Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sexta-Feira, 15 de Novembro

ABERTURA DA EMISSORA

NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

INGLÊS 5 (MOD.2 - MÉDIO)

Nesta teleaula 05 você verá como é um texto descritivo em inglês. Recordará o tempo verbal chamado "simple present" e o tempo verbal chamado "present continuous". Além disso, saberá que o uso que se faz do sinal de apóstrofe na língua inglesa serve para indicar quando uma coisa ou uma pessoa pertence à outra.
Conheça o Programa
livre
NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

GEOGRAFIA 36 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

Nesta teleaula você vai conhecer a Cordilheira dos Andes e a sua importância econômica e cultural nos diversos países que ela atravessa. Vai aprender, também, quais são as principais características geográficas dessa região de muitos contrastes, que engloba o altiplano, o litoral e a Bacia Amazônica.
Conheça o Programa
livre
NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

INGLÊS 6 (MOD.2 - MÉDIO)

Nesta teleaula 06 você verá uma situação onde será preciso descrever as qualidades das pessoas. Aprenderá que as palavras que ajudam a descrever as características das pessoas e das coisas se chamam adjetivos. Além disso, você vai saber que, quando a gente usa adjetivos em inglês, a ordem das palavras é diferente.
Conheça o Programa
livre
INGLÊS COM MÚSICA II

BLACK OR WHITE - (MICHAEL JACKSON) 5

A SEGUNDA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA VOLTA AO AR AGORA COM VERSÕES DIÁRIAS.O PROGRAMA SERÁ EXIBIDO A PARTIR DO DIA 25 DE ABRILÀS SEIS DA TARDE. O PROGRAMA CONTINUA TAMBÉM AOS SÁBADOS AO MEIO-DIA. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - SERÁ APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV, CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA, E O CENTRO PAULA SOUZA O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA (FATECS) DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA ESTÁ A CARGO DA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E DA PROFESSORA MARISA LEITE DE BARROS, APRESENTADORA, PROFESSORA E CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA ESTARÁ ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS. SERGINHO CARVALHO (BAIXO), ADRIANO TRINDADE (BATERISTA) E DO AGENOR DE LORENZI (TECLADOS). A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA É REALIZADA NO TEATRO FRANCO ZAMPARI - ESPAÇO UNIVESP.
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 35 ALFABETIZAÇÃO - 18/10/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO , VAMOS CONVERSAR SOBRE ALFABETIZAÇÃO.// UM PROCESSO QUE NÃO SE RESUME A ENSINAR A LER./ AS CRIANÇAS TAMBÉM PRECISAM ENTENDER O SENTIDO DAS FRASES./ E ISSO ENVOLVE IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE, RACIOCÍNIO LÓGICO.../ NOSSA CONVIDADA É A CONSULTORA EM EDUCAÇÃO, ILONA BECSKEHÁZY.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 153 - FESTA É PRA ANIMAR

Júlio presencia uma briga do avô e a da avó. Quer fazer algo que ajude os dois a fazerem as pazes.Descobre que o aniversário de casamento dos dois está chegando e resolve fazer uma festa junto ao povo do paiol.Mimosa e as galinhas fazem o bolo.Júlio, Oriba, Lilica, Caco e Alípio fazem um coral.Porém, o Pato Torquato consegue espalhar a discórdia e nem o coral fica pronto, muito menos o bolo.Por fim, descobrem tudo, inclusive que a briga dos avós tinha começado por causa do Pato também. Colocam o Pato pra fora dando um bom castigo nele.E comemoram o aniversário felizes
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

UM DIA MUITO QUENTE/NA PRAIA/PISCINAS NATURAIS

UM DIA MUITO QUENTE Hoje é um dia muito quente. Peppa e George querem saltar em poças de lama, mas as poças secaram. Mamãe Pig sugere que eles coloquem seus trajes de natação e se refresquem na piscina. Mamãe Pig compra sorvete para todos. Papai Pig dorme e fica um pouco quente demais, mas se refresca qando jogam a água da piscina sobre ele. NA PRAIA Peppa e George adoram ir à praia em dias ensolarados. Eles trazem uma bola de praia e seus baldes e pás . Peppa e George se divertem enterrando Papai Pig na areia. Quando é hora de ir para casa eles quase se esquecem de uma coisa importante: o Papai Pig! PISCINAS NATURAIS Peppa e George vão à praia com a Vovó e o Vovô Pig. Peppa e George procuram a areia, mas este é um tipo diferente de praia, com muitas rochas e pequenas piscinas naturais para explorar. Peppa , George , Vovó e Vovô Pig se divertem com um pouco de caranguejo, uma concha e um fóssil . Peppa resgata um peixe pequeno em seu balde e o coloca de volta no mar.
Conheça o Programa
livre
CARLOS II

O PASSADO DE SODABOT

EPISÓDIO ESPECIAL REVELANDO UM POUCO DO PASSADO MISTERIOSO DE SODABOT E UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O VILÃO.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O OUTONO!

