Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 12 de Maio

ABERTURA DA EMISSORA

A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

BELLA VISITA ELIZAMA

NO PRIMEIRO EPISÓDIO DE "A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO", ELIZAMA RECEBE BELLA NA FAZENDA ONDE VIVE COM SUA FAMÍLIA.
livre
A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

ELIZAMA VISITA LAURA

ELIZAMA VISITA LAURA, UMA GAROTA QUE VIVE UMA REALIDADE TOTALMENTE DIFERENTE DA SUA.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 07 - NATUROLOGIA

HOJE VAMOS FALAR SOBRE NATUROLOGIA, A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS RECURSOS NATURAIS E O SEU USO PARA A PROMOÇÃO, MANUTENÇÃO E TRATAMENTO DA SAÚDE.
Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 02 (VALE "VERSÃO 1")

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: OS DESTAQUES DA AGRISHOW A MAIOR FEIRA DE TECNOLOGIA AGRÍCOLA DO BRASIL. E A ALTA QUALIDADE FAZ CAFÉ DO CERRADO MINEIRO SER APRECIADO NO BRASIL E NO MUNDO.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 06

No episódio 6 desta temporada, vamos conhecer Flávia Campos criadora do BMX Para Meninas. Uma série sobre bicicletas especiais com Mario Canna: hoje é sobre a bicicleta dinamarquesa Pedersen. Caetano Barreira fala sobre a Velodrame. Novas tecnologias e lançamentos para o mundo das bicicletas com CEO da Bikestation Sandro Wuicik e Cezar Freitas da Garmin BR. Vamos conhecer a atleta Vivi Favery que conta sua experiência com a Cannondale Brasil Racing.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

URTICÁRIA CRÔNICA ESPONTÂNEA

Você já ouviu falar em Urticária? É uma doença mais comum do que imaginamos. Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida. Neste educativo vamos conhecer mais sobre as Urticárias e suas características. Falaremos principalmente sobre a Urticária Crônica Espontânea, o tipo que mais afeta a qualidade de vida dos pacientes. Saiba que Urticária Crônica Espontânea tem tratamento, por isso, procure ajuda médica e não conviva com esse problema!
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

RODAS DE VIOLA - 03 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as rodas de viola. Participam deste programa: Mazinho Quevedo, Tião do Carro, Gedeão da Viola,Zé Garoto, Braz da Viola, Roberto Correa, Paulo Freire, Pereira da Viola, Ivan Vilela, Téo Azevedo, Jacó e Jacozito, Liu e Léu, Zilo e Zalo, Pardinho e Camargo, Mococa e Paraíso, Adriano quevedo, Carreiro e Carreirinho.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 533

Conheça o Programa
livre
CULTURA, O MUSICAL

CULTURA, O MUSICAL - 5ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 02 - PIANO E PRIMÓRDIOS

Com o tema Piano e Primórdios, este programa destaca composições de nomes como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM02 - TEMPORADA 1 - UTE LEMPER

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 16

O RETRATO REAL PERFEITO DA FAMÍLIA DA NELLA Trinket está desesperada para deixar tudo perfeito para o dia do Retrato Real de Família. PROBLEMA GIGANTE O dia de diversão das “Melhores Irmãs”, de Nella e Norma, é interrompido pela discussão de dois irmãos gigantes de pedra.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

MISTÉRIOS/A CÁPSULA DO TEMPO/CRIATURAS PEQUENAS

MISTÉRIOS Peppa, George, Mamãe e Papai Pig assistem seu programa de televisão favorito sobre detetives. Peppa e George querem ser detetives famosos também. Então, Papai Pig lhes dá um mistério para resolver. Ele esconde Teddy e Peppa e George tentam encontrá-lo. Usando uma lupa, Peppa e George seguem uma trilha de migalhas de bolo para resolver o mistério. A CÁPSULA DO TEMPO A professora mostra a Peppa e seus amigos da escola como fazer uma cápsula do tempo. Eles colocam cada uma de suas coisas favoritas no interior da cápsula e enterram no jardim da escola. As crianças descobrem que seus pais também fizeram uma cápsula do tempo muitos, muitos anos atrás. E agora é hora de abri-la. CRIATURAS PEQUENAS Peppa e George brincam no jardim do vovô Pig. Peppa encontra um caracol pequeno. O caracol pequeno maroto gosta de se esconder em sua concha e de comer os alfaces do vovô. Os amigos de Peppa e George chegam e Vovô mostra-lhes sua colmeia. É cheio de abelhas ocupadas , fazendo mel. Peppa , George e todos os seus amigos ser abelhas ocupadas .
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

