Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 08 de Setembro

ABERTURA DA EMISSORA

APLICATIVOS PARA A VIDA

HORTA COMUNITÁRIA (BRASIL)

Pedro vive no Brasil - e ele nunca andou pelas favelas. Enquanto investiga como um aplicativo pode ajudar as famosas favelas do Rio de Janeiro, nosso designer de software descobre um mundo secreto de fazendas urbanas e jardins... exatamente o que ele precisa para o seu 'Aplicativo para a Vida'.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 06

No episódio 6 desta temporada, vamos conhecer Flávia Campos criadora do BMX Para Meninas. Uma série sobre bicicletas especiais com Mario Canna: hoje é sobre a bicicleta dinamarquesa Pedersen. Caetano Barreira fala sobre a Velodrame. Novas tecnologias e lançamentos para o mundo das bicicletas com CEO da Bikestation Sandro Wuicik e Cezar Freitas da Garmin BR. Vamos conhecer a atleta Vivi Favery que conta sua experiência com a Cannondale Brasil Racing.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A violência contra a mulher está cada vez mais presente no nosso meio. Ela pode e acontece de diversas formas na sociedade atual. Neste educativo, vamos conhecer um pouco mais sobre a importância de identificar os sinais do problema, o que fazer para combate-lo e, assim, ajudar a transformar a nossa sociedade em um ambiente mais seguro para as mulheres.
Conheça o Programa
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES ENCONTROS 04 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que conta com a presença de Joãozinho contando tudo sobre a época em que tocava no Grupo Regional. Participaram do programa os seguintes artistas: Joãozinho; Inezita Barroso; Dema e Vilino; Pedro Bento e Zé da Estrada; Sérgio Reis; Pedro Bento e Zé da Estrada; Matogrosso e Mathias; Alzira Espíndola; Itamar Assumpção; Renato Andrade;Tibagi Amaraí e Francis Jr.; Francisco Petrônio; Vitor e Léo, Dudu da Viola; Consuelo de Paula; Moacyr Franco; As Galvão; Ivan Lins; Neymar Dias; Rafael Altério; Rodrigo Sater; Almir Sater; Luis Vieira.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 550

Conheça o Programa
livre
MUNDO MUSEU  I

05 - MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES

O MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES, NO RIO DE JANEIRO, TEM A MAIS COMPLETA COLEÇÃO DE ARTE BRASILEIRA. FUNDADO A PARTIR DA ACADEMIA IMPERIAL, CRIAÇÃO DE DOM JOÃO VI NA MUDANÇA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA PARA O BRASIL, O MUSEU TEM UM PANORAMA COMPLETO DE TUDO O QUE FOI PRODUZIDO NO NOSSO PAÍS, DESDE FRANZ POST, PASSANDO PELA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA, PELO GRUPO GRIMM E A ATRAVESSANDO OS SÉCULOS ATÉ OS DIAS ATUAIS. DESTAQUE PARA ALGUNS DOS QUADROS MAIS POPULARES DO BRASIL: “A PRIMEIRA MISSA” DE VICTOR MEIRELLES, “A BATALHA DO AVAÍ” DE PEDRO AMÉRICO, “CAFÉ” DE CÂNDIDO PORTINARI, “MANTEAU ROUGE” DE TARSILA DO AMARAL, ENTRE MUITOS OUTROS. UM ACERVO FUNDAMENTAL PARA A HISTÓRIA E A IDENTIDADE DO NOSSO POVO.
Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 22

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: AS NOVIDADES DA TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA E AS ÚLTIMAS PESQUISAS SOBRE MELHORAMENTO GENÉTICO APRESENTADAS DURANTE A EXPOINTER, UMA DAS MAIORES FEIRAS A CÉU ABERTO DA AMÉRICA LATINA, REALIZADA NO RIO GRANDE DO SUL. E EM UMA FAZENDA NO PARANÁ, VACAS DORMEM EM COLCHÃO DE ESPUMA E NUM ESPAÇO COM AR-CONDICIONADO. A CHAMADA PRÁTICA DE BEM-ESTAR ANIMAL VISA MELHORAR A CRIAÇÃO E GARANTIR MAIOR PRODUTIVIDADE.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 58

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 06 - MAESTROS ARRANJADORES

Com o tema Maestros Arranjadores, este programa destaca composições de nomes como Radamés Gnatalli, Laércio de Freitas e Heitor Villa-Lobos.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM09 - TEMPORADA 2 - STACEY KENT & JIM TOMLINSON

