Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Quinta-Feira, 12 de Setembro

ABERTURA DA EMISSORA

NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

QUÍMICA 31 (MOD.3 - MÉDIO)

Nesta teleaula você verá a importância que a indústria química tem no padrão de vida atual, influenciando o nosso modo de vida. Também verá que a indústria química usa substâncias que existem na natureza e as transforma em produtos úteis para a vida moderna. Aprenderá que um dos compostos mais utilizados pela indústria química é o ácido sulfúrico, usado, entre outras coisas, na feitura do adubo. E verá que as indústrias químicas precisam ser instaladas em locais apropriados, próximos da matéria-prima. E que as indústrias procuram ficar próximas umas das outras por uma questão de economia e de preservação do meio ambiente.
Conheça o Programa
livre
NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIAS 40 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

Nesta teleaula 40 você verá que as florestas brasileiras estão sendo destruídas pelo desmatamento. Aprenderá que, apesar da exuberância da vegetação, o solo da Amazônia é pobre e, com o desmatamento, a floresta pode se transformar num deserto. Descobrirá também que os povos da floresta sabem preservá-la, permitindo a sua recomposição. Você conhecerá ainda outra floresta importante do Brasil: a Mata Atlântica, que está quase totalmente destruída e o que resta dela precisa ser totalmente preservado.
Conheça o Programa
livre
NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

QUÍMICA 32 (MOD.3 - MÉDIO)

Nesta teleaula você verá que as atmosferas dos planetas do Sistema Solar possuem elementos químicos encontrados na Terra. Verá que Vênus, também conhecido como estrela d’Alva, possui uma nuvem de ácido sulfúrico na sua atmosfera. E outros planetas, como Júpiter e seu satélite Io, tem muito enxofre. Aprenderá que a produção do ácido sulfúrico é feita através de reações do enxofre com o oxigênio. E que no Brasil, apesar de não existir minas de enxofre, o ácido sulfúrico é extraído de compostos como sulfetos de ferroe de cobre e da calcopirita.
Conheça o Programa
livre
INGLÊS COM MÚSICA II

WHENEVER WHEREVER (SHAKIRA) 4

A SEGUNDA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA VOLTA AO AR AGORA COM VERSÕES DIÁRIAS. O PROGRAMA SERÁ EXIBIDO A PARTIR DO DIA 25 DE ABRIL ÀS SEIS DA TARDE. O PROGRAMA CONTINUA TAMBÉM AOS SÁBADOS AO MEIO-DIA. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - SERÁ APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV, CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA, E O CENTRO PAULA SOUZA O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA (FATECS) DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA ESTÁ A CARGO DA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E DA PROFESSORA MARISA LEITE DE BARROS, APRESENTADORA, PROFESSORA E CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA ESTARÁ ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS. SERGINHO CARVALHO (BAIXO), ADRIANO TRINDADE (BATERISTA) E DO AGENOR DE LORENZI (TECLADOS). A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA É REALIZADA NO TEATRO FRANCO ZAMPARI - ESPAÇO UNIVESP
Conheça o Programa
livre
NOKUN TXAI - NOSSOS TXAIS

12 - MORADA DE HAKOWO

A MORADA DE HÃKWO’ ACOMPANHA A VIDA COTIDIANA DE HÃKWO E SUA FAMÍLIA, INDÍGENAS ASHANINKAS QUE VIVEM NA ALDEIA APIWTXA, NO RIO AMÔNIA, EM MARECHAL THAUMATURGO/ACRE.
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 89 - ALÉM DO ARCO-ÍRIS

Está chovendo mas faz sol. A chuva pára e um lindo arco-íris surge no céu. Lola conta um história para as crianças sobre o tesouro que existe embaixo do arco-íris. Então, Caco, Lilica, Oriba e Júlio acham um mapa do tesouro. Se apressam para encontrá-lo. Seguem várias pistas. Ao chegarem no rio eles acham um pote de moedas de chocolate e descobrem que foi Lola e Zazá que organizaram todo o tesouro. Porém, acabam encontrando um outro pote, mas dessa vez com moedas de ouro. Será que a lenda do tesouro no final do arco-íris é real?
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG III

