Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 14 de Abril

ABERTURA DA EMISSORA

AMANAJÉ, O MENSAGEIRO DO FUTURO

AMANAJÉ, O MENSAGEIRO DO FUTURO 10

Voluntários vão até o Povo Xavante, na Aldeia Etenhiritipá, no Terra Indígina Pimental Barbosa/MT e fazem uma oficina, desenvolvendo um curso de áudio visual. Ensinam os índios como fazer um filme. Eles produzem um documentário apresentando cantos e danças mais importantes da tribo que mostram o passado e o presente, que foram passadas há muito tempo pelos espíritos. Mostram e explicam os ornamentos, pinturas e as cordinhas de amarrar cabelo.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 03 - FITOTERAPIA

HOJE, NOSSO ASSUNTO É FITOTERAPIA. FITOTERAPIA É A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS EM PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS QUE AUXILIAM NO TRATAMENTO DE DOENÇAS E NA MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE E NO PROGRAMA SÃO ESCLARECIDAS AS UTILIZAÇÕES E CUIDADOS NESTE TRATAMENTO.
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 18 ENSINO TÉCNICO - 27/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE OS CURSOS TÉCNICOS. PARA MUITOS ESTUDANTES, ELES SÃO O PASSAPORTE PARA UMA NOVA PROFISSÃO E UM EMPREGO MELHOR. MAS SERÁ QUE VALE A PENA? PARA FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO, NOSSO CONVIDADO É ALMÉRIO MELQUÍADES DE ARAÚJO - COORDENADOR DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO CENTRO PAULA SOUZA.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

SUICÍDIO

Suicídio: um ato complexo, presente em nosso meio que merece mais atenção. Com grande impacto social e econômico, o suicídio é considerado um sério problema de saúde pública. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 32 pessoas tiram a própria vida diariamente, colocando o país como oitavo colocado no mundo em taxas de suicídio. Neste educativo, vamos abordar o tema e como podemos ajudar uma pessoa que pensa em se suicidar.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - DOMINGO DE RAMOS - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

RODAS DE VIOLA - 02 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as Rodas de Viola que ocorreram no programa.os seguintes músicos participaram deste programa: Inezita Barroso, Adriana Farias,Rodrigo Mattos, Joãozinho, Arnaldo Freitas, Índio Cachoeira, Fernando Deghi, João Lucas, Alexandre, Thiago Santos, Paranaense, Neymar Dias, Bruna Viola, Lucyana, Divino e Donizete, Laura Rocha, Fabinho da Viola.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 529

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 11 - FLAUTA

Com o tema Flauta, este programa homenageia compositores como Patápio Silva, Altamiro Carrilho e Antônio Callado, entre outros.
Conheça o Programa
livre
CULTURA, O MUSICAL

CULTURA, O MUSICAL - 1ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM06 - TEMPORADA 2 - REGGAE IN CONCERT

Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

CASAS E CASTELOS/O ANIVERSÁRIO DO GEORGE/ A BRIGA

CASAS E CASTELOS Peppa e George estão brincando em sua casa na árvore. Os amigos de Peppa vêm para brincar, mas Peppa decide que apenas as meninas podem entrar na casa da árvore. Então, Vovô Pig constrói para os meninos o seu prórprio castelo. As meninas querem ficar na sua casa na árvore e os meninos querem ficar no seu castelo. Mas quando começa a chover e o jardim está coberto de poças de lama eles mudam de ideia e saem correndo para brincarem juntos. Afinal, todo mundo adora saltar para cima e para baixo em poças de lama! O ANIVERSÁRIO DO GEORGE Hoje é o aniversário de George e Mamãe e Papai Pig Pig tem um dia especial planejado. George ganha um novo dinossauro e a família vai ao museu para ver vários dinossauros de diferentes, incluindo um dinossauro robô! O dia especial termina com um grande bolo e todos os amigos de Peppa e George se divertindo juntos. A BRIGA Peppa e Suzy Carneiro são melhores amigas. Mas um dia elas têm uma briga, durante um jogo de cartas e decidem que elas não são mais melhores amigas. O tempo passa e elas realmente sentem falta uma da outra, mas elas ainda se recusam a fazer as pazes. Quando elas finalmente dizem desculpa uma a outra, elas percebem que serão sempre as melhores amigas.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

FLOR FLORZINHA FLOR BELA

Bubu, Biel e Bonie estão brincando de pula-pula em cogumelos gigantes. Biel pede para Bubu não pular no super cogumelo sozinha, mas mesmo assim, ela pula. No alto ela vê algo novo: a floresta está diferente. Então todos pulam no super cogumelo e vêem um campo de flores. Os três, então, vão para o Jardim das Flores, onde Bonie faz amizade com um pequeno esquilo, que os ensina sobre a chegada da primavera, uma estação do ano. As pequenas corujas decidem juntar flores para fazer um buquê de presente para a Mamãe Coruja, que irá escolher o mais bonito. Chegando em casa, Mamãe Coruja junta os três buquês para fazer um maior ainda, então ela ensina os filhos sobre a importância de fazer as coisas juntos. No final, ela canta a música "Primavera e Verão".
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 19 - ARVORE: NAO MALTRATAR AS ARVORES

HISTORIA CENTRAL: JULIO ARVORE BRINCADEIRA: TELEFONE DE LATA DIARIO: DESENHAR ARVORES
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

DEPOIS DO BANHO

A turminha estava muito feliz com o Cascão pois ele havia tomado banho e adorado. Já o Cascão não conseguia lembrar de maneira alguma quando este evento horrível havia acontecido com ele. Como era de se esperar, ele ficou totalmente perdido e não sabia mais o que fazer ou em quem acreditar. Será que isso tudo foi apenas um terrível pesadelo ou será que a turminha está aprontando algo com ele?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

DIGA O QUE EU DIGO E FAÇA O QUE EU FAÇO

Sabe aquele negócio de imitar tudo o que a outra pessoa diz e faz? Pois é, o plano é fazer isso com a Mônica, até ela não agüentar mais. Coisas que só uma mente “blilhante”, ousaria fazer. É para assistir e repetir
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 02

Vivi, Mochilão e Lanterninha chegam a Tóquio, no Japão, e conhecem Elvis, um microfone que se perdeu durante uma turnê. Elvis precisa da ajuda dos novos amigos para voltar ao seu karaokê. Para isso, eles têm que enfrentar lutadores de sumô e ninjas misteriosos.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

MONSTRENGOS DE BOLSO

Todos os amigos de Otto estão jogando Prakemom Bobo e Otto decide se enturmar e baixa o aplicativo também. Otto então começa a evoluir seus bichinhos e Witchelly alerta que é perigoso evoluir até o nível 100, mas Otto não se importa e evolui todos os seus bichos a esse nivel. Quando a cidade muda para Monstrolândia, percebe-se que nesta os monstros nível 100 saem do celular e Otto precisa dar um jeito nisso
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

NEVE

Neste episódio nossos heróis, chegam num mundo muito gelado, onde todo mundo passa muito frio por causa de uma neve constante, só que, segundo o roteiro da missão, esse seria um planeta quente onde eles usariam o calor para recarregar a bateria da nave. Então eles descobrem que o sol do planeta foi roubado e vão investigar o mistério desse sumiço enquanto tentam se proteger do frio.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 12 VERÃO QUENTE

COLETÂNEA :5 EPISÓDIOS DE DIVERSAS TEMPORADAS PGM 12 VERÃO QUENTE FIREPLUG (EP.3 TEMPORADA 3) É um dia muito quente, tão quente que parece que estão em um forno. Em tal calor mortal, Vermelho e Amarelo estão desesperados por umas gotas de água. Escoando fora de um fireplug em suas bocas. O CIMENTO (EP.49 TEMPORADA 1) Um pouco de cimento cai dentro do bueiro, as Larvas ficam presas nele. SUOR (EP.35 TEMPORADA 2) Vermelho e Amarelo estão derretendo no sol quente e a ducha de resfriamento de Brown não é nada agradável. PIPOCA(EP.11 TEMPORADA 1) Um milho de pipoca aparece no bueiro. O calor estava tão grande que o milho estourou e virou uma pipoca. As Larvas tentam de qualquer jeito alcançar esta pipoca e brigam por ela. SOMBRA(EP.8 TEMPORADA 3) Está tão quente que você pode queimar até a morte ... Literalmente! A sombra é a única proteção contra o calor escaldante mas vai ficando cada vez mais difícil se proteger.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

