Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 06 de Outubro

ABERTURA DA EMISSORA

NA TRILHA DO AGROTÓXICO II

livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 10

EP 10 – Um pouco da historia e experiências do atleta de BMX: Paulo Saçaki. Bruno Rosa da Bike Fit, explica como funciona a adaptação da bicicleta ao ciclista. Dora Jr. Da ZDL Sports comenta como funciona a assessoria midiática no ciclismo. Um pouco da história e experiência do atleta Marconi Ribeiro. Henrique Andrade fala da loja virtual: Pra Quem Pedala.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

A gravidez é um momento importante na vida das mulheres que querem ter filhos. Mas, infelizmente, muitas delas têm esse momento afetado porque sofrem devido a Violência Obstétrica. A violência obstétrica refere-se aos diversos tipos de agressão que as mulheres podem sofrer no pré-natal, no parto, pós-parto ou em situações de abortamento. Neste educativo vamos conhecer os tipos de violência obstétrica e saber o que fazer para evitar esse problema.
Conheça o Programa
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: GOIÁ (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca o trabalho do músico e compositor Goiá e toda sua trajetória.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 554

Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 23

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: CAVALO CRIOULO, RAÇA CONHECIDA PELA FORÇA, AGILIDADE, RESISTÊNCIA, É O ANIMAL-SÍMBOLO DO RIO GRANDE DO SUL. VAMOS MOSTRAR OS MOTIVOS DESTA PAIXÃO DOS CRIADORES GAÚCHOS. E SAFRA DE ALGODÃO BATE RECORDE E BRASIL ESTÁ NO RANKING DOS MAIORES PRODUTORES MUNDIAIS DO PRODUTO.
Conheça o Programa
livre
MUNDO MUSEU  I

09 - MUSEU DO FUTEBOL

O MUSEU DO FUTEBOL, INSTALADO NO ESTÁDIO DO PACAEMBÚ, EM SÃO PAULO, É UM PASSEIO POR UMA DAS GRANDES PAIXÕES DO BRASILEIRO. MUITO MAIS QUE MOSTRAR DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE UMA MODALIDADE ESPORTIVA, O OBJETIVO É FALAR SOBRE O AMOR, O MODO COMO O JOGO CHEGOU AO NOSSO PAÍS, CRIOU RAÍZES E TORNOU-SE PARTE DA VIDA DE QUASE TODAS AS PESSOAS. AS BOAS VINDAS SÃO DADAS POR PELÉ E, A PARTIR DAÍ, O VISITANTE ASSISTE A VÍDEOS, PROJEÇÕES HOLOGRÁFICAS, INSTALAÇÕES... O PASSEIO, EM RITMO DE DIVERSÃO, LEVA A FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS, OBJETOS DE COLECIONADORES, PAINÉIS COM RECORDES E CURIOSIDADES, ALÉM DE JOGOS INTERATIVOS. A CAMISA 10 USADA POR PELÉ NA FINAL DA COPA DE 70 É UM DOS DESTAQUES DE UM PASSEIO QUE AGRADA A BRASILEIROS E ESTRANGEIROS.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 68

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 10 - NOVAS LINGUAGENS

Com o tema Novas Linguagens, este programa traz interpretações de músicas dos compositores Hamilton de Holanda, Mauricio Carrilho, Toninho Ferragutti e Nailor Proveta, entre outros.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM13 - TEMPORADA 2 - MELHORES MOMENTOS

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 06

Uma agitação daquelas: Quando o mensageiro de Nella, o falcão Flutter, não entende quando ela dita os convites para a festa de aniversário de Clod, o falcão acaba enviando umas mensagens bem confusas para os convidados. O strike surpresa: O caos se instala no dia do torneio de boliche de Castelo Seguro.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