TEMA: O VOVÔ NO PARQUINHO/ AS GALINHAS DA VOVÓ PIG/ CORRIDA DIVERTIDA

O Vovô no Parquinho VOVÔ PIG LEVA PEPPA E GEORGE AO PARQUINHO, MAS NÃO ENTENDE AS REGRAS DAS CRIANÇAS. As Galinhas da Vovó Pig VOVÓ PIG MOSTRA A PEPPA E GEORGE SUAS GALINHAS, ENQUANTO ALGUÉM ANDA COMENDO O ALFACE DO VOVÔ PIG. Corrida Divertida PAPAI PIG SE ESFORÇA PARA CORRER UMA CORRIDA A FIM DE ARRECADAR DINHEIRO PARA CONSERTAR O TELHADO DA ESCOLA, MAS ACHA BEM MAIS FÁCIL CORRER QUANDO UMA VESPA COMEÇA A PERSEGUI-LO.
Conheça o Programa
livre
CARLOS II

O PASSADO DE KARNAK

EPISÓDIO ESPECIAL REVELANDO UM POUCO DO PASSADO MISTERIOSO DE KARNAK E UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O VILÃO.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O ESCORREGADOR COLORIDO

Bubu, Biel e Bonie brincam nos escorregadores de folhas e começa a chover. Enquanto o trio espera a chuva passar, abrigados debaixo de algumas folhas, Bubu vê uma nova oportunidade de brincadeira: um circuito de poças d’água. Quando Biel está pulando sobre as poças, a chuva para e o sol volta. Assim, as corujinhas brincam novamente de escorregar, mas Biel acaba caindo em uma poça d’água e, ainda atordoado, vê um escorregador super colorido no céu. Eles vão atrás desse escorregador, mas ele sempre some. Decidem voar para encontrá-lo, e percebem que ele é feito de gotinhas de água. Papai Coruja assobia e, chegando no ninho, o trio descobre que o escorregador era, na verdade, um lindo arco-íris de sete cores. Mamãe Coruja canta a música “Chu-chu-chuva!”, enquanto chove fora do ninho.
Conheça o Programa
livre
MOLANG

MOLANG - 28 CATAPORA / O CONCURSO

Catapora Piu Piu está com catapora. O médico ordena que Molang não se aproxime dele, mas ele não suporta mais não ver seu melhor amigo! Molang faz várias tentativas para visitar seu amigo e conseguir cuidar dele ... O Concurso Hoje é o maior concurso de melancia! Piu Piu com certeza vai ganhar porque sua melancia é “huuuuuuuge!” Infelizmente, também é muito pesada para carregar. Ele e Molang chegarão a tempo de entrar no concurso?
Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 19

A véspera de natal: É véspera de natal no Castelo Seguro, e Papai Noel visita o reino. Mas, quando dragões de neve levam o saco de presentes dele, Nella e seus amigos partem em uma aventura para salvar o natal.
Conheça o Programa
livre
RUSTY RIVETS II

RUSTY RIVETS II - 06 - A FÓRMULA 500 / RUSTY E O GELO

Frankie Fritz desafia Rusty e Ruby para uma corrida em torno de Sparkton Hills. Como prêmio os carros de cada competidor estão valendo como aposta. Rusty e Ruby tentam evitar que a feira de arte da escola seja congelada por Frankie Fritz e sua nova invenção, o Frankford.
Conheça o Programa
livre
SHIMMER E SHINE III

02 - GÊNIO POR UM DIA / ZAC, O DETETIVE SEM NOÇÃO

Quando Leah deseja ser um gênio por um dia, Zeta usa magia para que Leah conceda seus desejos. Quando Zac acha que as garotas estão desaparecidas, ele banca o detetive e vai em busca com Kaz.
Conheça o Programa
livre
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - VI

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - VI - 12 - FLUTTER BRUTTER

Quando o despreocupado irmão de Fluttershy começa a sobrecarregar seus pais, ela o encoraja a sair de casa, mas ele se muda para a casa dela, forçando Fluttershy a apoiá-lo e a vencer o seu medo de fracassar.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 19 - UM SHOW NADA SIMPLES

