Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 30 de Maio

ABERTURA DA EMISSORA

Cultura Cidadania

VIA LEGAL 843

Quem viaja para fora do país tem que ficar de olho nas normas da alfândega. Produtos para uso pessoal e vendas têm regras diferentes. Os impostos e limites de quantidade também. Uma mulher brasileira teve problemas ao retornar dos Estados Unidos com U$ 70 mil dólares em joias na bagagem de mão. A mercadoria foi apreendida pela Receita Federal. Para a Justiça Federal, as joias que ela trouxe, como bagagem de mão, não se enquadram no conceito de uso pessoal. Por isso, além de perder a mercadoria, ela ainda teve que arcar com todos os honorários advocatícios. O Via Legal fala também sobre a luta pela terra no Brasil. Não é de hoje que os índios brigam pelo seu espaço e um novo capítulo dessa história foi registrado em São Leopoldo, na grande Porto Alegre/RS. Um acordo permitiu que a comunidade indígena Kaigang permaneça em uma área de 3 hectares do estado. O que não faltam no Brasil são normas e critérios para promover a acessibilidade. Mesmo assim, pessoas com deficiência continuam com a mobilidade reduzida em várias partes do país. No Rio de janeiro, o INSS foi condenado a adaptar uma agência na baixada fluminense. Ignorância, preconceito e sofrimento. Até o ano de 1986, pessoas que tinham hanseníase, doença também conhecida como lepra, eram obrigadas pelo estado a ficar internadas, para evitar o contágio. Com o avanço do tratamento médico isso acabou, e esses pacientes passaram a ter direito a uma pensão especial. Só que a Previdência Social vinha negando o benefício a um homem do Maranhão. Para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região ficou comprovado o isolamento de um paciente e o direito dele ao benefício. Alergia. Quase três por cento da população mundial têm reações alérgicas graves. Alguns morrem com choques anafiláticos. Para evitar o problema, a Justiça Federal em Ribeirão Preto/SP condenou a União a fornecer a adrenalina autoinjetável a pacientes que têm crises graves.
Conheça o Programa
livre
Cultura Cidadania

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 25 EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 05/10/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS ESPECIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. OS OBSTÁCULOS, ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS, AINDA SÃO ENORMES. MAS TAMBÉM JÁ EXISTEM SALAS DE AULA INCLUSIVAS CONSIDERADAS EXEMPLARES AQUI NO BRASIL. NOSSA CONVIDADA É A PEDAGOGA SYLVIA FIGUEIREDO GOUVEA.
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ

AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ - 14

Neste programa Richard Rasmussen vai para a cidade de Dois Vizinhos para apresentar o Zoo UNISEP.
livre
Especial Cultura Meio Ambiente

COLHEITA MÓVEL (ÍNDIA)

EM NOVA DELHI, SACHIN MANTÉM COMPUTADORES LONGE DOS HACKERS - MAS AGORA ELE TEM UM DESAFIO AINDA MAIOR. A ÍNDIA ESTÁ CADA VEZ MAIS ASSUSTADA COM A ONDA DE SUICÍDIOS DE FAZENDEIROS, E SACHIN ESTÁ DISPOSTO A AJUDAR. QUANDO ELE CONVERSA COM OS FAZENDEIROS, ELE ENCONTRA RESPOSTAS... MAS CONSEGUIRÁ DESENVOLVER UM 'APLICATIVO PARA VIDA'?
Conheça o Programa
livre
Sésamo

SÉSAMO - 25

BLOCO 1 ABERTURA (A MAGIA DAS CORES) 01:00:39,17 - 01:02:19,04 Bel está chateada, pois vai pintar e esqueceu de trazer sua tinta verde para colorir a grama e as árvores. Abby aparece com uma solução mágica: com o pincel ela mistura o amarelo com o azul e faz o verde. Bel fica feliz e os dois continuam se divertindo com a mistura de cores. CELEBRIDADE (TIAGUINHO – MÃO DE ARTISTA) 01:02:20,12 - 01:03:13,28 Thiaguinho posa para Grover fazer uma pintura sua, mas, quando o monstro termina, o cantor tem uma surpresa . HISTÓRIA CENTRAL (O DILEMA DO BISCOITO – HC 110) 01:03:14,22 - 01:06:08,11 BEL está pintando uma pilha de biscoitos. Come-come entra em cena, sem BEL perceber e fica no dilema, se come ou não os biscoitos sem pedir a permissão dela. Ele acaba se controlando , e é surpreendido quando BEL dá os biscoitos para ele e depois o quadro. MUNDO DE ELMO (DESENHO) 01;06:09,05 - 01:13:11,03 Elmo e seus amigos mostram o que gostam de desenhar. BLOCO 02 ESCOLA DE FADAS DA ABBY (NIBLET’S WAND) 01:13:30,15 - 01:22:30,21 Niblet foge com a varinha do Blogg; as fadas o perseguem em uma pintura; quando eles acham que ele foi embora para sempre, eles percebem o quanto eles o amam, então ele retorna. ENCERRAMENTO (O DESENHO DO GROVER) 01:22:30,24 - 01:25:07,08 Grover está pintando com seus amigos. Quando todos terminam, cada um mostra o que pintou. Grover é o último a mostrar e ele desenhou o leite (uma tela em branco).
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

