Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sexta-Feira, 14 de Junho

ABERTURA DA EMISSORA

NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

INGLÊS 23 (MOD.2 - MÉDIO)

Nesta teleaula 23 você continuará estudando as frases da língua inglesa que falam sobre o futuro. Aprenderá a estrutura da forma interrogativa dessas frases e verá que, nas perguntas, a palavra "will" aparece sempre no começo da frase. Na sessão "Let’s travel together", você conhecerá o estado norte-americano da Georgia.
Conheça o Programa
livre
NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

GEOGRAFIA 14 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

Nesta teleaula, você vai aprender o que são as massas de ar e como elas se deslocam na atmosfera. Vai ver como podemos acompanhar o deslocamento das diferentes massas de ar e prever as mudanças no tempo. Vai aprender o que é pressão e umidade atmosférica e como todos esses fatores influem no clima de cada região.
Conheça o Programa
livre
NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

INGLÊS 24 (MOD.2 - MÉDIO)

Nesta teleaula 24 você aprenderá as diferenças entre "will" e "going to" nas frases que falam sobre o futuro. Dependendo da situação, pode-se usar um ou outro. Você recordará que "will" é utilizado junto com uma expressão de incerteza, para falar do que se acha que pode acontecer no futuro. Já o "going to" é usado quando se fala de alguma coisa que já havia se decidido fazer antes.
Conheça o Programa
livre
BIA DESENHA

BIA DESENHA - 10 - SOMBRAS ASSOMBRADAS

Em um final de semana dormindo na mesma casa, Bia e Raul veem nas figuras de um livro várias histórias de lendas assombradas, como a Comadre Fulozinha, o Papa Figo, o Saci os Xamas Continentais. A tensão aumenta quando eles ficam ouvindo os sons de um filme de terror que os pais assistem. As crianças perdem o sono e ficam embaixo do lençol inventando histórias com aa ajuda da lanterna de um celular. Desenhando com sombras, eles viram caçadores de assombração.
livre
MYTIKAH - O LIVRO DOS HERÓIS

MYTIKAH - 10 - MILTON SANTOS

Manga e Leco estão brincando de caça ao tesouro, mas Leco não sabe ler o mapa. Mytikah surge e os leva para conhecer Milton Santos. Milton conta sobre sua paixão por geografia e como ela pode nos ajudar a solucionar problemas. As crianças o ajudam a encontrar sua sala de aula e ganham a relíquia do herói.
livre
INGLÊS COM MÚSICA IV

LOSING MY RELIGION (R.E.M.) SEXTA

A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 13 ENSINO PARTICULAR - 18/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE O CRESCIMENTO DO ENSINO PARTICULAR NO BRASIL./ POR QUE, MESMO EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA, VÁRIAS FAMÍLIAS APERTAM O ORÇAMENTO PARA CONSEGUIR PAGAR UMA ESCOLA PRIVADA PARA OS FILHOS?// PARA COMENTAR O ASSUNTO, NOSSO CONVIDADO É MAURO DE SALLES AGUIAR.
Conheça o Programa
livre
PJ MASKS - HERÓIS DE PIJAMA

O MENINO GATO ASSUME O CONTROLE

ROMEO CONSTRÓI UM CONTROLE REMOTO QUE PODE CONTROLAR UM PJ MASK. ELE PLANEJA USÁ-LOS PARA AJUDÁ-LO A CONSTRUIR UM SUPER CONTROLE QUE POSSA CONTROLAR TODOS OS HUMANOS AO MESMO TEMPO. OS PJ MASKS PRECISAM DETÊ-LO, MAS ANTES O MENINO GATO TEM QUE OUVIR PLANOS QUE NÃO SÃO DELE.
Conheça o Programa
livre
CARLOS I

CARLOS VS CROQUETA

JUANITO TERÁ DESEJO DE COMER COXINHAS FRITAS. CARLOS TERÁ DE PARAR CROQUETA, A CANTORA DE ÓPERA, DE FAZER JUANITO CAIR EM TENTAÇÃO ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

