Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 22 de Setembro

ABERTURA DA EMISSORA

APLICATIVOS PARA A VIDA

UMA VEZ NÔMADE... (NAMÍBIA)

Você não pode ser mais isolado do que as pessoas da Namíbia. Eles usam poucas roupas, jóias... e telefones celulares! Todos sabem que um 'aplicativo para a vida' pode ajudar, mas Windhoek e o designer Dalton estão se perguntando como mulheres analfabetas podem ler as mensagens de texto de seus maridos? Eles estão determinados a ajudar ....
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 08

08 - Reportagem com a atleta de BMX Jacqueline Zago. Rubens Matsubara da Shimano nos mostra o motor elétrico “STEPS” que dá assistência na pedalada do ciclista. Kiko Macedo fala sobre produtos e serviços da Mobike. Tomaz Bueno fala sobre o canal no Youtube: Vida Adaptada. Adriana Krochne da Bike Expedition fala sobre viagens de bicicleta. Brou Bruto conta um pouco de sua história no ciclismo.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

SARAMPO

Depois de ter sido eliminado das Américas em 2016, segundo a Organização Mundial da Saúde, o sarampo voltou a ser uma grande preocupação no Brasil. Inúmeros novos casos estão surgindo a cada dia no país, onde estamos vivendo um novo surto da doença. Neste educativo, vamos conhecer mais sobre o sarampo, entender por que a doença voltou, como fazer para tratá-la e o mais importante: como preveni-lo.
Conheça o Programa
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

TRIOS (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que relembra grandes participações de trios no programa. Participaram desse programa: Zé Fortuna. Pitangueira, Zé do Fole Luizinho, Limeira, Zezinha, Trio Primavera, Trio Ariran, Trio Esperança, Carlito, Baduy, Nhozinho, Trio Parada Dura, Trio Andorinha, Pedro Bento, Zé Estrada, Celinho, Trio Urapuru, Dorinho, Iara, Pontelli, Irene, Taquinho, Mogiano e Mogianinho.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 552

Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 21

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: EM UMA REGIÃO COLONIZADA POR IMIGRANTES ITALIANOS, UMA PEQUENA E CHARMOSA CIDADE NA SERRA GAÚCHA SE DESTACA PELA PRODUÇÃO DE UVAS ESPECIAIS, FRUTO DOS CUIDADOS DE FAMÍLIAS PRODUTORAS. E OS ESPUMANTES E VINHOS FINOS QUE CONQUISTARAM O PALADAR INTERNACIONAL E MAIS DE 500 PRÊMIOS NO BRASIL E EXTERIOR.
Conheça o Programa
livre
MUNDO MUSEU  I

07 - MUSEU DE ARTE DA FILADÉLFIA

O MUSEU DE ARTE DA FILADÉLFIA ABORDA DIFERENTES TEMAS, COM COLEÇÕES ESPETACULARES EM QUASE TODOS ELES: DAS ARMADURAS MEDIEVAIS À ARTE ORIENTAL, DAS PINTURAS AMERICANAS AOS GÊNIOS DO IMPRESSIONISMO EUROPEU... PASSEAR PELAS GALERIAS TAMBÉM PODE SER UMA PEQUENA VIAGEM PELO MUNDO, COM SALÕES E CONSTRUÇÕES INTEIRAMENTE TRAZIDOS DE LOCAIS COMO ÍNDIA, CHINA E JAPÃO, RECRIANDO NA PENSILVÂNIA OS AMBIENTES ORIGINAIS ONDE ESTAVAM NA ÁSIA. ENTRE OS QUADROS, DESTAQUE PARA MONET, VAN GOGH, MATISSE, CEZANNE, TOLOUSE-LAUTREC, ENTRE OUTROS.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 62

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 08 - SAMBA CHORADO

Com o tema Samba Chorado, este programa destaca composições de Paulinho da Viola e Cristovão Bastos, entre outros.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM11 - TEMPORADA 2 - ROBERTO SION

