Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sexta-Feira, 06 de Dezembro

ABERTURA DA EMISSORA

INGLÊS COM MÚSICA IV

LISTEN TO YOUR HEART (ROXETTE) SÁBADO

A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 38 ENSINO SUPERIOR - 26/10/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR.// O NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS AUMENTOU NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS SENTAR NOS BANCOS DE UMA UNIVERSIDADE AINDA É UM SONHO INATINGÍVEL PARA MUITOS BRASILEIROS./ ALÉM DISSO, NOSSAS FACULDADES PRECISAM SE MODERNIZAR PARA FORMAR OS PROFISSIONAIS DO SÉCULO 21.// MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO É NOSSA CONVIDADA.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 174 - UMA IDÉIA VAGA-LUMINOSA

JULIO E JOÃO SAEM PARA PESCAR. NO CAMINHO ENCONTRAM O SAPO MARTELO QUE MAIS TARDE, CONTA PARA TORQUATO E PATA VINA SOBRE A TAL PESCARIA. OS PATOS TÊM UMA IDÉIA MALDOSA. NA LAGOA, TORQUATO INCITA OS MENINOS A PERMANECEREM LÁ ATÉ ANOITECER POIS PESCARÃO UM TAL “CURURU DA BARBATANA DOURADA”, QUE SEGUNDO TORQUATO, O AVÔ DELES ADORA. JOÃO CONVENCE JÚLIO A FICAR. CAI A NOITE, NADA DO PEIXE CURURU E AINDA POR CIMA ELES NÃO SABEM COMO VOLTAR PARA CASA NA ESCURIDÃO.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG IV

PEPPA PIG IV - 29 A PRIMAVERA, O HELICÓPTERO DA DONA COELHA E O BEBÊ ALEXANDRE

EP 7 - Vovô Pig organiza uma caça aos ovos de chocolate para Peppa e suas amigas. EP 8 - Miss Rabbit leva Peppa e sua família para um passeio em seu helicóptero de resgate! EP 9 - Os primos de Peppa vêm visitá-la, mas o bebê Alexander é jovem demais para falar, até Peppa lhe ensinar sua primeira palavra.
Conheça o Programa
livre
CARLOS II

O PASSADO DE MILKY

EPISÓDIO ESPECIAL REVELANDO UM POUCO DO PASSADO MISTERIOSO DE MILKY E UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O HERÓI.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

ZUM ZUM ZUM!

Bubu, Biel e Bonie estão na praia imitando o voo de outras aves e decidem brincar de voar como as abelhas. Eles saem à procura das abelhinhas para descobrir mais sobre elas e por que voam de flor em flor. No Jardim das Flores, encontram uma abelha campeira e a seguem, notando que ela leva o pólen de uma flor a outra, além de colher o néctar. As corujinhas fazem algumas perguntas à abelha, e acabam falando ao mesmo tempo. A abelhinha explica que se continuarem falando ao mesmo tempo, ninguém vai se entender. Depois, responde que é na colmeia onde as abelhas operárias transformam o néctar em mel. Todos voam até a colmeia e a abelha presenteia o trio com favos de mel. No ninho, as corujinhas entregam um favo para o Papai e outro para a Mamãe, e explicam tudo o que as abelhas fazem. O trio aprende novamente que quando alguém está falando, devemos esperar a nossa vez de falar. Mamãe Coruja canta a canção “Hora de Dormir”.
Conheça o Programa
livre
MOLANG

MOLANG - 37 A FANFARRA / AS ESTRELAS CADENTES

A fanfarra Molang e Piu Piu querem fazer parte de uma banda de fanfarra. Infelizmente, nem um único instrumento combina com Piu Piu - até que Molang encontra outro jeito de fazer música! As estrelas cadentes Piu Piu e Molang compram um telescópio para ver estrelas cadentes. Olhando através dele durante o dia, eles vêem algo que os faz correr para ajudar um de seus amigos, que parece estar em apuros ...
Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 02

Sr. Clod Quando Clod perde seu convite para o café da manhã da realeza, Nella o batiza de "Sir Clod, o localizador". Uma noite em claro Quando uma fênix luminosa brilha intensamente em todo o reino, mantém Blaine acordado durante dias. Nella tenta ajudá-lo.
Conheça o Programa
livre
RUSTY RIVETS II