Sunny e as meninas montam um show para que Johnny-Ray mostre seu talento de música country para todos da cidade de Friendly Falls. Mas Sunny se anima tanto que acaba não ouvindo os desejos de Johnny, o que pode transformar a apresentação em um grande desastre.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA IV

19 - PATRULHA MARÍTIMA: FILHOTES PIRATAS AO RESGATE

CARLOS E TRACKER VÃO EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO, PORÉM, ELES ACABAM PRESOS NA ILHA.
Conheça o Programa
livre
PJ MASKS - HERÓIS DE PIJAMA

VOANDO AOS CÉUS, CORUJITA

NINJA NOTURNO ROUBA OS AVIÕES DE APRESENTAÇÃO E TODOS OS OUTROS TRANSPORTES AÉREOS DA CIDADE. CORUJITA NÃO PODE PERDER SUA CONFIANÇA, ELA TEM QUE APRENDER A ACREDITAR EM SI MESMA NOVAMENTE.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS X

THOMAS X - NOVO GUINDASTE NAS DOCAS/ PARADAS NÃO PLANEJADAS

NOVO GUINDASTE NAS DOCAS Carly, o novo guindaste, está tão interessada que assume todo o trabalho e isso ativa o lado competitivo de Cranky, assim ele trabalha mais e mais rápido em uma tentativa de acompanhá-la. Mas como os dois guindastes freneticamente tentam superar um ao outro, seus ganchos ficam emaranhados e eles ficam presos rapidamente e incapazes de se mover. Eventualmente Salty conta a história de um monstro de duas cabeças que trabalhou em conjunto para conseguir o que queria. Cranky e Carly trabalham juntos para desatar o nó e Salty diz que eles trabalham em harmonia. Big Mickey diz que há três guindastes e todos os motores e guindastes ficam surpresos por ele falar. Eles também o receberam para a equipe. PARADAS NÃO PLANEJADAS Quando Bertie, um ônibus, quebra enquanto eles estão correndo, Thomas assume seus passageiros. Um homem idoso diz que Bertie sempre o deixa entre as paradas. Logo Thomas está recebendo pedidos de muitas outras paradas não programadas, o que o faz atrasar e perturba seus próprios passageiros, assim como o Fat Controller, que recruta Bulgy para levá-los para que Thomas possa correr na hora certa.
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

4 - NOBRES CAVALEIROS

NO REINO DOS CAVALEIROS, BLAZE DESCOBRE UMA MÁQUINA QUE SEUS AMIGOS MEDIEVAIS USAM PARA RECARREGAR SUAS ENERGIAS, MAS UM DRAGÃO A ROUBA E BLAZE PRECISA RECUPERA-LA.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 10

Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem uma estrela cadente de perto, no incrível e estrelado Deserto do Atacama. Pronta para fazer seus pedidos à estrelinha, Vivi descobre que, na verdade, é ela quem vai realizar os desejos da nova amiga.
Conheça o Programa
livre
O SHOW DA LUNA II

PULA-PULA PIPOCA

Luna e Júpiter adoram pipoca mas nunca tinham parado pra pensar em no que faz ela estourar. Como será que o milho vira pipoca? Luna, Júpiter e Cláudio mergulham numa panela e se transformam em divertidas pipocas.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 10

Senninha se apaixona pela leitura. Tudo o que ele faz tem a companhia de um livro. Monta um biblioteca na oficina para ele e seus amigos.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - CONTACAO DE HISTORIAS - GISELDA PERE AGBALA 02

QUINTAL DA CULTURA VI PGM CONTACAO DE HISTORIAS - GISELDA PERE AGBALA 02 CABEÇA DE ABERTURA COM A DONA CAROCHINHA (OSÓRIO) Giselda conta as histórias: 1) Iemanjá, rainha das águas (inspirado nos livros "Mitologia dos orixás" de Reinaldo Prandi e "Yemanjá, de Carolina Cunha) 2) O guerreiro e a princesa Oxum (inspirado no livro "Omo-Obá: Histórias de princesas" de Kiusan de Oliveira) 3) As pulseiras de ouro da princesa (inspirado no livro "Mitologia dos orixás" de Reinaldo Prandi)
Conheça o Programa
livre
OS UNDER-UNDERGROUNDS

