS. SERGINHO CARVALHO (BAIXO), ADRIANO TRINDADE (BATERISTA) E DO AGENOR DE LORENZI (TECLADOS). A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA É REALIZADA NO TEATRO FRANCO ZAMPARI - ESPAÇO UNIVESP.
Conheça o Programa
livre
VISCERAL BRASIL - AS VEIAS ABERTAS DA MÚSICA II

VISCERAL BRASIL - 04 - O GALO PRETO CHEGOU

O Galo Preto chegou - com Galo Preto Embolador, coquista, compositor. Com mais de 300 músicas, lançou seu primeiro disco em 2015, aos 82 anos. Patrimônio vivo de Pernambuco, Galo Preto é um profundo conhecedor da sua terra que continua lhe inspirando em suas composições de improviso.
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 01 - AGUA: DIFERENTES TIPOS

HISTORIA CENTRAL: AGUA DO RIO, AGUA DO MAR. PORCO ASTOLFO: CHUVA E ESPIRRO BRINCADEIRA: BOLICHE ADVINHA: TEMPO ANIMAIS: CAMELO
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

A TRILHA NO CAMPO/UM DIA GELADO/O CAPITÃO PAPAI

A TRILHA NO CAMPO Hoje Peppa e sua família fazem uma trilha na floresta. Peppa e George descobrem pegadas deixadas por pequenos pássaros e formigas. Aprender a seguir trilhas de pegadas se torna muito útil quando a família se perde e segue suas próprias pegadas de volta para seu carro e seu piquenique. Peppa e sua família amam a trilha da natureza, mas eles adoram piqueniques ainda mais! UM DIA GELADO É um dia de inverno muito frio. Peppa e George estão vestindo seus chapéus, cachecóis , luvas e casacos. Eles querem pular em poças de lama , mas o problema é que as poças estão todas congeladas e escorregadias. Até mesmo a lagoa dos patos está congelada, por isso, os patos não podem nadar. Começa a nevar e os amigos de Peppa escorregam em seus tobogãs. Todo mundo se diverte brincando na neve e o dia termina com uma corrida de tobogã emocionante. O CAPITÃO PAPAI Peppa e sua família pegam o barco do Vovô Pig emprestado por um dia. Papai Pig é o capitão, Peppa, George e Mamãe Pig são a tripulação. Tudo vai bem até que o barco fica preso em algumas plantas. Papai Pig tem que usar toda a sua força para empurrar o barco. Depois de um dia de diversão a família partiu para a casa.
Conheça o Programa
livre
CARLOS I

CARLOS VS DRAGÃO DE SALSICHA

JUANITO TERÁ DESEJO DE COMER MUITAS, MAS MUITAS SALSICHAS COM KETCHUP. CARLOS TERÁ DE RESGATAR JUANITO DAS PROFUNDEZAS DA TERRA DA SALSICHA.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS II

MISTÉÉÉRIO

Bubu, Biel e Bonie, em um passeio noturno com a Vovó Coruja, conhecem o Urutau, encontram o Crocodilo e os Morcegos e, depois de alguns momentos interagindo com um “ser misterioso” na entrada da caverna, descobrem que, na realidade, trata-se do fenômeno do eco. As Corujinhas vão aprender que, muitas vezes, o desconhecido pode nos causar um certo temor e que, o melhor a se fazer é tentar conhecê-lo, sempre com ajuda de um adulto.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

GALINHA PINTADINHA MINI - O PLANETA VIOLETA - 09

O Planeta Violeta / Ovo Surpresa (Ioiô) / As Luzes do Palco / AEIOU (Letra I) / Pintura Mágica (Cão Amigo) O Planeta Violeta A Galinha Pintadinha e sua família vão se aventurar no espaço sideral! Conhecerão o nosso Sistema Solar e até novos planetas, mas o que eles não esperavam era encontrar novos amigos tão parecidos. As Luzes do Palco As Naftalinas se preparam para fazer um show e mostrar seus instrumentos.
Conheça o Programa
livre
MOLANG

