Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 14 de Julho

ABERTURA DA EMISSORA

A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

MIGUEL VISITA PIETRO

MIGUEL VISITA PIETRO, UM PRATICANTE DE ESPORTES RADICAIS.
livre
A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

PIETRO VISITA QUADRIGÊMEOS BRANDENBURG

OS QUADRIGÊMEOS BRANDENBURG RECEBEM PIETRO NA FAZENDA ONDE VIVEM.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 16 - TUI-NÁ

Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 16

Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 15

EP 15 – A empresaria Tatiana Bassi conta como decidiu conciliar o comando do Tempo da Carne com o ciclismo. Mario Canna fala sobre lubrificação. Os soldados: Silvestre e Alencar, da PM, falam sobre a importância do registro dos chassis em sua bicicleta. O Coach Giba Ambrogi fala sobre o seu vínculo com o ciclismo. Garry Fisher conta como inventou a Mountain Bike.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

HANSENÍASE

Nesse educativo vamos conhecer uma doença antiga, mas que ainda causa medo e estigma por parte da população pela falta de conhecimento. Trata-se da Hanseníase ou Lepra, como era conhecida antigamente. Uma doença infecciosa crônica e que acomete, normalmente, a pele e os nervos das pessoas. Uma doença que tem tratamento e cura!
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

RAÍZES (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as relíquias do acervo do programa. Participam deste Viola:Zé do Rancho e Zé do Pinho, Jacó e Jacozinho, Industrial e Fazendeiro,Duo Guarujá, Deive e Dalva,Nonô e Naná e Conjunto Terra Molhada, Mogiano e Mogianinho, Galã e Granfino, Nestor e Nestorzinho, Juraci e Marcito, Duo Ciriema, Teodoro e Sampaio, Silveira e Silveirinha, Eli Silva e Zé Goiano, Zé Garoto e Timboré.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 542

Conheça o Programa
livre
50º FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA - MARIO ULLOA, VIOLÃO/ DANIEL GUEDES, REGENTE

livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 11 - FLAUTA

Com o tema Flauta, este programa homenageia compositores como Patápio Silva, Altamiro Carrilho e Antônio Callado, entre outros.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM02 - TEMPORADA 2 - TRIO CORRENTE

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 08

É para isso que serve os melhores amigos: É o dia do grande desfile, e Trinket se recusa a admitir que está doente. Melancia fujona: Willow está convencido a entrar em um concurso de jardinagem – e acidentalmente cria uma melancia fujona.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

A PENA EM PÉ - 18

A Pena em Pé / Ovo Surpresa (Trator) / A Grande Corrida / Pescaria de Cores (Laranja) / Hora da Música (Cão Amigo) A Pena em Pé Logo que acorda, a Galinha Pintadinha descobre que ela terá que passar o dia com uma teimosa pena em pé. A Grande Corrida As Galinhas se preparam para uma grande corrida. A torcida está organizada e o Pintinho Amarelinho vai dar a largada. Quem será que vai vencer?
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

CADÊ?

Bubu, Biel e Bonie estão decidindo qual será a brincadeira do dia, quando, de repente, Bonie desliza sozinha pelo galho. Após uma breve investigação, as corujinhas descobrem que era um lagarto disfarçado. Surge a dúvida: será que os animais brincam de esconde-esconde? O trio parte à procura desses bichinhos escondidos pela floresta. Biel questiona: será que esses animais são tímidos? Bubu afirma que não, eles estão é brincando de esconde-esconde. A resposta dessa questão vale uma aposta de mil amoras! Nessa busca, surgem camuflados um sapo no meio das folhas, uma mariposa no tronco, um bicho-pau no meio dos gravetos e uma raposinha, que afirma se esconder, mas não por brincadeira. Em casa, o Papai Coruja explica o que é a camuflagem e a Mamãe Coruja canta a música “Esconde-esconde”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 42 - LIMITES

HISTORIA CENTRAL: JÚLIO, LILICA E CACO ASSISTEM DESENHO E DEPOIS LIMPAM O PAIOL
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A COZINHA JÁ NÃO É UM LUGAR SEGURO

