Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 23 de Julho

ABERTURA DA EMISSORA

#CONFIRMA

#CONFIRMA - 45

O #Confirma dessa semana está pura energia! É a energia do jovem eleitor que conquistou o direito de votar aos 16 anos. E o que será que essa moçada pensa disso? Será que ela tem consciência desse poder? Fomos às ruas desse Brasil conferir e ouvir o que os jovens, “o futuro da nação” estão pensando sobre o poder do voto. Não perca! Você vai conhecer histórias incríveis de jovens que entendem que votar não é uma obrigação, e sim um direito conquistado, que pode mudar o rumo de um país! #A gente te espera!
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 730

A falta de manutenção das rodovias que cortam o Rio Grande do Sul já causou vários acidentes. Em um trecho da BR 285, próximo a Passo Fundo, a canaleta que serve para escoar a água da chuva foi totalmente encoberta pela vegetação, com isso, vários motoristas foram pegos de surpresa pelo acúmulo de água na pista. E foi exatamente isso que aconteceu com um condutor que se envolveu em um acidente grave. Desgovernado, o carro dele atropelou uma mulher. Na Justiça Federal, o DNIT foi condenado pela falta de conservação da estrada e terá de pagar uma indenização ao motorista. A reportagem é de Marcelo Magalhães. O Via Legal mostra ainda que não são raros os casos de trabalhadores que precisam se afastar das atividades por problemas de saúde. Prova disso é que, por ano, o governo gasta, em média, R$ 23 bilhões com o pagamento de auxílio doença. Mas, infelizmente, parte desse dinheiro vai parar nas mãos de pessoas que não tem direito ao benefício. Na reportagem de Eliane Wirthmann você vai ver que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região condenou uma mulher que apresentou documentos de outra pessoa para receber o auxílio pelo INSS. Muitos estrangeiros que buscam no Brasil refúgio chegam aqui em situações precárias. Além do processo de adaptação à cultura e o recomeço da vida, eles precisam se regularizar e os pedidos de visto normalmente são publicados pelo Diário Oficial na internet. O problema é que vários deles já perderam prazos por que não têm acesso a computadores. Uma realidade que pode ser modificada a partir de uma decisão da Justiça Federal em São Paulo. Na edição desta semana, o repórter Alessandro Moura traz a história de Dayvison, uma criança portadora de uma síndrome rara. A família precisou lutar nos tribunais para ter acesso ao único medicamento existente, mas que não é fornecido pela Rede Pública de Saúde. Por semana, o tratamento custa cerca de R$ 7 mil. Por determinação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o remédio já está sendo entregue à família.
Conheça o Programa
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 20 - BIOPSICOLOGIA

NO PROGRAMA VIVER NATURAL VAMOS FALAR DE BIOPSICOLOGIA. E VOCÊ, SABE O QUE É BIOPSICOLOGIA? BIOPSICOLOGIA É UMA METODOLOGIA QUE PROPÕE O AUTOCONTROLE DAS EMOÇÕES NEGATIVAS E SEUS REFLEXOS NA SAÚDE E NA VIDA. ELA REÚNE UM CONJUNTO DE TÉCNICAS QUE VISAM A HARMONIZAÇÃO PSÍQUICA, FÍSICA E ENERGÉTICA, GERANDO UMA SAÚDE INTEGRAL. A BIOPSICOLOGIA É COMPOSTA POR UM SISTEMA DE TREINAMENTO FÍSICO E MENTAL, COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL ATRAVÉS DO CONTROLE DAS PRÓPRIAS “MOLÉCULAS DE EMOÇÃO”. ESTA TÉCNICA AJUDA O PACIENTE A MODIFICAR SUAS COMPLEXAS RESPOSTAS BIOQUÍMICAS, PARA APERFEIÇOAR SEU DESEMPENHO, MELHORAR SUA SAÚDE E EXPERIMENTAR FELICIDADE INTERIOR. A NOVA CIÊNCIA DA BIOPSICOLOGIA É BASEADA NAS ANTIGAS TÉCNICAS ORIENTAIS DE AUTOTRANSFORMAÇÃO. HOJE, FAZ PARTE DA MAIS ATUALIZADA ABORDAGEM DE SAÚDE, CHAMADA DE MEDICINA MENTE-CORPO.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 9