GALINHA PINTADINHA MINI - CARA, CARETA, CARAMBA - 16

Cara, Careta, Caramba / Ovo Surpresa (Melancia) / Strawberry Fields / Hora da Música (Quem Está Feliz) Cara, Careta, Caramba Em um dia sem graça, toda a família se empolga fazendo um concurso de caretas. Strawberry Fields Nessa aventura, a Baratinha e as Naftalinas vão para um lugar incrível, onde farão novos amigos com a ajuda da música.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O GRILO CRI-CRI-CRI

Bubu, Biel e Bonie estão dormindo quando escutam um barulho. Bubu e Bonie se perguntam que cri-cri-cri é esse que não os deixam dormir. Seria um grilo? Os três decidem sair escondidos e pedem para o grilo fazer menos barulho. Logo que o encontram, eles tentam descobrir uma maneira de se comunicarem com ele: mímica? Falando "grilês"? ou movendo suas barrigas assim como ele? Papai Coruja aparece para buscar seus filhos ao mesmo tempo que o pai do pequeno grilo faz o mesmo, para levar seu filho cantante para casa. Depois de toda a aventura, Mamãe Coruja avisa sobre os perigos de sair escondido e canta para eles uma canção de ninar.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 111 - LILICA, LILICA!

Lilica quer visitar uma amiga em outra fazenda, mas não encontra ninguém para levá-la. Fica furiosa e acaba indo sozinha, desobedecendo Lola e Zazá. Júlio a encontra.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 118 - O MUNDO É UM LUGAR ANTIGO E GRANDE

TODOS AJUDAM JÚLIO A REALIZAR UM TRABALHO DE ESCOLA: O PROFESSOR DE HISTÓRIA PEDIU PARA ELE LEVAR ALGUÉM MAIS VELHO QUE CONTASSE A HISTÓRIA DO SEU TEMPO. PRIMEIRO ELE CHAMA O AVÔ, MAS ELE NÃO PODE IR. OS AMIGOS O AJUDAM E LOLA É A ESCOLHIDA PARA CONTAR A SUA VIDA.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG IV

PEPPA PIG IV - 32 A TAGARELA, A VAN DO SR. RAPOSO E OS AMIGOS GRANDES DA CHLOÉ

EP 18 - Susie Sheep diz a Peppa que ela é uma tagarela. Peppa tenta o seu melhor para ficar em silêncio, mas ela simplesmente não é boa nisso. EP 19 - Peppa e suas amigas precisam de um troféu para o vencedor de sua corrida, por sorte a van do Sr. Fox tem tudo! EP 20 - Peppa visita sua prima Chloe e conhece seus grandes amigos e os ensina a jogar.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 26

Em Gibraltar, Vivi, Mochilão e Lanterninha se aventuram em cavernas e labirintos para ajudar Raul, um carimbo explorador, a encontrar um grande tesouro.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

O CRAQUE DA ESCOLA

Otto, sem querer, consegue fazer o truque especial durante o jogo de bobobol - truque este que vale muitos pontos. Ele é convidado a competir no time, mas a turma da 7ª série não fica feliz com o talento de Otto e desafia ele e sua turma. Só que Otto não esperava que no meio da partida a cidade mudasse para Monstrolândia - e agora ele tem que descobrir como é o truque ai também.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ÁGUA

Ao buscar água para reabastecer o reservatório da nave, nossos queridos viajantes acabam entrando de gaiatos numa competição olímpica muito diferente. Agora eles vão ter que usar suas habilidades em diversas modalidades para ajudarem a reestabelecer a ordem num planeta mais do que molhado.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

PERIGOS DO AMOR

BORIS E RUFUS TENTAM ANIMAR O DIA DOS NAMORADOS DE ENZO COM UMA POÇÃO QUE FAZ JENNIFER CAIR DE AMORES POR ELE. MAS OS PETS NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA O RESULTADO DESSA PAIXÃO.
Conheça o Programa
livre
CASAKADABRA

07 - CONTRADIÇÃO

CLARICE ACREDITA QUE EXISTEM VERDADES IMUTÁVEIS. DENTRO DA CASA DON BIGODON MOSTRA PARA BINA, KINO E LINO QUE É POSSÍVEL EXISTIR PONTOS DE VISTA DISTINTOS.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O SUMIÇO DA JUJUBA