Barulhos estranhos fazem a Mônica e Magali acreditarem que a pia da cozinha está assombrada.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A MÁQUINA DE LAVAR ASSOMBRADA

Quando o Cascão vai dormir na casa do Cebolinha, a noite chuvosa o deixa apavorado. E quando vão para a cama, tudo piora com o barulho molhado que vem da lavanderia. É apenas a máquina de lavar roupa. Ou será que não? Tem alguma coisa estranha aqui..
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 02

Vivi, Mochilão e Lanterninha chegam a Tóquio, no Japão, e conhecem Elvis, um microfone que se perdeu durante uma turnê. Elvis precisa da ajuda dos novos amigos para voltar ao seu karaokê. Para isso, eles têm que enfrentar lutadores de sumô e ninjas misteriosos.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

GÊNIO

Otto encontra um gênio da lâmpada e deseja que seu amigo, Lobiberto, não precise mais trabalhar com a lanchonete. O que ele não esperava é que Eugenio entende todos os desejos de maneira errada e causa uma confusão
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

NEVE

Neste episódio nossos heróis, chegam num mundo muito gelado, onde todo mundo passa muito frio por causa de uma neve constante, só que, segundo o roteiro da missão, esse seria um planeta quente onde eles usariam o calor para recarregar a bateria da nave. Então eles descobrem que o sol do planeta foi roubado e vão investigar o mistério desse sumiço enquanto tentam se proteger do frio.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

A CORRENTE DO MAL

RUFUS RECEBE UM E-MAIL DIZENDO QUE SEUS AMIGOS ESTARÃO EM PERIGO CASO A MENSAGEM NÃO SEJA ENCAMINHADA EM 30 SEGUNDOS. PORÉM UMA QUEDA DE ENERGIA O ATRAPALHA NA TAREFA E ELE FICA DESESPERADO.
Conheça o Programa
livre
MISSÃO PET

MISSÃO PET - 05 - RICOTA E ADOÇÃO

ALEXANDRE TEM A MISSÃO DE TREINAR UMA CADELA MUITO BAGUNCEIRA, CHAMADA RICOTA, PARA QUE A CASA DE SUA DONA FIQUE EM PERFEITA HARMONIA ENTRE SEUS GATOS E ELA. A SEGUNDA MISSÃO É CONSEGUIR ENCONTRAR UM CACHORRO NA ADOÇÃO PARA A CASA DE UMA FAMÍLIA COM DUAS CRIANÇAS.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1290

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , APAIXONADOS PELA NATUREZA PRATICAM O TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES . SAIBA TAMBÉM QUAL É O RISCO DE UM GRANDE CORPO CELESTE SE CHOCAR CONTRA A TERRA. E AINDA , UMA PLANTA USADA COMO TEMPERO, PODERÁ SER UMA ALIADA NO COMBATE À DENGUE. CIENTISTAS CRIARAM UM EXTRATO À BASE DO AÇAFRÃO-DA-TERRA OU CÚRCUMA QUE DESTRÓI AS LARVAS DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DOENÇA. A AMEAÇA DE UM IMPACTO GIGANTESCO É PEQUENA, MAS AS AGÊNCIAS ESPACIAIS VIGIAM CONSTANTEMENTE OS ASTERÓIDES PRÓXIMOS AO NOSSO PLANETA. E, EM PASSEIOS POR PARQUES E ÁREAS VERDES DAS CIDADES , ADEPTOS DO ECOTURISMO CONHECEM PARTE DA RICA DIVERSIDADE DE PÁSSAROS DO BRASIL/..
Conheça o Programa
n
GRANDES MIGRAÇÕES DA NATUREZA

ZEBRA

Milhares de zebras encaram leões, cães de caça, seca e fome enquanto realizam a migração mais recentemente descoberta do mundo. Enfrentando uma das florestas mais brutais do Botswana, eles fazem a mais longa migração de terra da África para alcançar as ricas pastagens do Parque Nacional de Nxai Pan. Liz Bonnin lidera uma equipe de cientistas e cineastas, usando tecnologia de ponta para tentar algo que nunca foi feito antes; eles seguem a zebra, no chão, a cada passo do caminho e revelam os segredos por trás dessa novíssima descoberta.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 314 - CAMINHOS DA FELICIDADE