RUSTY RIVETS II - 16 - RUSTY E OS AJUDANTES HEROICOS / RUSTY E O RESGATE DOS MACACOS

Liam e sua nova amiga Emily tentam imitar os heróis Rusty e Ruby, porém só acabam piorando as coisas. Quando Rusty, Ruby, Bytes e o Robôrilla se encontram com um bebê macaco, eles procuram sua família que está em perigo.
Conheça o Programa
livre
SHIMMER E SHINE III

03 - PROBLEMA VOADOR / HISTÓRIAS DE DRAGÕES

As garotas visitam a gênia dos tapetes. Enquanto isso, Zeta e Nazboo planejam pegar um fio mágico. Zeta e Nazboo contam às garotas a divertida história de como se conheceram, mas seus fatos não combinam muito bem.
Conheça o Programa
livre
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II - 23

Os Cutie Mark Crusaders adotam o nome de 'Babby Gums' para se tornar o colunista de fofocas para o jornal da escola. Eles parecem ter finalmente encontrado algo em que são bons! Mas vale a pena a dor que eles causam a outros pôneis com suas histórias ofensivas?
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 01 - DIA DO AMIGO

Doodle acredita que Sunny se esqueceu dele no Dia da Amizade e sai em busca de um novo amigo. Quando o Doodle é pego pelo Scratch, do controle dos animias, Sunny não polpa esforços para recuperar a amizade de seu fiel companheiro!
Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA IV

02 - OS FILHOTES SALVAM UM PINGUINZINHO \ OS FILHOTES SALVAM O CONCURSO DE GATINHOS

EVEREST E JAKE TENTAM RESGATAR UM PEQUENO PINGUIM E ACABAM FLUTUANDO NO MAR EM UMA PONTE IMPROVISADA. OS GATINHOS DE KATIE ESTÃO TODOS COBERTOS DE LAMA E CORRENDO POR TODOS OS LADOS. SE NÃO FOREM PEGOS, O SHOW DE GATOS SERÁ ARRUINADO.
Conheça o Programa
livre
PJ MASKS - HERÓIS DE PIJAMA

O MENINO GATO E O ENCOLHEDOR

ROMEO E NINJA NOTURNO SE JUNTAM PARA ENCOLHER OS PJ MASKS COM A INVENÇÃO DE ENCOLHER DE ROMEU. QUANDO O MENINO GATO É ENCOLHIDO, ELE ESQUECE QUE MESMO PEQUENO, PODE SALVAR O DIA.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XII

XII - 09 - O SOLO DE LORENZO/ PROBLEMA PROFUNDO

Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES II

PORQUINHO 500

Blaze e sua turma conhecem um porco de corrida e são convidados para participar de uma corrida especial, a PORQUINHO 500 (AGUARDANDO SINOPSE ORIGINAL DA PRODUTORA).
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 19

Em Yukon, Vivi, Mochilão e Lanterninha se empolgam com o “dia que nunca termina” e decidem acompanhar Tic-Tac, um despertador em férias, em seus passeios turísticos. Os planos não saem exatamente como o esperado, e a diversão, que parece não ter hora para acabar, corre o risco de nem começar.
Conheça o Programa
livre
O SHOW DA LUNA II

A MARAVILHOSA FLORESTA DE CHOCOLATE

O trio gasta energia correndo pelo quintal e quando param para saborear deliciosos bombons começam a falar das florestas de chocolate. Como afinal o cacau vira bombom? Depois de tentar transformar sementes de cacau em bombons sem sucesso, o trio viaja num saboroso Faz de Conta e descobre como as sementes de cacau viram deliciosos chocolates.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 6

Senninha e Neco devoram um bolo feito pela Gabi. Mas o bolo não era para eles. Gabi fica muito chateada e, para se desculparem com a amiga e se redimirem, fazem um outro bolo para ela. Muito maior e mais gostoso. Pelo menos na ideia deles...
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - OSÓRIO SABE TUDO

QUINTAL DA CULTURA VI PGM OSÓRIO SABE TUDO (Roteiro HQ 81) Quando têm uma dúvida ou querem resolver algum problema, Doroteia e Ludovico sempre procuram por Osório. Afinal, ele sabe tudo! Mas será que ele sabe tudo mesmo?
Conheça o Programa
livre
TORDESILHAS - SÉRIE I

OURO DE TOLO

Ouro de Tolo Certos de que encontraram o Eldorado, os Bandeiras são acolhidos em uma cidade feita de ouro por Cacique Paraguaio. O índio diz que eles podem ficar com todo o ouro que quiserem se realizarem as tarefas sagradas, mas Bastião desconfia das missões um tanto bizarras.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

ISSO NÃO VAI FAZER BEM PRA MINHA IMAGEM

Cebolinha está no banho, mas o chuveiro enguiça. Como terminar de tirar o xampu do cabelo? E quando o Cascão e a Mônica aparecem para “ajudar”, começa uma grande bagunça para evitar que o bairro inteiro veja o Cebolinha peladão!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

MÁQUINA DO TEMPO DE NOVO?

O Franjinha aparece com mais uma máquina do tempo. Grande oportunidade para o cascão aprontar, relembrando todas as máquinas fracassadas anteriores, e fazendo viagens no tempo de faz-de-conta para caçoar do Franjinha
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO

JORNAL DA CULTURA 1ª EDIÇÃO - 06/12/2019

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 30

BLOCO 1 ABERTURA (LUZ, CÂMERA, AÇÃO)-01:00:39:01 - 01:02:55:00 Depois de se confundir e reproduzir falas de diversos filmes, Grover finalmente consegue interpretar o ET, de Spielberg ESCOLA DE FADAS DA ABBY (O PROCESSO PINÓQUIO)-01:02:55:01 - 01:11:54:28 Quando Blogg se transforma em uma marionete de madeira, as fadas o ajudam a completar o Processo Pinóquio para voltar ao normal. HISTÓRIA CENTRAL (A PEÇA DO GROVER – HC 151)-01:11:54:29 - 01:15:53:05 Grover convida o Come-Come para participar da sua peça: A Salada de Frutas da Sésamo. Come-Come precisa decidir que fruta vai ser e escolhe ser um biscoito. Grover explica que biscoito não é uma opção. Come-Come decide ser a melancia. No final, o abacaxi aparece para ensaiar. O ator que o interpreta é o Biscoitom Hanks, um ator biscoito que deixa Come-Come maluco. O biscoito tenta se defender dizendo que na verdade é um abacaxi, mas não adianta, Come-Come também adora frutas e começa uma perseguição. BLOCO 02 CELEBRIDADE (NEGRA LI - POXA)-01:16:12:20 - 01:17:14:02 Negra Li e Bel interpretam diferentes sentimentos, dizendo a experessão "poxa", expressando diversas emoções. ELMO, O MUSICAL (HERÓI)-01:17:14:03 - 01:24:13:24 Os super-heróis trabalham juntos para derrotar Mazinha da Silva. ENCERRAMENTO (ADORO FILMES)-01:24:13:25 - 01:25:32:09 Elmo, Bel, Abby e Come-come cantam música falando sobre como é divertido brincar de fazer filmes.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

ZUM ZUM ZUM!

Bubu, Biel e Bonie estão na praia imitando o voo de outras aves e decidem brincar de voar como as abelhas. Eles saem à procura das abelhinhas para descobrir mais sobre elas e por que voam de flor em flor. No Jardim das Flores, encontram uma abelha campeira e a seguem, notando que ela leva o pólen de uma flor a outra, além de colher o néctar. As corujinhas fazem algumas perguntas à abelha, e acabam falando ao mesmo tempo. A abelhinha explica que se continuarem falando ao mesmo tempo, ninguém vai se entender. Depois, responde que é na colmeia onde as abelhas operárias transformam o néctar em mel. Todos voam até a colmeia e a abelha presenteia o trio com favos de mel. No ninho, as corujinhas entregam um favo para o Papai e outro para a Mamãe, e explicam tudo o que as abelhas fazem. O trio aprende novamente que quando alguém está falando, devemos esperar a nossa vez de falar. Mamãe Coruja canta a canção “Hora de Dormir”.
Conheça o Programa
livre
TRANSFORMERS RESCUE BOTS IV

