Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 07 de Julho

ABERTURA DA EMISSORA

A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

ISADORA VISITA JOÃO PEDRO

ISADORA VISITA JOÃO PEDRO, UM GAROTO QUE ANDA DE CAVALO E CULTIVA PLANTAS E FRUTAS.
livre
A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

JOÃO PEDRO VISITA MIGUEL

JOÃO PEDRO VISITA MIGUEL, UM GAROTO DE FAMÍLIA CIRCENSE QUE SE ARRISCA COM MANOBRAS NO GLOBO DA MORTE.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 15 - MEDITAÇÃO E SEUS EFEITOS NO CÉREBRO

O programa fala sobre a meditação e seus efeitos no cérebro. Por milênios, técnicas de meditação como a raja yoga, de pantajali, a kundalini yoga, entre outras técnicas, foram usadas como caminhos poderosos para atingir esse estado de consciência chamado iluminação. Essas técnicas envolvem direta ou indiretamente a concentração na glândula pineal, localizada no centro do cérebro. O programa discuta ainda os efeitos da meditação no cérebro.
Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 17

Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 14

EP 14 - Dra. Patricía Campos, Ana Polegatch e Giba Ambrogi falam sobre os efeitos da nutrição no ciclismo. Reportagem com o Min. De Mobilidade e Serviços Público de Bruxelas: Pascal Smet. Filipe Chiminazzo, Viviane Abdalla, Paulo Nigro e Paula Saboia falam sobre a Vélo 48. Francisco Martins fala sobre o projeto: Daemon Cycling. Beto Ambrósio conta como foi pedalar do Brasil ao México.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

DEPENDÊNCIA QUÍMICA DO ÁLCOOL

O consumo de álcool está presente na história da humanidade. Mas nos últimos tempos, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas tornou-se um sério problema de saúde, trazendo graves consequências. Portanto, iremos abordar a dependência química relacionada ao álcool, o alcoolismo. Conhecendo suas principais consequências a saúde e a sociedade.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

INEZITA E A FORÇA FEMININA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a força das mulheres na música caipira.Participaram deste programa Inezita Barroso, As Galvão e Karoline Violeira.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 541

Conheça o Programa
livre
50º FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS - NEIL THOMSON

livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 10 - NOVAS LINGUAGENS

Com o tema Novas Linguagens, este programa traz interpretações de músicas dos compositores Hamilton de Holanda, Mauricio Carrilho, Toninho Ferragutti e Nailor Proveta, entre outros.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM01 - TEMPORADA 2 - SAMBAS

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 06

Uma agitação daquelas: Quando o mensageiro de Nella, o falcão Flutter, não entende quando ela dita os convites para a festa de aniversário de Clod, o falcão acaba enviando umas mensagens bem confusas para os convidados. O strike surpresa: O caos se instala no dia do torneio de boliche de Castelo Seguro.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

CARA, CARETA, CARAMBA - 16

Cara, Careta, Caramba / Ovo Surpresa (Melancia) / Strawberry Fields / Hora da Música (Quem Está Feliz) Cara, Careta, Caramba Em um dia sem graça, toda a família se empolga fazendo um concurso de caretas. Strawberry Fields Nessa aventura, a Baratinha e as Naftalinas vão para um lugar incrível, onde farão novos amigos com a ajuda da música.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O GRILO CRI-CRI-CRI

Bubu, Biel e Bonie estão dormindo quando escutam um barulho. Bubu e Bonie se perguntam que cri-cri-cri é esse que não os deixam dormir. Seria um grilo? Os três decidem sair escondidos e pedem para o grilo fazer menos barulho. Logo que o encontram, eles tentam descobrir uma maneira de se comunicarem com ele: mímica? Falando "grilês"? ou movendo suas barrigas assim como ele? Papai Coruja aparece para buscar seus filhos ao mesmo tempo que o pai do pequeno grilo faz o mesmo, para levar seu filho cantante para casa. Depois de toda a aventura, Mamãe Coruja avisa sobre os perigos de sair escondido e canta para eles uma canção de ninar.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 40 - CASA