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 24

TRINKET NA PISTA: Trinket está hesitante para entrar na festa de patins de Castelo Seguro, até que ela descobre um par de patins “mágicos”. O DRAGÃO CORAJOSO: Blaine fica com inveja quando Garrett é escolhido para atuar no papel que ele queria na grande peça da escola
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

GALINHA PINTADINHA MINI - MULTICOLORIDO - 08

Multicolorido / Ovo Surpresa (Lápis de Cor) / Caderno de Magias / Baú Biruta (Elefante) / Hora da Música (Pombinha Branca) Multicolorido Em um dia cinzento e sem graça, a Galinha Pintadinha e o Galo Carijó tentam animar o Pintinho mostrando novas cores. Caderno de Magias A Borboletinha e o Borboleto tentam criar uma mágica para a Escola de Magia. Após tentarem copiar do caderno da Madrinha, eles conseguem fazer suas próprias mágicas funcionarem.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O SUMIÇO

Bubu, Biel e Bonie estão brincando com uma bola, que acaba rolando pela floresta. Bonie vai atrás da bola e encontra um tatu-bola. Ela demora para voltar, então Bubu e Biel decidem ir atrás da irmãzinha. Eles perguntam à ararinha-azul se ela viu a Bonie e ela diz que a viu perto da toca do tatu-bola, que afirma que a única coisa diferente por ali é o novo filhote dos porcos-espinhos. Bubu e Biel estão a caminho de casa para contar ao Papai e à Mamãe que Bonie sumiu, quando Biel percebe que esse novo filhote só pode ser a Bonie, pois porcos-espinhos não nascem de ovos. Então, eles escorregam para dentro da toca dos porcos-espinhos, onde encontram a Mamãe Porco-espinho e a Bonie entre os outros filhotes de porcos-espinhos. Eles escutam o assobio do Papai Coruja e, ao chegarem ao ninho, explicam sobre a descoberta: os animais que vivem debaixo da terra. A Mamãe Coruja observa que a Bonie está cheia de terra e gravetinhos, e explica que a Bonie não precisa ser um porco-espinho para ser amiga de um porco-espinho. Podemos ter amigos diferentes de nós. E o Papai conta que o seu melhor amigo é um bicho-preguiça. A noite termina com a Mamãe cantando a música “Pegadas”.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG III

TEMA: A TOSSE DE PEDRO/ RICHARD COELHO VEM PARA BRINCAR/ A BURRINHA DELPHINE

A Tosse de Pedro PEDRO PEGA UMA TOSSE DURANTE A AULA E AS OUTRAS CRIANÇAS LOGO FICAM CONTAGIADAS. O DOUTOR URSO MARROM É CHAMADO E DÁ UM REMÉDIO COM GOSTO HORRÍVEL PARA ELES, MAS QUEM IRÁ CUIDAR DELE QUANDO ELE ESTIVER DOENTE? Richard o Coelho Vem Para Brincar RICHARD O COELHO VEM PARA BRINCAR COM GEORGE, ENQUANTO A SUZY OVELHA VEM PARA BRINCAR COM PEPPA. OS GAROTOS NÃO QUEREM BRINCAR DA MESMA COISA QUE PEPPA E SUZY, ENTÃO TODOS RESOLVEM SE DIVERTIR PULANDO EM POÇAS DE LAMA. A Burrinha Delphine A AMIGA FRANCESA DE PEPPA, A BURRINHA DELPHINE, VEM PARA PASSAR O DIA. PEPPA A LEVA PARA A ESCOLINHA ONDE ELES A ENSINAM A 'CANÇÃO BING BONG'.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 18

Em São Petersburgo, Vivi, Mochilão e Lanterninha têm a difícil missão de ajudar Mikhail, um exigente e perfeccionista cisne bailarino, a escolher novas sapatilhas de balé.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

BATALHA DE RAP

Otto fica muito animado ao escutar rap na televisão. Fica brincando e treinando cantar rap, junto com seu amigo Lobi. Quando chegam na escola descobrem que vai haver uma "Batalha de Rap" e ficam muito empolgados. A batalha começa em Monstrolândia e todos adoram a performance de Otto, mas quando o mundo se transforma em Bobolândia, Otto se atrapalha todo e precisa correr atrás do prejuízo.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ASA