Neste Vamos Pedalar o programa vai entrevistar Carlos Alkimin, fotógrafo e ciclista que, em suas fotos, mostra como vê a cidade de São Paulo. Mario Canna ensina como eliminar o câmbio traseiro em uma situação de emergência. A Associação Cidade a Pé discute sobre a mobilidade para pedestres em São Paulo. O vereador paulista, Rodrigo Gomes conta como é andar de bike na cidade. Edson Santi, o Cidão, explica sobre handbike
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

BIOSSIMILARES

A maioria dos países do mundo investe de 10% a 12% do PIB em saúde. Os tratamentos estão ficando cada vez mais personalizados e também cada vez mais caros. Hoje existem três tipos de drogas conhecidas e disponibilizadas na saúde: as drogas sintéticas, os medicamentos genéricos e por fim os medicamentos biológicos/biofarmacos que são produzidos ou extraídos de seres vivos por meio de processos biotecnológicos. Várias doenças já estão sendo tratadas por estes medicamentos biológicos que custam mais para o sistema de saúde. Estão sendo introduzidos agora os medicamentos biossimilares ou biológico conhecido. (conforme nomenclatura da Anvisa) Os medicamentos biológicos por serem complexos suas cópias (biossimilares) devem seguir normas e testes rígidos para que ele possua as mesmas propriedades do medicamento referência biológico. No educativo iremos abordar os processos de fabricação, as normas e os medicamentos disponíveis hoje no mercado. O educativo conta com a participação de profissionais de referência na área médica, científica e também da Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária que fiscaliza estes medicamentos.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

AS GALVÃO (VIOLA 2017)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações das Galvão em épocas diferentes.
Assista online Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 461

Conheça o Programa
livre
SAMBA NA GAMBOA IV

SAMBA REGGAE

Esta semana o Samba na Gamboa comemora os 25 anos de um ritmo que tem a força da negritude brasileira e contagia o mundo inteiro com a sua vibração, o Samba Reggae. Margareth Menezes, a rainha do Samba Reggae, e Tatau cantam os sucessos que fazem parte das suas histórias de vida e de carreira. No repertório, Faraó Divindade do Egito, Elegibô e Luz de Tieta.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2017 - 4ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
CONTOS DE TINGA TINGA

POR QUE O TÁRSIO TEM OLHOS TÃO GRANDES

Houve um momento em que o Társio não tinha olhos grandes. Ele tinha olhos bem pequenos e estava sempre perdido. Coisas estranhas começam a acontecer e os animais começam a falar que Majitu, o Grande Gigante havia voltado à Tinga Tinga. O jovem Társio não acredito em uma palavra e tenta convencer os outros animais que o gigante não existe. Porém, Majitu aparece para o Társio e ele fica com olhos gigantes.
Conheça o Programa
livre
TIMMY E SEUS AMIGOS

TIMMY APRENDE A LIÇÃO

Chegou a hora da faxina da primavera da creche, mas Timmy só quer sair para brincar. Terminando rapidamente suas tarefas, ele acaba fazendo mais bagunça e vai de castigo. Timmy finalmente aprende a acabar direito suas tarefas para depois ir brincar com os outros.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

FAZENDO COMPRAS/SEGREDOS/O ANIVERSÁRIO DA MAMÃE PIG

FAZENDO COMPRAS Mamãe Pig , Papai Pig , Peppa e George vão ao supermercado. George se senta no carrinho enquanto Peppa encontra as coisas na lista de compras da Mamãe. Logo eles têm tudo que precisam, e também algo que não estava na lista: um delicioso bolo de chocolate. SEGREDOS Mamãe Pig faz uma caixa especial para Peppa colocar coisas secretas. Peppa ama segredos. George fica triste, pois Peppa não quer lhe dizer o que há na caixa. Quando George recebe a sua própria caixa de segredo e Peppa não sabe o que está lá dentro, ela resolve que não gosta de segredos tanto quanto ela gostava antes. O ANIVERSÁRIO DA MAMÃE PIG É o aniversário da Mamãe Pig. Peppa , George e Papai Pig estão animados como mamãe. Eles se divertem preparando surpresas de aniversário para ela. Quando a Mamãe Pig vê seu bolo e abre seu presente fica absolutamente encantada .
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - DOMINGO 23/07

Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 194 - O ECLIPSE

Eclipse no Cocoricó. A turma, de óculos escuros, se reúne para apreciar o sol se esconder atrás da lua, em plena luz do dia. Enquanto isso, Pata Vina prepara uma grande encomenda de doces. Zac Zac, para comemorar o eclipse, convida toda a sua família para conhecer a lagoa. Ao encontrarem os doces de Pata Vina as moscas fazem a festa e a confusão é geral. Só uma pessoa pode dar fim a essa confusão; Martelo – par desespero de Torquato.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - DOMINGO 23/07

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 18 - O CONCURSO DE DANÇA

Ameixinha fica determinada a ganhar o troféu de dança, tenta fazer com que seus amigos e os Tutti - Frutti a dançar como uma equipe contra a equipe de dança rival, mas descobre que diferentes pessoas têm diferentes habilidades.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 11

Senninha foi passar a férias num sítio, onde se alimenta de frutas e legumes que ele mesmo ajudou a plantar e a colher. Gosta tanto da experiência de uma alimentação mais saudável que monta uma horta em sua própria oficina na mini pista.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - DOMINGO 23/07

Conheça o Programa
livre
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (2001)

OS CANGACEIROS 13

Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - III

O VIOLINO DESAFINADO

Dona Leocádia resolve aprender a tocar violino. Todos no prédio tampam os ouvidos, desesperados. Não há no mundo violino mais desafinado! Um dia, o violino dela aparece com as cordas arrebentadas e Dona Leocádia não tem dúvida: só podem ter sido os pestinhas. Com raiva, ela confisca a guitarra de Capim. Os detetives do prédio Azul investigam o caso e descobrem que foi o próprio professor de violino quem cortou as cordas! Afinal, não há professor que aguente dar aulas para aquela aluna sem talento!
Conheça o Programa
livre
MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN

RUMPELSTILTSKIN

Lisa, a filha do pobre moleiro, é forçada pelo ganancioso rei Gustaf, a transformar palha em ouro. Ela fica desesperada. É quando um duende aparece e oferece ajuda, com sua mágica. Em troca, o duende exige que ela lhe dê o seu primeiro filho; mas quando o bebê nasce, ela e seu marido - o príncipe Max - já não estão dispostos a cumprir essa promessa... Eles só poderão manter seu filho se conseguirem descobrir o nome do duende: Rumpelstiltskin.
Conheça o Programa
livre
CARRAPATOS E CATAPULTAS - SÉRIE II

O FOGUETE ALIENÍGENA

O carrapato inventor Leonardo sai de seu laboratório com o balão de sucata e vai até o lixão alienígena atrás de um foguete alienígena, que caiu lá. Bum, Bod, Baixinho e Bolão são catapultados por engano até o lixão alienígena e se encontram com o inventor Leonardo. Aparecem os Carrapatos mafiosos Tic e Tac para roubar o foguete, mas são impedidos por Bum, Bod, Bolão e Baixinho. À noite Bum recebe telefone da mãe lá do Mundo dos Carrapatos Fantasmas.
livre
A MANSÃO MALUCA DO PROFESSOR AMBRÓSIO - SÉRIE III

O MÉDICO E O MONSTRO

DIA DE LEITURA NA BIBLIOTECA DA MANSÃO! CLAUDINHA, JUNIOR, LESLIE AGUARDAM PARA OUVIR A HISTÓRIA DO LIVRO “O MÉDICO E O MONSTRO” DE ROBERT LOUIS STEVENSON! ATÉ MESMO FLORIBELA APARECEU PARA OUVIR ESSA FAMOSA HISTÓRIA. MAS PARECE QUE O PROFESSOR NÃO ESTÁ BEM. ELE TOMOU UM ELIXIR ESPECIAL PARA GRIPE, MAS ALGUÉM TROCOU OS FRASCOS E AGORA ESTÁ SOFRENDO ALGUMAS MUTAÇÕES!
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO II