MONTE VOCÊ MESMO

PANCHO ESTÁ SUPER FELIZ ESPERANDO POR SEU TRICICLO PARA DOIS QUE ELE COMPROU PELA INTERNET. NO ENTANTO, QUANDO O TRICICLO CHEGA, ELE PERCEBE QUE NÃO ESTÁ MONTADO. COMO SE AS COISAS NÃO FOSSEM COMPLICADAS O SUFICIENTE, PANCHO DESCOBRE QUE O TRICICLO TAMBÉM NÃO VEIO COM MANUAL.
livre
Cocoricó

COCORICÓ III - 145 - O RAPTO DAS CENOURAS

DITO E FEITO QUEREM SABOTAR O BOLO DE CENOURA QUE A AVÓ DO JÚLIO VAI FAZER, MAS DITO SE ENGANA E PEGA TODAS AS HORTALIÇAS QUE ENCONTRA NA HORTA.
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG - 40 NA FAZENDA / KUNG FU

Na fazenda Molang e Piu Piu visitam um amigo agricultor. Eles o ajudam a preparar sua vaca para uma competição na feira. Acontece que as ideias incomuns de Molang e Piu Piu são bastante úteis quando se trata de preparar a vaca para competição ... Kung Fu Molang e Piu Piu estão em um mercado aberto fazendo crepes, mas eles não são particularmente habilidosos na tarefa. Um amigo misterioso oferece aulas de Kung Fu em seu lugar - lições que os transformarão em mestres do crepe!
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS E SEUS AMIGOS: A LOCOMOTIVA REAL (ESPECIAL)

Sir Topham Hatt foi convidado para ir a Londres pela rainha, que também solicitou que Thomas fosse a locomotiva para levá-lo. Mas Thomas nunca esteve em Londres antes e se perde ao longo do caminho. Como resultado, ele e Sir Topham Hatt se encontram em situações difíceis. Durante a jornada, Thomas revê velhos amigos e faz amizade com uma locomotiva de aparência muito importante, que quebra nos arredores de Londres. Apesar de pressionado pelo tempo, Thomas ajuda a locomotiva a chegar à estação. Mal sabe ele o quão importante essa locomotiva é.
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

01 - TODOS OS DIAS MATILDE

MATILDE CHEGA A PORTO PAPEL PARA PASSAR SUAS FÉRIAS DE VERÃO NA CASA DE SEU AVÔ, O PIRATA CENTENÁRIO BARBACRESPA. AO CHEGAR, ELA ACIDENTALMENTE RECEBE PODERES DE UM COCO MÁGICO, MAS DESCOBRE QUE NÃO PODE CONTROLA-LOS. NESTE EPISÓDIO, MATILDE CONHECE TRÊS AMIGOS QUE VÃO ACOMPANHA-LA NESSAS FÉRIAS: BOLDO, FERNI E CARLOS – ESTE ÚLTIMO É O ÚNICO QUE SABE DE SEUS PODERES. O PODER DE HOJE É COLORIR AS COISAS COM UM SIMPLES TOQUE.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 19

Em Yukon, Vivi, Mochilão e Lanterninha se empolgam com o “dia que nunca termina” e decidem acompanhar Tic-Tac, um despertador em férias, em seus passeios turísticos. Os planos não saem exatamente como o esperado, e a diversão, que parece não ter hora para acabar, corre o risco de nem começar.
Conheça o Programa
livre
DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS

EP. 09 - EMBATUCADORES - ARTISTAS DE RUA

Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 09 – Embatucadores – Artistas de rua DJ Cão está no balcão batucando com copos de metal quando Rafael do grupo Embatucadores entra na loja e logo se junta a ele no ritmo. O professor de artes marcou uma reunião com Pug Vinil para falar do festival de arte de rua que vai acontecer ali na frente. DJ Cão avisa que seu tio está para chegar. Enquanto isso, eles conversam sobre música acessível, feita com percussão corporal e instrumentos de sucata. Rafael conta a história do grupo que fundou: como surgiu, quando ensaiam e quais suas as referências. Os meninos embatucadores chegam na Caninus Records e DJ Cão fica com vontade de entrar para o grupo. Rafael diz que, para isso, ele terá de fazer um teste: tocar junto com eles! No palco da loja, todos fazem música com materiais recicláveis e DJ Cão viaja no som. Quando Pug Vinil chega, os Embatucadores se despedem para irem à reunião. Perfil: A semente dos Embatucadores foi plantada em 2003 na Escola Estadual Flamínio Fávero, em São Paulo, com o “Projeto de Iniciação Musical”. Criado pelo professor de artes Rafael Rip, o grupo surge da vontade de fazer músicas em uma escola onde crianças não tinham instrumentos. É então que Rafael passa a ensinar percussão corporal de forma voluntária em aulas extracurriculares. O passo seguinte foi transformar sucata em instrumentos. Em 2013, nasce o Embatucadores. Tendo os ingleses do Stomp como uma de suas referências, o grupo se apresenta em escolas, empresas e nas ruas, sempre com a maior diversidade de matérias-primas possível. Agora, eles vão tocar no festival de rua perto da Caninus Records e ensinar o DJ Cão a também tocar com materiais recicláveis.
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 52

