Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 11 de Agosto

ABERTURA DA EMISSORA

MICRO MACRO

MICRO MACRO 15

PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE AGRICULTURA NA BOLÍVIA, RIO GRANDE DO SUL, MÉXICO E SURINAME.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 01

Nesse primeiro programa, dessa quarta temporada, vamos falar do Velo city 2018, a principal conferência internacional sobre ciclismo e mobilidade urbana aconteceu nas ruas do Rio de Janeiro. No primeiro bloco falamos o que é o Velo City e o que representa ele acontecer pela primeira vez no hemisfério Sul, e melhor ainda no Rio de Janeiro. Conversamos com Marcio Delandes, diretor do Velo City, Zé Lobo do Transporte Ativo que fez parte da organização, com Marcelo Alves, presidente da Riotur, sore a importância do Rio receber um evento desde tamanho, Simone Gallo, head de relações institucionais do Itaú Unibanco, a importância de participar e patrocinar o Velo City e com Natalia Cerri que cuida da parte de mobilidade urbana do Itaú Unibanco. Já no segundo bloco conversamos com a Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Verena Andreatta, sobre infraestrutura e projetos envolvendo mobilidade urbana e a bike. Ouvimos também o ciclo ativista Zé Lobo, do Transporte Ativo e o Marcio de Miranda, do Planeta da Bike. Ainda conversamos com alguns participantes do Velo City, são eles: Paulo Aguiar do Pedala Manaus Alex Gomes do blog São Paulo a Bike do jornal O Estado de São Paulo Daniel Guth coordenador de projetos da Aliança Bike. No último bloco vamos mostrar um pouco das diferenças e da diversidade do evento, buscamos visões diferentes sobre a bicicleta e sua importância. Conversamos com Reindert Augustijn, da Embaixada Holandesa de Ciclismo, Manuel Araújo, prefeito de Quelimane, em Moçambique e com Pascal Smet, Ministro de Mobilidade e Serviços Públicos de Bruxelas, Bélgica. Conversamos com mais alguns participantes do Velo City, são eles: João Lacerda da Coalizão Clima e Mobilidade Ativa – CCMob Thiago Benicchio do ITDP Aline Cavalcante – Ciclocidade Sayuri Oliveira – Associação Ciclo Urbano
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

PAF - PARAMILOIDOSE FAMILIAR

A PAF (Paramiloidose Familiar) é uma doença neurodegenerativa, rara, hereditária, progressiva e crônica que pode ser fatal. Ela também é conhecida por "doença dos pezinhos", pois inicialmente suas manifestações sensitivas acontecem primeiramente nos membros inferiores (pés). A PAF afeta homens e mulheres proporcionalmente e é mais incidente em descendentes de portugueses. Os principais órgãos acometidos pela doença são os nervos periféricos, o coração, o rim.
Conheça o Programa
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

ESPECIAL - ONTEM E HOJE (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de jovens no programa. Convidados deste Viola: João Vitor e Isaac, José Mauro e Polyana, Otávio augusto e Gabriel, Fábio Fernandes, Zé Henrique e Gabriel, Jéssica Santos e Jeniffer, Lucas e Elivelton, Bruna Viola, Lucyana Villar, Lucas Reis e Thácio, Mayck e Lyan.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 546

Conheça o Programa
livre
MUNDO MUSEU  I

01 - MOMA

MOMA, MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK, É UMA DAS MAIS PRESTIGIADAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS DO MUNDO. UMA COLEÇÃO QUE COMEÇA COM OS IMPRESSIONISTAS E SEGUE CONTANDO A HISTÓRIA DA ARTE ATÉ OS DIAS DE HOJE. A “NOITE ESTRELADA” DE VAN GOGH, “AS DAMAS DE AVIGNON” DE PICASSO, “O BANHISTA” DE PAUL CÉZANNE, “LATAS DE SOPA CAMPBELL’S” DE ANDY WARHOL, SALAS INTEIRAS DEDICADAS A MONET OU KANDISNKY... ALGUNS DOS MOMENTOS MAIS BRILHANTES E OUSADOS DA HUMANIDADE.
Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 12

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: A CIDADE DE UBERABA, NO TRIÂNGULO MINEIRO, É CONSIDERADA A CAPITAL MUNDIAL DO BOI ZEBU. PESQUISAS POSSIBILITARAM O MELHORAMENTO GENÉTICO DA RAÇÃO, QUE CHEGOU AO BRASIL HÁ 100 ANOS.E O ESCRITOR PARAIBANO ARIANO SUASSUNA, CONSAGRADO PELAS OBRAS SOBRE O SERTÃO NORDESTINO, TEVE OUTRA PAIXÃO ALÉM DA LITERATURA: A CRIAÇÃO DE CABRAS.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 75

BLOCO 1 ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO (2017) Thiago Tavares, regente Aaron Copland, Fanfarra para um Homem Comum ORQUESTRA SINFÔNICA DA USP (2016) Roberto Tibiriçá, regente Ludwig van Beethoven, As criaturas de Prometeu, Op. 43, (Abertura) BLOCO 2 BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP (2016) João Carlos Martins, regente Pyotr Ilyich Tchaikovsky, Sinfonia nº 5 em mi menor, op. 64 , Andante cantabile BLOCO 3 ORQUESTRA ACADÊMICA MOZARTEUM BRASILEIRO (2018) Carlos Eduardo Moreno, Regente Vincenzo Bellini, I Capuleti e i Montecchi: Se Romeo t'uccise un figlio (Se Romeu matou seu filho) Bruno de Sá, sopranista ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO (2017) Roberto Minczuk, regente Richard Strauss, Don Juan, TrV 156, Op. 20 BLOCO 4 OSESP (ESPECIAL VILLA-LOBOS 2018) Coro da Osesp Isaac Karabtchevsky, regente Heitor Villa-Lobos, Choros nº 10 (Rasga o Coração)
Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 02 - PIANO E PRIMÓRDIOS

Com o tema Piano e Primórdios, este programa destaca composições de nomes como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM06 - TEMPORADA 2 - REGGAE IN CONCERT

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 16

O RETRATO REAL PERFEITO DA FAMÍLIA DA NELLA Trinket está desesperada para deixar tudo perfeito para o dia do Retrato Real de Família. PROBLEMA GIGANTE O dia de diversão das “Melhores Irmãs”, de Nella e Norma, é interrompido pela discussão de dois irmãos gigantes de pedra.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

A TORRE DE CUBOS - 26

A Torre de Cubos / Ovo Surpresa (Meia) / Galinhas na Fazenda / Pescaria de Cores (Branco) / Hora da Música (Galinha Pintadinha 2) A Torre de Cubos A Galinha e o Galo ajudam o Pintinho a brincar com cubos com várias cores e figuras. Galinhas na Fazenda As três galinhas vão passear na fazenda, onde encontram vários animais fofos e se divertem muito.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

CARDÁPIO DA FLORESTA

Bubu, Biel e Bonie colhem frutas demais e, então, Bubu tem a ideia de dividi-las com os outros animais da floresta. Ao ir no ninho buscar uma cestinha para carregar as frutas, Bubu não a encontra, pois suas coisas estão muito bagunçadas. Sem a cestinha, as corujinhas usam uma folha para carregar as frutas. O trio parte em busca dos patinhos, mas acaba encontrando a girafa. Bubu oferece as frutinhas para a girafa e ela come só a folha, explicando que é herbívora. As corujinhas buscam a raposa, que recusa os alimentos e explica que é carnívora. Finalmente, o trio encontra os patinhos nadando na cachoeira, que dizem ser onívoros e comer de tudo. O Papai Coruja assobia chamando seus filhotes para casa, onde eles contam suas descobertas, que cada animal tem um tipo de alimentação. Bubu comenta sobre a sua bagunça, Mamãe Coruja enfatiza a importância da organização e canta a canção “Sabores da Natureza”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 60 - UM BIQUINHO E UM SOM BEM FININHO