O outono chegou na floresta de Los Arboles e Bubu, Biel e Bonie estão colhendo figos, groselhas e avelãs. Bubu sugere colher os frutos do outono e fazer uma salada bem docinha. Enquanto eles buscam frutos e os colocam em cima de um tronco, algo curioso acontece: cada vez que as corujinhas retornam, parte dos frutos some! Com esse sumiço se repetindo, as corujinhas decidem investigar o que está acontecendo.. Após a busca, Bubu sente um olhar a observando e, ao se virar, pega um texugo no flagra levando os últimos figos. É aí que um grupo de texugos se aproxima e explica que eles estão comendo muito pois precisam dobrar de tamanho até o inverno, já que durante a hibernação perdem metade do seu peso. Eles também explicam que precisam levar frutos, sementes e raízes para a toca, já que quando acordam, na primavera, não há tanto alimento para eles na floresta. Bubu, então, sugere aos irmãos ajudarem os novos amigos a encontrarem alimentos. Após encher a toca dos texugos com comida, as corujinhas escutam o assobio do Papai. Bubu, Biel e Bonie contam sobre a descoberta do outono para o Papai e a Mamãe Coruja, que explicam que o outono é uma estação de preparação dos animais e vegetais para a estação que vem depois, o inverno. Bubu conta que chamou os texuguinhos de gulosos, mas aprendeu que seu julgamento estava errado e que nunca deve julgar o outro sem saber o que ele está vivendo. Mamãe encerra a noite cantando a canção “Outono e Inverno”.
Conheça o Programa
livre
MOLANG

MOLANG - 22 A CEGONHA / A ESTÁTUA

A cegonha Uma cegonha decidiu se aninhar no telhado de Molang e Piu Piu. Ele tenta construir seu ninho, mas não é uma tarefa fácil! Molang e Piu Piu farão tudo o que puderem para ajudar esse vizinho desajeitado. A estátua Piu Piu esculpiu uma estátua. Quando Piu Piu está fora, o desajeitado Molang quebra um braço da estátua. Molang chama seus amigos para ajudá-lo a consertá-lo. Enquanto os amigos trabalham na estátua, Molang tem que distrair Piu Piu para que ele não perceba o que está acontecendo.
Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 13

DRAGÕES MARINHOS SÓ QUEREM SE DIVERTIR Dragões marinhos ameaçam estragar o Dia de Praia de Castelo Seguro. AMIZADE DE DRAGÃO Durante uma caça ao tesouro, Smelgly faz dupla com Olivia, que tira vantagem de sua nova amizade.
Conheça o Programa
livre
RUSTY RIVETS II

RUSTY RIVETS II - 26 - RUSTY E A AVENTURA NO ÁRTICO / SUPERLIAM

- Quando Orbit cai no Ártico, cabe a Rusty e Ruby levá-lo de volta ao espaço. - Quando Liam não toma tempo para aprender sobre a nova roupa de super-herói, Rusty e Ruby fazem o trabalho pra ele, o desastre se instaura.
Conheça o Programa
livre
SHIMMER E SHINE III

08 - UMA DANÇA MÁGICA

Samira leva as meninas para aprender dança magica, mas quando Zeta rouba os sapatos mágicos da instrutora de dança mágica e os usa para tomar conta de Zahramay Falls, as meninas devem usar as danças que aprenderam para impedi-la.
Conheça o Programa
livre
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II - 08

Um novo vingador mascarado está tirando a primazia da Rainbow Dash como herói residente de Ponyville.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 05 - JUNTANDO A BANDA

Sunny e sua turma formam um grupo de rock para se apresentar no Show de talentos de Friendly Falls. Quando Lacey sabota sua banda, Sunny tem que fazer alguns truques de mágica para salvar o show.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA III

OS FILHOTES SALVAM O VELHO FIEL // OS FILHOTES SALVAM UMA PÔNEI

OS FILHOTES SALVAM O VELHO FIEL Ryder tem um grande mistério nas mãos quando a Baía da Aventura está um caos com jatos de água saindo de todos os lugares da cidade. OS FILHOTES SALVAM UMA PÔNEI Em uma viagem ao acampamento do Rancho Julia e Julio, Ryder e os cachorrinhos fazem amizade com uma medrosa pônei chamada Priscila. Ela se assusta com algo e acaba se perdendo no vasto rancho, a Patrulha Canina precisará ir ao resgate.
Conheça o Programa
livre
PJ MASKS - HERÓIS DE PIJAMA

NÃO FOI CULPA DO LAGARTIXO

GREG NÃO CUIDA DO CARRINHO QUE CAMERON O EMPRESTOU E ELE É ROUBADO, MAS GREG CONTINUA A DIZER QUE A CULPA NÃO É DELE.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XI

THOMAS XI-12-CAÇA AO VAGÃO/CICLONE THOMAS

Bloco 1: O último jogo de Bill e Ben consiste em esconder vagões e fazer outras locomotivas caçarem por eles. Eles acham que isso é divertido, e a última vítima deles é a Nia, mas Edward não acha engraçado. Ele os faz buscar o vagão para ela e diz para eles caírem fora. Então Bill e Ben decidem pregar uma peça em Edward e esconder um vagão que ele deveria pegar nas docas. Quando Bill e Ben descobrem que o vagão é para a festa de Natal das crianças no Castelo de Ulfstead, eles querem devolvê-lo, mas ele não está onde o deixaram e logo são eles que estão jogando caça ao vagão. Bloco 2: Thomas quer ser exatamente como Ruby, um avião médico, que transporta a Dra. Claire para lugares remotos, onde é difícil para pacientes chegarem a hospitais ou médicos para tratamento. Thomas continua tentando chegar a emergências médicas para ajudar, mas ele não pode competir com a velocidade de Ruby e ela sempre o vence. Mas quando um ciclone chega, fica muito perigoso para Ruby voar e por Thomas ser forte e resistente o suficiente é ele quem vai atravessar o ciclone e levar os aldeões para a segurança.
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

10 - ILHA DOS ANIMAIS

BLAZE E LISTRADO NAVEGAM PARA A ILHA DOS ANIMAIS - UM LUGAR INCRÍVEL HABITADO POR ANIMAIS DE MONSTER TRUCK! MAS QUANDO UM CAMALEÃO GANANCIOSO COLOCA A ILHA EM PERIGO, BLAZE E LISTRADO DEVEM ENCONTRAR SEU LADO SELVAGEM PARA SALVAR SEUS AMIGOS ANIMAIS.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 04

No Monte Evereste, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem o Lindo Homem das Neves, um ex-monstro que se tornou guia de escalada. Lindo promete ajudá-los a chegar ao topo da montanha, de onde poderão ver o caminho para Viravento. Porém, ele esconde um segredo que pode arruinar os planos da turma.
Conheça o Programa
livre
O SHOW DA LUNA II

SUBINDO!

Durante um passeio de bicicleta pelo bairro, Luna e Júpiter encontram um imenso e colorido balão. Ao chegar em casa e contar a novidade para Cláudio surge uma questão: Afinal, como o balão sobe? O trio tenta um experimento mas é mesmo no Faz de Conta que ao virar balões eles sentem e entendem o que faz um balão subir.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 4

Senninha e Neco tentam construir o carro perfeito para as corridas. Após muitas tentativas, chegam num protótipo que é movido à energia solar.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - EU NÃO LAVO PENICO!

QUINTAL DA CULTURA VI PGM EU NÃO LAVO PENICO (Roteiro HQ 76) Ludovico é o dono de uma lavanderia que tem uma missão importantíssima: lavar o vestido novo da rainha. Se não bastasse isso, dois clientes ainda vão causar uma grande confusão por causa de seus pijamas.
Conheça o Programa
livre
TORDESILHAS - SÉRIE I

A NOITE DOS DESENTERRADOS VIVOS

A Noite dos Desenterrados Vivos Capitão Bandeira surrupia uma fórmula secreta da tribo dos Vazum-Bi, que, teoricamente, deveria desenterrar coisas do chão, como um tesouro, por exemplo. O problema é que as gotas da misteriosa poção Vazum-Bi fazem com que índios zumbis saiam da cova e ataquem a tropa.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PATINS, PRA MIM?

