Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 04 de Agosto

ABERTURA DA EMISSORA

A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

JOÃO VISITA BELLA

JOÃO, UM GAROTO DE 13 ANOS DO MUNDO DA ROBÓTICA, VISITA BELLA QUE VIVE EM UM TEMPLO BUDISTA.
livre
A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO

GRANDE ENCONTRO

NO ÚLTIMO EPISÓDIO DA SÉRIE TODAS AS CRIANÇAS SE REENCONTRAM PARA UM GRANDE NÚMERO CIRCENSE.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 19 - MEDICINA AYURVÉDICA - 2ª PARTE

O PROGRAMA CONTINUA FALANDO SOBRE A MEDICINA AYURVÉDICA. NO VIVER NATURAL NOSSO ASSUNTO É MEDICINA AYURVÉDICA. ANTIGA ARTE DA SAÚDE DO CORPO, MENTE, ESPÍRITO, A MEDICINA AYURVÉDICA TEM SIDO PRATICADA NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 5.000 ANOS. A MEDICINA AYURVÉDICA TRATA O SER HUMANO COMO UM TODO E ENSINA QUE UMA COMBINAÇÃO DE PADRÕES DE ENERGIA CRIA SUA CONSTITUIÇÃO INDIVIDUAL (DOSHA OU BIOTIPO), E INFLUÊNCIA TODOS OS ASPECTOS DE SUA VIDA. A AYURVÉDICA BASEIA-SE NA PREMISSA DE QUE A MENTE E O CORPO SÃO UNIFICADOS NO NÍVEL DA CONSCIÊNCIA, E ATRAVÉS DESSE CAMPO UNIFICADO, AMBOS, CORPO E MENTE, SE AFETAM DE MANEIRA RECÍPROCA. A AYURVÉDICA FOI A PRIMEIRA CIÊNCIA PSICO-NEURO-IMUNOLÓGICA, PORQUE POR MILHARES DE ANOS VEM ENFATIZANDO O PAPEL DO PENSAMENTO E DO COMPORTAMENTO NA SAÚDE E NA DOENÇA. COMO RESULTADO, QUANDO OS PRATICANTES DE AYURVÉDICA SE DEPARAM COM UM PROBLEMA FÍSICO, ELES OBSERVAM A PESSOA QUE APRESENTA AQUELE PROBLEMA E NÃO APENAS OS SINTOMAS PROPRIAMENTE DITOS. A ANAMNESE ABRANGE A TOTALIDADE DO INDIVÍDUO, DESDE OS ASPECTOS MAIS PROFUNDOS DE SUA MENTE E EMOÇÕES, ATÉ OS MAIS EXTERNOS, RELACIONADOS AO ESTILO DE VIDA E AO MEIO-AMBIENTE. NA MEDICINA AYURVÉDICA OS PACIENTES SÃO CLASSIFICADOS POR TIPOS CORPORAIS, OU PRAKRITI, DETERMINADOS PELAS PROPORÇÕES ENTRE OS TRÊS DOSHAS.
Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 11

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: OS CAFÉS ESPECIAIS E OS PRESUNTOS ARTESANAIS PRODUZIDOS EM UMA FAZENDA NO AGRESTE PERNAMBUCANO. OS ANIMAIS RECEBEM TRATAMENTO ESPECIAL: COMEM FRUTAS, CASTANHAS E OUVEM ATÉ MÚSICA.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 18

EP 18 - Bia Neres, atleta profissional fala sobre o início de sua carreira e também sobre diversão. Mário Canna dá dicas para manutenção de bicicletas.Uma entrevista com Clint Miller, um australiano apaixonado por BMX e que fundou uma empresa chamada Colony BMX. Instituto Cicloativo do Brasil, apresenta sua proposta, que é fazer o bem e promover a desigualdade social. Para finalizar, uma homenagem a Henrique Avancini, campeão mundial de XCM (2018) e um dos maiores atletas de Mountain Bike do Brasil.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

