Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 21 de Janeiro

ABERTURA DA EMISSORA

#CONFIRMA

#CONFIRMA - 71 - RETROSPECTIVA 2017 - Nº 03

Quem não gosta de se inspirar com histórias de pessoas que compartilham conhecimento, solidariedade e oportunidades? Se você apoia as boas práticas que mudam a vida da sociedade não perca o #Confirma dessa semana! Parece que quanto mais falamos de coisas boas, elas se multiplicam e ganham vida dentro da gente, por isso, o #Confirma foi às ruas ouvir o que as pessoas estão fazendo quando o assunto é fazer o bem! Paraná, Tocantins, Maranhão, são alguns dos estados que marcaram presença no programa com iniciativas pra lá de incríveis que mudaram a vida das pessoas. Você não vai perder, né? A gente te espera!
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 773 - RETROSPECTIVA 2017 - Nº 03

Verão é sinônimo de praia, descanso e renovação das energias. Mas é preciso aliar bem-estar e conforto sem prejudicar a natureza. No Rio Grande do Sul, esse equilíbrio foi afetado depois que turistas passaram a estacionar os carros na beira da praia de Itapeva, no município de Torres. A situação foi denunciada pelo Ministério Público e uma decisão da Justiça Federal determinou a proibição do trânsito na faixa de areia e que a prefeitura adote outras medidas de controle de veículos no local. O repórter Marcelo Magalhães foi até a praia e mostra como está o lugar depois da sentença. Criar pássaros silvestres sem a autorização de um órgão ambiental é crime. E mesmo que a criação seja amadora, sem a finalidade de venda, é preciso ter uma licença ambiental. Mas, em Minas Gerais, o processo para conseguir o documento foi tão lento que um desses criadores decidiu procurar os tribunais. Como ficou comprovado que o homem era criador amador, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região entendeu que não havia motivos para não dar a autorização e determinou o cadastramento dele. Viajar o mundo em busca de filhotes raros de pássaros, desafiando as leis de diversos países. Essa tem sido a rotina de um irlandês, que acabou condenado pela Justiça Federal no Brasil. Na reportagem de Letícia Lagoa, você vai ver como ele foi preso em flagrante no aeroporto de São Paulo com 4 ovos de falcão Peregrino, espécie ameaçada de extinção. A boa notícia é que um dos filhotinhos sobreviveu e já foi solto na natureza. Esta edição do Via Legal mostra também o desfecho de uma denúncia que estampou o noticiário do País: o uso de tecidos infectados por confecções do Nordeste. Lençóis contaminados usados em hospitais dos Estados Unidos foram comprados por uma empresa no Brasil, que fabricava bolsos de calças jeans. Na reportagem de Alessandro Vieira você vai ver como o crime foi descoberto e a condenação dos envolvidos. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 19 - MEDICINA AYURVÉDICA - 2ª PARTE

O PROGRAMA CONTINUA FALANDO SOBRE A MEDICINA AYURVÉDICA. NO VIVER NATURAL NOSSO ASSUNTO É MEDICINA AYURVÉDICA. ANTIGA ARTE DA SAÚDE DO CORPO, MENTE, ESPÍRITO, A MEDICINA AYURVÉDICA TEM SIDO PRATICADA NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 5.000 ANOS. A MEDICINA AYURVÉDICA TRATA O SER HUMANO COMO UM TODO E ENSINA QUE UMA COMBINAÇÃO DE PADRÕES DE ENERGIA CRIA SUA CONSTITUIÇÃO INDIVIDUAL (DOSHA OU BIOTIPO), E INFLUÊNCIA TODOS OS ASPECTOS DE SUA VIDA. A AYURVÉDICA BASEIA-SE NA PREMISSA DE QUE A MENTE E O CORPO SÃO UNIFICADOS NO NÍVEL DA CONSCIÊNCIA, E ATRAVÉS DESSE CAMPO UNIFICADO, AMBOS, CORPO E MENTE, SE AFETAM DE MANEIRA RECÍPROCA. A AYURVÉDICA FOI A PRIMEIRA CIÊNCIA PSICO-NEURO-IMUNOLÓGICA, PORQUE POR MILHARES DE ANOS VEM ENFATIZANDO O PAPEL DO PENSAMENTO E DO COMPORTAMENTO NA SAÚDE E NA DOENÇA. COMO RESULTADO, QUANDO OS PRATICANTES DE AYURVÉDICA SE DEPARAM COM UM PROBLEMA FÍSICO, ELES OBSERVAM A PESSOA QUE APRESENTA AQUELE PROBLEMA E NÃO APENAS OS SINTOMAS PROPRIAMENTE DITOS. A ANAMNESE ABRANGE A TOTALIDADE DO INDIVÍDUO, DESDE OS ASPECTOS MAIS PROFUNDOS DE SUA MENTE E EMOÇÕES, ATÉ OS MAIS EXTERNOS, RELACIONADOS AO ESTILO DE VIDA E AO MEIO-AMBIENTE. NA MEDICINA AYURVÉDICA OS PACIENTES SÃO CLASSIFICADOS POR TIPOS CORPORAIS, OU PRAKRITI, DETERMINADOS PELAS PROPORÇÕES ENTRE OS TRÊS DOSHAS.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 3