DIFERENTES IGUAIS

A banda apresenta o mundo underground para Heitor. Bob fica desconfiado desse tal humano, mas no final, os dois acabam se entendendo.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PETECA

Dudu decide fazer uma visita surpresa para o Cebolinha para brincar de peteca. O único problema é que ao chegar lá, ele encontra o Cebolinha tomando banho e não tem paciência em esperar. O que pode dar errado no banheiro do Cebolinha? TUDO!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PLANO HIPNÓTICO

Desta vez o Cebolinha resolve estudar hipnotismo e com isso se diverte colocando em prática seus “poderes”! Mas o objetivo maior é pegar certo coelhinho “encaldido”, portanto, olhe beeeem pra telinha e muito cuidado pra não ser hipnotizado também, viu?
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO

JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO - 12/09/2019

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 9

BLOCO 1 ABERTURA (AU AU AU) 01:00:39- 01:02:34 Elmo e Bel brincam de “O que é o que é”; ela dá dicas sobre em qual animal ela está pensando, até que ele acerta: é um cachorro. AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO(WALKING BUTTERCUP) 01:02:05 - 01:07:32 Ênio e Beto levam cachorros para passear e receberam a incumbência de levar Docinho, que nunca havia saído de casa. Eles levam a cachorrinha infeliz e assustada para o parque, onde Ênio e Beto mostram a ela o quão divertido fazer bagunça pode ser! MUNDO DE ELMO (DOGS 31) 01:07:33 - 01:14:37 Elmo e seus amigos brincam com cachorros. BLOCO 2 CELEBRIDADE (GABY - CACHORRINHO) 01:14:57 - 01:16:29 Gaby Amarantos conhece o animal de estimação de Bel, a Ovelha, que acha que é um cão. Bel fala pra Gaby que só uma coisa faz ela lembrar que é ovelha: o famoso “treeeme” de Gaby. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (A MEIA DO BLOGG) 01:16:30 - 01:25:30 Blogg ama muito a meia suja e enlameada dele. ENCERRAMENTO (FORRÓ LEGL PRA CACHORRO) 01:25:31 - 01:26:41 Abby, Elmo, Grover e Come-come cantam e dançam a música “forró legal pra cachorro”
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O ESCORREGADOR COLORIDO

Bubu, Biel e Bonie brincam nos escorregadores de folhas e começa a chover. Enquanto o trio espera a chuva passar, abrigados debaixo de algumas folhas, Bubu vê uma nova oportunidade de brincadeira: um circuito de poças d’água. Quando Biel está pulando sobre as poças, a chuva para e o sol volta. Assim, as corujinhas brincam novamente de escorregar, mas Biel acaba caindo em uma poça d’água e, ainda atordoado, vê um escorregador super colorido no céu. Eles vão atrás desse escorregador, mas ele sempre some. Decidem voar para encontrá-lo, e percebem que ele é feito de gotinhas de água. Papai Coruja assobia e, chegando no ninho, o trio descobre que o escorregador era, na verdade, um lindo arco-íris de sete cores. Mamãe Coruja canta a música “Chu-chu-chuva!”, enquanto chove fora do ninho.
Conheça o Programa
livre
TRANSFORMERS RESCUE BOTS I

TRANSFORMERS RESCUE BOTS I - 26 - BOTS NO FUTURO

Voltando de 1939, Cody, Frankie, e os Rescue Bots chegam em casa e vêem que Griffin Rock se transformou em Moropolis, e o Dr. Morocco quer manter as coisas como estão.
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES III

4 - NOBRES CAVALEIROS

NO REINO DOS CAVALEIROS, BLAZE DESCOBRE UMA MÁQUINA QUE SEUS AMIGOS MEDIEVAIS USAM PARA RECARREGAR SUAS ENERGIAS, MAS UM DRAGÃO A ROUBA E BLAZE PRECISA RECUPERA-LA.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS X