BIOSSIMILARES - REUMATOLOGIA

As doenças reumáticas são a segunda causa de gastos com auxílio-doença no País. Ao todo 15 milhões de brasileiros sofrem com o problema, segundo dados do Ministério da Saúde, tornando as doenças reumáticas um sério problema de saúde pública. Felizmente, existe uma nova classe de medicamentos que podem contribuir com o acesso das pessoas às novas tecnologias. São os medicamentos biossimilares. Neste educativo, vamos entender o que são esses medicamentos e quais os seus benefícios.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: JOSÉ CAETANO ERBA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de José Caetano Erba, a influência do músico na carreira de várias duplas. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Tião do Carro e Mulato, Jack, Liu e Léu, Zé do Cedro e João do Pinho, Mococa e Paraíso, Leôncio e Leonel, Craveiro e Cravinho, Zá Henrique e Gabriel, Durval e Davi, Peão Brasil e Parentinho, Zé do Cedro e Tião do Pinho, Leyde e Laura.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 545

Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 74

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 01 - PIXINGUINHA

Este programa homenageia o compositor e instrumentista Pixinguinha
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM05 - TEMPORADA 2 - NELSON AYRES & MONICA SALMASO

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 14

SOBRE CRIATURAS E DRAGÕES Nella leva umas criaturas selvagens para a escola a fim de mostrar para a classe, mas as coisas logo ficam fora de controle. CARRUAGENS, VEÍCULOS E GIGANTES Dois irmãos gigantes de pedra têm um desentendimento, deixando a carruagem da família de Nella pendurada no topo de sua ponte.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

A LUPA DO PINTINHO - 24

A Lupa do Pintinho / Ovo Surpresa (Unicórnio) / Escada para o Sucesso / Hora da Música (Tororó) A Lupa do Pintinho O Pintinho Amarelinho usa sua lupa para ver os insetos do jardim, todos em tamanho grande. Escada Para o Sucesso A banda "As Naftalinas", liderada pela Baratinha, sai em uma aventura em busca de um brinquedo especial que ao final revela-se ser um piano. É o brinquedo perfeito para todos aprenderem as notas musicais.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

ERA UMA VEZ UMA SEMENTE

Biel constrói uma super máquina de comer frutas feita com galhos, cipós, sementes, etc. Enquanto as corujinhas brincam, a Mamãe Coruja alerta para terem cuidado com as suas orquídeas no final do galho. Biel sem querer quebra uma florzinha, mas, envergonhado, esconde das irmãs o ocorrido. Logo saem pela floresta em busca de sementes maiores para usarem na máquina de comer frutas. Surge um esquilinho agitado em busca de suas sementes enterradas. Bubu sugere irem colher framboesas. Aparece uma raposa cheia de flores em seus pelos, trazidas do campo de alfazemas, e depois uma joaninha explica as partes de uma planta e o processo para o seu desenvolvimento. De volta ao ninho, Biel conta para a Mamãe o que aconteceu com a orquídea e ela imediatamente o desculpa, gratificando sua valentia ao dizer a verdade e depois canta a linda canção “Giragira girassol!”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 53 - ORAS BOLAS!

O tema é esportes com bola. Júlio ganha uma bola de seu avô. Fica feliz e vai brincar com o pessoal no quintal. Ele explica quais esportes podem ser praticados com os pés e quais podem ser praticados com as mãos.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O CORPO FALA

Orelha ardendo é sinal de que estão falando mal de você. Morder o dedo mindinho faz o fofoqueiro morder a língua. Se o pé está formigando, o tempo vai esfriar. A Magali sabe tudo das mais estranhas crendices do corpo humano!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O DIA EM QUE DERROTEI A MÔNICA

O Cebolinha estava em apuros fugindo da Monica quando entrou numa caverna escura para escapar. Mau sabia ele que encontraria algo que sempre sonhou: Um jeito para derrotar a Mônica de uma vez por todas. Será que desta vez o seu plano vai realmente ser infalível? Não perca pois desta vez a Mônica pode perder o trono.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 08