MOLANG - 10 A FLORESTA / A ABÓBORA

A floresta Molang e Piu Piu vão para a floresta com seus amigos para coletar cogumelos. Mas todos eles se separam e Molang e Piu Piu se perdem. Felizmente, os amigos estão sempre presentes quando é preciso! A abóbora Hoje é dia das bruxas. Molang está vestida como uma múmia. Piu Piu passou muito tempo esculpindo uma enorme abóbora para decorar o jardim. Não há tempo a perder. Quando alguém bate à porta, Piu Piu dá a abóbora para seu amigo disfarçado de múmia e corre para se vestir ... e se vê cara a cara com Molang. Mas quem tem a preciosa abóbora? E como eles podem recuperá-la?
Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 05

Nova criança no reino: Uma nova garota se muda para o reino – com um grande segredo escondido. Uma grande surpresa de aniversário: Nella vai atrás de um dragão amigo de infância de Garrett para lhe fazer uma surpresa de aniversário.
Conheça o Programa
livre
TOP WINGS

TOP WINGS - 04

Para fazer a Delícia Gelada que nossos Cadetes tanto gostam, Rhonda precisa de muitos limões. Por isso, quando os preciosos limões da ilha são levados pelo pirata Dilly e sua fiel ajudante Matilda, os Cadetes devem entrar em ação rapidamente para recuperar esse tesouro e levá-lo de volta para a Cabana do Limão. / Os Cadetes da Top Wing precisam se esforçar para ganhar a Insígnia de Leitura de Mapas, mas, infelizmente, Penny não consegue de primeira. Ao tentar pela segunda vez, ela acaba encontrando a Equipe Top Wing sendo surpreendida por piratas. Será missão da pequena Penny salvar seus amigos desse impasse!
livre
DORA, A AVENTUREIRA  III

DORA, A AVENTUREIRA III - 24 (A FESTA DE ANIVERSÁRIO DE GREEN)

Dora, Botas e Green, o caminhão de limpeza precisam limpar a inundação no Parque de Festas, para que seja feita a festa de aniversário de Green!
Conheça o Programa
livre
O DIÁRIO DE MIKA

BRINQUEDO DE MENINO

EP09 - BRINQUEDO DE MENINO - Mika entra brava em seu quarto e conta a seus amigos que um colega não a deixou brincar de carrinho por ser menina. Lilá ajuda Mika a descobrir que as coisas não são bem assim.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 10 - A VISITA REAL

Sunny e seus amigos visitam o palácio para um baile real de boas-vindas ao Príncipe Dudley, primo egoísta das Princesas. Dudley logo se encontra em uma situação difícil, precisando de Sunny para resgatá-lo, e descobre que mesmo os príncipes precisam de ajuda às vezes.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA

DANCINHA DOS FILHOTES / OS FILHOTES NO NEVOEIRO

- Dancinha dos filhotes A Patrulha Canina precisa trabalhar depressa para remover um vagão que descarrilhou e entortou os trilhos antes que o próximo trem chegue à estação da Baía da Aventura. Mas quando o Rubble machuca a sua pata, o Ryder tem que ensinar o Chase a usar a escavadeira e o faz com o mesmo método do jogo de videogame “Relemexo dos filhotes”. - Os filhotes no nevoeiro Quando a lanterna do Farol da Baía da Aventura falha, o Ryder e a Patrulha Canina têm que correr contra o tempo e contra um forte nevoeiro para consertar a lanterna e trazer o Capitão Rodovalho para casa em segurança.
Conheça o Programa
livre
PJ MASKS - HERÓIS DE PIJAMA II

09 - MARIPOSAS NINJAS

As Mariposas e os Ninjalinos se juntam em uma nova equipe de vilões: MARIPOSAS NINJAS. Lagartixo terá que deixar de lado seu orgulho para derrotar esses novos vilões.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XI

