Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 09 de Junho

ABERTURA DA EMISSORA

A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

BRUNO VISITA DUDU GAITEIRO

BRUNO SAI DE SUA ALDEIA PARA VISITAR DUDU, UM GAROTO QUE TOCA GAITA.
livre
A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

DUDU VISITA GHABRIEL

DUDU VISITA GHABRIEL, UM GAROTO QUE PARTICIPA DA BATERIA DE UMA ESCOLA DE SAMBA.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 11 - HOMEOPATIA

O PROGRAMA EXPLICA O FUNCIONAMENTO DA HOMEOPATIA CLÁSSICA. UM SISTEMA DE TRATAMENTO MÉDICO BASEADO NA LEI DOS SEMELHANTES, NO QUAL QUANTIDADES MUITO PEQUENAS DE REMÉDIO, FORTEMENTE DILUÍDOS, SÃO INGERIDAS PELOS PACIENTES. ESTAS SUBSTÂNCIAS EM GRANDES DOSAGENS, PRODUZEM EFEITOS SEMELHANTES AOS DA DOENÇA QUE ESTÁ SENDO TRATADA EM PEQUENAS TRAZEM A CURA AOS PACIENTES.
Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 06

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: PRODUÇÃO DO AMENDOIM REGISTRA 12% DE AUMENTO AO ANO E SE MANTÉM NO RANKING DAS CULTURAS QUE MAIS CRESCEM NO BRASIL./ E ALÉM DE UM CAFÉ DE BOA QUALIDADE O PREPARO TAMBÉM PODE INFLUENCIAR NO AROMA E NO SABOR.//
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 10

EP 10 – Um pouco da historia e experiências do atleta de BMX: Paulo Saçaki. Bruno Rosa da Bike Fit, explica como funciona a adaptação da bicicleta ao ciclista. Dora Jr. Da ZDL Sports comenta como funciona a assessoria midiática no ciclismo. Um pouco da história e experiência do atleta Marconi Ribeiro. Henrique Andrade fala da loja virtual: Pra Quem Pedala.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

CÂNCER DE PULMÃO

O Câncer de Pulmão é um dos tipos mais agressivos de câncer e é o que mais mata. Mas, felizmente, cada vez mais surgem novos tratamentos que curam ou que garantem a qualidade de vida aos pacientes. Nesse educativo vamos conhecer mais sobre o Câncer de Pulmão, a importância do diagnóstico precoce, os tratamentos e como preveni-lo.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

CATIRA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira a Catira, dança marcada pelo ritmo dos pés. Participaram do programa os seguintes artistas: Irídio e Irineu, Catira Ás de Ouro, Os Favoritos da Catira, Catira Brasil, Liu e Léu, Catireiros do Parque, Tarcísio Manuvéi, Catira Raízes do Sertão, João Mulato e Douradinho, Grupo Novos Araçás.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 537

Conheça o Programa
livre
CULTURA, O MUSICAL

CULTURA, O MUSICAL - GRANDE FINAL

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 06 - MAESTROS ARRANJADORES

Com o tema Maestros Arranjadores, este programa destaca composições de nomes como Radamés Gnatalli, Laércio de Freitas e Heitor Villa-Lobos.
Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 24

TRINKET NA PISTA: Trinket está hesitante para entrar na festa de patins de Castelo Seguro, até que ela descobre um par de patins “mágicos”. O DRAGÃO CORAJOSO: Blaine fica com inveja quando Garrett é escolhido para atuar no papel que ele queria na grande peça da escola
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

A BIBLIOTECA DE TRÊS ANDARES - 07

A Biblioteca de 3 Andares / Ovo Surpresa (Livro) / O Jogo do Amor / Forma da Forma (Círculo) / Pintura Mágica (Marcha Soldado) A Biblioteca de Três Andares Num dia de chuva, a família vai para a biblioteca. As 3 galinhas são bibliotecárias, cada uma cuida de um dos 3 andares. Eles se interessam por gêneros diferentes de livros mas, ao final, a família toda lê reunida. O Jogo do Amor Para entregar flores a sua amada, o sapinho precisa atravessar uma rua movimentada e um rio cheio de toras, como num antigo videogame.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

