Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 07 de Abril

ABERTURA DA EMISSORA

AMANAJÉ, O MENSAGEIRO DO FUTURO

AMANAJÉ, O MENSAGEIRO DO FUTURO 09

Voluntários vão até o Povo Kisedjê, na Aldeia Ngôjhwêrê, no Parque indígena do Xingu - MT e fazem uma oficina, desenvolvendo um curso de áudio visual. Ensinam os índios como fazer um filme. Eles produzem um documentário sobre como os índios devem pensar a vida e a cultura no futuro por causa do homem branco e das tecnologias que estão entrando na comunidade indígena. Querem divulgar a cultura e também o que está acabando com ela. Eles desenvolveram uma escola dento da própria aldeia para que toda a cultura não seja perdida.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 02 - TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO

Prof.Ricardo Cneio Alves e Dr. Roberto falam sobre as técnicas de meditação e seus benefícios, principalmente utilizadas em mulheres grávidas.
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 17 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR III - 25/09/2018

VAMOS CONVERSAR SOBRE A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O USO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, SOCIÓLOGA, FOI PRESIDENTE DO INEP, SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E SECRETÁRIA EXECUTIVA DO MEC.// ATUALMENTE, MARIA HELENA É MEMBRO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 17

EP 17 - Neste programa vamos conhecer Eduardo, que trabalha em um banco e apresenta a primeira linha de crédito específica para quem quer comprar bikes elétricas. A Aliança Bike mostra uma pesquisa sobre a tendência no mercado de bicicletas elétricas no Brasil. Um bate papo com a atleta de Mountain Bike, Babi Jechow, que conta sobre suas experiências e sua vida em relação à bicicleta. E para fechar o programa, Juli Hirata, bióloga e ciclista, conta sobre o Projeto Extremos das Américas.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

ANGIOPLASTIA CORONÁRIA

A angioplastia coronária é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de obstruções que podem ocorrer nas artérias do coração. Pressão alta, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, tabagistas, etilistas ou herança genética para doença arterial coronária fazem parte do grupo de risco. Essa obstrução consiste em acúmulos de placas de gordura formadas nas paredes dos vasos, causando entupimentos dentro das artérias que levam sangue ao músculo cardíaco. A diminuição do fluxo sanguíneo no coração pode levar à angina, uma dor ou pressão forte no peito, ou até mesmo a casos de infarto. Nesses casos, a angioplastia coronária é indicada para a desobstrução das artérias através de um cateter e implante de stent para garantir a eficácia do tratamento. O diagnóstico da doença coronária é feito através do cateterismo, um rápido exame em clínicas ou hospitais que irá determinar a gravidade da doença. Lembre-se, o mais importante é prevenir. Cuidar da saúde do coração é a principal forma de evitar a doença coronária.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

INEZITA PUXADORA (ESPECIAL JUNINO) (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as festa juninas com participação de duplas, orquestras e quadrilhas, são eles: Tonico e Tinoco; Orquestra Sanfônica; Grupo Moxotó e Quadrilha da Corte; Trio Sabiá; Trio Virgulino; Mario Zan e Inezita Barroso;Y assir Chediak; Mariangela Zan; Os Favoritos da Catira; Quadrilha Carunxu di Mio.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 528

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 10 - NOVAS LINGUAGENS

Com o tema Novas Linguagens, este programa traz interpretações de músicas dos compositores Hamilton de Holanda, Mauricio Carrilho, Toninho Ferragutti e Nailor Proveta, entre outros.
Conheça o Programa
livre
CULTURA, O MUSICAL

CULTURA, O MUSICAL - PRÉ-ESTREIA

livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM05 - TEMPORADA 2 - NELSON AYRES & MONICA SALMASO

Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

PINTANDO/DONA PERNAS FINAS/ARRUMANDO O QUARTO

PINTANDO Hoje Peppa e George estão pintando. Eles amam pintar e Papai Pig adora pintura também. Papai mostra a Peppa e George como misturar tintas e os três pintam uma imagem bonita de uma árvore de cereja no jardim. Tudo está indo muito bem, até que os patos andam por cima da pintura e todo o quadro... DONA PERNAS FINAS George encontra uma aranha muito simpática no banheiro. Peppa não gosta muito de aranhas e dá um grito alto. Peppa fica muito assustada até que ela percebe que a pequena aranha não quer machucá-la e a batiza de Dona Pernas Finas. Papai Pig não é tão corajoso quanto Peppa e George. ARRUMANDO O QUARTO Peppa e George tem que arrumar seu quarto. Papai Pig ajuda George e Mamãe Pig ajuda Peppa. Depois de uma correria de limpeza, o quarto é arrumado e mamãe diz que eles podem voltar ao seu jogo. O quarto não fica arrumado por muito tempo: a boneca de Peppa e dinossauro de George estão em baixo de todos os brinquedos!
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

A GRANDE AMIGA DA FLORESTA!

É o Dia da Árvore e Bubu, Biel e Bonie estão abraçando todas as árvores que encontram pela floresta. De repente, Bonie percebe que perdeu seu laço. Bubu consola a irmãzinha dizendo que se lembra do caminho que fizeram até ali, assim podem voltar e procurar o lacinho. Depois da busca, eles o encontram no pé de uma árvore. Neste momento, as corujinhas ouvem um barulho vindo do alto e veem uma revoada de tucanos, mas um deles não voa. Decidem descobrir por que o tucano não está voando, então vão até o alto da árvore e encontram o tucano triste. Ele diz ter medo de altura, mas não medo de voar, então Bubu sugere a eles irem até um lugar mais baixo para o tucano ir perdendo seu medo aos poucos. Eles começam pela raiz da árvore, depois sobem para o ninho do pica-pau. Em um galho mais alto, encontram também o sagui. O tucano se sai bem em todos os voos, com a ajuda das corujinhas. Por último, sobem até a casa do tucano, na copa da árvore, e de lá voam todos juntos, comemorando a conquista. O Papai Coruja assobia, chamando seus filhotes de volta para casa. O ninho está todo enfeitado, porque hoje é dia de festa. O Papai e a Mamãe Coruja enaltecem a importância das árvores para a vida no planeta. Bubu conta que descobriram que muitos animais também vivem nas árvores. Mamãe Coruja canta a linda música “Parabéns!”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 17 - AJUDA: PARA CONSTRUIR UMA PIPA

HISTORIA CENTRAL: PEDIR EMPRESTADO DITO E FEITO: ARCO-IRIS BRINCADEIRA: MINHA TIA VENHO DE CARAGUATATUBA ADVINHA: FOTO
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A CABELEIREIRA

Mônica se oferece para cortar o cabelo do Cascão, mas essa história não colou!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A REGRA DOS 3 ERRES

Para conservar o meio ambiente, a Turma da Mônica acredita na regra dos três "R"s: reduzir, reutilizar e reciclar.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A REVOLTA DOS CARECAS

A vilã Madame K-Pilar quer roubar o cabelo de todo mundo para fabricar perucas.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 26

Em Gibraltar, Vivi, Mochilão e Lanterninha se aventuram em cavernas e labirintos para ajudar Raul, um carimbo explorador, a encontrar um grande tesouro.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

F.O.F.O.C.A.

Franco leva para a aula de biologia uma F.O.F.O.C.A, uma espécie de fungo que aumenta de tamanho e contamina todos quando fazem fofoca perto dela. A cidade está um caos e Otto precisa arrumar essa confusão
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ÁGUA

Ao buscar água para reabastecer o reservatório da nave, nossos queridos viajantes acabam entrando de gaiatos numa competição olímpica muito diferente. Agora eles vão ter que usar suas habilidades em diversas modalidades para ajudarem a reestabelecer a ordem num planeta mais do que molhado.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 10 FANTASIA

