Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 20 de Outubro

ABERTURA DA EMISSORA

UM LUCRO ANIMAL

14
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 12

EP 12 - A sargento Renata Espindola da AUDAX, fala sobre seu crescimento profissional no ciclismo. Mario Canna, da Ciclourbano, fala sobre a bicicleta dobrável, Brompton. Daniel Moral e Pity Sehbe da Eureka Coworking e Tomas Martins da Tembici, falam sobre as iniciativas de incentivo ao uso da bicicleta. Zé Mario fala sobre os produtos criados pela SRD para bicicleta. Entrevista com Reindert Augustijn da Embaixada Holandesa de Ciclismo.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

HANSENÍASE

Nesse educativo vamos conhecer uma doença antiga, mas que ainda causa medo e estigma por parte da população pela falta de conhecimento. Trata-se da Hanseníase ou Lepra, como era conhecida antigamente. Uma doença infecciosa crônica e que acomete, normalmente, a pele e os nervos das pessoas. Uma doença que tem tratamento e cura!
Conheça o Programa
livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: TIÃO CARREIRO (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Tião Carreiro, com a participação da dupla Marcelo Viola & Ricardo que fala da influência do músico na carreira deles. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Inezita Barroso,Marcelo Viola & Ricardo, Nalva Aguiar, Divino e Donizete, Matogrosso e Mathias, Cezar e Paulinho,Leyde e Laura,entre outros.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 556

Conheça o Programa
livre
AGROCULTURA

AGROCULTURA - 25

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: AS AÇÕES PARA RECUPERAR E PROTEGER NASCENTES DOS AFLUENTES DA BACIA DO RIO DOCE, DEVASTADA PELA TRAGÉDIA EM MARIANA. O PROJETO, QUE CONTA COM PARCERIA DE PRODUTORES RURAIS, É DESENVOLVIDO PELO INSTITUTO TERRA, ONG FUNDADA PELO FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO E A ESPOSA LÉLIA WANICK. E FOMOS CONHECER JAGUARUNA, CIDADE CONSIDERADA A MAIOR PRODUTORA DE MELANCIA DO SUL DE SANTA CATARINA.
Conheça o Programa
livre
MUNDO MUSEU  I

12 - NEW MUSEUM

UMA DAS GRADES TRADIÇÕES DE NOVA YORK SEMPRE FOI QUEBRAR TRADIÇÕES, BUSCAR O NOVO, INVENTAR... É JUSTAMENTE ESTE O ESPÍRITO DO NEW MUSEUM, UMA INSTITUIÇÃO DEDICADA A TUDO O QUE É NOVO, TUDO O QUE QUEBRA BARREIRAS E ARRISCA. A COMEÇAR PELO PRÓPRIO PRÉDIO DO MUSEU, UMA OUSADA CRIAÇÃO DOS JAPONESES RYUE NISHIZAWA E KAZUYO SEJIMA. É COMO SE TUDO ACONTECESSE DENTRO DE UMA GIGANTESCA ESCULTURA. INSTALAÇÕES, NOVAS MÍDIAS, NOVAS FORMAS DE EXPRESSÃO, CRIAÇÕES DE PAÍSES QUE NORMALMENTE NÃO ENCONTRAM ESPAÇO NOS MUSEUS TRADICIONAIS... ESTA É A CASA DO NOVO, DA EBULIÇÃO, DA CRIATIVIDADE SEM LIMITES.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2019 - PRÉ-PRELÚDIO - TEMPORADA 2019

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 12 - OUTROS SOTAQUES

Com o tema Outros Sotaques, este programa destaca composições de Zé Menezes, Moacir Santos e Esmeraldino Salles, entre outros.
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM02 - TEMPORADA 1 - UTE LEMPER

Conheça o Programa
livre
NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 10

SEM VESTIDO, SEM COROA, SEM FESTA Olivia convence Minatori de que ela precisa beijar um sapo para poder participar de uma chique festa do chá. CLOD MONET Clod amorosamente pinta quadros de Trinket para a Feira de Arte de Castelo Seguro – mas ela não gosta deles.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O ESCORREGADOR COLORIDO

Bubu, Biel e Bonie brincam nos escorregadores de folhas e começa a chover. Enquanto o trio espera a chuva passar, abrigados debaixo de algumas folhas, Bubu vê uma nova oportunidade de brincadeira: um circuito de poças d’água. Quando Biel está pulando sobre as poças, a chuva para e o sol volta. Assim, as corujinhas brincam novamente de escorregar, mas Biel acaba caindo em uma poça d’água e, ainda atordoado, vê um escorregador super colorido no céu. Eles vão atrás desse escorregador, mas ele sempre some. Decidem voar para encontrá-lo, e percebem que ele é feito de gotinhas de água. Papai Coruja assobia e, chegando no ninho, o trio descobre que o escorregador era, na verdade, um lindo arco-íris de sete cores. Mamãe Coruja canta a música “Chu-chu-chuva!”, enquanto chove fora do ninho.
Conheça o Programa
livre
GALINHA PINTADINHA MINI

GALINHA PINTADINHA MINI - BALADA ANIMADA - 20

Balada Animada / Ovo Surpresa (Urso) / Piquenique de Magia / Baú Biruta (Trator) / AEIOU (Letra U) / Hora da Música (Pintinho Amarelinho) Balada Animada Em uma noite sossegada, a Galinha, o Galo e o Pintinho, decidem fazer uma balada superanimada. Piquenique de Magia A Madrinha levará a Borboletinha e o Borboleto para um piquenique, porém eles passam por vários lugares e nunca chegam. Mas a Madrinha guardou uma linda surpresa para eles no final.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 126 - SEIS POR MEIA DÚZIA

JÚLIO DÁ SEIS BOLINHAS DE GUDE PARA LILICA, MEIA DÚZIA PARA ORIBA E MEIA DÚZIA PARA ALÍPIO. LILICA ACHA QUE GANHOU MENOS BOLINHAS DO QUE OS OUTROS E POR ISSO FICA BRAVA COM JÚLIO E SE RECUSA A JOGAR BOLINHA DE GUDE COM ELES.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

LIMPANDO O CARRO/O PAPAI PENDURA UMA FOTO/O RELÓGIO CUCO

LIMPANDO O CARRO Papai Pig está levando todos para passear, mas o carro está muito enlameado e Mamãe Pig insiste que eles devem limpar o carro antes de partir. Peppa e George ajudam a limpar o carro com esponjas, água e sabão. O PAPAI PENDURA UMA FOTO Mamãe Pig tem uma nova foto de Peppa e George. Papai Pig oferece para colocar a imagem enquanto Mamãe vai visitar a Vovó e Vovô Pig. Mas furar a parede não é tão simples como Papai Pig pensou e ele faz um grande buraco. Papai, Peppa e George tem que consertar a parede antes que Mamãe retorne. O RELÓGIO CUCO O velho relógio cuco De Peppa e George não funciona. Então, Papai Pig dá corda. O relógio bate as horas e um cuco de madeira sai batendo suas asas e cantando " Cuco !!" Peppa acha muito engraçado, mas George estava distraído e perdeu tudo. George não quer perder o cuco novamente, mas o cuco sai uma vez por hora ...
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 04

No Monte Evereste, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem o Lindo Homem das Neves, um ex-monstro que se tornou guia de escalada. Lindo promete ajudá-los a chegar ao topo da montanha, de onde poderão ver o caminho para Viravento. Porém, ele esconde um segredo que pode arruinar os planos da turma.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

FEITIÇO DO TEMPO

Otto está preso no mesmo dia e todos os acontecimentos desastrosos deste são repetidos. Ele se desespera e tenta descobrir porque e o que está fazendo com que isso sempre aconteça.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ESQUECERAM DE MUSCO

