Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 15 de Setembro

ABERTURA DA EMISSORA

APLICATIVOS PARA A VIDA

COLHEITA MÓVEL (ÍNDIA)

EM NOVA DELHI, SACHIN MANTÉM COMPUTADORES LONGE DOS HACKERS - MAS AGORA ELE TEM UM DESAFIO AINDA MAIOR. A ÍNDIA ESTÁ CADA VEZ MAIS ASSUSTADA COM A ONDA DE SUICÍDIOS DE FAZENDEIROS, E SACHIN ESTÁ DISPOSTO A AJUDAR. QUANDO ELE CONVERSA COM OS FAZENDEIROS, ELE ENCONTRA RESPOSTAS... MAS CONSEGUIRÁ DESENVOLVER UM 'APLICATIVO PARA VIDA'?
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 07

No programa 7, vamos conhecer o atleta de BMX Orlean Silva. Vamos conhecer o sistema XTR da Shimano com o especialista Rubens Matsubara e Marcos Ribeiro, gerente da Dorel Sports. As ciclistas Patricia Abibe e Andrea Amorim falam sobre o canal no Youtube: Bike Friends Forever. O Dir. de Comunicação Luiz Felipe Marques fala sobre a bike share: Yellow. Saber um pouco da experiência do Daniel Ribeiro, Ventura Alonso, Rogério Pires e Ricardo Roldão no Mongolia Bike Challenge.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

URTICÁRIA CRÔNICA ESPONTÂNEA

Você já ouviu falar em Urticária? É uma doença mais comum do que imaginamos. Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida. Neste educativo vamos conhecer mais sobre as Urticárias e suas características. Falaremos principalmente sobre a Urticária Crônica Espontânea, o tipo que mais afeta a qualidade de vida dos pacientes. Saiba que Urticária Crônica Espontânea tem tratamento, por isso, procure ajuda médica e não conviva com esse problema!
Conheça o Programa
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: RONALDO VIOLA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Ronaldo Viola. Participaram desse programa:Ronaldo Viola Filho, João Cravalho, Inezita Barroso, Chico Rocha, Rodrigo Mattos, Praiano, Divino, Donizete, Valdo Reis, Pratini e Rodrigo Mattos.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 551

Conheça o Programa
livre
MUNDO MUSEU  I

06 - MUSEU EVITA

UMA DAS PERSONAGENS MAIS INTERESSANTES E CONTROVERTIDAS DA AMÉRICA LATINA, UMA MULHER QUE VIROU MITO E GANHOU O MUNDO, TORNANDO-SE PERSONAGEM DE MUSICAL NA BROADWAY E DE SUPERPRODUÇÃO EM HOLLYWOOD. EVA DUARTE PERÓN É O PERSONAGEM DO MUSEU EVITA, EM BUENOS AIRES. A INSTITUIÇÃO ATRAVÉS DE OBJETOS PESSOAIS, FOTOS , GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO, CONTA A HISTÓRIA DA MENINA POBRE DO INTERIOR, QUE SONHAVA EM SER ATRIZ, E TORNOU-SE A MULHER MAIS PODEROSA DA ARGENTINA ANTES DOS 30 ANOS DE IDADE. TRAGICAMENTE, DESCOBRIU QUE TINHA CÂNCER E MORREU NO AUGE DA POPULARIDADE, AOS 33 ANOS. ADORADA OU ODIADA, EVITA AINDA É PERSONAGEM NA POLÍTICA ARGENTINA E UM SÍMBOLO PARA TODO O CONTINENTE. O MUSEU TENTA UMA ABORDAGEM EQUILIBRADA E HISTÓRICA, LEVANDO CADA VISITANTE ÀS PRÓPRIAS REFLEXÕES E CONCLUSÕES.
Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 20

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: CAFÉS ESPECIAIS DA REGIÃO DE CAPARAÓ CAPIXABA, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, SE DESTACAM PELA ALTA QUALIDADE E GANHAM FAMA NO BRASIL E NO EXTERIOR. E A PRODUÇÃO DE LEITE ORGÂNICO NO INTERIOR PAULISTA. OS CONSUMIDORES ESTÃO CADA VEZ MAIS INTERESSADOS EM ALIMENTOS NATURAIS E SAUDÁVEIS O QUE TEM LEVADO PRODUTORES A SE ADAPTAREM AO NOVO NEGÓCIO.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 59

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 07 - CAVAQUINHO

Com o tema Cavaquinho, este programa presta uma homenagem a Waldir Azevedo, Luciana Rabello e Jonas Pereira de Almeida, entre outros compositores.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM10 - TEMPORADA 2 - MOACYR LUZ

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 26

FIM DO SURF Um gigante egoísta pega toda a água do reino só para si. UMA JORNADA GIGANTE Quando Nella e seus amigos ficam sem limões para sua barraca de limões, eles embarcam em uma jornada de proporções épicas.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

GALINHA PINTADINHA MINI - HORA DE DORMIR - 10

Hora de Dormir / Ovo Surpresa (Cadeira) / Serenata do Barulho / Pescaria de Cores (Amarelo) / Hora da Música (Galinha Pintadinha 1) Hora de Dormir Em uma noite calma, o Galo e a Galinha Pintadinha tentam colocar o agitado Pintinho para dormir. Serenata do Barulho Os sapinhos estão competindo pela atenção da Sapinha, mas com suas serenatas eles acabaram fazendo um grande barulho.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

OPERAÇÃO RESGATE!

O trio de corujinhas avista um pássaro na boca de um crocodilo e decide salvá-lo. Bubu e Biel começam a argumentar sobre o animal ser um jacaré ou um crocodilo. Bubu e Bonie vão em busca de ajuda, e pedem a colaboração do macaco, que chama outros macacos e sugere chamar também a girafa. As ararinhas-azuis e o jabuti também são convocados. Bonie bola um plano de resgate com a ajuda de todos os animais, fazendo uma ponte até o crocodilo e cutucando seu nariz com uma pena para ele espirrar. O crocodilo espirra e o pássaro voa para longe, que reclama de terem interrompido o seu jantar. O crocodilo entra em cena, explicando as diferenças entre um crocodilo e um jacaré. O pássaro-palito volta para a boca do crocodilo e os irmãos entendem que, na verdade, o pássaro e o crocodilo são amigos e estão se ajudando. O Papai Coruja assobia e, de volta ao ninho, explica para os seus filhotes o que é a protocooperação. A Mamãe diz que a intenção de ajudar o pássaro-palito foi boa, mas alerta para o perigo de passar uma informação adiante sem saber se é realmente verdade. O episódio encerra com a Mamãe cantando a música “Répteis!”.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG III

TEMA: SR. BATATA VEM PARA CIDADE/ A VIAGEM DE BARCO DA POLLY/ CORRIDA DIVERTIDA

Sr. Batata Vem Para a cidade TODOS NA CIDADE DE PEPPA ESTÃO ANIMADOS PARA CONHECER O SR. BATATA QUANDO ELE CHEGA PARA ABRIR UMA NOVA LOJA DE ESPORTES NA CIDADE. A Viagem de Barco da Polly PEPPA E GEORGE VÃO EM UMA VIAGEM DE BARCO COM O VOVÔ PIG, MAS ELES PRECISAM ENVIAR A POLLY PAPAGAIO PARA PEDIR AJUDA QUANDO O BARCO DELES ENCALHA. POLLY BUSCA A VOVÓ PIG E O VOVÔ CÃO, QUE OS RESGATAM EM SEU BARCO. Corrida Divertida PAPAI PIG SE ESFORÇA PARA CORRER UMA CORRIDA A FIM DE ARRECADAR DINHEIRO PARA CONSERTAR O TELHADO DA ESCOLA, MAS ACHA BEM MAIS FÁCIL CORRER QUANDO UMA VESPA COMEÇA A PERSEGUI-LO.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 20

Nas Ilhas Maurício, os irmãos Lolo e Tutu, duas flores de lótus, moram em duas casas ao mesmo tempo e sofrem por terem que ir toda hora de uma casa para a outra. Vendo a dificuldade dos irmãos, Vivi, Mochilão e Lanterninha bolam planos super-surpreendentes, como uma incrível bolha aquática que flutua no mar para tentar reduzir a distância entre as casas.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

