Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 01 de Dezembro

ABERTURA DA EMISSORA

ÁGUA NO SEU TANQUE

livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 18

EP 18 - Bia Neres, atleta profissional fala sobre o início de sua carreira e também sobre diversão. Mário Canna dá dicas para manutenção de bicicletas.Uma entrevista com Clint Miller, um australiano apaixonado por BMX e que fundou uma empresa chamada Colony BMX. Instituto Cicloativo do Brasil, apresenta sua proposta, que é fazer o bem e promover a desigualdade social. Para finalizar, uma homenagem a Henrique Avancini, campeão mundial de XCM (2018) e um dos maiores atletas de Mountain Bike do Brasil.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

OBESIDADE INFANTIL 2019

A obesidade é considerada uma doença e uma epidemia deste século. Ela acomete pessoas em qualquer idade, mas tem um público que merece cada vez mais atenção: as crianças e os adolescentes. Neste educativo vamos abordar a Obesidade Infantil, conhecer os riscos que ela pode causar e o que é possível fazer para preveni-la e tratá-la.
Conheça o Programa
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: DINO FRANCO (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Dino Franco, com a participação da dupla Adel e Caim que fala da influência e da convivência com o músico na carreira deles. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Inezita Barroso,Adel e Caim, Dino Franco e Mouraí, Zico e Zeca, Dema e Vilino, Liu e Léu, Tião do carro, Sérgio Reis, Goiano e Paraense, Abel e Caim, As Galvão.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 562

Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 32

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: UM CAFÉ EXÓTICO, UM DOS MAIS CAROS DO MUNDO, É PRODUZIDO NAS MONTANHAS CAPIXABAS. E UM PÁSSARO DÁ SABOR ÚNICO A BEBIDA: O JACU. DEPOIS DA BANANA, O ABACAXI É A FRUTA MAIS CULTIVADA EM RONDÔNIA. O ESTADO COLABORA COM A PRODUÇÃO BRASILEIRA QUE É A SEGUNDA MAIOR DO MUNDO.
Conheça o Programa
livre
MUNDO MUSEU  I

17 - ALTE PINAKHOTEK

UM MONUMENTO À CULTURA ALEMÃ E À HISTÓRIA DA ARTE. ASSIM É ESTE MUSEU DE PINTURAS E ESCULTURAS, EM MUNIQUE. AS MARAVILHAS COMEÇAM PELO PRÓPRIO PRÉDIO, CONSTRUÍDO NO SÉCULO XIX PARA ABRIR O QUE ERA, NA ÉPOCA, O MAIOR ESPAÇO PARA MUSEU NO MUNDO, E QUE ATÉ HOJE TEM – PARA A EDUCAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES - AS MARCAS DE BALAS DAS BATALHAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. MAS O MELHOR PARA OS VISITANTES ESTÁ MESMO SEM DÚVIDA NOS SALÕES DE EXPOSIÇÃO, COM UM TESOURO QUE VAI DO SÉCULO XIV AO XVIII, PASSANDO POR GIOTO, DURER, RAFAEL, TICIANO, RUBENS, REMBRANDT, ENTRE MUITÍSSIMOS OUTROS.
Conheça o Programa
livre
46º FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

OS PLANETAS - HOLST (OSESP + MARIN ALSOP)

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 05 - ACORDEON

Com o tema Acordeon, este programa homenageia os compositores Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM08 - TEMPORADA 1 - SPOK

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 22

A BUSCA POR INSÍGNIAS DO SIR BLAINE: Enquanto acampa com os mochileiros da cavalaria, Blaine percorre distâncias extremas para ganhar sua primeira insígnia. TRINKET E OS CÁLICES ESPECIAIS: Nella finalmente reúne dois grupos de dragões desentendidos, mas Trinket acidentalmente retoma suas rivalidades.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

UM MISTÉRIO NA FLORESTA

Bubu e Bonie estão empilhando pedras com o esquilinho para conseguir alcançar a pilha ainda maior do Biel, que foi buscar mais pedras pela floresta. Ele volta dizendo que fez uma descoberta misteriosa: viu uma grande árvore com olhos de coruja. Biel começa a contar a história de forma exagerada para uma plateia de animais e decide levá-los para ver a árvore. Chegando lá, descobrem que a árvore não era tão grande assim, mas que realmente possui olhos. O esquilinho sugere que aqueles olhos são de uma coruja, e a raposinha supõe que a coruja deve estar dentro da toca, por isso só aparecem os olhos, e, assim, todos os animais se decepcionam. Então, quando menos esperam, os olhos da árvore saem voando e todos descobrem que, na verdade, os olhos eram uma borboleta-coruja. Ela conta para os animais que faz mimetismo e explica o que é isso. Voltando ao ninho, Papai Coruja explica mais sobre o mimetismo, e a Mamãe Coruja ensina que o Biel não precisava ter exagerado ao contar o que não viu, pois a verdade já era tão misteriosa e fantástica. Por fim, Mamãe canta a música “Esconde-esconde”.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

GALINHA PINTADINHA MINI - O BANHO DO PINTINHO - 06

O Banho do Pintinho / Ovo Surpresa (Bola) / Galinhas no Parque / Pescaria de Cores (Azul) / Hora da Música (Atirei o Pau no Gato) O Banho do Pintinho É hora da Galinha Pintadinha e do Galo Carijó darem um banho no Pintinho, mas para ele tudo é uma grande brincadeira cheia de bolhas de sabão. Galinhas no Parque As três galinhas vão ao parque de diversões. Após percorrer todos os brinquedos, conseguem um lindo brinde.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 169 - É BOLA NA REDE!

UM JOGO DE FUTEBOL CONTRA A FAZENDA VIZINHA MOBILIZA PERSONAGENS DO COCORICÓ.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

A FESTA DO TRAVESSEIRO/O LAGO DOS BARQUINHOS/PATINAÇÃO NO GELO

A FESTA DO TRAVESSEIRO Peppa está indo para uma festa do travesseiro na casa de Zoe Zebra. Suzy Ovelha, Rebecca Coelho , Candy Gato e Emily Elefante estão todas chegando à festa também. As meninas estão muito animadas. Elas brincam e se divertem. Tocam músicas em um piano e se revezam para contar uma história. Por fim, elas se sentem muito sonolentas. Todas eles aconchegam-se em seus sacos de dormir e adormecem. O LAGO DOS BARQUINHOS Hoje Peppa e sua família estão brincando no lago com seus barcos de brinquedo. Os amigos de Peppa e George chegam com seus barcos de brinquedo. Todo mundo tem um barco para brincar com exceção de Rebecca Coelho. Papai Pig faz para Rebecca um barco de papel muito especial feito de jornal. O barco de papel de Rebecca é tão bom que todo mundo quer um. PATINAÇÃO NO GELO Peppa e George vão patinar no gelo hoje. Eles nunca patinaram no gelo antes e Peppa cai toda hora. Papai Pig diz para ela para não se preocupar, todo mundo cai quando patina pela primeira vez. Mamãe Pig ensina a Peppa e logo ela se diverte muito. Peppa começa a ensinar George como patinar, mas ele é um patinador nato. Peppa e George amam patinação no gelo.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 16

Neste episódio, Mochilão se perde durante um passeio e deixa Vivi desesperada. Com medo de perdê-lo para sempre, Vivi e Lanterninha procuram por todos os lugares e contam com a ajuda de diversos animais das ilhas.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

MONSTRENGOS DE BOLSO

Todos os amigos de Otto estão jogando Prakemom Bobo e Otto decide se enturmar e baixa o aplicativo também. Otto então começa a evoluir seus bichinhos e Witchelly alerta que é perigoso evoluir até o nível 100, mas Otto não se importa e evolui todos os seus bichos a esse nivel. Quando a cidade muda para Monstrolândia, percebe-se que nesta os monstros nível 100 saem do celular e Otto precisa dar um jeito nisso
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

VENTUNO

O planeta visitado agora se chama Ventuno. O lugar onde o vento faz a curva. E o objetivo aqui é capturar um tipo de vento para refrigerar um equipamento da nave. Os habitantes desse planeta vivem andando com um fio amarrado, bem como as construções e outros elementos da cidade. Para completar a missão, eles dão um jeito de capturar o vento, levar até a nave, mas isso causa um grande transtorno para os habitantes, então eles têm que arrumar outro jeito de realizar a tarefa, de maneira que não prejudique toda a população.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