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 02

Sr. Clod Quando Clod perde seu convite para o café da manhã da realeza, Nella o batiza de "Sir Clod, o localizador". Uma noite em claro Quando uma fênix luminosa brilha intensamente em todo o reino, mantém Blaine acordado durante dias. Nella tenta ajudá-lo.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

GALINHA PINTADINHA MINI - CAIXAS MALUCAS - 12

Caixas Malucas / Ovo Surpresa (Relógio) / Brilhando no Farol / Baú Biruta (Robô) / Hora da Música (Meu Lanchinho) Caixas Malucas São três caixinhas malucas. Dentro delas os personagens aparecem e desaparecem. Onde será que está a Galinha? Brilhando no Farol As Naftalinas farão seu show em um lugar incrível e toda a turma vai curtir.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

DING DONG!

As corujinhas estão se preparando para um luau. Papai e Mamãe Coruja estão organizando o ninho e preparando algumas coisas para levar para o luau. O trio, já cansado de esperar, tem a ideia de ir atrás do coelhinho para convidá-lo. Ele explica que não pode, porque está cuidando dos seus irmãos, mas diz para chamarem a raposinha, que também explica não poder porque está ajudando o papai a arrumar a toca. Então, o trio avista formiguinhas e vai atrás delas. Nesta busca, o trio se encontra com um tamanduá-bandeira, que conta um pouco mais sobre as formigas e mostra o formigueiro. Bubu, Biel e Bonie veem o formigueiro através de um buraco, enquanto o tamanduá explica tudo, dizendo que elas são insetos sociais que se ajudam, detalhando a função de cada formiga. Bubu vê que todos os animais estavam se ajudando. Então, de volta ao ninho, as corujinhas ajudam o Papai e a Mamãe Coruja e aprendem que quando todos colaboram, tudo fica mais fácil e rápido. Ao final de toda a arrumação, as corujinhas estão sonolentas e cansadas, e o luau acaba ficando para outro dia. As corujinhas dormem escutando a Mamãe cantar a música “Ô de casa”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 97 - AMIGO É PRA SE GUARDAR

Júlio em seu quarto faz sua redação contando como é bom ter um cachorro. Enquanto isso Lilica e Caco brincam com ele pela fazenda. Mindinho apronta umas bagunças na cozinha e todos saem correndo e brincando atrás dele. Ele escapa pela porteira e acaba por ser atropelado por um carro que passava. O motorista preocupado vai buscar um veterinário. Júlio e seus amigos ficam cuidando de Mindinho. Passam remédio e ficam ao lado dele. Chega o veterinário e faz o que deve. Depois de algum tempo, Mindinho não resiste e morre. Todos choram. Organizam o enterro de Mindinho. Por fim, ficam todos tristes, sentados sob a árvore, lembrando do amigo que se foi.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG IV

PEPPA PIG IV - 28 SOL, MAR E NEVE, O COMPUTADOR DO VOVÔ PIG E HOSPITAL

EP 4 - Peppa e seus amigos e familiares estão ansiosos para uma viagem para o litoral, onde eles podem fazer castelos de areia, mas quando eles chegam na praia há muita neve! EP 5 - Mamãe Pig dá a vovó e vovô o seu velho computador para trabalhar e brincar. EP 6 - Peppa e suas amigas do playgroup vão com Madame Gazelle visitar Pedro Pony, que está no hospital.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 22

Nas Terras Altas, na Escócia, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Megan, uma vaca escocesa que resolveu cortar o próprio cabelo sozinha. Só que o corte não deu muito certo e ela fica muito triste e com vergonha. Agora, Vivi e sua turma têm que achar a melhor solução para esse problema.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

MAS QUE CHEFE

Otto e Lobi decidem participar de uma competição em um programa de culinária, mas os dois não sabem cozinhar. Eles agora precisam dar um jeito de vencer Franco na competição.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

