Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

São Paulo, 15 de outubro de 2019 – Estreia neste domingo (20/10), às 11h, na TV Cultura, a nova temporada de Prelúdio, reality show com jovens talentos da música clássica, apresentado por Roberta Martinelli e pelo maestro Júlio Medaglia, que também assina a direção musical do programa. O primeiro programa será um especial com depoimentos de vencedores das edições passadas e de jurados, além de entrevistas com os participantes deste ano e momentos históricos do reality show.

A atração, que se consagrou por revelar jovens músicos que atualmente brilham em grandes orquestras pelo Brasil e em várias partes do mundo, contará com novo cenário, vinhetas inéditas e a interatividade do público.

Nas semanas seguintes, aos domingos - nos dias 27/10, 3, 10 e 17/11 -, irão ao ar as quatro eliminatórias. Em cada uma delas, participarão quatro concorrentes, sendo que um deles será escolhido para disputar a finalíssima na Sala São Paulo. O júri especializado é formado por importantes nomes do cenário musical como o produtor João Marcello Bôscoli, o pianista e maestro Marcelo Bratke, o violista Marcelo Jaffé e o cantor e compositor Arrigo Barnabé.

Participam do programa jovens vindos de várias regiões do País, como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Alagoas. E o vencedor ganhará uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, uma das mais importantes escolas de música do mundo. O prêmio é oferecido pelo Consulado da Hungria.

No dia 24 de novembro, diretamente da Sala São Paulo, a transmissão ao vivo da grande final promete vir carregada de emoção, com a participação da plateia, da votação do público pela internet e do virtuosismo de jovens talentos da música clássica. O Prelúdio vai ao ar aos domingos com reapresentação às quintas-feiras, às 22h45.

Do Prelúdio para o mundo

Desde 2005, o Prelúdio premiou 11 talentos brasileiros, incluindo Cristian Budu, em 2007, um dos grandes pianistas da atualidade, e Tiago Nagel, clarinetista, vencedor da primeira edição, que atualmente integra a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Há mais de uma década, o programa se consagrou por abrir portas do mercado de trabalho para jovens musicistas que, em sua maioria, após participarem do Prelúdio, ingressaram nas principais orquestras nacionais e de diversos outros países. Além disso, diversos vencedores e finalistas do programa foram trabalhar em diferentes partes do mundo e estão estudando em grandes escolas, como é o caso do jovem pianista curitibano Estefan Iatcekiw, vencedor do Prelúdio 2017, que recentemente foi estudar em Moscou, na Rússia.