Pudim e Ulisses são selecionados para um treinamento na A.S.A. a Agência Espacial mais importante da Terra e enquanto vão visitar as instalações da agência, conhecem Musco, a Lhama que achava que estava indo para Nova York. No meio do tour eles se perdem e acabam sendo lançados para o espaço no lugar dos astronautas treinados e terão que completar uma série de missões e lidar com diferentes desafios no espaço, para poderem retornar a Terra.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

A INVENÇÃO

RUFUS INVENTA UMA POÇÃO CAPAZ DE FAZER CRESCER PENAS. LEOPOLDO APRESENTA A ELE AGUINALDO, UMA ÁGUIA CARECA MUITO INTERESSADA NO PRODUTO, MAS COM INTENÇÕES SINISTRAS.
Conheça o Programa
livre
CASAKADABRA

03 - YOUTUBER

CLARICE, NA VOLTA DA ESCOLA, NÃO CONSEGUE CONVERSAR COM DANTE PORQUE SÓ FICA NO CELULAR. DENTRO DA CASA, BINA QUER VIRAR YOUTUBER E TAMBÉM NÃO DÁ ATENÇÃO PRO LINO. NO ENTANTO, ALGO PODE MUDAR TUDO ISSO
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O TOPETINHO MUTANTE

Nosso amigo Cascão se recusa a seguir a nova moda em cabelos por ter que lavar para poder fazer um penteado novo, mas depois de ver o quanto as meninas estavam curtindo essa nova onda de topetes ele resolve pedir ajuda ao seu amigo Franjinha, que tem uma solução inovadora e de alta tecnologia. Só que o que era para ajudar, acabou atrapalhando…e muito!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

OS 4 MÚSICOS DO BAIRRO DO LIMOEIRO

A turminha incorpora os personagens dos Saltimbancos e saem por aí aprontando. Depois de serem abandonados, eles se unem para participarem do grande concurso de música do bairro do Limoeiro. Em que lugar sera que eles ficaram? Não perca a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali numa aventura musical eletrizante.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

OS BRINCOS NOVOS QUE A MAMÃE COMPROU

Mônica e Magali estão brincando de maquiagem, quando a Mônica deixa cair os brincos novinhos de sua mãe no ralo da pia! E agora? Para recuperá-los antes que a mamãe volte, somente um menino com cinco fios de cabelo poderá ajudá-las! Quem será, hein? Veja rápido, antes que todos entrem pelo cano!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

OS CINCO FIOS MÁGICOS

Uma fada esquisita concede ao Cebolinha cinco desejos — um para cada fio de cabelo que ele arrancar. O que será que ele vai pedir, hein? A esta altura, você já está careca de saber. E ele, mais ainda!!
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1298

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, O FOTÓGRAFO ARAQUÉM ALCÂNTARA ALERTA PARA O RITMO ACELERADO DE DESMATAMENTOS E QUEIMADAS NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O ESTUDO QUE COMPROVA QUE A FLORESTA PERDEU IMPORTANTES ÁREAS PROTEGIDAS. E AINDA, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS INVENTAM UM PROCESSO PARA REAPROVEITAR RESTOS DESCARTADOS PELA INDÚSTRIA. O ESTUDO MOSTRA QUE AS SOBRAS DE MAMÃO E LIMÃO PODEM DEIXAR DE IR PARA O LIXO E GANHAR UM NOVO DESTINO. LEVANTAMENTO DA ONG WWF BRASIL REVELA QUE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO ENCOLHERAM. E, UM DOS MAIS IMPORTANTES FOTÓGRAFOS DE NATUREZA DO MUNDO REGISTRA A BELEZA E A DESTRUIÇÃO DO BIOMA AMAZÔNICO.
Conheça o Programa
n
A JORNADA DA VIDA

LEGADOS DA VIDA

Para cada espécie na terra, o direito de acasalar é o propósito da vida. Passar seus genes para a próxima geração é o legado de todos os animais. Mas não é fácil, pode ser uma luta encontrar um parceiro e depois uma luta para obter acesso. Apenas os mais fortes e determinados vencerão no jogo de acasalamento de Luangwa. E uma vez que os jovens nascem, a luta não termina aí. Boas habilidades parentais são necessárias para mantê-las vivas. Encontrar comida e água nesta terra selvagem nunca é fácil, mas há muitos truques do comércio se você é um pai experiente. Finalmente, nesta jornada, depois de produzir muitos descendentes, alguns animais chegarão à velhice. Isso não é tarefa fácil nos confins da África. E quando a morte chega, a história não termina aí, já que uma nova vida começa. Este é o círculo completo da vida dos moradores selvagens de Luangwa.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 331 - CIÊNCIA DO PASSADO E DO FUTURO

A DESCOBERTA DE UM CRÂNIO QUASE COMPLETO DE UM ANCESTRAL DO HOMEM, QUE VIVEU HÁ 3 MILHÕES E 800 MIL ANOS, LEVOU OS CIENTISTAS A QUESTIONAREM A IDEIA MAIS ACEITA ATÉ AGORA SOBRE A EVOLUÇÃO HUMANA - E A REPENSAR A TESE DE QUE OS HUMANOS DESCENDEM DE UMA ESPÉCIE PARTICULAR DE PRIMATA. AGORA, COMEÇA A PREVALECER A TEORIA DE QUE PODEM TER EXISTIDO OUTROS ELOS NESSA CADEIA, AUMENTANDO O NÚMERO DE POSSÍVEIS ROTAS EVOLUTIVAS ATÉ OS PRIMEIROS HOMO SAPIENS. SE AS PESQUISAS PARA DETERMINAR DE ONDE VIEMOS CAMINHAM A PASSOS MAIS LENTOS, UM OUTRO CAMPO DA CIÊNCIA AVANÇA RAPIDAMENTE E COMEÇA A CRIAR UM MUNDO NOVO QUE NOS APROXIMA DA FICÇÃO. VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR UMA FIBRA ELÁSTICA DEZ VEZES MAIS RESISTENTE QUE O AÇO? E SE DISSERMOS QUE ESSE MATERIAL PODE VIR DE UMA...CABRA. SIM, MAS UMA CABRA TRANSGÊNICA. E TEM MAIS: OS CIENTISTAS JÁ TEM A FÓRMULA PARA RECRIAR ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS. O PRIMEIRO DELES DEVE SER O MAMUTE, QUE VIVEU HÁ MILHÕES DE ANOS. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA APRESENTA ESSE ADMIRÁVEL MUNDO NOVO.
Conheça o Programa
livre
#PROVOCAÇÕES

#PROVOCAÇÕES - 17 - LEANDRO KARNAL

A semana de 7 de setembro, dia em que é comemorada a Independência do Brasil, é ideal para pensar e repensar o País. Para ajudar Marcelo Tas nessa tarefa, o #Provocações recebe o historiador Leandro Karnal. No programa, o autor de livros como Todos Contra Todos: O Ódio Nosso de Cada Dia e O Dilema do Porco Espinho fala sobre importância de símbolos nacionais, a relevância da história em épocas de enfrentamento e, também, sobre autoritarismo. ABERTURA: "Os grilhões que nos forjava, da perfídia astuto ardil / houve mão mais poderosa: zombou deles o Brasil.// não temais ímpias falanges que apresentam face hostil/ vossos peitos, vossos braços são muralhas do Brasil". Trechos do hino da independência que eu cantei por anos na escola, sem entender patavina. A semana do 7 de setembro é apropriada para pensar o Brasil e a torrente de palavras que recebemos diariamente sobre ele sem desvendar o sentido. para nos ajudar na tarefa, está aqui um pensador, um historiador pop, muito amado e também odiado, no patropi: Leandro Karnal, bem-vindo. Nossas canções cívicas são como o Brasil? Grande demais e impossível de entender?
Conheça o Programa
10
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 382 - 08/09/2019

HOJE TEM BATMAN NO METRÓPOLIS. A GENTE PASSEOU PELA EXPOSIÇÃO QUE COMEMORA OS 80 ANOS DE HOMEM MORCEGO. O ESPETÁCULO INSPIRADO NO CRIADOR DE AVENTURAS ABSURDAS E FANTÁSTICAS DA LITERATURA: O BARÃO DE MUNCHAUSEN. OS DESTAQUES DAS EXPOSIÇÕES PELO MUNDO, COMO A MOSTRA COM OBRAS DOS ARTISTAS MEXICANOS FRIDA E DIEGO RIVERA. QUER NOVIDADE? EM SÃO PAULO, TEM RESTAURANTE COM COZINHA CRIATIVA SAINDO DOS BAIRROS CONSIDERADOS GASTRONÔMICOS.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 152