THOMAS X - NOVO GUINDASTE NAS DOCAS/ PARADAS NÃO PLANEJADAS

NOVO GUINDASTE NAS DOCAS Carly, o novo guindaste, está tão interessada que assume todo o trabalho e isso ativa o lado competitivo de Cranky, assim ele trabalha mais e mais rápido em uma tentativa de acompanhá-la. Mas como os dois guindastes freneticamente tentam superar um ao outro, seus ganchos ficam emaranhados e eles ficam presos rapidamente e incapazes de se mover. Eventualmente Salty conta a história de um monstro de duas cabeças que trabalhou em conjunto para conseguir o que queria. Cranky e Carly trabalham juntos para desatar o nó e Salty diz que eles trabalham em harmonia. Big Mickey diz que há três guindastes e todos os motores e guindastes ficam surpresos por ele falar. Eles também o receberam para a equipe. PARADAS NÃO PLANEJADAS Quando Bertie, um ônibus, quebra enquanto eles estão correndo, Thomas assume seus passageiros. Um homem idoso diz que Bertie sempre o deixa entre as paradas. Logo Thomas está recebendo pedidos de muitas outras paradas não programadas, o que o faz atrasar e perturba seus próprios passageiros, assim como o Fat Controller, que recruta Bulgy para levá-los para que Thomas possa correr na hora certa.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA IV

19 - PATRULHA MARÍTIMA: FILHOTES PIRATAS AO RESGATE

CARLOS E TRACKER VÃO EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO, PORÉM, ELES ACABAM PRESOS NA ILHA.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 19 - UM SHOW NADA SIMPLES

Sunny e as meninas montam um show para que Johnny-Ray mostre seu talento de música country para todos da cidade de Friendly Falls. Mas Sunny se anima tanto que acaba não ouvindo os desejos de Johnny, o que pode transformar a apresentação em um grande desastre.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 10

Senninha se apaixona pela leitura. Tudo o que ele faz tem a companhia de um livro. Monta um biblioteca na oficina para ele e seus amigos.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - CONTACAO DE HISTORIAS - GISELDA PERE AGBALA 02

QUINTAL DA CULTURA VI PGM CONTACAO DE HISTORIAS - GISELDA PERE AGBALA 02 CABEÇA DE ABERTURA COM A DONA CAROCHINHA (OSÓRIO) Giselda conta as histórias: 1) Iemanjá, rainha das águas (inspirado nos livros "Mitologia dos orixás" de Reinaldo Prandi e "Yemanjá, de Carolina Cunha) 2) O guerreiro e a princesa Oxum (inspirado no livro "Omo-Obá: Histórias de princesas" de Kiusan de Oliveira) 3) As pulseiras de ouro da princesa (inspirado no livro "Mitologia dos orixás" de Reinaldo Prandi)
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PETECA

Dudu decide fazer uma visita surpresa para o Cebolinha para brincar de peteca. O único problema é que ao chegar lá, ele encontra o Cebolinha tomando banho e não tem paciência em esperar. O que pode dar errado no banheiro do Cebolinha? TUDO!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PLANO HIPNÓTICO

Desta vez o Cebolinha resolve estudar hipnotismo e com isso se diverte colocando em prática seus “poderes”! Mas o objetivo maior é pegar certo coelhinho “encaldido”, portanto, olhe beeeem pra telinha e muito cuidado pra não ser hipnotizado também, viu?
Conheça o Programa
livre
WINX CLUB VII

WINX CLUB VII - 15 - AS PEDRAS MÁGICAS

Os Draganos estão cada vez mais fracos em função do fogo de Pyros ter sido absorvido pelo Vampiro do Fogo. Kalshara poderia trazê-lo de volta, mas ela exige ser solta em troca. As Winx não acreditam nela, então se transformam em Fadas Tynix e, com seus Animais Encantados, entram no Minimundo das Pedras Preciosas, com o objetivo de trazer o fogo de volta para Pyros. As fadas alcançam a meta graças à bloom e o feitiço especial de Elas que derrota o Vampiro do Fogo. Os Draganos se recuperam e, com sua magia, expulsam Kalshara e Brafilius.
Conheça o Programa
livre
VALENTINS II