Finalmente nossos astronautas cumpriram todas as condições da missão para voltar a Terra, mas antes resolvem dar uma passada na estação espacial para fazer umas comprinhas e isso vai causar um grande impacto no resultado final da missão.
Conheça o Programa
livre
BORIS E RUFUS

A ALMA DO NEGÓCIO

RUFUS DESEJA SE TORNAR O NOVO GAROTO-PROPAGANDA DO CEREAL ANIMAL E FAZ O POSSÍVEL PARA PARTICIPAR DA PROMOÇÃO DIVULGADA NA TV. BORIS TENTA PROTEGER O AMIGO E OS DOIS ACABAM PRESOS NO SUBMUNDO DA PUBLICIDADE.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A CABELEIREIRA

Mônica se oferece para cortar o cabelo do Cascão, mas essa história não colou!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A NOVA BABÁ

Enquanto os pais do Cebolinha saem, Xabéu – a irmã mais velha do Xaveco – vai tomar conta dele. Mas o Cascão também está por lá e não é que os dois se “apaixonam” por ela? Ah, esses meninos, viu? Quem vai conquistar o coração da jovem Xabeuzinha? Cascão ou Cebolinha?
Conheça o Programa
livre
CASAKADABRA

09 - HOJE É DIA DE MÚSICA!

LINO ACORDA COM VONTADE DE DANÇAR E DECIDE OUVIR MÚSICA. ELE CONVIDA TODAS AS CRIANÇAS A DANÇAREM COM ELE. O EPISÓDIO CONTA COM DIVERSOS CLIPES MUSICAIS.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1304

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA A PRIMEIRA CAVERNA BRASILEIRA MAPEADA EM TRÊS DIMENSÕES PARA PESQUISAS. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O PROJETO QUE TENTA SALVAR ESPÉCIES DE MACACOS DO PAÍS. E AINDA, OS PLANOS DE DESPOLUIÇÃO DE DOIS RIOS DE SÃO PAULO. O GOVERNO DO ESTADO ANUNCIOU UM PACOTE PARA LIMPAR O PINHEIROS E O TIETÊ. O PESQUISADOR E AMBIENTALISTA ,JOSÉ PEDRO DE OLIVEIRA COSTA , COORDENA A OPERAÇÃO EM DEFESA DOS PRIMATAS. E , CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCANEARAM EM 3D A CAVERNA DO DIABO, QUE GUARDA REGISTROS RAROS DO CLIMA DO PASSADO.
Conheça o Programa
n
VALE INDOMADO

A GRANDE CURVA

The Big Bend tem mais de 2 milhas de comprimento, é um dos maiores meandros ao longo do rio Luangwa, na Zâmbia. É um local movimentado - lar de um grupo de hipopótamos que se deleitam em seus poços profundos, um cruzamento importante, ponto para elefantes e lugar para beber para rebanhos enormes de búfalo. O hipopótamo é governado por um macho dominante, o mestre da praia. Ele controla uma seção do rio que lhe dá direitos de acasalamento sobre as fêmeas e ele vai lutar contra qualquer outro homem que quer desafiá-lo por seu território. Expondo enormes dentes afiados, ele intimida o intruso, mas se isso não funcionar, uma brutal briga pode surgir, que determina quem é o vencedor recebendo o rio, o perdedor forçado a sair. Um bebê hipopótamo é apresentado à vagem por sua mãe. É um momento perigoso - entenda errado e o um jovem poderia ser esmagado ou atacado. À noite, os hipopótamos deixam a segurança do rio para pastar nas planícies. Simplesmente deixar o rio pode ser difícil para um jovem hipopótamo com o orgulho Nsefu dos leões esperando para atacar. E mesmo nas planícies há leões e hienas para cuidar. Mas os hipopótamos não têm a grande diferença para si mesmos. Na água eles são acompanhados por temíveis crocodilos do Nilo, com mais de 19 pés de comprimento. Um macho grande poderia facilmente pegar um bebê hipopótamo, mas com um enorme hipopótamo mãe agressiva ao redor, eles tendem a ficar arrebatando presas de leões ou comer hipopótamos que morreram de exaustão e calor na estação seca. À medida que a estação seca continua, as bordas do rio na curva tornam-se cada vez mais pegajosas, aprisionando um búfalo que veio beber.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 337 - LIBERDADE DE IMPRENSA