BIPOLAR

Nessa aventura nossa tropa chega a um planeta onde todos os habitantes são solícitos e felizes. Isso até o momento em que o vulcão Polaris ruge, aí todos os habitantes passam a ser extremamente mal humorados e descontentes. Contando (as vezes sim e as vezes não) com a ajuda dos habitantes locais, eles terão que recolher um pouco da lava desse vulcão para fazer um conserto emergencial na fuselagem da nave para poder seguir viagem.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

O FINLANDÊS MASCARADO

QUANDO BORIS E RUFUS DESTROEM UM ANTIGO POSTER DE ROCK, ELES PROCURAM UMA LOJA DE DISCOS PARA REMEDIAR O PROBLEMA. SÓ NÃO SABIAM QUE ESTAVAM ENTRANDO EM UMA PERIGOSA DISPUTA DE AIR-GUITAR.
Conheça o Programa
livre
CASAKADABRA

05 - ANIVERSÁRIO

CLARICE DIZ PARA DANTE QUE É BOBAGEM ACREDITAR NOS SONHOS. DENTRO DA CASA LINO SEMPRE SONHOU EM TER UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO, MAS PARECE QUE ISSO NÃO IRÁ ACONTECER, UMA VEZ QUE NINGUÉM LEMBROU DESSA DATA TÃO ESPECIAL.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

BRINCADEIRAS MODERNAS

O Cebolinha encontra o seu amigo Cascão passeando de carro novo e fica louco para dar uma voltinha nele, mas dessa vez o seu parceiro está a fim de brincar sozinho. Quando a Mônica aparece e faz o Cascão brincar com ela a força, o Cebolinha fica morrendo de ciumes e tenta de tudo para estragar a brincadeira. Será que ele vai se dar bem?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

CAMPO DE GUERRA

“Ameaçado” por goteiras, Cascão imagina-se como bombeiro, piloto espacial, capitão pirata...
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

CINEMA EM CASA

O pai da Mônica compra um aparelho novo de DVD e de repente aumenta o numero de visitas de supresa à sua casa, e o mais estranho, todos trazem um filme para assistir no novo aparelho. Como a nossa amiguinha não é nem um pouco boba, ela começa a botar ordem na bagunça, e ai sobra pra todo mundo!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

COQUELUCHE?

O Cebolinha não consegue dizer não para a sua mãe e tem que sair de casa passando vergonha e torcendo para não encontrar nenhum dos seus amiguinhos. Mas como era de se esperar, ele dá de cara com vários coleguinhas e tem que usar toda a sua criatividade para tentar passar despercebido. Será que ele conseguirá enganar a todos e ainda sair por cima? Não perca, pois essa história vai dar o que falar.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1300

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA O DRAMA DAS PESSOAS QUE SÃO OBRIGADAS A ABANDONAR SEU PAÍS DE ORIGEM PARA FUGIR DA GUERRA E DA VIOLÊNCIA. CONHEÇA TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DOS RIOS VOADORES DA AMAZÔNIA. E AINDA , OS SERES HUMANOS COMPROMETEM CADA VEZ MAIS A CAPACIDADE DA TERRA DE SE REGENERAR. ESTUDOS MOSTRAM QUE SERIAM NECESSÁRIOS MAIS DE 2 PLANETAS PARA MANTER O ATUAL PADRÃO DE CONSUMO INSUSTENTÁVEL. CIENTISTAS EXPLICAM QUE PRESERVAR A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO GARANTE AS CHUVAS NAS REGIÕES SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE DO PAÍS. E O BRASIL É UM DOS DESTINOS DOS IMIGRANTES QUE BUSCAM UMA NOVA CHANCE DE VIDA.
Assista online Conheça o Programa
n
A GRANDE NATUREZA AZUL