ONDE VOCÊ MORA

Bubu e Bonie estão brincando no campo dos trevos, mas Biel está sentado, esperando que o tempo passe logo para que possa brincar de empilhar pedrinhas com o papai. Mas quando avistam um coelho, Bubu e Bonie decidem ir atrás dele, e Biel vai também. Ao seguirem o coelho, descobrem que ele mora em uma toca. Depois veem um joão-de-barro, que explica como seu ninho é feito de barro e palha. Ao encontrarem um jabuti, ele conta que mora dentro de seu casco. Então, o trio decide procurar pelo ursinho para descobrir onde ele mora. Ao ver uma abelha, Bubu lembra que o urso gosta de mel e as abelhas fazem o mel, então elas devem saber onde o ursinho mora. O trio descobre que as abelhas moram na colmeia e acham a casa do ursinho, uma caverna, onde brincam de empilhar pedrinhas. Depois, no ninho, Papai e Mamãe Coruja explicam sobre as casinhas dos animais e ensinam ao Biel que é muito melhor esperar por algo fazendo novas descobertas. Mamãe canta a música “Ô de casa”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 26 - OLHANDO PARA O CÉU - COMETA

HISTORIA CENTRAL: COMETA ASTOLFO: VENDO O FORMATO DAS NUVENS
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A MINHOCA ENCANTADA

Mônica encontra uma minhoca falante que diz ser um príncipe encantado. Ele só voltará ao normal com um beijo beeem romântico! Claro que a Mônica quer muito virar princesa, mas... ai, que nojo!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A NOVA BABÁ

Enquanto os pais do Cebolinha saem, Xabéu – a irmã mais velha do Xaveco – vai tomar conta dele. Mas o Cascão também está por lá e não é que os dois se “apaixonam” por ela? Ah, esses meninos, viu? Quem vai conquistar o coração da jovem Xabeuzinha? Cascão ou Cebolinha?
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 10

Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem uma estrela cadente de perto, no incrível e estrelado Deserto do Atacama. Pronta para fazer seus pedidos à estrelinha, Vivi descobre que, na verdade, é ela quem vai realizar os desejos da nova amiga.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

CUIDADO SPOILER!

Otto está assistindo ao último episódio de seu seriado favorito Esquadrão Boboforce, mas acaba a energia em sua casa. Otto sai pela cidade procurando amigos que estejam assistindo ao seriado, mas ele não consegue e acaba perdendo o último episódio. Só que todos os seus amigos estão comentando e nenhum deles quer dar spoiler
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

MACACTUS

Desta vez a missão é encontrar e levar com eles uma planta específica do planeta Pofana de volta para a Terra. O detalhe é que o planeta é habitado por macacos que se vestem de uma maneira estranha e idolatram a tal planta, que é guardada com a máxima segurança. Além disso, alguns dos habitantes que eles encontram não são bem o que pareciam ser.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

O PODER DA MENTE

RUFUS INVENTA UMA GERINGONÇA QUE AMPLIA OS PODERES DA MENTE. APÓS UM ACIDENTE, SEU CÉREBRO VIRA UM BURACO-NEGRO QUE SUGA BORIS E LEOPOLDO, AGORA MAIS UNIDOS DO QUE NUNCA.
Conheça o Programa
livre
A VIDA SECRETA DOS CÃES

livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1281

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA O EXEMPLO DE PESSOAS QUE LUTAM POR UM MUNDO MELHOR E MAIS DIGNO. GENTE COMO A LÍDER COMUNITÁRIA LIA ESPERANÇA E A EDUCADORA THEREZITA. TEM TAMBÉM A HISTÓRIA DO EDUCADOR AMBIENTAL MARCELO COSTA QUE PROMOVE MUTIRÕES DE MORADORES PARA RECUPERAR FRAGMENTOS DE CERRADO E DE MATA ATLÂNTICA EM ÁREA URBANA. O REPLANTIO COM ESPÉCIES DE ÁRVORES NATIVAS É FEITO EM CARAPICUÍBA, REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. THEREZA PAGANI FICOU CONHECIDA POR TER CRIADO UMA ESCOLA , ONDE A CRIANÇA BRINCA AO AR LIVRE, COM OS PÉS NA TERRA E PERTO DA NATUREZA. E , A HISTÓRIA DE UMA MULHER QUE LIDEROU MORADORES PARA TRANSFORMAR O LUGAR ONDE VIVEM.
Conheça o Programa
n
VIDA NO AR