UMA NOVA ARMAÇÃO

Shaun acidentalmente quebra os óculos do fazendeiro As coisas se complicam um pouco para o rebanho antes de Shaun que consega substituir os óculos quebrados.
Conheça o Programa
livre
TORDESILHAS - SÉRIE I

BRILHO ETERNO

Brilho Eterno Capitão perde a memória ao beber uma poção mágica que supostamente o levaria a um tesouro e acaba se perdendo na mata, onde é encontrado por Xavier e seu bando. Capitão se une ao bando de Xavier em busca do tesouro e os Bandeiras precisam resgatá-lo.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 8

O programa Vamos Pedalar vai retratar o dia a dia de quem usa a bicicleta na cidade, vai contar histórias, falar sobre manutenção, roteiros de passeios e curiosidades.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1199

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA UM PASSEIO DE TREM EM MEIO À MATA ATLÂNTICA PRESERVADA. CONHEÇA TAMBÉM O BRASILEIRO QUE GANHOU PRÊMIO DA NASA COM LIVRO SOBRE VIAGEM ESPACIAL. E AINDA , UM ESTUDO INTERNACIONAL MOSTRA QUE O NOSSO PAÍS É CAMPEÃO MUNDIAL EM DIVERSIDADE DE ÁRVORES. QUATORZE POR CENTO DE TODAS ESPÉCIES DE ÁRVORES DA TERRA SÃO ENCONTRADAS AQUI NO NOSSO TERRITÓRIO. ESTE MENINO DE 7 ANOS VENCEU UM DISPUTADO CONCURSO DA AGÊNCIA ESPACIAL NORTE-AMERICANA AO ESCREVER SOBRE UMA AVENTURA À LUA E AOS PLANETAS . E ESTA ESTRADA DE FERRO PERCORRE A NATUREZA EXUBERANTE DA SERRA DA MANTIQUEIRA , NO INTERIOR PAULISTA.
Conheça o Programa
n
A GRANDE BARREIRA DE CORAL

DO RECIFE ATÉ A FLORESTA TROPICAL

Na Austrália encontra-se a Grande Barreira de Coral, uma das maravilhas naturais do mundo e a maior estrutura viva em nosso planeta. Monty Halls explora seu comprimento total de 2.000 quilômetros, dos arrecifes externos selvagens do Mar de Coral ao manguezal emaranhado e à floresta vaporosa na costa; De grandes ilhas montanhosas a minúsculos cayos de coral pouco acima do nível do mar; Das profundezas escuras do abismo além do recife aos coloridos jardins de corais das águas rasas. Ao longo do caminho, ele explora o perigoso e intrigante recife, e visita áreas que raramente foram filmadas, do grande naufrágio da vida selvagem na terra até o misterioso fundo marinho da lagoa, onde animais estranhos espreitam sob as rochas. A Grande Barreira de Coral, como um todo, abrange uma área maior do que a Grã-Bretanha, mas surpreendentemente, apenas sete por cento são recifes de coral. O resto é uma variedade de habitats interconectados, incluindo a selva mais antiga do mundo, centenas de ilhas, manguezais, misteriosos jardins de águas profundas, vastos planos de areia e prados de grama marinha - todos cheios de vida selvagem incrível. Uma gigantesca lagoa de águas profundas conecta tudo isso, e muitas das criaturas que vivem nele são quase impossivelmente estranhas - desde tubarões gigantes até os "peixinhos estranhos” que vivem sua vida do raso até o fundo onde encontramos o pepino do mar. A vida marinha aqui também existe em profusão espetacular, como no naufrágio de 100 anos do SS Yongala, considerado o maior naufrágio da vida selvagem na Terra. As conexões entre todos esses ambientes significam que não só eles dependem um do outro, mas sem eles o próprio recife de coral não sobreviveria.
Conheça o Programa
livre
MÁXIMO E CONFÚCIO