PIOLHOS NÃO VEEM, CORAÇÃO NÃO SENTE

Otto pega piolho e sua mãe, Dona Carmila, ameaça raspar seu cabelo. Os piolhos então sugerem ajudar Otto em suas tarefas como: arrumar o quarto e estudar para a prova de matemática e em troca de mante-los em sua cabeça. Só que eles estão apenas enganando e planejam sugar todo o sangue da mãe de otto.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

VERÃO ETERNO

Dois sóis e um verão interminável. É isso que compõe o clima deste planeta chamado Duplossole. Nossos protagonistas vão ter que recolher energia solar, ininterruptamente, por 30 horas para poder assar um pernil ao molho de laranjas no mega forno da espaçonave. O problema é que um eclipse duplo está para acontecer, coisa rara, mas que pode acabar com os planos dos nossos amigos de continuar a missão, e acabar com boa parte da vida no planeta, pois seus habitantes tem uma resistência muito pequena ao frio e não possuem casacos.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

PERDENDO AS ESTRIBEIRAS

RUFUS COMPRA UM NOVO JOGO DE VIDEO-GAME MAS NÃO CONSEGUE VENCER BORIS. UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PARA MAU-PERDEDORES PARECE SER A MELHOR SOLUÇÃO.
Conheça o Programa
livre
CASAKADABRA

04 - TREINAMENTO

DANTE E CLARICE ESTÃO DISCUTINDO SOBRE ESPORTES. DENTRO DA CASA LINO NÃO QUER SE ALIMENTAR DIREITO E SÓ COME PIZZA. ZILU SE DISFARÇA DE TREINADOR PARA LHE ENSINAR A PRATICAR ESPORTES E, ENTÃO, ROUBAR O LIVRO MÁGICO.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

ALGUÉM PARA CUIDAR DE MIM!

O Cebolinha promete que vai tomar conta da sua irmãzinha, a Maria Cebolinha. Só que ele não contava com um irrecusável jogo de futebol bem na hora que ele está com ela. Será que ele vai conseguir tomar conta da irmã e jogar ao mesmo tempo? Nunca duvide do nosso querido Cebolinha.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

UM PLANO LEVEMENTE INFALÍVEL

O Cebolinha acha que pode mover as coisas com a “folça” do pensamento. Pensando bem, até que pode, né? Principalmente, se o objetivo for vencer aquela “baixinha, golducha e dentuça" pra se tornar o dono da rua. Então, muita concentração e divirta-se
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

UM PORQUINHO INCOMODA MUITA GENTE

"Ele não dá trabalho nenhum", foi o que o Cascão disse ao pedir para o Cebolinha cuidar do Chovinista, seu porquinho de estimação, enquanto a família viaja. Trabalho nenhum? AHAM...
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

VENHA À MINHA FESTINHA

Oba! É aniversário da Mônica! Tem bolo, humm... Tem brigadeiro, humm... Tem boneca... Epa! Boneca?! Olha só, cada convidado precisa levar sua própria boneca! Então, vamos ver como o Cebolinha e o Cascão contornam essa delicada situação...
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1299

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A NOVA EXPEDIÇÃO DA FAMÍLIA SCHURMANN. CONHEÇA TAMBÉM O DOCUMENTÁRIO SOBRE POVOS INDÍGENAS ISOLADOS DO BRASIL. E AINDA, OS IMPACTOS DA PRODUÇÃO E CONSUMO DE CARNE BOVINA. PESQUISAS MOSTRAM QUE A CRIAÇÃO DE GADO ACABA COM ÁREAS DE FLORESTA E A DIETA COM EXCESSO DE PROTEÍNA ANIMAL PREJUDICA A SAÚDE. FILME ALERTA QUE A DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA AMEAÇA A SOBREVIVÊNCIA DE UM GRUPO ISOLADO ,NA TERRA ARARIBÓIA , ESTADO DO MARANHÃO. E , O COMANDANTE DA FAMÍLIA BRASILEIRA DE VELEJADORES FALA SOBRE PRÓXIMA JORNADA EM DEFESA DOS MARES E OCEANOS.
Conheça o Programa
n
A GRANDE NATUREZA AZUL