SINOPSE: Nesse primeiro bloco vamos ver um estudo sobre o uso da bicicleta no Brasil, já que a mobilidade urbana é um tema cada vez mais debatido. Se você tem uma bike ou é entusiasta sobre o assunto e só acompanhar. Na matéria de manutenção, com Mario Canna, vai no falar sobre como fazer um manchão, um remendo temporário no pneu da sua bike. Já no segundo bloco fomos conhecer um pouco do trabalho e da vida de Johnny Lee, curioso, apaixonado e um dos melhores mecânico de bike Fomos conversar com a sul-mato-grossense Luciene Ferreira, primeira brasileira a fazer parte do time feminino de ciclismo de estrada Weber Shimano Ladies Power, uma das melhores equipes de ciclismo da América Latina. No último bloco vamos bater um papo com Guilherme Cavallari, sobre sua viagem pela Transpatagônia e descobrir por que os pumas não comem ciclistas.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

O infarto agudo do miocárdio é uma perigosa doença cardiovascular que atinge milhares de pessoas anualmente. O infarto ocorre quando o coração deixa de receber fluxo sanguíneo devido à obstrução das artérias, geralmente causada pelo acúmulo de gorduras. Colesterol elevado, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade, sedentarismo e herança genética são os principais fatores de risco que podem levar à doença cardiovascular, além de estresse e idade avançada. O infarto é uma doença em que nem sempre os sintomas são percebidos, por isso deve-se dar importância quando houver dores no peito, nas costas e nos braços, falta de ar e náuseas. O diagnóstico poderá ser feito por um médico através de exames. O infarto do miocárdio tem tratamento, mas isso não impede que o indivíduo volte a ter novos casos. Portanto, é importante cuidar da saúde controlando os fatores de risco e recebendo sempre orientações médicas.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

DIVINO E DONIZETE (VIOLA 2017)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Divino e Donizete em épocas diferentes.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 453

Conheça o Programa
livre
SAMBA NA GAMBOA IV

MEU SAMBA PRA SUA VOZ

Nessa semana, o Samba na Gamboa desvenda as histórias de parceria e cumplicidade entre compositores e intérpretes. Para falar da magia do encontro de voz, harmonia e letra, Diogo Nogueira recebe o cantor e compositor Sombrinha e a cantora Fabiana Cozza. No repertório, sucessos que estão na memória e na ponta da língua de todo amante de um bom samba: Só pra Contrariar, Alto lá e O show tem que continuar.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2017 - 3ª SEMIFINAL

Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 163 - ESTRELAS

ORIBA CHEGA MUITO ANIMADA PARA CONTAR UMA NOVIDADE: FOI NOMEADA ESTRELA DAS ÁGUAS. TODOS FICAM EMPOLGADOS COM A NOTÍCA, MENOS LILICA QUE SONHA EM TER UMA EXPERIÊNCIA ENCANTADA E QUE COM A NOTÍCIA SENTE-SE EM SEGUNDO PLANO. A TURMA LOGO BOLA UM PLANO PARA ANIMAR A AMIGA.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