TRANSFORMERS RESCUE BOTS IV - 10

Durante um feriado em Cybertronian, os Rescue Bots assumem seu maior desafio - um bebê superdimensionado e cansado
Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES II

PORQUINHO 500

Blaze e sua turma conhecem um porco de corrida e são convidados para participar de uma corrida especial, a PORQUINHO 500 (AGUARDANDO SINOPSE ORIGINAL DA PRODUTORA).
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS XII

XII - 09 - O SOLO DE LORENZO/ PROBLEMA PROFUNDO

Conheça o Programa
livre
PATRULHA CANINA IV

02 - OS FILHOTES SALVAM UM PINGUINZINHO \ OS FILHOTES SALVAM O CONCURSO DE GATINHOS

EVEREST E JAKE TENTAM RESGATAR UM PEQUENO PINGUIM E ACABAM FLUTUANDO NO MAR EM UMA PONTE IMPROVISADA. OS GATINHOS DE KATIE ESTÃO TODOS COBERTOS DE LAMA E CORRENDO POR TODOS OS LADOS. SE NÃO FOREM PEGOS, O SHOW DE GATOS SERÁ ARRUINADO.
Conheça o Programa
livre
SUNNY DAY I

SUNNY DAY I - 01 - DIA DO AMIGO

Doodle acredita que Sunny se esqueceu dele no Dia da Amizade e sai em busca de um novo amigo. Quando o Doodle é pego pelo Scratch, do controle dos animias, Sunny não polpa esforços para recuperar a amizade de seu fiel companheiro!
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 6

Senninha e Neco devoram um bolo feito pela Gabi. Mas o bolo não era para eles. Gabi fica muito chateada e, para se desculparem com a amiga e se redimirem, fazem um outro bolo para ela. Muito maior e mais gostoso. Pelo menos na ideia deles...
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA VI

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - OSÓRIO SABE TUDO

QUINTAL DA CULTURA VI PGM OSÓRIO SABE TUDO (Roteiro HQ 81) Quando têm uma dúvida ou querem resolver algum problema, Doroteia e Ludovico sempre procuram por Osório. Afinal, ele sabe tudo! Mas será que ele sabe tudo mesmo?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

ISSO NÃO VAI FAZER BEM PRA MINHA IMAGEM

Cebolinha está no banho, mas o chuveiro enguiça. Como terminar de tirar o xampu do cabelo? E quando o Cascão e a Mônica aparecem para “ajudar”, começa uma grande bagunça para evitar que o bairro inteiro veja o Cebolinha peladão!
Conheça o Programa
livre
WORLD OF WINX - I

WORLD OF WINX - I - 9 - SONHOS DESPEDAÇADOS

Em Londres, uma jovem pianista chamada Madelyne desapareceu. As Winx fingem ser cuidadoras de cães, encarregadas dos cãezinhos da família de Madelyne, e ganham acesso à casa para poderem investigar. Felizmente, as Winx conseguem achar a menina e levá-la de volta para seus pais, sã e salva. No entanto, este ato heroico chama a atenção da Rainha, que fica furiosa porque um jovem talento escapou por entre seus dedos. Ela decide eliminar as seis fadas de uma vez por todas.
livre
VALENTINS II

20 - UM NOVO CAPACETE

Os Valentins recebem a visita do Professor Hills, que propõe ser o guardião dos inventos de Artur. No dia seguinte, Betina, com a ajuda de Edmundo, tenta consertar o capacete da memória novamente.
Conheça o Programa
livre
EU SOU FRANKY II

59 - O FIM DE FRANKY E SEUS ANDROIDES

Lorenzo descobre que a banda de Franky é de androides graças a Kassandra, e por isso discute com Segundo. É a grande final do concurso e Franky e seus Androides são os vencedores, mas Ivan e o grupo caem na armadilha de Lorenzo, que termina levando-os à máquina compactadora de androides.
Conheça o Programa
livre
PAPO DE MÃE II

BALLET

Criança tem que brincar, se mexer, dançar. O ballet, por exemplo, é uma atividade bem completa. Neste Papo de Mãe vamos falar sobre os benefícios do ballet. Participam do programa a professora de ballet Beatriz Molinari e a Priscila Silva que tem uma filha que faz ballet, a Manuela, de 10 anos. Vamos conversar também sobre os meninos no ballet. Vamos receber o bailarino professor de dança, Raul Barbosa, que começou a praticar o ballet na adolescência. E na nossa reportagem, vamos mostrar o ballet para cegos, uma iniciativa emocionante.
Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

Os curitibanos invadem o programa e mostram uma música eclética, brincando com o rap, rock, reggae. Eles ainda contam sobre seu trabalho, composições e como está o cenário da música em sua cidade.
Conheça o Programa
livre
PADRE BROWN VI

PADRE BROWN VI - 02 - A VINGANÇA DE JACKDAW

No dia de sua execução, Katherine Corven é inesperadamente exonerada e libertada, para a consternação de Padre Brown, Sra. McCarthy e Bunty. Esperando do lado de fora da prisão de Sonning, Robin e Eddie, do Kembleford Gazette, abrem caminho entre a multidão de repórteres para ouvir Katherine dizer que aqueles que a prejudicaram responderão a Deus... Padre Brown descobre mais tarde que o velho limpador de Corven confessou ter assassinado o marido de Katherine, explicando sua libertação repentina, mas Padre Brown é cético em relação a essa nova informação. A nova intenção de Katherine de se tornar freira suscita mais alarmes com Padre Brown, que evita o questionamento de Eddie sobre o caso e vai falar com a ex-agente penitenciária de Katherine, Frances. Quando ele chega, ele a encontra na posição em que Katherine escapou; pendurado com um laço no pescoço ...
Conheça o Programa
14
PADRE BROWN VI

PADRE BROWN VI - 02 - A VINGANÇA DE JACKDAW

No dia de sua execução, Katherine Corven é inesperadamente exonerada e libertada, para a consternação de Padre Brown, Sra. McCarthy e Bunty. Esperando do lado de fora da prisão de Sonning, Robin e Eddie, do Kembleford Gazette, abrem caminho entre a multidão de repórteres para ouvir Katherine dizer que aqueles que a prejudicaram responderão a Deus... Padre Brown descobre mais tarde que o velho limpador de Corven confessou ter assassinado o marido de Katherine, explicando sua libertação repentina, mas Padre Brown é cético em relação a essa nova informação. A nova intenção de Katherine de se tornar freira suscita mais alarmes com Padre Brown, que evita o questionamento de Eddie sobre o caso e vai falar com a ex-agente penitenciária de Katherine, Frances. Quando ele chega, ele a encontra na posição em que Katherine escapou; pendurado com um laço no pescoço ...
Conheça o Programa
14
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - 06/12/2019

Conheça o Programa
n
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 06/12/2019

Conheça o Programa
n
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1310

O REPÓRTER ECO VAI DISCUTIR A CRISE CLIMÁTICA NO MUNDO. A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS REALIZA DE 2 A 13 DE DEZEMBRO, EM MADRI , A COP-25- A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA. O OBJETIVO É AVANÇAR NAS NEGOCIAÇÕES PARA COLOCAR EM PRÁTICA O ACORDO DE PARIS. VEJA OS DESTAQUES DO PROGRAMA DE HOJE. OS CIENTISTAS EXPLICAM COMO AS AÇÕES HUMANAS ALTERARAM PROFUNDAMENTE O NOSSO PLANETA. RELATÓRIO RECENTE DO IPCC DA ONU MOSTRA A RELAÇÃO ENTRE USO INADEQUADO DO SOLO E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS COM O AQUECIMENTO GLOBAL . E ,A ATIVISTA SOCIOAMBIENTAL, PALOMA COSTA, FAMOSA PELA ATUAÇÃO NA ONU, DEFENDE UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NAS AÇÕES PELO FUTURO DA TERRA.
Conheça o Programa
n
PERSONA EM FOCO

INÉDITOS DIVERSOS 1 (2019)