O QUE TORNA AS PESSOAS MAIS FELIZES? QUAL É O SEGREDO DA FELICIDADE? AO LONGO DA HISTÓRIA, PENSADORES E FILÓSOFOS, DE CONFÚCIO A ARISTÓTELES, PROCURARAM RESPONDER A ESSA PERGUNTA. E, HOJE, MUITOS PAÍSES TENTAM ATENDER À EXPECTATIVA DE SEUS POVOS, OFERECENDO AS PRÓPRIAS SOLUÇÕES. NESTE ANO, MAIS UMA VEZ, OS PAÍSES NÓRDICOS LIDERAM O RANKING DA ONU QUE AVALIA O GRAU DE FELICIDADE E SATISFAÇÃO DAS POPULAÇÕES. E A RECEITA É SIMPLES: EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, EMPREGO, BAIXOS ÍNDICES DE DESIGUALDADE E MAIS BAIXOS AINDA DE CORRUPÇÃO, ALÉM DA CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES. SERÁ QUE UM DIA O BRASIL CHEGARÁ LÁ? NESSE MOMENTO, ESTAMOS REGREDINDO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 374 - 14/07/2019

NO METRÓPOLIS VOCÊ VAI CONHECER A CAPITAL DO JEANS NO PAÍS, A PEQUENA TORITAMA, NO AGRESTE PERNAMBUCANO, É TEMA DO NOVO FILME DE MARCELO GOMES. UM APRESENTADOR DE TV QUE PRODUZIA OS PRÓPRIOS CRIMES QUE MOSTRAVA. É VERDADE E ESTÁ NA SÉRIE "BANDIDOS NA TV". UMA ORQUESTRA PENSADA PARA TRANSMITIR MÚSICA AOS SURDOS. VOCÊ VAI SE SURPREENDER. BELCHIOR REDESCOBERTO. O SUCESSO DA MÚSICA DO CEARENSE NA VOZ DE EMICIDA. VIDEOLOCADORA, ISSO AINDA EXISTE? EXISTE SIM, E TEM UM PÚBLICO FIDELÍSSIMO.
Conheça o Programa
livre
VITRINE BRASIL

VITRINE BRASIL - 11

HOJE O VITRINE BRASIL VAI ATÉ RIBEIRÃO CLARO NO PARANÁ//BANHADA PELO RIO PARANAPANEMA, A CIDADE RESPIRA HISTÓRIA E AINDA TEM PAISAGENS EXUBERANTES CHEIAS DE MONTANHAS E CACHOEIRAS//A CIDADE DE GOIÁS, VIU A POETISA CORA CORALINA CRESCER, VIRAR DOCEIRA, E, DEPOIS, UMA DAS PERSONALIDADES MAIS IMPORTANTES DO ESTADO DE GOIÁS.// VAMOS CONHECER UM SERVIÇO GRATUITO QUE EXISTE HÁ QUASE 18 ANOS EM SÃO PAULO,INSPIRADO NO FILME "CENTRAL DO BRASIL" , O PROJETO "ESCREVE CARTAS" AJUDA PESSOAS QUE NÃO SABEM LER E ESCREVER.
Conheça o Programa
livre
GENIUS II - PICASSO

GENIUS II - PICASSO - 02

A Segunda Guerra Mundial se enfurece, mas o mais velho Picasso (Antonio Banderas) se recusa a deixar Paris, estreitando seu relacionamento com a fotógrafa Dora Maar (Samantha Colley). Enquanto isso, o jovem Pablo (Alex Rich) encontra rápido sucesso em sua primeira viagem a Paris, imitando os mestres, mas ele se esforça para fazer algo verdadeiramente original.
Conheça o Programa
16
CAFÉ FILOSÓFICO 2017