HISTORIA CENTRAL: JÚLIO E ORIBA CONSTROEM CASA DITO E FEITO: LIMPAM A CASA
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

OS NAMORADOS

A Denise diz que viu o Cebolinha e a Magali se beijando e começa a espalhar para todo mundo que eles estão namorando. Em pouco tempo o ciumes toma conta da turminha do bairro do Limoeiro entra em pé de guerra e a bagunça toma conta geral.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PERDIDOS NO MEIO DO QUARTO

Cascão e Cebolinha estão se divertindo no quarto do Cascão quando eles percebem que a bagunça é tanta que eles não conseguem achar a saida. Ao começarem a procurar a porta, eles acabam encontrando um desconhecido mundo de aventuras e mais uma coisinha: O seu amigo Xaveco. Será que eles vão conseguir escapar dessa?
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 26

Em Gibraltar, Vivi, Mochilão e Lanterninha se aventuram em cavernas e labirintos para ajudar Raul, um carimbo explorador, a encontrar um grande tesouro.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

O CRAQUE DA ESCOLA

Otto, sem querer, consegue fazer o truque especial durante o jogo de bobobol - truque este que vale muitos pontos. Ele é convidado a competir no time, mas a turma da 7ª série não fica feliz com o talento de Otto e desafia ele e sua turma. Só que Otto não esperava que no meio da partida a cidade mudasse para Monstrolândia - e agora ele tem que descobrir como é o truque ai também.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ÁGUA

Ao buscar água para reabastecer o reservatório da nave, nossos queridos viajantes acabam entrando de gaiatos numa competição olímpica muito diferente. Agora eles vão ter que usar suas habilidades em diversas modalidades para ajudarem a reestabelecer a ordem num planeta mais do que molhado.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

BIT STOP (CURTA METRAGEM)

BORIS SOBE UM VÍDEO CONSTRANGEDOR DE ENZO NA INTERPETNET SEM-QUERER. UM GÊNIO DA LÂMPADA TRANSPORTA OS AMIGOS PARA DENTRO DA INTERPETNET, ONDE ELES TENTARÃO PARAR O UPLOAD DO VÍDEO A QUALQUER CUSTO.
Conheça o Programa
livre
MISSÃO PET

MISSÃO PET - 04 - LAIKA E BAMBI & HONEY

A PRIMEIRA MISSÃO DE ALEXANDRE É FAZER COM QUE A CACHORRA DE SILVANA PERCA O MEDO E VENÇA DE VEZ A FOBIA DE DESCER ESCADAS, PARA FACILITAR A VIDA DE SUA DONA QUE SEMPRE A CARREGA NO COLO. A SEGUNDA MISSÃO É AJUDAR UM BIÓLOGO A FAZER UM SISTEMA SUSTENTÁVEL QUE JOGA ÁGUA PARA A HIDRATAÇÃO E O CONFORTO DOS ELEFANTES QUANDO OS PRÓPRIOS ANIMAIS ACIONAREM O EQUIPAMENTO.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1289

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA O INSTITUTO CRIADO PARA FORTALECER A CULTURA INDÍGENA E PRESERVAR AS FLORESTAS.CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO DE TURISMO RURAL DENTRO DA MAIOR METRÓPOLE BRASILEIRA. E AINDA, UMA ÁRVORE NATIVA AJUDA A FREAR O AVANÇO DE UM TIPO AGRESSIVO DE CÂNCER DE MAMA. OS PESQUISADORES DESCOBRIRAM QUE A PROTEÍNA DA SEMENTE DO TAMBORIL PODE SER A ESPERANÇA PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA. PRODUTORES DE PARELHEIROS, EXTREMO SUL DE SÃO PAULO, ACOLHEM VISITANTES INTERESSADOS EM SABER COMO É A VIDA DO AGRICULTOR ORGÂNICO. E ,UMA MULHER PAJÉ DA ETNIA HUNI KUIN SE UNE A UM GRUPO GUARANI PARA PROTEGER OS SABERES DOS POVOS DA FLORESTA.
Conheça o Programa
n
GRANDES MIGRAÇÕES DA NATUREZA

CARIBU

Após 4 dias de viagem, Liz Bonnin e sua equipe finalmente chegam ao Parque Nacional Ivvavik, no oeste do Ártico, no Canadá, uma região tão remota que tem menos visitantes a cada ano do que o topo do Everest. Seu acampamento base é uma antiga mina de ouro abandonada chamada Sheep Creek. A partir daqui, uma equipe de cinegrafistas escolhidos a dedo e cientistas se juntam a especialistas locais para acompanhar e estudar a mais longa migração de mamíferos terrestres do mundo.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 323 - VIVER PARA SEMPRE

VOCÊ GOSTARIA DE VIVER ATÉ OS 150 OU 200 ANOS? ACREDITA QUE, UM DIA O HOMEM VAI ALCANÇAR A CONDIÇÃO DE IMORTAL? ACHA QUE, PELO MENOS ALGUMAS PESSOAS DEVERIAM VIVER PARA SEMPRE? OLHA, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, TEM MUITA GENTE POR AÍ QUE SONHA COM A IMORTALIDADE. MAIS DO QUE SONHAR, HÁ QUEM ESTEJA TRABALHANDO PARA QUE ISSO ACONTEÇA. NOS ESTADOS UNIDOS, EXISTE A COALIZÃO PARA A EXTENSÃO RADICAL DA VIDA. NA INGLATERRA, A SOCIEDADE BRITÂNICA PARA A LONGEVIDADE. ESSES GRUPOS NÃO PARAM DE GANHAR ADEPTOS. GENTE QUE DORME EM COLCHÕES ELETROMAGNÉTICOS, TOMA ATÉ 150 PÍLULAS POR DIA E FAZ MUITO MAIS. A PROPÓSITO, VOCÊ SABE QUANTAS PESSOAS QUE JÁ PASSARAM DESTA PARA OUTRA , ESTÃO CONGELADAS, ATUALMENTE, ESPERANDO UM AVANÇO DA CIÊNCIA QUE AS TRAGA DE VOLTA PARA A VIDA? ESSE E OUTROS DETALHES VOCÊ VAI VER NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 373 - 07/07/2019

DOMINGO NO METRÓPOLIS VOCE VAI REPENSAR A HISTÓRIA DO BRASIL.... PELAS PALAVRAS DE EUCLIDES DE CUNHA, O HOMENAGEADO DA FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY E PELAS LENTES DE LUIS BOLOGNESI, DIRETOR DE DOCUMENTARIOS SOBRE OS CONFLITOS ARMADOS NO PAIS. DA INVASÃO PORTUGUESA A GUERRA DO TRÁFICO. MÚSICA NO ESTÚDIO: A BANDA VANGUART CANTA BOB DYLAN TEM TAMBÉM UMA NOVA VOZ DA LITERATURA: A CEARENSE JARID ARRAES E A EXPECTATIVA DOS FÃS PARA O NOVO FILME DO HOMEM ARANHA.
Conheça o Programa
livre
VITRINE BRASIL

VITRINE BRASIL - 10

O VITRINE BRASIL DE HOJE MERGULHA NO MAR DO ESPÍRITO SANTO //BERÇO DAS BALEIAS JUBARTE NA COSTA BRASILEIRA//NO ESTADO DO PARÁ //O SOL QUE GERA ENERGIA POR UM CUSTO BEM MAIS BAIXO E SEM PREJUDICAR A NATUREZA//NAS DELÍCIAS DA GASTRONOMIA MINEIRA //A VALORIZAÇÃO DOS INGREDIENTES VAI DA COZINHA TRADICIONAL AOS GRANDES CHEFES// A GENTE FAZ UM GIRO EM TRÊS CIDADES DO PAÍS E PERGUNTA: QUAL A COMIDA DE RUA PREFERIDA EM SÃO PAULO, BELÉM DO PARÁ E PARNAIBA NO PIAUÍ?
Conheça o Programa
livre
GENIUS II - PICASSO

GENIUS II - PICASSO - 01

Pablo Picasso (Antonio Banderas) luta para chamar a atenção para a crescente ameaça do fascismo na Espanha. Enquanto isso, o jovem Pablo (Alex Rich) sonha em se tornar um grande pintor. Mas primeiro ele deve encontrar sua própria voz.
Conheça o Programa
16
CAFÉ FILOSÓFICO 2017

O POETA QUE VISITA HISTÓRIAS

CF 13 Mia Couto Um dos mais importantes autores da África contemporânea, o moçambicano Mia Couto é o convidado deste Café Filosófico Especial. Em uma conversa com a jornalista Fernanda Mena, o escritor revela um pouco mais sobre sua vida e sua visão de mundo. Como um “poeta que visita histórias”, ele compartilha lembranças da infância transcorrida entre a prosa das mulheres da família na cozinha, fala sobre seus ideais e lutas numa terra colonizada, reprimida pela ditadura e devastada pela guerra. Suas armas: a biologia, o sonho e a poesia.
Conheça o Programa
14
INSPIRA.MOV BRASIL II

GISELE BEIGUELMAN

10. GISELLE BEIGUELMAN - Historiadora de formação e professora do departamento de Arquitetura da Universidade de São Paulo, Giselle Beiguelman conta neste programa os interesses, oportunidades e acasos que a levaram a construir uma respeitada carreira como artista plástica.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

TEMPORADA I - 10 - IGREJA METODISTA

Um pastor recém-ordenado de Petrópolis, Rio de Janeiro, fala sobre a sua trajetória até a formação como pastor, sobre o curso superior de teologia, o período probatório e a experiência de desenvolver o trabalho de pastoreio. Em São Paulo, a equipe acompanha uma líder nacional da Igreja Metodista que explica a estrutura da Igreja em regiões eclesiásticas e missionárias. Em Recife, uma praticante mostra como acontece uma reunião de estudo bíblico para mulheres, enquanto em Blumenau, Santa Catarina, um recém-convertido participa de um culto e conta como se sentiu acolhido pelas pessoas da Igreja, também conhecida como “povo do coração aquecido” e “lugar de gente feliz”.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

WANDERLÉA

livre
CANTEIRO DE OBRAS

CANTEIRO DE OBRAS (2014)

NO INÍCIO DE 2014, OS FUNCIONÁRIOS DA SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA RECEBERAM UM DESAFIO EM FORMA DE PRESENTE: UM PEQUENO CADERNO EM BRANCO. NELE, DIRETORA, BAILARINOS, COREÓGRAFOS, TÉCNICOS E OUTROS FUNCIONÁRIOS TENTARAM TRADUZIR EM PALAVRAS SUAS EXPERIÊNCIAS DENTRO DA SPCD. MEMÓRIAS, EXPECTATIVAS, TAREFAS, DIFICULDADES, CONQUISTAS; ESSAS NOTAS CONSTITUEM O FIO CONDUTOR DESTE FILME, QUE ABORDA, DE MANEIRA INTIMISTA, POÉTICA E DINÂMICA, DIVERSAS FACETAS DESSA COMPANHIA MÚLTIPLA. ACOMPANHANDO, DE UM LADO, A MONTAGEM DE UM CLÁSSICO DO SÉC. XIX - LA SYLPHIDE, DE MARIO GALIZZI - E DE OUTRO, O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA COREOGRAFIA CONTEMPORÂNEA - THE SEASONS, DE ÉDOUARD LOCK -, CONVIDAMOS VOCÊ A MERGULHAR NO COTIDIANO INTENSO DA SPCD E DESCOBRIR AS DIVERSAS ETAPAS E PESSOAS ENVOLVIDAS NESTE CONSTANTE PROCESSO CRIATIVO. CANTEIRO DE OBRAS 2014 - NOTAS PARA UM OLHAR DANÇAR É UM FILME DE RICA SAITO.
Conheça o Programa
14
MANOS E MINAS III