Conheça o Programa
14
ENSAIO

ELLEN OLÉRIA

Cantora e compositora nascida em Brasília, Ellen Oléria é a convidada desse programa Ensaio. Ela apresenta composições de sua autoria e de seus artistas favoritos, entre eles Jorge Ben Jor e Vinicius de Moraes. Relembra com emoção as histórias de infância, de quando frequentava a igreja cantando no coro, das dificuldades de cursar a faculdade e da sua vinda para o Rio de Janeiro. Além destas histórias, Ellen fala do seu mais recente CD que será lançado em breve. Histórias de suas antigas bandas e início de carreira em Brasília também estão neste programa. Com linda voz e talentosas letras, Ellen ja está entre as grandes revelações da MPB dos últimos tempos.
Conheça o Programa
livre
VISCERAL BRASIL - AS VEIAS ABERTAS DA MÚSICA II

VISCERAL BRASIL - 13 - SAGRADO VISCERAL

Sagrado Visceral - com o carimbó de São Benedito – Os quentes da madrugada Todos os anos, para celebrar São Benedito, a população de Santarém Novo no Pará prepara uma festa de Carimbó onde todos os dançantes, obrigatoriamente, precisam se vestir de terno, gravata, saia rodada e blusa de manga comprida. Assim é há muitos anos.
livre
AMAZÔNIA LEGAL

13 - ARRANJOS PRODUTIVOS NA AMAZÔNIA

NO ÚLTIMO EPISÓDIO DA SÉRIE DOCUMENTAL AMAZÔNIA LEGAL, A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE PESQUISADORES, ECONOMISTAS, SOCIÓLOGOS E AMBIENTALISTAS E REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS, NOSSO DOCUMENTARISTA FAZ UMA REVISÃO DE TODOS OS EPISÓDIOS PARA RESPONDER SE É POSSÍVEL DESENVOLVER A AMAZÔNIA E MANTÊ-LA DE PÉ. ESTARÍAMOS LONGE DE UM MODELO SUSTENTÁVEL DE DESENVOLVIMENTO QUE POUPASSE O MEIO AMBIENTE E PROMOVESSE A QUALIDADE DE VIDA DOS VERDADEIROS GUARDIÕES DESTE GIGANTE VERDE? CONCILIAR DESENVOLVIMENTO E CONSERVAÇÃO NA AMAZÔNIA É UM DOS DESAFIOS DA REGIÃO QUE ABRIGA A MAIOR SOCIOBIODIVERSIDADE DO PLANETA. COMO RETIRAR DA NATUREZA OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO HOMEM E AO MESMO TEMPO MANTER A FLORESTA EM PÉ? PARA RESPONDER ESTA E OUTRAS QUESTÕES, POR TERRA, CÉU E ÁGUA PERCORRI MAIS DE 21 MIL QUILÔMETROS NO TERRITÓRIO DA AMAZÔNIA LEGAL EM BUSCA DE ARRANJOS PRODUTIVOS QUE ESTÃO DANDO CERTO E QUE PODEM APONTAR CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA REGIÃO. DIANTE DOS DESAFIOS DE SE INTERIORIZAR A INDUSTRIALIZAÇÃO NA AMAZÔNIA, OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS SE APRESENTAM COMO UMA ESTRATÉGIA VIÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO. UNIDOS, PRODUTORES, COOPERATIVAS, INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS, ESTÃO APROVEITANDO AS VOCAÇÕES LOCAIS PARA FORTALECER CADEIAS PRODUTIVAS TRADICIONAIS QUE PODEM GERAR EMPREGO E RENDA DE FORMA SUSTENTÁVEL.
livre
CONTOS DA MEIA NOITE

AS VOZES DO MORTO - MOREIRA CAMPOS

Sapateiro num vilarejo do sertão nordestino, Damião já fora dono de sapataria de luxo, em Belém do Pará. Mas teve de largar tudo. Por causa de uma noite. Damião matou um amante de Dona Leonor, sua mulher. Agora, na mansidão da pequena cidade, Damião aceita a inutilidade de tudo. Na rotina medíocre, doente, envelhecido, vai vendo, complacente, os novos amantes de Dona Leonor. Que já foram rapazes mais jovens. Hoje é Alfredo, gerente da lojinha de sapatos. Seu Damião prossegue sobrevivendo, talvez ouvindo as vozes do morto ... A inutilidade de tudo.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 06/12/2019