A CAMPANHA PUBLICITÁRIA

Máximo decide realizar um vídeo publicitário para ser postado no Youtube e recruta todos os seus funcionários para trabalharem na produção. Seus ataques de estrelismo no entanto afetam a precária estabilidade do seu casamento e Biloca decide sair de casa.
Conheça o Programa
14
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2017 - DOMINGO 271 - 23/07/2017

NA CONVERSA COM SELTON MELLO, A EXPERIÊNCA DELE COMO DIRETOR DE CINEMA. TEM FILME NOVO DO SELTON CHEGANDO. O ARQUITETO JAPONÊS KENGO KUMA REFLETE SOBRE O PESO DO CONCRETO NAS PAISAGEM URBANAS. NO NOSSO ESTÚDIO TEM MÚSICA: A MEXICANA JULIETA VENEGAS . NÓS FOMOS VER A PEÇA AS CRIADAS: A RELAÇÃO SIMBIÓTICA ENTRE PATROAS E EMPREGADAS NUM CLÁSSICO DE JEAN GENEAT. TEM MAIS: FESTIVAL DE LINGUAGEM ELETRÔNICA, FOTOGRAFIA DE RUA NO CENTRO DE SÃO PAULO, UM GIRO NOS MUSEUS DO MUNDO...
Conheça o Programa
livre
ROTA DA INOVAÇÃO

HOLANDA (PAÍSES BAIXOS) PARTE 2

A Rota da Inovação continua na Holanda, mas desta vez visitando Eindhoven e Waghnigen. Em Eindhoven, visitaremos a Universidade de Tecnologia, onde foi criada a Copa do Mundo de Futebol para Robôs, cujo intuito é desenvolver robôs mais eficientes, resistentes e ativos para as mais diversas aplicações. Em Waghnigen, fomos visitar a Solynta, uma empresa que realiza estudos inovadores para o desenvolvimento de novos alimentos. Através de cruzamentos e estudos são criadas, por exemplo, batatas mais resistentes, nutritivas e que necessitem de uma quantidade muito pequena de pesticidas.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2017

O QUE CONSIDERAMOS UMA SOCIEDADE JUSTA?

Série: “Visões da Justiça” – Curadoria de Fernando Schuller Diante de uma democracia polarizada, críticas exacerbadas por todos os lados, nos perguntamos: quais os grandes temas que definem nosso debate político hoje? Nesta série, 3 filósofos revisitam grandes pensadores políticos e ampliam nossa reflexão sobre os conceitos de justiça, igualdade, liberdade, sociedade, estado... CF 5: “O que consideramos uma sociedade justa?” com Fernando Schuller Em princípio, uma sociedade deveria ter como um de seus pilares fundamentais a justiça social. Para uns, ela asseguraria liberdades e direitos. Para outros, significaria a distribuição de riquezas, ou ainda para alguns, seria ter condições básicas para o desenvolvimento individual. Será que existe um consenso sobre o que é justiça? O filósofo e cientista político Fernando Schuller recorre a Rousseau, Friedrich Hayek e Jonh Rawls para nos ajudar a pensar sobre o que consideramos afinal uma sociedade justa.
Conheça o Programa
14
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 60

Destaques desta edição: - Grupo dinamarquês faz concertos debaixo d´água. - RADAR: Em Berlim, projeto desconstrói estereótipos e dá visibilidade à riqueza cultural do oeste africano // Galeria Schirn, em Frankfurt, apresenta exposição sobre as diferentes visões de paz. - Wim Wenders estreia como diretor de ópera em Berlim. - Exposição "A distância fotografada" lança um olhar bem particular sobre a fotografia de viagem. Mostra reúne 180 imagens assinadas por grandes nomes da fotografia, como Heidi Specker e Wolfgang Tillmans. - Projeto fotográfico "A França vista daqui" reúne imagens feitas por fotógrafos que ao longo de 3 anos viajaram pelo país para retratar a França atual. - Museu em Berlim apresenta exposição sobre a representação do beijo ao longo dos últimos 150 anos.
Conheça o Programa
livre
SÃO PAULO - RETRATOS DO MUNDO