Confira os destaques desta edição: - A cidade de papelão construída com 3 mil rolos de fita adesiva e 23 mil caixas de papelão. - "Senhor Planta" e a instalação que abraça árvores: artista francês Christophe Guinet fixa braços de gesso pelas árvores da cidade de Annecy, na França. - Instalação "Deep Web" em cenário industrial de Berlim: artistas alemães desenvolvem sistema sofisticado com 175 bolas motorizadas que se conectam a 12 lasers de alta potência. - Da África do Sul à Alemanha: Orquestra de Cordas de Bochabela se apresenta no Festival de Música de Rheingau com concerto em homenagem a Nelson Mandela. - Realizado anualmente na Dinamarca, congresso natalino de 2019 reúne cerca de 140 papais e mamães noéis de todo o mundo durante o verão europeu.
Conheça o Programa
livre
GENIUS II - PICASSO

GENIUS II - PICASSO - 10

Depois de deixar Picasso, Françoise Gilot (Clémence Poésy) luta para escapar de sua sombra e firmar a sua arte sozinha. Picasso (Antonio Banderas) encontra companheirismo com Jacqueline Roque (Valentina Bellè), mas se isola do mundo, determinado a pintar a pintura perfeita.
Conheça o Programa
16
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

NOVAS FRONTEIRAS ENTRE IDENTIDADE E DIREITOS HUMANOS

CF 14 - Novas fronteiras entre identidade e direitos humanos Com: bethania assy - advogada e filósofa A Declaração Universal dos Direitos Humanos, no seu texto idealista, diz que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.” Mas, na realidade das sociedades, sabemos que não são todos que têm seus direitos básicos garantidos. Vivemos uma espécie de esgotamento das possibilidades de novas articulações do sujeito político para além do sujeito do multiculturalismo identitário ou do sujeito abstrato dos direitos humanos. Como aqueles que têm seus direitos negados constituem, apesar de toda precariedade, suas existências? E como aqueles que têm seus direitos garantidos devem se comportar diante da dor do outro? Num momento em que os Direitos Humanos Universais viram objeto da polarização política, como nos implicar coletivamente para a garantia desses direitos?
Conheça o Programa
14
SALA DE CINEMA

ARÁBIA

Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos.
Conheça o Programa
16
FIGURAS DA DANÇA 2012

LIA ROBATTO

Nascida em São Paulo, e formada pela Escola Municipal de Bailado, Lia Robatto é uma paulistana que adotou a Bahia para exercer sua arte. Saiu de São Paulo rumo a Salvador (BA), em 1957, para trabalhar como assistente de Yanka Rudzka (1916-2008), na primeira escola de dança em nível superior no Brasil, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também atuou como professora e bailarina. É uma grande criadora de grupos e movimentos, como o Grupo Experimental de Dança (GED) e Escola de Iniciação Artística, que contribuíram para o desenvolvimento da dança local e permitiram que a artista aprofundasse sua pesquisa no questionamento das fórmulas convencionais da dança. Integrante do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, desde 2000, Lia Robatto pensa arte de forma ousada e, acima de tudo, sem restrições.
Conheça o Programa
14
RETRATOS DE FÉ

RETRATOS DE FÉ - 19 - IGREJA QUADRANGULAR - TEMP I

Em Betim, Minas Gerais, um pastor recém-ordenado fala da sua relação com a Igreja Quadrangular e dos seus planos de levar a palavra de Deus ao povo. A pastora e cantora gospel Soraya Moraes explica a evolução da Igreja Quadrangular no cenário nacional. Em Joinville, Santa Catarina, uma praticante conversa sobre o dinamismo da Igreja e sobre os grupos de dança, teatro, música e crianças. Ela faz parte do “Ministério de Dança”. Mariana destaca o papel da arte para a Igreja. Já, em Simões Filho, Bahia, uma outra seguidora da tradição relembra como era a vida antes de entrar para a Igreja Quadrangular e como ela é hoje.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

DÓRIS MONTEIRO

livre
SERTÃO DE DENTRO

05 - OS FILHOS DE DONA ZEFA E SEU CIÇA - PARTE II

NESTE EPISÓDIO ACOMPANHAMOS A SEGUNDA PARTE DA VISITA DE GERALDO A DONA ZEFA E SUA FAMÍLIA. VEREMOS COMO SEUS FILHOS CRESCERAM, MIGRARAM PARA SÃO PAULO E PORQUÊ ESCOLHERAM VOLTAR AO SERTÃO.
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1298