No Egito, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Núbia, uma estátua que esqueceu a chave de casa e não consegue entrar na pirâmide onde mora. Para ajudar a nova amiga, a turma vive uma aventura cheia de mistérios e charadas.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

CINEMA EM CASA

Otto, Witchelly e Lobiberto estão assistindo ao filme Star Wars, mas Lobi destrói o DVD e eles levarão uma multa da Dona Glenda, por conta disso. Otto então tem a ideia de regravar o filme e entregar, para que Dona Glenda não perceba, já que ele sabe de cabeça todas as cenas. Quando a cidade muda de Monstolândia para Bobolândia, Otto não sabe mais como é o filme e precisa pedir ajuda a Franco - que torna-se um diretor controlador.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

PEQ. PRÍNCIPE

Um encontro inusitado no meio do espaço os leva para o famoso asteroide B612. Lá eles vão encontrar o único habitante desse planeta, o Pequeno príncipe, que já não é tão pequeno, virou um velho rabugento de tanto ficar sozinho após a rosa já ter ido dessa pra melhor. A dificuldade será conseguir com que o Pequeno príncipe, muito mau humorado e desconfiado, use seu conhecimento em botânica para ajudar a recompor a horta que é levada dentro da nave e utilizada para filtrar todo o ar dentro da nave.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

FORA DE ÓRBITA

RUFUS TENTA CHAMAR A ATENÇÃO DOS AMIGOS, MAS TUDO QUE CONSEGUE É INDIFERENÇA. DEPOIS DE MONTAR O QUEBRA-CABEÇA MAIS DIFÍCIL DO UNIVERSO, ELE E BORIS SÃO ABDUZIDOS POR UMA NAVE ALIENÍGENA.
Conheça o Programa
livre
SEU CÃO É UM GÊNIO?

SEU CÃO É UM GÊNIO? - 01

Seu cão nasceu um gênio? Ou ele aprende com o melhor – você? Cães conseguem fazer coisas incríveis, mas quanto dessa genialidade vem do relacionamento com você? A pesquisa do Dr. Hare acende uma luz na mente canina e ajuda você a conhecer melhor o seu cão.
Conheça o Programa
livre

livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1293

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA A ANÁLISE DOS CIENTISTAS SOBRE O COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS E A SEMELHANÇA COM OS HUMANOS. CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO QUE INCENTIVA ESTUDANTES A TRANSFORMAR SUCATA EM OBJETOS DE ROBÓTICA. E AINDA, PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS,NO INTERIOR PAULISTA, CRIAM NOVAS TECNOLOGIAS PARA REMOVER POLUENTES DA ÁGUA. UMA DOS MÉTODOS PODE REDUZIR E DEGRADAR O GLIFOSATO - UM DOS AGROTÓXICOS MAIS USADOS NO BRASIL. A PROFESSORA DÉBORA GARÓFALO FOI UMA DAS FINALISTAS DO PRÊMIO CONSIDERADO O NOBÉL DA EDUCAÇÃO POR PROMOVER A RECICLAGEM COM CRIATIVADE ENTRE OS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. E , CENAS RECENTES DE UMA ORCA E DE UM GOLFINHO CARREGANDO O FILHOTE MORTO ALIMENTAM O DEBATE SE OS BICHOS VIVEM OU NÃO O LUTO.
Conheça o Programa
n
ILHAS OCULTAS DA AUSTRÁLIA

ILHA DOS CANGURUS

A Ilha Kangaroo, ao largo da costa sul da Austrália, é uma fortaleza oceânica cortada por mares selvagens e atingida por brutais ventos do Oceano Antártico. É um refúgio encantado onde alguns dos mais icônicos animais da fauna continental fizeram uma última parada. Em Seal Bay, os leões-marinhos australianos vivem entre o oceano e a costa. Os machos dominantes competem pelos direitos de reprodução nas praias. Bandos de cacatuas pretas lustrosas voam acima. Esta subespécie de cacatua está ameaçada e agora é encontrada apenas na Ilha Kangaroo. É o isolamento da ilha do continente que está ajudando a forjar outras novas espécies também. Um parente do canguru cinza ocidental, a variante marrom da Ilha Kangaroo se reúne em multidões para se alimentar e lutar pelos direitos de reprodução. Este episódio conta a história da vibrante e abundante versão da vida selvagem do continente à deriva e sozinho no Oceano Pacífico.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 326 - O COLAPSO DAS CIVILIZAÇÕES

