Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

O Café Filosófico está cheio de novidades para o mês de março. Neste domingo (17/3), a TV Cultura estreia a série inédita Afinal, isso é tudo? Fé, razão e fama na busca da transcendência no mundo líquido, às 21h, com curadoria do historiador Leandro Karnal, que retrata como o sagrado se manifesta em tempos de vida digital. Mas a alegria dos fãs de uma boa reflexão não para por aí: na segunda-feira (18/3), às 18h, o canal oficial do programa no YouTube leva ao ar um debate ao vivo com os filósofos Luiz Felipe Pondé e Eduardo Wolf sobre os dilemas da democracia, que contará com a participação dos internautas durante a transmissão.

Sobre a série

Com curadoria do historiador Leandro Karnal e apresentação de Clarissa Kiste e Kiko Bertholini, a série inédita Afinal, isso é tudo? Fé, razão e fama na busca da transcendência no mundo líquido tem o objetivo de discutir de que forma o sagrado está presente na sociedade contemporânea globalizada e nos meios digitais.

O primeiro episódio, intitulado Fé Líquida, busca debater o modo como a religiosidade é curtida e compartilhada nas redes sociais. Além disso, a edição questiona a forma como as nossas demonstrações religiosas migraram para o ambiente online e se isso transforma a maneira de viver e praticar a fé.

Sobre a transmissão ao vivo

No debate, que é exibido ao vivo, os filósofos Luiz Felipe Pondé e Eduardo Wolf pretendem analisar o cenário político atual, no qual o chamado “idiota político” é sempre o outro, nunca nós mesmos. Nesse encontro, os internautas poderão acompanhar a transmissão e participar com o envio de perguntas por meio das páginas oficiais do programa no YouTube e no Facebook.

A discussão tem como base as reflexões sobre sistema democrático presentes no livro O Federalista, de Hamilton, Madison e Jay, de 1788. A obra questiona como a democracia, uma forma de governar que livraria as nações da tirania do rei, deve evitar cair na chamada “tirania da maioria” – na qual os interesses das minorias correriam o risco de ser constantemente eclipsados por uma massa eleitoral.


Confira o primeiro episódio: