Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Lyara Vidal
Lyara Vidal Didi Couto, Elza Soares e Cunha Jr. no Metrópolis
  • Especiais

Jornal da Cultura – Retrospectiva 2018

Para relembrar os fatos e entender o que aconteceu no Brasil e no mundo em 2018, a TV Cultura exibe no domingo (30/12), às 20h30, a Retrospectiva 2018. Dividido em 12 temas, o programa mostra momentos marcantes e decisivos como os escândalos de corrupção, a crise na economia nacional, e a eleição de Jair Bolsonaro e dos novos governadores. Os principais acontecimentos na saúde, a implantação da nova Base Comum Curricular (BNCC) e as descobertas da Ciência e Tecnologia também são relembrados. A edição especial conta com a participação e análise dos 15 comentaristas que, durante o ano, participaram da bancada do Jornal da Cultura: Arlene Clemescha, professora de História Árabe da USP; Eduardo Muylaert, advogado; João Marcello Bôscoli, produtor e empresário; Joel Ribeiro da Fonseca, economista e filósofo; José Álvaro Moisés, cientista político; Luiz Felipe Pondé, filósofo; Mario Sergio Cortella, filósofo; Maristela Basso, advogada; Marcelo Tas, jornalista; Paulo Saldiva, médico e professor; Ricardo Sennes, economista; e Thais Herédia, jornalista especializada em economia.


  • Infantil

Quintal da Cultura

Está enganado quem pensa que a Retrospectiva deste ano ficou somente a cargo do Jornalismo da TV Cultura. O infantil Quintal da Cultura também traz um Especial de Ano Novo,na segunda (31/12) e na terça-feira (1/1), que promete reviver boas lembranças da turma e, sobretudo, trazer muita diversão e alegria para a criançada, que poderá se aventurar com Doroteia, Ludovico, Osório, Ofélia, Minhoquias e Quelônio. No primeiro episódio, que vai ao ar de forma inédita às 11h15 e, novamente, às 17h15, o repórter Ludovico faz a Retrospectiva 2018 do Quintal, apresentando memórias especiais de seus amigos. Já no segundo episódio, que também vai ao ar às 11h15 e às 17h15, a turma deseja os melhores votos de felicidade, prosperidade e um feliz Ano Novo para os pequenos.


  • Musicais

Orquestra Filarmônica De Viena

No sábado (5/1), a partir das 22h, acontece a transmissão do concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmônica de Viena , considerada uma das melhores do mundo. Realizada todos os anos na grande sala Musikverein, em Viena, na Áustria, a apresentação conta com 12 peças e duração de aproximadamente 2h. Além da exibição inédita da edição de 2019 nesse dia, em 29 de dezembro, também será apresentada a interpretação de 2018 da Orquestra.

Especial Musical

A fim de passar a virada do ano transmitindo muito conteúdo de qualidade, a TV Cultura exibe o especial Virada Musical. Com apresentação de Adriana Couto, a edição vai ao ar na segunda-feira (31/12), a partir das 23h30, e conta com uma coletânea do melhor da programação musical da emissora. Baiana System, Elza Soares, Lenine, Mallu Magalhães, Mano Brown, Péricles, Rincon Sapiência, Silva, Tom Zé e Tulipa Ruiz são alguns dos artistas que passam pelo especial.

Metrópolis - Especial Elza Soares

Já no domingo (6/1) , às 19h30, o Metrópolis exibe uma edição especial com uma das mais importantes cantoras do País: Elza Soares. Apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr., o programa leva ao público uma conversa com a artista, que explora suas memórias, seu último álbum, sua extensa agenda de shows, seus prêmios e biografia. A edição é, ainda, regada por sucessos dessa personalidade incrível da MPB. Elza interpreta O que se cala (Douglas Germano), Banho (Tulipa Ruiz), Dentro de cada um (Pedro Loureiro e Luciano Mello), A Carne(Marcelo Yuka, Seu Jorge e Ulisses Cappelletti) e Exú nas escolas (Kiko Dinucci e Edgar).