UMA CHUVA DE VERÃO

Os irmãos estão se preparando para um piquenique com os coelhinhos. Está um dia bonito de verão, o trio arruma tudo, mas, de repente, começa a chover. Eles se abrigam em uma toca na árvore e, de lá, veem um tucano tomando banho de chuva, que os convida para tomarem banho também, explicando que a chuva enche os rios, lagos e oceanos através do ciclo da água. Bubu, Biel, Bonie e o tucano partem em busca dos coelhinhos e decidem levar o piquenique surpresa até a toca deles. Papai Coruja assobia e as corujinhas voltam para casa. Lá, conversam sobre o tucano, o ciclo da água e o piquenique surpresa. E o Papai e a Mamãe ficam muito felizes com o gesto generoso de suas corujinhas, pois tanto faz se vamos até eles ou se eles vem até nós, o que importa mesmo é estar junto dos amigos. Mamãe encerra o dia cantando a música “Chu-chu-chuva!”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 34 - LIVRO

HISTÓRIA CENTRAL: GALINHAS E JÚLIO INVENTAM HISTÓRIA DIÁRIO: JÚLIO ESCREVENDO SOBRE A PESCARIA COM O AVÔ
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

OS NAMORADOS

A Denise diz que viu o Cebolinha e a Magali se beijando e começa a espalhar para todo mundo que eles estão namorando. Em pouco tempo o ciumes toma conta da turminha do bairro do Limoeiro entra em pé de guerra e a bagunça toma conta geral.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PERDIDOS NO MEIO DO QUARTO

Cascão e Cebolinha estão se divertindo no quarto do Cascão quando eles percebem que a bagunça é tanta que eles não conseguem achar a saida. Ao começarem a procurar a porta, eles acabam encontrando um desconhecido mundo de aventuras e mais uma coisinha: O seu amigo Xaveco. Será que eles vão conseguir escapar dessa?
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 18

Em São Petersburgo, Vivi, Mochilão e Lanterninha têm a difícil missão de ajudar Mikhail, um exigente e perfeccionista cisne bailarino, a escolher novas sapatilhas de balé.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

SIGA AQUELE MASCARADO

Otto se prepara para a festa de sua escola e está disposto a ganhar o prêmio de melhor fantasia, mas o seu ziper fica preso e quebra, e ele não consegue tira sua fantasia. Por causa disso acaba sendo confundido com o filho do monstro do lago/ou com o sobrinho do motorista caipira.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ASA

Pudim e Ulisses são selecionados para um treinamento na A.S.A. a Agência Espacial mais importante da Terra e enquanto vão visitar as instalações da agência, conhecem Musco, a Lhama que achava que estava indo para Nova York. No meio do tour eles se perdem e acabam sendo lançados para o espaço no lugar dos astronautas treinados e terão que completar uma série de missões e lidar com diferentes desafios no espaço, para poderem retornar a Terra.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

POR DENTRO DO JOGO

ENZO ENCONTRA SEU VIDEO-GAME ANTIGO. DESAFIADO, BORIS TENTA DE TODOS OS MODOS VENCER O JOGO, ATÉ QUE É SUGADO PARA DENTRO DELE. RUFUS E YUKO TENTARÃO DE TUDO PARA SALVÁ-LO.
Conheça o Programa
livre
O MILAGRE DOS ÓRFÃOS NA NATUREZA

03 - O MILAGRE DOS ÓRFÃOS NA NATUREZA

NO TERCEIRO E ÚLTIMO EPISÓDIO, ESTAMOS DE VOLTA À COSTA RICA, SEGUINDO A HISTÓRIA DA PREGUIÇA “PELOTAS”, DE NOVE MESES E ÓRFÃ, QUE TENTA APRENDER ALGUMAS HABILIDADES VITAIS. NA AUSTRÁLIA, HARRY, O CANGURU DE 8 MESES, ESTÁ DESESPERADO PARA SER ACEITO PELA GANGUE DE CANGURUS SELVAGENS. ELE FORMOU UMA LIGAÇÃO MUITO ESPECIAL COM A CUIDADORA STELLA, CUJO TRABALHO É ENSINAR HARRY A SE SOCIALIZAR COM OUTROS CANGURUS E LEVÁ-LO DE VOLTA À VIDA SELVAGEM. E PERTO DO CENTRO DA CIDADE DE MELBOURNE, BEV DEDICOU SUA VIDA A SALVAR UM TIPO INCOMUM DE ÓRFÃO – OS MORCEGOS. ELES ASSUMIRAM TODA A SUA CASA! SUA MISSÃO É AJUDAR OS MORCEGOS ÓRFÃOS DE 1 MÊS, HANNAH E BUGSY, EM SUA LUTA PARA SOBREVIVER AOS ESTÁGIOS INICIAIS DA VIDA. É GRAÇAS AO TRABALHO DEDICADO DOS CUIDADORES QUE TODOS ESSES ÓRFÃOS TERÃO OUTRA CHANCE DE UMA VIDA DE VOLTA À NATUREZA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1285

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, O ESCRITOR E BIÓLOGO MIA COUTO FALA SOBRE A CAMPANHA QUE LANÇOU PELA RECONSTRUÇÃO DE MOÇAMBIQUE, PAÍS AFRICANO. CONHEÇA TAMBÉM O GRUPO INÉDITO CRIADO POR MULHERES EM DEFESA DOS OCEANOS. E AINDA , ESTUDO INTERNACIONAL CONFIRMA A ESTIMATIVA DE ORIGEM DE UM DOS INSETOS MAIS ANTIGOS DA TERRA. A PESQUISA MOSTRA QUE AS BORBOLETAS SURGIRAM NO PLANETA HÁ CERCA DE 100 MILHÕES DE ANOS. TRÊS PROFISSIONAIS DE ÁREAS DIFERENTES SE UNEM PARA FORMAR UMA LIGA FEMININA PELA CONSERVAÇÃO MARINHA. E, MIA COUTO DESTACA A NECESSIDADE DE PLANEJAR MELHOR A INSTALAÇÃO E EXPANSÃO DAS CIDADES, APÓS BEIRA, SUA TERRA NATAL , TER SIDO DESTRUÍDA POR DOIS CICLONES.
Conheça o Programa
n
TUBARÃO

TUBARÃO - 01

O primeiro programa mostra como os tubarões são os grandes predadores do oceano, vivendo em todos os oceanos e caçando em todos os sentidos. Os tubarões blacktip caçam em enormes grupos e rebanho de peixe em iscas, wobbegongs tasselled são caçadores de emboscada, os tubarões da Groenlândia vivem sob o gelo ártico, e tubarões de recife de pontas brancas são os mestres da caça à noite. O final mostra o grande branco em sua busca por focas ao largo da costa da África do Sul.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 283 - ANTÁRTICA

A QUEM PERTENCE A ANTÁRTICA? POR ENQUANTO, ELA NÃO TEM DONO E SUA OCUPAÇÃO É REGULAMENTADA POR UM TRATADO ASSINADO EM 1959. O NÚMERO DE PAÍSES SIGNATÁRIOS DO TRATADO ORIGINAL AUMENTOU DE 12 PARA 53 E OBSERVA-SE UM CRESCENTE INTERESSE PELOS IMENSOS RECURSOS NATURAIS QUE EXISTEM POR LÁ, INCLUINDO PETRÓLEO, GÁS E MINERAIS VALIOSOS. ESTADOS UNIDOS, CHINA E RÚSSIA SÃO OS PAÍSES QUE MAIS INVESTEM EM PESQUISAS NA ANTÁRTICA. POR ENQUANTO, O TRATADO EM VIGOR PROIBE A EXPLORAÇÃO COMERCIAL NA ÁREA. MAS, QUEM GARANTE QUE NÃO ACONTECERÁ O MESMO QUE SE OBSERVA NO ÁRTICO, ONDE A EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA E A ABERTURA DE ROTAS DE NAVEGAÇÃO MUDAM A PAISAGEM DO POLO NORTE. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA É DEDICADA AO ÚNICO CONTINENTE DO PLANETA AINDA PRESERVADO.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 369 - 09/06/2019