Cascão está desesperado com o sumiço da sua querida Jujuba. O seu bichinho de estimação não amanheceu ao seu lado como de costume. O Cebolinha aparece para ajudá-lo a descobrir o paradeiro dela. Afinal, onde estará essa tal de Jujuba? Assista e descubra.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O TEATRO DOS FANTOCHES

Cascão e Cebolinha resolvem fazer uma apresentação de bonequinhos de fantoche, mas não contavam que iam ter uma competição acirrada da Mônica e Magali. Na sua missão de agradar o público a qualquer custo, os dois fazem de tudo para eliminar a competição, e é aí que o bicho pega!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O TOPETINHO MUTANTE

Nosso amigo Cascão se recusa a seguir a nova moda em cabelos por ter que lavar para poder fazer um penteado novo, mas depois de ver o quanto as meninas estavam curtindo essa nova onda de topetes ele resolve pedir ajuda ao seu amigo Franjinha, que tem uma solução inovadora e de alta tecnologia. Só que o que era para ajudar, acabou atrapalhando…e muito!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

OS 4 MÚSICOS DO BAIRRO DO LIMOEIRO

A turminha incorpora os personagens dos Saltimbancos e saem por aí aprontando. Depois de serem abandonados, eles se unem para participarem do grande concurso de música do bairro do Limoeiro. Em que lugar sera que eles ficaram? Não perca a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali numa aventura musical eletrizante.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1302

NO REPÓRTER ECO DE HOJE ,CONHEÇA O CONCEITO QUE MOSTRA COMO A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL É UMA ALIADA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. ENTENDA TAMBÉM OS IMPACTOS DO ABANDONO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS. E AINDA, UMA ESCOLA ADOTA O MODELO SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO. RECICLAGEM , REUSO DE ÁGUA E GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA FAZEM PARTE DA ROTINA DESTES ALUNOS. UM DRAMA NAS GRANDES CIDADES: CÃES E GATOS ABANDONADOS COMPETEM COM A FAUNA SILVESTRE E PODEM GERAM PROBLEMAS DE SAÚDE PARA A POPULAÇÃO. E, OBRA DO ESPANHOL IGNÁCIO RIMÊNEZ DEFENDE QUE AS ÁREAS NATURAIS BEM PRESERVADAS GERAM NEGÓCIOS, RENDA E EMPREGO.
Conheça o Programa
n
A GRANDE NATUREZA AZUL

ILHA DE ROATÁN

As ilhas das Bahamas são um paraíso para os amantes da natureza, espalhados por mais de 100.000 milhas quadradas do Oceano Atlântico, a cerca de 150 milhas da costa sudeste da Flórida. Apenas 30 das 700 ilhas das Bahamas são habitadas por seres humanos. Vinte e sete parques nacionais espalhados por todo o arquipélago fornecem proteção para habitats críticos e espécies ameaçadas.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 335 - EMPREGOS NO FUTURO

PRA COMEÇAR, EU TENHO DUAS NOTÍCIAS. UMA BOA E UMA MÁ. VAMOS COMEÇAR PELA MÁ: SE O SEU EMPREGO PODE SER FACILMENTE EXPLICÁVEL, VOCÊ, CERTAMENTE, SERÁ SUBSTITUIDO POR UMA MÁQUINA. AGORA, A BOA NOTÍCIA. O UNIVERSO DIGITAL, QUE VEM TRANSFORMANDO A MANEIRA COMO TRABALHAMOS, TAMBÉM VAI CRIAR NOVAS PROFISSÕES. VOCÊ CONSEGUE SE IMAGINAR COMO UM PSICÓLOGO DE ROBÔS? OU UM ADMINISTRADOR PREDIAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS? ALGUMAS PROFISSÕES TEM FUTURO GARANTIDO. VOCÊ CONFIARIA NUM ROBÔ PARA TRATAR DE SEUS DENTES? FARIA UMA CIRURGIA DELICADA SEM A PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO? ACHA QUE OS MUITO RICOS VÃO ABRIR MÃO DE UM PERSONAL TRAINER; ACREDITA QUE ALGUMA MÁQUINA VAI SUBSTITUIR UM BOM CHEF DE COZINHA? A REVOLUÇÃO DIGITAL TRAZ MUITAS SURPRESAS. NOS ESTADOS UNIDOS, UM ESTUDANTE CRIOU UM SISTEMA PARA CONVERSAR COM O COMPUTADOR UTILIZANDO APENAS O PENSAMENTO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
#PROVOCAÇÕES