Que surpresa! O Cebolinha e o Cascão dão patins novos de presente para a Mônica. Será que os meninos, enfim, tomaram jeito? Que nada, é apenas mais um plano infalível! Com a Mônica patinadora solta por aí, o bairro do Limoeiro que se cuide!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PEGA PRA MIM?

Quando a Mônica persegue o Cebolinha para mandar umas merecidas coelhadas, o Sansão acaba preso no alto de uma árvore – a maior árvore do Limoeiro! Em troca de ficar cinco dias sem levar coelhadas, o Cebolinha concorda em salvar o bichinho.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO

JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO - 15/11/2019

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 12

BLOCO 1 ABERTURA (ELMO NADADOR)-01:00:39:02 - 01:02:28:12 Elmo está se preparando para ir à aula de natação e quer mostrar aos amigos telespectadores o que aprendeu. Ele imagina uma piscina e mostra como consegue nadar rápido e devagar, conforme a velocidade de suas pernas. Sua mãe o chama, pois está atrasado para a aula. Ele então mostra que pode usar as pernas para correr também. SUPER GROVER 2.0 (REMANDO RIO ACIMA)-01:02:28:13 - 01:08:28:26 Porcos estão em um barco, à deriva em um lago, até que descobrem algo que pode ser um bom remo, para leva-los de volta à terra firme. AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO(ON THE ISLAND)-01:08:28:27 - 01:13:31:10 Ênio e Beto estão no Havaí, boiando em um colchão inflável, quando descobrem que eles flutuaram para o mar! Eles conseguem remar até uma ilha deserta, e agora precisam descobrir como voltar ao continente! BLOCO 2 HISTÓRIA CENTRAL (O SONO DO COME-COME)-01:13:50:17 - 01:16:35:04 Bel encontra Come-Come muito cansado, sem nem conseguir comer seus biscoitos. Ela percebe que ele fez muitas atividades durante o dia e recomenda que ele tire uma soneca para descansar. Ele então dorme rapidamente, mas momentos depois, já acorda com as energias recuperadas e devorando uma bandeja de biscoitos. CELEBRIDADE (FERNANDO – HORA DE BRINCAR)- 01:16:35:05 - 01:17:33:15 Fernando Fernandes e Elmo estão se divertindo com jogos. MIGALHAS PICTURES (AVENTURAS DO BISCOITO PI)- 01:17:33:16 - 01:22:28:20 Biscoito Pi está à deriva com o Come-come, em uma jangada feita de biscoito. QUADRO EXTRA (UM DIA NA PRAIA -EP.2)-01:22:28:21 - 01:24:58:12 Elmo e Lola estão preparando as bolsas para passar um dia na praia com Mae e Louie, mas eles querem levar muitos brinquedos. Louie diz que eles não podem levar tudo o que querem, primeiro devem escolher aquilo de que precisam. Eles participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, vencem o jogo e passam um divertido dia na praia. ENCERRAMENTO (GROVER VAI NADAR) 01:24:58:13 - 01:26:04:14 Grover está se preparando para ir nadar na praia. Um homem avisa que está chegando uma tempestade. Ele não acredita e começa a dizer para o homem o quão bom nadador ele é. A tempestade começa a chegar e Grover percebe que é melhor deixar a praia para outra hora e ir jogar dominó.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O OUTONO!

O outono chegou na floresta de Los Arboles e Bubu, Biel e Bonie estão colhendo figos, groselhas e avelãs. Bubu sugere colher os frutos do outono e fazer uma salada bem docinha. Enquanto eles buscam frutos e os colocam em cima de um tronco, algo curioso acontece: cada vez que as corujinhas retornam, parte dos frutos some! Com esse sumiço se repetindo, as corujinhas decidem investigar o que está acontecendo.. Após a busca, Bubu sente um olhar a observando e, ao se virar, pega um texugo no flagra levando os últimos figos. É aí que um grupo de texugos se aproxima e explica que eles estão comendo muito pois precisam dobrar de tamanho até o inverno, já que durante a hibernação perdem metade do seu peso. Eles também explicam que precisam levar frutos, sementes e raízes para a toca, já que quando acordam, na primavera, não há tanto alimento para eles na floresta. Bubu, então, sugere aos irmãos ajudarem os novos amigos a encontrarem alimentos. Após encher a toca dos texugos com comida, as corujinhas escutam o assobio do Papai. Bubu, Biel e Bonie contam sobre a descoberta do outono para o Papai e a Mamãe Coruja, que explicam que o outono é uma estação de preparação dos animais e vegetais para a estação que vem depois, o inverno. Bubu conta que chamou os texuguinhos de gulosos, mas aprendeu que seu julgamento estava errado e que nunca deve julgar o outro sem saber o que ele está vivendo. Mamãe encerra a noite cantando a canção “Outono e Inverno”.
Conheça o Programa
livre
TRANSFORMERS RESCUE BOTS III