ILHA DO COCO

Um refúgio remoto e espetacular para a vida marinha nas águas azuis selvagens do Pacífico oriental. É considerado um destino obrigatório para exploradores submarinos. As Ilhas do coco são um pequeno arquipélago vulcânico que se ergue abruptamente das águas indomáveis do Pacífico oriental. Há 370 milhas da costa ocidental do México, a única maneira de mergulhar neste local primitivo e remoto é com barcos específicos. Este episódio tem fotos impressionantes desta cadeia selvagem e remota que é conhecida por surpreender quem visita, encontros com arraias gigantes do Pacífico, tubarão-martelo, golfinhos e tubarões-de-pontas-brancas.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 332 - A ERA DOS DESCOBRIMENTOS

HÁ CINCO SÉCULOS, UM NAVEGADOR PORTUGUÊS PARTIA PARA UM DOS FEITOS MAIS OUSADOS NA HISTÓRIA DO HOMEM: UMA VIAGEM RUMO AO DESCONHECIDO, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLORAR UMA ROTA ALTERNATIVA PARA O OCEANO PACÍFICO, EVITANDO O JÁ CONHECIDO CAMINHO PELO SUL DA ÁFRICA. O RESULTADO DAQUELA AVENTURA FOI UMA REVOLUÇÃO NA CARTOGRAFIA E NA GEOPOLÍTICA, NUMA ÉPOCA EM QUE PORTUGAL E ESPANHA ERAM AS MAIORES POTÊNCIAS E TAMBÉM RIVAIS. FOI A PRIMEIRA CIRCUNAVEGAÇÃO DA TERRA E O SEPULTAMENTO, NO ÂMBITO DA CIÊNCIA, DA IDEIA DE QUE O PLANETA SERIA PLANO. MUITO ALÉM DO FEITO CIENTÍFICO, A VIAGEM IRIA SE TRANSFORMAR NUMA SEQUÊNCIA DE SURPRESAS PARA FERNÃO DE MAGALHÃES, O COMANDANTE DA FROTA DE CINCO CARAVELAS E SEUS 270 TRIPULANTES. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA CONVIDAMOS VOCÊ PARA UMA VOLTA NO TEMPO, UMA AVENTURA QUE ESTÁ COMPLETANDO 500 ANOS.
Conheça o Programa
livre
#PROVOCAÇÕES

#PROVOCAÇÕES - 18 - MARINA SILVA

Em nova fase, o programa #Provocações, agora comandado por Marcelo Tas, recebe a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A acriana conhecida no Brasil e no mundo por seu ativismo ambiental opina sobre o desastre da Floresta Amazônica e a irresponsabilidade política do atual ministro Ricardo Salles. Além disso, Tas provoca a ex-candidata à Presidência da República a expor suas rivalidades políticas, explicar o papel das fake news em uma eleição e analisar o atual governo de Jair Bolsonaro. ABERTURA: "Não chores, meu filho; / não chores, que a vida / é luta renhida: / viver é lutar. / a vida é combate, / que os fracos abate, / que os fortes, os bravos / só pode exaltar." Canção do Tamoio de Gonçalves Dias. Minha convidada tem mais de 40 anos de lutas. Algumas ganhas, outras perdidas, mas todas lutadas. E ainda tem gente que diz que ela é fraca, que se esconde da briga. é uma defensora tão intransigente do meio-ambiente que tem mar e selva no nome: Marina Silva, você é fraca?
Conheça o Programa
10
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 383 - 15/09/2019