COLETÂNEA :6 EPISÓDIOS DE DIVERSAS TEMPORADAS PGM 10 FANTASIA LARVA DOS ANÉIS (EP.60 TEMPORADA 3) Em uma floresta pacífica,Vermelho se depara com um brilhante anel misterioso. Todos os insetos disputam o anel e vivem uma aventura inspirada no filme "O Senhor dos Anéis". PSÍQUICO (EP.14 TEMPORADA 1) Uma bola verde e misteriosa aparece no bueiro. As larvas se divertem se metem em muitas confusões. TERMINADOR AMARELO (EP.48 TEMPORADA 1) Um terminador idêntico à Larva amarela aparece no bueiro! As Larvas tentam parar essa coisa perigosa mas a situação fica difícil. TROVÃO VERMELHO(EP.23 TEMPORADA 3) Vermelho é atingido por um raio! O vermelho se torna uma larva-relâmpago, mais rápido que qualquer outro! Vermelho faz piadas sobre seus amigos e foge. Seus amigos tentam ter uma ideia para se vingar. SUPER LÍQUIDO (EP.73 TEMPORADA 1) Um líquido verde e misterioso cai no bueiro. As Larvas se transformam com entram em contato com o líquido e ficam fortes. Agora os insetos que moram por lá vão ter que lidar com o poder de Amarelo e Vermelho. ALIEN (EP.86 TEMPORADA 1) Uma criatura de outro planeta, parecida com um principezinho , aparece no bueiro acidentalmente. Ele tem poderes incríveis e Vermelho quer usá-lo para seu próprio bem!
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

FORA DE ÓRBITA

RUFUS TENTA CHAMAR A ATENÇÃO DOS AMIGOS, MAS TUDO QUE CONSEGUE É INDIFERENÇA. DEPOIS DE MONTAR O QUEBRA-CABEÇA MAIS DIFÍCIL DO UNIVERSO, ELE E BORIS SÃO ABDUZIDOS POR UMA NAVE ALIENÍGENA.
Conheça o Programa
livre
TÁ CERTO? - II

TÁ CERTO? - 45

Warley recebe Edwirges, Valtinho e Fafá, que fazem muita trapalhada junto com Tosco enquanto tentam acertar as respostas do game.
Conheça o Programa
livre
O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II

O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II - 05

Neste episódio, chegaremos ao coração do mundo emocional de um filhote. Vamos saber mais sobre Boomer, filhote resgatado das ruas, Simba e Nala em sua recepção não tão amigável e o filhote Loki. Exploraremos como a vida emocional de um filhote se desenvolve e revelaremos os segredos de como transformar um pequeno filhote em um cão equilibrado.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1278

NO REPÓRTER ECO DE HOJE ,VOCÊ ACOMPANHA O TRABALHO DA BIÓLOGA QUE CRIOU UM CANAL NO YOUTUBE SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS. CONHEÇA TAMBÉM AS CURIOSIDADES SOBRE OS PRIMATAS E AS SEMELHANÇAS COM OS HUMANOS. E AINDA, ESTUDANTES DE ENGENHARIA INVENTAM UM TIJOLO ECOLÓGICO QUE É PRODUZIDO SEM A QUEIMA DE MADEIRA. FEITO À BASE DE TERRA QUE SERIA JOGADA FORA , O TIJOLO NÃO USA FORNO À LENHA COMO O CONVENCIONAL. HISTÓRIAS COMO A DO NOSSO CAFUNÉ QUE TEM ORIGEM NO COMPORTAMENTO DE CATAÇÃO DOS PRIMATAS SÃO CONTADAS NO LIVRO DE PAULO AURICCHIO. E, UMA YOUTUBER FAZ SUCESSO COM VIDEOS SOBRE ATITUDES QUE AJUDAM A DIMINUIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS.
Conheça o Programa
n
BEBÊS ANIMAIS

BEBÊS AQUÁTICOS

70% do nosso planeta é coberto de água. Muitos animais que vivem submersos precisam ir à terra firme a fim de terem seus filhotes. Nascer dessa maneira apresenta alguns dos maiores desafios para os bebês aquáticos. Para alguns, simplesmente chegar à água é o maior desafio de suas vidas jovens, enquanto outros precisam enfrentar sua primeira aula de natação ou se familiarizar com habilidades vitais de adultos. Com fortes ondas, correntezas mortais e hordas de predadores famintos, crescer como um bebê aquático é repleto de desafios a serem superados. Conheça o adorável filhote de lobo marinho que perdeu sua mãe em meio a 3 milhões de outros lobos marinhos que lotam as praias de Geórgia do Sul. Observe como patos carolinos norte americanos saltam do alto de suas árvores logo no primeiro dia de vida. Conheça três filhotes de ariranha que precisam aprender a usar as latrinas comunitárias e a caçar por conta própria. Todos os bebês aquáticos precisam aprender rápido se estiverem dispostos a superar os dias mais difíceis de suas vidas..
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 314 - CAMINHOS DA FELICIDADE