#PROVOCAÇÕES - 21 - MARCELO FREIXO

Em nova fase, o programa #Provocações, agora comandado por Marcelo Tas, recebe o professor de história e deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo. No programa, ele fala sobre temas que estão em destaque na mídia nacional: a morte de Ágatha Félix, no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro; o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; Marielle Franco; e sobre o item excludente de ilicitude proposto em pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
Conheça o Programa
10
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 386 - 06/10/2019

DOMINGO NO METRÓPOLIS TEM A REPERCUSSÃO DA ESTREIA MAIS AGUARDADA DA SEMANA: CORINGA. A CANTORA E COMPOSITORA BAIANA PITTY FALA SOBRE O MERGULHO NAS PRÓPRIAS RAÍZES PARA CRIAR O NOVO ÁLBUM : MATRIZ. UMA EXPOSIÇÃO PARA PASSEAR PELA TRAJETÓRIA DE CILDO MEIRELLES, UM NOSSOS DOS NOSSOS MAIS IMPORTANTES ARTISTAS VISUAIS. LUTO NAS ARTES: UMA HOMENAGEM A SOPRANO NORTE AMERICANA JESSYE NORMAN.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 156

Curioso sobre como seria abrir a janela todos os dias e se deparar com a Torre Eiffel? Fotógrafo britânico registra um dos pontos turísticos mais famosos do mundo de uma perspectiva diferente. Veja também: - Conhecida pelos canais repletos de barcos que são casas, Amsterdã planeja construir um bairro flutuante com 30 residências. - Inspirado pela paisagem submarina, o artista dinamarquês Steffen Dam cria obras de vidro que chegam a custar até 100 mil euros. - Com um recorde de 3.973 batidas em dois minutos, o quarteto Fricksa vem conquistando fãs pelo mundo ao misturar danças tradicionais húngaras com ritmos e estilos contemporâneos. - A história do Saxofone: inventado em 1840, na Bélgica, o "sax" surgiu a partir da tentativa de Adolphe Sax de produzir um som que estivesse entre o clarinete e o oboé. O resultado foi um instrumento com características únicas e mais de dois séculos de história.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

A DATA SCIENCE COMO A NOVA CIÊNCIA SOCIAL DEFINITIVA

A data science como a ciência social definitive Com Kaike Nanne, jornalista É difícil pensar num aspecto da nossa vida que não esteja relacionado, de algum modo, a um computador. Involuntariamente e até de maneira voluntária, pouco a pouco vamos entregando nossa vida para os domínios das máquinas e aquilo que parecia um futuro longínquo já está aqui, no presente: big data, redes neurais, inteligência artificial autônoma… Quais são os perigos de uma sociedade baseada em algoritmos para nós, feitos de carne e osso? quais serão as consequências desses avanços espantosos para as ciências, para a sociedade, para a nossa privacidade daqui pra frente?
Conheça o Programa
14
PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - MARIANA 04 ANOS