HOJE TEM IRENE RAVACHE, AQUI NO ESTÚDIO DO METRÓPOLIS. ELA VEM FALAR DA NOVA PEÇA, "ALMA DESPEJADA", SOBRE UMA MULHER QUE MORREU E FAZ UMA ÚLTIMA VISITA À CASA ONDE MORAVA. A GENTE TAMBÉM VAI MOSTRAR UMA INICIATIVA QUE LEVA OS LIVROS PARA O BAIRRO DE GUAINAZES, ZONA LESTE DE SÃO PAULO. ELES ESTÃO EM GELOTECAS, GALDEIRAS TRANSFORMADAS EM BIBLIOTECAS. TEM NOVA SÉRIE PRA VOCÊ ASSISTIR, COM O ATOR DE COMÉDIAS SACHA BARON COHEN FAZENDO O PAPEL DE UM ESPIÃO. E UM DOCUMENTÁRIO QUE CONTA A HISTÓRIA DE UM GRANDE EMPRESÁRIO DA MÚSICA AMERICANA.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 153 - ESPECIAL MINIATURAS (PODE SER REPRISADO)

Essa edição é dedicada a obras de arte de pequenas dimensões. - Conheça o trabalho em folhas de árvores feitas pelo espanhol Lorenzo Durán. - Arte na ponta do lápis de um jeito que você nunca viu: confira as esculturas milimétricas feitas em grafite do artista russo Salavat Fidai. - Usando argila e massa de modelar, a ilustradora espanhola Irma Gruenholz cria miniaturas e cenas de faz de conta que já conquistaram o mercado publicitário. - Inspirado em cenas do cotidiano, o alemão Frank Kunert faz projetos arquitetônicos em maquetes que ironizam as preocupações e os sonhos do ser humano. - Youtuber Michael Sommer encena grandes obras da literatura mundial usando bonecos de Playmobil. Veja a versão bem-humorada de "Romeu e Julieta". - "Pérolas do Papai" é sucesso nas redes sociais: influenciado pelo universo de cartoons e videogames, artista sueco cria obras de arte com contas plásticas.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

IDENTIDADE, DIÁSPORA E EXÍLIO

CF 15 - identidade, diáspora e exílio com ricardo timm de souza, filósofo A palestra abordará a configuração do cruzamento significativo das temáticas da “identidade”, da “diáspora” e do “exílio” nas obras de franz rosenzweig (kassel, 1886 – frankfurt, 1929), emmanuel levinas (kaunas, 1906 – paris, 1995) e jacques derrida (el-biar, 1930 – paris, 2004), no sentido de demonstrar de que modo esse cruzamento é fundamental para a compreensão de suas obras respectivas – que postulam a ética na centralidade do universo filosófico-cultural contemporâneo -, e, além disso, como tais constitutivos significam uma das possibilidades mais profícuas de criação não apenas filosófica, mas, igualmente, literária e cultural tout court, na contemporaneidade.
Conheça o Programa
14
PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - VACINAS

VAMOS FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO. A QUEDA NAS TAXAS DE VACINAÇÃO CONTRIBUÍ PRA QUE DOENÇAS QUE ESTAVAM ERRADICADAS VOLTEM A CIRCULAR NO PAÍS.É O CASO DA PÓLIO E DO SARAMPO.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

RETRATOS DE FÉ - 20 - UMBANDA - TEMP I

Em Curitiba, um pai de santo, que assumiu o terreiro há apenas um ano, fala da responsabilidade de conduzir os ritos na sua comunidade. Na capital paulista, a mãe pequena da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, descreve origem e as diversas tradições umbandistas. Na Cachoeira do Macacu, Rio de Janeiro, e em Belo Horizonte, praticantes da tradição contam um pouco do dia-a-dia de um umbandista e sobre como a vida no terreiro os ajudou a entender as experiências espíritas que sempre aconteceram em suas vidas.
Conheça o Programa
livre
SALA DE CINEMA