UM FANTASMA PERCORRE O PLANETA. DE NORTE A SUL. DE LESTE A OESTE. O FANTASMA QUE AMEAÇA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. DE UM LADO, GOVERNOS POPULISTAS, À DIREITA E À ESQUERDA, FAZEM CAMPANHAS ABERTAS CONTRA A IMPRENSA LIVRE. OUTROS FECHAM JORNAIS, REVISTAS, EMISSORAS DE RÁDIO E TV, ENQUANTO EM ALGUNS PAÍSES VEÍCULOS INDEPENDENTES NEM CHEGAM A EXISTIR. LEVANTAMENTO DA ORGANIZAÇÃO REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS MOSTRA QUE A LIVRE CIRCULAÇÃO DE IDEIAS E DE INFORMAÇÃO ESTÁ SOB PRESSÃO, EM TODO O MUNDO. O GRUPO ATÉ CRIOU UMA CREDENCIAL PARA OS PREDADORES DA IMPRENSA. NOS ESTADOS UNIDOS, AO COMPLETAR MIL DIAS NO GOVERNO, TRUMP BATE NOVOS RECORDES DE MENTIRAS. E MAIS: COMPUTADOR CONSEGUE ESCREVER COMO SE FOSSE UM JORNALISTA E PRODUZ TEXTOS CARREGADOS DE VENENO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
POR QUE ODIAMOS?

POR QUE ODIAMOS? - 01 - ORIGEM

Por que odiamos? Os seres humanos são capazes de amor e cooperação - então por que nos tratamos com crueldade e violência? O antropólogo evolucionário Brian Hare procura as origens do ódio em nosso passado distante e em nosso ambiente contemporâneo.
12
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 388 - 20/10/2019

DOMINGO NO METRÓPOLIS VOCÊ ENTRA NOS BASTIDORES DO MUSICAL MADAGASCAR QUE CONTA A HISTÓRIA DO PRIMEIRO FILME, DE 2005. O MULTI-ARTISTA PATRICIO BISSO MORREU ESSA SEMANA EM BUENOS AIRES E A GENTE PRESTA UMA HOMENAGEM. A ESTREIA DA SÉRIE "POR QUE ODIAMOS" AQUI NA TV CULTURA É ASSUNTO DE UMA CONVERSA COM O JORNALISTA TONY GOES. ELA FOI PRODUZIDA NA TVN/ DISCOVERY PELO VENCEDOR DO OSCAR STEVEN SPIELBERG E INVESTIGA POR QUE O SENTIMENTO DO ÓDIO É TÃO PRESENTE NA HUMANIDADE DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS.
Conheça o Programa
livre
#PROVOCAÇÕES

#PROVOCAÇÕES - 23 - KIM KATAGUIRI

Em nova fase, o programa #Provocações, agora comandado por Marcelo Tas, recebe o professor de história e deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo. No programa, ele fala sobre temas que estão em destaque na mídia nacional: a morte de Ágatha Félix, no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro; o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; Marielle Franco; e sobre o item excludente de ilicitude proposto em pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
Conheça o Programa
10
CAFÉ FILOSÓFICO 2019

