Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Quarta-Feira, 11 de Dezembro

ABERTURA DA EMISSORA

INGLÊS COM MÚSICA IV

DON´T STOP BELIEVIN´ (JOURNEY) SÁBADO

A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 833

- O Via Legal começa mostrando a reparação que o INSS terá que fazer a uma mulher, auxiliar de cozinha. Ela passou por problemas físicos e teve o auxílio-doença cortado. Mas a trabalhadora, que também havia sofrido violência sexual, levou o caso à Justiça. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região entendeu que, nas perícias, não foi levado em conta o fator psicológico, apenas o físico. E o INSS foi condenado a pagar os valores atrasados do benefício ao longo de onze anos. Esse também foi o tema do Via Inbox, que falou sobre os requisitos para concessão de auxílio-doença. - A mulher não pode se calar, como fez uma paciente obesa da Bahia. O plano de saúde negou a cobertura de um tratamento para emagrecer e liberou outro procedimento, que não foi solicitado pelo médico. Mas a Justiça entendeu que a operadora não tem autonomia para indicar o tratamento mais adequado. - O Via Legal mostra, ainda, o caso de uma mãe do Nordeste que comprou um apartamento na planta há 7 anos. Mas a construtora faliu e ela levou o caso aos tribunais. A Caixa alegou que era uma mera financiadora do imóvel, mas para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região a conduta do banco foi antijurídica e determinou a troca da construtora, a retomada das obras e indenização por danos morais à jornalista que entrou com a ação individual. - No Rio de Janeiro, uma mulher teve lúpus enquanto prestava serviço militar temporário e foi afastada do cargo. Quando voltou, depois do tratamento, foi obrigada a deixar as Forças Armadas. Ela não aceitou a situação e entrou com processo na Justiça para ser reintegrada e para que os remédios e o tratamento fossem custeados pelo governo. Mas, em primeira e segunda instâncias, a União foi condenada a garantir tratamento a técnica de enfermagem que desenvolveu lúpus durante a vida militar. - Mulheres ou homens estrangeiros que vivem no Brasil têm de renovar o documento de identidade a cada nove anos. Mas o Ministério Público pediu a suspensão desse prazo, alegando distinção de tratamento entre brasileiros e estrangeiros. O argumento não convenceu a Justiça Federal que manteve a exigência.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 179 - OUVIR ESTRELAS

TOQUINHO ANDA PREOCUPADO COM CERTAS COISAS QUE OUVE POR AÍ E NÃO SABE SE É VERDADE. JÚLIO DIZ QUE SÃO CRENDICES. AO CHEGAR EM CASA, JULIO ENCONTRA JOÃO QUE ACABOU DE GANHAR UMA LUNETA DE PRESENTE. ELES COMBINAM DE OLHAR AS ESTRELAS À NOITE.SAEM PARA CONTAR A NOVIDADE MAS TOPAM COM TOQUINHO QUE CONTINUA ÀS VOLTAS COM AS CRENDICES. “É VERDADE QUE AS ESTRELAS CAEM DO CÉU?”. JOÃO DIZ QUE NÃO E CONVIDA TOQUINHO A VER AS ESTRELAS COM ELES MAIS TARDE. JÁ À NOITE, ORIBA VAI ATÉ JOÃO, JÚLIO E TOQUINHO E CONTA QUE, NA ALDEIA,VIU UMA ESTRELA CAINDO DO CÉU. JOÃO TENTA EXPLICAR QUE ESTRELAS CADENTES NÃO SÃO ESTRELAS DE VERDADE. UMA VOZ DO ALÉM EXPLICA O QUE SÃO "ESTRELAS CADENTES". NA VERDADE, AS CRIANÇAS NEM IMAGINAM QUE ESSA VOZ É DO VOVÔ.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG IV