BLACK ALIEN (2019)

No palco do Manos e Minas, Black Alien. Gustavo Black Alien é um dos maiores nomes do rap nacional. Após um longo período de reabilitação, chega pra apresentar seu novo trabalho Abaixo de Zero: Hello Hell! Natural de Niterói, Rio de Janeiro, ele começou sua trajetória nos anos 90, quando integrava o grupo Planet Hemp. Babylon By Gus Volume 1, seu primeiro disco solo, lançado em 2004, é considerado um clássico do rap nacional. No slam, a poesia de Negabi, poetiza deficiente auditiva, diretamente da Paraíba. - nosso vídeorrepórter Rodney Suguita foi até Heliópolis na Zona Sul de São Paulo conhecer um projeto que tem como principal objetivo a publicação de obras e títulos de escritores da região. - Erick Jay foi trocar uma ideia com o produtor Rick Bonadio.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 322 - PLÁSTICO, O VILÃO

POR MAIS QUE SE TENTE CHAMAR A ATENÇÃO PARA O PROBLEMA, O BRASILEIRO CONTINUA DETONANDO NO USO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS. A CADA ANO, SÃO BILHÕES DE SACOLAS DE SUPERMERCADO. PRA SE TER UMA IDEIA, SE FOSSEM ENFILEIRADAS, AS SACOLINHAS FARIAM 16 VIAGENS À LUA. DE IDA E VOLTA. E O LIXO DESCARTADO DARIA PARA CONSTRUIR UMA MURALHA DE QUASE 13 METROS DE ALTURA, POR TODA A COSTA BRASILEIRA. E AINDA FALTA FALAR DOS COPOS PLÁSTICOS, QUE VOCÊS VÃO SABER JÁ JÁ O TAMANHO DO ESTRAGO. DIANTE DESTA REALIDADE QUE SE ESPALHA POR TODO O PLANETA, O CANADÁ ASSUME A LIDERANÇA NA GUERRA CONTRA O PLÁSTICO E ESTABELECE O PRAZO DE 2021 PARA O BANIMENTO DE TODAS AS EMBALAGENS DESCARTÁVEIS. A UNIÃO EUROPÉIA CAMINHA NO MESMO SENTIDO, COM O OBJETIVO DE REDUZIR A POLUIÇÃO DOS OCEANOS. E O REINO UNIDO ESTABELECE META DE EMISSÃO ZERO DE POLUENTES NA ATMOSFERA. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1289

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA O INSTITUTO CRIADO PARA FORTALECER A CULTURA INDÍGENA E PRESERVAR AS FLORESTAS.CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO DE TURISMO RURAL DENTRO DA MAIOR METRÓPOLE BRASILEIRA. E AINDA, UMA ÁRVORE NATIVA AJUDA A FREAR O AVANÇO DE UM TIPO AGRESSIVO DE CÂNCER DE MAMA. OS PESQUISADORES DESCOBRIRAM QUE A PROTEÍNA DA SEMENTE DO TAMBORIL PODE SER A ESPERANÇA PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA. PRODUTORES DE PARELHEIROS, EXTREMO SUL DE SÃO PAULO, ACOLHEM VISITANTES INTERESSADOS EM SABER COMO É A VIDA DO AGRICULTOR ORGÂNICO. E ,UMA MULHER PAJÉ DA ETNIA HUNI KUIN SE UNE A UM GRUPO GUARANI PARA PROTEGER OS SABERES DOS POVOS DA FLORESTA.
Conheça o Programa
n
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 16 REFORMA DO ENSINO MÉDIO - 24/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO. QUAIS OS PONTOS MAIS POLÊMICOS DA MUDANÇA? COMO VAI FICAR O ENEM? NOSSO CONVIDADO É SIMON SCHWARTZMAN - EDUCADOR E MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS.
Conheça o Programa
livre
DOC TV II

