Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Nadja Kouchi
Nadja Kouchi

A consagrada atriz nos palcos e nas telas Júlia Lemmertz é a homenageada do Persona em Foco desta quarta-feira (29/8). Entre outras obras, ela atuou na montagem de Hamlet de Zé Celso e em peças como Orlando, Viagem ao Centro da Terra, Maria Stuart e Deus da Carnificina. Além de ter trabalhado no teatro, a artista também possuí um papel ativo no cenário brasileiro de telenovelas. O programa vai ao ar às 23h15, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Nesta edição em homenagem à Júlia Lemmertz, o Persona em Foco recebe o ator Luiz Serra e a atriz, diretora e professora de teatro Lígia Cortez. As histórias relembradas pelos entrevistadores e contadas pela atriz são entremeadas por depoimentos de personalidades que conviveram com Júlia em diferentes momentos de sua vida e carreira, como Malu Mader, Paulo Betti, Zécarlos de Andrade, Selma Egrei, Emílio de Mello, Zé Celso, Jonas Bloch e David Schurmann.

A artista conta no programa que a família se mudou para São Paulo, quando ela ainda era bebê. “Os meus pais vieram com o Walmor [Chagas] e a Cacilda [Becker] fazer teatro”. Nascida em Porto Alegre, ela também relembra no programa sua infância no Rio Grande do Sul: “apesar de me sentir mais paulista num certo sentido, porque eu fui criada aqui em São Paulo, a minha raiz continua sendo o Rio Grande do Sul, que é muito importante para mim”.

No teatro, sua estreia foi no espetáculo Lição de Anatomia, em 1982, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). “Estreei com minha mãe na plateia chorando de emoção. (...) Eu me lembro que na primeira cena, você entrava, tirava toda roupa, ficava nu, botava a roupa dentro de um saquinho e aí começava a peça. Depois a gente se vestia, obviamente”.

Sobre as telenovelas, ela diz: “A novela é uma obra aberta. E eu acho incrível que seja assim. E esse é o grande barato da televisão, você nunca saber o que vai acontecer com você. Eu acho gostoso isso”.

O Persona em Foco realiza homenagem aos aspectos da vida pessoal e da carreira de personalidades do teatro e da televisão, bem como as suas impressões sobre a profissão.

Serviço

Exibição: às quartas-feiras

Horário: às 23h15

Duração: 1 hora