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: OS BASTIDORES DE UMA CENTRAL DE ABASTECIMENTO, CEASA, QUE MOVIMENTA UM BILHÃO DE REAIS POR ANO E ATENDE QUATRO ESTADOS BRASILEIROS. CONHEÇA UM SELO QUE ATESTA ORIGINALIDADE E PRESERVA DETALHES DA FABRICAÇÃO DE UM PRODUTO.
Conheça o Programa
livre
Mackenzie em Movimento

MACKENZIE EM MOVIMENTO - 54

Muito da história e do estilo de uma população acaba sendo impressa no traçado urbano das metrópoles. É importante entender como uma cidade se forma e se desenvolve porque isso afeta diretamente os moradores que vivem nela. É o que você vai ver na primeira matéria do programa, que mostra um grupo que está produzindo um atlas morfológico de São Paulo. Em outra matéria você vai ver uma disputa diferente: a competição entre robôs! Uma disputa que envolve ciência e tecnologia.
Conheça o Programa
livre
Campus em Ação

ILE (BELAS ARTES) + DESPERTAR DAS CORES (FAPCOM) + SAMPANDORA (MACKENZIE)

Neste programa Aline Jones e Eduardo Guimarães, apresentam os vídeos “ILE, O curta”, produzido por alunos do curso de Radio e TV da Belas Artes, “Despertar das Cores”, produzido por alunos do curso de audiovisual da FAPCOM e “Sampandora – Garoando”, produzido por alunos do curso de publicidade e propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sobre “ILE, O curta”: "ILE” conta os conflitos na luta pelo espaço na sociedade de dois personagens transexuais. Um deles é o Caio, com 10 anos e total apoio dos pais; o outro, Ariel, transexual não binário que foi expulso de casa na adolescência. O conflito se inicia com a chegada da avó na casa da família. Ano de produção: 2016 Sobre “Despertar das Cores”: Produzido pelos alunos do 1º Semestre do Curso de Audiovisual, da FAPCOM, Despertar das cores é um curta-metragem que relata a história de alguém que mudou de vida através da arte. Ano de produção: 2017 Sobre “Sampandora – Garoando”: Garoando é sobre contar as histórias que ninguém tem tempo para ouvir. Ver o belo no simples cotidiano, sentir a cidade que nos cerca e apreciar cada gota da garoa que molha nossos muros cinzas. Ano de produção: 2017
Conheça o Programa
livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 08

08 - Reportagem com a atleta de BMX Jacqueline Zago. Rubens Matsubara da Shimano nos mostra o motor elétrico “STEPS” que dá assistência na pedalada do ciclista. Kiko Macedo fala sobre produtos e serviços da Mobike. Tomaz Bueno fala sobre o canal no Youtube: Vida Adaptada. Adriana Krochne da Bike Expedition fala sobre viagens de bicicleta. Brou Bruto conta um pouco de sua história no ciclismo.
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

03 - YOUTUBER

CLARICE, NA VOLTA DA ESCOLA, NÃO CONSEGUE CONVERSAR COM DANTE PORQUE SÓ FICA NO CELULAR. DENTRO DA CASA, BINA QUER VIRAR YOUTUBER E TAMBÉM NÃO DÁ ATENÇÃO PRO LINO. NO ENTANTO, ALGO PODE MUDAR TUDO ISSO
Conheça o Programa
livre
O PANTANAL E OUTROS BICHOS

O PANTANAL E OUTROS BICHOS - 18 - CORRA!