DR. HIPO

LEOPOLDO FICA DOENTE. BORIS E RUFUS CONTRATAM O DR. HIPO PARA FAZER UM TRATAMENTO ALTERNATIVO, MAS O QUE NINGUÉM PODIA IMAGINAR É QUE TUDO TERMINARIA NUMA VIAGEM INSÓLITA POR DENTRO DO CORPO DO GATO.
Conheça o Programa
livre
TÁ CERTO? - II

TÁ CERTO? - 56

Warley recebe Geisinha, Heterônima e Seu Valério, que fazem muita trapalhada junto com Tosco, enquanto tentam acertar as respostas do game.
Conheça o Programa
livre
O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II

O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II - 06

Neste episódio vamos explorar a comunicação canina e revelaremos a relação que temos com nossos filhotes.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1275 - ESPECIAL ÁGUA

O REPÓRTER ECO COMEMORA OS 50 ANOS DA TV CULTURA COM UM PROGRAMA ESPECIAL SOBRE AÇÕES ,PESQUISAS E PROJETOS VOLTADOS PARA CONSERVAÇÃO DAS FONTES DE ÁGUA/ VEJA SÓ: UM ESTUDO INTERNACIONAL MOSTRA COMO O AGUAPÉ- ESPÉCIE AQUÁTICA DA AMAZÔNIA- PODE CONTRIBUIR PARA DESCONTAMINAR OS RIOS POLUÍDOS POR MATÉRIA ORGÂNICA E ATÉ POR METAIS PESADOS. O DOCUMENTÁRIO " O AMANHÃ É HOJE" REVELA AS HISTÓRIAS DOS BRASILEIROS QUE SOFREM OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, COMO A SECA PROLONGADA QUE AFETA O FORNECIMENTO DE ÁGUA. E, A HISTÓRIA DA MAIOR REDE DE SEMENTES NATIVAS DO PAÍS CRIADA PARA RECUPERAR AS NASCENTES DO RIO XINGU, QUE FICA FORA DA RESERVA INDÍGENA , NO ESTADO DO MATO GROSSO.
Conheça o Programa
n
BEBÊS ANIMAIS

BEBÊS DAS MONTANHAS

Montanhas cobrem quase um quarto da superfície terrestre, e ainda são alguns dos locais mais desafiadores para os animais viverem. É difícil o suficiente sobreviver nesses penhascos e montanhas cobertas de neve sendo um adulto experiente, mas para um bebê é um esforço imenso. Bebês das montanhas devem enfrentar climas extremos e predadores famintos. Com alimento escasso, eles têm que trabalhar duro para cada bocado. Só de vagar por esse ambiente perigoso é uma tarefa difícil para os mais novos. Veja uma lhama desajeitada que precisa ficar de pé já com minutos de vida; o filhote de cabra selvagem, que cruza rios montanhosos; e o jovem boi almiscarado escapando das presas de lobos famintos. Acompanhamos a história desses filhotes durante os dias mais perigosos de suas vidas. É uma imensa aventura, e todos esses obstáculos precisam ser superados se eles quiserem crescer para se tornarem adultos bem sucedidos..
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 315 - AS MENTIRAS NA POLÍTICA

HOUVE UM TEMPO EM QUE GOVERNANTES FLAGRADOS EM MENTIRAS CAÍAM EM DESGRAÇA, PERDIAM O APOIO POPULAR E RUMAVAM PARA O ESQUECIMENTO. MAS ISSO É COISA DO PASSADO. ALGUNS DOS PODEROSOS DO MOMENTO MENTEM O TEMPO TODO E NÃO APENAS SE MANTEM NO PODER COMO GARANTEM ALTOS ÍNDICES DE POPULARIDADE E CHANCES DE REELEIÇÃO. O JORNAL WASHINGTON POST FEZ UM LEVANTAMENTO SOBRE AS MENTIRAS QUE DONALD TRUMP CONTOU, EM DOIS ANOS DE MANDATO, E CHEGOU A NÚMEROS ASSUSTADORES. SÃO DEZENAS OU CENTENAS, A MAIORIA SOBRE OS MESMOS ASSUNTOS. MAS TRUMP, NÃO É O ÚNICO. FAZEM PARTE DESSE TIME SEU COLEGA VLADIMIR PUTIN, O VENEZUELANO NICOLÁS MADURO, O TURCO RECEP ERDOGAN E MUITOS OUTROS. A PERGUNTA QUE FICA É A SEGUINTE: PORQUE UMA BOA PARTE DA POPULAÇÃO, NESSES PAÍSES, CONTINUA APOIANDO FIGURAS COMO ESSAS? NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 361 - 14/04/2019