THOMAS XI-09-A ESCOLA DO DUCK/PROBLEMA COM O TIGRE

Bloco 1: Quando uma tempestade muito ruim destrói a sala de aula da Escola de Harwick, todas as crianças precisam ser levadas de trem para Knapford para ter aulas. Daisy odeia fazer a corrida da escola, mas Duck fica ansioso para fazer o trabalho - tudo o que ele precisa é de um vagão. Duck procura por toda Sodor por um vagão reserva, mas todos estão sendo usados. Finalmente, em um antigo tapume coberto por vegetação, ele se depara com Dexter, um velho carro-restaurante enferrujado. Mas os eixos de Dexter estão quebrados e ele não pode levar as crianças para a escola. Duck se lembra do que seu amigo Reg lhe disse sobre consertar, reciclar e reutilizar, e tem uma ótima ideia - talvez Dexter não possa carregar as crianças, mas ele pode ser consertado, repintado e reutilizado como uma sala de aula. Bloco 2: Quando Thomas descobre que turistas vêm à Índia para tentar ver tigres, ele também quer ver tigres. Rajiv decide levar seus passageiros em um desvio pela selva para que ele possa ver um primeiro. Então, Thomas decide fazer um desvio pela selva também. Mas quando Rajiv pega uns passageiros muito suspeitos e descobre que a carga deles era uma jaula de tigre, Thomas suspeita do que seja aquilo. Com a ajuda de Rajiv e Shankar Thomas sai para capturar os caçadores de tigres antes que eles capturem um tigre.
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

13 - A BUSCA DO FALCÃO

NO CÉU DA ILHA DOS ANIMAIS, UMA NOTÁVEL CORRIDA ESTÁ PRESTES A COMEÇAR. MAS ANTES QUE BLAZE POSSA JUNTAR-SE, ELE DEVE MONTAR SUAS ASAS!
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 22

Nas Terras Altas, na Escócia, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Megan, uma vaca escocesa que resolveu cortar o próprio cabelo sozinha. Só que o corte não deu muito certo e ela fica muito triste e com vergonha. Agora, Vivi e sua turma têm que achar a melhor solução para esse problema.
Conheça o Programa
livre
O SHOW DA LUNA II

ASSOMBRADOS

Júpiter encontra sua sombra indo para seu quarto e se assusta com seu tamanho e formato. Assustado, corre até Luna que ao lado de Cláudio e do irmão faz um experimento divertido e depois de descobrir parte do mistério eles vão para um divertido Faz de Conta em um lindo e relaxante Teatro de Sombras Chinês onde ao lado de sapinhos simpáticos o trio conhece mais sobre as sombras.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 9

Acaba a energia elétrica na oficina. Nada de videogame ou desenhos animados! Senninha e Neco terão de usar a imaginação para brincar. Acabam se divertindo muito!
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - CONTACAO DE HISTORIAS - CAMILA GENARO E MUSICONTANDO 02

QUINTAL DA CULTURA VI PGM CONTACAO DE HISTORIAS - CAMILA GENARO E MUSICONTANDO 02 Cabeça de abertura com a Dona Carochinha (Osório) Camila Genaro, Rogério Vieira (violão) e Felipe Vieira (percussão) conta e cantam as histórias: 1) Jesuína e a cabaça (conto da tradição oral)
Conheça o Programa
livre
OS UNDER-UNDERGROUNDS

UMA ÚNICA CHANCE

É dia dos namorados e Layla e Heitor marcam um encontro, porém nesse dia Lester aparece para Heitor com uma chance de voltar para a Terra. Heitor vai com Lester, deixando Layla esperando, mas na última hora Heitor decide ficar. Mas será que a Layla vai perdoá-lo?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

MUITA CONFUSÃO PRA UM SÓ MONICÃO!

Mônica tenta ajudar a mãe com as tarefas de casa, mas o Monicão bagunça tudo.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

MUITO SILÊNCIO, POR FAVOR!/ UM SHOW DE PERSEGUIÇÃO

Muito silêncio, por favor!:Para que um artista possa criar uma obra prima, ele necessita de um lugar quieto e de muita inspiração. Era só isso que a Marina estava procurando. Mau sabia ela que com a turminha por perto, sossego é a última coisa que ela vai encontrar. Um show de perseguição: Não perca o Cebolinha dando um show e usando todas as suas habilidades para escapar da fúria da Mônica, que não vai sossegar enquanto não por as suas mãos nele.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO

JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO - 16/01/2020

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 13

BLOCO 1 ABERTURA (A MOCHILA DO GROVER)-01:00:39:00 - 01:02:18:24 Grover está na rua, conferindo a mochila que vai levar para viajar, com itens que podem ajudá-lo a encarar todas as condições meteorológicas. CLIPE ( QUE O ELMO QUER? – METLIFE)- 01:02:18:25 - 01:04:55:19 AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO(RAINCLOUD)-01:04:55:20 - 01:09:57:05 Ênio e Beto são fazendeiros que não conseguem cultivar nada porque não chove. Quando Ênio pede para uma nuvenzinha solitária no céu ajuda-los, o problema deles é resolvido! Mas agora eles têm um novo problema: evitar que a nuvenzinha os siga por toda parte – principalmente dentro de casa! HISTÓRIA CENTRAL (JORNAL DA SESAMO)-01:09:57:06 - 01:13:13:25 Bel e Come-come estão brincando de telejornal. Bel é a âncora e Come-Come vai falando o que pode se esperar de cada estação do ano, sempre tentando enfiar biscoitos na história. BLOCO 2 CELEBRIDADE (BELA GIL E A CHUVA)-01:13:33:00 - 01:14:27:17 Elmo queria estar brincando lá fora, mas a chuva não deixa. Bela Gil explica para ele por que a chuva é legal. QUADRO EXTRA (ESTÁ CHOVENDO, E AGORA? -EP.14)-01:14:27:17 - 01:17:02:21 Mae, Elmo e Come-come estão saindo para pescar, mas uma tempestade cai, adiando o passeio; eles têm que esperar. Elmo e Come-come participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, identificando as atividades que podem fazer enquanto esperam a chuva passar. Eles vencem o desafio, o sol aparece e todos se divertem na pescaria. MUNDO DE ELMO (CLIMA)-01:17:02:22 - 01:23:57:07 Elmo e seus amigos descobrem como o clima funciona. ENCERRAMENTO (TIO DA BEL)-01:23:57:08 - 01:25:36:28 Bel está falando com seu tio pela internet. Elmo chega para ver, reclamando do calor e percebe que o tio de Bel está com casaco. Ele acha estranho, e o tio de Bel explica que diferentes lugares, têm temperaturas diferentes.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS II

MISTÉÉÉRIO

Bubu, Biel e Bonie, em um passeio noturno com a Vovó Coruja, conhecem o Urutau, encontram o Crocodilo e os Morcegos e, depois de alguns momentos interagindo com um “ser misterioso” na entrada da caverna, descobrem que, na realidade, trata-se do fenômeno do eco. As Corujinhas vão aprender que, muitas vezes, o desconhecido pode nos causar um certo temor e que, o melhor a se fazer é tentar conhecê-lo, sempre com ajuda de um adulto.
Conheça o Programa
livre
DORA, A AVENTUREIRA  III

DORA, A AVENTUREIRA III - 24 (A FESTA DE ANIVERSÁRIO DE GREEN)

Dora, Botas e Green, o caminhão de limpeza precisam limpar a inundação no Parque de Festas, para que seja feita a festa de aniversário de Green!
Conheça o Programa
livre
TOP WINGS

TOP WINGS - 04

Para fazer a Delícia Gelada que nossos Cadetes tanto gostam, Rhonda precisa de muitos limões. Por isso, quando os preciosos limões da ilha são levados pelo pirata Dilly e sua fiel ajudante Matilda, os Cadetes devem entrar em ação rapidamente para recuperar esse tesouro e levá-lo de volta para a Cabana do Limão. / Os Cadetes da Top Wing precisam se esforçar para ganhar a Insígnia de Leitura de Mapas, mas, infelizmente, Penny não consegue de primeira. Ao tentar pela segunda vez, ela acaba encontrando a Equipe Top Wing sendo surpreendida por piratas. Será missão da pequena Penny salvar seus amigos desse impasse!
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

13 - A BUSCA DO FALCÃO

NO CÉU DA ILHA DOS ANIMAIS, UMA NOTÁVEL CORRIDA ESTÁ PRESTES A COMEÇAR. MAS ANTES QUE BLAZE POSSA JUNTAR-SE, ELE DEVE MONTAR SUAS ASAS!
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XI

THOMAS XI-09-A ESCOLA DO DUCK/PROBLEMA COM O TIGRE

Bloco 1: Quando uma tempestade muito ruim destrói a sala de aula da Escola de Harwick, todas as crianças precisam ser levadas de trem para Knapford para ter aulas. Daisy odeia fazer a corrida da escola, mas Duck fica ansioso para fazer o trabalho - tudo o que ele precisa é de um vagão. Duck procura por toda Sodor por um vagão reserva, mas todos estão sendo usados. Finalmente, em um antigo tapume coberto por vegetação, ele se depara com Dexter, um velho carro-restaurante enferrujado. Mas os eixos de Dexter estão quebrados e ele não pode levar as crianças para a escola. Duck se lembra do que seu amigo Reg lhe disse sobre consertar, reciclar e reutilizar, e tem uma ótima ideia - talvez Dexter não possa carregar as crianças, mas ele pode ser consertado, repintado e reutilizado como uma sala de aula. Bloco 2: Quando Thomas descobre que turistas vêm à Índia para tentar ver tigres, ele também quer ver tigres. Rajiv decide levar seus passageiros em um desvio pela selva para que ele possa ver um primeiro. Então, Thomas decide fazer um desvio pela selva também. Mas quando Rajiv pega uns passageiros muito suspeitos e descobre que a carga deles era uma jaula de tigre, Thomas suspeita do que seja aquilo. Com a ajuda de Rajiv e Shankar Thomas sai para capturar os caçadores de tigres antes que eles capturem um tigre.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA

DANCINHA DOS FILHOTES / OS FILHOTES NO NEVOEIRO

- Dancinha dos filhotes A Patrulha Canina precisa trabalhar depressa para remover um vagão que descarrilhou e entortou os trilhos antes que o próximo trem chegue à estação da Baía da Aventura. Mas quando o Rubble machuca a sua pata, o Ryder tem que ensinar o Chase a usar a escavadeira e o faz com o mesmo método do jogo de videogame “Relemexo dos filhotes”. - Os filhotes no nevoeiro Quando a lanterna do Farol da Baía da Aventura falha, o Ryder e a Patrulha Canina têm que correr contra o tempo e contra um forte nevoeiro para consertar a lanterna e trazer o Capitão Rodovalho para casa em segurança.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 9

Acaba a energia elétrica na oficina. Nada de videogame ou desenhos animados! Senninha e Neco terão de usar a imaginação para brincar. Acabam se divertindo muito!
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - CONTACAO DE HISTORIAS - CAMILA GENARO E MUSICONTANDO 02

QUINTAL DA CULTURA VI PGM CONTACAO DE HISTORIAS - CAMILA GENARO E MUSICONTANDO 02 Cabeça de abertura com a Dona Carochinha (Osório) Camila Genaro, Rogério Vieira (violão) e Felipe Vieira (percussão) conta e cantam as histórias: 1) Jesuína e a cabaça (conto da tradição oral)
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

MUITA CONFUSÃO PRA UM SÓ MONICÃO!

Mônica tenta ajudar a mãe com as tarefas de casa, mas o Monicão bagunça tudo.
Conheça o Programa
livre
WORLD OF WINX - I

WORLD OF WINX - I - 12 - O RELOJOEIRO

Jim e Bloom são sequestrados e levados para o Mundo dos Sonhos. Enquanto isso, o feitiço que controlava Ace acaba e o apresentador está de volta. Depois de trabalharem com Silke, tentando ajudá-la a perceber seu talento para o Snowboard, as Winx agora descobrem que o real talento dela é consertar relógios! Acontece que o tio dela é “O Relojoeiro”.
livre
VALENTINS I

23 - O SUMIÇO

Theo conta sobre o sequestro de Lila para Betina e João, que ficam desesperados. De repente, o telefone toca: é o sequestrador, que pede, como resgate, o invento secreto de Artur Valentim. Sem saber exatamente do que se trata a invenção escondida do pai, os irmãos se põem a revirar a casa.
Conheça o Programa
livre
EU SOU FRANKY II

88 - FRANKY E OS CUPINS DEVORADORES DE METAL

Luz escuta Clarinha falando mal dela, e fica muito triste. Dominus tem um novo plano para separar os androides dos humanos. Entrega seus cupins devoradores de metais à Luz para que os espalhe e, assim, danificando tudo que é de metal, principalmente Franky e seus amigos androides.
Conheça o Programa
livre
PAPO DE MÃE II

AMAMENTAÇÃO PROLONGADA

Telespectadores participam pelo WhatsApp. Vídeo mostra mãe falando com a gente enquanto o filho dorme. Ternura! O programa mostra a mãe de um menino de mais de 3 anos que ainda amamenta. Ela conta que ela própria mamou até os 8 anos. Aproveitamos para falar que as mulheres são livres para amamentar onde, como e quando quiser. A nutricionista Vanessa Abreu participa falando sobre nutrição do leite materno e a combinação com alimentação. Num vídeo muito bonito, a mãe dá um depoimento amamentando dois filhos na rede.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2020 - 16/01/2020

