Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 13 de Outubro

ABERTURA DA EMISSORA

A NATUREZA REPRESADA

10
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 11

EP 11 – Murilo Fisher conta sua história profissional como ciclista. Mario Canna traz detalhes sobre a bicicleta Monton. Rodrigo explica como desenvolveu o novo sistema para transporte de bicicleta nos ônibus de viagem. Bruno Paim conta sua trajetória profissional no ciclismo. André Maior explica como é a produção de bicicletas no Brasil.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

CÂNCER DE MAMA METASTÁTICO

O câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois apenas do de pele não melanoma. Nos últimos anos o nível de conhecimento sobre a doença aumentou, mas grande parte da população ainda está mal informada em relação à forma avançada ou metastática. Estima-se que 20% a 50% dos pacientes com câncer de mama em estágio inicial, desenvolverão a doença em estágio metastático. Neste educativo vamos ver uma série de orientações que podem ajudar a enfrentar da melhor forma possível um câncer de mama avançado ou metastático.
Conheça o Programa
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: JOÃO PACÍFICO (VIOLA 2018)

Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 555

Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 24

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: PESQUISA REVELA QUE PEQUENAS PROPRIEDADES, QUE NÃO COMBATEM O GREENNING - PRAGA QUE DEVASTA A CITRICULTURA - COLABORAM COM A MIGRAÇÃO DO INSETO VETOR DA DOENÇA CAUSANDO DANOS A PRODUÇÃO DE FRUTAS CÍTRICAS EM FAZENDAS. PEQUENOS PRODUTORES INVESTEM NA FABRICAÇÃO DE DERIVADOS DO LEITE COMO ALTERNATIVA DE NEGÓCIO PARA CRESCER O FATURAMENTO.
Conheça o Programa
livre
MUNDO MUSEU  I

10 - PLEASE TOUCH MUSEUM

UMA DAS GRANDES PREOCUPAÇÕES DAS SOCIEDADES DEVERIA SER A CRIAÇÃO, ENTRE AS CRIANÇAS, DO HÁBITO DE VISITAR MUSEUS. É ASSIM QUE NASCE O PLEASE TOUCH MUSEUM, NA FILADÉLFIA, ESTADOS UNIDOS. UM MUSEU DEDICADO ÀS CRIANÇAS E QUE TEM COMO OBJETIVO INICIAR A CURIOSIDADE SOBRE HISTÓRIA, ARTES E CIÊNCIAS; MAS, PRINCIPALMENTE, ENSINAR QUE MUSEUS PODEM SER BASTANTE DIVERTIDOS. COMO O PRÓPRIO NOME DO MUSEU DIZ, NESTE LUGAR, AS CRIANÇAS PODEM MEXER, TÊM A LIBERDADE PARA EXPLORAR. MESMO ESTANDO EM UM MONUMENTAL PRÉDIO COM MAIS DE CEM ANOS, O AMBIENTE É ALEGRE, COLORIDO, CONVIDATIVO PARA OS PEQUENOS. SEM PERCEBER, AS CRIANÇAS SÃO LEVADAS ÀS LIÇÕES, SEM O MENOR ESFORÇO – AO CONTRÁRIO, COM MUITA DIVERSÃO – SAEM DO MUSEU COM MELHORES BASES PARA EVOLUÍREM, NOS ESTUDOS E COMO CIDADÃOS. UM ÓTIMO EXEMPLO PARA PAÍSES COMO O BRASIL, QUE AINDA NÃO ACORDARAM PARA ESTE TIPO DE ABORDAGEM TÃO IMPORTANTE.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 69

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 11 - FLAUTA

Com o tema Flauta, este programa homenageia compositores como Patápio Silva, Altamiro Carrilho e Antônio Callado, entre outros.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM01 - TEMPORADA 1 - NELSON AYRES TRIO

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 08

É para isso que serve os melhores amigos: É o dia do grande desfile, e Trinket se recusa a admitir que está doente. Melancia fujona: Willow está convencido a entrar em um concurso de jardinagem – e acidentalmente cria uma melancia fujona.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

GALINHA PINTADINHA MINI - A PENA EM PÉ - 18

A Pena em Pé / Ovo Surpresa (Trator) / A Grande Corrida / Pescaria de Cores (Laranja) / Hora da Música (Cão Amigo) A Pena em Pé Logo que acorda, a Galinha Pintadinha descobre que ela terá que passar o dia com uma teimosa pena em pé. A Grande Corrida As Galinhas se preparam para uma grande corrida. A torcida está organizada e o Pintinho Amarelinho vai dar a largada. Quem será que vai vencer?
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

CADÊ?