VIDA NO AR - 2

Com a ajuda de algumas criaturas surpreendentes de todo o mundo, esta série se propõe a descobrir como os animais voam para o ar, desafiando a força que todos os animais transportados pelo ar devem conquistar, a gravidade. Este episódio analisa o vôo motorizado, revelando por que os falcões-peregrinos podem chegar a 320 quilômetros por hora, como um beija-flor é um escravo de seu próprio estilo de vida maníaco e que o segredo do albatroz para voar de graça é seu nariz. Besouros pesados quebram as regras para encontrar o amor, um gavião mal-humorado usa agilidade para executar uma rajada rápida em sua presa e meio milhão de morcegos dominam o céu e, abaixo, o chão com uma deslumbrante demonstração de proeza aérea.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 318 - LEONARDO DA VINCI

NA CARTA QUE ESCREVEU AO GOVERNADOR DE MILÃO, LUDOVICO SFORZA, EM 1492, PEDINDO UM EMPREGO, ELE DIZIA SER CAPAZ DE CONSTRUIR EQUIPAMENTOS MILITARES, PONTES, CANHÕES, BLINDADOS E EMBARCAÇÕES PARA A GUERRA. TAMBÉM SE CONSIDERAVA PREPARADO PARA DESENVOLVER PROJETOS DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E ATÉ PARA O DESVIO DE CURSOS D'ÁGUA. MENCIONAVA AINDA VÁRIAS OUTRAS HABILIDADES, NA TENTATIVA DE IMPRESSIONAR SEU FUTURO PATRONO. SOMENTE NO DÉCIMO-PRIMEIRO PARÁGRAFO DA LONGA CARTA, O HOMEM QUE FICARIA CONHECIDO POR PINTAR ALGUNS DOS QUADROS MAIS FAMOSOS DA HISTÓRIA, MENCIONAVA EM APENAS DUAS LINHAS QUE TAMBÉM SABIA PINTAR. ASSIM ERA LEONARDO DA VINCI, UM DOS MAIORES GÊNIOS DA HISTÓRIA, QUE DEIXOU, ALÉM DE UM INCOMPARÁVEL LEGADO PARA AS ARTES, O EXEMPLO DE UM ESPÍRITO INQUIETO, FASCINADO PELOS MISTÉRIOS DA CIÊNCIA E DO PRÓPRIO HOMEM. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 365 - 12/05/2019

HOJE NO METRÓPOLIS TEM OS 20 ANOS DE MATRIX!!!! VAMOS RELEMBRAR PORQUE O FILME É UM MARCO DO CINEMA DE FICCÃO CIENTIFICA. FAZIA 20 ANOS TAMBÉM QUE JARDS MACALÉ NÃO LANÇAVA UM ALBUM DE INÉDITAS. E AGORA O DISCO TAÍ: E CHAMA BESTA FERA SERGIO LARRAIN, O FOTOGRAFO CHILENO QUE USAVA A CAMERA PARA SE APROXIMAR DAS PESSOAS OS JOGOS DA POLITICA E PODER NO BRASIL NA SEGUNDA TEMPORADA DA SERIE DIRIGIDA POR JOSÉ PADILHA. AS VIVENCIAS E AS VOZES DAS MULHERES NEGRAS NA ESCRITA DE CONCEIÇÃO EVARISTO. ESTREIA COMBINADA. O FILME BRASILEIRO QUE CHEGA AOS CINEMAS E NAS PLATAFORMAS DIGITAIS SIMULTANEAMENTE.
Conheça o Programa
livre
VITRINE BRASIL

VITRINE BRASIL - 03

OLÁ, O VITRINE BRASIL DE HOJE DESEMBARCA NO AMAZONAS, UM DOS ESTADOS MAIS EMBLEMÁTICOS DO BRASIL. SESSENTA POR CENTO DELE ABRIGA A SELVA AMAZÔNICA, A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO PLANETA. IMAGINA O QUE ISTO SIGNIFICA EM BIODIVERSIDADE E HISTÓRIAS. ANDRÉ VASCO FOI CONHECER O HOMEM QUE MORA SOZINHO NUMA CIDADE ABANDONADA. E DESVENDOU A POLÊMICA: QUEM VEIO PRIMEIRO? O CALÇADÃO DE COPACABANA NO RIO DE JANEIRO OU O DO LARGO DE SÃO SEBASTIÃO, EM MANAUS? E NAVEGOU ATÉ O ENCONTRO DAS ÁGUAS, UM DOS MAIS INCRÍVEIS FENÔMENOS NATURAIS DO AMAZONAS.
Conheça o Programa
livre
GENIUS I - EINSTEIN