TRANSFORMERS RESCUE BOTS III - 20 - UM NOVO HERÓI

O novo recruta Blurr abandona os Rescue Bots e decola em sua nave, o Sigma, enquanto o resto da equipe lida com os efeitos de explosões solares que desligam todo tipo de energia em Griffin Rock.
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

10 - ILHA DOS ANIMAIS

BLAZE E LISTRADO NAVEGAM PARA A ILHA DOS ANIMAIS - UM LUGAR INCRÍVEL HABITADO POR ANIMAIS DE MONSTER TRUCK! MAS QUANDO UM CAMALEÃO GANANCIOSO COLOCA A ILHA EM PERIGO, BLAZE E LISTRADO DEVEM ENCONTRAR SEU LADO SELVAGEM PARA SALVAR SEUS AMIGOS ANIMAIS.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XI

THOMAS XI-12-CAÇA AO VAGÃO/CICLONE THOMAS

Bloco 1: O último jogo de Bill e Ben consiste em esconder vagões e fazer outras locomotivas caçarem por eles. Eles acham que isso é divertido, e a última vítima deles é a Nia, mas Edward não acha engraçado. Ele os faz buscar o vagão para ela e diz para eles caírem fora. Então Bill e Ben decidem pregar uma peça em Edward e esconder um vagão que ele deveria pegar nas docas. Quando Bill e Ben descobrem que o vagão é para a festa de Natal das crianças no Castelo de Ulfstead, eles querem devolvê-lo, mas ele não está onde o deixaram e logo são eles que estão jogando caça ao vagão. Bloco 2: Thomas quer ser exatamente como Ruby, um avião médico, que transporta a Dra. Claire para lugares remotos, onde é difícil para pacientes chegarem a hospitais ou médicos para tratamento. Thomas continua tentando chegar a emergências médicas para ajudar, mas ele não pode competir com a velocidade de Ruby e ela sempre o vence. Mas quando um ciclone chega, fica muito perigoso para Ruby voar e por Thomas ser forte e resistente o suficiente é ele quem vai atravessar o ciclone e levar os aldeões para a segurança.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA III

OS FILHOTES SALVAM O VELHO FIEL // OS FILHOTES SALVAM UMA PÔNEI

OS FILHOTES SALVAM O VELHO FIEL Ryder tem um grande mistério nas mãos quando a Baía da Aventura está um caos com jatos de água saindo de todos os lugares da cidade. OS FILHOTES SALVAM UMA PÔNEI Em uma viagem ao acampamento do Rancho Julia e Julio, Ryder e os cachorrinhos fazem amizade com uma medrosa pônei chamada Priscila. Ela se assusta com algo e acaba se perdendo no vasto rancho, a Patrulha Canina precisará ir ao resgate.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 05 - JUNTANDO A BANDA

Sunny e sua turma formam um grupo de rock para se apresentar no Show de talentos de Friendly Falls. Quando Lacey sabota sua banda, Sunny tem que fazer alguns truques de mágica para salvar o show.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 4

Senninha e Neco tentam construir o carro perfeito para as corridas. Após muitas tentativas, chegam num protótipo que é movido à energia solar.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - EU NÃO LAVO PENICO!

QUINTAL DA CULTURA VI PGM EU NÃO LAVO PENICO (Roteiro HQ 76) Ludovico é o dono de uma lavanderia que tem uma missão importantíssima: lavar o vestido novo da rainha. Se não bastasse isso, dois clientes ainda vão causar uma grande confusão por causa de seus pijamas.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PATINS, PRA MIM?