A TRILHA NO CAMPO/UM DIA GELADO/O CAPITÃO PAPAI

A TRILHA NO CAMPO Hoje Peppa e sua família fazem uma trilha na floresta. Peppa e George descobrem pegadas deixadas por pequenos pássaros e formigas. Aprender a seguir trilhas de pegadas se torna muito útil quando a família se perde e segue suas próprias pegadas de volta para seu carro e seu piquenique. Peppa e sua família amam a trilha da natureza, mas eles adoram piqueniques ainda mais! UM DIA GELADO É um dia de inverno muito frio. Peppa e George estão vestindo seus chapéus, cachecóis , luvas e casacos. Eles querem pular em poças de lama , mas o problema é que as poças estão todas congeladas e escorregadias. Até mesmo a lagoa dos patos está congelada, por isso, os patos não podem nadar. Começa a nevar e os amigos de Peppa escorregam em seus tobogãs. Todo mundo se diverte brincando na neve e o dia termina com uma corrida de tobogã emocionante. O CAPITÃO PAPAI Peppa e sua família pegam o barco do Vovô Pig emprestado por um dia. Papai Pig é o capitão, Peppa, George e Mamãe Pig são a tripulação. Tudo vai bem até que o barco fica preso em algumas plantas. Papai Pig tem que usar toda a sua força para empurrar o barco. Depois de um dia de diversão a família partiu para a casa.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O BICHO QUE FOI OUTRO BICHO

Bubu está na beira do lago quando vê um sapo pulando. Logo vê também alguns peixinhos diferentes, que o sapo explica serem seus irmãos. Ele diz que era daquele jeito antes, mas que agora já é grande. Bubu fica encantada com essa transformação e decide que quer se transformar também em outro animal: um elefante. Biel desacredita, mas ela está determinada. Primeiro, coloca um galho de alfazema simulando uma cauda, e, enquanto espera suas orelhas crescerem, parte em busca de um elefante, junto com Biel e Bonie. Ao encontrarem o elefantinho, ele explica que nunca foi coruja nem nasceu de um ovo. Bubu fica decepcionada, mas seus irmãos a consolam dizendo que ela é uma linda corujinha. Bubu conclui, então, que o sapo fez uma brincadeira com ela, e decide se fantasiar de elefante, com orelhas de folhas, uma tromba de flores e uma cauda de graveto, e volta para encontrar o sapo. Mas, ao se encontrarem, o sapo conta que não estava brincando não, ele realmente já foi um girino. E explica o que é a metamorfose. Todos ficam maravilhados! De volta ao ninho, o trio de corujinhas conta a grande descoberta sobre a metamorfose para o Papai e a Mamãe, e a Bubu se dá conta de que gosta muito de ser uma corujinha, não precisava se transformar em um elefante. Na sequência, a Mamãe Coruja canta a canção “Transformação”.
Conheça o Programa
livre
MOLANG

MOLANG - 12 UMA NOITE AGITADA / O CARRO

Uma noite agitada Junto com seus amigos, Molang e Piu Piu organizam uma noite de filme de monstros. Depois que seus amigos se vão, Molang e Piu Piu vão para a cama, mas logo ouvem ruídos estranhos vindos da sala de estar.O que pode ser? Monstros O carro Molang e Piu Piu têm um carro novo, um magnífico conversível amarelo. É a oportunidade perfeita para encontrar seus amigos para um piquenique no campo. No caminho, eles percebem que o piquenique deles foi levado pelo vento! Eles param para comprar comida, mas quando o Piu Piu sai da mercearia, o carro vai embora, e Molang também! O que aconteceu?
Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 06

Uma agitação daquelas: Quando o mensageiro de Nella, o falcão Flutter, não entende quando ela dita os convites para a festa de aniversário de Clod, o falcão acaba enviando umas mensagens bem confusas para os convidados. O strike surpresa: O caos se instala no dia do torneio de boliche de Castelo Seguro.
Conheça o Programa
livre
SHIMMER E SHINE III

14 - GELO E DIVERSÃO / PETS JOGOS

As garotas ajudam Layla, a Gênia do Gelo, a criar divertidas decorações de neve para o próximo Festival Gelo e Diversão. As crianças se divertem com Nazboo e seus irmãos na primeira edição do "Pets Jogos".
Conheça o Programa
livre
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - III