Bubu, Biel e Bonie estão decidindo qual será a brincadeira do dia, quando, de repente, Bonie desliza sozinha pelo galho. Após uma breve investigação, as corujinhas descobrem que era um lagarto disfarçado. Surge a dúvida: será que os animais brincam de esconde-esconde? O trio parte à procura desses bichinhos escondidos pela floresta. Biel questiona: será que esses animais são tímidos? Bubu afirma que não, eles estão é brincando de esconde-esconde. A resposta dessa questão vale uma aposta de mil amoras! Nessa busca, surgem camuflados um sapo no meio das folhas, uma mariposa no tronco, um bicho-pau no meio dos gravetos e uma raposinha, que afirma se esconder, mas não por brincadeira. Em casa, o Papai Coruja explica o que é a camuflagem e a Mamãe Coruja canta a música “Esconde-esconde”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 119 - PÉ-DE-MOLEQUE

JÚLIO ESTÁ FELIZ DA VIDA PORQUE É DIA DE COMER PÉ-DE-MOLEQUE. LILICA E ALÍPIO FICAM IMPRESSIONADOS PORQUE NAO SABEM O QUE É UM PÉ-DE-MOLEQUE. LOLA CONTA PARA LILICA QUE É UM DOCE FEITO COM AMENDOIM. A PARTIR DAÍ, JÚLIO E LILICA VÃO CONHECER A PLANTA DO AMENDOIM. ALÍPIO É O ÚLTIMO A SABER QUE O PÉ-DE-MOLEQUE SE TRATA DE UM DOCE.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 125 - ESCRITO NAS ESTRELAS

UMA CURIOSIDADE DE LILICA LEVA TODO MUNDO A OBSERVAR AS ESTRELAS. JÚLIO DESCOBRE QUE O AVÔ TEM UMA LUNETA, E VAI INVESTIGAR O CÉU SEM PERMISSÃO. O AVÔ PERDOA A DESOBEDIÊNCIA PORQUE ELES FAZEM PARTE DE UMA FAMÍLIA MUITO CURIOSA, E ISSO NÃO É DE TODO MAU.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG IV

PEPPA PIG IV - 34 AVIÕES DE PAPEL, O ANIVERSÁRIO DE EDMOND ELEFANTE E A MAIOR POÇA DE LAMA DO MUNDO

EP 24 - Peppa e George fabricam aviões de papel, mas eles usam os documentos de trabalho importantes de Daddy Pig. EP 25 - Peppa e seus amigos são convidados a ajudar na festa de aniversário de Edmond Elephant. EP 26 - Há uma inundação, mas Peppa é capaz de ajudar a todos, indo para as lojas no barco do vovô porco.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 02

Vivi, Mochilão e Lanterninha chegam a Tóquio, no Japão, e conhecem Elvis, um microfone que se perdeu durante uma turnê. Elvis precisa da ajuda dos novos amigos para voltar ao seu karaokê. Para isso, eles têm que enfrentar lutadores de sumô e ninjas misteriosos.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

GÊNIO

Otto encontra um gênio da lâmpada e deseja que seu amigo, Lobiberto, não precise mais trabalhar com a lanchonete. O que ele não esperava é que Eugenio entende todos os desejos de maneira errada e causa uma confusão
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

NEVE

Neste episódio nossos heróis, chegam num mundo muito gelado, onde todo mundo passa muito frio por causa de uma neve constante, só que, segundo o roteiro da missão, esse seria um planeta quente onde eles usariam o calor para recarregar a bateria da nave. Então eles descobrem que o sol do planeta foi roubado e vão investigar o mistério desse sumiço enquanto tentam se proteger do frio.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