BAHAMAS

Com o segundo maior recife de corais do mundo, Roatan é um dos melhores pontos de mergulho do mundo - conhecido por seus corais coloridos, tubarões, polvos incríveis e peixes-leão invasores. A ilha de Roatán, um paraíso de beleza natural, localizado a quarenta milhas da costa norte de Honduras, nas águas azuis do Mar do Caribe. A maior das ilhas da baía, ela é cercada pelo sistema de recife Mesoamericano. Um espetacular e diversificado atol de coral segundo em tamanho, perdendo apenas para a Grande Barreira de Corais da Austrália. As florestas de corais vivas de Roatán brilham com peixes tropicais. Além da florescente vida marinha e das magníficas falésias, encontra-se uma das vistas mais misteriosas de Roatán. Por baixo de suas águas profundas e azuis, há um navio fantasma de 45 m de comprimento chamado “o naufrágio do príncipe Albert”.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 333 - DINOSSAUROS, O DIA D

CIENTISTAS ENCONTRAM VESTÍGIOS DO QUE PODE TER SIDO O PIOR DIA NA TERRA. OU, PELO MENOS, O PIOR DOS ÚLTIMOS 66 MILHÕES DE ANOS. PEDAÇOS DE UMA ROCHA RETIRADA DO FUNDO DO MAR, NO GOLFO DO MÉXICO, GUARDAM REGISTROS DO IMPACTO DE UM ASTERÓIDE QUE MUDOU RADICALMENTE A VIDA NA TERRA .... E PROVOCOU A EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS. MAIS DE OITOCENTOS ASTERÓIDES, DOS MILHARES QUE CIRCULAM PELO SISTEMA SOLAR, JÁ FORAM IDENTIFICADOS. OS CIENTISTAS SABEM O TAMANHO, PESO E A ROTA QUE ELES TRAFEGAM. O MAPEAMENTO TAMBÉM INCLUI O DIA E ANO EM QUE VÃO PASSAR MAIS PERTO DA TERRA. A IDÉIA É EVITAR O RISCO DE UMA EVENTUAL COLISÃO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
#PROVOCAÇÕES

#PROVOCAÇÕES - 19 - LUISA SONZA

A PROVOCA DA SEMANA É LUISA SONZA Na mitologia grega, a primeira mulher criada por Zeus — o pai dos deuses — é Pandora. Movida pela curiosidade, Pandora abre uma caixa que deveria ficar fechada, e libera todo o mal do mundo. Pandora também é o nome do primeiro disco da minha convidada, que começou a cantar com 7 aninhos, no CTG de Tuparendi, RS. Hoje com 21, além de cantora, ela é atriz, compositora, e influenciadora com mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais. É quase três vezes a população da Finlândia. Mas tem gente que ainda a chama de “mulher do Whindersson Nunes”. O que você acha disso, Luísa Sonza?
Conheça o Programa
10
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 384 - 22/09/2019

Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 154 - ESPECIAL FOTOGRAFIA 2019 (PODE SER REPRISADO)

Veja os destaques desta edição: - Esmalte de ovo e cachorro-quente de sapato: na série "Breakfast", a fotógrafa espanhola Tessa Dóniga transforma alimentos em imagens surreais. - Projeto "Camuflagem de tricô", criado pelo fotógrafo Joseph Ford e a designer de moda Nina Dodd, camufla pessoas e animais com peças de tricô. - Fotografias históricas, em preto e branco, ganham versões coloridas em projeto de reconstrução digital iniciado pelo britânico Jordan Lloyd. - Maquiador italiano é sucesso na internet criando ilusões de óptica tridimensionais no próprio rosto. - Fotógrafo espanhol registra a trajetória de pássaros e revela belezas imperceptíveis a olho nu. - JanLeonardo Wöllert, fotógrafo especialista em técnica de longa exposição, cria desenhos surpreendentes no ar sem usar programas de edição de imagens.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