AMIGO FAZ DE CONTA/A FESTA À FANTASIA/O MUSEU

AMIGO FAZ DE CONTA Suzy vai a casa de Peppa para brincar, mas ela leva um amigo imaginário chamado Leo. Peppa não pode ver Leo, mas Suzy diz que ele gosta de rugir e de brincar de se vestir. Peppa decide que agora ela pode ver Leo. Até mesmo Mamãe e Papai Pig fingem vê-lo. Mas o irmãozinho de Peppa, George, não pode e não entende o que está acontecendo. A FESTA À FANTASIA Peppa e George fazem uma festa a fantasia e todos os seus amigos são convidados . Peppa está vestida como uma princesa de fadas e George é um dinossauro assustador. A melhor amiga de Peppa, Suzy é uma enfermeira, Danny é um pirata, Candy é uma bruxa, Pedro é um palhaço e Rebecca é ... uma cenoura! Peppa tem de julgar a melhor fantasia e é muito difícil não escolher a si mesma. O MUSEU Peppa e sua família visitam o museu. Peppa adora a sala de Reis e Rainhas e imagina como seria se fosse uma rainha. A parte favorita de George é a sala de dinossauro. George imagina ser um grande dinossauro e se diverte perseguindo Peppa. A parte favorita do Papai é a dos bolos, onde fica a lanchonete do museu!
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - DOMINGO 04/06

Conheça o Programa
livre
O PEQUENO REINO DE BEN E HOLLY

O BULE DA RAINHA THISTLE

Rainha Thistle tem um lindo e delicado bule e ninguém está autorizado a tocá-lo. Holly acidentalmente quebra o bule e tenta consertá-lo com a ajuda de Ben .
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - DOMINGO 04/06

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 15 - O SUMIÇO DE AMORA LINDA

Amora Linda passa todo seu tempo imitando sua heroína literária preferida e ignora suas amigas. Até que moranguinho lhe entrega um caso de uma pessoa desaparecida. Amora Linda descobre que a pessoa desaparecida é ela mesma.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - DOMINGO 04/06

Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A MINHOCA ENCANTADA

Mônica encontra uma minhoca falante que diz ser um príncipe encantado. Ele só voltará ao normal com um beijo beeem romântico! Claro que a Mônica quer muito virar princesa, mas... ai, que nojo!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A NOVA BABÁ

Enquanto os pais do Cebolinha saem, Xabéu – a irmã mais velha do Xaveco – vai tomar conta dele. Mas o Cascão também está por lá e não é que os dois se “apaixonam” por ela? Ah, esses meninos, viu? Quem vai conquistar o coração da jovem Xabeuzinha? Cascão ou Cebolinha?
Conheça o Programa
livre
OSWALDO

LIVRO-JOGO

Oswaldo não aceita que seu aniversario é em uma segunda feira e justo na semana de prova. Léia e Tobias organizam uma aventura para desbravarem territórios desconhecidos, enfrentar inimigos audazes, e criaturas místicas na Cidadela do Pavor, onde cada escolha certa o leva ao seu próximo desafio, mas nesta terra perigosa, basta uma escolha errada, o leva a sua morte. Mas no final disso um tesouro o espera. Sirs Oswald, Léia e Tobias saem em busca do tão almejados tesouros.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

VENTUNO

O planeta visitado agora se chama Ventuno. O lugar onde o vento faz a curva. E o objetivo aqui é capturar um tipo de vento para refrigerar um equipamento da nave. Os habitantes desse planeta vivem andando com um fio amarrado, bem como as construções e outros elementos da cidade. Para completar a missão, eles dão um jeito de capturar o vento, levar até a nave, mas isso causa um grande transtorno para os habitantes, então eles têm que arrumar outro jeito de realizar a tarefa, de maneira que não prejudique toda a população.
Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - I

CURUPIRA

Capim conta para os amigos a lenda do Curupira, o defensor das matas. Tom, Mila e Capim descobrem que galhos e mais galhos não param de chegar no apartamento de Leocádia. Até que um homenzinho ruivo e misterioso aparece no prédio. As crianças tem certeza: É ele, o Curupira! Que veio ao prédio azul em busca de vingança. Agora os detetives precisam correr contra o tempo para se livrar das madeiras e convencer o Curupira de que eles não são os culpados pelo desmatamento.
Conheça o Programa
livre
MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN II

