Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 21 de Maio

ABERTURA DA EMISSORA

#CONFIRMA

#CONFIRMA - 36

Processo Judicial Eletrônico. Você já ouviu falar? Também conhecido como PJE, você vai entender no #Confirma desta semana como três letrinhas mudaram o jeito da Justiça Eleitoral trabalhar. Vamos explicar como o Processo Judicial Eletrônico foi criado e expandido para os Tribunais Regionais Eleitorais. Saiba também como o PJE tem tudo a ver com as novas tecnologias e com práticas de sustentabilidade. Na sede do TSE, em Brasília, as pilhas de papéis de processos sumiram e as informações foram todas armazenadas em nuvens, assim como acontece com nossos arquivos no celular, tablet ou computador. Você vai conferir que esse super sistema pode ser acessado simultaneamente por servidores, colaboradores e advogados, o que facilita a vida de todos que estão envolvidos no trabalho da Justiça Eleitoral. O #Confirma também foi às ruas saber se os eleitores estão por dentro dessa forma inovadora de trabalho que foi criada em 2015 e que é capaz de gerar economia e dar agilidade às atividades da Justiça Eleitoral. Ah, sem contar que com tudo informatizado em um sistema online a burocracia vai embora, né? E tudo isso são apenas alguns dos benefícios que você vai acompanhar nas reportagens que estão saindo do forno! Não vai perder, o #Confirma da semana, hein!
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 744

O Brasil liderou em 2016 o ranking mundial de assassinatos de transexuais. A triste estatística revela um país ainda cheio de preconceito em relação às diferenças de gênero. Em São Paulo, uma transexual teve a própria imagem exposta em grupos de WhatsApp e nas redes sociais durante o alistamento no Exército. A reportagem de Letícia Lagoa mostra que, por causa do constrangimento causado e pela violação à intimidade, neste caso, a Justiça Federal determinou o pagamento de indenização à vítima por danos morais. Os profissionais que trabalham expostos a resíduos como cimento, carvão, sílica e outras substâncias nocivas à saúde, podem ter o direito à aposentaria especial. Só que, no Sul do país, um homem que trabalhava com peças fabricadas com carvão mineral teve o pedido negado pelo INSS. O repórter Marcelo Magalhães conversou com o trabalhador e conta que só após uma decisão judicial o homem conquistou o direito à aposentadoria especial. Já existe na indústria farmacêutica um remédio usado no tratamento de um tipo de câncer, que é capaz de trazer qualidade e expectativa de vida para o paciente: é o Velcade. Mas, a medicação ainda não é fornecida pelo SUS e tem um custo bem alto, o que torna o acesso inviável para muitos brasileiros. Para conseguir este tratamento, um homem em Recife, diagnosticado com Mieloma Múltiplo, entrou com um processo. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região entendeu que o remédio era indispensável ao paciente e determinou seu fornecimento. A reportagem é de Alessandro Moura. O Via Legal mostra ainda que muitos estrangeiros escolhem o Brasil para estudar ou trabalhar por um tempo. E quem opta por permanecer no país não pode ter apenas a residência temporária. A legislação exige uma série de regras para converter o visto provisório em permanente, como não se ausentar do Brasil por mais de 90 dias nos últimos dois anos. E foi justamente por não seguir esta regra que uma portuguesa teve o registro cancelado. Ela tentou reverter a decisão na Justiça Federal, mas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região também negou a residência permanente. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 11 - HOMEOPATIA

O PROGRAMA EXPLICA O FUNCIONAMENTO DA HOMEOPATIA CLÁSSICA. UM SISTEMA DE TRATAMENTO MÉDICO BASEADO NA LEI DOS SEMELHANTES, NO QUAL QUANTIDADES MUITO PEQUENAS DE REMÉDIO, FORTEMENTE DILUÍDOS, SÃO INGERIDAS PELOS PACIENTES. ESTAS SUBSTÂNCIAS EM GRANDES DOSAGENS, PRODUZEM EFEITOS SEMELHANTES AOS DA DOENÇA QUE ESTÁ SENDO TRATADA EM PEQUENAS TRAZEM A CURA AOS PACIENTES.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 14

No primeiro bloco, vamos conhecer Rodrigo Lopes, ele é o CEO dos hospitais Bandeirantes e Leforte, mais conhecido como Hospital dos Ciclistas. Mario Canna vai nos falar um pouquinho, sobre o tamanho do quadro da bike e qual é melhor pra você. No segundo bloco, vamos espalhar mensagens boas por São Paulo, através do Pedal do Bem. Aprenderemos a pedalar de um jeito diferente, com a bike reclinável. Vamos conhecer Fernando Blanco, um historiador que entende tudo de ciclismo profissional. No ultimo e terceiro bloco, vamos cantar ao som da música da Ticiana Barros, Bice, Bike, Magrela.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

FISSURA LABIOPALATINA (LÁBIO LEPORINO)

Nesse educativo vamos conhecer um pouco mais sobre a Fissura Labiopalatina, popularmente conhecida como Lábio Leporino, uma malformação congênita de apresentação variável que ocorre durante o desenvolvimento do embrião. É uma doença de grande incidência e cada vez mais vem sendo diagnosticada.
Conheça o Programa
10
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

10
VIOLA, MINHA VIOLA

VIOLA, MINHA VIOLA 1316

CRAVEIRO E CRAVINHO A primeira geração de cantadores na família. Ambos de Pederneiras-SP, Sebastião Franco, o Craveiro nasceu em 1931 e João Franco, o Cravinho, nasceu em 1939. Eles são conterrâneos do compositor e poeta José Caetano Erba. Ainda crianças, Sebastião e João já se interessavam pela música. Também cantavam com o pai, o violeiro Josué Franco, em festas nas fazendas nas proximidades da cidade. Catireiro e músico dos bons, Josué Franco estimulava os dois meninos a prosseguir e fazer carreira. Foi assim que resolveram, ao final da década de 1940, formar a dupla Craveiro e Cravinho. E passaram a se a se apresentar na rádio Cultura de Pederneiras (SP). Mudaram-se para Piracicaba para a Rádio Difusora local, em 1958, com programas exclusivos da dupla. Incentivados por Teddy Vieira, Craveiro e Cravinho seguiram para São Paulo no início da década de 1960, onde gravaram os primeiros discos 78 RPM e outros LP’S. CÉZAR E PAULINHO A segunda geração de cantadores na família. Sebastião Cezar Franco e Paulo Roberto Franco nasceram em Piracicaba (SP). Filhos de Craveiro, integrante da dupla Craveiro e Cravinho, cresceram ao som da melhor música sertaneja. O caminho não poderia ser outro. Cresceram em meio a rodas de viola, com a participação de Tião Carreiro, Belmonte e João Mineiro. Depois de cantar em rádios da cidade natal, chegaram ao primeiro disco apadrinhados pela dupla João Mineiro e Marciano. Logo se tornaram populares em todo o Brasil e já possuem 34 anos de carreira. Já gravaram 23 discos e um DVD. Entre as músicas de raiz gravadas por eles estão “Canoeiro”, “Velho Peão”, “Piracicaba”, “Velhas Cartas”, ED E FÁBIO CÉZAR A terceira geração de cantadores na família. Os irmãos Ed e Fábio Cezar são filhos de Cezar, que faz dupla com Paulinho. Participam de apresentações com as duas gerações anteriores cantando músicas de raiz, como “Saudade de minha terra”, “Geração de cantador” etc.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 453

Conheça o Programa
livre
SAMBA NA GAMBOA IV

SAMBA HOURS CONCOURS

Essa semana dois músicos que já são da categoria Hors Concours estão no Samba na Gamboa. Diogo Nogueira recebe os mestres de primeiríssima grandeza Martinho da Vila e João Donato. Eles relembram os momentos marcantes da carreira e contam as histórias de suas parcerias musicais. No repertório, sucessos como Bananeira e Menina Moça e também parcerias como Suco de Maracujá e Gaiola Abertas.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 50

Conheça o Programa
livre
O MILAGRE DE SANTA LUZIA - 2ª TEMPORADA

46 - MESTRE GONÇALINHO

Mestre Gonçalinho, mestre de Tambor de Crioula do Maranhão, natural do povoado de Limão no município de São Vicente de Ferrer, com pai e avô tocadores de tambor, desde os 5 anos iniciou o seu aprendizado e aos 14 anos já participava de rodas de tambor com os mais velhos. Em São Luís tem como seu orientador Mestre Anivol. Hoje Gonçalo coordena as apresentações do grupo Mocidade Independente do Mestre Anivol.
Conheça o Programa
livre
BANANAS DE PIJAMAS II