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, O FOTÓGRAFO ARAQUÉM ALCÂNTARA ALERTA PARA O RITMO ACELERADO DE DESMATAMENTOS E QUEIMADAS NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O ESTUDO QUE COMPROVA QUE A FLORESTA PERDEU IMPORTANTES ÁREAS PROTEGIDAS. E AINDA, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS INVENTAM UM PROCESSO PARA REAPROVEITAR RESTOS DESCARTADOS PELA INDÚSTRIA. O ESTUDO MOSTRA QUE AS SOBRAS DE MAMÃO E LIMÃO PODEM DEIXAR DE IR PARA O LIXO E GANHAR UM NOVO DESTINO. LEVANTAMENTO DA ONG WWF BRASIL REVELA QUE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO ENCOLHERAM. E, UM DOS MAIS IMPORTANTES FOTÓGRAFOS DE NATUREZA DO MUNDO REGISTRA A BELEZA E A DESTRUIÇÃO DO BIOMA AMAZÔNICO.
Conheça o Programa
n
DOC TV II

ACIDENTE (MG)

HELIODORA VIRGEM DA LAPA ESPERA FELIZ JACINTO OLHOS D’ÁGUA ENTRE FOLHAS FERROS, PALMA, CALDAS VAZANTE PASSOS PAI PEDRO ABRE CAMPO FERVEDOURO DESCOBERTO TIROS, TOMBOS, PLANURA ÁGUAS VERMELHAS DORES DE CAMPOS Cada palavra do poema é um nome de cidade e cada cidade um ponto do percurso. Num movimento de imersão e submersão, o filme desliza por estes lugares através de duas camadas narrativas. Uma formada pela história do poema e outra pelos eventos ordinários que surgem acidentalmente diante da câmera em cada uma das cidades. Percepção aberta para deixar-se mesclar ao cotidiano de cada lugar e atenta para eleger um acontecimento qualquer, possível de se relacionar com o poema e capaz de revelar o quanto a vida é imprevisível e acidental.
Conheça o Programa
14
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 28

Convidados: Cadão Volpato e Ivana Arruda Leite • Para ambos: Vocês dois estrearam relativamente tarde na literatura. Como a literatura surgiu na trajetória de vocês? • Para ambos: Vocês dois fizeram parte da antologia Geração 90, organizada por Nelson de Oliveira. Pode-se falar numa geração ou numa tendência da literatura brasileira contemporânea? • Para ambos: Que diferença existe entre a literatura produzida no Brasil quando vocês começaram a ler e aquela produzida quando começaram a escrever? • Ivana: No seu caso, a perspectiva feminina é clara, mas parece não se confundir com o feminismo, justamente por conta também de um certo lirismo – confere? • Cadão: O jornalismo estimulou ou inibiu o trabalho literário? • Ivana: Fazer uma coluna sobre a mulher na Revista da Folha não significou de algum modo sucumbir aos estereótipos da afetividade feminina? • Cadão: Indo nesse caminho, seu novo livro Relógio Sem Sol reúne duas narrativas, mas elas contêm várias histórias, como se fossem pequenos romances. No que esse livro difere dos anteriores? • Para ambos: O que a narrativa curta significa em termos de percepção do mundo? • Ivana: No romance Hotel Novo Mundo, em determinado momento a narradora compara o Rio de Janeiro com São Paulo dizendo que o Rio é “uma cidade para semideuses” e que “em São Paulo você pode ser infeliz à vontade”. Você poderia comentar? • Cadão: Parece haver uma diferença de tom entre sua obra literária e seu trabalho como músico. Existe convergência desses dois registros? • Ivana: A personagem de Hotel Novo Mundo retorna do Rio (onde vivia na alta sociedade) para São Paulo (onde encontra pessoas mais autênticas). Esse retorno à vida simples é uma idealização do recolhimento, avesso ao glamour da sociedade do espetáculo? • Cadão: Em Relógio Sem Sol, o desencanto de uma geração que surgiu no fim ditadura parece contrastar com a imagem utópica do roqueiro que quer mudar o mundo com sua guitarra. O que prevalece: o sonho ou a decepção?
Conheça o Programa
livre