PEPPA PIG IV - 32 A TAGARELA, A VAN DO SR. RAPOSO E OS AMIGOS GRANDES DA CHLOÉ

EP 18 - Susie Sheep diz a Peppa que ela é uma tagarela. Peppa tenta o seu melhor para ficar em silêncio, mas ela simplesmente não é boa nisso. EP 19 - Peppa e suas amigas precisam de um troféu para o vencedor de sua corrida, por sorte a van do Sr. Fox tem tudo! EP 20 - Peppa visita sua prima Chloe e conhece seus grandes amigos e os ensina a jogar.
Conheça o Programa
livre
CARLOS II

O PASSADO DE PANCALF

EPISÓDIO ESPECIAL REVELANDO UM POUCO DO PASSADO MISTERIOSO DE PANCALF E UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O VILÃO.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O BICHO QUE FOI OUTRO BICHO

Bubu está na beira do lago quando vê um sapo pulando. Logo vê também alguns peixinhos diferentes, que o sapo explica serem seus irmãos. Ele diz que era daquele jeito antes, mas que agora já é grande. Bubu fica encantada com essa transformação e decide que quer se transformar também em outro animal: um elefante. Biel desacredita, mas ela está determinada. Primeiro, coloca um galho de alfazema simulando uma cauda, e, enquanto espera suas orelhas crescerem, parte em busca de um elefante, junto com Biel e Bonie. Ao encontrarem o elefantinho, ele explica que nunca foi coruja nem nasceu de um ovo. Bubu fica decepcionada, mas seus irmãos a consolam dizendo que ela é uma linda corujinha. Bubu conclui, então, que o sapo fez uma brincadeira com ela, e decide se fantasiar de elefante, com orelhas de folhas, uma tromba de flores e uma cauda de graveto, e volta para encontrar o sapo. Mas, ao se encontrarem, o sapo conta que não estava brincando não, ele realmente já foi um girino. E explica o que é a metamorfose. Todos ficam maravilhados! De volta ao ninho, o trio de corujinhas conta a grande descoberta sobre a metamorfose para o Papai e a Mamãe, e a Bubu se dá conta de que gosta muito de ser uma corujinha, não precisava se transformar em um elefante. Na sequência, a Mamãe Coruja canta a canção “Transformação”.
Conheça o Programa
livre
MOLANG

MOLANG - 40 NA FAZENDA / KUNG FU

Na fazenda Molang e Piu Piu visitam um amigo agricultor. Eles o ajudam a preparar sua vaca para uma competição na feira. Acontece que as ideias incomuns de Molang e Piu Piu são bastante úteis quando se trata de preparar a vaca para competição ... Kung Fu Molang e Piu Piu estão em um mercado aberto fazendo crepes, mas eles não são particularmente habilidosos na tarefa. Um amigo misterioso oferece aulas de Kung Fu em seu lugar - lições que os transformarão em mestres do crepe!
Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 05

Nova criança no reino: Uma nova garota se muda para o reino – com um grande segredo escondido. Uma grande surpresa de aniversário: Nella vai atrás de um dragão amigo de infância de Garrett para lhe fazer uma surpresa de aniversário.
Conheça o Programa
livre
RUSTY RIVETS II

RUSTY RIVETS II - 19 - UM ANIMALZINHO PARA O LIAM / RUSTY E O PROBLEMA DO DOMO

- Depois de ver Rusty fazendo manobras incríveis com o Robôrilla, Liam decide que quer um animal de estimação. Mas primeiro, ele tem que aprender como se cuida de um. - Quando Liam sobrecarrega a Mega-Bateria do Rusty, ele acidentalmente cria um campo de força em volta do Pátio de Reciclagem.
Conheça o Programa
livre
SHIMMER E SHINE III

06 - ARCO-ÍRIS ZAHRAMAY

Quando as águas mágicas do arco-íris se desequilibram, Samira envia as meninas através da cachoeira para um novo mundo - Arco-Íris Zahramay. Lá elas encontram uma Gênia da Cachoeira que pode ajudá-las a botar tudo em ordem.
Conheça o Programa
livre
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II - 26

Twilight salva seu irmão e toda a poneidade, libertando a verdadeira Mi Amore e derrotando a rainha Chrysalis, uma morfolóide que tinha assumido a aparência da Mi Amore, na tentativa de invadir Equestria.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 04 - AMOR CANINO

Doodle está apaixonado por um cachorrinho perdido e, com a ajuda de Sunny, Rox e Blair, mantém o filhote longe do Scratch, O laçador de cães. A aventura leva a um resgate ousado por Sunny e um final surpreendente.
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA IV

05 - OS FILHOTES SALVAM UMA FESTA DO PIJAMA \ OS FILHOTES SALVAM A FESTA JUNINA

OS ANIMAIS DO FAZENDEIRO AL DESAPARECERAM DURANTE A FESTA DO PIJAMA. CORNELIUS ESCAPOU DO PASSEIO DE PORCO DA FESTA JUNINA E AS PRENDAS DESAPARECERAM MISTERIOSAMENTE.
Conheça o Programa
livre
PJ MASKS - HERÓIS DE PIJAMA

CORUJITA, A VENCEDORA

AS MARIPOSAS DE GAROTA LUNAR ESTÃO COMPETINDO PARA MOSTRAR QUEM PODE TRAZER O BRINQUEDO MAIOR E MELHOR E CORUJITA TAMBÉM ENTRA NO ESPIRITO DE COMPETIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XII

XII - 12 - MINAS DO MISTÉRIO (ESPECIAL)

Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES II

O NATAL MONSTER MACHINE

Blaze e seus amigos precisam ajudar o Papai Noel a entregar os presentes e garantir que o Natal seja muito feliz para todos.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 22

Nas Terras Altas, na Escócia, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Megan, uma vaca escocesa que resolveu cortar o próprio cabelo sozinha. Só que o corte não deu muito certo e ela fica muito triste e com vergonha. Agora, Vivi e sua turma têm que achar a melhor solução para esse problema.
Conheça o Programa
livre
O SHOW DA LUNA II

ASSOMBRADOS

Júpiter encontra sua sombra indo para seu quarto e se assusta com seu tamanho e formato. Assustado, corre até Luna que ao lado de Cláudio e do irmão faz um experimento divertido e depois de descobrir parte do mistério eles vão para um divertido Faz de Conta em um lindo e relaxante Teatro de Sombras Chinês onde ao lado de sapinhos simpáticos o trio conhece mais sobre as sombras.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 9

Acaba a energia elétrica na oficina. Nada de videogame ou desenhos animados! Senninha e Neco terão de usar a imaginação para brincar. Acabam se divertindo muito!
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - A RIQUINHA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM A RIQUINHA (Roteiro HQ 82) Doroteia não consegue juntar as ourifunfas necessárias para comprar um brinquedo. Ela fica triste e deseja de todo o coração se tornar uma pessoa rica. É nesse momento que algo mágico e surpreendente acontece.
Conheça o Programa
livre
PORTO PAPEL

07 - TELETRANSPORTILDE

MATILDE RESOLVE FAZER UM PIQUENIQUE NO BOSQUE COM SEUS AMIGOS, MAS SEUS PLANOS VÃO POR ÁGUA ABAIXO QUANDO CHEFE HAROLDO CONVOCA AS CRIANÇAS PARA UMA PALESTRA SOBRE PROFISSÕES. MATILDE E CARLOS ACOMPANHAM O POLICIAL EM UM DIA DE TRABALHO, MAS TODAS AS VEZES QUE MATILDE SENTE FOME ELA SE TELETRANSPORTA PARA O BOSQUE DA CIDADE. CHEFE HAROLDO FICA DESCONFIADO DO COMPORTAMENTO DE MATILDE E PODE DESCOBRIR A VERDADE SOBRE SEUS PODERES.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

NÃO MORDA TUDO QUE VOA

Mônica tenta levar o Monicão para passear, mas ele ataca tudo que voa.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

NÃO PERCA A CABEÇA

Uma coelhada acidental da Mônica acaba quebrando a estátua do Almirante Viramundo.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO

JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO - 11/12/2019

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 34

BLOCO 1 ABERTURA (GROVANÇA)-01:00:39:01 - 01:01:57:25 Grover está pesquisando na internet qual bicho de estimação poderia ter; até que ele vê a foto de uma onça pintada e decide tê-la como animal de estimação – pintando-a em um papel! MIGALHAS PICTURES (CREPÚSCULO: O AMANHCER DO BISCOITO)-01:01:57:26 - 01:06:53:04 Assador, o Lobo quer evitar que Bella se case com Biscoito Edward, o vampiro com sede por biscoitos. HISTÓRIA CENTRAL (CACHORRO FELIZ)-01:06:53:05 - 01:10:12:28 Grover está pesquisando na internet qual bicho de estimação poderia ter; até que ele vê a foto de uma onça pintada e decide tê-la como animal de estimação – pintando-a em um papel! QUADRO EXTRA (GOLAÇO -EP.12)-01:10:12:29 - 01:12:57:25 Elmo e Lola veem um jogo de futebol na TV e dizem que gostariam de ser jogadores também. Louie diz que eles podem, mas precisam se planejar, se preparar para isso. Elmo e Lola participam do “Desfio do Elmo”, comandado por Grover, colocando em sequência o que precisam fazer para realizar seus sonhos: alimentar-se de forma saudável, fazer atividade física, dormir bem à noite. Eles vencem o desafio e começam o treinamento. BLOCO 02 CELEBRIDADE (GABY - CACHORRINHO)- 01:13:27:28 - 01:14:49:26 Gaby Amarantos conhece o animal de estimação de Bel, a Ovelha, que acha que é um cão. Bel fala pra Gaby que só uma coisa faz ela lembrar que é ovelha: o famoso “treeeme” de Gaby. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (DIA DOS BICHINHOS)-01:14:49:27 - 01:23:49:24 Todos na Escola de Fadas têm animais de estimação que conseguem completar os jogos do dia dos bichinhos. Inicialmente, todos se esquecem do animal mais leal de todos – Niblet – que triunfa no final. ENCERRAMENTO (BICHO AMIGO)- 01:23:49:25 - 01:26:23:25 Elmo e duas crianças mostram desenhos de seus animais de estimação e conversam sobre eles, até que um fazendeiro (AM) entra com sua ovelha, a Ofélia, que adora adora imitar bem-te-vi.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O BICHO QUE FOI OUTRO BICHO

Bubu está na beira do lago quando vê um sapo pulando. Logo vê também alguns peixinhos diferentes, que o sapo explica serem seus irmãos. Ele diz que era daquele jeito antes, mas que agora já é grande. Bubu fica encantada com essa transformação e decide que quer se transformar também em outro animal: um elefante. Biel desacredita, mas ela está determinada. Primeiro, coloca um galho de alfazema simulando uma cauda, e, enquanto espera suas orelhas crescerem, parte em busca de um elefante, junto com Biel e Bonie. Ao encontrarem o elefantinho, ele explica que nunca foi coruja nem nasceu de um ovo. Bubu fica decepcionada, mas seus irmãos a consolam dizendo que ela é uma linda corujinha. Bubu conclui, então, que o sapo fez uma brincadeira com ela, e decide se fantasiar de elefante, com orelhas de folhas, uma tromba de flores e uma cauda de graveto, e volta para encontrar o sapo. Mas, ao se encontrarem, o sapo conta que não estava brincando não, ele realmente já foi um girino. E explica o que é a metamorfose. Todos ficam maravilhados! De volta ao ninho, o trio de corujinhas conta a grande descoberta sobre a metamorfose para o Papai e a Mamãe, e a Bubu se dá conta de que gosta muito de ser uma corujinha, não precisava se transformar em um elefante. Na sequência, a Mamãe Coruja canta a canção “Transformação”.
Conheça o Programa
livre
TRANSFORMERS RESCUE BOTS IV