BANANAS DE PIJAMAS II - 15 BUZINADA BANANÁSTICA

Ecos altos são ouvidos por toda Vila Aconchego. Quem poderia estar fazendo esses ruídos? Os Bananas, é claro! B1 e B2 encontram uma caverna e descobrem que se gritarem alto o suficiente suas vozes podem ser ouvidas muito longe. O único problema é que toda essa gritaria deixa os Bananas sem voz. Oh céus! Como eles vão falar com os seus amigos agora? Eles não se deixam abater e encontram em sua caixa de brinquedos um par de buzinas. Agora eles podem buzinar ao em vez de falar. Eles vão ser os Bananas buzinando! Logo B1 e B2 estão buzinando em toda Vila Aconchego e se divertem muito. Infelizmente, o barulho que eles fazem não é tão divertido para as outras pessoas. O que eles vão fazer para os Bananas pararem? E B1 e B2 nunca mais terão suas vozes de volta?
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - DOMINGO 21/05

Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 110

Lilica e Toquinho ficam tristes porque não souberam dividir uma pêra com Alípio. Júlio chega para mostrar como é feita divisão de um bolo de cenoura. Como o bolo era pequeno, Júlio acaba enrolando os amigos para ficar com o pedaço maior. Arrependido, convida Lilica e Toquinho para um suco de uva e promete dividir o suco em partes iguais. O problema é que ele leva a divisão a sério demais.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - DOMINGO 21/05

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II - 13 - NA ESTRADA

A nova banda das garotas está prestes a pegar a estrada a caminho de um concerto na cidade grande. Mas antes, elas precisam ensinar os tutti-frutti tudo sobre seus respectivos negócios, para que os pequenos possam manter a comunidade funcionando até que elas voltem. O que ninguém sabe é que Laranjinha está relutante em deixar seu lar, e ela fará de tudo para não deixar a cidade.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 2

Senninha está disputando uma corrida com uma grande atuação, mas tudo dá errado e ele teria que abandonar a corrida. Mas persevera, e termina a corrida de seu jeito, satisfeito, ainda mesmo com o último lugar.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - DOMINGO 21/05

Conheça o Programa
livre
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (2001)

OS CANGACEIROS 4

Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - II

A NOVA MORADORA

O prédio Azul está em clima de despedida, Rafaela está partindo para a Índia por um tempo e deixará Tom sob os cuidados de Beatriz, a prima dela. Beatriz é mineira e veterinária, e tem um amor incondicional pelos bichos. Ela, logo que chega, presenteia Tom com um ovo, sem, no entanto, revelar pra ele qual animal nascerá dali. Quando descobre isso, Dona Leocádia confisca o ovo. Caberá agora aos Detetives do Prédio Azul, com a ajuda da nova moradora do prédio, recuperar o ovo, antes que ele vire café da manhã de bruxa.
Conheça o Programa
livre
MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN

OS MÚSICOS DE BREMEN

"Nós vamos encontrar algo melhor do que a morte, não importa aonde!" - Os Músicos de Bremen são: um burro, um cão, um gato e um galo... que decidem fugir quando a dona da fazenda, Martha, resolve transformá-los em sopa e salsichas! Os quatro amigos vão tentar a sorte como menestréis na cidade de Bremen - e fugir para a liberdade.
Conheça o Programa
livre
CARRAPATOS E CATAPULTAS - SÉRIE II

O GRANDE ROUBO DO BANCO

Um carrapato mascarado rouba um imenso saco de merrecas do Banco. O saco de merrecas acaba indo parar no apartamento de Bolão. Bolão fica feliz pensando que ganhou na loteria. Bum, Bod e Baixinho vão até o apartamento de Bolão e olham todas aquelas merrecas e acham que Bolão roubou o Banco. Bolão diz que aquelas merrecas são suas, pois ele jogou na loteria e ganhou. À noite Bum recebe o telefonema da mãe lá do Mundo dos Carrapatos Fantasmas.
livre
A MANSÃO MALUCA DO PROFESSOR AMBRÓSIO - SÉRIE III

MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

O PROFESSOR E OS SOBRINHOS ESTÃO JOGANDO UM JOGO DE TABULEIRO COM O FAMOSO EXPLORADOR ROBERT BRENTWOOD, QUANDO ALGO INUSITADO ACONTECE: OS DADOS COMEÇAM A BRILHAR E SUGAM TODOS OS JOGADORES PARA O PASSADO DISTANTE, ONDE ELES TERÃO A OPORTUNIDADE ÚNICA DE CONHECEREM AS ANTIGAS MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO!
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO II