O JOVEM QUE NÃO TINHA MEDO

Dois jovens que estão juntando madeira: Miguel e Gaspar, os filhos do oleiro. Os ruídos e sombras assustam Gaspar, mas seu irmão mais novo, Michel, não sente medo e faz piada às suas custas. Gaspar vai para casa praguejando. Michel pergunta o que deve fazer para ter medo. Então, ele decide sair pelo no mundo para aprender o significado de medo. No pântano, ele encontra dois zumbis perigosos ... Princesa Elisabeth vive em uma cidade de tendas improvisadas com seu pai, o Rei, porque o seu castelo é assombrado por fantasmas e seu tesouro amaldiçoado. A princesa acha que tudo é uma grande aventura, mas o Rei quer apenas uma coisa: o seu castelo de volta! Ele promete a mão de sua filha em casamento a quem conseguir livrar seu castelo dos fantasmas. Mas até agora todos falharam - para o deleite da Princesa Elisabeth. Mas um rapaz mostra que não tem medo de nada, nem de fantasmas nem de princesas rebeldes...
Conheça o Programa
10
O COLORIDO MUNDO DE DALTON

O COLORIDO MUNDO - DALTON, O CORAJOSO

APÓS ACHAR UM ENIGMA, DALTON PRECISA SER CORAJOSO PARA RESOLVE-LO O QUANTO ANTES E AJUDAR SEU NOVO AMIGO. TIA ESMERALDA RECEBE UM HOMEM MISTERIOSO EM SUA CASA.
Conheça o Programa
livre
O MUNDO DA GENTE

O MUNDO DA GENTE - SER E ESTAR

A série vai retratar o encontro e a interação de duas crianças de universos socioculturais e geográficos bastante distintos, mas que têm algo em comum; compartilham uma paixão, participam de alguma atividade similar ou portam características que as aproximam entre si e diferenciam das demais. Série que promove deslocamento de crianças de culturas distintas para se conhecerem. Em cada episódio uma criança se dirige ao universo de outra, totalmente diferente do seu. EP. 03 - "SER E ESTAR" Duas crianças, dois mundos diferentes. Mas será que são tão diferentes assim? Joaquim, 13 anos, mora em Vitória e Paulo Henrique, 12 anos, mora em Minas Gerais.Joaquim é deficiente visual, ele adora tocar bateria e narrar rodeios . Paulo, é deficiente físico e gosta de jogar vídeo game, jogar bola e sabe tocar pandeiro. Joaquim convida Paulo Henrique para conhecer o mar, em Vitória. Quando se encontram, compartilham muitas experiências, nadam juntos, cantam e se tornam grandes amigos.
Conheça o Programa
livre
BLOG DA MARI

BLOG DA MARI - 05 - PASSARINHO

Mari e Miguel encontram com o pesquisador Mario Cohn-Haft , vão até o Museu da Amazônia, conhecer os pássaros amazônicos.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 4

No primeiro bloco, entrevistamos o atleta profissional de Mountain Bike, Wolfgang Soares, que nos conta sobre seus quilômetros de pedal e treino em cima do barro. Ouvimos também algumas recomendações de Mario Canna sobre tamanhos de quadros de bicicletas e como escolher a bike com o tamanho ideal. No segundo bloco, a ciclista Lucimere Peres relata a história de como o ciclismo revolucionou sua vida; e a atleta olímpica de BMX, Priscila Stevaux, fala sobre as dificuldades de se tornar atleta no Brasil. No último bloco, acompanhamos a aventura de um casal que viajou pelas "highlands" (terras altas) da Escócia em uma bike de dois lugares.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1211

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ VAI SABER COMO É POSSÍVEL DESCOBRIR A VOZ NATURAL QUE CADA PESSOA TEM, COMO SE FOSSE UMA IMPRESSÃO DIGITAL. CONHEÇA TAMBÉM UM NOVO PROGRAMA DE COMPUTADOR QUE AJUDA A EVITAR A QUEDA DE ÁRVORES NAS CIDADES. E AINDA , UMA IDEIA CRIATIVA INCENTIVA MORADORES DE SÃO PAULO A RECICLAR O LIXO. O PROJETO "CASA SOMA " OFERECE UM PROGRAMA DE BENEFÍCIOS COM ALIMENTOS PARA A COMUNIDADE EM TROCA DE RESÍDUOS. O IPT- INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS CRIA UM SOFTWARE PARA MONITORAR A SAÚDE DE ÁRVORES EM ÁREAS URBANAS. E A CANTORA E COMPOSITORA FERNANDA DE PAULA ENSINA TÉCNICAS DE CANTO PARA RESGATAR A VOZ ÚNICA QUE TODO SER HUMANO POSSUI EM POTENCIAL.
Conheça o Programa
n
VIDA