IDENTIDADE E DESENRAIZAMENTO

CF 16 - Identidade e desenraizamento. Com jurandir freire costa – psicanalista O que acontece quando somos obrigados a mudar de país e conviver com uma nova língua, outros costumes e cultura, quando perdemos um emprego de muitos anos, ou não encontramos o sentido de pertencimento… São situações que nos abalam e dão uma sensação de perda de raízes, como se a própria vida, física ou moral, estivesse ameaçada. E nesta angústia podemos acionar defesas como querer eliminar o outro, idealizar um passado ou uma pessoa… reações que obscurecem a verdadeira causa dessa angústia que é o medo, a insegurança, a frustração, o abandono. Neste programa um olhar psicanalítico, os efeitos do desenraizamento na formação do ego ou da identidade pessoal.
Conheça o Programa
14
PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - MARIA DA PENHA

A LEI MARIA DA PENHA COMPLETA TREZE ANOS, MAS A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTINUA FAZENDO VÍTIMAS POR TODO PAÍS. A CADA QUATRO MINUTOS, UMA MULHER É AGREDIDA. E NA MAIORIA DAS VEZES , DENTRO DE CASA. O QUE FALTA FAZER PARA MUDAR ESSA REALIDADE? VAMOS OUVIR A OPINIÃO DA PROMOTORA DE JUSTIÇA FABIANA PAES, DO GEVID CENTRAL - PROMOTORIA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DA MÉDICA SANITARISTA ANA FLÁVIA LUCAS D`OLIVEIRA, PROFESSORA DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP E MEMBRO DA REDE "NÃO CALA" PELO FIM DA VIOLÊNCIA SEXUAL E DE GÊNERO DA USP.
Conheça o Programa
10
RETRATOS DE FÉ

RETRATOS DE FÉ - 21 - JUDAÍSMO I - TEMP I

Em Salvador e Belo Horizonte, rabinos participam e mostram algumas celebrações da tradição judaica, explicam o que é a Torá e os ritos de passagem da infância para a vida adulta e a conversão dos novos judeus. Em Recife, a presidente do Centro de Cultura Judaico da cidade, apresenta a sinagoga Kahal Zur Israel, a sinagoga mais antiga das Américas, e conta a história dos judeus no Brasil, a importância do chabbat e a presença da narrativa nas celebrações judaicas. Em São Paulo, cidade com a maior comunidade judaica do país, uma judia recém-convertida relata sobre o seu processo de conversão, sua rotina na religião e como o judaísmo a ajuda no dia-a-dia.
Conheça o Programa
livre
SALA DE CINEMA

PARATODOS

PARATODOS mergulha no cotidiano de alguns dos principais atletas paralímpicos brasileiros para investigar os bastidores do esporte de alta performance e discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. No universo paralímpico, se superar não é uma opção ou gesto de heroísmo, é somente o ponto de partida. “Se você olhar para o que uma pessoa pode fazer em vez do que ela não consegue fazer, a perspectiva muda e perde-se a visão de coitadinho”. (Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro)
Conheça o Programa
10
CANTEIRO DE OBRAS

CANTEIRO DE OBRAS (2012)

CANTEIRO DE OBRAS 2012 - ENSAIO SOBRE O MOVIMENTO É UM FILME DE EVALDO MOCARZEL, QUE REVELA DE DIFERENTES ÂNGULOS OS BASTIDORES DA SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA. NO FILME SÃO MOSTRADOS TRECHOS DAS SEGUINTES OBRAS DO REPERTÓRIO DA SPCD: DOIS A DOIS [GRAND PAS DE DEUX DE O QUEBRA NOZES (1892) E GRAND PAS DE DEUX DE DOM QUIXOTE (1869)], DE MARIUS PETIPA E LEV IVANOV; IN THE MIDDLE, SOMEWHAT ELEVATED (1987), DE WILLIAM FORSYTHE; BALLET 101 (2006), DE ERIC GAUTHIER; SUPERNOVA (2005), DE MARCO GOECKE E BACHIANA N°1 (2012), UMA CRIAÇÃO DE RODRIGO PEDERNEIRAS.
livre
PERSONA EM FOCO