Julio assobia na fazenda. Caco e Lilica querem que ele os ensine a assobiar. Júlio resolve tirar proveito da situação e pede para que os dois façam o seu trabalho de casa em troca da aula de assobio.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PARA CADA UM ANJO UM PESTINHA

O Dudu esta sempre aprontando, e desta vez não foi diferente. Depois de cair da bicicleta, ele recebeu ajuda de um ilustre amiguinho, o Anjinho. Como se um tombo não fosse suficiente, ele se esborrachou novamente e mais uma vez recebeu uma ajuda angelical. Ao perceber que caindo ele chamava a atenção do Anjinho, ele não saiu mais do pé dele. Será que o Anjinho conseguiu escaper desse sapeca?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PATINANDO NA CERA

A Mônica está brincando de encerar a casa. Deixa o chão muito liso e brilhante – tão liso que, quando seus amigos chegam, não conseguem ficar de pé! E agora, como escapar?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O SUMIÇO DA JUJUBA

Cascão está desesperado com o sumiço da sua querida Jujuba. O seu bichinho de estimação não amanheceu ao seu lado como de costume. O Cebolinha aparece para ajudá-lo a descobrir o paradeiro dela. Afinal, onde estará essa tal de Jujuba? Assista e descubra.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 10

Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem uma estrela cadente de perto, no incrível e estrelado Deserto do Atacama. Pronta para fazer seus pedidos à estrelinha, Vivi descobre que, na verdade, é ela quem vai realizar os desejos da nova amiga.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

F.O.F.O.C.A.

Franco leva para a aula de biologia uma F.O.F.O.C.A, uma espécie de fungo que aumenta de tamanho e contamina todos quando fazem fofoca perto dela. A cidade está um caos e Otto precisa arrumar essa confusão
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

MACACTUS

Desta vez a missão é encontrar e levar com eles uma planta específica do planeta Pofana de volta para a Terra. O detalhe é que o planeta é habitado por macacos que se vestem de uma maneira estranha e idolatram a tal planta, que é guardada com a máxima segurança. Além disso, alguns dos habitantes que eles encontram não são bem o que pareciam ser.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

A FASE FINAL

RUFUS ESTÁ VICIADO NUM JOGO DE CELULAR CHAMADO O SAMURAI DE GELO. PARA CURAR O AMIGO, BORIS CONTRATA OS SERVIÇOS DE DR. HIPO QUE, SEM PERCEBER, APLICA UMA TERAPIA CAPAZ DE MATERIALIZAR O SAMURAI DE GELO NO QUINTAL DA CASA DO ENZO.
Conheça o Programa
livre
SEU CÃO É UM GÊNIO?

02 - SEU CÃO É UM GÊNIO?

Seu cão consegue ser mais inteligente que você? Ele dita as regras pelas suas costas? Dr. Brian Hare desenvolveu uma série sobre testes científicos que revelam as estratégias únicas do seu cão e ajuda você a melhorar sua relação com ele.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1294

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA A OBRA QUE REUNE LITERATURA E IMAGENS DO NORDESTE BRASILEIRO. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM UMA INICIATIVA QUE PROMOVE A MODA SUSTENTÁVEL. E AINDA, CIENTISTAS TENTAM EVITAR A EXTINÇÃO DE MAIS UM PRIMATA AMEAÇADO, PARENTE DO FAMOSO DO MICO-LEÃO-DOURADO. A ONG SPVS- SOCIEDADE DE PESQUISA EM VIDA SELVAGEM- CRIOU UM PROGRAMA DE MONITORAMENTO E PROTEÇÃO DO MICO-LEÃO-DA-CARA PRETA , QUE SÓ É ENCONTRADO EM UMA PEQUENA REGIÃO DE MATA ATLÂNTICA. O PROJETO GAVETA ESTIMULA A TROCA E DOAÇÃO DE ROUPAS PARA REDUZIR O CONSUMO E POUPAR O MEIO AMBIENTE. E, A FOTÓGRAFA MAUREEN BISILLIAT LANÇA NOVA EDIÇÃO DE "SERTÕES: LUZ E TREVAS" , LIVRO CLÁSSICO QUE TRAZ FOTOS FEITAS POR ELA E TEXTOS DO ESCRITOR EUCLIDES DA CUNHA.
Conheça o Programa
n
ILHAS OCULTAS DA AUSTRÁLIA