ESTARIA A ATUAL CIVILIZAÇÃO A CAMINHO DA AUTO-DESTRUIÇÃO? SERÁ QUE O HOMEM MODERNO TEM UM ENCONTRO COM A HISTÓRIA QUE VAI MARCAR O INÍCIO DO FIM DE TUDO QUE FOI CONSTRUIDO NOS ÚLTIMOS DOIS MIL ANOS? PARA UM GRUPO DE PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE, OS FATORES PARA ESSE DECLÍNIO ESTÃO AÍ, AOS OLHOS DE TODOS. SÓ QUE MUITOS NÃO QUEREM ENXERGAR. PARA CITAR APENAS ALGUNS, OS ESTUDIOSOS APONTAM: AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, AS DESIGUALDADES ECONÔMICAS E GOVERNOS AUTORITÁRIOS - QUE ATROPELAM OS DIREITOS CIVIS E AS LIBERDADES FUNDAMENTAIS, CONQUISTADAS AO LONGO DO ÚLTIMO SÉCULO. NUNCA É DEMAIS LEMBRAR, SEGUNDO OS HISTORIADORES, QUE OS GRANDES IMPÉRIOS NÃO FORAM DESTRUÍDOS. ELES SE AUTO-DESTRUIRAM. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, QUE PASSA EM REVISTA AS AMEAÇAS À CIVILIZAÇÃO ATUAL.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 147

Confira nesta edição: - Com 110 quilômetros, e 94 estações coloridas, a rede de metrô de Estocolmo é a galeria de arte urbana mais longa do mundo. - Duo francês Ella & Pitr cobre o cinza do concreto com o colorido do que eles chamam de 'gigantes adormecidos'. - Especialista em grafite reverso, o alemão Klaus Dauven cria imagens gigantes removendo a sujeira de muros e monumentos com uma lavadora de alta pressão. - Fachadas coloridas com grandes telas bordadas em ponto-cruz são a especialidade da espanhola Raquel Rodrigo. - Depois de se especializar em reproduzir ícones da história da arte, o artista plástico Julio Anaya trocou as telas convencionais pelos muros da Andaluzia. - Dupla espanhola Pichi&Avo conecta o grafite com a mitologia greco-romana.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 377 - 04/08/2019

TEM O FILME QUE MOSTRA A ASCENSÃO E QUEDA DE WILSON SIMONAL. O REI DA PILANTRAGEM E OS DRAMAS DE QUEM PERDEU TUDO. NO ESTUDIO TEM MARCELO JENECI E BANDA MOSTRANDO MUSICA NOVA. O NOVO REI LEÃO E A TECNOLOGIA DE ANIMAÇÃO ENVOLVIDA PARA DAR VIDA AOS PERSONAGENS. E MAIS: O CENTENÁRIO DO TOCADOR DE PÍFANOS SEBASTIÃO BIANO, DICA DE SÉRIE PARA QUEM SE INTERESSA POR VIAGEM NO TEMPO E EXPOSIÇÕES PELO MUNDO.
Conheça o Programa
livre
VITRINE BRASIL