CONSUMIDO PELO CONSUMO

QUANDO RUFUS NÃO CONSEGUE PARAR DE FAZER COMPRAS ONLINE, BORIS O LEVA ATÉ A LOJA DE DEPARTAMENTOS PARA DEVOLVER TUDO. SÓ NÃO CONTAVAM COM OS PLANOS MALIGNOS DO GERENTE DA LOJA.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

COR DE ROSA

Agora, nosso amigo Cebolinha resolveu estudar a “psicologia das cores” e descobre que a Mônica é “folte” porque usa a cor vermelha no vestido. Será? O problema é se ela descobrir que isso faz parte de outro plano infalível. Aí, sim, a coisa pode ficar preta pra ele. Confira
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

CUIDADO COM O APAGÃO

O nosso querido Cascão adora tecnologia, e está sempre fazendo diversas coisas ao mesmo tempo. Mas como a maioria das crianças, o resto da turma também está sempre plugada, e é aí que as coisas complicam. O que será que eles vão aprontar dessa vez?
Conheça o Programa
livre
CASAKADABRA

02 - MEDITAÇÃO

CLARICE ESTÁ COM CIÚMES E TRISTE. DENTRO DA CASA, A BRUXA ZILÚ TAMBÉM ESTÁ TODA CABISBAIXA E LINO TENTA AJUDÁ-LA ENSINANDO A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO. PORÉM ELE SÓ FAZ TRAPALHADAS E ACABA PIORANDO A SITUAÇÃO.
Conheça o Programa
livre
A AUSTRÁLIA MORTAL

PANTANAIS

De manguezais emaranhados e rios furiosos, a poços escuros e vastas planícies de inundação, as vias navegáveis da Austrália são complexas, competitivas e mortais. Os leitos dos rios são campos de batalha onde os viciosos prosperam. As ervas pantanosas são becos de onde a astúcia ataca. Uma rede de crimes organizados serpenteia pelos pântanos mortais da Austrália.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1310

O REPÓRTER ECO VAI DISCUTIR A CRISE CLIMÁTICA NO MUNDO. A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS REALIZA DE 2 A 13 DE DEZEMBRO, EM MADRI , A COP-25- A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA. O OBJETIVO É AVANÇAR NAS NEGOCIAÇÕES PARA COLOCAR EM PRÁTICA O ACORDO DE PARIS. VEJA OS DESTAQUES DO PROGRAMA DE HOJE. OS CIENTISTAS EXPLICAM COMO AS AÇÕES HUMANAS ALTERARAM PROFUNDAMENTE O NOSSO PLANETA. RELATÓRIO RECENTE DO IPCC DA ONU MOSTRA A RELAÇÃO ENTRE USO INADEQUADO DO SOLO E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS COM O AQUECIMENTO GLOBAL . E ,A ATIVISTA SOCIOAMBIENTAL, PALOMA COSTA, FAMOSA PELA ATUAÇÃO NA ONU, DEFENDE UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NAS AÇÕES PELO FUTURO DA TERRA.
Conheça o Programa
n
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 342 - ÁGUA, UM ARTIGO DE LUXO

UM PLANETA EM TRANSFORMAÇÃO. INCÊNDIOS FLORESTAIS NA AUSTRÁLIA, NA AMAZÔNIA E NA CALIFÓRNIA. INUNDAÇÕES EM VENEZA E NO INTERIOR DA INGLATERRA. TODOS ESSES EVENTOS EM PONTOS DISTANTES.? O QUE ESTÁ POR TRÁS DE TUDO ISSO? ? O QUE TÊM A VER OS VOOS INTERNACIONAIS COM A VELOCIDADE DOS NAVIOS NOS MARES ? SÃO MUITAS AS PERGUNTAS NESSES TEMPOS QUE ESTAMOS ATRAVESSANDO. ENQUANTO ALGUMAS REGIÕES ENFRENTAM INUNDAÇÕES, EM OUTRAS PERSISTE A ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL. NO MUNDO TODO, UM BILHÃO DE PESSOAS NÃO DISPÕEM DE ÁGUA LIMPA E CONFIÁVEL. E NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS ESSE NÚMERO DEVE AUMENTAR PARA MAIS DE 3 BILHÕES. À MEDIDA EM QUE A POPULAÇÃO AUMENTA E A OFERTA PERMANECE A MESMA, A CONTA NÃO FECHA. ENTÃO, O QUE FAZER? . DESCUBRA NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