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - III - 13

Twilight acidentalmente lança um feitiço que muda as Marcas Graciosas de todas as suas amigas. Ela deve encontrar um jeito de reverter o feitiço e colocar suas amigas de volta no caminho certo. No processo, a verdadeira identidade de Twilight é revelada.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 15 - UM DIA NA PRAIA

Os SurfBros, uma dupla musical, se perdem no caminho para o show na praia. Sunny e Doodle têm que usar algumas habilidades voando alto em um balão e truques de estilo para encontrá-los e salvar o show.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA

OS FILHOTES SALVAM O CIRCO / O RESGATE DA GALINHETA

- Os filhotes salvam o circo O Ryder recebe uma ligação do diretor do circo. Ellie a bebê elefanta fugiu do trem do circo. O Ryder e a Patrulha Canina têm que procurar pela Ellie. Enquanto isso a mãe da Ellie também sai a sua procura. Agora o Ryder e a Patrulha Canina tem dois elefantes perdidos na Baía da Aventura para resgatar. - O resgate da Galinheta A galinha de bolsa da Prefeita Goodway, a Galinheta, fugiu. O Ryder e a Patrulha Canina começam uma busca pela Baía da Aventura para devolver a Galinheta à Prefeita.
Conheça o Programa
livre
PJ MASKS - HERÓIS DE PIJAMA

O MENINO GATO ASSUME O CONTROLE

ROMEO CONSTRÓI UM CONTROLE REMOTO QUE PODE CONTROLAR UM PJ MASK. ELE PLANEJA USÁ-LOS PARA AJUDÁ-LO A CONSTRUIR UM SUPER CONTROLE QUE POSSA CONTROLAR TODOS OS HUMANOS AO MESMO TEMPO. OS PJ MASKS PRECISAM DETÊ-LO, MAS ANTES O MENINO GATO TEM QUE OUVIR PLANOS QUE NÃO SÃO DELE.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS X

THOMAS X - NOVO GUINDASTE NAS DOCAS/ PARADAS NÃO PLANEJADAS

NOVO GUINDASTE NAS DOCAS Carly, o novo guindaste, está tão interessada que assume todo o trabalho e isso ativa o lado competitivo de Cranky, assim ele trabalha mais e mais rápido em uma tentativa de acompanhá-la. Mas como os dois guindastes freneticamente tentam superar um ao outro, seus ganchos ficam emaranhados e eles ficam presos rapidamente e incapazes de se mover. Eventualmente Salty conta a história de um monstro de duas cabeças que trabalhou em conjunto para conseguir o que queria. Cranky e Carly trabalham juntos para desatar o nó e Salty diz que eles trabalham em harmonia. Big Mickey diz que há três guindastes e todos os motores e guindastes ficam surpresos por ele falar. Eles também o receberam para a equipe. PARADAS NÃO PLANEJADAS Quando Bertie, um ônibus, quebra enquanto eles estão correndo, Thomas assume seus passageiros. Um homem idoso diz que Bertie sempre o deixa entre as paradas. Logo Thomas está recebendo pedidos de muitas outras paradas não programadas, o que o faz atrasar e perturba seus próprios passageiros, assim como o Fat Controller, que recruta Bulgy para levá-los para que Thomas possa correr na hora certa.
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

20 - O RESGATE DO DIA DA CORRIDA

É DIA DE CORRIDA, E ESMAGADOR ESTÁ TRAMANDO PARA BLAZE E WATTS - MANDANDO OS DOIS PILOTOS, AJ E GABBY, PARA LONGE! MAS BLAZE E WATTS ESTÃO DETERMINADOS A SALVAR AJ E GABBY E VOLTAR À CORRIDA A TEMPO DE VENCER!
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 11