O ESQUECIMENTO IMPOSSÍVEL

Uma criança vai em busca de seu pai. Um pai desapareceu há 35 anos e se tornou pó. Um pó cobrindo o horizonte. Um passado cheio de descuidos e uma tentativa de recuperar momentos, situações, gestos e objetos. Um desejo de saber o que aconteceu, acusação e pretende completar a história da história inacabada. Esse documentário trata da história de Norberto Harbegg, militante peronista sequestrado no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro , em 1978, e até hoje desaparecido, no âmbito da Operação Condor, que reuniu a repressão das ditaduras do Chile, Argentina e Brasil. Argumento No documentário “O esquecimento impossível” ( El (Im)posibleOlvido, o cineasta Adrés Habegger realiza uma viagem profundamente pessoal em busca de informações sobre seu pai, o jornalista e militante Montonero Norberto Habegger,desaparecido em 1978 ao desembarcar no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, vítima da Operação Condor. Percorrendo locais que fizeram parte de sua vida e voltando a fotos antigas e seus diários de infância, o diretor completa lacunas de uma história familiar interrompida. O filme foi rodado na Argentina, México e Brasil. No Rio de Janeiro, durante a filmagem , Andres tem a confirmação de que sue pai desembarcou no aeroporto internacional do Galeão e foi seqüestrado. Não se tem muitas informações sobre a operação Condor que vinculou os serviços de repressão das ditaduras latino-americanas fazendo com que esses serviços atuassem integrados na busca pelos opositores aos regimes ditatoriais. O caso de Norberto Habegger, mostrado no filme, comprova a união desses serviços no seqüestro e desaparecimento de um militante. Após 35 anos de questionamento, a busca por um pai ausente é a marca desse documentário. Este questionamento, longe de ser acusatório, procura a história do desaparecido Norberto Habegger. Histórias clandestinas vividas pelo diretor na idade de nove anos também conectam o documentário com sua busca pessoal, através de seu diário de infância, que traz registros de seu dia a dia e seus encontros esporádicos com o pai no México. Chegar a lugares onde seu pai viveu para fazer esse documentário fizeram Andres fechar um capítulo importante na sua história, colocando o filme como um corajoso testemunho pessoal, fazendo com que o filme faça parte de uma lista de documentários sobre as ditaduras latino-americanas, cicatrizes essenciais para entender o presente. Um pai fantasma que desapareceu no Brasil em 1978. Um pai ativista político, quase um herói, vítima da violência militar latino-americana dos anos 70. Um filho que viveu com essa ausência a maior parte de sua vida. Uma história cheia de esquecimento. Os diários do menino recuperados tentam restaurar essa perda. “O esquecimento impossível” é uma jornada íntima, sentimental e profundamente política. A estrutura tem a organização de uma viagem, mais visceral do que lógica, mas mantendo uma progressão dramática. O filme é narrado em primeira pessoa e dá conta de uma jornada em direção às áreas cinzentas da consciência, uma viagem pela memória. O filme, uma co-produção brasileiro, participou do festival “É tudo verdade” de 2018.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2012

MARILENE MARTINS

Pioneira da dança moderna em Belo Horizonte, Marilene Martins escreve o movimento por meio de gestos e palavras. Dividiu sua carreira entre Belo Horizonte, onde dançou no Ballet de Minas Gerais, sob direção de Carlos Leite, e no Ballet Klauss Vianna, de Klauss e Angel Vianna; Salvador, onde cursou dança moderna na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integrou o grupo Juventude e Dança e o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, e Rio de Janeiro, cidade em que aprofundou seus estudos em dança. Com o apoio de Rolf Gelewski (1930-1988) fundou a Escola de Dança Moderna Marilene Martins, em Belo Horizonte, em 1969, e o Trans-Forma Grupo Experimental de Dança, em 1971. Com o término do grupo em 1988, Nena, como é conhecida, não parou de criar: estudou decoração, formou-se em artes plásticas e passou a escrever poesias. Até hoje seus conceitos e sua forma de olhar para uma dança experimental reverberam nos trabalhos da cena da dança mineira.
Conheça o Programa
10
PERSONA EM FOCO

DENISE DEL VECCHIO

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
TRAJETÓRIAS

CIDA MOREYRA

livre
SERTÃO DE DENTRO

06 - FRONTEIRAS

NESTE EPISÓDIO VEREMOS COMO OS SERTANEJOS CUIDAM E PLANTAM NA TERRA DO SERTÃO.
livre
DOC TV II

ASSIM CAMINHA REGÊNCIA (ES)