O QUE TORNA AS PESSOAS MAIS FELIZES? QUAL É O SEGREDO DA FELICIDADE? AO LONGO DA HISTÓRIA, PENSADORES E FILÓSOFOS, DE CONFÚCIO A ARISTÓTELES, PROCURARAM RESPONDER A ESSA PERGUNTA. E, HOJE, MUITOS PAÍSES TENTAM ATENDER À EXPECTATIVA DE SEUS POVOS, OFERECENDO AS PRÓPRIAS SOLUÇÕES. NESTE ANO, MAIS UMA VEZ, OS PAÍSES NÓRDICOS LIDERAM O RANKING DA ONU QUE AVALIA O GRAU DE FELICIDADE E SATISFAÇÃO DAS POPULAÇÕES. E A RECEITA É SIMPLES: EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, EMPREGO, BAIXOS ÍNDICES DE DESIGUALDADE E MAIS BAIXOS AINDA DE CORRUPÇÃO, ALÉM DA CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES. SERÁ QUE UM DIA O BRASIL CHEGARÁ LÁ? NESSE MOMENTO, ESTAMOS REGREDINDO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 360 - 07/04/2019

DOMINGO NO METRÓPOLIS TEM MARISA ORTH NUM MÚSICAL SOBRE FAMA E DECADENCIA! LITERATURA: PRECONCEITO, SILICONE E AMOR NA HISTÓRIA DOIS JOVENS GAYS NA SÃO PAULO DOS ANOS 70. DOCUMENTÁRIO ENTRA NUM ANTIGO CINEMA DE RUA OCUPADO POR QUEM NÃO TEM ONDE MORAR. OS ENIGMAS E REFERÊNCIAS DE " NÓS", NOVO FILME DO CELEBRADO DIRETOR JORDAN PEELE. MAIS - PASSEIE COM A GENTE NA INTERATIVA RETROSPECTIVA DE ERNESTO NETTO E MERGULHE NA OBRA DE UM MESTRE ITALIANO.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 133

Confira nesta edição: - Exposição multimídia em Paris transforma obras de Van Gogh em animações 3D de grande formato. - Maquiador italiano é sucesso na internet criando ilusões de óptica tridimensionais no próprio rosto. - De Gana para o mundo: a blogueira Princess Umul Hatiyya, também conhecida como "The Globetrotting Princess", algo como "a princesa viajante", tem como meta percorrer todos os países do mundo! Dos cerca de 200, ela já passou por 80. - Alondra de la Parra é mexicana, maestrina e um sucesso internacional. Ela já regeu mais de cem orquestras em 20 países e é a protagonista do mais novo documentário produzido pela Deutsche Welle: "La Maestra". - Crossover de música erudita com pop: pianista croata Maksim Mrvica surpreende o público com interpretações inusitadas de clássicos da música. - Moradores de uma pequena cidade alemã são embrulhados com palha para o tradicional 'Dia do Urso de Palha'.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

FAMA E FÉ: SAGRADO E PROFANO NO MUNDO DO ESPETÁCULO

série: Afinal, isso é tudo? Fé, razão e fama na busca da transcendência no mundo líquido Curador: Leandro Karnal CF 35: fama e fé: profano e sagrado no mundo do espetáculo com Leandro Karnal (historiador) e Fafá de Belém (cantora) O que consideramos sagrado hoje? Elevamos nossos celulares ao status de oráculo, as redes sociais como uma nova liturgia, no lugar de orações...”likes”. A selfie com o famoso seria a nossa nova forma de devoção? O nosso jeito de buscar transcender a condição de humanos, mostrando uma certa intimidade com os deuses? A cantora Fafá de Belém é a convidada de Leandro Karnal para falar de como alguém que é ídolo e que também é adorado, entende a sua fé e pratica seus momentos de devoção, como é viver a dualidade da fé e da fama.
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

JÚLIA LEMMERTZ

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM06 - TEMPORADA 2 - REGGAE IN CONCERT

Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 132

Com tanta informação chegando de diversos lugares na nossa rotina, o cérebro fica submetido a um constante estado de "multitarefa”. É como se estivesse em alerta o tempo todo para identificar e processar novos estímulos, o que não é saudável e, pior, facilita a ocorrência de erros. Afinal, a nossa capacidade de concentração é limitada, como você vai ver no Futurando desta semana. Por que estamos exigindo tanto do nosso cérebro? Por causa das diferentes tecnologias que existem. Algumas, inclusive, que representam um risco não só para a nossa saúde mental. Existem televisões, câmeras, computadores e até aspiradores de pó com falhas de segurança. O que isso significa? Que deixam uma porta aberta para hackers. O Futurando também retorna à temática espaço porque as pesquisas na área não param. Aliás, você sabia que tempestades solares podem ser um perigo para a Terra e para algumas tecnologias que usamos? Para entender como é a relação entre uma coisa e outra é necessário entender o sol em si. E é o que cientistas do Instituto Leibniz de Astronomia, em Potsdam, estão fazendo. Por falar em sol, o planeta mais perto dessa estrela é Mercúrio. Pesquisadores estão sempre se surpreendendo com as descobertas relacionadas ao astro. Acreditava-se que Mercúrio fosse composto por substâncias parecidas com as da Terra e Vênus, já que é rochoso. Mas não. E muitos enigmas ainda pairam sobre a origem de Mercúrio, como vamos detalhar nesta edição do programa. Você já se perguntou como é possível medir uma temperatura no espaço? Em terra firme, quando é o caso do nosso corpo, usamos termômetro. Em gravidade zero, a centenas, às vezes milhares de quilômetros de distância, a medição é feita de outra forma e você vai ver como no Futurando.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2010

SÔNIA MOTA

A bailarina, coreógrafa e diretora Sônia Mota foi uma das figuras mais atuantes da dança paulista na década de 1970. Depois de quatro anos o The Royal Ballet of Flanders, voltou ao Brasil e participou da renovação do Corpo de Baile Municipal e do Grupo Andança e do Teatro Galpão. Em 1989, inicia um longo período na Alemanha, onde, além de atuação como bailarina, coreografa e professora, desenvolve sua metodologia chamada de Arte da Presença, a qual utiliza o corpo e as limitações do aluno para que ele encontre suas possibilidades de movimento. Atualmente é diretora da Companhia Palácio das Artes, de Belo Horizonte.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

EDGAR + PUPILLO

Neste programa o Manos e Minas recebe Edgard, que vem mostrar as músicas de seu quarto disco 'Ultrassom'. Representando a cena dos slams, Bruno Pastore. Matérias: - No quadro 'Discoteca Básica',a DJ Mariana BoaVentura apresenta seus 5 discos prediletos. - Manos e Minas foi trocar uma ideia com os estudantes secundaristas que protagonizaram e criaram o espetáculo teatral "Quando quebra queima", que conta a história do movimento estudantil a partir da experiência de cada um dos adolescentes na ocupação das escolas públicas em São Paulo, entre 2015 e 2016.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 313 - AVANÇOS NA GENÉTICA

ESTA NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE A CIÊNCIA SE DEPARA COM UMA DESCOBERTA TÃO REVOLUCIONÁRIA. NA VERDADE, TÃO ASSUSTADORA QUE OS PRÓPRIOS PESQUISADORES ESTÃO DIVIDIDOS SOBRE O QUE FAZER: TRATA-SE DE UMA TECNOLOGIA QUE UM DIA VAI PERMITIR A REGENERAÇÃO DE MEMBROS DO CORPO HUMANO, CURAR DOENÇAS COMO PARKINSON, A CEGUEIRA PROVOCADA POR DANOS NA CÓRNEA E MUITAS OUTRAS. COMO LIDAR COM ESSE CONHECIMENTO? DE UM LADO ESTÃO OS CIENTISTAS QUE DEFENDEM UMA MORATÓRIA IMEDIATA NO USO DESSA TECNOLOGIA PARA FINS DE REPRODUÇÃO HUMANA, JÁ QUE É POSSÍVEL ALTERAR AS CARACTERÍSTICAS DE BEBÊS. DE OUTRO, ESTÃO OS QUE DEFENDEM O PROSSEGUIMENTO DAS PESQUISAS. ESTAMOS FALANDO DA MUDANÇA NOS GENES DE UM SER VIVO, MAIS CONHECIDA COMO A EDIÇÃO DO DNA. O TEMA QUE VAMOS TRATAR PARECE FICÇÃO CIENTÍFICA, MAS É REAL. E VAI AFETAR A VIDA DE MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO, NUM FUTURO NÃO MUITO DISTANTE. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1278