NOITE EM CLARO

Quando o telhado do estábulo das ovelhas quebra com uma chuva forte molhando tudo dentro, as ovelhas buscam terra firme, mas encontram apenas chiqueiro dos porcos, que é zelosamente guardada por ... porcos.
Conheça o Programa
livre
TORDESILHAS - SÉRIE I

6 BANDEIRAS E UM DESTINO

6 Bandeiras e Um Destino Os Bandeiras encontram uma aldeia de índios baixinhos, os Goiazis, que morrem de medo dos ataques de um certo Imperador X. Depois de descobrirem que X é ninguém menos que Xavier, Capitão e seu bando ajudam os baixinhos a contra-atacarem.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 17

Fomos conhecer a Arena Radical, um clube com foco em ciclismo e skate. Um lugar onde amigos se encontram. Vamos ver a super dica do nosso mega especialista Mario Canna, de como consertar nossa bicicleta. Conversaremos com Fabricio Valério, que é autor de um livro infantil de uma menina que para o transito por uma razão muito legal. Conhecer um aplicativo gratuito, Bike Ajuda, que ajuda o ciclista em qualquer situação. E no terceiro bloco, um bate papo com o Secretário Municipal De Mobilidade E Transporte Sergio Avelleda.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1200

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A UNIÃO DE UM GRUPO DE MORADORES E DE TURISTAS PARA PROTEGER UMA REGIÃO DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO. CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO QUE DOCUMENTOU OS RECIFES DE CORAIS DA COSTA BRASILEIRA. E AINDA , BRINCAR É COISA SÉRIA NO UNIVERSO DA INFÂNCIA. O ARTISTA PLÁSTICO E EDUCADOR , GANDHI PIORSKI , DIZ QUE AS BRINCADEIRAS EM CONTATO COM A NATUREZA SÃO ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. UM MERGULHO NO MUNDO SUBMERSO DESTES ANIMAIS MARINHOS QUE SÃO FONTE DE ALIMENTO E REPRODUÇÃO PARA PEIXES E OS CRUSTÁCEOS. E FREQUENTADORES DAS PRAIAS PAULISTAS DA BALEIA E DA BARRA DO SAHY CRIAM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PARA CONTER O IMPACTO DO CRESCIMENTO DESORDENADO.
Conheça o Programa
n
ÁFRICA

SAHARA

O norte da África é o lar do maior deserto da Terra, o Saara. Essa vasta região selvagem, do tamanho dos Estados Unidos, é a parte mais difícil de sobreviver em todo continente africano – o sol governa sem piedade aqui. Nessa região de caça, dunas “cantam”, tempestades de areia se estendem por milhares de quilômetros e a chuva pode ficar sem cair por 50 anos. Mas nem sempre foi assim. Essa é a história de um apocalipse e de como, quando a natureza invade, alguns são obrigados a fugir, alguns resistem, mas apenas alguns agarram a oportunidade de estabelecer uma nova ordem. Nas margens do grande deserto, zebras-de-grevy batalham sobre rios, e esquisitos ratos-toupeiras-pelados fogem do calor vivendo de maneira bizarra no subsolo. No deserto, camelos procuram água com a ajuda de seus pastores, enquanto pequenas andorinhas-das-chaminés precisam partir sozinhas e navegar por milhares de quilômetros quadrados de areia árida para achar um solitário oásis salvador. No coração do Saara, poucas espécies conseguem sobreviver aos ataques devastadores do sol. Apenas um animal enfrenta o sol do meio-dia, e para isso precisa de um “traje espacial”. As formigas prateadas do Saara esperam até que todas as outras criaturas tenham fugido das dunas escaldantes antes de finalmente emergir para se alimentarem em paz.
Conheça o Programa
livre
MÁXIMO E CONFÚCIO

A VOLTA

O espírito de Renato, o pai de Máximo reencarna em Seu Dito, depois que o porteiro é atingido por um pedaço de reboco que cai do teto durante um ensaio da banda de Confúcio. Agora, o mítico pai dará bons conselhos para que a família retome sua trajetória de prosperidade.
Conheça o Programa
14
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2017 - DOMINGO 262 - 21/05/2017