ILHA DO NATAL

A Ilha do Natal, a mais de mil quilômetros a noroeste do continente da Austrália, é uma partícula de uma ilha que se ergue no Oceano Índico, um pequeno refúgio para plantas e criaturas não encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Pássaros governam seus céus e suas paisagens impressionantes são o palco para uma migração milagrosa de milhões deles. Aqui, o famigerado caranguejo vermelho da Ilha do Natal evoluiu para a vida em terra e faz uma jornada terrestre traiçoeira até o oceano para se reproduzir. Cerca de 80.000 aves marinhas nidificam aqui anualmente, incluindo o Bosun Dourado, Boobies Marrons e o Açor da Ilha do Natal.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 327 - TUBARÕES SOB ATAQUE

QUANTAS ESPÉCIES DE TUBARÕES VOCÊ ACHA QUE EXISTEM? QUER ARRISCAR UM NÚMERO? SERIAM MAIS DE DEZ OU MAIS DE CEM? .....JÁ JÁ VOCÊ VAI SABER. POR ENQUANTO, PODEMOS DIZER QUE O NÚMERO É BEM ALTO COMPARADO COM OUTRAS CRIATURAS DO MUNDO ANIMAL. AINDA SOBRE OS TUBARÕES, VOCÊ TEM IDEIA DE QUANTO TEMPO DURA A GESTAÇÃO E DE QUANTOS FILHOTES SÃO GERADOS PELAS DIVERSAS ESPÉCIES? ESSE DADO TAMBÉM É SURPREENDENTE. ESSAS E OUTRAS CURIOSIDADES SOBRE OS TUBARÕES VOCÊ VAI DESCOBRIR NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, QUE TRATA DA IMPORTÂNCIA DELES NA CADEIA ALIMENTAR E NO EQUILÍBRIO DOS OCEANOS. APRESENTADOS SEMPRE COMO AMEAÇADORES E PERIGOSOS, ELES SÃO DIZIMADOS AOS MILHÕES A CADA ANO PELO SEU MAIOR PREDADOR: O HOMEM. SÃO PRESAS FÁCEIS NAS REDES DOS BARCOS DE PESCA, QUE ALIMENTAM UM COMÉRCIO ILEGAL. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
#PROVOCAÇÕES

#PROVOCAÇÕES - 13 - AILTON KRENAK

O LIDER INDIGENA AILTON KRENAK É O PROVOCA DO PROGRAMA. ABERTURA: Queremos encher a terra de vida Nós, os poucos que sobramos Nossos netos todos Os abandonados todos Queremos que todos vejam Como a terra se abre como flor Poema da nação Guarani, traduzido por Douglas Diegues. No Brasil, tem gente que ainda chama uma situação indesejável, uma roubada, de programa de índio. Hoje, o Provocações, com honra e alegria, é um programa de índio. Ou seria de indígena? O meu convidado pertence à etnia krenak, um grupo de seres humanos que já recebeu o nome de botocudos. Não confundir com botocados, que são brancos que aplicam botox. O meu entrevistado líder ambientalista reconhecido internacionalmente, professor doutor da Universidade Federal de Juiz de Fora e escritor, autor deste livro aqui, “Ideias Para Adiar o Fim do Mundo”, um bestseller da Flip 2019... Ele é Ailton Krenak, bem-vindo ao Provocações! Eu falei aqui em indígena, índio... Você é índio, indígena, me diga, quem é você, Ailton Krenak?
Conheça o Programa
10
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 378 - 11/08/2019

DOMINGO TEM A NOVA COREOGRAFIA DO GRUPO CORPO. PRA FALAR DA ANCESTRALIDADE BRASILEIRA ELES GANHARAM TRILHA SONORA DE GILBERTO GIL. OBJETOS DO COTIDIANO, A CULTURA DO NORDESTE. É ARTE INCRÍVEL NAS MÃOS DO BAIANO MAREPE. FLEABAG, A SÉRIE DE HUMOR INGLESA QUE TÁ FAZENDO MUITO SUCESSO. VOCÊ JÁ VIU? MODA BRASILEIRA QUE GANHA O MUNDO. ATÉ A BEYONCÉ NÃO RESISTIU.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 148

Confira os destaques desta edição: - Em meio à paisagem bucólica dos alpes italianos, acontece anualmente o Festival de Jazz do Tirol do Sul. Entre as bandas de destaque, está a "Perhaps Contraption", uma brass band inglesa de som metálico e look mambembe. - Anualmente, os melhores profissionais da pintura corporal se encontram em Klagenfurt, na Áustria, onde é realizado o Festival Mundial de Body Painting. - Desde 1998, o coletivo berlinense "Innerfields" faz murais urbanos em torno da temática revolução digital e sociedade. O trabalho mais recente acaba de ser finalizado nas ruas de Freiburg, na Alemanha. - Fotógrafo italiano cria composições de natureza morta inspiradas na dieta de celebridades. - Em Marselha, no sul da França, um festival gastronômico leva os segredos da cozinha francesa ao grande público: no porto da cidade, o chef Lionel Levy comanda uma aula de culinária ao ar livre para centenas de pessoas. - No século 19, em pleno Império Austro-húngaro, era inventado o Kaiserschmarrn. O doce, reprovado pela Imperatriz Sissi devido ao excesso de calorias, teria caído nas graças de seu marido, o Imperador Francisco José I, ou, Kaiser Franz Josef. Hoje, o Kaiserschmarrn é tradição na Áustria - com direito até a festival de receitas.
Conheça o Programa
livre
GENIUS II - PICASSO

GENIUS II - PICASSO - 06

Picasso mais velho (Antonio Banderas) leva Françoise Gilot (Clémence Poésy) para o sul da França para férias, o jovem Pablo (Alex Rich) desiste de suas formas de festa e inventa o cubismo com Georges Braque (Kerr Logan). Mas sua carreira é ameaçada quando ele é acusado de roubar a Mona Lisa.
Conheça o Programa
16
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

A BUSCA PELA IDENTIDADE NO SÉCULO XXI

CF 10 -A BUSCA PELA IDENTIDADE NO SÉCULO XXI Com BENILTON BEZERRA JR - psiquiatra e psicanalista Se em uma época a identidade era determinada já ao nascermos, foi sem dúvida uma conquista poder construí-la. Nos dias de hoje, muitas categorias sociais ganharam voz e a ampliação de seus direitos. Esse lado positivo, no entanto, vem acompanhado de um lado negativo: a exacerbação da importância particular de grupos com identidades diferentes em detrimento do coletivo, de questões universais Como conciliar a preservação e o cultivo das identidades particulares e a construção concomitante de um futuro comum, de um horizonte que aponte para um modelo de convivência social, melhor do que temos hoje, para as futuras gerações?
Conheça o Programa
14
SALA DE CINEMA

VERMELHO RUSSO

Marta e Manu são duas jovens atrizes paulistanas que vivem entre o reconhecimento da classe artística e o anonimato perante o grande público. A fim de aprofundar seus conhecimentos sobre a famosa técnica Stanislavskiana de interpretação, elas decidem se embrenhar no rigoroso inverno de Moscou para estudar teatro com o renomado professor Vladimir Poglazov. Entre neve, brigas, amores, personagens tchekovianos e muitos litros de vodka, elas são constantemente testadas pela crueldade do teatro e de uma Rússia majestosa e difícil. E certamente nunca mais serão as mesmas.
Conheça o Programa
12
FIGURAS DA DANÇA 2013