A AGONIA DO AMADURECIMENTO

A agonia do amadurecimento Com Danit Pondé, psicanalista O que significa amadurecer? O psicanalista Winnicott dizia que todos temos tendência a amadurecer, desde que o ambiente em que somos criados nos favoreça. Porém, na sociedade de hoje, a recusa a este crescimento aparece como uma nova epidemia. Quando estamos preparados de fato para enfrentar a vida como adultos? Num mundo em franca transformação, pais inseguros estariam indo além do cuidado suficiente e criando a superproteção de filhos. Como equilibrar este caminho entre a vulnerabilidade e a independência? Será que os confortos e os avanços tecnológicos que tivemos nos últimos tempos, têm reforçado esse desejo bastante comum no ser humano: o de ser jovem para sempre?
Conheça o Programa
14
PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - AUTONOMIA UNIVERSIDADES

NESTE ANO, A AUTONOMIA DAS TRÊS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS - USP, UNICAMP E UNESP - COMPLETA TRINTA ANOS. VAMOS FALAR SOBRE A SITUAÇÃO DESSAS INSTITUIÇÕES.UMA CPI FOI CRIADA PARA INVESTIGAR IRREGULARIDADES NAS FINANÇAS. SEGUNDO O PRESIDENTE DESSA COMISSÃO, É PRECISO REVER A GESTÃO DOS RECURSOS. JÁ OS REITORES DIZEM QUE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS TÊM SOFRIDO UMA SÉRIE DE ATAQUES SEM PRECEDENTES
Conheça o Programa
10
RETRATOS DE FÉ

RETRATOS DE FÉ - 25 - WICCA - TEMP I

Durante um ritual WICCA no interior de São Paulo, Alexandros Prokopiou explica a roda do ano: os esbats e os sabas. Em Brasília, Mavesper Ceridaen fala sobre a presença da tradição WICCA no Brasil e relata detalhes e curiosidades desta prática secular. Em Recife e em Belo Horizonte, praticantes falam como a tradição religiosa transformou suas vidas.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 137 - ESPECIAL CINEMA DE RESISTÊNCIA (PODE SER REPRISADO)

Jovens cineastas mundo afora refletem e recriam a realidade que os cerca. Eles investigam, criticam e trazem à tona o que outros preferiam manter em segredo. O Camarote.21 de hoje é sobre jovens cineastas que não fecham os olhos para o que precisa ser visto – e mostrado. Conheça os personagens deste programa: - Inadelso Cossa: moçambicano que luta contra a negação do passado e quer promover uma nova consciência histórica em seu país. - Sabaah Folayan: americana que denuncia o racismo que persiste nos Estados Unidos. - Alois di Leo: peruano criado no Brasil e que tem como tema central de seu trabalho a relação do ser humano com o meio ambiente. - O cinegrafista Christopher Aoun, do Líbano, e o editor de imagens Konstantin Bock, da Alemanha, que trabalharam no aclamado "Cafarnaum" evidenciando a pobreza infantil.
Conheça o Programa
livre
ESCALA MUSICAL

ESCALA MUSICAL - 11

Dois músicos em um encontro raro na cidade em que eles escolheram morar. Otto nasceu em Belo Jardim, no agreste pernambucano. Passou pela França, Rio de Janeiro, voltou para Pernambuco, juntando-se a Chico Sciense e Fred 04, e, finalmente, veio a São Paulo e deu início a carreira solo, que sempre teve uma quedinha pela música eletrônica Ligiana Costa tem formação erudita, é musicóloga com doutorado em ópera barroca e tem a mesma quedinha por música eletrônica. Deixou Brasília para estudar música erudita na Europa: canto na Holanda; filologia musical da renascença e Idade Média na Itália e, na França, tornou-se doutora em ópera barroca. 10 anos depois voltou ao Brasil, para São Paulo.
Conheça o Programa
livre
PERSONA EM FOCO