OS PRIMEIROS 1000 DIAS DE VIDA

CF 28 – Os Primeiros 1000 Dias de Vida Palestrante: José Martins Filho – médico pediatra Do momento em que uma nova vida humana é gerada, até o momento em que ela se incorpora ao convívio social, o que acontece com as funções neurológicas, cognitivas e emocionais deste novo ser? Como a biologia, a genética e a sociedade preparam esta nova vida para entender e aprender do mundo. Para conviver e para sentir? Cuidados físicos, amamentação, afeto… são muitos os alimentos necessários para um bebê em desenvolvimento. Os primeiros mil dias de vida são reconhecidos atualmente como um período fundamental para repercussões por toda a vida.
Conheça o Programa
14
SUPERLIGA BRASILEIRA DE VOLEIBOL

MASC. - PACAEMBU/RIBEIRÃO PRETO X APAN BLUMENAU (01/12)

14
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 394 - 01/12/2019

DOMINGO NO METRÓPOLIS TEM FRIDA NO TEATRO CELEBRANDO A VIDA NO DIA DOS MORTOS. A PINTORA MEXICANA É VIVIDA PELA ATRIZ CRISTIANE TRICERRI. A EXPOSIÇÃO COM GRANDES OBRAS DE UM DOS MAIORES ESCULTORES DA ATUALIDADE, O BRITANICO TONY CRAAG . VOCE TAMBÉM VAI PASSEAR NA MOSTRA QUE COMEMORA OS 50 ANOS DO PASQUIM, UM JORNAL ALTERNATIVO E CRIATIVO CRIADO EM PLENA DITADURA MILITAR. E MAIS: O LIVRO DO MÉDICO DRAUZIO VARELLA SOBRE A VIDA DE CARCEREIROS VAI PARA O CINEMA.
Conheça o Programa
livre
RETRATOS DE FÉ

RETRATOS DE FÉ - 04 - JUREMA SAGRADA - TEMP II

Em Recife, Pernambuco, e Alhandra, Paraíba, líderes e praticantes da Jurema Sagrada falam de sua origem. Mãe Biu conta que foi Malunguinho, escravo que buscava ajuda para curar um amigo, quem descobriu a árvore da Jurema Sagrada: “Ele chegou nesse pé da árvore, raspou o pé de árvore, machucou e colocou na boca desse colega dele e ele ficou bom na hora.” Eles explicam alguns rituais da tradição e falam como ela atua em suas vidas.
Conheça o Programa
livre
#PROVOCAÇÕES

#PROVOCAÇÕES - 29 - BABY DO BRASIL

O programa #Provocações, comandado por Marcelo Tas, recebe Bernadete Dinorah, mais conhecida como Baby do Brasil. A cantora, compositora e multi-instrumentista é provocada sobre diversos assuntos, como drogas, religião, discos voadores, carreira, família e muito mais.
Conheça o Programa
10
PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - ALFABETIZAÇÃO 360

A GENTE CONVERSA COM A PEDAGOGA INÊS KISIL MISKALO, GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA./ E COM A PROFESSORA LUCIENE "TONHETA", DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DA UNESP./
Conheça o Programa
10
PERSONA EM FOCO

CHRISTIANE TORLONI

Conheça o Programa
14
CANTEIRO DE OBRAS

CANTEIRO DE OBRAS (2010)