livre
PERSONA EM FOCO

DENISE FRAGA

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 60

Veja os destaques desta edição: - Identificar doenças com um sopro. Pesquisadores estão desenvolvendo um método não-invasivo de identificação de doenças. O aparelho analisa as substâncias com um sopro do paciente. - Esporte previne e ajuda no tratamento do câncer. Novos estudos indicam que exercícios físicos melhoram a função reparadora do DNA. O corpo sofre menos com a doença. - Marca-passo cerebral inibe sintomas do Parkinson. Pacientes com o implante conseguem levar uma rotina mais tranquila e até praticar esportes. O aparelho estimula determinadas áreas do cérebro. - Como será a vida marinha no futuro? Pesquisadores simulam como será o mar com o aquecimento global e aumento de CO2 na água. - Filtro retira CO2 do ar e ainda ajuda no cultivo de plantas. Um único coletor de CO2 extrai da atmosfera a mesma quantidade emitida por mais de 20 carros.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

RAMIRO MART

Neste programa, o Manos e Minas recebe o rapper de Volta Redonda, Ramiro Mart. Representando a cena dos slams, temos a presença do poeta Débora Garcia. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - no quadro Discoteca Básica, Dj Sleep mostra os seus cinco Lps prediletos. - Manos e Minas chegou junto no Auditório Ibirapuera para acompanhar a festa de 5 anos do projeto Pimp my carroça, idealizado pelo grafiteiro Mundano. - Lá em Belo Horizonte, na praça da estação, fomos conhecer uma banca /livraria que só vende livros de autores negros. É a banca BANTU!
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 246 - AÇÃO SOCIAL

NUM PAÍS COM TANTAS DESIGUALDADES SOCIAIS E TANTOS PROBLEMAS NÃO FALTAM DISCUSSÕES E SOLUÇÕES MILAGROSAS QUE, RARAMENTE, SAEM DO CAMPO DAS INTENÇÕES. POUCOS SÃO AQUELES QUE VÃO À LUTA PARA PROMOVER MUDANÇAS REAIS. POR EXEMPLO, QUE ABRAM CAMINHO PARA AS NOVAS GERAÇÕES. HOJE VAMOS MOSTRAR DUAS AÇÕES QUE VEM MUDANDO A VIDA DE MILHARES DE JOVENS. UMA DELAS É PROMOVIDA PELA ONG "ECOS DO FUTURO", QUE PREPARA ALUNOS DE FAVELAS DO RIO DE JANEIRO PARA O MERCADO DE TRABALHO E, MAIS DO QUE ISSO, PARA A VIDA. A OUTRA É O "MAPA EDUCAÇÃO", CRIADA COM O OBJETIVO COLOCAR ESSE TEMA ENTRE AS PRIORIDADES NA GESTÃO PÚBLICA DO PAÍS. À FRENTE DO MAPA ESTÁ UMA JOVEM SAÍDA DA PERIFERIA DE SÃO PAULO QUE ESTUDOU EM HARVARD, DEPOIS DE SER APROVADA EM SEIS DAS MELHORES UNIVERSIDADES DOS ESTADOS UNIDOS. O QUE ESSES VOLUNTÁRIOS NOS ENSINAM PODE SER RESUMIDO NUMA FRASE: "AO INVÉS DE APENAS FALAR, FAÇA". NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 04 - RECALL