Senninha foi passar a férias num sítio, onde se alimenta de frutas e legumes que ele mesmo ajudou a plantar e a colher. Gosta tanto da experiência de uma alimentação mais saudável que monta uma horta em sua própria oficina na mini pista.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - BRINCADEIRINHA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM BRINCADEIRINHA (Roteiro HQ 95) Osório conta para o seu diário o sonho que teve no dia anterior, no qual precisou de todo o seu talento como mágico para tentar ajudar os amigos.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O ANEL DA DISCÓRDIA

Cascão vai até o mercadinho do bairro pois ele decidiu comprar um anel de brinquedo para a sua namorada Cascuda. Para a sua surpresa, ele encontra a sua antiga babá trabalhando lá, mas para o seu azar, o seu amigo Cebolinha também resolve aparecer, e ao saber das intenções do Cascão começa a tirar um sarro do amigo. Para complicar a situação, a Mônica também vai até a lojinha e é aí que a bagunça começa de vez!
Conheça o Programa
livre
URSOS POLARES

livre
JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO

JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO - 14/06/2019

Conheça o Programa
livre
MOMENTO PAPO DE MÃE  II

ESPECIAL 50 ANOS - MAURICIO DE SOUSA E FERNANDO MELIGENI

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 37

BLOCO 1 ABERTURA (MIM, COME-COME!)-01:00:39;01 - 01:01:58:20 Come-come desenha sua biografia ilustrada, com os momentos mais marcantes de suas vida, no passado, presente e o que imagina ser seu futuro. HISTÓRIA CENTRAL (A FUGA DA CHAPÉUZINHO – HC 134)-01:01:58:21 - 01:04:46:26 Dona Carochinha surge na Sésamo procurando a Chapeuzinho Vermelho; encontra Bel, que a acompanha na busca. Elas descobrem que chapeuzinho foi levar biscoitos da vovozinha para o Come-come. CELEBRIDADE (ILAN - ADIVINHA A HISTÓRIA)- 01:04:46:27 - 01:06:33:32 Ilan Brenman e Abby brincam de “adivinha a história”. O escritor adivinha em qual história Abby estava pensando, faz três casas usando livros e conta para Abby a história dos três porquinhos. MIGALHAS PICTURES (LES BISCOTERABLES)-01:06:33:33 - 01:11:28:15 Depois de encontrar um pote de biscoitos, um jovem monstrinho deve salvar suas amizades aprendendo a perceber como seus amigos se sentem por ele não compartilhar os biscoitos com eles. QUADRO EXTRA(DESAFIO DO ELMO)- 01:11:28:16 - 01:13:59:09 Lola vai dormir na casa de Elmo. Eles querem ouvir uma história antes de dormir. Louie diz que antes eles precisam fazer algumas coisas. Elmo pergunta o que eles precisam fazer antes de dormir. Ele e Lola participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, cuidam da higiene pessoal e dormem com Louie lendo para eles. BLOCO 02 AS MIL E UMA NOITE (AB 107)-01:14:17:05 - 01:16:06:00 Come-come conta suas versão de “As mil e uma noites” pra Abby; um clássico da narrativa universal. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (O DILEMA DE RAPUNZEL)-01:16:06:01 - 01:25:06:24 É dia de fotografia na aula e o cabelo do Gonnigan não está bonito. Abby tenta usar o gel de cabelo da Rapunzel nele, mas isso faz com que o cabelo dele não pare de crescer. Então eles chamam Papino, um barbeiro fada, para cortar o cabelo dele. ENCERRAMENTO (MONSTRO COLORIDO)-01:25:06:24 - 01:26:43:29 Abby ouve uns sons estranhos e percebe que é Elmo, espantado com alguma coisa; ela o procura e descobre que ele está apenas lendo um livro (só imagens) e se divertindo.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O BICHO QUE FOI OUTRO BICHO