MÚSICA E CULINÁRIA PARAENSE. É ISSO MESMO, COM DONA ONETE, A DIVA DO CARIMBÓ. BLACK MIRROR, A NOVA TEMPORADA DA SÉRIE, QUE TEM UM EPISÓDIO GRAVADO EM SÃO PAULO. FÊNIX NEGRA. A SAGA DOS X-MEN NOS CINEMAS ENCERRA UM CICLO. UM MESTRE DE PABLO PICASSO GANHA EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO. E AQUI NO ESTÚDIO, NANDO REIS VEM MOSTRAR O NOVO TRABALHO: "NÃO SOU NENHUM ROBERTO, MAS ÀS VEZES CHEGO PERTO", EM HOMENAGEM AO REI ROBERTO CARLOS.
Conheça o Programa
livre
VITRINE BRASIL

VITRINE BRASIL - 07

OLÁ, O VITRINE BRASIL FOI ATÉ A CIDADE DE BARBACENA, EM MINAS GERAIS, CONHECER O MUSEU DA LOUCURA, QUE CONTA A HISTORIA DO PRIMEIRO HOSPITAL PSIQUIATRICO DO ESTADO. VAMOS EMBARCAR NUMA VIAGEM AO INTERIOR DO AMAZONAS. O DESAFIO PARA CHEGAR EM MUNICIPIOS MAIS DISTANTES DO ESTADO É RECOMPENSADO NO OLHAR DE CADA MORADOR. O ESPETÁCULO DE MARIONETES INVADE A FLORESTA. É O FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA. UM PARQUE SUSTENTÁVEL, A MENOS DE 40 QUILOMETROS DA CIDADE DE SÃO PAULO, ONDE A PALAVRA DE ORDEM É “ DESPERDÍCIO ZERO”. ANDRÉ VASCO SE EMBRENHOU MATA ADENTRO, CAMINHOU PELAS TRILHAS E ANDOU PELAS PASSARELAS NA ALTURA DAS COPAS DAS ÁRVORES./ O VITRINE BRASIL COMEÇA AGORA DIRETO DA MATA ATLÂNTICA./O MÊS MAIS AGUARDADO PELOS NORDESTINOS, CHEGOU! NA CIDADE DE ESTÂNCIA, EM SERGIPE, A FOGUEIRA GIGANTE, OS DOCES E BANDEIROLAS, ANIMAM OS FESTEJOS DO MÊS DE JUNHO./ UMA ÓPERA DE MARIONETES NO MEIO DA FLORESTA AMAZÔNICA! OS MORADORES DO INTERIOR DO AMAZONAS ASSISTEM A UM ESPETÁCULO PELA PRIMEIRA VEZ. / CONHECIDO COMO "AZYLO CENTRAL DE BARBACENA", O PRIMEIRO HOSPITAL PSIQUIATRICO DE MINAS GERAIS COMEÇOU A FUNCIONAR EM 1903. UM LOCAL PARA ONDE MILHARES DE PESSOAS FORAM ENVIADAS PARA TRATAMENTO E MUITAS VEZES, PARA O ESQUECIMENTO. HOJE, A CASA É UM MUSEU E RESGATA UMA PÁGINA TRISTE DA HISTÓRIA MINEIRA.
Conheça o Programa
livre
GENIUS I - EINSTEIN