Conheça o Programa
n
SAUDE BRASIL

DESCARTE DE EMBALAGENS - SAÚDE NO CAMPO

O Brasil é o 3º maior produtor agrícola do mundo. Além de produzir diversos produtos, cada vez mais o agronegócio brasileiro se preocupa com a sustentabilidade no campo. Para se chegar a agricultura sustentável, todos os envolvidos na produção no campo devem estar conscientes de sua importância e, seu papel na preservação do meio ambiente e no descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos.
Conheça o Programa
livre
REPERTÓRIO POPULAR

REPERTÓRIO POPULAR - OS 5 NO PALCO

Reedição de show gravado em 1998, no Sesc Pompéia . Este show é a finalização de um projeto, um workshop de música que os Cincpo realizaram no Sesc de São Carlos. Com as diferentes influencias e referencias eles fazem um trabalho inovador com leituras e arranjos novos dos sucessos de cada um. Este foi um dos mais importantes eventos da música brasileira contemporanea, que reuniu no palco a talentosa geração ,que surgiu nos anos 90.
Conheça o Programa
livre
ANTÁRTICA - PORTAL DA MUDANCA CLIMÁTICA

livre
NOSSA LÍNGUA 2010

DRAMATURGIA

BLOCO 1 Felipe Reis e Tininha Mello mostram nesse programa a arte de contar histórias através da dramaturgia. O quadro “Etimologia” traz a origem do palavra “dramaturgia”. O Povo fala responde a enquete: -“você já leu um livro e depois assistiu ao filme com a história do livro? / quais as diferenças? Felipe conta que escrever uma história para ser publicada em um livro é diferente de escrever a mesma história para ser vista no palco do teatro, no cinema ou na tela da tv. Por isso, muitas vezes, essas histórias precisam passar por uma adaptação. Trecho do filme “O enfermeiro”, direção de Mauro Farias, baseado no conto homônimo de Machado de Assis, para ilustrar o tema. Felipe Reis entrevista o professor de literatura Fernando Marcílio que fala sobre o conto de Machado de Assis, O Enfermeiro e das dificuldades de se adaptar uma obra machadiana. Trecho do filme “O enfermeiro”, com os atores Paulo Autran e Mateus Nachtergaele, para ilustrar o tema. BLOCO 2 O Jornal Nossa Língua fala sobre a tragédia no Rio de Janeiro quando Alaíde Moreira, de 25 anos é atropelada depois de sair enlouquecida pela rua. Alaíde Moreira é personagem central da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. Trechos do teleteatro 2 “Vestido de Noiva”, da TV Cultura, direção de Antunes Filho, para ilustrar o tema. Felipe Reis entrevista o professor de literatura Maurício Soares Filho que fala sobre a linguagem usada por Nelson Rodrigues em suas obras. O Povo fala responde a enquete: -“O que é um teatro de Arena? O quadro “Curiosidades” traz os significados de “Teatro de Arena”. Trecho do filme “Eles não usam black-tie”, peça teatral de Gianfrancesco Guarnieri adaptada para o cinema, para ilustrar o tema. BLOCO 3 Felipe e Tininha contam que os textos que possibilitam a realização de peças de teatro, filmes, novelas, seriados pertencem ao gênero dramático. Encenação de um trecho da peça “O juiz de paz na roça”, escrita por Martins Pena, em 1837. Felipe Reis no papel de escrivão, Tininha Mello, como juíza e Mauro Muraro como José. Felipe Reis entrevista o professor de literatura, Fernando Marcílio, que fala sobre a linguagem usada por Martins Pena na peça. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença no uso do verbo “depor” como transitivo direto e como transitivo indireto Dramatização do “Auto da Lusitânia”, de Gil Vicente, em que Felipe Reis interpreta os personagens TODO MUNDO e BERZEBU e, Tininha Mello, os personagens NINGUÉM e DINATO. Felipe e Tininha, destacam o filme “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, baseado na obra de mesmo nome, de Machado de Assis. Encerram o programa ao som de Roda Viva, de Chico Buarque.
Conheça o Programa
livre