Bubu está na beira do lago quando vê um sapo pulando. Logo vê também alguns peixinhos diferentes, que o sapo explica serem seus irmãos. Ele diz que era daquele jeito antes, mas que agora já é grande. Bubu fica encantada com essa transformação e decide que quer se transformar também em outro animal: um elefante. Biel desacredita, mas ela está determinada. Primeiro, coloca um galho de alfazema simulando uma cauda, e, enquanto espera suas orelhas crescerem, parte em busca de um elefante, junto com Biel e Bonie. Ao encontrarem o elefantinho, ele explica que nunca foi coruja nem nasceu de um ovo. Bubu fica decepcionada, mas seus irmãos a consolam dizendo que ela é uma linda corujinha. Bubu conclui, então, que o sapo fez uma brincadeira com ela, e decide se fantasiar de elefante, com orelhas de folhas, uma tromba de flores e uma cauda de graveto, e volta para encontrar o sapo. Mas, ao se encontrarem, o sapo conta que não estava brincando não, ele realmente já foi um girino. E explica o que é a metamorfose. Todos ficam maravilhados! De volta ao ninho, o trio de corujinhas conta a grande descoberta sobre a metamorfose para o Papai e a Mamãe, e a Bubu se dá conta de que gosta muito de ser uma corujinha, não precisava se transformar em um elefante. Na sequência, a Mamãe Coruja canta a canção “Transformação”.
Conheça o Programa
livre
TRANSFORMERS RESCUE BOTS III

TRANSFORMERS RESCUE BOTS III - 13 - BOT GRANDES E PEQUENOS

Enquanto os Burns estão encalhados no mar e cercados por um enxame de águas-vivas venenosas, os robôs têm que lidar com miniaturas deles mesmos, que estão roubando na cidade.
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

20 - O RESGATE DO DIA DA CORRIDA

É DIA DE CORRIDA, E ESMAGADOR ESTÁ TRAMANDO PARA BLAZE E WATTS - MANDANDO OS DOIS PILOTOS, AJ E GABBY, PARA LONGE! MAS BLAZE E WATTS ESTÃO DETERMINADOS A SALVAR AJ E GABBY E VOLTAR À CORRIDA A TEMPO DE VENCER!
Conheça o Programa
livre
RUSTY RIVETS

RUSTY RIVETS - 18

RUSTY E O FORTE DO DINOSSAURO: Quando Rusty, Ruby e Liam constroem um forte que não consegue abrigar Robossauro, ele acaba fugindo para fazer seu próprio forte. TRATOR DE ESTEIRA DO RUSTY: Rusty e Ruby ajudam o Sr. Higgins a consertar seu trator, mas ele acaba causando a maior confusão na cidade.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS X

THOMAS X - NOVO GUINDASTE NAS DOCAS/ PARADAS NÃO PLANEJADAS

NOVO GUINDASTE NAS DOCAS Carly, o novo guindaste, está tão interessada que assume todo o trabalho e isso ativa o lado competitivo de Cranky, assim ele trabalha mais e mais rápido em uma tentativa de acompanhá-la. Mas como os dois guindastes freneticamente tentam superar um ao outro, seus ganchos ficam emaranhados e eles ficam presos rapidamente e incapazes de se mover. Eventualmente Salty conta a história de um monstro de duas cabeças que trabalhou em conjunto para conseguir o que queria. Cranky e Carly trabalham juntos para desatar o nó e Salty diz que eles trabalham em harmonia. Big Mickey diz que há três guindastes e todos os motores e guindastes ficam surpresos por ele falar. Eles também o receberam para a equipe. PARADAS NÃO PLANEJADAS Quando Bertie, um ônibus, quebra enquanto eles estão correndo, Thomas assume seus passageiros. Um homem idoso diz que Bertie sempre o deixa entre as paradas. Logo Thomas está recebendo pedidos de muitas outras paradas não programadas, o que o faz atrasar e perturba seus próprios passageiros, assim como o Fat Controller, que recruta Bulgy para levá-los para que Thomas possa correr na hora certa.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA

OS FILHOTES SALVAM O CIRCO / O RESGATE DA GALINHETA

- Os filhotes salvam o circo O Ryder recebe uma ligação do diretor do circo. Ellie a bebê elefanta fugiu do trem do circo. O Ryder e a Patrulha Canina têm que procurar pela Ellie. Enquanto isso a mãe da Ellie também sai a sua procura. Agora o Ryder e a Patrulha Canina tem dois elefantes perdidos na Baía da Aventura para resgatar. - O resgate da Galinheta A galinha de bolsa da Prefeita Goodway, a Galinheta, fugiu. O Ryder e a Patrulha Canina começam uma busca pela Baía da Aventura para devolver a Galinheta à Prefeita.
Conheça o Programa
livre
SHIMMER E SHINE III