11 - VIAGEM AO PASSADO

Pelo visor do capacete, os Valentins assistem à mãe conversando com seu pai e com ela própria quando criança. Em visita à casa da família, Dona Márcia passa mal e é socorrida por Vó Reggy.
Conheça o Programa
livre
EU SOU FRANKY

58 - O CONCURSO DOS ANDROIDES. PARTE 1

É o concurso de androides e a prova já começou, mas Franky decide que não quer participar, pois Christian vai acabar descobrindo da pior maneira possível quem ela realmente é. Ela conta à mãe, que lhe dá razão, mas ao dizer a Charlie, Franky descobre que poderia perder a família caso abandone o curso, além de ser muito importante para Sofia. Então, Paul olhe oferece ajuda em segredo.
Conheça o Programa
livre
PAPO DE MÃE II

A VISÃO DA GRÁVIDA

Conheça o Programa
livre
NOVA AMAZÔNIA

RESEX GREGÓRIO

Conheça o Programa
livre
GENIUS I - EINSTEIN

GENIUS I - EINSTEIN - 07

Enquanto a Primeira Guerra Mundial atinge toda a Europa, Albert encontra-se com o matemático alemão David Hilbert para elaborar uma prova matemática que completará a Teoria da Relatividade Geral. Mas, para sua surpresa, Albert descobre que Hilbert não tem interesse em trabalhar com ele. Em vez disso, ele quer dar a prova a si mesmo, estimulando uma corrida entre dois homens para concluir a teoria. Hilbert, Albert deixa o resto de sua vida em suspenso em uma série de palestras na Academia Prussiana na Esperança da Relatividade. Exausta e desgastada, a tentativa de Albert de tornar a história científica séria. Embora alegremente feliz em seu relacionamento com Elsa, Albert ainda é tecnicamente casado com Mileva, que se recusa a conceder o divórcio. Tendo se mudado para a Suíça, Mileva logo experimenta problemas de saúde. As tentativas de Albert de ver a sua família são feitas pela fronteira suíça que é fechada, colocando uma tensão adicional em seu relacionamento com seus filhos. Enquanto isso, um dos amigos mais próximos de Albert, Fritz Haber, colocou-os uns contra os outros em uma batalha de ideais. Albert era o único cientista a recusar o chamado às armas. Mas Haber, um herói por seu trabalho pioneiro em fertilizantes que uma vez resgatou a Alemanha da fome, agora se concentra no desenvolvimento de gás cloro letal. Einstein se encontra em meio à ascensão do fascismo em uma aleijada Alemanha do pós-guerra.
Conheça o Programa
16
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - 12/09/2019

Conheça o Programa
n
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 12/09/2019

Conheça o Programa
n
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM12 - TEMPORADA 2 - CRUZ VERDE

Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 331 - CIÊNCIA DO PASSADO E DO FUTURO

A DESCOBERTA DE UM CRÂNIO QUASE COMPLETO DE UM ANCESTRAL DO HOMEM, QUE VIVEU HÁ 3 MILHÕES E 800 MIL ANOS, LEVOU OS CIENTISTAS A QUESTIONAREM A IDEIA MAIS ACEITA ATÉ AGORA SOBRE A EVOLUÇÃO HUMANA - E A REPENSAR A TESE DE QUE OS HUMANOS DESCENDEM DE UMA ESPÉCIE PARTICULAR DE PRIMATA. AGORA, COMEÇA A PREVALECER A TEORIA DE QUE PODEM TER EXISTIDO OUTROS ELOS NESSA CADEIA, AUMENTANDO O NÚMERO DE POSSÍVEIS ROTAS EVOLUTIVAS ATÉ OS PRIMEIROS HOMO SAPIENS. SE AS PESQUISAS PARA DETERMINAR DE ONDE VIEMOS CAMINHAM A PASSOS MAIS LENTOS, UM OUTRO CAMPO DA CIÊNCIA AVANÇA RAPIDAMENTE E COMEÇA A CRIAR UM MUNDO NOVO QUE NOS APROXIMA DA FICÇÃO. VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR UMA FIBRA ELÁSTICA DEZ VEZES MAIS RESISTENTE QUE O AÇO? E SE DISSERMOS QUE ESSE MATERIAL PODE VIR DE UMA...CABRA. SIM, MAS UMA CABRA TRANSGÊNICA. E TEM MAIS: OS CIENTISTAS JÁ TEM A FÓRMULA PARA RECRIAR ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS. O PRIMEIRO DELES DEVE SER O MAMUTE, QUE VIVEU HÁ MILHÕES DE ANOS. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA APRESENTA ESSE ADMIRÁVEL MUNDO NOVO.
Conheça o Programa
livre
ESCALA MUSICAL