VITRINE BRASIL - 14

O VITRINE BRASIL MERGULHA NAS ÁGUAS DE FERNANDO DE NORONHA, UM PARAÍSO BRASILEIRO NO OCEANO ATLÂNTICO./ TE LEVA ATÉ O PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO, NO TOCANTINS.// VOCÊ VAI CONHECER UM JEITO NOVO DE PENSAR A RELAÇÃO ENTRE MEIO AMBIENTE E PRODUÇÃO ECONÔMICA NA BACIA DO ARAGUAIA //SÃO PAULO NÃO PARA DE CRESCER. NÃO É DE HOJE QUE A METRÓPOLE MAIS POPULOSA DO PAÍS EXPLORA ESPAÇOS DE BAIXO DA TERRA. TEM TÚNEL SOB O QUARTEL DA ROTA// UMA HORTA NO SUBSOLO DE UM EDIFÍCIO. // E UM BAR NO SUBTERRÂNEO DO TEATRO MUNICIPAL.
Conheça o Programa
livre
GENIUS II - PICASSO

GENIUS II - PICASSO - 05

Picasso (Antonio Banderas) faz um grande esforço para convencer Françoise Gilot (Clémence Poésy) a morar com ele. Enquanto isso, o jovem Pablo (Alex Rich) luta para combinar com o gênio de Matisse. Ele encontra uma inspiração sombria de sua relação azeda com Fernande Olivier (Aisling Franciosi).
Conheça o Programa
16
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

POLÍTICA COMO VOCAÇÃO: O QUE WEBER TEM A DIZER SOBRE O MUNDO ATUAL?

POLÍTICA COMO VOCAÇÃO: O QUE WEBER TEM A DIZER SOBRE O MUNDO ATUAL? Há 100 anos, em 1919, o economista e sociólogo alemão Max Weber publicava sua célebre conferência: “A Política como vocação”. O quanto esta obra continua atual? O que Weber diria sobre o mundo e o Brasil de agora? Neste Café Filosófico especial, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, que já esteve à frente do poder executivo do Brasil, fala sobre como ler Weber hoje e como Weber nos ajuda a ler nosso universo político atual
Conheça o Programa
14
INSPIRA.MOV BRASIL II

LORELAY FOX

1.LORELAY FOX - Quando inaugurou seu canal no YouTube, Lorelay Fox, a drag queen criada pelo publicitário Danilo Dabague, não imaginava a repercussão que seus vídeos sobre preconceito e aceitação teriam. Neste programa, Lorelay/Danilo conta sua trajetória de menino do interior a celebridade da web – e a responsabilidade que assumiu de combater a homofobia com bom humor e muito glamour.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

TEMPORADA I - 14 - ESPIRITISMO

“Retratos de Fé” visita Palmelo, em Goiás, considerada a capital espírita do Brasil para explicar como acontece o desenvolvimento dos dons mediúnicos e como esses dons são colocados à disposição da doutrina. Em Salvador, Bahia, uma líder espírita fala sobre a presença do Espiritismo no mundo e os trabalhos sociais realizados no Brasil. Em Pedro Leopoldo, Minas Gerais e em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o programa acompanha o dia a dia dos praticantes da tradição.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

AGNALDO TIMÓTEO

livre
FIGURAS DA DANÇA 2013

JANICE VIEIRA

Coreografa, bailarina, professora de danca e acordeonista, Janice Vieira nasceu em Lutecia (SP), e construiu sua trajetoria de 60 anos de carreira permeada pela música, a danca, e o teatro. Aos nove anos, comecou a estudar acordeon na cidade de Itapetininga (SP). Posteriormente, aos treze anos, mudou-se para Sorocaba e deu início aos estudos em balé clássico com Zelia Gentil. Em 1958, tornou-se aluna de Maria Olenewa, período em que criou sua escola de danca; o Studio de Danca Janice Vieira. A partir do encontro com Maria Duschenes, na decada de 60, passou a inserir aulas de danca moderna na metodologia de sua escola. No final da década de 60, Janice cria o Grupo de Danca Expressiva Folclorica, em Sorocaba, influenciada pela movimentacão da capoeira. No início dos anos 70, cria o Grupo Pro-Posicão Balé-Teatro, pioneiro na incorporacão do conceito de danca-teatro no Brasil. Entre os principais trabalhos do grupo, destacam-se Boiacão (1976), Silencio dos Pássaros (1978) e Sacrário (1978). Cria em parceria com a filha Andréia Nhhur, o solo Swan (2006), e as obras O cisne, minha mãe e eu (2008), LinhaGens (2009), além da obra Vis-a-Vis (2012).
Conheça o Programa
14
MANOS E MINAS III