Conheça o Programa
n
CINEMATÓGRAFO II

II - OS PRIMÓRDIOS DO CINEMA

Quando e como surgiu o cinema no Brasil? Acompanhem o segundo episódio da temporada para explorar os primeiros anos do cinema brasileiro!
Conheça o Programa
livre
SUPER IDEIAS

NECESSIDADE POR VELOCIDADE

SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 5: NECESSIDADE DE VELOCIDADE Quatro inovadores inspirados e suas invenções que transformam o transporte para inaugurar a era moderna. De borracha vulcanizada para o avião de combate que inspira um buggy; os tênis que mudam nossos hábitos de lazer e Glenn Curtiss, o engenheiro aeronáutico que assume os irmãos Wright.
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 16/01/2020

Conheça o Programa
n
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 327 - TUBARÕES SOB ATAQUE

QUANTAS ESPÉCIES DE TUBARÕES VOCÊ ACHA QUE EXISTEM? QUER ARRISCAR UM NÚMERO? SERIAM MAIS DE DEZ OU MAIS DE CEM? .....JÁ JÁ VOCÊ VAI SABER. POR ENQUANTO, PODEMOS DIZER QUE O NÚMERO É BEM ALTO COMPARADO COM OUTRAS CRIATURAS DO MUNDO ANIMAL. AINDA SOBRE OS TUBARÕES, VOCÊ TEM IDEIA DE QUANTO TEMPO DURA A GESTAÇÃO E DE QUANTOS FILHOTES SÃO GERADOS PELAS DIVERSAS ESPÉCIES? ESSE DADO TAMBÉM É SURPREENDENTE. ESSAS E OUTRAS CURIOSIDADES SOBRE OS TUBARÕES VOCÊ VAI DESCOBRIR NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, QUE TRATA DA IMPORTÂNCIA DELES NA CADEIA ALIMENTAR E NO EQUILÍBRIO DOS OCEANOS. APRESENTADOS SEMPRE COMO AMEAÇADORES E PERIGOSOS, ELES SÃO DIZIMADOS AOS MILHÕES A CADA ANO PELO SEU MAIOR PREDADOR: O HOMEM. SÃO PRESAS FÁCEIS NAS REDES DOS BARCOS DE PESCA, QUE ALIMENTAM UM COMÉRCIO ILEGAL. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
TRANSVERSAL DO TEMPO

JOSÉ GREGORI

José Gregori (São Paulo, 13 de outubro de 1930) é jurista e político brasileiro. Foi o Secretário Nacional dos Direitos Humanos do Brasil de 8 de abril de 1997 a 20 de junho de 2000 e Ministro da Justiça de 14 de abril de 2000 a 14 de novembro de 2001, no governo Fernando Henrique Cardoso. Formado pela Faculdade de Direito da USP. Milita pelos direitos humanos desde a época de estudante universitário. Foi da sacada da Faculdade, no Largo São Francisco, que discursou contra o governo Getúlio Vargas em 1954. No período da Regime Militar no Brasil atuou pela causa dos Direitos Humanos ao lado de Don Paulo Evaristo Arns. Na Nova República foi deputado estadual, embaixador e Ministro dos Direitos Humanos. Teve o pai assassinado quando ainda era criança de 8 anos. Na adolescência pensava em vingar a morte do pai, mas acabou canalizando sua indignação nos caminhos dos direitos humanos. Diz que "apesar das tristezas e coisas duras que a gente passa durante a vida, no final das contas, o saldo é positivo. Que vale muito a pena viver."
14
CRIAS DE DULCINA

CRIAS DE DULCINA - 03 - A GALHADA

A Galhada Nei quer montar a peça "O Despertar da Primavera". Eric entrega a peça para o diretor Eduardo, que convoca uma reunião extraordinária com o corpo docente para ler a peça. Antes do ensaio, Napão toca violão no pátio. Nei e Nathália encenam a cena da galhada. Eduardo e os professores interrompem o ensaio.
16
ESCALA MUSICAL

ESCALA MUSICAL - 10

O raro encontro de dois músicos paulistanos por opção - não por nascimento. O Escala Musical reverência à cultura de raiz. No caso dele, a pernambucana: do maracatu, da ciranda, da rabeca. E no caso dela, a paraense: do carimbó, de Círio de Nazaré. Siba, o cantor, compositor e instrumentista de Recife. E a cantora, compositora e atriz Fafá, que é… de Belém.
Conheça o Programa
16
MUNDO MUSEU  I