ESCALA MUSICAL - 06

Dois cariocas que começaram muito jovens e têm intimidade com o sucesso. Luiza Possi é filha de uma cantora e de um guitarrista que também é produtor musical. E Cláudio Zoli fez a sua estreia profissional aos 17 anos, e, logo de cara, como guitarrista do lendário Cassiano. Não por acaso, ganhou o apelido de príncipe de soul. Juntos interpretam “A Lua e Eu” de Cassiano.
Conheça o Programa
livre
MUNDO MUSEU  I

05 - MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES

O MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES, NO RIO DE JANEIRO, TEM A MAIS COMPLETA COLEÇÃO DE ARTE BRASILEIRA. FUNDADO A PARTIR DA ACADEMIA IMPERIAL, CRIAÇÃO DE DOM JOÃO VI NA MUDANÇA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA PARA O BRASIL, O MUSEU TEM UM PANORAMA COMPLETO DE TUDO O QUE FOI PRODUZIDO NO NOSSO PAÍS, DESDE FRANZ POST, PASSANDO PELA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA, PELO GRUPO GRIMM E A ATRAVESSANDO OS SÉCULOS ATÉ OS DIAS ATUAIS. DESTAQUE PARA ALGUNS DOS QUADROS MAIS POPULARES DO BRASIL: “A PRIMEIRA MISSA” DE VICTOR MEIRELLES, “A BATALHA DO AVAÍ” DE PEDRO AMÉRICO, “CAFÉ” DE CÂNDIDO PORTINARI, “MANTEAU ROUGE” DE TARSILA DO AMARAL, ENTRE MUITOS OUTROS. UM ACERVO FUNDAMENTAL PARA A HISTÓRIA E A IDENTIDADE DO NOSSO POVO.
Conheça o Programa
livre
HABITAÇÃO SOCIAL - PROJETOS DE UM BRASIL

HABITAÇÃO SOCIAL - 01 - VILA MARIA ZÉLIA - SP

No início da urbanização brasileira empresários e particulares eram responsáveis pelas moradias dos trabalhadores. Vilas, cortiços e casas-de-aluguel marcam o período em que o país começa a abandonar suas raízes rurais. Em 1917 em São Paulo, o industrial Jorge Street constrói a Vila Maria Zélia para abrigar os operários de uma fábrica de tecidos.
livre
HABITAÇÃO SOCIAL - PROJETOS DE UM BRASIL

HABITAÇÃO SOCIAL - 01 - VILA MARIA ZÉLIA - SP

No início da urbanização brasileira empresários e particulares eram responsáveis pelas moradias dos trabalhadores. Vilas, cortiços e casas-de-aluguel marcam o período em que o país começa a abandonar suas raízes rurais. Em 1917 em São Paulo, o industrial Jorge Street constrói a Vila Maria Zélia para abrigar os operários de uma fábrica de tecidos.
livre
INSUSTENTÁVEIS

INSUSTENTÁVEIS - 01 - PILOTO

Kris, a fundadora da comunidade, tenta organizar o local para a chegada dos novos moradores, mas precisa lidar com os surtos hippies de Aurora e uma súbita infestação de piolhos. Caio e Luisa, o casal de desajustados futuros moradores, já na estrada, percebe que a vida em meio a natureza não será tão simples.
18
CONTOS DA MEIA NOITE