ATTOXXÁ

No palco do Manos e Minas, ÀTTOOXXÁ. Desde 2015 na cena musical, eles estão causando ao ressignificar a música pop baiana a partir de sonoridades eletrônicas. Rafa Dias, Oz, Raoni Knalha e Chibatinha vão apresentar seu trampo mais recente, LUVBOX, que saiu no final de 2018. No slam, a poesia de Luciano Risalde, diretamente do Mato Grosso do Sul. - no quadro de dança, 'Sapo'. - dica leitura com Binho. - Erick Jay entrevista a cantora Bahamadia. - Manos e minas foi trocar uma ideia com Yuri Marçal
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 325 - VIAGEM PELO RIO NEGRO

BEM DISTANTE DOS GRANDES CENTROS, EXISTEM UM, DOIS, TRÊS, INÚMEROS BRASIS QUE A MAIORIA DE NÓS NEM IMAGINA. NESSES LUGARES, AS PESSOAS VIVEM DO QUE A TERRA E OS RIOS, OU SEJA, A NATUREZA, OFERECEM. LÁ, A PRESENÇA DO ESTADO É MÍNIMA OU NENHUMA. E, NA MAIORIA DAS VEZES, QUANDO APARECE, É PARA ATRAPALHAR. VIVER NESSES LOCAIS EXIGE MUITA FORÇA E DETERMINAÇÃO. BEM MAIS DO QUE O NECESSÁRIO NAS GRANDES CIDADES. EM BUSCA DE UM RETRATO DESSE BRASIL DISTANTE, A REPÓRTER LAÍS DUARTE PERCORREU AS ÁGUAS DO RIO NEGRO, NA AMAZÔNIA, CONVERSOU COM OS RIBEIRINHOS E TROUXE PARA ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA UM IMPORTANTE DOCUMENTO. UM REGISTRO DE COMO VIVEM ESSES BRASILEIROS NESSE MUNDO DISTANTE. UM MUNDO AINDA PRESERVADO, MAS AMEAÇADO. VEJA QUE BRASIL É ESSE.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1293

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA A ANÁLISE DOS CIENTISTAS SOBRE O COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS E A SEMELHANÇA COM OS HUMANOS. CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO QUE INCENTIVA ESTUDANTES A TRANSFORMAR SUCATA EM OBJETOS DE ROBÓTICA. E AINDA, PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS,NO INTERIOR PAULISTA, CRIAM NOVAS TECNOLOGIAS PARA REMOVER POLUENTES DA ÁGUA. UMA DOS MÉTODOS PODE REDUZIR E DEGRADAR O GLIFOSATO - UM DOS AGROTÓXICOS MAIS USADOS NO BRASIL. A PROFESSORA DÉBORA GARÓFALO FOI UMA DAS FINALISTAS DO PRÊMIO CONSIDERADO O NOBÉL DA EDUCAÇÃO POR PROMOVER A RECICLAGEM COM CRIATIVADE ENTRE OS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. E , CENAS RECENTES DE UMA ORCA E DE UM GOLFINHO CARREGANDO O FILHOTE MORTO ALIMENTAM O DEBATE SE OS BICHOS VIVEM OU NÃO O LUTO.
Conheça o Programa
n
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 20 EDUCAÇÃO INTEGRAL - 26/09/2018

HOJE NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL./ UM NOVO CONCEITO QUE NÃO TEM A VER COM TEMPO, MAS SIM COM UMA APRENDIZAGEM QUE ABRAÇA TODAS AS NECESSIDADES DO ALUNO, DA PESSOA E DO CIDADÃO./ NOSSA CONVIDADA É SIMONE ANDRÉ - GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE./ ATÉ LÁ.//
Conheça o Programa
livre
DOC TV II

MANDINGA EM MANHATTAN (BA)