DAQUI A UM MÊS, O MAIOR DESASTRE AMBIENTAL DO BRASIL COMPLETA QUATRO ANOS. O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MARIANA, EM MINAS GERAIS. O MAR DE LAMA DEIXOU UM RASTRO DE DESTRUIÇÃO: 19 MORTOS E CENTENAS DE DESABRIGADOS.O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL EM MINAS GERAIS AFIRMA QUE A FUNDAÇÃO RENOVA, RESPONSÁVEL PELA REPARAÇÃO DA TRAGÉDIA, NÃO ESTÁ CUMPRINDO O ACORDO FEITO COM A UNIÃO. DOS 42 PROGRAMAS A SEREM PROVIDENCIADOS, APENAS UM SAIU DO PAPEL.
Conheça o Programa
10
RETRATOS DE FÉ

RETRATOS DE FÉ - 23 - SEICHO NO IE - TEMP I

No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, líderes da Seicho No Ie falam das suas origens. Em Ibiúna, São Paulo, centenas de fiéis participam da Academia de Treinamento Espiritual. Um dos fiéis revela como conheceu a tradição religiosa e o que mudou na sua vida depois que se converteu à religião.
Conheça o Programa
livre
SALA DE CINEMA

GIRIMUNHO

Esta é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com seus sons.
Conheça o Programa
10
FIGURAS DA DANÇA 2011

ANA BOTAFOGO

A carioca Ana Botafogo é um dos maiores nomes da dança do Brasil. Aluna da academia de dança da bailarina Leda Iuqui, teve seu primeiro contrato como bailarina profissional no Ballet de Marseille, com direção de Roland Petit. Ainda na Europa freqüentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris, a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes e o Dance Center-Covent Garden, em Londres. Na década de 70 foi bailarina do Teatro Guaíra e posteriormente da Associação de Ballet do Rio de Janeiro. Torna-se a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1981, cargo que ocupa atualmente. Dançou as mais importantes obras do repertório clássico como solista, entre elas Giselle, de Jean Coralli (1779-1854) e Jules Perrot (1802-1892), considerado pela crítica uma de suas maiores interpretações. Dançou no mundo todo e teve importantes partners como Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Julio Bocca, Richard Cragun, Francisco Timbó, Marcelo Misailidis, Vitor Luis, entre outros. Na TV pode ser vista como Elisa, na novela Viver a Vida, de Manuel Carlos. Ana também escreveu um livro “Ana Botafogo – Na ponta dos pés”, baseado em entrevistas para Dalal Achcar e Leda Nagle.
Conheça o Programa
livre
PERSONA EM FOCO

IRENE RAVACHE

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
TRAJETÓRIAS

JERRY ADRIANI (2019)

Jair Alves de Souza nasceu no bairro do Brás, em São Paulo, e tornou-se artisticamente conhecido como Jerry Adriani. Iniciou sua carreira em 1964, ano em que lançou o LP “Italianíssimo”. Em 1965, estourou nas paradas de sucesso com “Um Grande Amor”. Na mesma época, apresentou o programa “Excelsior a Go Go” pela TV Excelsior de São Paulo em parceria com o comunicador Luiz Aguiar. No cinema, como ator/cantor participou dos filmes: “Essa Gatinha a Minha” , “Jerry, A Grande Parada”, “Jerry em busca do tesouro”. Ele foi o responsável pela vinda de Raul Seixas para o Rio de Janeiro, de quem se tornara grande amigo ainda em Salvador. O Trajetórias de hoje homenageia a história de Jerry Adriani. Entrevistadores: Maíra Zimmermann e Julio Medaglia
livre
SERTÃO DE DENTRO

09 - PANKARARÉ

NESTE EPISÓDIO, GERALDO SARNO REVISITA A COMUNIDADE DE ÍNDIOS PANKARARÉ PARA MOSTRAR COMO A COMUNIDADE INDÍGENA VIVE HOJE COM A DEMARCAÇÃO DE TERRA.
livre
DOC TV II

O ZERO NÃO É VAZIO (SP)