GENIUS I - EINSTEIN - 07

Enquanto a Primeira Guerra Mundial atinge toda a Europa, Albert encontra-se com o matemático alemão David Hilbert para elaborar uma prova matemática que completará a Teoria da Relatividade Geral. Mas, para sua surpresa, Albert descobre que Hilbert não tem interesse em trabalhar com ele. Em vez disso, ele quer dar a prova a si mesmo, estimulando uma corrida entre dois homens para concluir a teoria. Hilbert, Albert deixa o resto de sua vida em suspenso em uma série de palestras na Academia Prussiana na Esperança da Relatividade. Exausta e desgastada, a tentativa de Albert de tornar a história científica séria. Embora alegremente feliz em seu relacionamento com Elsa, Albert ainda é tecnicamente casado com Mileva, que se recusa a conceder o divórcio. Tendo se mudado para a Suíça, Mileva logo experimenta problemas de saúde próprios. As tentativas de Albert de ver a sua família são feitas pela fronteira suíça é fechada e todos os trens são devolvidos, colocando uma tensão adicional em seu relacionamento com seus filhos. Enquanto isso, um dos amigos mais próximos de Albert, Fritz Haber, colocou-os uns contra os outros em uma batalha de ideais. Albert era o único cientista a recusar o chamado às armas. Mas Haber, um herói por seu trabalho pioneiro em fertilizantes que uma vez resgatou a Alemanha da fome, agora se concentra no desenvolvimento de gás cloro letal. Einstein se encontra em meio à ascensão do fascismo em uma aleijada Alemanha do pós-guerra.
Conheça o Programa
16
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

ARTES VISUAIS NA SEMANA DE 22

Artes Visuais na Semana de 22 Ana Paula Cavalcanti Simioni – cientista social Aqui no Brasil, no Movimento Modernista, algumas mulheres tiveram importância central, entre elas, as pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. Diferente do que acontecia no resto do mundo, já na década de 20, precocemente a arte brasileira deu oportunidade para essas mulheres, mas só tardiamente deu a elas o devido reconhecimento. Os críticos não entendiam obras que iam além do que deveria produzir uma mulher daquela época e elas mesmas se sentiram pressionadas para reproduzir clichês do que era ser mulher. Uma mulher nunca era vista apenas como artista, sua obra estaria sempre relacionada a sua condição de esposa, de mãe e de musa.
Conheça o Programa
14
INSPIRA.MOV BRASIL II

GRINGO CARDIA

7.GRINGO CARDIA - O designer Gringo Cardia assinou algumas das capas de discos mais marcantes da música brasileira recente. Neste programa, ele descreve como encontra inspiração nos lugares mais inusitados e conta que sua busca por novos desafios o levou a ampliar cada vez mais seu leque de atividades.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

TEMPORADA I - 07 - IGREJA PRESBITERIANA

Um pastor recém-ordenado fala de sua rotina na igreja e do seu processo de formação. Na catedral Evangélica de São Paulo, um reverendo comanda um culto transmitido ao vivo pela rádio da igreja e analisa a importância do trabalho de evangelização a distância, via rádio e internet. Em Vitória, Espírito Santo, e Curitiba, Paraná, praticantes participam de atividades nas suas igrejas e comentam como a religião transformou suas vidas.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

AGNALDO TIMÓTEO

livre
FIGURAS DA DANÇA 2014

JAIR MORAES

Jair Moraes tem uma trajetória de vida marcada pela entrega e dedicação à arte da dança. Teve como mestras duas figuras emblemáticas: Tatiana Leskova e Eugênia Feodorova (1925-2007). Dançou durante 8 anos no Ballet Gulbenkian, em Lisboa. Na década de 70, a convite de Carlos Trincheiras (1937-1993) torna-se primeiro-bailarino no Ballet Teatro Guaíra (BTG), e no ano seguinte, mestre de balé e assistente de ensaio. Assume a direção do BTG em 1994-1996 e depois retoma suas atividades permanecendo nesta instituição até hoje. Foi partner de grandes estrelas da dança e atuou em diferentes partes do Brasil, como diretor, mestre, coreógrafo e consultor artístico. Desde 2003 é mestre, coreógrafo e diretor da Cia. de Dança Masculina Jair Moraes.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

JOTA 3

No palco do Manos e Minas, Jota 3. Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Jota 3 compõe músicas que falam sobre amor, consciência e resistência. Um dos nomes mais festejados da cena atual do reggae, apresenta no palco do Manos músicas do álbum "Amplificado por Digitaldubs". Durante a entrevista Jota 3 fala sobre o acidente que sofreu em 2010, todo o processo de recuperação e como o incidente influenciou sua maneira de enxergar o mundo e compor. Fala sobre sua parceria com BNegão e ideias de novos projetos. Representando a cena dos slams, diretamente de Minas Gerais, Gigi. Matérias: - Manos e Minas foi conferir o projeto Negralizando, que oferece oficinas de samba rock, hip hop, percussão e dança africana, na zona norte de São Paulo.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 320 - ALERTA GLOBAL

MAIS DE UM MILHÃO DE ESPÉCIES DE ANIMAIS E VEGETAIS ESTÃO AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO E MUITAS PODEM DESAPARECER JÁ NAS PRÓXIMAS DÉCADAS. EM NENHUM OUTRO MOMENTO NA HISTÓRIA, A AÇÃO DO HOMEM FOI TÃO PREJUDICIAL AO PLANETA. E ISTO PÕE EM RISCO A PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA DA HUMANIDADE, AO IMPEDIR O AVANÇO DE PROGRAMAS DESTINADOS A GARANTIR O FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL, ALIMENTOS, A PRESERVAÇÃO DOS HABITATS NATURAIS E DOS OCEANOS. O ALERTA FOI LANÇADO POR DEZENAS DE CIENTISTAS, DE 50 PAÍSES, QUE ELABORARAM O MAIS AMPLO RELATÓRIO JÁ REALIZADO SOBRE O ESTADO DO PLANETA. PARA OS CIENTISTAS, A PERDA DA BIODIVERSIDADE NÃO É APENAS UM PROBLEMA AMBIENTAL. TRATA-SE DE UM DESAFIO ECONÔMICO, SOCIAL E MORAL, RELACIONADO COM O FUTURO DA TERRA E DE TODOS OS SEUS HABITANTES, SEJAM HUMANOS OU NÃO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1285

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, O ESCRITOR E BIÓLOGO MIA COUTO FALA SOBRE A CAMPANHA QUE LANÇOU PELA RECONSTRUÇÃO DE MOÇAMBIQUE, PAÍS AFRICANO. CONHEÇA TAMBÉM O GRUPO INÉDITO CRIADO POR MULHERES EM DEFESA DOS OCEANOS. E AINDA , ESTUDO INTERNACIONAL CONFIRMA A ESTIMATIVA DE ORIGEM DE UM DOS INSETOS MAIS ANTIGOS DA TERRA. A PESQUISA MOSTRA QUE AS BORBOLETAS SURGIRAM NO PLANETA HÁ CERCA DE 100 MILHÕES DE ANOS. TRÊS PROFISSIONAIS DE ÁREAS DIFERENTES SE UNEM PARA FORMAR UMA LIGA FEMININA PELA CONSERVAÇÃO MARINHA. E, MIA COUTO DESTACA A NECESSIDADE DE PLANEJAR MELHOR A INSTALAÇÃO E EXPANSÃO DAS CIDADES, APÓS BEIRA, SUA TERRA NATAL , TER SIDO DESTRUÍDA POR DOIS CICLONES.
Conheça o Programa
n
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 12 COMUNIDADE NA ESCOLA - 20/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA./ EM TODO O PAÍS, HÁ BOAS EXPERIÊNCIAS PARA SE INSPIRAR.// NOSSA CONVIDADA É DÉBORA GONZALEZ COSTA BLANCO - EDUCADORA E DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO.// ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORARIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//
Conheça o Programa
livre
DOC TV II

CIDADÃO JACARÉ (CE)