Contemplado com o DOC TV, programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura que financia filmes para exibição inédita em rede pública de televisão, o documentário Mandinga em Manhatan, produção baiana assinada pela X Filmes, será lançado em setembro em cadeia nacional. O filme do publicitário e cineasta Lázaro Faria, tem 55 minutos com o roteiro do projeto da jornalista Lúcia Correia Lima e roteiro final da roteirista Isabella Lago. Com locações na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Los Angeles, Universidade de Notre Dame e Michigan, Chicago e Nova Iorque, o documentário traz depoimentos de diversos antropólogos e pesquisadores, além de mestres de capoeira responsáveis por divulgar mundialmente a capoeira, que hoje está em mais de 160 países de todos os continentes. O filme é dividido em três momentos: a história da capoeira, com relatos dos mestres antigos, entre eles João Grande e João Pequeno, este ainda residente no Brasil; o fluxo ou ida dos capoeiristas para o exterior; e o refluxo ou retorno dessa divulgação em termos de imagem positiva para o Brasil.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 23

PERGUNTAS BLOCO 1 • Maria Rita: Você acaba de publicar um livro sobre a depressão. Qual a importância desse distúrbio doença psíquica? Existem doenças que traduzem uma época? • Beatriz: Na hora de escrever um romance ou conto, você escolhe um assunto que seja “sintomático”? • Maria Rita: Existe hoje espaço para a intervenção intelectual de um psicanalista? A psicanálise tem repercussão? • Beatriz: A literatura, a ficção, tem algum alcance? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Olgária Matos para Maria Rita Kehl (pobreza do mundo interior) • Beatriz: Pegando carona nessa pergunta, você escreveu o argumento do filme Cronicamente Inviável, do Sergio Bianchi, que expõe o lado perverso das elites brasileiras. Onde existe “mundo interior” nessa realidade dividida entre elites preconceituosas e uma massa de pessoas oprimidas e aterrorizadas? • Maria Rita: na falta de perspectiva de transformações políticas ou econômicas efetivas, a questão ética substituiu as questões infra-estruturais,? (Lembrar Castoriadis) • Beatriz: você estreou com o romance Azul e Dura, que narra história de uma mulher de classe alta que atropela uma inválida; de onde veio essa espécie de cena inaugural da sua obra? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Olgária Matos para Beatriz (tempo da leitura) • Maria Rita: Videologias, escrito com Eugênio Bucci, é uma análise dos mecanismos ideológicos da televisão. O que mudou nos últimos anos na relação da nossa subjetividade com a mídia? • Beatriz: Em Meu Amor, você escreve contos a partir de episódios de grande repercussão como os assassinatos do menino João Helio ou de Isabela Nardoni – mas seu foco é o tratamento que esses assuntos tiveram na mídia. A violência da informação pode indignar tanto quanto a violência em si? • Maria Rita: é como é p/ vc participar desse universo midiático, televisivo? • Beatriz: Vc participou Flip e publicou em Meu Amor um conto – “Comida em Parati” – que contém críticas, ou pelo menos ironias, em relação a essa exposição do autor. Eventos como esse fazem a obra ser substituída pelo autor? PERGUNTAS BLOCO 4 • Maria Rita: quando se fala em depressão, sempre vem à tona a questão dos psicofármacos: remédios psiquiátricos são uma forma de apaziguar os conflitos? • Beatriz: Você passou do tema da culpa social em Azul e Dura, para a culpa política, em Não Falei. Como foi esse processo. A culpa é tão central quanto a depressão? Azul e Dura: "irmandade apátrida" da riqueza globalizada: o "único pecado é o fracasso", Não Falei: "Deixamos isso acontecer, acontecemos esse horror. (...) Talvez jamais alguém tenha me considerado um traidor, a não ser eu mesmo", • Maria Rita: por que o título O tempo e o cão? Vc já lidou pessoalmente com a depressão? • Beatriz: que importância teve o trabalho como editora para sua literatura?
Conheça o Programa
livre