NO METRÓPOLIS DE DOMINGO TEM JOTA QUEST! ACOMPANHAMOS OS BASTIDORES DA GRAVAÇÃO DO NOVO DVD, COMEMORANDO VINTE ANOS DA BANDA MINEIRA! OUTRO ANIVERSARIANTE DA MÚSICA BRASILEIRA: "É O TCHAN", 25 ANOS E UM SUCESSO RENOVADO. O PROGRAMA TÁ MUITO POP? AQUI TEM CULTURA PRA TODOS OS GOSTOS. TEM ARTES VISUAIS, COM A EXPOSIÇÃO "IMPRESSIONISMO E O BRASIL". TEM A NOVA TEMPORADA DA SÉRIE HOUSE OF CARDS. ELES JÁ ADMITIRAM , TÁ DIFÍCIL COMPETIR COM BRASÍLIA. E TAMBÉM O MUSICAL LE MISERABLES. QUE TAL?
Conheça o Programa
livre
ROTA DA INOVAÇÃO

SUÍÇA (PARTE II)

TEMA: A INOVAÇÃO SUÍÇA NA CIÊNCIA Neste episódio, a Rota da Inovação continua em solo suíço, desta vez na cidade de Berna, famosa por ser o lar do renomado cientista Albert Einstein. E é nesta cidade, que respira ciência, que fomos conhecer a Comissão para Tecnologia e Inovação, onde está sendo desenvolvido por uma startup local, um equipamento que transforma imagens de ossos gerados por raio-x e, através da impressão 3D, é capaz de criar próteses humanas muito mais eficientes. Também visitamos o Centro Paul Klee, que inova ao unir sob o mesmo teto um museu, teatro, centro de convenções e livraria, além de incentivar grupos de estudos inovadores. Visitamos a Sociedade Albert Einstein, instalada na casa onde viveu o famoso cientista, para conversar sobre as invenções e inovações de Einstein, lembrando que a Teoria da Relatividade foi desenvolvida nesta cidade. Comissão para Tecnologia e Inovação - Inovações no campo da medicina. Centro Paul Klee - Inovações no campo do laser e estudos.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2016

O MEDO À LIBERDADE - DOS DITADORES À AUTOAJUDA

Certamente há um deleite coletivo em dar pistas e rastros nas redes sobre tudo que fazemos a todo instante. Hoje as informações sobre cada um de nós está disponível à quem queira. Segundo o historiador Leandro Karnal, as democracias ocidentais gravam, rastreiam e guardam mais documentos dos indivíduos do que sonharam todos os fascismos. O que há de errado na liberdade? Qual o mistério de “ser livre” que todos falam mas quase ninguém busca?
Conheça o Programa
14
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 51

Destaques desta edição: - Documentário "Dancing Beethoven" acompanha a companhia suíça "Béjart Ballet Lausanne" durante processo de criação da coreografia da Nona Sinfonia de Beethoven. - Os diferentes tipos de souvenir em homenagem ao compositor alemão Ludwig van Beethoven. - Disk-arte na Alemanha: empresa de Hamburgo oferece aluguel de pinturas e fotografias. - Conheça o trio espanhol que ganhou o Prêmio Pritzker 2017, o reconhecimento mais importante da arquitetura mundial. - Está em cartaz nos cinemas alemães o documentário "Ein deutsches leben", em português "Uma vida alemã". A produção é uma conversa com Brunhilde Pomsel, ex-secretária do ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels. - RADAR: Acaba de ser inaugurada em Bruxelas a "Casa da História Europeia" // Alemã Judith Holenfernes lança novo álbum solo "Eu sou o caos". - Preste a completar 50 anos de carreira, Deep Purple está na estrada com novo álbum.
Conheça o Programa
livre
TERRADOIS

LAB

Até que ponto o talento é realmente valorizado numa sociedade que vende a superação como instrumento de democratização e fator igualitário? Quem vive se superando acaba mesmo um dia sendo superado? Por que o talento e o êxito ainda assustam tanta gente? Neste episódio, que se passa num laboratório de pesquisas, um cientista genial é obrigado a passar-se por medíocre para ser aceito pelo grupo. Mas o talento é inevitável e esse cientista acaba se sobressaindo. No entanto, assim como inevitável, o talento também cobra seu preço. Isso é o que veremos.
Conheça o Programa
16
PERSONA EM FOCO

