Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 03 de Novembro

ABERTURA DA EMISSORA

FRUTOS ESQUECIDOS

livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 14

EP 14 - Dra. Patricía Campos, Ana Polegatch e Giba Ambrogi falam sobre os efeitos da nutrição no ciclismo. Reportagem com o Min. De Mobilidade e Serviços Público de Bruxelas: Pascal Smet. Filipe Chiminazzo, Viviane Abdalla, Paulo Nigro e Paula Saboia falam sobre a Vélo 48. Francisco Martins fala sobre o projeto: Daemon Cycling. Beto Ambrósio conta como foi pedalar do Brasil ao México.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

CÂNCER DE PRÓSTATA - 2019

O câncer é uma doença cada vez mais incidente e temida pela população. Neste educativo, vamos abordar o câncer de próstata, que é o mais comum no homem, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Apesar de ter uma taxa alta de cura, é uma doença silenciosa, que pode levar a óbito se não diagnosticado precocemente e tratado corretamente.
Conheça o Programa
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

ENCONTROS: FAMÍLIAS (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de famílias se apresentando no programa, participam os seguintes artistas: Vieira & Vieirinha, Lui & Léu, Zico & Zeca, Craveiro & Cravinho, Cezar & Paulinho, Ed e Fábio Cesar, André e Andrade, Irmãs Freitas, Bárbara Viola e Sandra Reis, Nonô e Naná, Zita Carreiro e Carreirinho, Joseval e Josiane, Moacyr e Sandra, Almir Sater, Rodrigo Sater e Gisele Sater, Renato Teixeira e Chico Teixeira, Grupa Paranga.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 558

Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 27

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: PESQUISAS GARANTEM RECORDE DE PRODUÇÃO E A ALTA QUALIDADE DO CAFÉ. AGROFLORESTA, TÉCNICA DE CULTIVO QUE ALIA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS COM PRESERVAÇÃO DE FLORESTAS, GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO E É EXEMPLO DE CULTIVO SUSTENTÁVEL. E A QUALIFICAÇÃO DO PRODUTOR, INVESTIMENTOS EM GENÉTICA E EM TECNOLOGIA CONTRIBUEM PARA QUE UMA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS MANTENHA O TÍTULO DE SEGUNDA MAIOR PRODUTORA DE LEITE DO BRASIL.
Conheça o Programa
livre
MUNDO MUSEU  I

14 - MUSEU MERCEDES BENZ

UM MISTO DE PASSADO, PRESENTE E FUTURO. ASSIM É ESTE MUSEU, NO INTERIOR DA ALEMANHA. ATRAVÉS DE INTERAÇÕES, OBJETOS HISTÓRICOS, DESENHOS E ANIMAÇÕES, MAS, PRINCIPALMENTE, COM A EXPOSIÇÃO DE MAIS DE CEM CARROS REAIS, ESTE É UM PASSEIO PELA PAIXÃO DO HOMEM PELO AUTOMÓVEL. DESDE OS PRIMEIROS VEÍCULOS - QUE MUITOS ACREDITAVAM QUE JAMAIS SERIAM CAPAZES DE SUBSTITUIR AS CHARRETES PUXADAS POR CAVALO - ATÉ AS PROJEÇÕES DO QUE SERÁ O TRANSPORTE NO FUTURO, O MUSEU DA MERCEDES-BENZ, EM STUTTGART, É GARANTIA DE DIVERSÃO E INFORMAÇÃO PARA TODA A FAMÍLIA, COM ENGENHARIA, ARTE, DESIGN E ÓTIMAS HISTÓRIAS DE HOMENS E SUAS LUTAS INCANSÁVEIS PELO NOVO E PELO DESAFIO.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2019 - 2ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 01 - PIXINGUINHA

Este programa homenageia o compositor e instrumentista Pixinguinha
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM04 - TEMPORADA 1 - TONINHO FERRAGUTTI

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 14

SOBRE CRIATURAS E DRAGÕES Nella leva umas criaturas selvagens para a escola a fim de mostrar para a classe, mas as coisas logo ficam fora de controle. CARRUAGENS, VEÍCULOS E GIGANTES Dois irmãos gigantes de pedra têm um desentendimento, deixando a carruagem da família de Nella pendurada no topo de sua ponte.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

ERA UMA VEZ UMA SEMENTE

Biel constrói uma super máquina de comer frutas feita com galhos, cipós, sementes, etc. Enquanto as corujinhas brincam, a Mamãe Coruja alerta para terem cuidado com as suas orquídeas no final do galho. Biel sem querer quebra uma florzinha, mas, envergonhado, esconde das irmãs o ocorrido. Logo saem pela floresta em busca de sementes maiores para usarem na máquina de comer frutas. Surge um esquilinho agitado em busca de suas sementes enterradas. Bubu sugere irem colher framboesas. Aparece uma raposa cheia de flores em seus pelos, trazidas do campo de alfazemas, e depois uma joaninha explica as partes de uma planta e o processo para o seu desenvolvimento. De volta ao ninho, Biel conta para a Mamãe o que aconteceu com a orquídea e ela imediatamente o desculpa, gratificando sua valentia ao dizer a verdade e depois canta a linda canção “Giragira girassol!”.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

GALINHA PINTADINHA MINI - A LUPA DO PINTINHO - 24

A Lupa do Pintinho / Ovo Surpresa (Unicórnio) / Escada para o Sucesso / Hora da Música (Tororó) A Lupa do Pintinho O Pintinho Amarelinho usa sua lupa para ver os insetos do jardim, todos em tamanho grande. Escada Para o Sucesso A banda "As Naftalinas", liderada pela Baratinha, sai em uma aventura em busca de um brinquedo especial que ao final revela-se ser um piano. É o brinquedo perfeito para todos aprenderem as notas musicais.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 139 - DE CABELOS EM PÉ

O PESSOAL CONTA HISTÓRIAS COM MÁSCARAS. TOQUINHO SE ASSUSTA. DITO E FEITO RESOLVEM USAR AS MÁSCARAS PARA ASSUSTAR OS OUTROS E TERMINAM LEVANDO UM BAITA SUSTO.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

O TEATRO DE FANTOCHE DA CHLOÉ/UM DIA DE VENTANIA NO OUTONO/POLLY PAPAGAIO

O TEATRO DE FANTOCHE DA CHLOÉ Peppa e sua família visitam o Tio Pig, aTia Pigo e a prima Chloé. Chloé tem um novo teatro de fantoches e ela ajuda a Peppa e George a fazer fantoches. Após o almoço, eles fazem um show de fantoches muito engraçado sobre um porco que ronca muito, mas Papai Pig e o Tio Pig perdem o show - eles estão muito ocupados roncando! UM DIA DE VENTANIA NO OUTONO É um dia frio e com muito vento. Peppa , George , Mamãe e Papai Pig Pig vestem chapéu, cachecol e casaco. No parque, todas as folhas estão vermelhas e amarelas. Venta tanto que a bola de Peppa voa para a lagoa e o chapéu de George para uma árvore. Mamãe Pig resgata o chapéu e depois eles se divertem pulando nas folhas de outono. POLLY PAPAGAIO Peppa e George visitam seus avós. Eles estão muito animados com seu novo animal de estimação. É um papagaio chamado Polly que pode repetir tudo que você diz. Peppa e George ficam com um pouco de medo, mas logo começam a ensinar Polly a rir e seus grunhido de porquinho, fazendo todos rirem .
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 08

No Egito, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Núbia, uma estátua que esqueceu a chave de casa e não consegue entrar na pirâmide onde mora. Para ajudar a nova amiga, a turma vive uma aventura cheia de mistérios e charadas.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

CINEMA EM CASA

Otto, Witchelly e Lobiberto estão assistindo ao filme Star Wars, mas Lobi destrói o DVD e eles levarão uma multa da Dona Glenda, por conta disso. Otto então tem a ideia de regravar o filme e entregar, para que Dona Glenda não perceba, já que ele sabe de cabeça todas as cenas. Quando a cidade muda de Monstolândia para Bobolândia, Otto não sabe mais como é o filme e precisa pedir ajuda a Franco - que torna-se um diretor controlador.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

PEQ. PRÍNCIPE

Um encontro inusitado no meio do espaço os leva para o famoso asteroide B612. Lá eles vão encontrar o único habitante desse planeta, o Pequeno príncipe, que já não é tão pequeno, virou um velho rabugento de tanto ficar sozinho após a rosa já ter ido dessa pra melhor. A dificuldade será conseguir com que o Pequeno príncipe, muito mau humorado e desconfiado, use seu conhecimento em botânica para ajudar a recompor a horta que é levada dentro da nave e utilizada para filtrar todo o ar dentro da nave.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