HISTÓRIA BRASILEIRA DA INFÂMIA - PARTE UM (AL)

História Brasileira da Infâmia – Parte um, propõe novas visões sobre a história que conhecemos a pelo menos 450 anos, onde o primeiro bispo do Brasil, Dom Pedro Fernandes Sardinha, e outros 90 integrantes da comitiva foram devorados pelos terríveis índios Caetés, num ritual antropofágico, perpetuando dentro do imaginário brasileiro a saga dos colonizadores civilizados contra os selvagens canibais que aqui viviam. Esta é a versão linear do episódio, reproduzida nas cartilhas escolares. No entanto, o episódio representou, para Coroa Portuguesa, o motivo estratégico que faltava para o plano “civilizador”, avançando num dos maiores genocídios da História mundial. Os cálculos mais recentes indicam que 8,5 milhões de nativos viviam no território nacional em 1500. Na época da independência, em 1822, a população brasileira não ultrapassava 3 milhões de pessoas. Hoje, no Brasil, vivem cerca de 345 mil índios, distribuídos entre 215 sociedades indígenas, que representa cerca de 0,2% da população tupiniquim.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 19

Convidados: Marisa Lajolo e Marcia Camargos No ar: 11/06 Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Por que Lobato se tornou o maior escritor de literatura infanto-juvenil brasileiro? Qual a diferença entre a obra dele e de outros escritores do gênero no Brasil? • A preocupação que Lobato teve de aproximar a linguagem literária da fala coloquial e de criar personagens nacionais foi a grande marca da sua literatura? • Ele criou um estilo brasileiro de fazer ficção? • Que escritores marcaram a literatura de Lobato? • Pode-se dizer que, assim como Euclides da Cunha, ele olhou para um Brasil ignorado pela cultura dos centros urbanos? PERGUNTAS BLOCO 2 • Qual a relação de Monteiro Lobato com os modernistas? • Poderiam explicar o episódio da crítica à exposição de Anita Malfatti? Que peso isso teve na imagem do escritor? • PERGUNTA DO CRÍTICO DE ARTE TADEU CHIARELLI, UM JECA NOS VERNISSAGES • A questão da identidade nacional em geral é vista como uma virtude de modernistas como Mário e Oswald de Andrade, mas com Lobato parece ser o contrário. Ele ficou com imagem de provinciano. Por quê? PERGUNTAS BLOCO 3 • A visão de Lobato como autor infanto-juvenil obscureceu a obra dele como autor de ficção adulta? • Como avaliar a ficção adulta de Lobato? Quais os principais livros? • Como situar tais livros na vertente modernista? • Em quais gêneros literários Lobato escreveu? • Como foi a trajetória de Lobato como editor? Qual sua importância na indústria gráfica brasileira? • Marisa Lajolo: como essa atividade se reflete na produção da obra infantil analisada em Monteiro Lobato Livro a Livro? PERGUNTAS BLOCO 4 • Qual a posição política de Lobato? Por que ele foi preso pelo Estado Novo? • Agora que Barack Obama foi eleito nos Estados Unidos, como vocês avaliam seu único romance, O presidente negro? • O livro – que está longe de ser “politicamente correto” – teve repercussão internacional? • Qual a importância da questão racial em Lobato, lembrando que o título original de O presidente negro era O choque das raças? • Como avaliar as personagens de tia Nastácia e do Jeca Tatu frente aos estereótipos sociais brasileiros?
Conheça o Programa
livre
ABERTURA DA EMISSORA

livre