Que surpresa! O Cebolinha e o Cascão dão patins novos de presente para a Mônica. Será que os meninos, enfim, tomaram jeito? Que nada, é apenas mais um plano infalível! Com a Mônica patinadora solta por aí, o bairro do Limoeiro que se cuide!
Conheça o Programa
livre
WORLD OF WINX - II

WORLD OF WINX - II - 7 - UMA FLOR NA NEVE

Matt, teletransportado por acidente para o Mundo dos Sonhos, conhece a Rainha pela primeira vez e os dois se apaixonam sem sequer se conhecerem. De volta à Terra, para procurar a flor mais bonita para homenagear sua amada, Matt, é atacado novamente por seu sequestrador misterioso e depois salvo por Flora. No entanto, chega até eles Stoney, nêmesis da fada. Após uma luta espetacular, Matt e Flora derrotam Stoney e o rapaz compreende que se ele realmente ama a garota que vive no Mundo dos Sonhos, deve ajudar as Winx. Nas últimas cenas do episódio, um show das Winx é interrompido e Aisha reage por impulso, dando à Rainha a chance de descobrir o seu ponto fraco.
livre
VALENTINS II

05 - UM PESADELO DE CASAMENTO

Sem o capacete da memória, Randolfo passa vergonha em sua entrevista para a TV. No dia do casamento de Alice com o vilão, as crianças tentam recuperar sua memória, mas algo inesperado acontece.
Conheça o Programa
livre
EU SOU FRANKY II

44 - FRANKY E A PREGUIÇA

Treze entra no sistema de Franky e aumenta seu nível de preguiça para provar à Kassandra que ela estava errada. O que termina arruinando a feira de Ciências do colégio. Por outro lado, Margarita continua desesperada pelo que viu entre Wilson e Sabrina, até que descobre que na verdade Sabrina é Sofia.
Conheça o Programa
livre
PAPO DE MÃE II

INTERCÂMBIO

Muitos adolescentes sonham em passar uns meses fora do país, em fazer um intercâmbio escolar, e nós descobrimos que há várias possibilidades, inclusive de bolsas. Para falar sobre isso convidamos o Tiago Hadd, especialista em carreira e educação internacional e a Andrea Câmara, mãe do Felipe, de 20 anos e do Pedro, de 15. O Pedro também participa do papo para contar como foi a experiência dele. E imagine fazer um intercâmbio em um navio. Você vai ainda conhecer a Ana Paula que mandou um vídeo pelo nosso whatsapp sobre essa aventura.
Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

ARISMAR DO ESPÍRITO + LÉA FREIRE

Experientes músicos, Arismar e Lea falam sobre improviso, música e contam histórias que mostram como seus mundos são feitos de pura arte.
Conheça o Programa
livre
PADRE BROWN V

PADRE BROWN V - O FOGO NO CÉU

EP 14 - O FOGO NO CÉU - William corre atrás de sua filha Charlotte através da floresta escura atrás de sua casa. Sua visão distorce e ele cai de joelhos. No dia seguinte, o padre Brown e a Sra. McCarthy visitam um desorientado William que diz que Charlotte desapareceu. Mais tarde, Charlotte aparece na delegacia, gritando que "está tentando sair". Ela perde a consciência e é levada para o Kembleford Cottage Hospital, onde a Dra. Ashley e a enfermeira Alisha a tratam. Naquela noite, William entra em pânico ao ver uma forma alienígena através da janela. No dia seguinte, seu corpo é encontrado em uma sala trancada e Padre Brown suspeita que ele tenha sido envenenado.
Conheça o Programa
14
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - 15/11/2019

Conheça o Programa
n
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 15/11/2019

Conheça o Programa
n
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1307

HOJE, NO REPÓRTER ECO, CONHEÇA O CINEASTA BRASILEIRO QUE USA A ARTE PARA FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA/ VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O ESTUDO QUE MOSTRA COMO O MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE PODE AJUDAR NO CONTROLE DO CLIMA. E AINDA, OS IMPACTOS DO MAIOR DESASTRE AMBIENTAL DO LITORAL NORDESTINO. AS MANCHAS DE ÓLEO CRU DEIXAM MARCAS PROFUNDAS NA VIDA DA POPULAÇÃO E DE ESPÉCIES DE PLANTAS E ANIMAIS MARINHOS. CIENTISTAS DESCOBREM QUE O ELEFANTE-DA-FLORESTA, QUE HABITA A ÁFRICA CENTRAL, FAVORECE O CRESCIMENTO DE ÁRVORES DE TRONCOS MAIS GROSSOS QUE RETIRAM MAIS DIÓXIDO DE CARBONO DA ATMOSFERA. E , FERNANDO MEIRELLES REVELA O LADO POUCO CONHECIDO DE ATIVISTA AMBIENTAL.
Conheça o Programa
n
PERSONA EM FOCO