TRANSFORMERS RESCUE BOTS IV - 13

A equipe de resgate fica presa dentro do Centro de Treinamento do Continente com um holograma brusco enquanto o centro vem perigosamente perto de ser descoberto por seres humanos.
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES II

O NATAL MONSTER MACHINE

Blaze e seus amigos precisam ajudar o Papai Noel a entregar os presentes e garantir que o Natal seja muito feliz para todos.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XII

XII - 12 - MINAS DO MISTÉRIO (ESPECIAL)

Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA IV

05 - OS FILHOTES SALVAM UMA FESTA DO PIJAMA \ OS FILHOTES SALVAM A FESTA JUNINA

OS ANIMAIS DO FAZENDEIRO AL DESAPARECERAM DURANTE A FESTA DO PIJAMA. CORNELIUS ESCAPOU DO PASSEIO DE PORCO DA FESTA JUNINA E AS PRENDAS DESAPARECERAM MISTERIOSAMENTE.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 04 - AMOR CANINO

Doodle está apaixonado por um cachorrinho perdido e, com a ajuda de Sunny, Rox e Blair, mantém o filhote longe do Scratch, O laçador de cães. A aventura leva a um resgate ousado por Sunny e um final surpreendente.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 9

Acaba a energia elétrica na oficina. Nada de videogame ou desenhos animados! Senninha e Neco terão de usar a imaginação para brincar. Acabam se divertindo muito!
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - A RIQUINHA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM A RIQUINHA (Roteiro HQ 82) Doroteia não consegue juntar as ourifunfas necessárias para comprar um brinquedo. Ela fica triste e deseja de todo o coração se tornar uma pessoa rica. É nesse momento que algo mágico e surpreendente acontece.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

NÃO MORDA TUDO QUE VOA

Mônica tenta levar o Monicão para passear, mas ele ataca tudo que voa.
Conheça o Programa
livre
WORLD OF WINX - I

WORLD OF WINX - I - 12 - O RELOJOEIRO

Jim e Bloom são sequestrados e levados para o Mundo dos Sonhos. Enquanto isso, o feitiço que controlava Ace acaba e o apresentador está de volta. Depois de trabalharem com Silke, tentando ajudá-la a perceber seu talento para o Snowboard, as Winx agora descobrem que o real talento dela é consertar relógios! Acontece que o tio dela é “O Relojoeiro”.
livre
VALENTINS II

23 - A GERINGONÇA

Artur-criança revela aos filhos que viu Dona Anita entregar o capacete para Randolfo. Chega a hora, então, de tentar fazer o pai voltar a ser adulto!
Conheça o Programa
livre
EU SOU FRANKY II

62 - FRANKY NO TALK SHOW

Tamara descobre que Franky não tem memória e decide contar-lhe várias mentiras, como por exemplo que é sua melhor amiga, e que seu namorado é Mariano, e não Christian. Um programa de televisão recebe Christian como convidado e ele confessa que foi namorado de uma androide, e Franky acha que ele está falando de Luz.
Conheça o Programa
livre
PAPO DE MÃE II

MENARCA

A primeira menstruação das meninas tem até nome: menarca. Ela costuma acontecer entre os 10 e os 14 anos de idade. Mas tem meninas que menstruam aos 8 anos, considerada uma idade precoce, e pode acontecer de a menarca vir só aos 16. Para este papo convidamos a ginecologista e obstetra Carolina Ambrogini e a Marta Vilas Boas, mãe do Nathan, de 28 anos, e da Ana Cecília, de 12. Vamos tirar dúvidas dos telespectadores sobre como conversar com as meninas sobre a primeira menstruação, quando ir ao ginecologista, fluxo, cólicas e absorventes. Os pais e as adolescentes têm muitas dúvidas. E vamos saber ainda se menarca precoce pode afetar o crescimento e se existe algo que possa ser feito.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 161