FORA DE ÓRBITA

RUFUS TENTA CHAMAR A ATENÇÃO DOS AMIGOS, MAS TUDO QUE CONSEGUE É INDIFERENÇA. DEPOIS DE MONTAR O QUEBRA-CABEÇA MAIS DIFÍCIL DO UNIVERSO, ELE E BORIS SÃO ABDUZIDOS POR UMA NAVE ALIENÍGENA.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

MÔNICA, A FAMOSA

Para não apanhar da Mônica (de novo!), o Cascão resolve ajudá-la a conquistar o Fabinho. A ideia é convencê-lo a ir até sua casa assistir ao programa da mais famosa atriz da TV — a Mônica! Só que a sirigaita da Carminha Frufru também vai e essa história tão romântica, não sei não... pode virar a maior confusão!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

MÔNICA? QUE MÔNICA?

Desta vez o Cebolinha foi longe demais com mais um dos seus planos infalíveis. Literalmente. Ele usa a maquina do tempo do Franjinha para voltar 50 anos no tempo e impedir que o pai e a mãe da Mônica se conheçam, fazendo assim com que a dentuça nem chegue a existir. Só que o tiro sai pela culatra porque o pai da Mônica acaba se casando com a Dona Carmem da esquina e o que sai desse casamento é bem pior do que a Mônica. Só resta ao Cebola pedir a ajuda do Cascão para voltar outra vez no tempo e desfazer o grande erro.
Conheça o Programa
livre
CASAKADABRA

11 - MINHOCA NA CABEÇA

CLARICE PERCEBE QUE DANTE FANTASIA DEMAIS AS COISAS, OU SEJA, CRIA MUITA “MINHOCA NA CABEÇA”. DENTRO DA CASA, ZILÚ SE PASSA PELA NOVA PROPRIETÁRIA E CONVENCE LINO QUE SUA CASA AGORA É UMA EMPRESA DE TELEMARKETING. SEU INTUITO É COLOCAR “MINHOCA NA CABEÇA” DOS SEUS AMIGOS E CRIAR CONFUSÃO.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1306

O REPÓRTER ECO ESPECIAL DE HOJE LEMBRA OS QUATRO ANOS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DA SAMARCO EM MARIANA, MINAS GERAIS- UMA DAS MAIORES TRAGÉDIAS SOCIOAMBIENTAIS DO BRASIL E DO MUNDO.
Conheça o Programa
n
SOBREVIVENTES SELVAGENS

SEDUÇÃO ANIMAL

O impulso para se reproduzir é uma das forças mais primitivas da natureza. Ela determina como qualquer espécie se comportará durante a maior parte de sua vida. Existem mais de cem mil espécies de animais na África, então inúmeras estratégias para encontrar um parceiro surgiram. A luta pelo direito de acasalar pode ser tanto mortal quanto bela. Esta é a história de como os animais do Vale de Luangwa, na Zâmbia, se esforçam para alcançar um objetivo - passar seus genes para a próxima geração.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 339 - ALIMENTOS PARA O MUNDO

NA EDIÇAO DE HOJE VAMOS TRATAR DE UM DOS MAIORES DESAFIOS DESTA CIVILIZAÇÃO: HOJE, SOMOS 7 BILHÕES E MEIO DE PESSOAS. EM 2050, SEREMOS 10 BILHÕES. COMO FAZER PARA ALIMENTAR TODAS ESSAS PESSOAS SEM DESTRUIR AINDA MAIS OS RECURSOS NATURAIS DO PLANETA? COMO AMPLIAR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, SEM DERRUBAR FLORESTAS, INVADIR HABITATS NATURAIS E OUTRAS AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE? COMO REDUZIR A DEPENDÊNCIA DA PECUÁRIA E DE OUTROS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL? OS DESAFIOS SÃO INÚMEROS E EXIGEM PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO. ALGUEM PODE ALEGAR QUE 2050 AINDA ESTÁ LONGE. MAS, QUANDO SE TRATA DE ALIMENTAR 10 BILHÕES DE PESSOAS, PODE-SE DIZER QUE É LOGO ALI. AINDA MAIS SE LEVARMOS EM CONTA QUE, HOJE, MAIS DE OITOCENTOS MILHÕES JÁ PASSAM FOME. E MAIS: VOCÊ SABE QUAL É O PAÍS MINÚSCULO, QUE É UM DOS MAIORES EXPORTADORES DE ALIMENTOS DO MUNDO? NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
POR QUE ODIAMOS?