DOMINGO NO METRÓPOLIS TEM GAME OF THRONES! SIM, O QUE VEM POR AÍ NESSA ÚLTIMA TEMPORADA? MUSSUM, HUMORISTA E SAMBISTA, UMA MEMÓRIA FELIZ NO INCONSCIENTE DE TODO BRASILEIRO. ELE ACABA DE GANHAR UM DOCUMENTÁRIO. POR FALAR EM SAMBA...FABIANA COZZA TÁ LANÇANDO UM ÁLBUM COM MÚSICAS DA PRIMEIRA FASE DE DONA IVONE LARA. TARSILA DO AMARAL GANHA A MAIOR EXPOSIÇÃO DELA EM UM MUSEU BRASILEIRO. E TÁ LOTANDO O MASP. LEI ROUANET EM DISCUSSÃO. QUAL É O TAMANHO DO ESTRAGO PARA A CULTURA BRASILEIRA SE A LIMITAÇÃO DOS RECURSOS FOR APROVADA? DOMINGO É DIA DE METRÓPOLIS.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 134

- Dupla espanhola PichiAvo faz esculturas e grafites inspirados em obras greco-romanas. - Comics contra o patriarcado: as super-heroínas são a inspiração de Shehzil Malik. A designer paquistanesa é conhecida pelas figuras femininas em estilo pop art que questionam as relações de gênero em seu país. - A famosa Filarmônica do Elba, em Hamburgo, é também lar de um instrumento sem igual: um órgão com quase cinco mil tubos. Quem nos apresenta o instrumento é a organista titular da filarmônica, a letã Iveta Apkalna. - Iskandar Widjaja é um violinista erudito também apaixonado pela música pop. Uma mistura de sucesso na Alemanha e no exterior. - Com uma arquitetura futurista, o recém-inaugurado "Under" é o primeiro restaurante submarino da Europa, localizado na costa sul da Noruega. - Experimento surreal nas alturas: uma balada realizada em gravidade zero. A Agência Espacial Europeia, em parceria com uma produtora de eventos, organizou uma festa em um voo parabólico que simula a ausência de gravidade.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

AUTOFICÇÃO: NO LIMIAR DA BIOGRAFIA E DA INVENÇÃO

Série Emblemas literários do presente CF 30: Autoficção: No limiar da biografia e da invenção Nos últimos anos na literatura surgiram muitos livros que foram classificados no gênero de autoficção, quando o próprio autor se coloca como personagem que participa da história que ele escreve. De certa forma, a autoficcção conversa com o mundo de hoje, centrado nas narrativas em primeira pessoa feitas por todos, nos nossos relatos nas redes sociais, nas nossas selfies. Somos ao mesmo tempo personagens, narradores e inventores da realidade que nos cerca. Para debater a autoficcção, que fica nesse limiar entre a invenção e a realidade, o crítico literário Manuel da Costa Pinto conversa com o escritor Michel Laub.
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

FLÁVIO MIGLIACCIO

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM07 - TEMPORADA 2 - MARCELO RAMOS

Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 133

Assim como satélites são usados para fiscalizar a pesca ilegal, as imagens enviadas por eles também acabam ajudando governos a fazerem uma espécie de espionagem porque permitem, por exemplo, verificar como estão reservas de petróleo de um determinado país. Ou ainda fiscalizar o cumprimento de medidas anunciadas por chefes de Estado. Esse é um dos destaques desta semana do Futurando, que dedica atenção às novidades do setor aeroespacial. Vamos mostrar que satélites em versão menor já estão sendo fabricados e, em breve, podem chegar ao mercado em grande escala. Os modelos tradicionais têm o tamanho de um motorhome e chegam a custar bilhões. Os modelos mini têm a dimensão de uma máquina de lavar roupa - alguns - e não passam das cifras dos milhões, o que, para um equipamento do tipo, é barato. Você vai conhecer o trabalho da start-up Berlin Space Technologies, que prepara uma produção em série de pequenos satélites. No programa vamos trazer uma reportagem sobre o LST-1, um telescópio que deve abrir um novo leque de oportunidades para cientistas da área. Uma equipe formada por 100 pesquisadores internacionais deve se beneficiar. A previsão é que O LST-1 deve coletar dados até 2048. Sobre a relação homem-máquina, o Futurando tem esta semana o exemplo de um robô que tricota. O nome dele é Panda. A ideia, que rendeu até algumas risadas de membros da equipe envolvida, é mais séria que se imagina. O estudo não diz respeito simplesmente a desenvolver uma tecnologia diferente para tricotar. Vamos explicar os detalhes nesta edição. Muita gente, aliás, leva tão a sério a relação com as máquinas que não desgruda do smartphone ou tablet nem na hora de dormir. Tem esse hábito? Cuidado! Um teste realizado com um rastreador de atividade mostra que isso atrapalha o sono, principalmente por causa da luz azul emitida pelos displays desses aparelhos. Configurar a tela para que emita uma luz mais avermelhada seria uma solução rápida. Por falar em cores, cientistas sempre souberam que cores têm poder. Agora eles descobriram também que iluminação de cores diferentes pode despertar sentimentos e influenciar as pessoas. E nossa capacidade de reconhecer cores é impressionante: o nosso olho percebe até 7 milhões delas, embora só existem, no final das contas, no nosso cérebro. Não perca o Futurando para saber os detalhes.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2010

ANGEL VIANNA

Angel Vianna, um dos nomes mais importantes na pesquisa do movimento no Brasil, comecou a dancar em Belo Horizonte, com Carlos Leite. O casamento com Klauss Vianna, em 1955, trouxe uma longa e rica parceria na vida e na danca. Fundaram a primeira escola juntos em Belo Horizonte onde já aplicavam a multidisciplinaridade e comecaram a pesquisar o movimento. Na década de 1960, mudam-se para o Rio de Janeiro onde se aproximam do teatro fazendo preparacão corporal para atores. Angel influenciou toda uma geracão com seu conhecimento sobre o corpo. Hoje, além de ministrar aulas e palestras, tem uma faculdade que leva seu nome, no Rio de Janeiro.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

SINTA A LIGA CREW

Diretamente da Paraíba, o Manos e Minas recebe o poder feminino do Sinta a Liga Crew. Representando a cena dos slams, a sergipana Blenda Santos. Matérias: - No quadro 'Erick Apresenta', nosso Dj foi conferir a festa de lançamento do vinil do baterista Sorry Drummer - 'Sorry Drummer volume 2'. Lá ele trocou uma ideia com Sorry e com Silvera, produtor musical do projeto. - Nosso videorreporter Rodney Suguita foi trocar uma ideia com o Seu Osvaldo, o primeiro DJ brasileiro, que começou a discotecar em 1958!
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 314 - CAMINHOS DA FELICIDADE

O QUE TORNA AS PESSOAS MAIS FELIZES? QUAL É O SEGREDO DA FELICIDADE? AO LONGO DA HISTÓRIA, PENSADORES E FILÓSOFOS, DE CONFÚCIO A ARISTÓTELES, PROCURARAM RESPONDER A ESSA PERGUNTA. E, HOJE, MUITOS PAÍSES TENTAM ATENDER À EXPECTATIVA DE SEUS POVOS, OFERECENDO AS PRÓPRIAS SOLUÇÕES. NESTE ANO, MAIS UMA VEZ, OS PAÍSES NÓRDICOS LIDERAM O RANKING DA ONU QUE AVALIA O GRAU DE FELICIDADE E SATISFAÇÃO DAS POPULAÇÕES. E A RECEITA É SIMPLES: EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, EMPREGO, BAIXOS ÍNDICES DE DESIGUALDADE E MAIS BAIXOS AINDA DE CORRUPÇÃO, ALÉM DA CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES. SERÁ QUE UM DIA O BRASIL CHEGARÁ LÁ? NESSE MOMENTO, ESTAMOS REGREDINDO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1275 - ESPECIAL ÁGUA