NICETTE BRUNO

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES

NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES - EPISÓDIO 1

Série que relembra a trajetória da teledramaturgia produzida no Brasil, desde as primeiras experiencias ocorridas logo após a inauguração da TV Tupi, primeira emissora de tv brasileira, até os dias de hoje. Utilização de extensos materiais de acervos, especialmente da Tv Cultura,do Hermes Frederico, e depoimentos que foram coletados para o projeto, e ainda trechos de entrevistas do Persona em Foco.
12
FUTURANDO

FUTURANDO - 51

Destaques desta edição: - Comida pronta pode conter substâncias plásticas. Pesquisa na Alemanha encontrou essas substâncias em fast-food, sorvete e chiclete. O composto se assemelha a um hormônio. - Ciência mais perto de filtrar microplástico da água de esgoto. Pesquisadores em Basileia, na Suíça, projetam adicionar uma nova fase de filtragem no tratamento que elimina resíduos de escala micro na água. - Plástico polui mar na Antártida, conclui expedição. Cientistas que viajaram meses num navio de pesquisa descobriram um perigo microscópico nos oceanos do Pólo Sul. - É perigoso fazer uma tatuagem? Já se sabe que parte da tinta usada para fazer tatuagens é absorvida pelo corpo. - Plantas podem diminuir os estragos da mineração. As chamadas plantas hiperacumuladoras conseguem absorver metais do solo. Testes em Nova Caledônia mostram se é possível restaurar ambientes destruídos pela mineração.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

PROJOTA (2017)

Neste programa, o Manos e Minas recebe o Projota. Representando a cena dos slams, temos a presença de Mayara Vaz. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, regida pelo mestre Dinho Nascimento. - uma matéria que foi ao ar em 2011, na época em que o Projota gravou o seu primeiro DVD lá em Curitiba. - a Tv UFMA, nossa parceira lá do Maranhão, mostra como está a cena do reggae por lá.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 238 - O HOMEM AMORTAL

VOCÊ JÁ PAROU PRA PENSAR QUE 2030 ESTÁ LOGO AÍ? FALTAM APENAS 12 ANOS E MEIO. E ATÉ LÁ, DE ACORDO COM ALGUNS CIENTISTAS, A HUMANIDADE ESTARÁ VIVENDO NUM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, GRAÇAS AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES QUE A CIÊNCIA PROMETE. A MAIOR DELAS SERÁ, SEM DÚVIDA, O SURGIMENTO DO HOMEM AMORTAL. VEJAM BEM: EU NÃO DISSE IMORTAL. A UNIÃO DOS CONHECIMENTOS DA NEUROCIÊNCIA COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DEVERÁ PERMITIR A CRIAÇÃO DE UM NOVO SER, QUE NÃO SERÁ IMORTAL POSTO QUE AINDA SERÁ HUMANO, MAS QUE SÓ PODERÁ SER MORTO POR ARMAS LETAIS, ACIDENTES GRAVES OU EM GUERRAS. AS DOENÇAS E A VELHICE MATARÃO CADA VEZ MENOS. CHIPS INSTALADOS PELO CORPO VÃO IMPEDIR OU MONITORAR OS MAIS DIVERSOS MALES, GARANTINDO UM GRAU DE SOBREVIVÊNCIA NUNCA VISTO ATÉ HOJE. ENQUANTO ESSE TEMPO NÃO CHEGA, NO JAPÃO, UM CIENTISTA CONSTRUIU UMA MULHER-ROBÔ QUE BUSCA A PERFEIÇÃO. NA ITÁLIA, UM NEUROCIRURGIÃO PROMETE UM TRANSPLANTE TÃO REVOLUCIONÁRIO QUE EU CONFESSO.... TENHO ATÉ MEDO DE FALAR NISSO. VOCÊ VAI VER JÁ JÁ, NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA

ORDEM DO DIA 37 - DIREITO AO SIGILO

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1200

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A UNIÃO DE UM GRUPO DE MORADORES E DE TURISTAS PARA PROTEGER UMA REGIÃO DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO. CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO QUE DOCUMENTOU OS RECIFES DE CORAIS DA COSTA BRASILEIRA. E AINDA , BRINCAR É COISA SÉRIA NO UNIVERSO DA INFÂNCIA. O ARTISTA PLÁSTICO E EDUCADOR , GANDHI PIORSKI , DIZ QUE AS BRINCADEIRAS EM CONTATO COM A NATUREZA SÃO ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. UM MERGULHO NO MUNDO SUBMERSO DESTES ANIMAIS MARINHOS QUE SÃO FONTE DE ALIMENTO E REPRODUÇÃO PARA PEIXES E OS CRUSTÁCEOS. E FREQUENTADORES DAS PRAIAS PAULISTAS DA BALEIA E DA BARRA DO SAHY CRIAM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PARA CONTER O IMPACTO DO CRESCIMENTO DESORDENADO.
Conheça o Programa
n
DOC TV II