POR QUE ODIAMOS? - 03 - FERRAMENTAS E TÁTICAS

Se todos temos a capacidade de odiar, o que é preciso para despertar as nossas piores tendências? O jornalista e autor Jelani Cobb investiga como as "ferramentas de ódio", as propagandas, a desumanização, a internet, os símbolos e demais questões, podem incitar, ampliar e espalhar o ódio.
12
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 390 - 03/11/2019

HOJE NO METRÓPOLIS, UMA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS MAIS ICÔNICAS VIROU SÉRIE DE TEVÊ. É WATCHMEN. AS BRUXAS ESTÃO EM ALTA. NA LITERATURA, NOS FILMES, NAS REDES SOCIAIS ELAS ESTÃO MAIS POPULARES DO QUE NUNCA. A GENTE VISITOU TRÊS RESTAURANTES PARA ENTENDER OS SEGREDOS DA GASTRONOMIA ASIÁTICA. E UM MERGULHO NA DÉCADA DE 1950, QUANDO ERA POSSÍVEL ASSISTIR A UM FILME DENTRO DO CARRO. FOTOS DAS FOTOS NA SÉRIE "SUPERFÍCIES", DO ARTISTA PLÁSTICO VIK MUNIZ.
Conheça o Programa
livre
#PROVOCAÇÕES

#PROVOCAÇÕES - 25 - BACO EXU DO BLUES

O programa #Provocações, comandado por Marcelo Tas, recebe o músico baiano Diogo Moncorvo, mais conhecido como Baco Exu do Blues. O rapper recém premiado em Cannes fala sobre temas como a origem de seu nome artístico, as responsabilidades que carrega aos 23 anos, racismo, e comenta a respeito de como o sucesso influenciou no desenvolvimento de sua depressão.
Conheça o Programa
10
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

SÍNTESE DA SÉRIE OCIDENTE E ORIENTE EM DIÁLOGO

Síntese da série Ocidente e Oriente em diálogo com os filósofos Antonio Florentino Neto e Oswaldo Giacoia Jr, o dr em filosofia indiana Dilip Loundo, a cientista social Rosana Pinheiro Machado e o monge budista Joaquim Shaku Shoshin Monteiro Este programa traz uma visão geral da série que discutiu as proximidades e distâncias entre nosso mundo e o oriental; e nos convida a olhar um pouco mais de perto para estas culturas. Se por muito tempo Ocidente e Oriente se mantiveram como dois universos, distintos e inclusive, em alguns períodos da história, com suas relações rompidas, no século XX com a retomada das relações comerciais e diplomáticas, países como China e Japão se apropriaram, de forma rápida e eficaz, do legado técnico-teórico produzido pelo Ocidente até então. A Índia passou também a desempenhar um papel decisivo na reorganização geopolítica na passagem para este milênio. Mas Será que é possível falar que o Oriente está se ocidentalizando? Suas tradições milenares: cultural, filosófica e religiosa foram preservadas ou estão se transformando? O que podemos aprender com elas?
Conheça o Programa
14
PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - CÂNCER INDIVIDUALIZADO

NO OPINIÃO NÓS VAMOS FALAR SOBRE AS NOVIDADES DA MEDICINA NO COMBATE AO CÂNCER. O ÚLTIMO CONGRESSO DA SOCIEDADE AMERICANA DE ONCOLOGIA CLÍNICA APONTA PARA TRATAMENTOS PERSONALIZADOS. CADA PACIENTE ATENDIDO DE FORMA INDIVIDUAL.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

RETRATOS DE FÉ - 01 - TAMBOR DE MINA - TEMP II

Trazido da África por escravas negras, o culto dos Voduns se mistura ao culto dos Orixás, Gentis, Nobres, Caboclos e Encantados. Com a criação da Casa das Minas e da Casa de Nagô, surge então o Tambor de Mina. Líderes e praticantes falam de suas experiências com a tradição religiosa.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 147 - ESPECIAL ARTE URBANA (PODE SER REPRISADO)

Confira nesta edição: - Com 110 quilômetros, e 94 estações coloridas, a rede de metrô de Estocolmo é a galeria de arte urbana mais longa do mundo. - Duo francês Ella & Pitr cobre o cinza do concreto com o colorido do que eles chamam de 'gigantes adormecidos'. - Especialista em grafite reverso, o alemão Klaus Dauven cria imagens gigantes removendo a sujeira de muros e monumentos com uma lavadora de alta pressão. - Fachadas coloridas com grandes telas bordadas em ponto-cruz são a especialidade da espanhola Raquel Rodrigo. - Depois de se especializar em reproduzir ícones da história da arte, o artista plástico Julio Anaya trocou as telas convencionais pelos muros da Andaluzia. - Dupla espanhola Pichi&Avo conecta o grafite com a mitologia greco-romana.
Conheça o Programa
livre
ESCALA MUSICAL

ESCALA MUSICAL - 13

A cidade de São Paulo pelos olhos de dois músicos diferentes. Ceumar cresceu no pé da Serra da Mantiqueira influenciada pela moda de viola e pela seresta do sul de Minas Gerais. Chegou a São Paulo em 1995, onde morou por 14 anos, até que embarcou para a Holanda, ficou por lá durante 6 anos e voltou. Tom Zé cresceu entre o Recôncavo e o Sertão da Bahia, entre os orixás e as procissões e se transformou na própria definição de originalidade. Foi à capital, Salvador, estudar música, lá conheceu Gil, Gal, Caetano, Bethânia e com essa turma veio para São Paulo nos idos de 1967.
Conheça o Programa
livre
PERSONA EM FOCO

JOSÉ POSSI NETO

Conheça o Programa
14
FIGURAS DA DANÇA 2010

DÉCIO OTERO

Décio Otero, uma das figuras mais conhecidas da dança nacional, foi um dos grandes responsáveis pela guinada da dança brasileira no início da década de 1970 ao fundar o Ballet Stagium. Com a companhia percorreu o Brasil com coreografias que retratassem as situações do país. Dessa preocupação nasceram mais de 50 trabalhos ao longo dos quase 40 anos do grupo. Otero também atuou como diretor artístico e organizador de projetos socioeducativos em instituições e escolas. Sua direção no Stagium já formou diversos profissionais, de bailarinos à iluminadores de espaço cênico.
Conheça o Programa
livre
SALA DE CINEMA

CARTAS PARA ANGOLA

Brasil e Angola são duas margens do Atlântico que possuem a mesma língua, um passado colonial em comum e muitas histórias compartilhadas. Neste filme, pessoas separadas por um oceano trocam correspondências –alguns são amigos de longa data, outros nunca se viram. Suas histórias se entrecruzam e contam sobre fluxos de migração, saudade, pertencimento, guerra, preconceitos, exílio, distâncias. A busca da identidade e o fio da memória são conduzidos pela linha da afetividade, que une as sete duplas de interlocutores que o documentário nos apresenta: pessoas que traçaram suas histórias de vida entre Brasil, Angola e Portugal.
Conheça o Programa
livre
SERTÃO DE DENTRO

12 - ZABUMBA

NESTE EPISÓDIO ARTISTAS FALAM SOBRE COMO É LEVAR A CULTURA NORDESTINA BRASIL AFORA.
livre
DOC TV II

ANTONINA, MORRETES E PARANAGUÁ - UNIDAS PELA HISTÓRIA (PR)

Um prato típico, três cidades e várias versões. O Barreado, além de ser um prato típico paranaense, é também o pivô de uma disputa histórica entre Antonina, Morretes e Paranaguá. As três cidades acreditam ser o berço da origem do Barreado, e cada uma conta sua versão de como e onde surgiu esta comida. Mas este não é o único motivo de desavença entre elas. Ao longo da história é possível descobrir que as brigas unem as cidades desde o início e envolvem fatos históricos, econômicos e políticos. É isto que retrata o documentário “Antonina, Morretes e Paranaguá – Unidas pela História”, da jornalista Maria Fernanda Cordeiro. Com o Barreado como pano de fundo, o filme mostra as divergências entre estas cidades. As discussões envolvem fatos como a construção da Estrada da Graciosa e da Estrada de Ferro – acessos entre o litoral e a capital –, além da disputa entre os portos de Antonina e Paranaguá. O Barreado, porém, é o assunto que mais gera polêmica entre antoninenses, morreteanos e parnanguaras. Cada um tem sua história para afirmar que este prato típico do litoral foi criado em sua cidade.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

AQUILES RIQUE REIS (MPB4)

livre