23 - MUSEU DO REAL MADRID

O FUTEBOL É PARTE IMPORTANTÍSSIMA DA VIDA ESPANHOLA. MUITO MAIS QUE UM ESPORTE, É UM TRAÇO DA CULTURA DO PAÍS. E NA CAPITAL DA ESPANHA, FUTEBOL É SINÔNIMO DE REAL MADRID, O CLUBE MAIS VITORIOSO DE TODOS OS TEMPOS. POR ISSO, MAIS DE 600 MIL MORADORES DO PAÍS E DE TURISTAS ESTRANGEIROS VISITAM ANUALMENTE O “TOUR BERNABEU”, QUE INCLUI UMA VISITA AO ESTÁDIO DO CLUBE, AO MUSEU DO REAL MADRID E AOS VESTIÁRIOS E BASTIDORES POR ONDE PASSAM OS CRAQUES “MERENGUES”. ESTE É O PRÓXIMO DESTINO DO PROGRAMA MUNDO MUSEU. VAMOS CONHECER A HISTÓRIA, OS PERSONAGENS, AS SITUAÇÕES HISTÓRICAS QUE TRANSFORMARAM UMA BRINCADEIRA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES NO MAIOR TIME DO ESPORTE MAIS POPULAR DO PLANETA. TROFÉUS, DOCUMENTOS, CAMISAS, CHUTEIRAS, AUTÓGRAFOS, FOTOGRAFIAS E MUITOS VÍDEOS ILUSTRAM UM PASSEIO DE CULTURA E PAIXÃO.
Conheça o Programa
livre
O MISTÉRIO DE NHEMYRÔ

O MISTÉRIO DE NHEMYRÔ - 06 - RELIGIOSIDADE

A influência da religião do branco na cultura dos índios. A interferência da igreja nos costumes, gera conflitos internos que acabam levando ao suicídio.
12
PELAS BEIRADAS

01 - PELAS BEIRADAS

MARCELO HENRIQUE, ARTHUR E MILENA OLIVEIRA, TRÊS JOVENS ESTUDANTES, TRABALHADORES E MORADORES DA PERIFERIA DE GOIÂNIA CONTAM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA, DA INFÂNCIA ATÉ CONSEGUIREM INGRESSAR NA UNIVERSIDADE. MARCELO É FLUENTE EM FRANCÊS GRAÇAS AOS DEZ ANOS QUE MOROU NOS ALPES SUÍÇOS. ARTHUR PASSOU UMA TEMPORADA NA INGLATERRA E QUANDO VOLTOU, INGRESSOU NA FACULDADE E NA MILITÂNCIA POLÍTICA. MILENA VEIO DO TOCANTINS PARA GOIÂNIA NO INÍCIO DA ADOLESCÊNCIA. ELES MOSTRAM SUAS SUAS ROTINAS AGITADAS E CONTAM COMO É A LUTA DIÁRIA QUE ENFRENTAM PARA TRABALHAR E ESTUDAR. MARCELO SAI DE CASA CEDO COM SUA MOTO PARA IR AO TRABALHO NA PREFEITURA DE GOIÂNIA. DE LÁ, SEGUE PARA AS AULAS NA FACULDADE DE PSICOLOGIA. ARTHUR SE DIRIGE AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL BEM NA HORA DO RUSH, QUANDO O ÔNIBUS ESTÁ LOTADO. MILENA LEVA A FILHA À ESCOLA E SEGUE PARA O ESTÁGIO NO BANCO DO BRASIL, CUJO TRAJETO REALIZA EM UMA HORA NO TRANSPORTE PÚBLICO. SAI ÀS 15 HORAS DO ESTÁGIO E PEGA O ÔNIBUS A CAMINHO DA CIDADE DE GOIÁS, A 129 KM DE GOIÂNIA, ONDE ESTUDA SERVIÇO SOCIAL. CHEGA À FACULDADE ÀS DEZENOVE HORAS E ESTÁ DE VOLTA EM CASA À MEIA NOITE.
12
CONTOS DA MEIA NOITE