Em 1941, os pescadores Jacaré, Tatá, Manuel Preto e Jerônimo viajam, por 61 dias, de Fortaleza ao Rio de Janeiro, numa jangada. Na capital da República, levam ao ditador Getúlio Vargas reivindicações trabalhistas. Em 1942, o cineasta Orson Welles vem roda ao Brasil rodar episódios de seu longa It’s all true. Um deles, aborda o carnaval carioca; o outro, a aventura daqueles heróis cearenses. Mas, nas filmagens, Jacaré morre em acidente . Ele presidia a colônia de pescadores da Praia de Iracema e, na época, fizera denúncias sobre escândalos do mundo da pesca. O documentário não é a biografia de um homem. Antes, é o retrato de Manuel Olímpio Meira, o Jacaré, como cidadão. Já adulto, ele se alfabetizou para melhor cumprir sua missão, tornando-se um líder. Carismático, impressionou Welles, ao passo que causava certa desconfiança nas autoridades.
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 15

Sinopse PGM 15 Convidados: Carlos Heitor Cony e Nuno Ramos Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 · Cony: depois de escrever Pilatos, vc ficou mais de 20 anos sem escrever. E vc Nuno, lançou seu primeiro livro, Cujo, em 93, quando já tinha mais de. O que desencadeia (ou interrompe) o processo da escrita? · PERGUNTA CRISTOVÃO TEZZA para CONY (relação literatura/jornalismo) · Nuno: Além de escritor e artista plástico, vc é ensaísta e crítico. Que relação há entre reflexão teórica e invenção? · Cony: Existe invenção sem reflexão sobre literatura? E a crítica literária conta na hora de escrever? PERGUNTAS BLOCO 2 · PERGUNTA CRISTOVÃO TEZZA para NUNO (relação arte/literatura) · Cony: fazendo um paralelo com a pergunta do Cristovão, no seu caso a filosofia parece ser um discurso fora da literatura com o qual vc dialoga. Já se disse que O Ventre é um romance existencialista e Informação ao crucificado ecoa a idéia de Nietzsche de que “Deus está morto”. O romance é uma forma de filosofia? · Nuno: vc é formado em filosofia; que papel teve a filosofia na sua formação artística? · Cony: vc é de uma geração em que os intelectuais tinham um papel público, tinham (ou pareciam ter) um poder de intervenção. Ao mesmo tempo vc ironizou isso em Pessach, a travessia. A figura do intelectual como consciência crítica de seu tempo é uma ilusão? O títulos Pilatos indica um gesto de lavar as mãos? · Nuno: o artista (ou o escritor) tem alguma possibilidade de intervir na realidade social? · Cony: pq a indenização que vc recebeu por ter sido perseguido pelo regime militar gerou polêmicas e protestos? PERGUNTAS BLOCO 3 · PERGUNTA MAURICIO SANTANA DIAS para CONY (Casa do Poeta Trágico) - emendar para Nuno: o crítico José Pasta escreve nas orelhas de Ó que o livro é uma “meditação sobre a ruína”. Que fascínio é esse que os escombros exercem sobre vocês? · Nuno: Assim como o Cony tem livros memorialísticos, como Informação ao crucificado e Quase memória, vc começou a escrever a partir de sua experiência no ateliê. A vivência é fundamental ou a poesia é “coisa mental”, como dizia Leonardo da Vinci? · Cony: de que maneira a experiência no seminário marcou sua obra? · Nuno: futebol e música popular, temas de alguns dos textos de Ensaio Geral, são as melhores traduções da realidade brasileira? · Cony: ao escrever vc se preocupa em retratar o Brasil de hoje? · Nuno: o tema de identidade brasileira, tão presente na reflexão sobre a arte no Brasil, ainda faz sentido? PERGUNTAS BLOCO 4 · PERGUNTA MAURICIO SANTANA DIAS para NUNO (poesia sem versos) · emendar na pergunta gravada: Nuno, seus livros parecem mesmo estar numa zona de indefinição: Cujo e o recente Ó são livros de ficção, com minicontos, ou são poesia em prosa? · Cony: o romance é o melhor gênero para representar e discutir a realidade? · Nuno: o poeta João Bandeira me disse que vc tem poemas de juventude publicados numa revista literária; vc pretende publicá-los em livro?
Conheça o Programa
livre