14 - GELO E DIVERSÃO / PETS JOGOS

As garotas ajudam Layla, a Gênia do Gelo, a criar divertidas decorações de neve para o próximo Festival Gelo e Diversão. As crianças se divertem com Nazboo e seus irmãos na primeira edição do "Pets Jogos".
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 15 - UM DIA NA PRAIA

Os SurfBros, uma dupla musical, se perdem no caminho para o show na praia. Sunny e Doodle têm que usar algumas habilidades voando alto em um balão e truques de estilo para encontrá-los e salvar o show.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 24

Em uma aventura submarina no Mar Vermelho, Vivi Mochilão e Lanterninha conhecem Roxo e Amarelo, dois cavalos-marinhos que disputam a propriedade de um castelo de areia. Como não conseguem se entender, os amigos contam com Vivi e sua turma para saber a quem o castelo realmente pertence.
Conheça o Programa
livre
O SHOW DA LUNA I

SOL VAI, NOITE VEM!

A TARDE CAI NO QUINTAL DE LUNA, ENQUANTO ELA AJUDA SEU PAI A COLHER TOMATINHOS NA HORTA. AO OBSERVAR MARAVILHADA O PÔR DO SOL, LUNA SE DEPARA COM UMA QUESTÃO: PRA ONDE O SOL VAI QUANDO A NOITE VEM? LUNA CONVIDA JÚPITER E CLÁUDIO PARA FAZER DE CONTA QUE SÃO FOGUETES ESPACIAIS, NUMA INCRÍVEL AVENTURA À PROCURA DO SOL. LÁ ELES NÃO SÓ ENCONTRAM O GRANDE ASTRO, MAS CONHECEM A TERRA E SEU MOVIMENTO DE ROTAÇÃO, DESCOBRINDO ASSIM A VERDADEIRA ORIGEM DO DIA E DA NOITE.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 11

Senninha foi passar a férias num sítio, onde se alimenta de frutas e legumes que ele mesmo ajudou a plantar e a colher. Gosta tanto da experiência de uma alimentação mais saudável que monta uma horta em sua própria oficina na mini pista.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - BRINCADEIRINHA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM BRINCADEIRINHA (Roteiro HQ 95) Osório conta para o seu diário o sonho que teve no dia anterior, no qual precisou de todo o seu talento como mágico para tentar ajudar os amigos.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O ANEL DA DISCÓRDIA

Cascão vai até o mercadinho do bairro pois ele decidiu comprar um anel de brinquedo para a sua namorada Cascuda. Para a sua surpresa, ele encontra a sua antiga babá trabalhando lá, mas para o seu azar, o seu amigo Cebolinha também resolve aparecer, e ao saber das intenções do Cascão começa a tirar um sarro do amigo. Para complicar a situação, a Mônica também vai até a lojinha e é aí que a bagunça começa de vez!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

VAI BRINCAR LÁ FORA CEBOLINHA

Cansada da bagunça que o Cebolinha faz dentro de casa, sua mãe decide mandar ele brincar lá fora. Mas a mente criativa de Cebolinha, somada a de seus amigos Cascão, Mônica, Magali e até o Dudu, consegue transformar uma simples brincadeirinha em uma bagunça geral! Quem disse que ir brincar lá fora adianta alguma coisa?
Conheça o Programa
livre
WINX CLUB V

WINX CLUB 3 - O RETORNO DE ALFEA

Tritannus tornou-se um monstro selvagem cujos poderes põe em risco toda a mágica da dimensão. Afim de pará-lo, as Winx devem adquirir o poder Sirenix. Na biblioteca mágica de Alfea, onde o livro Sirenix é mantido, as Winx devem enfrentar a Trix e durante essa batalha, Sky é atingido por Icy e perde a memória.
Conheça o Programa
livre
VALENTINS I