WALCYR CARRASCO

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
SERTÃO DE DENTRO

07 - REI DO BODE

NESTE EPISÓDIO CONHECEREMOS SOBRE COMO OS SERTANEJOS FAZEM PARA CRIAR ANIMAIS NO CLIMA SECO E ÁRIDO DO SERTÃO.
livre
DOC TV II

DO LADO DE FORA (RJ)

Durante cinco meses, a equipe do documentário Do Lado de Fora registrou a rotina de seis mulheres que visitam parentes nas cadeias. Iracema, Patrícia, Selma, Simone, Edite e Jane enfrentam horas de espera, longas filas, revistas íntimas para passar algum tempo com os familiares. O ritual da visita começa na véspera: preparar a comida, arrumar os produtos de higiene, ensacar cigarros. Tudo obrigatoriamente de acordo com as regras prisionais. Algumas chegam a dormir em frente aos presídios para garantir os primeiros lugares da fila. Mas a hora mais dolorosa é a volta pra casa. Acostumadas a serem vistas como coadjuvantes dos presos em situações de conflitos, como rebeliões, essas personagens mostram no documentário que são protagonistas de um drama social. Neste filme de 55 minutos de duração, as diretoras Monica Marques e Paula Zanettini contam a trajetória da vida dessas mulheres até o portão de entrada dos pátios dos presídios.
Conheça o Programa
12
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 30

Convidados: Frederico Barbosa e Silviano Santiago •Silviano Santiago: Você é considerado o introdutor do romance pós-moderno no Brasil, com Stella Manhattan e em Em liberdade. Você concorda? E o que são afinal moderno e pós-moderno? •Frederico Barbosa: Você normalmente é associado ao concretismo, considerado o último momento do modernismo brasileiro – mas que ao mesmo tempo deságua na Tropicália. Existe na poesia brasileira essa tensão entre moderno e pós-moderno? (Lembrar do livro Poesia Concreta Brasileira, de Gonzalo Aguilar) •Silviano Santiago: Em Liberdade e Viagem ao México partem de autores reais (Graciliano e Artaud); esses romances são um exercício de estilo ou uma forma de ler esses autores a contrapelo, contra a tradição moderna? •Frederico Barbosa: Falando no Chico Buarque, ainda se coloca a discussão sobre o caráter literário da MPB? •Para ambos: Voltando à pergunta do Rodrigo Lacerda, a discussão sobre identidade nacional ainda tem validade? •emendar na pergunta do Rodrigo: Escolhas diferentes (de pai e filho) dos momentos da poesia de João Cabral. •Silviano Santiago: A crítica é um gênero literário? Você se coloca na contramão da crítica hegemônica no Brasil (formalista de um lado, sociológica de outro)? •Frederico Barbosa: Existe gesto crítico na poesia para além da própria poesia, uma crítica voltada para a sociedade, a história etc.? •Silviano Santiago: No prefácio de Nas malhas da letra, você afirma que seus ensaios são “de maneira sutil – e talvez por isso mesmo envergonhada – comentários” aos seus livros de criação. O que a crítica não enxergou em seus livros? •Silviano Santiago: Embora você se debruce mais sobre a prosa, no ensaio O assassinato de Mallarmé (de Uma literatura nos trópicos), você faz uma crítica severa a poetas dos anos 70 (geração mimeógrafo) dizendo que “o ovo de Colombo dos jovens é que o livro pode ainda ser um objeto mercadoria”. A atual explosão de blogs e revistas independentes reedita essa poesia midiática? •Frederico Barbosa: Como diretor da Casa as Rosas, como você vê essa onda de festas literárias, eventos e ações da internet? •Silviano Santiago: Como a globalização altera a perspectiva latino-americana de representar a realidade e de se apropriar da tradição literária?
Conheça o Programa
livre