Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Muito além da dura poesia concreta de suas esquinas, como cantou Caetano, São Paulo é historicamente um polo cultural, um espaço para onde converge a produção da música contemporânea no País. A fim de explorar a relação que existe entre músicos de diversas regiões e a cidade, a TV Cultura estreia, na sexta-feira (3/5), o programa Escala Musical. A atração apresenta uma amostra do que é a música brasileira produzida hoje e, para isso, recebe grandes nomes do cenário nacional, como Fafá de Belém, Tom Zé, Karol Conka, Felipe Cordeiro, Anavitória, Fernanda Abreu, Chico César, Luiza Possi, Tetê Espíndola e Marina de La Riva. O programa, que conta com o comando de Renata Simões e com a curadoria musical da jornalista Patricia Palumbo – especializada em rádio e música –, vai ao ar às 22h30, na emissora e no aplicativo Cultura Digital.

Em 13 episódios, gravados em locais marcantes da cidade para os entrevistados, como a Praça Roosevelt e o Parque Ibirapuera, a produção original da TV Cultura mostra músicos de diferentes partes do Brasil – que vivem, trabalham ou trabalharam na capital. Cada programa apresenta dois artistas, que falam como se deu a conexão entre São Paulo e suas trajetórias profissionais. De acordo com Patrícia Palumbo, a ideia foi buscar “duplas com histórias boas pra contar com a cidade como personagem e que tivessem afinidades musicais, mesmo que improváveis”. Ao final, em um encontro musical inédito, eles interpretam juntos uma canção que, de alguma forma, os aproxima – seja pelo estilo musical, pelo tema ou pela história de cada um. “As músicas foram sugeridas por mim e escolhidas pela dupla depois de conversarmos um tanto. Algumas foram imediatas, como Índia para Catto e Tetê”, afirmou Patrícia.

Nos dias atuais, a música contemporânea tem como uma de suas principais características a diversidade de gêneros e estilos. As influências mais diversas são igualmente aceitas, digeridas e transformadas. E muito acontece em São Paulo. Mesmo com a facilidade da internet e do acesso aos meios de produção, a cidade continua sendo um lugar que pulsa, um centro cosmopolita para onde confluem artistas de todos os lugares. Por isso, é um momento especial para o registro dessa cena, dessa “escala musical” que se dá em São Paulo.

Participações confirmadas

O programa conta com a presença de artistas como Fafá de Belém, Tom Zé, Fernanda Abreu, Chico César, Luiza Possi, Tetê Espíndola, Karol Conka, Felipe Cordeiro, AnaVitória, Patrícia Bastos, Siba, Odair José, César Lacerda, Claudio Zoli, Otto, Ligiana Costa, Maria Alcina, Filipe Catto, Marina de La Riva, Josyara, Lira, Arthur Nogueira, Lucas Santtana e Ceumar.