Currupira explica bem o plano de como vão se livrar do Lobisomem. Depois de tudo combinado, vão até a beira do rio e começam a provocar o Lobisomem que parte para cima deles. Em desabalada carreira, fogem do Lobisomem e se atiram dentro do rio, fazendo com que o mesmo desapareça por um portal. Depois de refeitos do susto, Curupira faz reaparecer o Jatobarco e nele vão ao encontro de outro ser, que está precisando muito de ajuda. É a Iara ou Mãe d´agua como é conhecida em alguns lugares e seu namorado o Boto, que tinha viajado com ela desde a região amazônica e está desaparecido. Navegam pelo rio até o lugar onde encontram o Boto, preso numa rede de pesca. Depois de muito trabalho, conseguem libertá-lo e esse com sua amada Iara, parte de volta para região amazônica. “O amor é lindo!!!” – suspira Isis.
livre
LUPITA NO PLANETA DE GENTE GRANDE

LUPITA NO PLANETA DE GENTE GRANDE - 05 - O AMIGO TOTÓ

Lupita chega até o quintal e depois de se familiarizar com tudo o que há lá, tem uma surpresa: seu pai trouxe um cachorrinho para ela. Lupita e Totó logo fazem amizade e brincam bastante no quintal. Lupita percebe que o seu novo animalzinho está com fome e vê que pode ajudá-lo, colocando ração em sua tigela, mas há vários obstáculos no caminho. No fim, Lupita percebe que alimentar um bichinho é tarefa para um adulto e chama Papa, que prontamente coloca ração para Totó, que agradece Lupita.
livre
Superhands

SUPERHANDS - 10 - CONTO DE FADAS

Unicórnio Eles vivem nas nuvens e caminham por arco-íris! Os Unicórnios são cheios de magia e agora você pode brincar de ser um deles. SuperHands vai te ensinar a fazer uma tiara de Unicórnio pra você fazer a festa! Castelo Bem-vindo à Idade Média! Vamos construir seu próprio Castelo Medieval? Mãos a obra! Lembre-se de vestir sua melhor armadura e pegar sua espada para defender-se de monstros e dragões!
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

A FESTA DO TRAVESSEIRO/O LAGO DOS BARQUINHOS/PATINAÇÃO NO GELO

A FESTA DO TRAVESSEIRO Peppa está indo para uma festa do travesseiro na casa de Zoe Zebra. Suzy Ovelha, Rebecca Coelho , Candy Gato e Emily Elefante estão todas chegando à festa também. As meninas estão muito animadas. Elas brincam e se divertem. Tocam músicas em um piano e se revezam para contar uma história. Por fim, elas se sentem muito sonolentas. Todas eles aconchegam-se em seus sacos de dormir e adormecem. O LAGO DOS BARQUINHOS Hoje Peppa e sua família estão brincando no lago com seus barcos de brinquedo. Os amigos de Peppa e George chegam com seus barcos de brinquedo. Todo mundo tem um barco para brincar com exceção de Rebecca Coelho. Papai Pig faz para Rebecca um barco de papel muito especial feito de jornal. O barco de papel de Rebecca é tão bom que todo mundo quer um. PATINAÇÃO NO GELO Peppa e George vão patinar no gelo hoje. Eles nunca patinaram no gelo antes e Peppa cai toda hora. Papai Pig diz para ela para não se preocupar, todo mundo cai quando patina pela primeira vez. Mamãe Pig ensina a Peppa e logo ela se diverte muito. Peppa começa a ensinar George como patinar, mas ele é um patinador nato. Peppa e George amam patinação no gelo.
Conheça o Programa
livre
O Diário de Mika

CADÊ A MAMÃE?

Mika acha que já é muito crescidinha para se perder e não quer por uma fitinha com seu nome e telefone no braço para ir ao shopping com sua mãe. Porém, juntamente com Blablá, Mika vai entender a importância de usar uma identificação.
Conheça o Programa
livre
As Microaventuras de Tito e Muda

MEIANS

Para conseguir a Bolica, Tito fala para Octávio que suas meias se usam na cabeça e que são um bem valioso. Mas quando todos de Mini-Mini estão usando as “meians”, Tito se sente excluído e começa a usar também.
Conheça o Programa
livre
YOGA COM HISTÓRIAS

PGM 7 - O MENINO QUE PENSAVA BALÕES

Era uma vez... É assim que as histórias começam, mas com o João e a Rosa é diferente. Eles contam histórias ensinando Yoga para criançada de uma maneira descontraída e deliciosa. “Yoga com Histórias" - um programa para toda família. Ep.07 Cuidar dos pensamentos História: O MENINO QUE PENSAVA BALÕES Livro: O Rei que perdeu o pé e outras aulas lúdicas Editora Yoga com Histórias ALunos da formação Yoga com Histórias 2014
livre
Chocolix

11 - TRABALHO EM EQUIPE

AS CRIANÇAS DA ESCOLA VÃO PARA UM ACAMPAMENTO DE FÉRIAS. LÁ ELES DISPUTARÃO VÁRIOS JOGOS DE COMPETIÇÃO. PARA ISSO ELES RESOLVEM SE DIVIDIR EM DUAS EQUIPES: MENINOS CONTRA MENINAS. NO AUGE DAS COMPETIÇÕES, AS CRIANÇAS PERCEBEM QUE TEM UM PROBLEMA E QUE A ÚNICA ALTERNATIVA PARA RESOLVÊ-LO É SE UNIREM. DESSA FORMA ELES SUPERAM O PROBLEMA E PERMANECEM UNIDOS O RESTO DO PERÍODO DO ACAMPAMENTO.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

01 - OS CHOCOLIX CHEGAM À CHOCOLÂNDIA

A FAMÍLIA CHOCOLIX ACABA DE SE MUDAR DO REINO DE CHOCOLINDO PARA O REINO DA CHOCOLÂNDIA. OS PAIS ESTÃO FELIZES COM A MUDANÇA, MAS SEUS FILHOS, CHOCOMARK E CHOCOLINY, SE SENTEM INSEGUROS. CHOCOMARK, POR CONTA DOS CRISPIES QUE TEM NO ROSTO, TEME SER EXCLUÍDO PELOS NOVOS COLEGAS DE CLASSE. NO ENTANTO, AS DIFERENÇAS SÃO SUPERADAS E TODOS APRENDEM A CONVIVER UNS COM OS OUTROS EM UM AMBIENTE ACOLHEDOR.
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 23

Nella contra o mago malvado: Nella corajosamente se aventura para perseguir um mago malvado, que roubou todas as joias do reino. Mas ela terá que confiar somente em sua coragem interior depois que seu pingente mágico de coração também é roubado.
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

ORA BOLAS, CARAMBOLAS!

Bubu, Biel e Bonie estão procurando algo na floresta com o enérgico filhote de guaxinim. O guaxinim insiste de todos os jeitos para as corujinhas brincarem com ele, mas elas estão em busca do presente do Papai Coruja. Então, Biel se lembra que o Papai adora morangos. À procura dos morangos, o trio se depara com flores no lugar das frutinhas, fazendo surgir o questionamento: será que as flores se tornarão morangos? O guaxinim explica que sim, várias frutas um dia foram flores. Como não há morangos para colherem, eles decidem procurar o pé de melancia, a segunda fruta preferida do Papai Coruja. Eles se deparam com o ursinho carregando uma grande melancia, que explica que as melancias não nascem em árvores, mas sim no chão. De volta ao lar, a família de corujinhas e o guaxinim comem a melancia. O Papai Coruja explica sobre as flores e as frutas, enquanto a Mamãe Coruja os parabeniza por terem ido em busca de seu objetivo, mesmo com a insistência do guaxinim. Ao final, a Mamãe Coruja canta “Sabores da Natureza”.
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICÓ III - 146 - P, M, G

JÚLIO EMPRESTA ALGUNS CARRINHOS PARA LILICA E CACO. ALÍPIO TAMBÉM QUER UM CARRINHO PARA BRINCAR, MAS OS CARRINHOS SÃO PEQUENOS E ALÍPIO PODE QUEBRÁ-LOS. ALÍPIO FICA TRISTE, MAS JÚLIO SE LEMBRA DE UM CARRINHO GRANDE, IDEAL PARA ALÍPIO BRINCAR. O PROBLEMA É QUE FEITO PASSA PELO QUARTO DE JÚLIO E LEVA O CARRINHO PARA O MEZZANINO.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - O ABOMINÁVEL GALO DAS NEVES - 11

O Abominável Galo das Neves / Ovo Surpresa (Morango) / Borboleto Guloso / Forma da Forma (Triângulo) / Pintura Mágica (Meu Galinho) O Abominável Galo das Neves A Galinha Pintadinha e sua família vão esquiar na neve. Apesar de se atrapalharem com suas roupas, eles vão se divertir muito e o Galo dará um super salto. Borboleto Guloso A Borboletinha e a Madrinha estão usando mágica para fazer um delicioso bolo. O que elas não esperavam é que o Borboleto faria uma mágica para o bolo desaparecer.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - CAIXAS MALUCAS - 12

Caixas Malucas / Ovo Surpresa (Relógio) / Brilhando no Farol / Baú Biruta (Robô) / Hora da Música (Meu Lanchinho) Caixas Malucas São três caixinhas malucas. Dentro delas os personagens aparecem e desaparecem. Onde será que está a Galinha? Brilhando no Farol As Naftalinas farão seu show em um lugar incrível e toda a turma vai curtir.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - O SONHO DA MINHOCA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM Sonho da Minhoca (Roteiro HQ 147) Minhoquias decide contar para os amigos um estranho sonho que teve. O que ela não esperava é que a história a colocaria numa difícil situação: escolher de quem ela gosta mais, da Doroteia e do Ludovico. Participação: MINHOQUIAS; DOROTEIA; LUDOVICO; ET (OFF). Roteiro: Elton Mattos
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM 24 - CONT.HISTORIAS 2020 - LIZ MOURA E GRUPO SAÍRA

Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - DOROTEIA ESCUTA PENSAMENTOS

QUINTAL DA CULTURA VI PGM DOROTEIA ESCUTA PENSAMENTOS (HQ 151) Doroteia começa a ouvir os pensamentos das outras pessoas e acaba descobrindo que Osório esconde um grande segredo de Ofélia. Qual segredo será esse? PERSONAGENS: DOROTEIA; OFÉLIA; OSÓRIO ROTEIRO: Elton Mattos
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM 25 - CONT.HISTORIAS 2020 - GIRASONHOS E PAULINHO DIAS

Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - O SERVIÇO DE ENTREGAS DA BRUXOTEIA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM O SERVIÇO DE ENTREGAS DA BRUXOTEIA (Roteiro HQ 143) Corcovico quer muito comprar uma varinha mágica, mas está sem ourifunfas. Por isso, se Bruxoteia não lhe pagar um salário, ele terá de arranjar outro emprego! Participação: BRUXOTEIA; CORCOVICO.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DEPOIS DO BANHO

A turminha estava muito feliz com o Cascão pois ele havia tomado banho e adorado. Já o Cascão não conseguia lembrar de maneira alguma quando este evento horrível havia acontecido com ele. Como era de se esperar, ele ficou totalmente perdido e não sabia mais o que fazer ou em quem acreditar. Será que isso tudo foi apenas um terrível pesadelo ou será que a turminha está aprontando algo com ele?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DIGA O QUE EU DIGO E FAÇA O QUE EU FAÇO

Sabe aquele negócio de imitar tudo o que a outra pessoa diz e faz? Pois é, o plano é fazer isso com a Mônica, até ela não agüentar mais. Coisas que só uma mente “blilhante”, ousaria fazer. É para assistir e repetir
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

FELIZ DIA DO FAZENDEIRO

Bitzer quer servir o fazendeiro em estilo de restaurante, oferecendo uma torta deliciosa como prato principal. Mas quando a torta desaparece, Bitzer comete o erro de aceitar Shaun e a ajuda das ovelhas na cozinha ...
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

LISTA DE VERIFICAÇÃO

O estilo de gestão excessivamente agressiva de Bitzer se torna demais para as ovelhas que decidem que é hora de relaxar. As tarefas do Bitzer para o dia assumem um novo propósito, para que todos se divirtam!
Conheça o Programa
livre
DIÁRIO DE LULI

DIÁRIO DE LULI - 18 - DIA DAS PROFISSÕES - PARTE 2

Luli acompanha a mãe no trabalho. Diana começa a explicar o que faz, mas precisa atender uma emergência. Luli espera na sala. Um casal homoafetivo procura por Diana para agradecer pela adoção da filha deles. Luli entende o que a mãe faz. Diana volta e Luli entrega o presente do casal. Ela explica sobre a profissão para a filha. Pais se apresentam na semana das profissões. Em casa, Diana recebe um chamado e revela que precisa faltar a apresentação. Luli chora. A semana continua na escola e Luli está triste. Diana finalmente chega para participar.
livre
Tá Certo?

TÁ CERTO? - III - 118 - COM CONVIDADOS HUMANOS

Warley e seu assistente de palco Tosco, recebem Dudu, Eugênio, Edwirges e três artistas de circo.
Conheça o Programa
livre
Valentins

19 - NOITE DE TERROR

Os Valentins ficam chocados diante de Conceição com os ratinhos em mãos. Para se livrar dela, os irmãos bolam um plano infalível para assustá-la. Porém, quando tudo parece ter acabado bem, Betina, João, Lila e Theo notam o sumiço de um importante objeto.
Conheça o Programa
livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 358

358 - DOUGLAS GERMANO O Cultura Livre recebe o cantor e compositor Douglas Germano, que apresenta seu mais recente disco, “Escumalha”. Ele mostra algumas das músicas que compõem o disco e também fala sobre o tema da sua pesquisa que deu origem ao disco. Roberta Martinelli resgata no acervo da TV Cultura uma preciosidade de um escritor brasileiro que dialoga com o trabalho de Douglas Germano.
Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 10 - CONDEPHAAT - BENS TOMBADOS NO INTERIOR

O Condephaat, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo completa 50 anos. Hoje o nosso programa viaja para o interior de São Paulo, nas cidades de Jundiaí e Paranapiacaba. Lá, nossos apresentadores mostram que os patrimônios históricos fazem parte da construção e memória dessas e de muitas cidades do Estado.
Conheça o Programa
livre
SUPER IDEIAS

ARMAS E MINAS DE OURO

SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 7: ARMAS E MINAS DE OURO Há um milhão de maneiras de virar um dinheirinho, mas apenas alguns poucos sortudos transformam esse dinheirinho em um milhão. As histórias verdadeiras de quatro inventores que encontram sua fortuna em ouro, armas e jogos. Desde a pistola que construiu uma nação e o banco inspirado por um terremoto até o instrumento musical de milhões de dólares e o jogo final da ganância.
livre
Futurando

FUTURANDO - 179

Confira nesta edição do Futurando: - A importância dos insetos no cultivo de plantas alimentícias. Muitas frutas e legumes ricos em nutrientes só se reproduzem graças a ajuda dos polinizadores. As abelhas são as mais conhecidas por esse trabalho, mas muitos outros insetos são imprescindíveis. O problema é que a monocultura e o uso de agrotóxicos prejudicam esses animais. - No Marrocos, insetos ajudam a elevar o rendimento de colheitas, proporcionando mais lucros e reduzindo o uso de produtos químicos no campo. Além do cultivo principal, outras plantas são adicionadas para atrair insetos polinizadores. Trata-se de um método simples chamado FAP, sigla em inglês para Agricultura com Polinizadores Alternativos. - Conheça o Polarstern, um navio de pesquisa preso no meio de geleiras do Ártico. Os cientistas a bordo se aventuram para reunir dados sobre a região, uma das mais afetadas pelas mudanças climáticas. Com equipamentos e estações de medição, eles monitoram 100 parâmetros continuamente para ajudar a prever o futuro do local. - Saiba por que Plutão não é mais considerado um planeta. Conheça os critérios definidos pela União Astronômica Internacional que fizeram com que Plutão fosse rebaixado para a categoria de planeta anão em 2006. A decisão é polêmica e divide opiniões. - Com muitas pessoas utilizando a internet com mais frequência e maior intensidade, será que a infraestrutura para oferecer o serviço vai dar conta? Kalinka Castelo Branco, professora e cientista do departamento de Sistemas de Computação da USP, fala sobre esse tema.
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

42 - MUSEU DOS BEATLES

OS BEATLES VIRARAM A MAIOR ATRAÇÃO TURÍSTICA DE LIVERPOOL. QUEM CHEGA À CIDADE LOGO VAI VISITAR LUGARES QUE FORAM FREQUENTADOS PELOS ARTISTAS OU CITADOS EM CANÇÕES. TANTO INTERESSE LEVOU À CONSTRUÇÃO DESTE QUE É UM DOS MUSEUS MAIS BEM SUCEDIDOS DA INGLATERRA. A IDEIA É FUGIR DO CONCEITO CLÁSSICO DE MUSEU E LEVAR O VISITANTE A UMA EXPERIÊNCIA QUE ENVOLVA FILMES, OBJETOS, INTERAÇÃO, LUZES, JOGOS E, CLARO, MUITA MÚSICA. ATRAVÉS DA RECONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS, A HISTÓRIA DA BANDA VAI SENDO NARRADA E, DE CERTO MODO, VIVIDA PELO PÚBLICO - DESDE A INFÂNCIA ATÉ O INÍCIO DA AMIZADE, OS PRIMEIROS SHOWS E COMPOSIÇÕES; PASSANDO PELO ESTOURO NO RESTO DO MUNDO, A HISTERIA DAS FÃS E UM SUCESSO JAMAIS VISTO. DISCOS, FOTOS, DECLARAÇÕES E VERSOS QUE MARCARAM ÉPOCA. CURIOSIDADES E REVELAÇÕES. DUAS HORAS DE PASSEIO QUE VÃO ENCANTAR OS VELHOS ADMIRADORES MAS TAMBÉM APRESENTAR PARA AS NOVAS GERAÇÕES, DE UMA FORMA LEVE E DIVERTIDA, A MAIOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS.
Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 30/05/2020

Conheça o Programa
n
Cultura Mundo

A ARTE DA RÚSSIA - 1 VINDO DA FLORESTA

A ARTE DA RÚSSIA, escrito e apresentado por Andrew Graham-Dixon, conta a incrível história da arte russa - seu mistério e magnificência. No episódio 1, Andrew explora as origens do ícone russo - parte da obra de arte, parte sagrada - desde as suas raízes em Bizâncio e o primeiro grande ícone russo, Nossa Senhora de Vladimir - às obras-primas da o mais famoso pintor do país, Andrei Rublev. Atravessando a paisagem épica da Rússia, Andrew visita o mosteiro fundado por Ivan, o Terrível, onde suas formas favoritas de tortura encontraram inspiração na arte religiosa. Um homem lançaria uma luz sobre as eras "escuras" da Rússia.
Conheça o Programa
livre
Clássicos

ORQUESTRA SINFÔNICA DE BAMBERG

Conheça o Programa
livre
MINIDocs

VANESSA MORENO + FI MARÓSTICA

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
Roda Viva

CELSO LAFER (2020)