ORACAO DA NOITE - PAULO HECKER FILHO

O olhar do menino vai registrando sucessivos quadros e articulando-os na sua experiência da contingência. A avó quebrou um bibelô da casa. Recrimin-se por isso. Sem parar. De nada valem as objeções tranquilizadoras da mãe “-- Isso não é nada. Não tem a menor importância.” A avó permanece inconsolável. Por trás da atitude, aparentemente casmurra, o garoto percebe na anciã o desconsolo, a vontade de partir, de deixar a vida. Pedem a ele que , naquela noite, durma no quarto da avó nervosa. Atônito, ele lhe toma a bênção e deita-se. Ouve então uma prece, entrecortada de queixas. Uma prece, entrecortada de verificações de suas cada vez maiores limitaçõies físicas. Uma prece que pede o descanso da morte. O repouso final. A paz..
Conheça o Programa
18
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 12/09/2019

Conheça o Programa
n
SAUDE BRASIL

PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA

A prescrição farmacêutica é o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, à proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde. Em vários sistemas de saúde do mundo, profissionais não médicos estão autorizados a prescrever medicamentos. Esta prática tem modos específicos para cada profissão e é efetivada de acordo com as necessidades de cuidado do paciente, e com as responsabilidades e limites de atuação de cada profissional. O farmacêutico é um profissional aliado de sua saúde e agora ele pode orientá-lo de uma maneira mais completa e documentada. A prescrição farmacêutica é mais um benefício em prol de nossa saúde. Seu objetivo não é substituir a prescrição médica, mas trazer mais segurança ao paciente nas situações leves, que não requerem um atendimento médico, mas exigem cuidados e orientações básicas de saúde. Neste programa educativo, vamos conhecer um pouco mais sobre as atribuições de um farmacêutico. O educativo conta com a participação de profissionais de referência na área médica, científica e também do Conselho Regional de Farmacêuticos de São Paulo que fiscaliza os profissionais.
Conheça o Programa
livre
GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - ADONIRAN BARBOSA

Filho de imigrantes italianos e nascido no interior de São Paulo em 1912, João Rubinato até tentou trabalhar como pintor, mascate, torneiro mecânico e garçom, entre outras profissões. Mas não funcionou. Tentou entrar para o teatro e não conseguiu. Quis ser cantor no rádio e não deu certo. Mas não desistiu. Depois de anos de persistência, tornou-se ator-cômico na Rádio Cruzeiro do Sul. Essa é apenas uma das tantas histórias que revelam a origem e a vida de um dos criadores do samba paulistano: Adoniran Barbosa.
livre
ENTRELINHAS

ENTRELINHAS 152

O Entrelinhas destaca um acontecimento histórico que teve grande impacto sobre a cultura contemporânea: a Revolução do Irã, ocorrida há 30 anos. O programa conversou com a escritora brasileira Marcia Camargos: ela é autora do romance-reportagem A Travessia do Albatroz – Amor e fuga no Irã dos aiatolás (sobre a história real de um refugiado político) e recentemente esteve no país dos aiatolás. “Eles não gostam do governo do atual presidente, mas por outro lado admiram muito a política externa do Irã, esse enfrentamento contra o grande império norte-americano. E as efígies tanto dos heróis da guerra contra o Iraque quando dos aiatolás Khomeini e Khamenei estão presentes em todos os locais públicos das cidades iranianas, como se eles fosse os grandes irmãos, que estão de olho, dizendo ‘estamos aqui, isso é uma sociedade religiosa, islâmica, fundamentalista’. E não vai mudar tão cedo. Eu acho muito difícil.” O Entrelinhas também entrevistou Vera do Val, uma paulista que transformou a Amazônia em cenário de sua obra ficcional e ganhou o prêmio Jabuti com o livro de contos Histórias do Rio Negro.
Conheça o Programa
livre
A ARTE DE VER

A ARTE DE VER 9

O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.
Conheça o Programa
livre