GENIUS I - EINSTEIN - 03

Recém-formado na universidade, Einstein luta para sobreviver e conquista o reconhecimento que busca por suas ideias não convencionais em um mundo científico que promove a tradição e o protocolo como o maior dos valores. Professorados são negados e ideias criticadas por conta de sua maneira volúvel e falta de aderência aos padrões comuns e possivelmente desatualizados. Quando ele procura seu antigo mentor da Politécnica de Zurique, Weber, ele fica desanimado ao saber que ele pode ter um aliado a menos em seus esforços do que acreditava anteriormente. A tutoria é mal paga e insatisfatória, até que ele finalmente assegura o patrocínio de ricos diletantes que junto com ele se intitulam da Academia Olympia e pagam a Albert simplesmente para discutir ciência com eles. Esse novo arranjo traz Albert um passo mais perto de poder sustentar seu amor grávido Mileva, ao mesmo tempo em que mantém ele e suas reflexões sobre a física mais longe dela do que ela gostaria. Quando tragédias simultâneas atingem a família de Albert e a de Mileva, ele tem uma decisão difícil de tomar, uma que enviará uma mensagem clara sobre onde estão suas verdadeiras lealdades e quais são seus planos para o futuro - se houver. Correndo paralelamente à luta de Albert para estabelecer uma família e carreira é a história do cientista Wilhelm Röntgen, que descobriu o X-Ray, apenas para ter um colega ciumento lobby para crédito. Philipp Lenard, herói tanto de Albert quanto de Mileva, desenvolveu o dispositivo que ajudou Röntgen a fazer sua descoberta e agora solicita créditos conjuntos quando Röntgen é considerado o primeiro Prêmio Nobel. A tentativa fracassada começa Lenard por um caminho de vingança e intolerância por diferentes ideologias, preparando o palco para uma rivalidade duradoura com Albert.
Conheça o Programa
16
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

MADE IN CHINA

Made in China Com Rosana Pinheiro Machado - cientista social A China na década de 80 voltou a abrir a sua economia para o mundo a partir da produção de mercadoria barata. A marca “Made in China”, feito na China, conquistou mercados mas para muitos acabou virando sinônimo de mercadoria de camelô e de descaso com leis e direitos humanos. Mas se o selo “Made in China” fez a China ser de novo uma potência comercial, hoje o país trabalha para tirar a imagem negativa desta marca que ganhou o mundo. E vive o dilema de encontrar lugar na economia do ocidente sem perder a tradição da sua cultura milenar. Para conquistar o mundo, a China precisará abrir mão de ser a China? Como concepções filosóficas e estratégias econômicas tem pavimentado os caminhos deste país?
Conheça o Programa
14
INSPIRA.MOV BRASIL II

MARINA PERSON

3. MARINA PERSON - Filha de um dos maiores expoentes do cinema nacional, Marina Person se tornou conhecida ao apresentar programas na MTV. A paixão por música e cinema, que deram o tom de sua carreira na televisão, estão no coração do primeiro longa metragem de ficção que ela dirigiu. Neste programa, ela conta sua trajetória na televisão e no cinema, marcada pela busca constante por novos desafios.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

TEMPORADA I - 03 - ADVENTISTA

O programa aborda a crença dos adventistas, seu modo de praticar a religião e os motivos que os levam a guardar os sábados e a ter uma alimentação diferenciada. Retratos de Fé também acompanha um batismo adventista nas águas do Rio Amazonas.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

ÂNGELA MARIA

livre
FIGURAS DA DANÇA 2015

MARIA PIA FINÓCCHIO

Desde pequena, o ideal de Maria Pia Finócchio sempre foi lutar pelos direitos da classe dos bailarinos e, ao mesmo tempo, popularizar a dança no Brasil. Sua carreira pode ser dividida em diferentes partes: sua entrada na Escola Experimental de Dança Clássica, posteriormente conhecida como Escola Municipal de Bailado (EMB), em São Paulo; a trajetória como primeira-bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal de São Paulo, os programas de televisão que apresentou e dirigiu no Brasil e no exterior, sua atuação como embaixatriz do Turismo, a articulação política à frente da Coordenadoria das Unidades de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura, e seu modo de olhar para a dança frente a presidência do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo (Sindidança).
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