A FORMA COMO O BRASIL ENFRENTA O NOVO CORONAVÍRUS É TEMA DE ARTIGOS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS, PREOCUPA ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS, AMEAÇA NEGÓCIOS E INVESTIMENTOS E CAUSA TURBULÊNCIAS DIPLOMÁTICAS COM PARCEIROS VITAIS, COMO A CHINA. A PANDEMIA SÓ POTENCIALIZOU UMA POLÍTICA EXTERNA ERRÁTICA, QUE TROCOU O PRAGMATISMO QUE SEMPRE MARCOU A TRADIÇÃO DO ITAMARATY POR UMA ATUAÇÃO MARCADAMENTE IDEOLÓGICA. RECENTEMENTE, EX-CHANCELERES DE VÁRIAS VERTENTES POLÍTICAS, ENTRE ELES O EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, ESCREVERAM UM ARTIGO CONJUNTO CLAMANDO PELA RECONSTRUÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. NOSSO CONVIDADO DESTA NOITE É UM DOS SIGNATÁRIOS DO TEXTO. PARA DISCUTIR A IMAGEM DO BRASIL NO EXTERIOR E O NOSSO PAPEL NUM MUNDO EM PROFUNDA E RÁPIDA MUDANÇA, ESTÁ NO CENTRO DO RODA VIVA O JURISTA E EX-MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES CELSO LAFER. PARA ENTREVISTAR CELSO LAFER, NÓS CONVIDAMOS: ALBA SANTANDREU, CORRESPONDENTE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ESPANHOLA EFE NO BRASIL. HENRIQUE GOMES BATISTA, REPÓRTER DE 'O GLOBO' E EX-CORRESPONDENTE DO JORNAL EM WASHINGTON PATRÍCIA CAMPOS MELLO, REPÓRTER ESPECIAL DA FOLHA DE S. PAULO MARCOS GUTTERMAN, EDITORIALISTA DO JORNAL 'O ESTADO DE S.PAULO' E JOÃO RUELA RIBEIRO, CORRESPONDENTE DO JORNAL PORTUGUÊS PÚBLICO NO BRASIL, QUE PARTICIPA DIRETO DE LISBOA
Conheça o Programa
livre
Futurando

FUTURANDO - 179

Confira nesta edição do Futurando: - A importância dos insetos no cultivo de plantas alimentícias. Muitas frutas e legumes ricos em nutrientes só se reproduzem graças a ajuda dos polinizadores. As abelhas são as mais conhecidas por esse trabalho, mas muitos outros insetos são imprescindíveis. O problema é que a monocultura e o uso de agrotóxicos prejudicam esses animais. - No Marrocos, insetos ajudam a elevar o rendimento de colheitas, proporcionando mais lucros e reduzindo o uso de produtos químicos no campo. Além do cultivo principal, outras plantas são adicionadas para atrair insetos polinizadores. Trata-se de um método simples chamado FAP, sigla em inglês para Agricultura com Polinizadores Alternativos. - Conheça o Polarstern, um navio de pesquisa preso no meio de geleiras do Ártico. Os cientistas a bordo se aventuram para reunir dados sobre a região, uma das mais afetadas pelas mudanças climáticas. Com equipamentos e estações de medição, eles monitoram 100 parâmetros continuamente para ajudar a prever o futuro do local. - Saiba por que Plutão não é mais considerado um planeta. Conheça os critérios definidos pela União Astronômica Internacional que fizeram com que Plutão fosse rebaixado para a categoria de planeta anão em 2006. A decisão é polêmica e divide opiniões. - Com muitas pessoas utilizando a internet com mais frequência e maior intensidade, será que a infraestrutura para oferecer o serviço vai dar conta? Kalinka Castelo Branco, professora e cientista do departamento de Sistemas de Computação da USP, fala sobre esse tema.
Conheça o Programa
livre
Vox Populi

MARLENE

ASSUNTO DESTE PROGRAMA:"MARLENE"(CANTORA)...A ENTREVISTADORA RESPONDEU PERGUNTAS SOBRE:(SUA CARREIRA,PROGRAMAS DE RADIO,RIVALIDADE COM EMILINHA BORBA,MUSICA POPULAR BRASILEIRA,SUA EXPERIENCIA DE TEATRO,SONHO E DADE DE UMA CANTORA POPULAR
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A CONSTRUCAO DO ROMANCE - OS PERSONAGENS

No quarto episódio da série "A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE", o professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas e escritor amazonense Milton Hatoum analisa a criação, a importância e o desenvolvimento dos personagens na construção narrativa deste difícil gênero literário que elegeu como seu na publicação da sua primeira obra "Viagem a um certo Oriente", de 1989, e na seguinte "Dois Irmãos", publicado 12 anos depois, em 2000. Ganhou, com cada um de seus livros, o Prêmio Jabuti, categoria romance, da Câmara Brasileira do Livro. Durante o programa, Hatoum - que é também poeta bissexto (publicou poemas na revista Babel em 1979) e ensaísta (é dele o prefácio para o livro "O Oriente é uma Invenção do Ocidente", do inglês Eduard Said - analisa questões relacionadas às semelhanças e diferenças entre gêneros literários através da obra de vários autores e assim como as influências da cultura árabe e da cidade de Manaus no seu processo criativo e o trabalho com as palavras.
livre