A MENINA - NATÉRCIA CAMPOS

Uma casa à beira-mar, há muito abandonada. A narradora relembra os tempos gloriosos do local, quando habitado por pescadores. Mas agora vem habitá-la uma família humilde. Pai, mãe e filha. Esta última cativa a narradora por sua pureza infantil e por sua delicadeza. Em vários acontecimentos, que então ocorrem, a narradora ajuda a garota. Até que numa noite de lua cheia, no andar de cima do sobrado, ela se deixa entrever pela criança. Esta fica absolutamente aterrorizada. E a partir daí, a única solução, é a partida da família.
Conheça o Programa
12
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 16/01/2020

Conheça o Programa
n
SAUDE BRASIL

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

A gravidez é um momento importante na vida das mulheres que querem ter filhos. Mas, infelizmente, muitas delas têm esse momento afetado porque sofrem devido a Violência Obstétrica. A violência obstétrica refere-se aos diversos tipos de agressão que as mulheres podem sofrer no pré-natal, no parto, pós-parto ou em situações de abortamento. Neste educativo vamos conhecer os tipos de violência obstétrica e saber o que fazer para evitar esse problema.
Conheça o Programa
livre
GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - PAULO BRUSCKY

Paulo Bruscky é um laboratório de idéias. Por onde ele anda enxerga a arte, o que lê o inspira para o fazer artístico, o que sente se transforma em arte. Com muitas histórias na memória, o artista nos conduz pelas ruas de Recife mostrando como encontra a arte em todos os lugares. A cidade foi o palco principal de seus trabalhos desde o final dos anos sessenta e suas idéias tranformaram-se em projetos multimídias de performances, livros de artista, fotografia, arte postal, filmes, exposições de objetos e invenções das mais diversas. Sua preocupação estende-se à preservação do patrimonio local, sobretudo através de registro e da divulgação da cultura popular de Pernambuco.
livre
ENTRELINHAS

ENTRELINHAS 248

Enrique Vila-Matas: O Entrelinhas entrevista um dos maiores nomes da literatura espanhola, conhecido por transformar outros escritores em personagens de seus romances. Vila-Matas acaba de publicar Dublinesca – livro no qual um editor viaja à Irlanda de James Joyce, onde aproveita o Bloomsday (data em que se celebra internacionalmente o autor do romance Ulisses e seu protagonista, Leopold Bloom) para fazer uma espécie de réquiem da literatura no momento em que a era Google substitui a era Gutenberg. Vila-Matas esteve em São Paulo para participar do 3º Congresso de Jornalismo Cultural da revista Cult e para lançar Dublinesca no Instituto Cervantes. Na conversa com o Entrelinhas, além de comentar de seus autores preferidos, ele falou de sua paixão pelo futebol e pelo maior clube de sua Catalunha natal – o Barcelona. Alejandro Jodorowsky: O programa destaca a obra do artista chileno que atua como escritor, quadrinista, dramaturgo e cineasta – mas que prefere o termo “psicomago” para descrever sua imaginação sem limites de gênero ou linguagem. Nossa colaboradora Andrea del Fuego comenta a obra cinematográfica de Jodorowsky, seus romances e HQs, seu diálogo com os surrealistas de Paris (onde vive até hoje) e com o dramaturgo Fernando Arrabal. Mary Del Priore: Com uma sólida atuação universitária e vários livros de referência, Mary Del Priore acabou encontrando um jeito de escrever a história que foge da linguagem acadêmica – sem, porém, perder o rigor documental. Ela participou do cruzeiro literário “Navegar é preciso” (projeto da Livraria da Vila que levou escritores numa viagem pelo rio Negro) e falou para o Entrelinhas sobre seu novo livro: Histórias íntimas – Sexualidade e erotismo na história do Brasil: “Na vida pública, somos super descolados, topamos tudo, somos animadíssimos, não temos vergonha de nada, falamos palavrão, gritamos, ficamos pelados – enfim, vale tudo. Mas, na vida privada, continuamos homofóbicos, racistas e machistas” – diz a autora, que nos reapresenta à história do Brasil com a linguagem envolvente da prosa de ficção: “Quando o historiador vai trabalhar com determinado período, a única maneira de entrar nele período é através da literatura.”
Conheça o Programa
livre
A ARTE DE VER

A ARTE DE VER 1

O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.
Conheça o Programa
livre