UM ESCRITOR QUE AMA CUBA

café filosófico especial fronteiras do pensamento com Leonardo Padura – um escritor que ama Cuba participação especial - Manuel da Costa Pinto Uma conversa com o premiado escritor cubano Leonardo Padura, considerado um dos melhores de seu país. Um cidadão que, mesmo agraciado pelo governo espanhol com a dupla nacionalidade, escolheu continuar vivendo em Cuba e nos conta porque. Fala sobre o que representa ter voz onde tantos tem que se calar e que usa a ficção policial como pano de fundo para explorar a realidade cubana. Ele comenta sobre suas publicações, entre elas a tetralogia Estações Havana que traz o investigador Mario Conde, que conquistou fama e fãs pelo mundo; nos conta como foi difícil e longa a pesquisa para poder escrever O Homem que Amava os Cachorros, que trata do assassinato do intelectual marxista Leon Trosky por Ramón Mercader da polícia de Stalin.
Conheça o Programa
14
INSPIRA.MOV BRASIL II

CÉLIA CATUNDA

11. CÉLIA CATUNDA - Criadora das séries de animação Peixonauta e Show da Luna, Célia Catunda conta neste programa que desde criança sonhava em fazer desenhos animados que tivessem a cara do Brasil. Após uma trajetória cheia de obstáculos, suas produções fazem hoje sucesso entre crianças do mundo inteiro.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

TEMPORADA I - 11 - IGREJA BATISTA

Na faculdade de teologia, em Vitória, alunos estudam a Bíblia. O pastor Robson Junior, presidente da Convenção Batista Nacional do Espírito Santo, explica o processo de evangelização por meio do estudo. Também analisa a autonomia de cada igreja batista e a evolução, desde a convenção mais tradicional até as renovadas. Em Trindade (GO), Edmilson mostra como é seu envolvimento com a Igreja e a vivência na religião. Em Ibirité (MG), o casal Elias e Andressa relata sua experiência de conversão e como a Escola Bíblica Dominical os ajudou a decidir que queriam fazer parte da Igreja.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

CLAUDETTE SOARES

livre
FIGURAS DA DANÇA 2013

HUGO TRAVERS

Hugo Travers(1932) Argentino radicado no Brasil, Hugo Travers dedicou sua vida à dança. Aos 20 anos, ingressou no Ballet Nacional de Cuba, por intermédio de Alícia Alonso, e viajou com a companhia em turnê pela Rússia, China e outros países. Dançou no Balé de Stuttgart, na Alemanha, ao lado da bailarina Márcia Haydée. Foi contratado para trabalhar na Televisão Nacional Iraniana, com o grupo Pars National Ballet. Retornou à Argentina durante um curto período e mudou-se para o Brasil, em Belo Horizonte, onde fundou, com Paulo e Rodrigo Pederneiras, o Grupo Corpo, permanecendo durante nove anos. Ingressou no Balé da Cidade de São Paulo para assumir diversas funções, como assistente de direção, professor, coreógrafo e maître de balé. Aposentou-se em 2012 pelo Balé da Cidade de São Paulo.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

DON L (2019)

No palco do Manos e Minas, Don L. Filho de cearenses, nascido em Brasília. Quando tinha dois anos, sua família voltou para Fortaleza, onde conheceu o rap. Fez sua estreia com a banda Costa a Costa, referência no nordeste e no Brasil. Há cinco anos lançou seu primeiro disco solo e vai mostrar aqui o som de seu trampo mais recente, “Roteiro Pra Aïnouz – Vol. 3”, de 2017, falar sobre parcerias e projetos. No slam, a poesia do Ira, diretamente do Espírito Santo. - Nosso videorrepórter Rodney Suguita apresenta um pouco da história do Nego Bala, músico e MC que viveu em situação de rua no centro de São Paulo, foi preso e deu a volta por cima a partir do contato com a música. - O diretor brasileiro Juca Badaró passou uma temporada em Angola para documentar o maior grafite do continente feito pelo coletivo Murais da Leba. O resultado é o filme “As Cores da Serpente” que saiu do forno neste ano. - Sabrina Xavier apresenta uma performance de break dance.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 323 - VIVER PARA SEMPRE