BRUNA LOMBARDI

Conheça o Programa
14
ENSAIO

CHITÃOZINHO E XORORÓ

Neste programa, Fernando Faro recebe Chitãozinho e Xororó, que relembram alguns dos momentos mais marcantes dos seus 38 anos de carreira. Chitãozinho conta que começaram a cantar em casa, enquanto seu pai tocava violão e sua mãe o acompanhava cantando. Ele imitava o pai e Xororó, a voz aguda da mãe. Um dia, seu pai perdeu o caderninho onde anotava suas composições, mas os dois meninos tinham tudo gravado na cabeça. Vendo o potencial dos filhos, o pai Mário Lima incentivou a carreira da dupla, que até então se chamava Zezinho e Durval. Contam que foi o compositor Athos Campos que os batizaram como “Chitãozinho e Xororó”, nome de uma de suas composições. Xororó lembra que a princípio não gostaram do nome, pois achavam que era “muito caipira”, já que queriam atrair os mais jovens. A dupla fala sobre as dificuldades que enfrentou, pensando até em desistir da carreira. No programa, interpretam seus grandes sucessos, como “Fio de Cabelo”, a canção que quebrou várias barreiras para a música sertaneja nas FMs e televisão. Lembram ainda de “No Rancho Fundo”, música de Ary Barroso e Lamartine Babo. O programa ainda traz “Sinônimos”, “Evidências”, “Brincar de ser feliz”, “Fogão de Lenha” e “Galopeira”.
Conheça o Programa
livre
VISCERAL BRASIL - AS VEIAS ABERTAS DA MÚSICA II

VISCERAL BRASIL - 10 - PLANTEI JILÓ DEU AMOR

Plantei Jiló deu amor - com Dona Dalva Damiana Ex-operária da fábrica de charutos, Dona Dalva Damiana simboliza a invenção do samba de roda do recôncavo baiano, com suas vestimentas que reverenciam a Irmandade da Boa Morte e seu jeito poético de cantar o simples. Aos 90 anos, Dona Dalva é energia, é amor, é puro axé.
livre
AMAZÔNIA LEGAL

10 - CASTANHA

ABUNDANTES NA NATUREZA E COM GRANDE POTENCIAL PARA GERAR RENDA E ASSEGURAR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA PARA OS POVOS DA FLORESTA, OS PRODUTOS FLORESTAIS NÃO MADEIREIROS TÊM GANHADO VISIBILIDADE NA PAUTA DA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. UM DESTES PRODUTOS, EM ASCENSÃO, É A CASTANHA DO BRASIL. PRODUZIDA EM LARGA ESCALA NO ACRE, A CASTANHA É PROTAGONISTA DA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS SERINGUEIROS DA REGIÃO MARCADA PELO CONFLITO HISTÓRICO ENTRE AGROEXTRATIVISTAS E LATIFUNDIÁRIOS PELA POSSE DA TERRA. DAS SEMENTES, OBTÊM-SE AS AMÊNDOAS, RICAS EM PROTEÍNAS E SELÊNIO, E TAMBÉM O ÓLEO, QUE É UTILIZADO TANTO NA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS COMESTÍVEIS QUANTO EM COSMÉTICOS. RESULTADO DA LUTA SOCIAL E AMBIENTAL, O ARRANJO PRODUTIVO DA CASTANHA PROVA QUE A GESTÃO TRANSPARENTE E COMPARTILHADA VIA COOPERATIVISMO OU ASSOCIATIVISMO É UM CAMINHO PARA ATENDER DE FATO OS ANSEIOS DE QUEM RETIRA DA FLORESTA O SEU SUSTENTO.
livre
CONTOS DA MEIA NOITE

A ARANHA - ORIGENES LESSA

O Melo, proprietário de uma fazenda na alta paulista, toca violino. Um dia, das trincas de sua moradia rural, aparece uma aranha. Temível na aparência, acaba revelendo-se uma amante da boa música que Melo vai tocando. Até que um desavisado visitante comete um erro fatal.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 15/11/2019