A CORRENTE DO MAL

RUFUS RECEBE UM E-MAIL DIZENDO QUE SEUS AMIGOS ESTARÃO EM PERIGO CASO A MENSAGEM NÃO SEJA ENCAMINHADA EM 30 SEGUNDOS. PORÉM UMA QUEDA DE ENERGIA O ATRAPALHA NA TAREFA E ELE FICA DESESPERADO.
Conheça o Programa
livre
CASAKADABRA

08 - ESCOLINHA

DANTE E CLARICE FICAM SE EXIBINDO E QUEREM SABER QUAL QUALIDADE É MELHOR. DENTRO DA CASA TODOS ESTUDAM, MAS NÃO CONSEGUEM ACERTAR UMA PERGUNTA SEQUER. PORÉM, CADA UM DESCOBRE QUE TEM UMA QUALIDADE DISTINTA.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

QUEM FOI QUE FEZ PIPI AQUI

Magali quer passar uma gostosa tarde no sofá, com gibis e biscoitinhos de mel, até perceber um cheirinho de xixi na almofada. O gatinho Mingau andou aprontando! Nada que ela tente para limpar a almofada, funciona. Como se livrar do cheiro terrível?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

SOCORRO, POLÍCIA! PEGA LADRÃO!

O que começou com uma brincadeira inocente da turminha acaba virando um pesadelo. Ao brincar de policia e ladrão Mônica bate a cabeça e pensa que é uma policial de verdade e quer manter os meninos presos para a eternidade. Enquanto tentam encontrar uma solução para fazer a Mônica voltar ao normal, aparece um ladrão de verdade e aí as coisas complicam ainda mais.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O ANEL DA DISCÓRDIA

Cascão vai até o mercadinho do bairro pois ele decidiu comprar um anel de brinquedo para a sua namorada Cascuda. Para a sua surpresa, ele encontra a sua antiga babá trabalhando lá, mas para o seu azar, o seu amigo Cebolinha também resolve aparecer, e ao saber das intenções do Cascão começa a tirar um sarro do amigo. Para complicar a situação, a Mônica também vai até a lojinha e é aí que a bagunça começa de vez!
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1303

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA AS AVENTURAS DE UM VELEJADOR PELOS MARES DO MUNDO.CONHEÇA TAMBÉM AS PLANTAS NATIVAS QUE DESAFIAM A URBANIZAÇÃO. E AINDA, UM MOVIMENTO UNE MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA. A TURMA DO GREENK INCENTIVA OS JOVENS A DAR UM DESTINO CORRETO AO LIXO ELETRÔNICO. ESTAS ESPÉCIES ,QUE USAM OUTRAS PLANTAS COMO SUPORTE , SURGEM ENTRE O CONCRETO E O ASFALTO DA MAIOR CIDADE BRASILEIRA. E , BETO PANDIANI REVELA OS APRENDIZADOS EM MAIS DE 25 ANOS DE EXPEDIÇÕES PELOS OCEANOS.
Conheça o Programa
n
VALE INDOMADO

A LAGOA DOS HIPOPÓTAMOS

Isolado e longe da agitação do rio Luangwa, na Zâmbia, a lagoa Kasikizi é o lar de uma pequena comunidade de vida selvagem diversificada. No auge da estação chuvosa, é cheio até a borda com água - um local tranquilo, ideal para dois velhos hipopótamos machos que mergulham em águas profundas. A lagoa é o seu santuário, um mundo longe da vida mais violenta que eles abandonaram no rio principal, onde tiveram que enfrentar mestres de praia agressivos, dispostos a lutar para proteger seus territórios. Eles compartilham sua casa com um crocodilo do Nilo, um predador temível para todos aqueles que vivem aqui ou vêm para beber de suas águas. Um escorpião aquático está pendurado na água esperando a chance de pegar um nadador de costas. À medida que a estação seca chega ao fim e os níveis de água da lagoa começam a cair, um excesso de peixe se torna capturado atraindo toda uma gama de espécies de aves para o início da temporada de pesca. Os marabus são os encrenqueiros, roubando peixes das cegonhas de bico amarelo, muito menores. Mas eles encontram o seu jogo nas águias de peixes juvenis que são mais do que felizes em aceitar pássaros maiores que eles. À medida que a lagoa se transforma cada vez mais em lama, ela se torna letal, prendendo um búfalo e o crocodilo do Nilo sendo assim, não conseguem sair. Um dos hipopótamos consegue sair de seu banho de lama, mas enfrenta problemas com um inimigo hostil. O outro sai a tempo, aguentando-se até que as chuvas recomeçam, para retornar à sua lagoa santuário mais uma vez.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 336 - O PODER DA MENTE