SNJ (2019)

No palco do Manos e Minas, SNJ. Um clássico do Rap nacional. SNJ vem ao palco do Manos e Minas comemorar 20 anos do álbum Se tu lutas, tu conquista. Sombra e Cris, falam sobre os intervalos e mudanças na formação do grupo e como isso contribuiu pra manter a união do grupo depois de quase 23 anos. Cris também revela as dificuldades que enfrentou pra ingressar no rap. Nesta apresentação, SNJ recebe Edi Rock, que é compositor de vários hits do grupo como Pensamento, Não seja mais um pilantra (Só o pó), entre outras. Enézimo, Eri Q.I, Rose MC e Srta. Paola também participam de algumas músicas. Representando a cena dos slams, Pacha Ana. Matérias: - No quadro Erick Apresenta, nosso DJ foi trocar uma ideia com o Tony Hits, um DJ dos anos 70 que tem uma loja de discos raros no centro de Sp. - Nosso videorreporter Rodney Suguita, foi conferir a Perifacon, evento que rolou no mês de março, no Capão .
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 317 - MISTÉRIOS DO UNIVERSO

OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO. O FATO DE QUE OS CIENTISTAS CONSEGUIRAM REGISTRAR A PRIMEIRA IMAGEM DE UM BURACO NEGRO, LOCALIZADO NUMA GALÁXIA MUITO DISTANTE DA TERRA, DESPERTOU IMEDIATAMENTE UMA SÉRIE DE QUESTÕES. ENTRE ELAS, O QUE SÃO E COMO SE FORMAM OS BURACOS NEGROS? ESSE FOTOGRAFADO RECENTEMENTE É 6 BILHÕES E MEIO MAIOR DO QUE O SOL. EM ALGUM MOMENTO, UM DELES PODE SE APROXIMAR DA TERRA E ENGOLIR NOSSO PLANETA COM SUA IMPRESSIONANTE FORÇA GRAVITACIONAL? CADA NOVA CONQUISTA DA CIÊNCIA TRAZ DE VOLTA ANTIGAS QUESTÕES. POR EXEMPLO: OS CIENTISTAS SABEM QUE A GALÁXIA ONDE ESTÁ LOCALIZADO ESSE BURACO NEGRO FICA A 55 MILHÕES DE ANOS-LUZ DA TERRA. SERÁ QUE UM DIA VÃO DESCOBRIR OS LIMITES DO UNIVERSO? E SERÁ QUE É POSSÍVEL SABER QUANTAS ESTRELAS EXISTEM NOS CÉUS? TAREFA DIFÍCIL, MAS TEM GENTE TRABALHANDO NISSO. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA ESTÁ REPLETA DE SURPRESAS.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1281

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA O EXEMPLO DE PESSOAS QUE LUTAM POR UM MUNDO MELHOR E MAIS DIGNO. GENTE COMO A LÍDER COMUNITÁRIA LIA ESPERANÇA E A EDUCADORA THEREZITA. TEM TAMBÉM A HISTÓRIA DO EDUCADOR AMBIENTAL MARCELO COSTA QUE PROMOVE MUTIRÕES DE MORADORES PARA RECUPERAR FRAGMENTOS DE CERRADO E DE MATA ATLÂNTICA EM ÁREA URBANA. O REPLANTIO COM ESPÉCIES DE ÁRVORES NATIVAS É FEITO EM CARAPICUÍBA, REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. THEREZA PAGANI FICOU CONHECIDA POR TER CRIADO UMA ESCOLA , ONDE A CRIANÇA BRINCA AO AR LIVRE, COM OS PÉS NA TERRA E PERTO DA NATUREZA. E , A HISTÓRIA DE UMA MULHER QUE LIDEROU MORADORES PARA TRANSFORMAR O LUGAR ONDE VIVEM.
Conheça o Programa
n
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 08 ANALFABETISMO FUNCIONAL - 12/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ANALFABETISMO FUNCIONAL./ MILHÕES DE JOVENS E ADULTOS QUE ATÉ TÊM UM DIPLOMA ESCOLAR, MAS NÃO CONSEGUEM ENTENDER UMA PLACA DE RUA, NEM SE COMUNICAR DIREITO./ UMA MULTIDÃO DE BRASILEIROS CONDENADOS A SUB-EMPREGOS PORQUE NÃO FORAM EDUCADOS CORRETAMENTE./ NOSSA CONVIDADA É SILVIA GASPARIAN COLELLO, PEDAGOGA E PROFESSORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.
Conheça o Programa
livre
DOC TV II