Conheça o Programa
n
SAUDE BRASIL

FARMÁCIA - PRODUTOS NATURAIS

Cada vez mais a população procura seguir hábitos saudáveis, consumindo e utilizando produtos naturais que proporcionem bem estar. No Brasil o uso de plantas medicinais é muito popular mesmo nas grandes cidades. Em nosso país possuímos simplesmente a maior diversidade de flora, com mais de 55 mil espécies de plantas ou 22% do total de espécies conhecidas no mundo. Centenas delas são utilizadas medicinalmente e a grande maioria ainda não foi estudada pelas ciências biomédicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fitoterapia é utilizada por cerca de 80% da população mundial como forma de atendimento básico e é reconhecida como recurso terapêutico desde 1978. Mas afinal, o que é um produto natural? Na verdade, produto natural é todo aquele que provém da natureza, o que não quer dizer que seja benéfico, nem livre de agrotóxicos. Neste programa educativo, vamos conhecer um pouco mais sobre as plantas medicinais e os produtos obtidos a partir delas. Quais são os cuidados na utilização e benefícios para a saúde. O educativo conta com a participação de profissionais de referência na área médica, científica e também do Conselho Regional de Farmacêuticos de São Paulo que fiscaliza estes medicamentos.
Conheça o Programa
livre
REPERTÓRIO POPULAR

REPERTÓRIO POPULAR - EDUARDO GUDIN

Neste show Edurado Gudin faz um retrospecto dos maiores sucessos de sua carreira, apresentando as composições com seus vários parceiros , algumas feitas para Festivais de Música.O Show foi gravado no Sesc Pompéia, a participação de Paulinho da Viola foi gravada na Chopperia do Sesc. Eduardo Gudin também esta acompanhado pelo grupo Notìcias Dum Brasil.
Conheça o Programa
livre
A ESTEPE ORIENTAL DA MONGÓLIA

livre
NOSSA LÍNGUA 2010

AS COLÔNIAS

BLOCO 1 Felipe e Tininha introduzem o tema do programa falando sobre o Brasil ter deixado de ser colônia de Portugal a partir de 1822 e que, mesmo assim, continuou a receber colonos, imigrantes de várias partes do mundo que estabeleceram colônias no país. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “colônia” e os seus significados. O Povo Fala responde a enquete: -“você conhece algum estrangeiro que vive no Brasil? De qual país?/ Você se lembra de algum tropeço linguístico dele, alguma pronúncia “engraçada”? Felipe e Tininha, num restaurante, discutem sobre a origem do macarrão. O quadro “Curiosidades” traz as informações sobre as hipóteses da origem do macarrão – textos de civilizações antigas relatam que os assírios e babilônios já comiam um produto cozido à base de cereais e água por volta de dois e quinhentos anos antes de Cristo. Outra história diz ainda que o macarrão teria sido levado à Itália pelo veneziano Marco Pólo, quando ele voltou de uma viagem à China, em 1925.. São muitas histórias... O Jornal Nossa Língua traz a notícia que a globalização tem aumentado a procura por cursos de língua estrangeira. Mais recentemente, por conta das relações econômicas entre Brasil e China, o mandarim tem sido muito procurado pelos brasileiros. Felipe Reis entrevista a professora Shan Shan Fei, que dá curso de mandarim na FAAP. Ela explica quais as principais dificuldades em aprender o idioma. Felipe e professor Eduardo Calbucci conversam com dinamarquês Mad’s que fala das dificuldades de aprendizado da língua portuguesa. BLOCO 2 Felipe e Tininha falam sobre a concentração da colônia italiana nos bairros do Brás, Bexiga e Barra Funda, em São Paulo. Dramatização de um trecho do conto Brás, Bexiga e Barra Funda, do escritor Antônio de Alcântara Machado. Felipe Reis entrevista o professor de literatura Frederico Barbosa que fala sobre a obra de Alcântara Machado e destaca os principais pontos de sua obra. O quadro CSI traz para a investigação a concordância verbal: A frase dita pela concorrente à Miss INL, Gilda, gera uma dúvida levantada pelo detetive Bento Montenegro e quase anula a candidatura da personagem. A frase que gerou a polêmica foi: “A maioria dos eleitores não compareceu às urnas.” BLOCO 3 O Conselheiro Brás explicou que a frase dita por Gilda estava correta pois, no caso, o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito que é “maioria”. Outra possibilidade seria Gilda dizer: “A maioria dos eleitores não compareceram às urnas”. Quando a palavra “maioria” vem seguida de um especificador no plural, admite-se a concordância no plural. O quadro Curiosidades traz a origem do macarrão. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz o uso da palavra “privilégio” e não “previlégio”. Felipe e Tininha encerram o programa ao som de “Capital do Tempo”, na interpretação de Elza Soares.
Conheça o Programa
livre