A série DOC TV apresenta ao público brasileiro um documentário realizado no Estado do ES: Assim caminha Regência, dirigido por Ricardo Sá O filme conta a história de Miúdo, o protetor da alma do herói Caboclo Bernardo, que em 1887, salvou 128 marinheiros de um naufrágio na Foz do Rio Doce.Seu ato de bravura logo foi reconhecido pela Corte do Brasil, que na época lhe condecorou com uma medalha de ouro de 25 gramas, hoje desaparecida. Esta história foi resgatada por Seu Miúdo, que compôs um hino em homenagem a Caboclo Bernardo, além de outras demonstrações de zelo para com o desconhecido herói.Assim Caminha Regência também resgata a identidade cultural deste lugar distante da civilização. Localizada às margens da foz do rio doce, Regência parece não dar muita atenção aos anseios da modernidade. Talvez por isso lá não exista delegacia, pois não há violência que a demande. O documentário segue então este ritmo ribeirinho, revelando de um lado a relação de Seu Miúdo com o Caboclo Bernardo, de um outro lado contando a história de Regencia e do herói.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 29 - ESPECIAL FACULDADE SÃO FRANCISCO

Convidados: Décio Pignatari e Lygia Fagundes Telles •Lygia: Você é uma escritora em que o tema da memória é fundamental. Como a experiência de estudar aqui na São Francisco marcou suas memórias e sua ficção? •Décio: No livro Errâncias, você faz uma colagem de lugares e artistas que marcaram sua vida (como Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Ezra Pound e os compositores Luigi Nono e Rogério Duprat). A São Francisco deixou algum traço no seu imaginário poético? O fato de ter vindo de um bairro operário, em Osasco, o tornava um peixe fora d’água? •Lygia: Foi nesse ambiente que conheceu Mário e Oswald de Andrade e Paulo Emílio Sales Gomes? Como foi sua participação na Academia de Letras da Faculdade e colaboração com os jornais Arcádia e A Balança? •Décio: Foi aqui que conheceu os irmãos Campos? Como surgiu a identificação entre vocês? •Lygia: Você começou a escrever no auge do regionalismo e foi (ao lado de Clarice Lipector) uma precursora da prosa urbana das décadas seguintes. Você pensava em produzir uma guinada na prosa brasileira? •Décio: A poesia concreta foi uma reação à geração de 45? Como foi sua participação no Clube Poesia (que reunia poetas dessa geração), pelo qual publicou seu livro de estreia, O Carrossel? •Lygia: Seus romances são mais realistas e seus contos muitas vezes derivam para o fantástico ou para o alegórico (como “A Caçada”, em que a personagem penetra numa velha tapeçaria, ou “Seminário dos Ratos”, em que os roedores invadem uma cúpula de burocratas). O tema determina a forma ou a forma define o modo de representar? Como é seu processo de criação? •Décio: Como se deu o “salto participante” da poesia concreta, baseado no dito do poeta russo Maiacóvski: “sem forma revolucionária não há arte revolucionária”? •Lygia: Você se considera uma escritora política? •Décio: Que diferença há entre a fase da revista Noigandres e da revista Invenção? Foi a passagem de uma fase mais experimental para outra mais militante? •Lygia: De que maneira o convívio com o grupo da revista Clima influenciou seu trabalho? •Décio: Falando dessa relação com grandes escritores do passado, vocês dois têm livros que partem da obra de Machado de Assis: o roteiro Capitu, da Lygia, e a peça Céu de Lona, do Décio. Por que esse retorno a Machado? •Lygia: pedir para falar sobre o roteiro Capitu. •Décio: Depois de Poesia Pois É Poesia você passou a escrever prosa e teatro. Como o poeta está presente nesses livros? Haverá continuação do projeto teatral iniciado por Céu de Lona? E como surgiu Bili com Limão Verde na Mão?
Conheça o Programa
livre
ABERTURA DA EMISSORA

livre
ABERTURA DA EMISSORA

livre
ABERTURA DA EMISSORA

livre
ABERTURA DA EMISSORA

livre
ABERTURA DA EMISSORA

livre