Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

O historiador Yuval Harari no centro do Roda Viva.

Yuval Noah Harari, professor de História da Universidade Hebraica de Jerusalém, foi o convidado do Roda Viva, programa apresentado pela jornalista Daniela Lima, na última segunda-feira (11);

PhD pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, ele é autor de 'Sapiens, uma breve história da humanidade' e '21 lições para o século 21', que venderam mais de 20 milhões de exemplares em todo o mundo.

A entrevista teve como tema central os perigos e mudanças sociais causadas pelo avanço da tecnologia. O historiador ressaltou a importância de regulamentar adequadamente os novos dispositivos tecnológicos para evitar a disseminação de desinformação, mas apontou quem, na sua opinião, é o agente central dessa ação: o governo. “[As empresas] deveriam agir com responsabilidade, claro. Mas, no fim das contas, a responsabilidade é do governo e do público, que elegeu o governo”, disse.


Ainda, as futuras transformações no mercado de trabalho, consequência das novas tecnologia, foram destacadas em uma das respostas do escritor. “As pessoas precisarão continuar aprendendo pelo resto da vida”, falou. “Haverá novos empregos. O grande problema será o retreinamento”. Para ele, essa questão afetará fortemente os países mais pobres. “Os países ricos terão recursos para retreinar sua mão-de-obra, mas esses recursos podem faltar nos países pobres.”


Ditaduras digitais

Harari alertou sobre o desenvolvimento das chamadas “ditaduras digitais”, as ditaduras baseadas em tecnologias digitais de vigilância. “Todos os governos do mundo, hoje, enfrentam a tentação de comprar tecnologias sofisticadas de vigilância”, afirmou.



Sociedade

A ascensão do nacionalismo e a justificativa de preconceitos sociais por meio da religião também foram tema na entrevista de Yuval Noah Harari ao Roda Viva. “Nacionalismo não é sobre odiar estrangeiros”, apontou o professor.


“Deveríamos agir contra a disseminação da intolerância, dos discursos de ódio e da perseguição nas redes sociais”. Yuval Noah Harari condenou os preconceitos sociais ainda entranhados na sociedade e falou sobre a relação deles com a religião. “Em muitos casos ao longo da história, vimos que as pessoas usaram Deus e a religião para justificar suas piores tendências.


O Roda Viva, apresentado por Daniela Lima, vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na TV Cultura. Assista à íntegra: