Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Divulgação
Divulgação Programa estreia nesta quarta, dia 5

A inovação pode se consolidar de muitas maneiras e nos mais variados campos. Conquistas ligadas à área tecnológica, ambiental e social são implementadas tanto em setores públicos quanto privados. Para mostrar os comportamentos e atitudes que criam ambientes transformadores, a TV Cultura estreia o programa Rota da Inovação, apresentado por Clodoaldo Araújo, que vai ao ar nesta quarta, dia 5, às 22h30.

Atualmente, toda potência econômica deve ter as novas descobertas como prioridade. É assim que os países desenvolvidos do mundo estão otimizando suas oportunidades e alternativas. Um país inovador detém mais patentes, concentra mais poder econômico e tem acesso a melhores possibilidades de exercer um protagonismo global. Discutir um assunto como esse na televisão é um modo de demonstrar porque a inovação merece tanta atenção no Brasil.

Para alcançar essas propostas, o projeto apresenta alguns dos principais motores do planeta: cientistas e engenheiros das universidades Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL), em Lausanne, e Instituto Federal de Tecnologia (ETH), em Zurique; especialistas em inteligência artificial da Universidade de Hamburgo; criadores de inovações ecológicas da Universidade Técnica de Hamburgo e da Universidade do Norte da Dinamarca e novos empreendedores no High Tech Campus, de Eindhoven, por exemplo.

Além de um programa especial, o Brasil ganhará um bloco final em cada episódio para apresentar experiências internacionais sobre inovação globalizada no país – tema que é protagonista na maioria das universidades, empresas e governos. Além disso, Rota da Inovação também tem o intuito de comprovar que o brasileiro possui a capacidade quase inata de criar oportunidades e inovar em qualquer área, a partir de referências internacionais e nativas.

Rota da Inovação é um projeto de comunicação que desde o início foi balizado pela convicção de que só por meio de exemplos concretos se pode aprender a criar uma cultura propícia a empreendimentos genuinamente inovadores. A série é assinada pela Dogon Produções.