VOCÊ GOSTARIA DE VIVER ATÉ OS 150 OU 200 ANOS? ACREDITA QUE, UM DIA O HOMEM VAI ALCANÇAR A CONDIÇÃO DE IMORTAL? ACHA QUE, PELO MENOS ALGUMAS PESSOAS DEVERIAM VIVER PARA SEMPRE? OLHA, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, TEM MUITA GENTE POR AÍ QUE SONHA COM A IMORTALIDADE. MAIS DO QUE SONHAR, HÁ QUEM ESTEJA TRABALHANDO PARA QUE ISSO ACONTEÇA. NOS ESTADOS UNIDOS, EXISTE A COALIZÃO PARA A EXTENSÃO RADICAL DA VIDA. NA INGLATERRA, A SOCIEDADE BRITÂNICA PARA A LONGEVIDADE. ESSES GRUPOS NÃO PARAM DE GANHAR ADEPTOS. GENTE QUE DORME EM COLCHÕES ELETROMAGNÉTICOS, TOMA ATÉ 150 PÍLULAS POR DIA E FAZ MUITO MAIS. A PROPÓSITO, VOCÊ SABE QUANTAS PESSOAS QUE JÁ PASSARAM DESTA PARA OUTRA , ESTÃO CONGELADAS, ATUALMENTE, ESPERANDO UM AVANÇO DA CIÊNCIA QUE AS TRAGA DE VOLTA PARA A VIDA? ESSE E OUTROS DETALHES VOCÊ VAI VER NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1290

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , APAIXONADOS PELA NATUREZA PRATICAM O TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES . SAIBA TAMBÉM QUAL É O RISCO DE UM GRANDE CORPO CELESTE SE CHOCAR CONTRA A TERRA. E AINDA , UMA PLANTA USADA COMO TEMPERO, PODERÁ SER UMA ALIADA NO COMBATE À DENGUE. CIENTISTAS CRIARAM UM EXTRATO À BASE DO AÇAFRÃO-DA-TERRA OU CÚRCUMA QUE DESTRÓI AS LARVAS DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DOENÇA. A AMEAÇA DE UM IMPACTO GIGANTESCO É PEQUENA, MAS AS AGÊNCIAS ESPACIAIS VIGIAM CONSTANTEMENTE OS ASTERÓIDES PRÓXIMOS AO NOSSO PLANETA. E, EM PASSEIOS POR PARQUES E ÁREAS VERDES DAS CIDADES , ADEPTOS DO ECOTURISMO CONHECEM PARTE DA RICA DIVERSIDADE DE PÁSSAROS DO BRASIL/..
Conheça o Programa
n
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 17 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR III - 25/09/2018

VAMOS CONVERSAR SOBRE A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O USO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, SOCIÓLOGA, FOI PRESIDENTE DO INEP, SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E SECRETÁRIA EXECUTIVA DO MEC.// ATUALMENTE, MARIA HELENA É MEMBRO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Conheça o Programa
livre
DOC TV II

CANDELÁRIA - AQUELA QUE CONDUZ A LUZ (SE)

Candelária aquela que conduz à luz é um documentário que trata da luta pela dignidade e cidadania dos profissionais do sexo. O filme conta a história de Candelária, 55 anos, que é a presidente da Associação Sergipana de Prostitutas (ASP), que presta atendimento a profissionais do sexo em Sergipe. A ONG distribui preservativos para prostituas de baixa renda e oferece palestras sobre prevenção de AIDS e DSTs, sobre noções de cidadania e sobre auto-estima. Auxilia aquelas que desejam mudar de ocupação encaminhando-as para cursos profissionalizantes.A história de Candelária é repleta de lutas e conquistas. Ela era um mito para os homens na década de 60. Muito autêntica e decidida tornou-se a prostituta mais requisitada de sua época. Uma mulher a frente do seu tempo, que ditou moda, escandalizou os bons costumes, foi amante de importantes políticos, viveu a pobreza na infância e o glamour da alta sociedade na juventude.Além da história de Candelária o filme mostra a história das “candelárias da vida”, como é o dia-a dia dos profissionais do sexo. Quase são os sonhos e esperanças destas pessoas. O que as levou para prostituição.
Conheça o Programa
16
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 20

Conheça o Programa
livre
ABERTURA DA EMISSORA

livre