25 - O ANTÍDOTO

Betina prepara o antídoto para transformar os ratinhos em seus pais novamente. Equanto isso, Randolfo adultera a invenção de Artur. Com o experimento pronto, os irmãos Valentins devem tentar aplicá-lo em um dos ratinhos, enquanto o outro pode estar correndo perigo.
Conheça o Programa
livre
EU SOU FRANKY II

94 - FRANKY E A VIAGEM DE FORMATURA (PARTE 2)

O plano de Luz termina dando certo, a caminho do aeroporto acabam perdendo o avião que iriam para a praia e têm que voltar ao colégio. Tudo muda quando Wilson os leva à fazenda de sua mãe. A diversão é muita! Festa, comida... Mas nem todos estão felizes. Franky desapareceu quando saiu atrás de Luz, Chris sai em busca da namorada. O que Luz quer é buscar um novo plano para separar Christian e Franky.
Conheça o Programa
livre
TORDESILHAS - SÉRIE I

ÍNDIOS VOADORES CANIBAIS

Sofrendo com a fome, os Bandeiras encontram a suposta tribo dos Enchebuchos, que os recebem com banquetes intermináveis. Depois de mais uma farta refeição, a tropa descobre que será o prato principal dos perigosos índios voadores canibais.
Conheça o Programa
livre
TÁ CERTO? - III

TÁ CERTO? - III - 15

Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 14/06/2019

Conheça o Programa
n
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - 14/06/2019

Conheça o Programa
n
ESCALA MUSICAL

ESCALA MUSICAL - 07

Conheça o Programa
n
MANOS E MINAS III

LUEDJI LUNA

No palco do Manos e Minas, Luedji Luna. Luedji é cantora e compositora baiana radicada em São Paulo há 4 anos. Uma das grandes revelações da MPB a artista mistura samba, ritmos afro-brasileiros e jazz criando uma sonoridade inspirada para letras que tratam de ancestralidade, temas sociais e cotidianos. Ela acaba de lançar o EP “Mundo”, com cinco remixes, numa parceria com o DJ Nyack, que está no nosso palco, e a gente vai trocar uma ideia sobre esse trabalho, projetos e muito mais. Representando a cena dos slams, diretamente do Rio de Janeiro, Dudu Neves. Matérias: - No quadro 'Discoteca Básica' os vinis essenciais do DJ PG. - Nosso videorreporter Rodney Suguita foi conferir o projeto “O Giro da Periferia”, um webdocumentário que trata sobre o tema e começa pelo Grajaú, na Zona Sul de São Paulo.
Conheça o Programa
livre
PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - DAVI LAGO - POLITICA X RELIGIÃO

Conheça o Programa
livre
BAILE DE MÁSCARAS

BAILE DE MÁSCARAS - 02 - NÃO EXIBIR EM PERÍODO ELEITORAL

Jorge Cavalcanti continua buscando alternativas para alavancar a campanha de Fábio Calhada. Quando Digão, o melhor amigo do candidato e seu principal assessor, se envolve em um polêmico caso de crime ambiental, Jorge precisa convencer Fábio a “jogar no fogo” o seu amigo de infância.
Conheça o Programa
16
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 14/06/2019

Conheça o Programa
n
CULTURA LIVRE

CULTURA LIVRE 311

311 - VITOR ARAÚJO O Cultura Livre recebe pela primeira vez, no dia 15 de maio, o pianista e compositor pernambucano Vitor Araújo. O programa apresentado por Roberta Martinelli ainda traz a artista visual Manuela Eichner no quadro Disco a Disco.
Conheça o Programa
livre
ENSAIO

EMICIDA (2013)

O mais importante representante do hip hop da atualidade no Brasil apresenta no programa Ensaio o seu mais novo trabalho: O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui. Fala sobre a primeira experiência de estúdio além de sua primeira mixtape, e conta que quem colocou para download foi o público. Conta das batalhas da Santa Cruz e apresenta suas novas musicas. Participação Especial de Dona Jacira, sua mãe, na música Crisântemo , quando fala de seu pai e das recordações que tem dele.
Conheça o Programa
10
MICRO MACRO