Registrar sua trajetória e potencializar a reflexão sobre os processos de criação e de produção em dança no país é o objetivo de Canteiro de Obras, um cuidadoso documentário da São Paulo Companhia de Dança, em parceria com a TV Cultura e Orosboros Produtora. As produções, os projetos educativos e de memória, as apresentações e os depoimentos de pessoas envolvidas com as ações da Companhia foram registrados ao longo do ano pelos diretores do projeto Inês Bogéa e Iracity Cardoso. “Por meio do documentário os espectadores passam a conhecer os bastidores da produção da Companhia, as formas de trabalho, de atuação, os processos e os resultados das nossas produções. E aquilo que conhecemos intimamente pode ser apreciado de outra forma. Os espectadores também podem partilhar conosco parte das dificuldades e dos prazeres de se trabalhar para e com a dança”, fala Inês Bogéa, que assina ao lado de Iracity Cardoso, a concepção do projeto. A série Canteiro de Obras não é comercializada. Ela é distribuída para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública. Se alguma instituição se interessar, ela pode entrar em contato com a companhia pelo e-mail educativo@saopaulocompanhiadedanca.art.br São Paulo Companhia de Dança A São Paulo Companhia de Dança, que tem como diretoras Iracity Cardoso e Inês Bogéa, foi criada em janeiro de 2008 pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e instituída como equipamento cultural dessa Secretaria por meio do Decreto SP nº. 54.669, de 11 de agosto de 2009. É uma companhia de repertório, isto é, seu repertório artístico abarca desde coreografias de referência da dança - do século XIX ao XXI - até criações inéditas feitas por diferentes artistas especificamente para o seu corpo de dança. A Companhia procura tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos, de formação de platéias e de programas de registro e memória. Nesse sentido, desenvolve projetos de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões, com vistas ao público acesso à cultura, à formação dos estudantes e ao aperfeiçoamento dos profissionais da dança. Para tanto, a Companhia atua em três vertentes: difusão da dança – produção e circulação de espetáculos –, ações educativas e de formação de plateias, e atividades sistemáticas de registro e memória da dança.
12
SALA DE CINEMA

INFERNINHO

Deusimar é a dona do Inferninho, bar que é um refúgio de sonhos e fantasias. Ela sonha em deixar tudo pra trás e ir embora, pra um lugar distante. Jarbas, o marinheiro que acabara de chegar, sonha em ancorar, fincar raízes. O amor que nasce entre os dois vai transformar por completo o cotidiano do bar e a vida dos seus funcionários: Luizianne, a cantora; Coelho, o garçom; e Caixa-Preta, a faxineira.
Conheça o Programa
12
DOC TV II

O CONTINENTE DE ÉRICO (RS)

Narrar a vida através da obra. Esse foi o ponto de partida para o documentário “O Continente de Erico”, projeto desenvolvido pela produtora e diretora Liliana Sulzbach (A Invenção da Infância e O Cárcere e a Rua) que obteve financiamento através do II DOCTV – Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro. O filme propõe o registro audiovisual de um dos mais emblemáticos escritores gaúcho, Erico Verissimo, que em 2005 completaria 100 anos de vida. “O Continente de Erico” reconstrói a vida do autor a partir de sua obra maior: O Tempo e o Vento. Busca nos relatos de amigos, parentes e críticos literários os traços pessoais presentes em sua obra, revelando quem era o escritor a partir das histórias e dos personagens que ele mesmo criou. Dessa forma, é possível mostrar a real motivação do romancista ao escrever a trilogia de O Tempo e o Vento – os livros O Continente, O Arquipélago e O Retrato: reconciliar-se com a sua vida pessoal e coma história do RS através de sua obra.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

CELIA

Incentivada por amigos, Celia decidiu dedicar-se ao canto. É considerada uma das grandes intérpretes paulistanas, embora nunca tenha se tornando uma grande vendedora de discos, nem tenha grandes sucessos. Sua agenda está sempre repleta pelas gravações e inúmeros shows, desde os teatrais aos à bordo de navios em rotas turísticas pela costa brasileira e outros países da América Latina. O Trajetórias de hoje homenageia a história da cantora Celia. Entrevistadores: Eduardo Weber, Teca Lima, Luiz Antônio Giron, Rafael Righini
livre
ARTE & MATEMATICA

ARTE E NUMEROS

ESTE PROGRAMA TRACA UMA LINHA CRONOLOGICA DO HOMEM PRIMITIVO ,PASSANDO PELA IDADE MEDIA E CHEGANDO AO RENASCIMENTO NA AR- TE E NA MATEMATICA.DE UM LADO,A SUBSTITUICAO DAS REPRESENTA- COES SIMBOLICAS LIGADAS AO RITUALISMO MAGICO OU A FE CRISTA E DO OUTRO, O CAMINHO QUE VAI DO SENSO NUMERICO PRIMITIVO AS TECNICAS DE CALCULO QUE GEROU A MATEMATICA DEMOCRATICA DOS ALGARISMOS HINDU-ARABICOS MUNDIALMENTE CONHECIDOS.
Conheça o Programa
livre