O REPÓRTER ECO COMEMORA OS 50 ANOS DA TV CULTURA COM UM PROGRAMA ESPECIAL SOBRE AÇÕES ,PESQUISAS E PROJETOS VOLTADOS PARA CONSERVAÇÃO DAS FONTES DE ÁGUA/ VEJA SÓ: UM ESTUDO INTERNACIONAL MOSTRA COMO O AGUAPÉ- ESPÉCIE AQUÁTICA DA AMAZÔNIA- PODE CONTRIBUIR PARA DESCONTAMINAR OS RIOS POLUÍDOS POR MATÉRIA ORGÂNICA E ATÉ POR METAIS PESADOS. O DOCUMENTÁRIO " O AMANHÃ É HOJE" REVELA AS HISTÓRIAS DOS BRASILEIROS QUE SOFREM OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, COMO A SECA PROLONGADA QUE AFETA O FORNECIMENTO DE ÁGUA. E, A HISTÓRIA DA MAIOR REDE DE SEMENTES NATIVAS DO PAÍS CRIADA PARA RECUPERAR AS NASCENTES DO RIO XINGU, QUE FICA FORA DA RESERVA INDÍGENA , NO ESTADO DO MATO GROSSO.
Conheça o Programa
n
JORNADA (TST)

JORNADA (TST) - 12

Separar o lixo, descartar pilhas e eletrônicos em locais adequados ou reutilizar materiais são gestos já conhecidos de quem se preocupa com o meio ambiente. Agora, some a tudo isso uma casa feita de bambu ou um prédio construído com madeira de reflorestamento e tijolos ecológicos. A reportagem especial do Jornada mostra como empresas e pessoas vêm promovendo mudanças nos hábitos por meio de um consumo cada vez mais responsável de bens e serviços. O Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, recebeu a quarta edição do Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Atualmente, mais de 2,5 milhões de crianças e adolescentes são explorados no país por meio do trabalho irregular. Representantes do Poder Judiciário, Governo Federal e de instituições internacionais debateram o impacto desses números na vida da sociedade. A ansiedade, distúrbio que afeta 9,3% da população brasileira, é o tema do quadro “Saúde e Segurança no Trabalho”. Conheça a história de uma jornalista que sofre de ansiedade desde o início da adolescência. A reportagem apresenta também como identificar a doença, quais os principais sintomas e os tratamentos disponíveis. O quadro “Meu Trabalho é uma Arte” desembarcou em Teresina para conhecer Joaquim José Alves, escultor de arte santeira. O artesão mostra as técnicas necessárias para a confecção de imagens de santos dos mais variados tamanhos e formas. Ele conta ainda um pouco da história do tio, pioneiro na produção de esculturas de santos no Piauí.
livre
DOC TV II

O HOMEM DO BALÃO EXTRAVAGANTE OU AS ATRIBULAÇÕES DE UM PARAENSE QUE QUASE VOOU (PA)

Já na segunda metade do século XIX, o balão aerostático continuava a seguir, invariavelmente, aonde os ventos o levassem. Várias experiências haviam sido feitas tentando controlar a direção do vôo. Mudou-se a sua forma de esférica para cilíndrica, à semelhança de um charuto ou um fuso; instalaram-se-lhe aletas e lemes; guarneceram-no com bizarros sistemas de propulsão que se valiam do esforço humano – sempre com resultados insignificantes. Havia qualquer coisa que impedia a dirigibilidade dos balões, algo que limitava a liberdade de deslocamento do homem frente aos ventos.Foi na Amazônia, perto de Belém, que Júlio Cezar Ribeiro de Souza nasceu em 1843 de uma família modesta. Fascinado pelo balão de observação que viu ao servir na Guerra do Paraguai, Júlio Cezar tenta imaginar um meio de libertar os balões da dependência das correntes de ar. Com base em suas observações do vôo das aves, concebe um balão original de invólucro assimétrico, um pouco arredondado e mais largo na metade anterior, ligeiramente afilado atrás. Grandes asas triangulares e uma cauda horizontal, presas a uma vara longitudinal suspensa do invólucro, por cima da barquinha, confeririam-lhe a capacidade de sustentação no ar e de direção de vôo. Júlio Cezar faz vários modelos de teste e apresenta suas teorias sobre a navegação aérea no Instituto Politécnico, no Rio de Janeiro, capital do Império. Poucos dos engenheiros presentes o levam a sério, pois ele não passa de um autodidata sem formação acadêmica, e além disso vem da Amazônia, onde não vive ninguém que tivesse alguma importância. Mas ele é persistente, até obstinado, e finalmente consegue obter, com as bênçãos do Imperador, fundos para ir à França e lá encomendar a confecção de um balão segundo suas especificações.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 7

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 19/05, às 20:30h, temos como convidados o jornalista Laurentino Gomes e o romancista Moacyr Scliar.
Conheça o Programa
livre