Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Os bebês passam por constantes transformações e os pais precisam cuidar para que elas ocorram da melhor maneira possível. Uma dessas transições acontece na alimentação: mais precisamente, com a inserção de comidas sólidas na dieta da criança. As pediatras Denise Lellis e Rafaella Calmon dão dicas sobre o assunto no Momento com o Especialista da semana.

Pergunta: Tenho um bebê de um ano e um mês e ele não quer saber de comer comida sólida. É um sacrifício! O que posso e o que devo fazer?

- Camila Pelissari Lima Moreira

Resposta: Olá Camila, tudo bem? Nessa idade isso é muito comum. A primeira coisa é entender que o bebê não precisa comer sempre tudo o que é oferecido e a principal causa da recusa alimentar é a falta de fome! Evite dar mais de 500 ml de leite ao dia para ela, e evite mudar a consistência das refeições para que ela coma mais. Como ela está acostumada a comer dessa forma, ofereça os alimentos mais sólidos uma vez ao dia e, na outra refeição, mantenha do jeito que ela está acostumada. Deixe-a interagir com os alimentos, pegar, amassar, jogar no chão etc. e tente deixá-la comer sozinha sempre que possível. Se ela não comer tudo, não substitua, assim ela se esforça mais para se adaptar aos sólidos.

- Dra. Denise Lellis

Pergunta: Meu filho tem três meses e é portador de lábio leporino e fenda palatina. Gostaria de saber se já posso dar papinha a ele, porque não mama no peito e meu leite materno secou.

- Caroline

Resposta: Caroline, de maneira alguma. A introdução alimentar de qualquer bebê está indicada após os seis meses. De qualquer maneira, o seu bebê precisará de um acompanhamento com uma fonoaudióloga até a programação da cirurgia corretiva, e também depois. Se ela não mama o peito e você acha que o seu leite secou converse com o pediatra dele para a conduta mais adequada.

Dra. Rafaella Calmon

Quer saber mais sobre o tema? Assista à edição do programa Momento Papo de Mãe sobre como proporcionar uma alimentação saudável para o bebê.

Envie você também a sua pergunta pelo e-mail: momento@papodemãe.com.br.