AFINAL, SERÁ QUE EXISTE A TAL ENERGIA NEGATIVA, QUE ALGUNS PREFEREM CHAMAR DE VIBRAÇÕES? PARA A CIÊNCIA EXISTE O CONTÁGIO EMOCIONAL. SEJA QUAL FOR O NOME, A QUESTÃO É A SEGUINTE: PORQUE ALGUMAS PESSOAS TORNAM O AMBIENTE PESADO E PARECEM TRANSFERIR PARA AS OUTRAS UMA SENSAÇÃO ESTRANHA? POR OUTRO LADO, EXISTEM AQUELAS QUE CONSEQUEM ILUMINAR COM SEU SORRISO QUALQUER AMBIENTE E PASSAM PARA AS DEMAIS UM SENTIMENTO DE CONFORTO E TRANQUILIDADE. ESTUDOS RECENTES MOSTRAM QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO MAIS SENSÍVEIS DO QUE OUTRAS A ESSE TIPO DE CONTATO, MAS É POSSÍVEL DESENVOLVER UMA PROTEÇÃO CONTRA AS FORÇAS NEGATIVAS QUE PAIRAM NO AR. OUTRA QUESTÃO: VOCÊ CONFIA NA SUA INTUIÇÃO? SABIA QUE É POSSÍVEL TREINAR O PROCESSO INTUITIVO? NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
#PROVOCAÇÕES

#PROVOCAÇÕES - 22 - SIDARTA RIBEIRO

Em nova fase, o programa #Provocações, agora comandado por Marcelo Tas, recebe o neurocientista Sidarta Ribeiro, professor titular e diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Um dos maiores nomes do País quando o assunto é a pesquisa em torno do uso de substâncias psicoativas, em especial a cannabis, Ribeiro fala em entrevista também sobre seu recém-lançado livro O Oráculo da noite: a história e a ciência do sonho, da Companhia das Letras.
Conheça o Programa
10
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 387 - 13/10/2019

DOMINGO NO METRÓPOLIS UM ESTILISTA QUE PENSA ROUPAS PARA TODOS OS CORPOS. O BAIANO ISAAC SILVA. O TEATRO MUSICAL BRASILEIRO EM RISCO. LIMITE PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PODE INVIABILIZAR PRODUÇÕES. MARCO NANINI NOS CINEMAS VIVENDO OS DRAMAS E SONHOS DE ENFERMEIRO DE 70 ANOS, GAY, APAIXONADO PELA DIVA GRETA GARBO. E DICA DE SÉRIE: BASEADA EM FATOS REAIS, UMA HISTÓRIA SOBRE CASOS DE ESTUPRO NOS ESTADOS UNIDOS.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 149 - ESPECIAL FLORES (PODE SER REPRISADO)

Confira os destaques desta edição: - Fotógrafo holandês faz colagens digitais de natureza morta inspiradas na pintura flamenga do século 17. - Confira as instalações e arranjos florais de Daniel Ost, o florista da realeza belga. - As flores mais famosas da história da arte: "Os Girassóis", de Van Gogh. - O ouro perfumado da Bulgária: óleo essencial da rosa damascena, produzido na região, é o mais valioso do mundo. - Floração das amendoeiras é atração turística na ilha de Maiorca, na Espanha. - E uma visita ao ateliê culinário Von Blythen, especializado em gastronomia floral.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

ESPIRITUALIDADE INCONSISTENTE: DEUS COMO MERCADORIA

A espiritualidade inconsistente e o mercado de Deus Com Ed René Kivitz, teólogo A angústia de existirmos sem saber a que se destina a nossa existência, nos leva a buscar sentidos maiores, nos leva muitas vezes a Deus. Antes, os templos eram o lugares oficiais para praticarmos nossa espiritualidade e tínhamos os líderes religiosos como os porta-vozes das divindades. Hoje, num mundo digital, com as relações em rede, as religiões e seus líderes tem usado a mídia para pregar, lançando mão de ferramentas de marketing e redes sociais para converter fiéis, oferecendo Deus como um produto que pode ser adquirido. “Deus criou o homem a sua imagem e semelhança” ou é o homem que cria Deus na medida de sua necessidade? Como esse Deus que vira mercadoria muda a nossa fé e a nossa relação com o sagrado?
Conheça o Programa
14
PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - MERCADO GASTRONOMIA

NO OPINIÃO DE HOJE, VAMOS FALAR SOBRE O MERCADO DA GASTRONOMIA. COMO GERADOR DE EMPREGOS, DIFUSOR DA CULTURA, TEMPERO DAS NOSSAS RELAÇÕES AFETIVAS E SOCIAIS.E VOCÊ? TEM FOME DE QUE?
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

RETRATOS DE FÉ - 24 - BUDISMO - TEMP I

Um monge recém-formado mostra um pouco da sua rotina diária. No maior templo Zen Budista japonês do Brasil, em São Paulo, ele acompanha uma cerimônia budista. Em Florianópolis, um monge mais experiente conta a história do budismo e seu papel no Brasil e no mundo. Praticantes do Budismo falam dos estudos sobre a tradição religiosa, meditação e outras práticas que transformaram suas vidas.
Conheça o Programa
livre
SALA DE CINEMA

DE REPENTE, MULHER DE 30

Está cada vez mais comum escutar histórias de pessoas que chegam aos 30 anos de idade com a sensação de arrependimento ou insatisfação. A crise dos 30 anos. Até meados do século 20, esse conflito existencial não chegava antes dos 40 – idade que marcava a metade da vida, quando alguém passava a ser considerado velho e deveria ter todos os problemas, pessoais, financeiros e profissionais, resolvidos. A mudança acontece por causa da transformação sofrida nas últimas décadas: o mundo ficou mais rápido, mais tecnológico, mais especializado, mais ambicioso e muito mais competitivo. Os jovens viraram os detentores do conhecimento – a idade deixou de ser sinal de sabedoria e passou a simbolizar atraso. A natural ansiedade feminina faz com que as mulheres sejam as maiores vítimas da crise dos 30 anos, afinal as exigências consigo mesmo são tantas que não conseguem saber em que ordem deve priorizar os seus desejos. Como é, de repente, ser mulher de 30?
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2011

CÉLIA GOUVÊA

A bailarina Célia Gouvêa nasceu em Campinas e é um dos grandes nomes da dança paulista. Dividiu sua carreira entre o Brasil e a Europa e integrou a primeira turma do Mudra - Centro Europeu de Aperfeiçoamento e de Pesquisa dos Intérpretes do Espetáculo, dirigido por Maurice Bejárt (1927-2007). Ao lado de outros criadores fundou, na Bélgica, o Grupo Chandra - Teatro de Pesquisa de Bruxelas, com direção de Micha Van Hoecke. No Brasil coreografou para o Teatro de Dança de São Paulo, Teatro Galpão, Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade de São Paulo), Célia Gouvêa Grupo de Dança, Teatro Guaíra, e outras. No exterior, coreografou para nomes como: All Angels Theatre Troupe, de Nova York; Escola Superior de Dança de Lisboa e Companhia de Dança de Lisboa, Portugal; Lyon 5ême e Francheville, na França. É membro fundadora da Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos de São Paulo.
Conheça o Programa
livre
PERSONA EM FOCO

DEDÉ SANTANA

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
SERTÃO DE DENTRO

09 - PANKARARÉ

NESTE EPISÓDIO, GERALDO SARNO REVISITA A COMUNIDADE DE ÍNDIOS PANKARARÉ PARA MOSTRAR COMO A COMUNIDADE INDÍGENA VIVE HOJE COM A DEMARCAÇÃO DE TERRA.
livre
DOC TV II

O ZERO NÃO É VAZIO (SP)

O filme “O zero não é vazio” aborda o lugar que a escrita tem para aquele que escreve. Através de visitas aos locais onde se realiza a escrita, os diretores entraramem contato com o que estava guardado em armários e gavetas, como a escrita de Gregório ou de Arturo. Ou ainda, com aquilo que estava exposto no espaço público como a escrita de Marcia, colada em postes de iluminação e arvores nas calçadas do bairro de Higienópolis ou a escrita do Condicionado, pequenas ofertas aos passantes que circulam pela Avenida onde mora. O gesto da escrita revela em cada um a singularidade. Assim Gregório escreve como se fala, nomeando as presenças do mundo no instante mesmo em que elas estão sendo criadas. O condicionado persegue a permanência de um traço original, pois para ele tudo o que faz se desmancha, desaparece. Tatiana busca alcançar através da escrita de suas máquinas o ideal científico de um corpo sem falhas. Orlando corrige o defeito da língua feminilizando as palavras. São escritas muito singulares, escritas excessivas, mas raramente lidas pois não se conformam aos códigos já estabelecidos. Não se apoiam no sentido, não buscam uma comunicação. Subvertem as leis da linguagem, inventam palavras, manipulam as letras, modelam o vazio como diz Arturo, o tecelão da sombra.
Conheça o Programa
14
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 32

Convidados: Mario Chamie e Nelson de Oliveira • Chamie: A poesia práxis é considerada um movimento de vanguarda. O que é práxis? • Nelson: Você criou o conceito de Geração 90. O que isso tem a ver com a ideia de vanguarda ou movimento? • Chamie: Ao contrário da poesia concreta, que teve vários seguidores, ficou associada apenas a seu nome. Práxis teve seguidores? Foi um movimento ou uma proposta individual? • Nelson: A rubrica Geração 90 foi acusada de ser mais publicitária do que estética. Ela nasceu de um consenso entre os participantes ou foi uma atitude promocional? • Chamie: Num ensaio de A Palavra Inscrita, vc sugere que a poesia práxis teve influência sobre artistas como Glauber Rocha, José Celso Martinez Corrêa, Osman Lins, Ferreira Gullar e Chico Buarque. Eles reconheceram essa influência? • Chamie: Que caminhos tomou sua poética após práxis? Pegando carona na pergunta do Claudiney, hoje vc é mais ensaísta ou poeta? • Nelson: Você parece beber numa fonte muito diferentes dos escritores da prosa urbana contemporânea, em autores como Murilo Rubião e Campos de Carvalho. Existem linhagens ocultas na literatura brasileira? Você se filia ao surrealismo? (pedir para contar sobre as cartas anônimas e performances de que foi alvo) • Nelson: O que caracteriza a polêmica de hoje? Existe ponto de vista crítica ou é guerra de vaidades? • Chamie: A crítica literária olha para além do mercado, do sistema editorial e dos autores midiáticos? • Nelson: A ensaísta Flora Sussekind associou a micronarrativa e as personagens de identidade instável da literatura contemporânea à perda de sentido de realidade, a uma infraestrutura econômica instável, rarefeita, dominada pela espiral financeira. Nesse contexto, ela cita Subsolo Infinito. Vc se encaixa nesse perfil? Mais que isso: os escritores contemporâneos têm esse grau de reflexão? • Chamie: Como criador de uma proposta poética de cunho também político, a poesia tem hoje algum poder de intervenção na cena cultural ou social? Ela traduz o contexto? • Chamie: Você foi prejudicado por sua atuação política? Você aceitaria um cargo político num governo do PT ou do PSDB? A intelectualidade desses partidos tem autoridade moral para condenar sua participação na gestão do prefeito Reynaldo de Barros? • Nelson: Qual os significado dos blogs e das festas literárias? Elas não criam um ambiente festivo, em que a literatura concilia com o mundo, ao invés de problematizá-lo? • Chamie: Seu romance Pauliceia Dilacerada – que fala do impacto devastador da atuação pública sobre a vida de Mário de Andrade – é uma resposta ao massacre e ao esquecimento que você mesmo sofreu? Você buscou um paralelo entre a atuação de Mário de Andrade e a sua?
Conheça o Programa
livre