NO REPÓRTER ECO DE HOJE ,VOCÊ ACOMPANHA O TRABALHO DA BIÓLOGA QUE CRIOU UM CANAL NO YOUTUBE SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS. CONHEÇA TAMBÉM AS CURIOSIDADES SOBRE OS PRIMATAS E AS SEMELHANÇAS COM OS HUMANOS. E AINDA, ESTUDANTES DE ENGENHARIA INVENTAM UM TIJOLO ECOLÓGICO QUE É PRODUZIDO SEM A QUEIMA DE MADEIRA. FEITO À BASE DE TERRA QUE SERIA JOGADA FORA , O TIJOLO NÃO USA FORNO À LENHA COMO O CONVENCIONAL. HISTÓRIAS COMO A DO NOSSO CAFUNÉ QUE TEM ORIGEM NO COMPORTAMENTO DE CATAÇÃO DOS PRIMATAS SÃO CONTADAS NO LIVRO DE PAULO AURICCHIO. E, UMA YOUTUBER FAZ SUCESSO COM VIDEOS SOBRE ATITUDES QUE AJUDAM A DIMINUIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS.
Conheça o Programa
n
JORNADA (TST)

JORNADA (TST) - 11

Para milhões de brasileiros, ter um trabalho com carteira assinada não é o suficiente para pagar todas as contas, tampouco garantir realização profissional. Dados do Sebrae apontam que 7,4 milhões de pessoas no País têm o próprio negócio. A reportagem especial do Jornada mostra os relatos de três trabalhadores que resolveram tornar real o sonho do empreendedorismo sem, no entanto, abrir mão do emprego. Veja ainda os direitos e benefícios a que os micro e pequenos empreendedores têm acesso. O que é melhor? A segurança de um emprego com carteira assinada ou a ousadia de apostar no próprio negócio? A servidora pública e empresária Polliana Ribeiro conta a experiência de bater o ponto pela manhã e comandar uma loja de roupas no resto do dia. Assista ao Jornada no canal oficial do TST no Youtube. O quadro “Tá Explicado” apresenta os requisitos para a readmissão de empregados. Conheça as leis e os regulamentos que tratam do assunto e tire todas as dúvidas sobre quem pode e quem não pode ter o vínculo empregatício restabelecido. A Justiça do Trabalho na Paraíba organizou a exposição “Um mundo sem trabalho infantil”, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa. Por meio de painéis montados no forte da cidade, mais de 200 estudantes de escolas do município tiveram contato com as piores formas de exploração do trabalho de crianças e adolescentes. O quadro “Trabalha Brasil” visitou a Casa do Piano, em Brasília, para mostrar a rotina de Rogério Resende, restaurador e afinador de pianos. Atualmente, ele conta com mais de 400 clientes, entre professores, músicos e artistas em geral. Conheça a história de perseverança do profissional, que trocou o único carro da família por um piano para poder iniciar a carreira.
livre
DOC TV II

A DESCOBERTA DA AMAZÔNIA PELOS TURCOS ENCANTADOS (PA)

A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados é um documentário que registra / recria realidades materiais e imateriais que compõem o universo místico do Tambor de Mina, a mais poderosa religião afro-indígena da Amazônia. O Tambor de Mina é um mundo onde cabem todos os mundos. Lá estão os voduns e orixás africanos, deuses indígenas, nobres encantados - como D. Sebastião e Marques de Pombal - junto com sultões e princesas do Oriente , cuja história remonta a época das Cruzadas.Nos aproximadamente 2.500 terreiros Mina existentes na Grande Belém as princesas turcas Mariana, Herondina e Jarina são as entidades mais cultuadas entre todas que fazem parte do Mundo da Encantaria. Esta devoção por divindades procedentes do Oriente pelo povo afro-caboclo-indígena da Amazônia é explicada pela saga metafísica do Povo da Turquia, contada/cantada pelos adeptos do Tambor de Mina nas suas festas e atos religiosos.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 6

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/04, às 20h, temos como convidados os escritores Ruy Castro e Paulo Lins.
Conheça o Programa
livre