PEIXES

Peixes podem voar, sentir eletricidade, nadar a mais de 100 milhas por hora e até mesmo andar sobre a terra. Do amplo oceano ao recife de coral e surfes tempestuosos às fontes de água fresca do Quênia, nade com tubarões, saltadores de lodo e acarás. Veja peixes-sarcásticos lutando por suas casas; cace com peixes-vela; plane com peixes voadores; entre no mundo secreto dos dragões-marinhos; e junte-se até à épica jornada dos minúsculo cabozes colina acima.
Conheça o Programa
10
TÁ CERTO?

TÁ CERTO? - 27

WARLEY RECEBE DONA ZILDA, GEISINHA E EUGÊNIO, QUE FAZEM MUITA CONFUSÃO COM TOSCO TENTANDO ACERTAR AS RESPOSTAS DO TÁ CERTO?
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 297 - 21/01/2018

Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 82

Destaques desta edição: - Agenda cultural de 2018: a equipe do Camarote.21 selecionou os acontecimentos imperdíveis que vêm por aí! - O que dizem nossas expressões faciais? Mostra "O rosto - em busca de pistas" em Dresden, na Alemanha, reúne obras sobre o tema. - Radar: O que há em comum entre Matisse e Bonnard? Exposição em Frankfurt mostra a relação entre os dois pintores e suas obras / Mostra na cidade de Baden-Baden apresenta a cultura alemã pelo olhar irônico do artista nigeriano Emeka Ogboh / O espetáculo "Dusk" marca a despedida da holandesa Nanine Linning da direção da companhia de dança do Teatro de Heidelberg. - Exposição em Berlim apresenta imagens do livro "Atlas da Beleza", da romena Mihaela Noroc. A fotógrafa percorreu mais de 50 países em busca da verdadeira beleza feminina.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2016

FOI PARA ISTO QUE LUTAMOS PELA LIBERDADE?

O historiador e filósofo José Alves de Freitas Neto, nos conduz aos tempos da ditadura militar e ao processo de reconstrução de nossa democracia. Já passados 30 anos, após conquistas como: a lei da Anistia, volta dos exilados, fim da censura, manifestações de rua, diretas já..., como há, ainda hoje, vozes pedindo a volta dos militares? Por que tantos suspiram pela volta do chicote? Onde e como ficaram as memórias da ditadura no processo de construção de nossa liberdade democrática?
Conheça o Programa
14
DIÁRIOS SOBRE O CORPO

DIÁRIOS SOBRE O CORPO 03 - OS CORPOS DELES

NO TERCEIRO EPISÓDIO DA SÉRIE, "OS CORPOS DELES" VIRAM ASSUNTO. JAMES RECORREU A SETE CIRURGIAS PLÁSTICAS PRA ENCONTRAR A “PERFEIÇÃO”. JÁ ELMIR LIDA COM O PRECONCEITO DIÁRIO POR SER NEGRO.
Conheça o Programa
livre
RODA MOINHO, RODA PIÃO, QUERO CULTURA NO MEU PIRÃO

RODA MOINHO 03 - A MENINA QUE PASSA, QUE LAVA E QUE DANÇA

NO EPISÓDIO DE HOJE CONHECEMOS MARA JÚLIA BATISTA. ASSISTENTE SOCIAL E DANÇARINA INDÍGENA HÁ MAIS DE 20 ANOS.
Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 05

Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 78

Veja os destaques desta edição: - Projeto Vision Zero: a tecnologia nos carros do futuro – Um trânsito sem emissões, sem acidentes e sem stress. Esse é o objetivo do projeto Vision Zero. - Empresa alemã cria combustível sustentável a partir de CO2. O Blue Crude é o nome da substância que polui menos e pode ser usada na mesma infraestrutura disponível nos postos. - Como a tecnologia deve mudar nossas vidas? A tecnologia está presente na moda, no setor automobilístico e até ajudando a melhorar o cotidiano de pessoas em asilos. Confira quatro situações em que ela pode transformar as nossas vidas. - Como será a vida de consumidor do futuro? Fazer compras deve ser ainda mais fácil no futuro. Veja algumas ideias que já estão em desenvolvimento.
Conheça o Programa
livre
ENCERRAMENTO DA EMISSORA

livre