MICRO MACRO 07

ESTE PROGRAMA APRESENTA OS PROJETOS: - ENERGIA SOLAR, DE BARBADOS - COMBUSTAO LIMPA, DO CHILE - PERMER, DA ARGENTINA
Conheça o Programa
livre
NOSSA LÍNGUA 2010

AQUI E LÁ

BLOCO 1 Felipe Reis e Tininha Mello falam sobre as diferenças na ortografia do português do Brasil e o de Portugal. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “ortografia”. O quadro Socorro! Língua Portuguesa traz o uso de pleonasmos na comunicação, como “excluir fora”, “subir pra cima”, “descer pra baixo”. Tininha Mello lê trecho do romance “O ano da morte de Ricardo Reis”, de José Saramago. Felipe e Tininha entrevistam o professor de língua portuguesa Eduardo Calbucci que fala sobre a linguagem usada por Saramago no trecho apresentado. O quadro CSI-LP traz a estrofe 92 do canto IV de “Os Lusíadas”, de Camões para ser investigado pela equipe do INL (Instituto Nossa Língua). Participação especial de Yohana Back. Os versos a serem analisados: “A branca areia as lágrimas banhavam, Que em multidão com elas se igualavam.” BLOCO 2 Os detetives do INL com a ajuda do Conselheiro Brás desvendam mais um caso da língua portuguesa. A personagem Gilda revela que a estrofe analisada faz parte do episódio Velho do Restelo que conta como sofriam os parentes dos navegadores. Esses parentes não acreditavam que os marinheiros voltariam da expedição às Índias, por isso, já se despediam deles côo se todos fossem morrer. O Jornal Nossa Língua traz as particularidades do vocabulário do português de Portugal na fala de um suposto secretário de turismo de Portugal. Felipe Reis na pele do Secretário José Maria Pinto diz que “está a fazer muitas mudanças nos transportes com o intuito de melhorar a vida dos alfacinhas, que pagam sua propina em dia e merecem ter bons serviços. Além de modernizar os autocarros, aumentamos o número de passadeiras para que as canalhas tenham mais segurança. Afinal, os miúdos são muito desatentos.” O repórter Felipe Reis foi saber o que a população entendeu do discurso do secretário. Felipe entrevista o professor de língua portuguesa Odilon Soares Leme que fala sobre as diferenças do vocabulário do português de Portugal com o português do Brasil. Tininha Mello entrevista o empresário Mauro Fernandes e Rose Amaral, de “O Marquês Buffet”, que fala sobre as curiosidades sobre a alheira, um prato típico português, mas que foi inventado pelos judeus. Rose Amaral fala sobre algumas palavras usadas no vocabulário do português de Portugal. O quadro “Curiosidades” traz a origem do termo “bacalhau”. BLOCO 3 Continuação do quadro CSI-LP e o caso da estrofe 92 do canto IV de “Os Lusíadas”, de Camões. O Conselheiro Brás explica que os versos “A branca areia as lágrimas banhavam, Que em multidão com elas se igualavam.”, estão escritos na ordem indireta, comum nos textos poéticos. Nesse tipo de texto, que recorre à métrica regular e à rima, é comum que as palavras não estejam na ordem direta. E acrescenta que, o “elas” se refere ao termo “areia”, mas não concorda com ele, pois “elas” está no plural e “areia” no singular. Trata-se de uma figura de linguagem chamada silepse de número. A ideia de Camões, na voz de Vasco da Gama que narra esse episódio, segundo o Conselheiro, era mostrar que as pessoas choravam tanto, que a quantidade de lágrimas era igual à de grãos de areia na praia. O “elas” remete à ideia de plural implícita em “areia branca”. Trecho da canção “Fado Tropical”, de Chico Buarque e Ruy Guerra, ilustra o tema. Felipe e Tininha entrevistam o professor de língua portuguesa, Eduardo Calbucci que comenta sobre a poesia da letra que fala do Amazonas desaguando no Tejo, uma fusão poética de Brasil e Portugal. Felipe e Tininha, após um almoço típico português, encerram o programa ao som do Fado Tropical, na interpretação de Chico Buarque.
Conheça o Programa
livre