O MASSACRE DE ALTO ALEGRE (MA)

Domingo, 13 de março de 1901. O dia amanhece em Alto Alegre e o sino da capela anuncia a missa das seis horas. Na igreja estão reunidos os frades, as freiras, famílias de trabalhadores da Missão Capuchinha e as meninas do internato, a maioria índias. No instante em que o padre que conduz a celebração ergue a hóstia, uma flecha lhe atravessa o corpo. Dezenas de índios, armados de espingardas, flechas e facões, assaltam a igreja e, logo depois, as residências do povoado, matando cerca de 200 pessoas.O incidente em Alto Alegre ficou conhecido como o maior massacre de brancos praticado por índios em toda a história do Brasil, muito embora, na represália que se seguiu, os brancos tenham exterminado aproximadamente 400 índios.Este documentário procura refletir sobre a violência física e simbólica contra o povo Tentehar/Guajajara, perpetrada pelo estado brasileiro, que acreditava na ação civilizatória da Igreja Católica para integrar os chamados selvagens à vida nacional. Um massacre que se origina na intolerância cultural e religiosa, no etnocentrismo, na suposta superioridade da cultura branco-cristã. Um massacre decorrente do desrespeito à diversidade cultural, em um momento em que o estado brasileiro se consolida, ancorado nas idéias de ordem e de progresso.Embora as conjunturas históricas tenham variado, nas relações entre brancos e Tentehar/Guajajara permanecem os fundamentos da intolerância, fazendo com que as marcas do conflito de alto Alegre se façam sentir até hoje na região de Barra do Corda, no Estado do Maranhão.
Conheça o Programa
12
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 12

PERGUNTAS BLOCO 1 Fernando Bonassi p/ Cíntia: Você acredita nessa coisa de "literatura feminina"? Existe "literatura feminina" diferente de "literatura masculina"? Você não acha que essa conversa de "literatura feminina" só serve pra manter a mulher escritora em casa, lavando louça, meio que impedida de atuar nas grandes discussões do país e da própria literatura? • Ferréz: o rótulo “escritor da periferia”, assim como o da “literatura feminina”, também é uma forma de enquadrar o escritor, amenizando o impacto de sua literatura? • Cíntia: literatura tem algum impacto sobre realidade? Ou isso só acontece quando vira filme ou série de TV? PERGUNTAS BLOCO 2 Antonio Dutra para Ferréz • Cíntia: a condição judaica é também uma forma de marginalidade? • Ferréz: pq os artistas da periferia mantêm postura e visual agressivo para protestar contra a violência? Adotando essa postura, não se reforça o preconceito? • Cíntia: no livro Por que sou gorda mamãe? vc lida com um outro tipo de preconceito – o preconceito contra a obesidade. As antigas patrulhas ideológicas deram lugar a uma patrulha sanitária e estética? PERGUNTAS BLOCO 3 Nadia Gotlib para Cíntia (Clarice Lispector) • Ferréz: já ouvi você dizer que um dos escritores mais importantes na sua carreira foi Flaubert. Como esse tipo de referência transparece na sua obra? • Para os dois: Quero fazer uma pergunta que explora a diferença entre vocês dois. Cíntia, vc trata de temas tabu (como o Holocausto) com humor, que é um traço se sua obra. No Ferréz, ao contrário, o humor está ausente. Falta ironia na literatura dita marginal, ou humor é um luxo dos escritores de classe média? • Ferréz: Quando compõe, vc acredita estar fazendo literatura? PERGUNTAS BLOCO 4 Fernando Bonassi p/ Ferréz Ferréz, meu caro: qual é o futuro da periferia, ou dessa idéia de periferia que a gente faz hoje? Você acha que o destino dos miseráveis é se aburguesar? Dá pra ter prosperidade e atitude? • Ferréz: vc se “aburguesou” com o sucesso? • Cíntia: existe contradição entre viver da escrita – dando oficinas, participando de júris, comissões etc – e fazer uma literatura independente, crítica? Antonio Dutra para Cíntia – emendar na pergunta: Vc fez parte de um antologia chamada “Geração 90”; os escritores não estão querendo virar “medalhões” muito rapidamente? • Ferréz: que diferença há entre escritores que tratam da violência tendo vivido isso no cotidiano e a abordagem de escritores de classe média?
Conheça o Programa
livre