O filme “O zero não é vazio” aborda o lugar que a escrita tem para aquele que escreve. Através de visitas aos locais onde se realiza a escrita, os diretores entraramem contato com o que estava guardado em armários e gavetas, como a escrita de Gregório ou de Arturo. Ou ainda, com aquilo que estava exposto no espaço público como a escrita de Marcia, colada em postes de iluminação e arvores nas calçadas do bairro de Higienópolis ou a escrita do Condicionado, pequenas ofertas aos passantes que circulam pela Avenida onde mora. O gesto da escrita revela em cada um a singularidade. Assim Gregório escreve como se fala, nomeando as presenças do mundo no instante mesmo em que elas estão sendo criadas. O condicionado persegue a permanência de um traço original, pois para ele tudo o que faz se desmancha, desaparece. Tatiana busca alcançar através da escrita de suas máquinas o ideal científico de um corpo sem falhas. Orlando corrige o defeito da língua feminilizando as palavras. São escritas muito singulares, escritas excessivas, mas raramente lidas pois não se conformam aos códigos já estabelecidos. Não se apoiam no sentido, não buscam uma comunicação. Subvertem as leis da linguagem, inventam palavras, manipulam as letras, modelam o vazio como diz Arturo, o tecelão da sombra.
Conheça o Programa
14
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 32

Convidados: Mario Chamie e Nelson de Oliveira • Chamie: A poesia práxis é considerada um movimento de vanguarda. O que é práxis? • Nelson: Você criou o conceito de Geração 90. O que isso tem a ver com a ideia de vanguarda ou movimento? • Chamie: Ao contrário da poesia concreta, que teve vários seguidores, ficou associada apenas a seu nome. Práxis teve seguidores? Foi um movimento ou uma proposta individual? • Nelson: A rubrica Geração 90 foi acusada de ser mais publicitária do que estética. Ela nasceu de um consenso entre os participantes ou foi uma atitude promocional? • Chamie: Num ensaio de A Palavra Inscrita, vc sugere que a poesia práxis teve influência sobre artistas como Glauber Rocha, José Celso Martinez Corrêa, Osman Lins, Ferreira Gullar e Chico Buarque. Eles reconheceram essa influência? • Chamie: Que caminhos tomou sua poética após práxis? Pegando carona na pergunta do Claudiney, hoje vc é mais ensaísta ou poeta? • Nelson: Você parece beber numa fonte muito diferentes dos escritores da prosa urbana contemporânea, em autores como Murilo Rubião e Campos de Carvalho. Existem linhagens ocultas na literatura brasileira? Você se filia ao surrealismo? (pedir para contar sobre as cartas anônimas e performances de que foi alvo) • Nelson: O que caracteriza a polêmica de hoje? Existe ponto de vista crítica ou é guerra de vaidades? • Chamie: A crítica literária olha para além do mercado, do sistema editorial e dos autores midiáticos? • Nelson: A ensaísta Flora Sussekind associou a micronarrativa e as personagens de identidade instável da literatura contemporânea à perda de sentido de realidade, a uma infraestrutura econômica instável, rarefeita, dominada pela espiral financeira. Nesse contexto, ela cita Subsolo Infinito. Vc se encaixa nesse perfil? Mais que isso: os escritores contemporâneos têm esse grau de reflexão? • Chamie: Como criador de uma proposta poética de cunho também político, a poesia tem hoje algum poder de intervenção na cena cultural ou social? Ela traduz o contexto? • Chamie: Você foi prejudicado por sua atuação política? Você aceitaria um cargo político num governo do PT ou do PSDB? A intelectualidade desses partidos tem autoridade moral para condenar sua participação na gestão do prefeito Reynaldo de Barros? • Nelson: Qual os significado dos blogs e das festas literárias? Elas não criam um ambiente festivo, em que a literatura concilia com o mundo, ao invés de problematizá-lo? • Chamie: Seu romance Pauliceia Dilacerada – que fala do impacto devastador da atuação pública sobre a vida de Mário de Andrade – é uma resposta ao massacre e ao esquecimento que você mesmo sofreu? Você buscou um paralelo entre a atuação de Mário de Andrade e a sua?
Conheça o Programa
livre