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1199

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA UM PASSEIO DE TREM EM MEIO À MATA ATLÂNTICA PRESERVADA. CONHEÇA TAMBÉM O BRASILEIRO QUE GANHOU PRÊMIO DA NASA COM LIVRO SOBRE VIAGEM ESPACIAL. E AINDA , UM ESTUDO INTERNACIONAL MOSTRA QUE O NOSSO PAÍS É CAMPEÃO MUNDIAL EM DIVERSIDADE DE ÁRVORES. QUATORZE POR CENTO DE TODAS ESPÉCIES DE ÁRVORES DA TERRA SÃO ENCONTRADAS AQUI NO NOSSO TERRITÓRIO. ESTE MENINO DE 7 ANOS VENCEU UM DISPUTADO CONCURSO DA AGÊNCIA ESPACIAL NORTE-AMERICANA AO ESCREVER SOBRE UMA AVENTURA À LUA E AOS PLANETAS . E ESTA ESTRADA DE FERRO PERCORRE A NATUREZA EXUBERANTE DA SERRA DA MANTIQUEIRA , NO INTERIOR PAULISTA.
Conheça o Programa
n
DOC TV II

ANTONINA, MORRETES E PARANAGUÁ - UNIDAS PELA HISTÓRIA (PR)

Um prato típico, três cidades e várias versões. O Barreado, além de ser um prato típico paranaense, é também o pivô de uma disputa histórica entre Antonina, Morretes e Paranaguá. As três cidades acreditam ser o berço da origem do Barreado, e cada uma conta sua versão de como e onde surgiu esta comida. Mas este não é o único motivo de desavença entre elas. Ao longo da história é possível descobrir que as brigas unem as cidades desde o início e envolvem fatos históricos, econômicos e políticos. É isto que retrata o documentário “Antonina, Morretes e Paranaguá – Unidas pela História”, da jornalista Maria Fernanda Cordeiro. Com o Barreado como pano de fundo, o filme mostra as divergências entre estas cidades. As discussões envolvem fatos como a construção da Estrada da Graciosa e da Estrada de Ferro – acessos entre o litoral e a capital –, além da disputa entre os portos de Antonina e Paranaguá. O Barreado, porém, é o assunto que mais gera polêmica entre antoninenses, morreteanos e parnanguaras. Cada um tem sua história para afirmar que este prato típico do litoral foi criado em sua cidade.
Conheça o Programa
n
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 22

• João, sua literatura e seu trabalho intelectual estão associados a uma trajetória de militância política, pelas minorias etc, ao passo que o Reinaldo apareceu justamente com um livro, Tanto Faz, que joga isso pro alto. Pergunta para vocês dois: a literatura pode e deve ter compromisso com a realidade? • Reinaldo: Tanto Faz surgiu no começo da abertura; havia um cansaço da política, do discurso engajado? • João: que importância teve a contracultura na sua trajetória? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Luiz Roberto Guedes para João Silvério Trevisan (rótulo GLS) • Reinaldo: no seu caso, o rótulo é o da literatura desencanada, hedonista, espontânea – mas vc é tradutor de autores importantes, como Burroughs Thomas Pynchon. Você esconde essas referências? • João: em quais livros entra a temática homoerótica em sua obra? • Reinaldo: o que mudou entre o momento em que escreveu “Tanto Faz” ou “Abacaxi” e o atual, de “Pornopopéia”? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Guedes para Reinaldo (publicidade) • João: como foi sua participação no jornal Lampião? Como surgiu? Quem editava? • Reinaldo: em Tanto Faz, a curtição do protagonista tinha um sentido eufórico, enquanto no Pornopopéia, apesar do humor, ele parece cair de modo compulsivo nessa da espiral de sexo e drogas. O prazer virou uma fissura? • João: o papel da sexualidade mudou, deixou de ser libertária para virar objeto de site de sacanagem, Big Brother, revista de celebridades etc? Pergunta Guedes para Trevisan (cinema) PERGUNTAS BLOCO 4 • João: Ana em Veneza tem como pano de fundo a questão da identidade brasileira, de uma arte brasileira: esse tema ainda é importante no Brasil? • Reinaldo: por que vc ficou tanto tempo sem escrever entre Abacaxi, de 1985, até Órbita dos caracóis, de 2003 e os contos de Umidade, de 2005? • João: Parece que seu novo livro – Rei do Cheiro – tem algo em comum com o universo do Reinaldo Moraes. Vc pode falar um pouco dele?
Conheça o Programa
livre