O Camarote.21 desta semana é dedicado à arte da luz. E ninguém melhor para falar sobre o tema que James Turrell, chamado por muitos de 'mestre da luz'. O seu projeto de vida e uma das maiores obras de arte do planeta é a Cratera Roden, no deserto do Arizona. Um vulcão adormecido transformado em um gigantesco observatório astronômico com túneis e passagens subterrâneas. O artista trabalha desde a década de 60 no projeto – que ainda está em andamento. Na Cratera Roden, ele faz experimentos não apenas com luz, mas também com a acústica. Confira a entrevista com um dos grandes nomes da atualidade e saiba como a luz exerceu e ainda exerce enorme fascínio entre os artistas.
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ

AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ - 12

Richard Rasmussen vai para o noroeste do Estado do Paraná para conhecer a cidade de Porto Rico, um espaço repleto de praias naturais de água doce. Veja as aventuras nos passeios de barco e de caiaque e também onde é possível mergulhar com snorkel.
livre
CARTAO VERDE

CARTÃO VERDE 2019 - 11/12/2019

Conheça o Programa
n
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - 11/12/2019

Conheça o Programa
n
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 11/12/2019

Conheça o Programa
n
PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - CANNABIS MEDICINAL

VAMOS REPERCUTIR A DECISÃO DA ANVISA QUE AUTORIZOU A VENDA DE PRODUTOS A BASE DE CANNABIS MAS MANTEVE A PROIBIÇÃO DO CULTIVO DA PLANTA.O QUE MUDA COM AS NOVAS REGRAS?
Conheça o Programa
10
CIÊNCIA DE TUDO (GENIUS BY STEPHEN HAWKING)

CIÊNCIA DE TUDO - 02 - ESTAMOS SOZINHOS?

Stephen Hawking acha que a maioria de nós pode pensar como um gênio. Para provar isso, ele pega três voluntários e lhes dá uma série de desafios extraordinários. Eles podem responder a pergunta mais importante que os seres inteligentes podem fazer: estamos sozinhos? É até concebível que possa haver alienígenas - de verdade? Veja algumas das maiores demonstrações do tamanho e da escala do universo já vistas. Hawking mostra como é fácil chegar a algumas conclusões surpreendentes e que você pode pensar como um gênio.
10
MANOS E MINAS III

REALIDADE CRUEL

No palco do Manos e Minas, Realidade Cruel. Criado em 1992, em Hortolândia, interior de São Paulo, Realidade Cruel é um dos grupos de Rap mais importantes do Brasil. Chegam no palco do Manos para apresentar músicas do último trabalho ' A voz que não se cala", lançado no fnal de 2018. No slam, a poesia do Lucas Rafael, diretamente do Rio Grande do Norte. - fomos trocar uma ideia com as mulheres da Capulanas Cia de Arte Negra. Atrizes da periferia de São Paulo que desde 2007 dialogam com o público sobre as descobertas, anseios e percepções da mulher negra. - Erick Jay foi trocar uma ideia com Celso Marcílio, deficiente visual e proprietário da loja de vinil 'Cel-som discos'. Cego desde 1997, o economista comanda a loja de discos no centro de São Paulo.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 563