ENTREMUNDOS A BIOCEÂNICA DO BRASIL CENTRAL (MS)

Documentário trata das relações que podem favorecer ou minar a integração latino americana. Ao cruzar quatro fronteiras na América do Sul, o documentário Entremundos – a bioceânica do Brasil central, mostra que algo acontece muito além das nossas janelas. A distância do cotidiano brasileiro facilita a compreensão dos motivos de tamanha miséria e desigualdade enfrentadas pelo nosso povo. O entendimento é favorecido a cada relato de nossos vizinhos na Bolívia, no Chile, na Argentina e no Paraguai. Surge então a consciência de que fomos dominados, estamos recolonizados e como isso potencializa nossas tragédias. Com uma única câmera e algumas mochilas nas costas, durante dois meses a equipe registrou fragmentos de uma revolução nativa nas ruas e estradas da Bolívia, o “destape” cultural iniciado no Chile, a organização campesina em andamento no Paraguai, as alternativas econômicas criadas pelos trabalhadores depois do fracasso do neoliberalismo na Argentina. A viagem fortalece o que sempre sentimos como sul-mato-grossenses: somos um pouco de cada cultura ao nosso redor e então compreendemos onde nasce o tal sonho de integração.
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 12

PERGUNTAS BLOCO 1 Fernando Bonassi p/ Cíntia: Você acredita nessa coisa de "literatura feminina"? Existe "literatura feminina" diferente de "literatura masculina"? Você não acha que essa conversa de "literatura feminina" só serve pra manter a mulher escritora em casa, lavando louça, meio que impedida de atuar nas grandes discussões do país e da própria literatura? • Ferréz: o rótulo “escritor da periferia”, assim como o da “literatura feminina”, também é uma forma de enquadrar o escritor, amenizando o impacto de sua literatura? • Cíntia: literatura tem algum impacto sobre realidade? Ou isso só acontece quando vira filme ou série de TV? PERGUNTAS BLOCO 2 Antonio Dutra para Ferréz • Cíntia: a condição judaica é também uma forma de marginalidade? • Ferréz: pq os artistas da periferia mantêm postura e visual agressivo para protestar contra a violência? Adotando essa postura, não se reforça o preconceito? • Cíntia: no livro Por que sou gorda mamãe? vc lida com um outro tipo de preconceito – o preconceito contra a obesidade. As antigas patrulhas ideológicas deram lugar a uma patrulha sanitária e estética? PERGUNTAS BLOCO 3 Nadia Gotlib para Cíntia (Clarice Lispector) • Ferréz: já ouvi você dizer que um dos escritores mais importantes na sua carreira foi Flaubert. Como esse tipo de referência transparece na sua obra? • Para os dois: Quero fazer uma pergunta que explora a diferença entre vocês dois. Cíntia, vc trata de temas tabu (como o Holocausto) com humor, que é um traço se sua obra. No Ferréz, ao contrário, o humor está ausente. Falta ironia na literatura dita marginal, ou humor é um luxo dos escritores de classe média? • Ferréz: Quando compõe, vc acredita estar fazendo literatura? PERGUNTAS BLOCO 4 Fernando Bonassi p/ Ferréz Ferréz, meu caro: qual é o futuro da periferia, ou dessa idéia de periferia que a gente faz hoje? Você acha que o destino dos miseráveis é se aburguesar? Dá pra ter prosperidade e atitude? • Ferréz: vc se “aburguesou” com o sucesso? • Cíntia: existe contradição entre viver da escrita – dando oficinas, participando de júris, comissões etc – e fazer uma literatura independente, crítica? Antonio Dutra para Cíntia – emendar na pergunta: Vc fez parte de um antologia chamada “Geração 90”; os escritores não estão querendo virar “medalhões” muito rapidamente? • Ferréz: que diferença há entre escritores que tratam da violência tendo vivido isso no cotidiano e a abordagem de escritores de classe média?
Conheça o Programa
livre