EDSON CELULARI

Conheça o Programa
14
FIGURAS DA DANÇA 2011

ANA BOTAFOGO

A carioca Ana Botafogo é um dos maiores nomes da dança do Brasil. Aluna da academia de dança da bailarina Leda Iuqui, teve seu primeiro contrato como bailarina profissional no Ballet de Marseille, com direção de Roland Petit. Ainda na Europa freqüentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris, a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes e o Dance Center-Covent Garden, em Londres. Na década de 70 foi bailarina do Teatro Guaíra e posteriormente da Associação de Ballet do Rio de Janeiro. Torna-se a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1981, cargo que ocupa atualmente. Dançou as mais importantes obras do repertório clássico como solista, entre elas Giselle, de Jean Coralli (1779-1854) e Jules Perrot (1802-1892), considerado pela crítica uma de suas maiores interpretações. Dançou no mundo todo e teve importantes partners como Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Julio Bocca, Richard Cragun, Francisco Timbó, Marcelo Misailidis, Vitor Luis, entre outros. Na TV pode ser vista como Elisa, na novela Viver a Vida, de Manuel Carlos. Ana também escreveu um livro “Ana Botafogo – Na ponta dos pés”, baseado em entrevistas para Dalal Achcar e Leda Nagle.
Conheça o Programa
livre
SALA DE CINEMA

VILANOVA ARTIGAS - O ARQUITETO E A LUZ

O documentário "Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz" remonta a trajetória do icônico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas. Por meio das lembranças de familiares, amigos, alunos, imagens de arquivo e visitas a seis de suas principais obras, a história de vida de Artigas é contada.
Conheça o Programa
livre
SERTÃO DE DENTRO

10 - CANUDOS

NESTE EPISÓDIO, GERALDO ABORDA COMO SE DEU A RELIGIOSIDADE DO POVO DO SERTÃO E COMO AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS SE MANTÉM VIVAS.
livre
DOC TV II

PARAÍSO (SP)

O documentário Paraíso é fruto de uma idéia antiga de Marco Antônio R. Alves, Fernando Uehara e Caetana Britto, seus diretores, e tem como tema a paisagem da memória, que pode ser descrita como a imagem subjetiva de um lugar e um tempo significativos. As imagens de nossa memória são ficções, compostas de vestígios, que muitas vezes surgem na mente como lampejos involuntários. Mas, se por um lado estes lugares / tempos estão em nós como uma presença viva, por outro, são a evidência de sua perda, de sua ausência. A narração desses vestígios, por diferentes pessoas, é a matéria prima do filme e o seu fio condutor. Os narradores são originários do Japão, Congo, França, Rússia, Estados Unidos, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Portugal e diferentes estados do Brasil, mas falam menos dos seus lugares geográficos e mais dos seus lugares existenciais (ou da falta destes). Um dos narradores, o músico Vermelho, compôs um depoimento musical sobre o seu “paraíso”. Junto `as falas, a sonoridade dos lugares é fundamental para a investigação das reminiscências da memória, e este conjunto a que chamamos de narrativa sonora foi gravado e editado por José Augusto Mannis - pesquisador e músico eletroacústico. O documentário tem sua forma delineada por narrativas simultâneas: áudio e vídeo não são meras ilustrações um do outro, não estão a serviço da ênfase mútua. A narrativa sonora é o leito sobre o qual se constituíu a narrativa visual, formada por imagens simbólicas - mais próximas do universo imaginário e do conteúdo referido por cada narrador, e `a qual também foram incorporados desenhos, fotos e vídeos provenientes de seus arquivos pessoais.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

CLAUDETTE SOARES

Claudette Soares começou sua carreira artística aos 10 anos de idade, no Programa “Papel Carbono” de Renato Murce. De lá para cá, sua trajetória musical mostra uma cantora que nunca se prendeu a modismos, sempre cantando um repertório de bom gosto. Em 1960 trouxe a Bossa Nova para São Paulo, fazendo da música “Primavera” o hino do movimento “bossanovista” no então templo paulista da Bossa Nova, o João Sebastião Bar. O Trajetórias de hoje apresenta em primeira pessoa a história de Claudette Soares Entrevistadores: Luís Antônio Giron
livre