Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

TV Cultura/Fernando de AmIcis
TV Cultura/Fernando de AmIcis 20190726173547_01-roda-acontece.png

Nesta segunda-feira (29/7), a TV Cultura exibe uma maratona com duas entrevistas inéditas do Roda Viva consecutivas. O primeiro convidado será o economista Bernard Appy, das 22h às 00h, seguido pelo general Carlos Alberto dos Santos Cruz, que vai ao ar das 00h à 02h. Ilustradas por Paulo Caruso e com apresentação de Aldo Quiroga e Ricardo Lessa, respectivamente, as entrevistas vão ao ar na TV Cultura, no site da emissora, no Twitter, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Bernard Appy

A simplificação dos impostos no país, com o objetivo de atrair investimentos e gerar empregos, é o tema abordado pelo economista Bernard Appy em sua entrevista. Especialista em questões tributárias, diretor do Centro de Cidadania Fiscal e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, ele é um dos autores da proposta de Reforma Tributária em exame no Congresso Nacional, que pode levar, entre outras medidas, à redução nos tributos da cesta básica, beneficiando as camadas menos favorecidas da população.

O projeto será a segunda grande iniciativa, depois da Reforma da Previdência, destinada a atrair investimentos e promover a retomada do crescimento econômico. De acordo com os autores da proposta, o sistema tributário do País está defasado em 50 anos e isso acaba privilegiando as classes de alta renda em detrimento dos menos favorecidos.

Compõem a bancada de entrevistadores André Jankavski, repórter de Economia da revista Exame; Bárbara Nascimento, repórter do Broadcast – Agência Estado; Laura Diniz, editora do site Jota; Thiago Uberreich, apresentador e repórter da rádio Jovem Pan; e Eduardo Cucolo, repórter do jornal Folha de S.Paulo.

Carlos Alberto dos Santos Cruz

Ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro e ex-comandante das tropas da ONU no Haiti e no Congo, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz comenta em sua entrevista ao Roda Viva os bastidores de Brasília e as dificuldades de sobreviver no ambiente político da capital nacional.

Santos Cruz ocupou o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro durante seis meses, sendo encarregado no período pela articulação com o Congresso. Antes disso, em 2012, assumiu a chefia de Assuntos Militares da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e, entre 2017 e 2018, foi Secretário Nacional de Segurança Pública.

Engenheiro civil formado pela PUC de Campinas, ele é também graduado na Academia Militar das Agulhas Negras e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. General de divisão, comandou a missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti, entre 2006 e 2009. A experiência o levou a ser convocado novamente pela ONU, em 2012, para chefiar a força de 20 mil homens, de 18 países, mobilizados para garantir a paz na República Democrática do Congo.

Compõem a bancada de entrevistadores Ricardo Gandour, diretor de Jornalismo da rede CBN; Lourival Sant'anna, comentarista da rádio CBN, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e diretor do Irice (Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior); Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal Valor Econômico; Marcelo Godoy, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo; e Daniel Bramatti, editor do Estadão Dados e do Estadão Verifica e presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).