Conheça o Programa
livre
CONTOS DA MEIA NOITE

O RELÓGIO DE PÊNDULO - MENALTON BRAFF

MENALTON BRAFF, AUTOR DE TEXTOS CARREGADOS DE INTENSA DRAMATICIDADE EM QUE SE COLOCAM – NUMA ARDIDURA FICCIONAL APARENTEMENTE SIMPLES – AS GRANDES PERPLEXIDADES DO HOMEM. DIANTE DE SI MESMO E DIANTE DA VIDA. O CONTO "O RELÓGIO DE PÊNDULO" TEM UM SABOR NITIDAMENTE PROUSTIANO. O RETORNO DE ABELARDO NÃO SERIA A TENTATIVA DE RESGATE DE UM TEMPO INEXORAVELMENTE PERDIDO? NÃO ESTARIA AÍ O CONCEITO DE QUE TODO O PARAÍSO É UM PARAÍSO PERDIDO? DE QUE OS SERES E AS COISAS ESTÃO MUITO MAIS NO TEMPO QUE NO ESPAÇO? O TEMPO QUE FLUI POR TODA NARRATIVA, SE IMPÕE EXPLÍCITO. NO VELHO RELÓGIO DE PÊNDULO DA SALA, NAS BADALADAS DO RELÓGIO DA MATRIZ, NA AUSÊNCIA DE RELÓGIO NO PUNHO DE ABELARDO. E, AO FIM E AO CABO, PERFAZ SUA DURAÇÃO, DEIXANDO COMO MARCA SENSÍVEL ''O CHEIRO FORTE DE ESTRADA''.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 11/12/2019

Conheça o Programa
n
SAUDE BRASIL

BIOSSIMILARES

A maioria dos países do mundo investe de 10% a 12% do PIB em saúde. Os tratamentos estão ficando cada vez mais personalizados e também cada vez mais caros. Hoje existem três tipos de drogas conhecidas e disponibilizadas na saúde: as drogas sintéticas, os medicamentos genéricos e por fim os medicamentos biológicos/biofarmacos que são produzidos ou extraídos de seres vivos por meio de processos biotecnológicos. Várias doenças já estão sendo tratadas por estes medicamentos biológicos que custam mais para o sistema de saúde. Estão sendo introduzidos agora os medicamentos biossimilares ou biológico conhecido. (conforme nomenclatura da Anvisa) Os medicamentos biológicos por serem complexos suas cópias (biossimilares) devem seguir normas e testes rígidos para que ele possua as mesmas propriedades do medicamento referência biológico. No educativo iremos abordar os processos de fabricação, as normas e os medicamentos disponíveis hoje no mercado. O educativo conta com a participação de profissionais de referência na área médica, científica e também da Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária que fiscaliza estes medicamentos.
Conheça o Programa
livre
DIREÇÕES

HOMELESS - DE NOEMI MARINHO

A classe média foi expulsa do paraíso e veio encalhar nas ruas da cidade. Foi a violência econômica, física e moral que lhe roubou a cidadania e a paralisou. E uma nova estrutura familiar se desenvolve nessa estagnação vitimizante. O percurso que parte da isenção de responsabilidades e chega até a primeira tomada de consciência pessoal e social é o objeto deste roteiro. Os personagens nos são todos conhecidos e caros. O casal, o velho, o jovem, o travesti. Somos a classe média arremessada a um tempo futuro e hipotético experimentando as nem tão imprevisíveis assim conseqüências deste presente nefasto em que vivemos.
Conheça o Programa
16
CULTURA RETRÔ

CULTURA RETRÔ 33

PGM 33 - 08/12/11 ABRE/ AI5 - O Dia que não existiu Sobre AI5: Entrevistas com Boris Fausto - Historiador e Cientista Político e Paulo de Tarso Vanucchi - Diretor Instituto Cidadania OFICIO Gibiteiro Festival Retrô 4 Chico Buarque e Elis Regina
livre
HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

ENCONTRO COM A TERRA

TRATA-SE DO PROGRAMA DE ABERTURA DA SÉRIE. PROF PEDRO MAUEL FAZ UM BREVE APANHADO SOBRE CINCO SÉCULOS DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS NO BRASIL.
Conheça o Programa
livre