CECILIA KERCHE

CECILIA KERCHE (1960) Nascida em Lins (SP), Cecília Kerche foi a bailarina brasileira que mais atuou em apresentações do balé O Lago dos Cisnes no exterior. Iniciou seus estudos em dança aos 8 anos, na Escola Municipal de Ballet de Osasco. Aos 14 anos, recebeu bolsa de estudos para o Centro Internacional de Danças Halinda Biernacka, e mudou-se para São Paulo. Em virtude de suas atuações internacionais, Cecilia recebeu o título de Embaixatriz da Dança concedido pelo Conselho Brasileiro de Dança. Em 1982, ingressou no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e após três anos, foi promovida a primeira bailarina da companhia. Com inúmeras apresentações no exterior, foi a única bailarina brasileira a atuar no Australian Ballet na década de 90, período em que realiza sua primeira turnê para se apresentar em Galas na Europa. Ao longo de trinta anos de carreira, dançou nos principais festivais e galas de dança no Brasil e exterior. Hoje Cecilia atua como ensaiadora no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e é curadora artística do Festival de Joinville.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

RETRATOS DE FÉ - 15 - IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA - TEMP I

Líderes em São Paulo e em Brasília falam das suas atividades e apresentam alguns ritos da igreja. No Rio de Janeiro e em Lages, Santa Catarina, dois praticantes revelam a importância que a igreja tem em suas vidas.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

ÂNGELA MARIA

livre
SERTÃO DE DENTRO

01 - SEMINÁRIO

NESTE EPISÓDIO GERALDO SARNO DÁ INÍCIO A UMA RODA DE DISCUSSÃO SOBRE AS SUAS OBRAS. ELE EXIBE O ESBOÇO DO QUE SERÁ A SÉRIE SERTÃO DE DENTRO.
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1294

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA A OBRA QUE REUNE LITERATURA E IMAGENS DO NORDESTE BRASILEIRO. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM UMA INICIATIVA QUE PROMOVE A MODA SUSTENTÁVEL. E AINDA, CIENTISTAS TENTAM EVITAR A EXTINÇÃO DE MAIS UM PRIMATA AMEAÇADO, PARENTE DO FAMOSO DO MICO-LEÃO-DOURADO. A ONG SPVS- SOCIEDADE DE PESQUISA EM VIDA SELVAGEM- CRIOU UM PROGRAMA DE MONITORAMENTO E PROTEÇÃO DO MICO-LEÃO-DA-CARA PRETA , QUE SÓ É ENCONTRADO EM UMA PEQUENA REGIÃO DE MATA ATLÂNTICA. O PROJETO GAVETA ESTIMULA A TROCA E DOAÇÃO DE ROUPAS PARA REDUZIR O CONSUMO E POUPAR O MEIO AMBIENTE. E, A FOTÓGRAFA MAUREEN BISILLIAT LANÇA NOVA EDIÇÃO DE "SERTÕES: LUZ E TREVAS" , LIVRO CLÁSSICO QUE TRAZ FOTOS FEITAS POR ELA E TEXTOS DO ESCRITOR EUCLIDES DA CUNHA.
Conheça o Programa
n
DOC TV II

MAESTRO JORGE ANTUNES (DF)

Durante o regime militar, enquanto diretor do Curso de Composição Musical da Universidade de Brasília, Jorge Antunes desenvolveu intensa atividade cultural e política em Brasília junto a movimentos populares e intelectuais de redemocratização no país. Foi com a “Sinfonia das Buzinas” e o polêmico “Hino Nacional Alternativo” que ele pôde levar sua arte às ruas. É nesse contexto de criação, arte e política que o documentário Maestro Jorge Antunes – polêmica e modernidade se desenvolve. O filme, do cineasta Carlos Del Pino, conta a história deste grande músico através de narrações próprias, onde Jorge Antunes fala de seu passado, de suas reações, de ativismo político, memórias e esquecimentos. A dimensão de sua obra poderá ser compreendida de forma mais abrangente, uma vez que o documentário apresenta junto aos fatos, os posicionamentos, os conceitos e as idéias que norteiam o artista. Também estão presentes depoimentos de colegas, alunos e ex-alunos da Universidade de Brasília; e personalidades do mundo artístico dão o tom de seu reconhecimento.
Conheça o Programa
12
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 24

Sinopse PGM 24 Convidados: Psicanalista e ensaísta Renato Mezan e professora de literatura Cleusa Rios P. Passos Tema: No ano em que se comemora os 70 anos de morte de Freud (23/09) o Letra Livre discute a relação entre literatura e psicanálise. No ar: 08 de outubro Cleusa Rios P. Passos Ensaísta e professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, Cleusa Rios Passos representa uma das vertentes mais instigantes dos estudos literários: uma aproximação entre a teoria psicanalítica e as correntes da crítica contemporânea. Seu trabalho oscila da análise de autores e obras específicos – como no livro Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias – a ensaios em que estabelece pontes entre os conceitos criados por Freud e conceitos sobre a representação ficcional e o imaginário poético – como em Confluências: crítica literária e psicanálise. Em seu livro mais recente, As Armadilhas do Saber, Cleusa Rios Passos aborda desde Machado Assis, Murilo Mendes e Cecília Meireles até Nelson Rodrigues e Chico Buarque. Renato Mezan Um dos mais importantes psicanalistas do país, Renato Mezan é autor de livros que investigam a obra de Freud tanto na perspectiva da clínica quanto do ponto de vista de seu impacto sobre a cultura do século 20. Freud: A Trama dos Conceitos, um de seus primeiros livros, é uma leitura das contradições, impasses e soluções que constituíram a teoria freudiana. E Freud, Pensador da Cultura é um estudos monumental sobre o ambiente artístico e filosófico no qual surgiu a psicanálise. Seus ensaios – reunidos em livros como A Vingança da Esfinge, Psicanálise, Judaísmo – Ressonâncias e Interfaces da Psicanálise – continua essa reflexão a partir de um amplo espectro de autores e temas, que inclui desde a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, à obra do filósofo francês de Michel Foucault. PERGUNTAS BLOCO 1 • Mezan: Esse ano marca os 70 anos da morte de Freud; como foi que a psicanálise se incorporou à cultura contemporânea? Dá para fazer um paralelo com autores como Darwin e Marx? • Cleusa: A psicanálise influenciou a literatura posterior a Freud? • Mezan: E como a literatura serviu a Freud na elaboração da psicanálise? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Yudith Rosenbaum para Mezan (psicanálise/literatura policial). • Cleusa: Existem autores mais psicanalíticos? • Mezan: Como Freud se relacionou com os escritores e artistas de seu tempo (questão das vanguardas, fluxo de consciência, escrita automática etc)? • Cleusa: O que é a psicanálise aplicada à literatura e como é vista no meio literário? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Yudith para Cleusa (consciência do escritor) • Pedir para Mezan explicar análise que Freud fez da Gradiva de Jensen? • Mezan: Fazer análise inibe a criatividade, resolvendo os conflitos do escritor, eliminando o recalque? • Cleusa: Que diferença existe entre os temas psicológicos da época de Freud e da literatura contemporânea? PERGUNTAS BLOCO 4 • Cleusa: Como a crítica literária navega pelas diferentes escolas da psicanálise? • Para ambos: o único prêmio recebido por Freud foi o prêmio Goethe. Dá para ler seus textos como um romance? • Mezan: Após 70 de morte, a obra de Freud cai em domínio público. O que significa isso em termos de edição e tradução de suas obras?
Conheça o Programa
livre